Issuu on Google+

01

ISSN 2238-5061

11 de setembro de 2013 - ANO XXIII nº 1059

InformativoUEM

03

A UEM está entre as melhores em inovação

04

Novo Secretário da Seti visita a UEM

05

Alunos da UEM viajam a Portugal para primeira dupla diplomação


02 INFO UEM

Cursos de extensão em educação a distância

Evento debate o 11 de setembro no Chile O Espaço Marx e o Instituto Paranaense de Estudos Geográficos, Econômicos, Sociais e Políticos (Ipegesp) promovem, nesta quarta-feira, dia 11, no auditório do Bloco H-35, câmpus da UEM, o evento Um Outro 11 de Setembro: 40 anos do golpe militar no Chile. Às 14 horas, haverá a exibição do filme A Batalha do Chile, documentário em três episódios sobre o governo da Unidade Popular e a preparação do Golpe, e, às 18 horas, será realizada uma mesa-redonda com a participação do professor Pedro Jorge de Freitas (Espaço Marx), Manuel José Espech Almeyda, presidente do Ipegesp; e de Victor Santander, também do Ipegesp. O evento é aberto a todos os interessados.

A UEM, no âmbito do Programa Anual de Capacitação Continuada da Universidade Aberta do Brasil (PACC/UAB), oferece novos cursos de extensão para coordenadores de curso, coordenadores de tutoria, docentes, tutores, coordenadores de polo e técnicos-administrativos vinculados aos polos e aos cursos de Educação a Distância da Instituição. A iniciativa é da Capes. Poderão se inscrever também os docentes da UEM que não possuem vínculo com a EAD desta instituição e que estejam interessados no uso das tecnologias nos cursos presenciais. As inscrições do primeiro curso, Políticas públicas de EAD e o Sistema Universidade Aberta do Brasil, estarão abertas de 12 a 19 deste mês. Será ministrado por Nara Maria Pimentel, da Universidade de Brasília (UnB), a partir do dia 20. No primeiro dia do encontro, o cursista receberá gratuitamente um exemplar do livro Educação a Distância no Brasil: avanços e perspectivas, organizado pela professora doutora Maria Luisa Furlan Costa, diretora do Nead. O material foi financiado pelat Capes. Gratuitos, os cursos serão realizados no período de setembro de 2013 a março de 2014. Outros três cursos aceitarão inscrições de 31 de outubro a 7 de novembro: Feedback, Gestão de Cursos e Polos e Web Didata. Os cursos Material Didático e Ambiente Virtual aceitarão inscrições de 13 a 20 de fevereiro. Outras informações no site http://portal.nead.uem.br/ eventos.

Novo horário da DEX BCE: serviços suspensos A Diretoria de Extensão (DEX) informa que estará atendendo ao público somente no período da manhã, das 7h40 às 11h40. À tarde, a equipe desenvolverá atividades internas. A mudança é por tempo indeterminado.

O sistema de informatização da Biblioteca Central (BCE) será atualizado e o atual servidor será substituído. Em decorrência disso, entre 23 deste mês a 10 de outubro, todos os serviços de empréstimo, devolução, renovação, reserva e consulta ao catálogo on-line estarão suspensos. Nesse período, o empréstimo terá datas especiais. A BCE informa que solicitações de relatórios sobre o acervo da BCE para reconhecimento de curso devem ser feitas até 20 deste mês.

NRAV/HUM

A Associação de Karatê-Dô Corpo & Alma-AKCA, por meio da Coordenadoria de Desportos e Recreação, promoveu, no dia 1º, o III Festival de Karatê-Dô Tradicional UEM/Ceaf/Akca – Copa Sensei Norio Haritani. O servidor Marcelo Alessandro Pereira (CDR), presidente da AKCA, explicou que a competição levou esse nome em homenagem ao Shihan e monge Norio Haritani, um dos professores de karatê mais importantes da região Norte do Paraná. Sensei Haritani, nascido em 1945, no Japão, foi um dos introdutores do Karatê no Sul do Brasil.

Divulgação

III Festival de Karatê-Dô Tradicional

Ao todo, 156 alunos foram inscritos para a competição nas modalidades de Kata e Kumite. Foram 22 categorias, subdivididas por graduação e idade, tendo o atleta mais novo seis anos de idade e o mais velho 50 anos. A competição foi destinada aos alunos de faixas branca a laranja para kata e vermelha e laranja para kumitê. A disputa contou com a arbitragem dos alunos da própria AKCA, servindo de treinamento para os alunos com graduação de faixas verde, roxa, marrom e preta. Teve como coordenador de arbitragem o responsável pelo projeto de Karatê da UEM, Marcelo Alessandro Pereira (CDR), que é árbitro da Confederação Brasileira de Karatê-Dô Tradicional. O projeto de Karatê Tradicional da UEM teve 21 atletas classificados para o XXV Campeonato Brasileiro de Karatê-Dô Tradicional que ocorrerá em Porto Alegre de 19 a 22 deste mês. Os alunos da AKCA vão representar a UEM e o Estado do Paraná na competição. Outras informações sobre o projeto na CDR, ramal 4314 ou site www.def.uem.br/cdr.

