Page 1

01

ISSN 2238-5061

21 de agosto de 2013 - ANO XXIII nº 1056

InformativoUEM

03

João Carlos Gomes é o novo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

03

Maratona contra o tabagismo será no domingo e vai reunir quase 2,5 mil atletas

04

Auxílio-transporte será depositado em conta a partir deste mês


02 INFO UEM

As recentes manifestações populares são tema de debate O Instituto Paranaense de Estudos Geográficos, Econômicos, Sociais e Políticos (Ipegesp), entidade sem fins lucrativos que busca fomentar debates sobre temas sociopolíticos, promove o evento Uma Luta Insurgente: a juventude toma as ruas. Será nesta quinta-feira (22/8), às 19h30, no auditório do Bloco C-67. Os debatedores convidados são Pedro Jorge de Freitas (Espaço Marx), Manuel José Espech Almeyda (Ipegesp) e Leandro Santos Dias (Coletivo Rompendo Amarras). Para mediar o debate a convidada é Débora Paiva.

Projeto oferece nova turma de conversação em língua inglesa Está em andamento a nova edição do projeto Talk, um ciclo de conversação em língua inglesa, ministrado por instrutores de diferentes países, todos intercambistas da Aiesec Maringá, entidade promotora da iniciativa em parceria com o Instituto de Línguas (ILG). As aulas tiveram início no dia 12 de agosto e seguem até 19 de setembro, com dois encontros semanais por turma. A proposta é oferecer um conhecimento amplo e prático da língua, com ênfase na conversação, fundamental no aprimoramento de uma segunda língua. Em maio deste ano foi oferecida a primeira turma do projeto. Para outros detalhes, entrar em contato com a Aiesec Maringá pelo ramal 3688.

Dia do Economista Durante a solenidade de abertura do 2º Dia do Economista da UEM, realizada no dia 12 deste mês, foi prestada uma homenagem ao primeiro arcebispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho, que faleceu uma semana antes. A justificativa é que Dom Jaime desempenhou um papel importante na implantação do curso de Ciências Econômicas e posterior criação da UEM. Idealizado pelo Centro Acadêmico e Economia José James da Silveira (Caeco), o Dia do Economista da UEM tem por objetivo a discussão central sobre a profissão do economista, mercado de trabalho e grade curricular, bem como de outras temáticas relevantes na formação complementar dos estudantes. Neste ano, o evento foi promovido em conjunto com PET Economia e Corecon Acadêmico do Paraná, em parceria com o Departamento de Economia. A Coordenação Geral foi da professora Rosalina Lima.

Curso de Ciências Biológicas EAD será avaliado A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) instituiu comissão para verificação, in loco, das condições de funcionamento do curso de graduação em Ciências Biológicas, modalidade EAD, visando ao seu reconhecimento. A comissão, composta pelos professores Carlos Eduardo Bittencourt Stange (Unicentro), Jamile Santinello (Unicentro) e Eduardo José de Almeida Araújo (UEL), estará na UEM nos dias 3 e 4 de setembro. A abertura dos trabalhos será no dia 3, às 13h30, no bloco da Reitoria, na sala do Conselho de Administração. O encerramento está previsto para o dia 4, às 19h30, no Núcleo de Educação a Distância (Nead). A Comissão realizará ainda visitas às instalações utilizadas pelo curso no polo de Astorga e entrevistas com professores e alunos do curso.

Roda de Choro será destaque em eventos no Chile Música de qualidade, aberta a músicos e ouvintes da comunidade, num clima de informalidade. Assim funciona a Roda de Choro realizada toda segunda-feira, das 18h30 às 20 horas, na sala 11, do Departamento de Música. As apresentações constituem uma das ações do projeto de extensão Roda de Choro: música brasileira na comunidade, que foi selecionado como um dos representantes do Brasil para a 9ª Conferencia Latinoamericana de Educación Musical e 2ª Conferencia Panamericana Com relação aos eventos no Chile, Andréia Veber de Educación Musical, que serão realizados de 3 a 6 explica que eles são de grande destaque na área de de setembro, em Santiago, no Chile. ensino de música e que além da apresentação do Um grupo base, formado por quatro alunos e dois grupo, os organizadores aprovaram um artigo científico professores, “segura” a Roda de Choro e, durante este para comunicação oral, que tem como tema as ações mês, o grupo se apresentará na Oficina de Teatro. São desenvolvidas no projeto. O artigo é de autoria da duas apresentações, uma nesta quarta-feira (21/8), às professora Andréia Veber, em coautoria com um dos 21 horas, e outra no domingo, dia 25, às 20 horas. No alunos participantes do projeto. local estarão à venda um CD que acaba de ser lançado pelo grupo. A professora Andréia Veber, uma das coordenadoras do projeto, explica que a viagem ao Chile motivou a gravação e que a venda do trabalho ajudará a custear as passagens. Ela adianta que os ingressos antecipados para os shows, assim como os CDs, podem ser reservados pelo fone 9709-0164.