Residência médica O Programa de Residência Médica, oferecido pelo Departamento de Medicina (DMD), Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) e Comissão de Residência Médica (Coreme), oferta 20 vagas, distribuídas nas seguintes especialidades: Anestesiologia (uma vaga), Cirurgia Geral (duas vagas), Clínica Médica (quatro vagas), Obstetrícia e Ginecologia (quatro vagas), Pediatria (quatro vagas), Psiquiatria (duas vagas), Medicina Intensiva Pediátrica (duas vagas) e Reumatologia (uma vaga). As inscrições serão aceitas entre 28 de outubro e 18 de novembro pelo site www. dmd.uem.br. A seleção será feita por meio de prova objetiva, prova prática e análise de currículo/entrevista. As atividades começam em 6 de março de 2014. Mais informações no site www.dmd. uem.br, e-mail coreme@uem.br ou ramal 9096. Simpósio de Filosofia O 8º Simpósio de Filosofia da UEM abordará o conflito entre liberdade e determinismo, de 24 a 27 deste mês. As inscrições como ouvintes serão aceitas até o início do evento e devem ser efetivadas na secretaria do Departamento de Filosofia, Bloco H-35, sala 1, no câmpus sede da UEM. Será cobrada uma taxa de R$ 20,00. Informações adicionais no site www.dfl.uem.br. Propostas e sugestões A Secretaria de Formação do Sinteemar solicita aos servidores filiados que enviem, até 30 deste mês, propostas de demandas e sugestões necessárias para o bom andamento das atividades sindicais e setoriais por meio do oferecimento de cursos, palestras, seminários, congressos, plenárias, entre outros que venham contribuir na qualificação crítica e no desenvolvimento profissional, como também no fortalecimento do Sinteemar no cenário local, regional e nacional. Outras informações pelo fone 3225-1611.


03 INFO UEM UEM está entre as melhores em inovação do País A UEM foi classificada como a 14ª melhor instituição de ensino superior do Brasil no quesito Inovação, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF) 2013, divulgado pelo jornal Folha de São Paulo nesta segunda-feira, dia 9. A Universidade ficou em 22º no ranking geral, dentre 192 instituições reconhecidas como universidades pelo Ministério da Educação (MEC), garantindo a melhor colocação de uma instituição estadual fora do eixo Rio-São Paulo. Nos outros quesitos, considerados para a elaboração do ranking, a UEM ficou em 17º em Ensino (26.54 pontos de 32 possíveis), 22º em Pesquisa (36.67 pontos de 40 possíveis), 47º em Internacionalização (3.72 pontos de 6 possíveis) e 57º em Mercado (12.52 pontos de 18 possíveis). Também foi levada em conta a média ponderada das notas dos cursos de graduação (pelo Enade) e de pós-graduação (pela avaliação da Capes), por meio do Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC (4 pontos de 5 possíveis). As médias em cada um dos quesitos resultaram em uma nota final, de 0 a 100 (no caso da UEM, 80.93). O assessor para Inovação Tecnológica da UEM, Marcelo Farid Pereira, diz que a posição de destaque da Universidade no quesito inovação, que levou em conta pedidos de patentes feitos entre 2002 e 2011, deve-se a uma sólida base científica. “A estrutura de pesquisa da UEM está consolidada, com corpo docente e técnico qualificado, possibilitando a geração de novos processos e produtos”, explica.Ainda segundo Pereira, a Instituição deverá figurar em posições ainda melhores nos próximos rankings, pois tem se firmado em outras atividades relacionadas com a inovação e ampliado a interação da Universidade com empresas e órgãos públicos. Essas atividades também são estimuladas pelo Núcleo de Inovação Tecnológica, coordenado por Valéria Cavalcanti. De acordo com o reitor Júlio Santiago Prates Filho, a 22ª colocação geral da UEM “vem num momento oportuno.Temos que comemorar, mas sem ufanismo, sabedores de que existe muito a ser feito”. Para ele, a UEM vem confirmando a sua vocação regional, mostrando, ao mesmo tempo, uma grande inserção nacional e internacional. Ainda segundo Prates Filho, a boa colocação da UEM no Ensino e na Inovação, por exemplo, mostra a força da Universidade Estadual de Maringá, que coloca, a serviço da população, os seus melhores talentos. De acordo com o reitor, a boa posição geral da UEM no ranking da Folha também vem afirmar e confirmar a UEM como uma instituição de excelência no sistema de ensino superior do Paraná. Prates Filho atribui a colocação da UEM ao trabalho e dedicação de professores, alunos e agentes universitários.

Para a elaboração da nota no quesito Pesquisa, foram considerados sete subindicadores: trabalhos científicos publicados pela Instituição; citações desses trabalhos em outras pesquisas; proporção de citações por publicação; publicações por docente; publicações em revistas científicas nacionais; e recursos captados nas agências de fomento. Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Mauro Ravagnani, “já era de se esperar que a Universidade figurasse em uma boa posição no ranking, pois sabemos da qualidade da nossa produção científica”. No quesito Ensino, foram quatro subindicadores: pesquisa Datafolha com 464 professores que avaliam os cursos de graduação para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); professores com doutorado; professores com dedicação integral; e nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). De acordo com a pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, “o ranking reafirma positivamente o desempenho da Universidade e do ensino em particular. O resultado dá uma importante visibilidade à comunidade do trabalho que se realiza no ensino da UEM, ao mesmo tempo em que serve como base para reflexão e para o reconhecimento do papel do ensino. Temos fragilidades que precisamos superar, mas contamos com a dedicação de alunos, professores e agentes universitários, que construíram e constroem este patrimônio público chamado UEM”, disse. A assessora de Cooperação Internacional, Evanilde Benedito, avalia que o ranking é importante para analisar os referenciais da UEM em relação a outras instituições, mas aponta que o RUF 2013, em seu primeiro ano adotando a internacionalização como quesito, ainda levou poucos critérios em consideração (citações de trabalhos da instituição em publicações internacionais; publicações da universidade em coautoria internacional; e docentes estrangeiros em relação ao corpo docente total). “Além de contar com efetiva participação dos docentes no processo de internacionalização, a UEM tem avançado também em outras frentes, como parcerias com instituições estrangeiras de renome, convênios e programas, divulgação de editais, e apoio à mobilidade internacional, com bolsas e recursos, para alunos, docentes e agentes universitários”, conta. O quesito Mercado contou com a opinião de 1.212 responsáveis pelos recursos humanos de empresas de instituições brasileiras consultados pelo instituto de pesquisa Datafolha. O tUniversitário Folha 2013 pode ser acessado no site: http://ruf.folha.uol.com.br/2013/.

Aluno da UEM é finalista no Prêmio IEL de Estágio

COU aprova Orçamento Gerencial

O aluno João Luiz Oliveira Melo, do 5º ano do curso de Engenharia de Produção – Ênfase Construção Civil da UEM, é um dos finalistas do Prêmio IEL de Estágio 2013. A iniciativa do IEL Nacional é realizada anualmente para identificar e divulgar as melhores práticas de estágio desenvolvidas no Brasil, estimulando novos profisO Conselho Universitário da UEM sionais que se destacam no mercado e a consequente geração de negócios. aprovou o Orçamento Gerencial A edição deste ano tem como objetivo valorizar e reconhecer as melhores práticas de estágio por meio da proposto pelo Conselho de Adminisatuação dos principais envolvidos: estagiário, empresa e instituição de ensino. João Melo é estagiário na área tração (CAD) para o ano de 2013. de Planejamento e Controle da Produção (PCP) da Empresa Rhema, que fabrica ferramentas de precisão para O valor total aprovado de receita e o setor metal-mecânico, orientado pela professora Francielle Fenerich, do Departamento de Engenharia de despesa é de R$ 30.810.240,00. Produção (DEP) e supervisionado pelo engenheiro de produção Lesley Chagas, formado pela UEM. A referida resolução está disponível Conforme João Melo, “a experiência no estágio vem contribuindo na formação, visto que atua na área e gera a para consulta, na íntegra, no endeexpectativa de receber uma proposta de efetivação na empresa ao concluir o curso de Engenharia de Produção.” reço www.scs.uem.br/index2.php. A cerimônia de entrega do Prêmio IEL 2013 será nesta quinta-feira, dia 12, às 19 horas, no Câmpus da In- Já o Orçamento Gerencial está no dústria, Auditório Caio Amaral Gruber, Curitiba. Mais informações sobre o Prêmio IEL de Estágio 2013 no site site da UEM Transparência www. npd.uem.br/transparencia/. www.ielpr.org.br/premioielestagio.


04 INFO UEM

Secretário da Seti visita a UEM

Iniciação ao Tênis

A Coordenadoria de Desporto e Recreação (CDR) está com inscrições abertas para o Projeto de Iniciação ao Tênis, para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade. As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 16, e as vagas são limitadas. As atividades serão Recebido pelo reitor Júlio Santiago Prates desenvolvidas nas quadras de tênis Filho e pela vice-reitora Neusa Altoé, o (QT) e no ginásio de esportes do secretário disse que quer manter o diálogo Bloco M-7. As aulas serão em dicom as IES, priorizando, em sua gestão, versos horários, pela manhã e tarde, questões pendentes de solução rápida durante a semana e aos finais de como, por exemplo, as nomeações de docentes e agen- João Carlos Gomes também ouviu representantes do semanas, com a intervenção de tes universitários, e manifestou a vontade de manter Hospital Universitário, prometendo dar atenção às neacadêmicos de Educação Física, os investimentos em infraestrutura nas universidades. cessidades do HU no que se refere à falta de pessoal. sob a coordenação do professor Walcir Ferreira Lima, e supervisão Comissão da Seti visita UEM/Nead para avaliação de curso dos professores Fernando Augusto A comissão formada pelos professores Starepravo e Giuliano Gomes de Carlos Eduardo Bittencourt Stange Assis Pimentel. (Unicentro), Jamile Santinello (UnicenA ação do Projeto de Tênis é uma tro) e Eduardo José de Almeida Araújo iniciativa do Grupo de Estudos (UEL) iniciou, no dia 3, o processo em Tênis, do Departamento de de avaliação de Ciências Biológicas, Educação Física e da CDR, com a modalidade a distância, para fins de utilização de materiais alternativos e reconhecimento do curso. acessíveis, e aplicação de uma metodologia de ensino-aprendizagem Instituída pela Secretaria de Estado da que possibilita a iniciação do tênis Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de forma democrática e inclusiva. A (Seti), a comissão participou da abermatrícula deve ser realizada por um tura dos trabalhos na Reitoria, com a adulto responsável pela criança, presença do reitor Julio Santiago Prates Filho, da pró-reitora de Ensino, Ednéia Regina Rossi, e de outros representantes institucionais. No Núcleo de Educação sendo necessário levar a certidão de nascimento ou a carteira de identia Distância (Nead), os professores ouviram uma apresentação do desenvolvimento da educação a distância na dade do candidato e uma foto 3x4. UEM e da estrutura do curso de Ciências Biológicas na modalidade a distância, conduzida pela professora Maria O valor da mensalidade será de R$ Luisa Furlan Costa, diretora do Nead. Também estiveram presentes o coordenador do curso de Ciências Biológicas 30,00 para a comunidade interna EAD, professor Celso João Rubin Filho, e a coordenadora de tutoria, Dulcinéia Ester Pagani Gianoto. e de R$ 36,00 para a externa. Não O novo secretário de Estadol da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, conversou, no dia 5, com representantes da administração central e membros do Conselho de Administração da UEM, para falar sobre seus planos na Seti para o ensino superior estadual.

A comissão visitou o polo de Astorga para conhecer as instalações e conversar com professores, alunos, tutores presenciais e coordenação de curso. O trabalho prosseguiu no dia 4, e incluiu reunião com docentes, tutores a distância, além de gestores afetos ao curso. O curso de Ciências Biológicas a distância da UEM é oferecido nos polos de Astorga, Cidade Gaúcha, Goioerê, Nova Londrina, Sarandi e Umuarama.