Sobre a Roda de Choro, a professora diz que as apresentações semanais tiveram início em 2011 e constituem um momento em que os alunos do curso podem tocar juntos, dentro de um tipo de música de alto grau de exigência, o que é muito positivo. Informações sobre o prjeto em www.facebook.com/rodadechorouem ou pelo e-mail rodadechorouem@gmail.com.

Simpósio de monografias do DMU O Departamento de Música realiza simpósio para apresentação de monografias dos professores, no Bloco 8, sala 5, de 20 deste mês a 19 de novembro. As apresentações começaram ontem (20/8) e seguem até 19 de novembro. Para consultar a programação acesse o link www. asc.uem.br/2013/dmu/cronograma.pdf. Outras informações no DMU, ramal 4092. Eref prorroga inscrição Os organizadores do 2º Encontro Regional de Ensino de Física (Eref) prorrogaram o prazo para inscrições de trabalhos até 31 deste mês. O evento será realizado em setembro, de 27 a 29, no Bloco F-67. Na pauta, debates sobre A Universidade Presente nos Diversos Níveis de Ensino e Perspectivas Atuais no Ensino de Ciências e a Carreira Profissional. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática. A inscrição para participação pode ser feita até o início do encontro. Outras informações pelo site www. pcm.uem.br. Futsal A 23ª edição dos Jogos dos Servidores da UEM recebe inscrições de equipes de futsal. Os times devem se inscrever até 30 deste mês pelo e-mail sec-cdr@uem.br. O limite é de 12 atletas por equipe. A previsão é que as competições comecem em 5 de setembro. O arbitral (reunião para definição de como será a competição) será no dia 2 de setembro, às 16 horas, na Coordenadoria de Desportos e Recreação, Bloco M-6. Outras informações pelo ramal 4314. Sistema-de-sistemas em software O professor Flavio Oquendo, do Institut Irisa/Université de Bretagne-Sud, na França, profere palestra no Bloco C-56, sala 101, nesta sexta-feira, dia 23, às 14 horas. Ele abordará o tema Sistema-de-Sistemas Intensivos em Software: conceitos, paradigmas e desafios. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Outras informações pelo ramal 4345.


03 INFO UEM João Carlos Gomes é o novo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior*

Natural de Santo Antônio da Platina, com graduação em Odontologia pela UEPG (1978), João Carlos Gomes construiu a sua trajetória na área a partir da constante busca por novos conhecimentos, somando no seu currículo os títulos de mestre e doutor em Dentística Restauradora, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Desde 1979, João Carlos integra o corpo docente do curso de Odontologia da UEPG. Na instituição passou pelo cargo de coordenador do curso de Odontologia (1986/87) e diretor do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (1987/90). Foi coordenador e atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da instituição (mestrado e doutorado). Está no cargo de reitor pela terceira vez. Foi eleito pela primeira vez em 1991, com mandato até 1994. Obteve nova vitória nas eleições para a gestão 2006/2010, sendo reeleito, em 2010 para o mandato até 2014. Na condição de reitor da UEPG, foi eleito para a presidência da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), no período de 2008 a 2010. Como vice-presidente da entidade (biênio 2010/2012), assumiu novamente a presidência, de fevereiro a junho de 2010. No mesmo ano, obteve novo mandato de presidente para o período 2012/2014. No comando da Abruem, registra significativas conquistas para as universidades estaduais e municipais, hoje reconhecidas pela sua importância no cenário do ensino superior brasileiro. Em 1997, desempenhou as funções de Secretário Municipal de Educação e de Planejamento de Ponta Grossa. Também foi presidente do

Maratona contra tabagismo

Grupo Brasileiro de Professores de Dentística-GBPD (1999-2004). No âmbito internacional, foi presidente da Associacion Latinoamericana de Operatória Dental y Biomateriales – ALODYB (2005-2006). Na vida acadêmica, por sua destacada atuação como profissional e professor da graduação e pós-graduação em Odontologia, João Carlos registra presença como conferencista em eventos no Brasil e exterior, além de ter três livros publicados, 12 capítulos de livros e 54 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais conceituadas da área. É acadêmico titular da Academia Brasileira de Odontologia e da Academia Paranaense de Odontologia. Na atuação profissional, se destaca na área de Dentística, principalmente na pesquisa de temas como sistemas adesivos, materiais restauradores e resistência adesiva. É Membro do Conselho Superior da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. Foto: Jonas Oliveira/ANPr

O governador Beto Richa anunciou, nesta terça-feira (20/8), o nome do novo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Trata-se do reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, professor João Carlos Gomes. A posse do novo secretário acontecerá hoje (21/8), às 15 horas, no salão Nobre do Palácio Iguaçu e contará com a presença do Governador.