MSU e UEM pretendem fortalecer relacionamento Integrantes das universidades estaduais de Missouri (MSU) e de Maringá (UEM) se reuniram, no dia 5, com o objetivo de fortalecer o relacionamento entre ambas. Um acordo de cooperação foi assinado em 2011 e já possibilitou a ida da professora Sílvia Moraes, do Instituto de Línguas da UEM, para a MSU. Lá Moraes ministrou um módulo de língua portuguesa para estrangeiros. Segundo o vice-presidente associado de Programas Internacionais da MSU, Steve Robinette, a intenção é criar oportunidades para professores e alunos de ambas universidades de realizarem estágios e desenvolverem projetos na instituição parceira. Comentou também que sua vinda a Maringá ainda teve o objetivo de verificar outras ações possíveis e informar sobre programas internacionais de sua universidade e sobre bolsas de estudos para acadêmicos norte-americanos virem ao Brasil. Brad Bodenhausen, diretor do Centro de Capacitação

há taxa de matrícula. Outras informações no site www.def.uem.br/cdr ou na CDR, Bloco M-6, sala 20, de segunda a sexta-feira das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Instrumento Musical Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo, turma 2014, do curso técnico em Instrumento Musical, da Escola de Música da UEM (EMU). As habilitações são em flauta doce, flauta transversal, saxofone, piano, violão, violino, viola e violoncelo.

Profissional da MSU e diretor do Centro Internacional de Liderança e Treinamento da MSU e vice-presidente executivo da Câmara de Comércio de Springfield, comentou que o alvo é fortalecer programas internacionais para treinamento de lideranças, verificar perspectivas de intercâmbio, principalmente nas áreas de agricultura, logística e qualidade de vida, e estreitar laços entre o comércio de ambas regiões. Os visitantes foram recepcionados na UEM pela assessora do Escritório de Cooperação Internacional, Evanilde Benedito.

O processo será dividido em duas etapas (prova de teoria/percepção e prática), nos dias 4 e 5 de dezembro, na EMU (Bloco 117). O horário deverá ser agendado no ato da inscrição. As inscrições, no valor de R$ 38,60, vão até o dia 9 de novembro e deverão ser feitas por meio do site www. emu.uem.br. A emissão da Guia de Recolhimento está disponível em www.dcf.uem.br (código: 2037).


05 INFO UEM

Chamada PPSUS

Alunos viajam a Portugal para primeira dupla diplomação

A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná divulgou o resultado da Chamada Pública Nº04/2013 - Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde: Gestão Compartilhada em Saúde - PPSUS Edição 2012 (Parceria Fundação Araucária-PR/Sesa-PR/MS-Decit/ CNPq). Onze projetos da UEM foram aprovados. O resultado pode ser acessado neste link (www.fappr.pr.gov.br/ arquivos/File/diretoria/atos2013/ Ato107_13_CP04_13_Resultado. pdf).

Os primeiros alunos de graduação em Matemática da UEM beneficiados pela recém-aprovação do curso, junto à Capes, com dupla diplomação, embarcaram rumo a Portugal na quinta-feira da semana passada, dia 5. César Ramos, Lucas Lara, Jean da Silva e André Ferreira passarão dois anos estudando na Universidade Nova de Lisboa, com bolsas de estudo e pesquisa, e terminarão o último ano da licenciatura na UEM, recebendo, ao final do curso, diplomas das duas instituições. Outra aluna (Tainara Bertolazzo) também partirá para o país lusitano, nas próximas semanas.

PAS e Vestibular de Verão inscrevem até dia 16 A UEM recebe inscrições para o Processo de Avaliação Seriada (PAS-UEM/2013) e para o Vestibular de Verão 2013 até o dia 16 deste mês, respectivamente, pelo site www.pas.uem.br ou www.vestibular.uem.br. A taxa de inscrição, que deve ser paga até 18 deste mês, será de R$ 55,00 para o PAS e de R$ 110,00 para o vestibular. Esse também é o prazo final para o envio da documentação exigida. São 750 vagas para os candidatos do PAS 3ª etapa. Já o Vestibular de Verão disponibiliza 1.514 vagas, das quais, 286 para cotistas. Os candidatos para o curso de Música deverão realizar a prova de habilidade específica em outubro. Os candidatos com deficiência ou que necessitarem de atendimento especial para a realização das provas deverão apresentar solicitação à Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), até 30 deste mês, por meio de requerimento específico, apresentando a documentação exigida.

Duas docentes do Departamento de Matemática (DMA) acompanharão os primeiros passos dos graduandos em Lisboa. Durante vinte dias, a professora Lucieli Maria Trivizoli verificará o andamento das atividades na universidade e auxiliará no processo de adaptação dos alunos ao novo país. A coordenadora do curso de Matemática, Lílian Akemi Kato, representará a UEM em reuniões com outras instituições que fazem parte do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), que a UEM passou a integrar em novembro do ano passado.

A assessora de Cooperação Internacional, Evanilde Benedito, a pró-reitora de Ensino, Ednéia Regina Rossi, e a professora do DMA, Fernanda Diniz de Melo, foram até o Aeroporto Regional de Maringá, desejar boa viagem aos alunos e professores.

Conferência Internacional em Homeopatia na Agricultura A UEM realizou, nos dias 7 e 8, a II Conferência Internacional em Homeopatia na Agricultura. Segundo o coordenador geral do evento, Carlos Moacir Bonato, a II Ichia 2013 discutiu em profundidade os recentes progressos no campo da Homeopatia na Agricultura. Disse ainda que o evento superou as expectativas e trouxe participantes de mais de dez países, além de conferencistas europeus. Mark Moodie, da Inglaterra, falou sobre Homeopatia e Biodinâmica na Agricultura na Europa. Maria Olga Kokornaczyk, da Itália, abordou o tema Padrão de Cristalização Revela a Qualidade Holística de Produtos Agrícolas e a sua Eficácia. Dmitry Orlov, da Rússia, discorreu sobre o tópico EPC/GDV Bioeletrografia em Sistemas Biológicos. A próxima edição da Ichia deve ser realizada na França ou Itália.

Marketing verde A Ecoalize (Empresa Júnior de Biologia da UEM) promove o curso de Marketing Verde, no dia 5 de outubro (sábado), no Bloco G-56. Com duração de 8 horas, ministrado por Francis Bylão. O foco é a estratégia de marketing voltada ao processo de venda de produtos e serviços relacionados com os benefícios ao meio ambiente. A Ecoalize tem outros cursos na área agendados como Perícia Judicial Ambiental (14/9) e EIA/RIMA (21/9). Outras informações na página www.facebook.com/Ecoalize?ref=ts&fref=ts.

Representantes da UEM são recebidos por governador Em visita à região, o governador Beto Richa esteve reunido na sexta-feira, dia 6, com o reitor Júlio Santiago Prates Filho e a superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), Magda Lúcia Félix de Oliveira. Richa recebeu o convite para participar, no dia 2 de outubro, da cerimônia de abertura do I Congresso Médico da UEM, uma das atividades comemorativas dos 25 anos do curso de Medicina. Também participaram do encontro o secretário estadual da Indústria, do Comércio e de Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, o diretor médico do HUM, Dorvalino Gusmão de Aguiar, a chefe adjunta do Departamento de Medicina da UEM, Ana Maria Silveira Machado de Moraes, e representantes do Centro Acadêmico de Medicina (Camem).

NRAV/HUM

O programa tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de instituições de ensino superior, institutos de pesquisa, associações ou sociedades técnico-científicas. Além de financiar projetos de pesquisa que promovam a formação e a melhoria da qualidade de atenção à saúde no Paraná, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), representando significativa contribuição para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em saúde.

Para o reitor Júlio Santiago Prates Filho, este é um momento histórico para a Universidade, que vem dando passos importantes em seu processo de internacionalização. “Nossas políticas, ações e projetos têm gerado resultados positivos, e agora conseguimos oferecer a oportunidade de nossos alunos obterem duplo diploma e terem um grande diferencial nas suas vidas pessoais e profissionais”, disse.

O governador recebeu também solicitação de recursos para a construção do bloco para o curso de Medicina, projetado para ter 4,5 mil m² dentro da área do hospital, além da continuidade dos investimentos no HUM. Prates Filho aproveitou a oportunidade para discutir sobre as obras nos diferentes câmpus da UEM, além de solicitar a reposição de professores e funcionários para as vagas em aberto no organograma atual da UEM, e a contratação de funcionários e docentes para a criação do quadro de servidores do câmpus de Ivaiporã.


06 INFO UEM UEM tem novo ônibus para longas distâncias

III Seatama

Um ônibus de 40 lugares e equipado para pessoas com necessidades especiais (PNE) foi a mais nova aquisição da UEM no valor de R$ 560 mil. O veículo, da marca Marcopolo, foi caracterizado com as cores e símbolos da UEM e adquirido com recursos do governo do estado, repassados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e com contrapartida da Universidade.

De 23 e 27 deste mês, o câmpus de Umuarama realiza a III Seatama – Semana de Engenharia Ambiental e Tecnologia em Meio Ambiente. O tema desta edição é Paradigmas Ambientais: pensar para agir.

Segundo o diretor de Serviços e Manutenção, Robson Rogers Moreira, o ônibus foi fabricado com as especificações solicitadas pela UEM e possui sanitário, ar condicionado e poltronas reclináveis. “A ideia é que ele seja utilizado para viagens de longas distâncias”, explica. De acordo com o reitor Júlio Santiago Prates Filho, o veículo atenderá as áreas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

Distribuição de cartões postais Neste fim de semana, dias 7 e 8, o jornal O Diário foi distribuído com um encarte especial: cartões postais produzidos pela Assessoria de Comunicação (ASC), a partir de uma ideia da Aduem. Segundo o presidente da Aduem, Luciano Gonsalves, a Associação lançou o Projeto Talentos na Aduem, “uma iniciativa cultural de integração comunitária, que objetiva aproximar a Associação do público em geral por intermédio da cultura”. O projeto, que conta com parceria de O Diário, resgatou postais que integram o acervo do Nuravi (atual NAV) e da ASC. “A Aduem assumiu o custo da produção de aproximadamente 20 mil postais”, explicou o fotógrafo Antônio Carlos Locatelli. A diagramação é de André Scarate, do setor de Promoção e Relações Públicas da UEM, a impressão ficou a cargo da Gráfica Regente. Esta é uma maneira de mostrar a UEM integrada com a Cidade Canção”, acrescentou o assessor de Comunicação, Paulo Pupim. A parceria também foi comemorada pelo O Diário. “A história da UEM e da cidade se confundem com a do jornal. Por isso, ficamos felizes em unir antigos parceiros num gesto de homenagem a Maringá”, declarou o diretor comercial do jornal, César Luis de Carvalho. Cada exemplar do jornal levou um dos cinco cartões-postais produzidos.

NRAV/HUM

Informatização chega às farmácias do HUM Edson Chitz e Geraldo Demário, analistas da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), de Curitiba, auxiliados pela equipe de informática do Hospital Universitário de Maringá (HUM), deram início, no dia 5, à implantação do módulo da Farmácia do Sistema de Gestão da Assistência à Saúde do SUS (GSUS) nas farmácias do HUM. O GSUS foi desenvolvido pela Celepar para os hospitais públicos paranaenses, e o HUM é o primeiro hospital universitário a utilizá-lo, graças a uma parceria entre a companhia paranaense, o HUM e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O GSUS vai permitir controlar o estoque dos medicamentos e materiais médico- hospitalares concentrados na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), que os disponibiliza para as farmácias satélites do hospital, que são três: a central, a do pronto atendimento e das unidades de terapia intensiva, além da nutrição parenteral. O sistema também possibilita rastrear o caminho percorrido pelo material ou medicamento até que chegue ao paciente. O analista Demário permanece em Maringá até esta quarta-feira, 11, quando encerra o treinamento dos funcionários das farmácias para utilização do novo sistema. Os módulos da Emergência, Ambulatório de Especialidades, Serviço de Prontuário do Paciente (Same), Internação e a Prescrição Eletrônica do GSUS também deverão estar disponíveis no HUM até o final do ano. Todo o processo de implantação do GSUS é acompanhado pela equipe de informática do próprio hospital, gestora do sistema no hospitalar e formada por analistas que auxiliam a equipe da Celepar, liberando acesso ao atual sistema em uso, desenvolvido internamente e que, gradualmente está sendo substituído pelo GSUS.

Mamografia Uma parceria firmada entre o Ambulatório Médico e de Enfermagem da UEM (AMB) e a Secretaria de Saúde de Maringá encurta o caminho da prevenção do câncer de mama das mulheres que integram a comunidade universitária. A partir deste mês, servidoras docentes e técnicas e alunas atendidas no ambulatório da Instituição, com indicação para mamografia de rastreamento/diagnóstico, poderão fazer o exame diretamente nas clínicas conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS) no Município.

O prazo das inscrições vai até o dia 19, sendo que aqueles que pretendem apresentar trabalhos devem encaminhá-los até sexta-feira, dia 13. Outras informações no site www. dtc.uem.br ou pelo e-mail seatema@ gmail.com.

Cursos de extensão O Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) realiza, de 5 de outubro a 9 de novembro, o curso de extensão Mecânica dos Fluidos Computacional Aplicada. Inscrições até o dia 4 de outubro Interação Fluido-Estrutura com o Ansys é o tema de outro curso que vai ser oferecido apenas no dia 28 deste mês. A inscrição deve ser feita até o dia 27 na secretaria do DEM, Bloco 104. Outras informações no ramal 4198.

The Mikado

O projeto da ópera The Mikado. desenvolvido e realizado pela Casa de Cultura da UEL, conta com a colaboração, em seu elenco como solistas e coralistas, de dois docentes e seis discentes do curso de graduação em Música/Bacharelado em Canto da UEM. Segundo o professor John Kennedy Pereira de Castro, “nossa participação faz parte de um trabalho que vem ocorrendo por dois anos na preparação de cantores de Maringá, Londrina e região à formação de núcleo de canto lírico em nossa Universidade”.O espetáculo tem assessoria vocal/ artística de Denise Sartori/Embap (Curitiba) e John de Castro/UEM (Maringá); regência de Regina Balan e Paloma Scucuglia; direção cênica de Bia Kléber e Denise Sartori; assessoria de Produção de Darwin Rodrigues; produção e direção geral do Coro UEL. A realização é de Accuel e UEL. A apresentação em Maringá será na Oficina de Teatro da UEM, no bloco 008, no dia 21, às 20 horas. Mais informações na página www.facebook.com/ pages/%C3%93pera-O-MikadoLon drina/336971463103577?ref=hl .


07 INFO UEM AGENDA Pós Graduação Ciências Sociais

Psicologia

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia aceita inscrições para o curso de mestrado até 4 de outubro. Mais informações pelo site www.ppi.uem.br.

Terminam, na sexta-feira, dia 13, as inscrições para o curso de mestrado Eventos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, com área Literatura e Ecocrítica de concentração em Sociedade e Políticas Públicas. Outras infor- A UEM realiza a 5ª Jornada Intemações pelo site www.pgc.uem.br. rartes Outras Palavras (Jiop) e o 1º Congresso Nacional de Educação Ambiental, Literatura e Ecocrítica (Conaele), de 15 a 18 de outubro. Ecologia Na programação, conferências, As inscrições para os cursos mesa-redonda, minicursos, oficide mestrado e doutorado do nas e simpósios. A solenidade de Programa de Pós-Graduação em abertura será no dia 15 de outubro, Ecologia de Ambientes Aquáticos às 19h30, no anfiteatro do bloco Continentais podem ser feitas F-67. É voltado para interessados até 11 de outubro no site www. em questões ambientais e seus pea.uem.br. desdobramentos nas diversas áreas do conhecimento, especialmente aquelas pertinentes às Educação para a Ciência e a Matemática Letras e à Educação Ambiental. As inscrições de comunicação podem Estão abertas, até 20 deste mês, as ser feitas até 20 deste mês. Para inscrições para o processo seletivo ouvintes, o prazo se estende até do Programa de Pós-Graduação 1º de outubro. Elas devem ser Educação para a Ciência e a Ma- feitas no site www.conaele2013. temática, nos cursos de mestrado blogspot.com. e doutorado. Outras informações pelo site www.pcm.uem.br ou na secretaria do PCM, Bloco F-67, Drogadição no trabalho sala 7, ramal 4827. A palestra Drogadição no Ambiente Filosofia As inscrições para o curso de mestrado do Programa de P ó s - G r a d u a ç ã o em Filosofia (PGF) estarão abertas de 7 a 18 de outubro. O Programa tem como linhas de pesquisa Metafísica e Conhecimento e Estética e Filosofia Social. Mais informações no site www.pgf.uem.br. Língua Materna e Língua Estrangeira Inscrições, até 30 deste mês, para o curso de especialização Formação de Professor de Língua Materna e Língua Estrangeira: práticas reflexivas, metodológicas e tradutórias. Elas podem ser feitas no Departamento de Letras Modernas, Bloco G-34, sala 107. Mais informações no site www.dle.uem.br ou pelo ramal 3894.

de Trabalho: prevenção e atendimento é a primeira via web da Série Qualidade de Vida do Trabalho, da Escola do Governo do Paraná. O tema será explorado pelo psicólogo Raul de Freitas Buchi. Na UEM, a palestra poderá ser assistida no anfiteatro do Bloco I-12, sala 15, nesta quinta-feira, dia 12, das 14h30 às 16h30. Outras informações na PRH/DRH /Divisão de Treinamento e Desenvolvimento da UEM ou no site da Escola de Governo: www. escoladegoverno.pr.gov.br. Criança Cidadã A UEM sedia o I Congresso Internacional de Pesquisadores e Profissionais da Educação Social e XI Semana da Criança Cidadã, de 28 deste mês a 1º de outubro. A promoção é do Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA/UEM). O evento contará com a participação de estudiosos da

área da Educação Social do Brasil, Espanha, Uruguai e Argentina. As atividades vão ser realizadas no auditório do Bloco I-12. Mais informações no site www.pca.uem. br/pcanova/. História e Filosofia da Psicologia No dia 18, o Laboratório de Filosofia e Metodologia da Psicologia (Lafimep), vinculado ao Departamento de Psicologia (DPI), promoverá o III Ciclo de Palestras em História e Filosofia da Psicologia. O evento será das 8 às 18 horas, no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), Bloco F-67. Outras informações no site www.eventos.uem.br/index. php/phf/cphfp. Semana de Secretariado A sétima edição da Semana de Secretariado Executivo Trilíngue da UEM (Semaset) será de 29 de outubro e 1º de novembro. Com o tema Gestão Sustentável: prepare-se para a nova realidade do mercado de trabalho, o evento pretende discutir como uma atitude sustentável pode ser um grande diferencial para o profissional da área. As inscrições devem ser feitas no site www. semaset.com.br.

Semana de Pedagogia A 20ª Semana de Pedagogia será realizada entre 17 e 20 deste mês, em conjunto com o 8º Encontro de Pesquisa em Educação e a 1ª Jornada Parfor – Pedagogia. Informações pelos ramais 4839, 4887 ou 4897 ou ainda pelo site http:// semanadepedagogia2013.com.br/. Seminário do PLE O Programa de Pós-Graduação em Letras promove o Seminário A Relação Normal/Patológica no Processo de Aquisição de Escrita, de 21 a 23 de outubro. O tema será explorado pela professora Elaine Cristina de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia, no Bloco G-34, sala 203. As inscrições serão aceitas até 25 de setembro, no Bloco G-34, sala 1. Outras informações pelo ramal 4830. Semana do Contador

Entre 30 deste mês e 4 de outubro, o Departamento de Ciências Contábeis promove a 25ª Semana do Contador de Maringá. Márcio Luiz Borineli, professor da USP, profere a palestra de abertura, a partir das 21 horas, no dia 30, no auditório da Acema, sob o tema Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade: uma perspectiva profissional. A solenidade de abertura terá início Acorde Universitário às 19h30. Inscrições e mais informações sobre o evento no site www. Permanecem abertas, até 27 eventos.uem.br/index.php/scm/ deste mês, as inscrições para o semanacontador. 6º Acorde Universitário (Festival Universitário de Música Popular Brasileira de Maringá). O regu- Simpósio de Filosofia lamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www. Será realizado, entre os dias 24 e pec.uem.br/dcu. O Festival será 27 deste mês, o 8º Simpósio de realizado no período de 18 a Filosofia sob o tema Caminhos que 20 de outubro no auditório da se Bifurcam: liberdade e determiUnifamma, parceira do evento. nismo. As inscrições como ouvinte Outras informações pelo ramal permanecem abertas até o início do evento. Informações adicionais pelo 3878. site www.dfl.uem.br ou na secretaria do Departamento de Filosofia, BloSemana da Física co H-35, sala 1, ramal 8925. Entre os dias 23 e 28 deste mês, o Departamento de Física promove a 23ª Semana da Física, que terá como tema Da Nano ao Macro, Passando pela Escala Mesoscópica. Inscrições até o dia 15. Mais informações no site www.dfi.uem. br/semanafisica/.

Zootecnia O 34º Congresso Paranaense dos Estudantes de Zootecnia enfocará o tema Qualificando o Profissional do Futuro: os novos caminhos da produção animal. A solenidade de


08 INFO UEM AGENDA abertura será no dia 3 de outubro, às 8h15, no auditório do PDE, Bloco B-33. O evento segue até 5 de outubro. Outras informações pelo ramal 4351 ou pelo site www.congressoapez2013.weebly.com. Workshop O Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos promove o segundo workshop nos dias 19 e 20 deste mês. Além de palestras, serão oferecidos nove minicursos pelos grupos de pesquisa do Programa. As inscrições devem ser feitas na secretaria de PPC, Bloco J-45, sala 16 A. Outras informações pelo ramal 8997. Volta Rústica A parceria UEM-Aduem-Afuem promove, em 27 de outubro, a 2ª Volta Rústica da UEM. As inscrições podem ser efetivadas até 21 de outubro, exclusivamente, pelo site www. uem.br/voltarusticauem. Destinado ao público em geral, o evento integra as atividades do Projeto Domingo no Câmpus que coloca a área do

câmpus sede da Universidade como para o curso Técnico em Instruuma opção para o lazer e a prática mento Musical. Os candidatos de esportes nos finais de semana. podem escolher entre aulas de flauta doce, flauta transversal, Exposições saxofone, piano, violão, viola, Neste mês, o Centro de Excelência violino e violoncelo. Os interesem Atendimento à Comunidade sados devem se inscrever até 9 abrigará duas exposições. A pri- de novembro, no site www.emu. meira, chamada Um Novo Olhar, uem.br, onde estão discriminade autoria da fotógrafa Larissa dos os pré-requisitos e outras Casagrande, traz à tona imagens informações sobre o curso. Os de animais abandonados nas ruas candidatos serão selecionados e que estão em abrigos esperando por meio de prova teórica e de para serem adotados. A exposição percepção musical e prova práSinantrópicos – Selvagens Urbanos, tica. Outras informações ou na de Marcos Molinari, por meio de secretaria da EMU, Bloco 117, representações em aquarela, retrata ramal 4383. animais tidos como selvagens que tiveram que se adaptar ao meio urbano. Ambas podem ser vistas Oficina de fotografia até dia 30, de segunda a sexta-feira, Nos dias 14 e 21 (sábados) das 8h30 às 11 e das 13h30 às 17 deste mês, das 8 às 12 horas, horas. O Centro de Excelência em o Departamento de Geografia Atendimento à Comunidade fica na (DGE), em parceria com a AssoAv. Itororó, s/nº (antiga Usina do ciação dos Geógrafos Brasileiros Conhecimento). Mais informações (AGB), seção Maringá, promove pelo ramal 5700. uma oficina de fotografia, ministrada pelo geógrafo e fotógrafo Cursos & Palestras Aparecido Pires de Moraes. O curso é direcionado a iniciantes Curso técnico em na área. Mais informações pelo instrumento musical e-mail: aparecido16@yahoo. A Escola de Música inscreve com.br.

Mostra&Cinema CinUEM Dia 12, é a vez de Maus Hábitos (1983) na programação do CinUEM. O jornalista Thiago Ramari e Elton Telles comandam os comentários. Que Fiz para Merecer Isso (1983) é o filme que será exibido no dia 19, com comentários de Ramari e Marcelo Bulgarelli. O mês é fechado dia 26, com A Lei do Desejo (1986), que contará com os cometários de Ramari e Cibele Chacon. O CinUEM é realizado sempre às quintas-feiras, a partir das 18h30, no auditório do Bloco I-12.

Esportes Josuem As competições dos 23º Jogos dos Servidores (Josuem 2013) seguem com disputas, nos meses de setembro e outubro, nas modalidades Bocha, Bolão, Boliche, Futsal, Sinuca e Tênis de Mesa. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pelo e-mail: sec-cdr@ uem.br. A programação geral está disponível no site www.def.uem.br/ cdr. Informações pelo ramal 4314.

Cursos de cerâmica

Núcleo maringaense do Bom Negócio Paraná tem vigência prorrogada

A Divisão de Artes Plásticas e Cênicas da UEM aceita, até sexta-feira, dia 13, inscrições para três turmas para curso de cerâmica: Curso de Cerâmica 2013, Curso de Cerâmica Para Terceira Idade 2013 e Oficina Superfície & Adornos.

A vigência do núcleo local de Maringá do Programa Bom Negócio Paraná foi prorrogada por mais um ano, informou a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O programa, que investe na capacitação para melhorar o desempenho principalmente dos micro, pequeno, médio e informais empreendedores como fonte de geração de novas ideias, contará agora com uma equipe maior, totalizando nove bolsistas e abrangerá mais cidades na região, com contatos já firmados em Cianorte, Paiçandu e Umuarama.

As aulas serão ministradas a partir deste mês e vão até novembro. As inscrições devem ser feitas na Diretoria de Cultura (DCU), Bloco A-34, sala 8. Informações sobre horários e pré-requisitos no site www.pec.uem.br/dcu, e-mail sec-apc@uem ou ramal 5945.

Expediente Reitor: Júlio Santiago Prates Filho Vice-Reitora: Neusa Altoé Assessor de Comunicação Social Paulo Pupim

Em Maringá, o projeto funciona desde setembro de 2012, por meio de uma parceria entre a UEM e a Incubadora Tecnológica de Maringá, e já capacitou cerca de 500 empresários de Maringá, Sarandi, Ivaiporã, Mandaguari e Paranavaí. A coordenação do projeto é feita desde o primeiro convênio pelo professor do Departamento de Economia (DCO), Marcelo Farid Pereira, e a orientação agora passa a ser da professora do Departamento de Ciências

Contábeis (DCC), Simone Letícia Raimundini Sanches, que substitui a professora Neuza Corte de Oliveira, do mesmo departamento. A expectativa, segundo Pereira, dado o sucesso que o projeto obteve em um ano de vigência, é que aumente ainda mais o número de cidades e empresários beneficiados, levando o empreendedorismo a patamares mais altos. Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura, José Gilberto Catunda Sales, o Programa Bom Negócio Paraná tem sido muito bem aceito pelo público, contribuindo para a disseminação do empreendedorismo em Maringá e região. Os empresários graduados nos cursos, que tem duração de 5 semanas, terão acesso a financiamentos com taxas e prazos mais vantajosos. As inscrições para os cursos poderão ser feitas nas secretárias municipais de Indústria e Comércio das cidades participantes.

InformativoUEM Jornalista Responsável: Paulo Pupim (Reg. 2.472) Coordenadora de Imprensa: Tereza Parizotto. Reportagem: Ana Paula Machado Velho, Juliana Daibert, Murilo Benites, Rose Koyashiki e Tereza Parizotto. Revisão: Sueli Nascimento. Colaboradores: Flávio Kawakami. Projeto-Gráfico: Thomas Cosin. Fotografia: Heitor Marcon e Antonio Carlos Locatelli. Editoração: André Luis Scarate, Luiz Carlos Altoé.

Coordenadoria de Imprensa Av. Colombo, 5.790 - Bloco Q-3 - Sala 7 Telefone: (44) 3011-4213 CEP 87020-900 - Maringá -PR Site: www.informativo.uem.br E-mail: sec-cim@uem.br


Informativo uem 1059