Entre os títulos honoríficos, recebeu a Medalha do Mérito Universitário – UEPG, outorgada pelo Conselho Universitário (1995). Foi homenageado com o Cidadão Honorário de Ponta Grossa, em 1997. Por seu desempenho na área, recebeu, em 2007, a Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional, concedida pelo Conselho Federal de Odontologia. Recebeu, também, em 2007, o título honorífico de Personalidade Emérita em reconhecimento à sua destacada atuação como Reitor da UEPG e benfeitor da APAE. Em 2008, foi homenageado com a Medalha Santos Dumont, grau ouro, outorgada pelo Governo de Minas Gerais. Em 2009, a Universidade Norte do Paraná (Unopar) lhe concedeu o titulo Doutor Honoris Causa. Já em 2011 recebeu o título honorífico de “Cavalheiro da Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana”, conferido pelo presidente da República da Itália, Giorgio Napolitano. No mesmo ano, ainda recebeu a comenda de “Cavalheiro da Boca Maldita”, de Curitiba. * Informações da Seti

Professora do DCO recebe prêmio

A professora Marina Silva da Cunha, do Departamento de Economia, recebeu o Prêmio de Economista Acadêmica do Ano, concedido pelo Conselho Regional de Economia do A 10ª Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima será realizada Paraná. A solenineste domingo, dia 25. A competição se inicia às 7h30, em frente à Prefeitura dade de premiade Maringá, com a participação de 312 equipes, totalizando 2.496 atletas, ção ocorreu no dia 13 deste mês, em Curitiba. que percorrerão distância de 42.195m (em circuito). Os organizadores lembram que, no dia da prova, diversas vias públicas serão interditadas, das 7h30 às 13 horas. A interdição está a cargo da Setran, com apoio da Polícia Militar e do Tiro de Guerra. A Maratona é uma realização da UEM e do Lions Clube Maringá Universitário – Integração, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Prefeitura de Maringá, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Federação Paranaense de Atletismo, Associação Maringaense de Atletismo, Corpo de Bombeiros, IV Batalhão da Policia Militar do Paraná, Tiro de Guerra, Comad e Associação SER. Outras informações pelo site www.tabagismo.uem.br ou pelo ramal 5988.

O Prêmio tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho realizado por economistas que se destacam no setor acadêmico e no mercado, bem como jornalistas e comentaristas econômicos, pelo trabalho desenvolvido pela classe econômica. Além da professora Marina Silva da Cunha, primeiro lugar na categoria Economista Acadêmico do Ano; foram premiados o economista Luiz Antonio de Camargo Fayet, vencedor da categoria Economista Paranaense do Ano; e Wilson Soler, jornalista âncora do Bom Dia Paraná, na RPCTV, afiliada à Rede Globo, na categoria Jornalista Econômico do Ano.


04 INFO UEM

Capacitação para avaliadores de cursos A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Comissão Especial de Avaliação do Ensino Superior (CEA), composta por representantes das IES estaduais, em conjunto com o Conselho Estadual de Educação, está implantando o novo instrumento de avaliação dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnólogo – presencial e EAD). Este sistema é utilizado para autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação, servindo de ferramenta de avaliação interna dos cursos e, por conseguinte, da Instituição, motivo pelo qual a Comissão Própria de Avaliação da UEM (CPA) está envolvida neste processo. Dentro da proposta de estruturação do processo de capacitação dos avaliadores do Estado do Paraná, teve inicio, no dia 12, na UEL, a capacitação presencial dos profissionais selecionados pela Seti/CEA, que está sendo ministrada pelos professores Amauri Aparecido

Auxílio-transporte será depositado em conta

A partir de agosto, todo servidor público do Poder Executivo do Estado, incluindo o das universidades, com salário de até R$ 2.034,00, receberá o auxílio-transporte depositado diretamente na conta corrente, junto com o salário. O benefício, no valor de R$ 124,00 mensais, foi instituído pela Lei nº 17.657, sancionada pelo governador.

Bássoli de Oliveira (UEM), Carlos Eduardo Stange (Unicentro) e Mário Cândido de Athayde Jr. (Seti) e tem como objetivo esclarecer e capacitar em relação aos processos avaliativos das IES do Estado.

A medida eliminará a burocracia na compra e distribuição de vale-transporte e garantirá o crédito do valor na data correta. O benefício tem correção prevista para 1º de maio de cada ano, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), conforme traz a lei.

Na UEM, a capacitação ocorreu no dia 13 (foto) e reuniu em torno de 90 avaliadores. No dia 14, as ativi- Terão direito ao benefício todos os dades ocorreram na Unioeste, no dia 15, na Unicentro servidores públicos estatutários da administração direta e autárquica do e, no dia 16, na UEPG. Estado e os servidores temporários contratados por regime especial, Professor recebe título de UEM participará do desde que recebam, de salário, até Cidadão Honorário Movimento Saúde R$ 2.034,00. Por meio de projetos de extensão, a UEM participará da No caso das universidades, a medida campanha da RPC TV, intitulada Movimento Saúde, que abrangerá tanto os agentes universitários quanto os docentes com remunefaz parte de um programa maior, o Paraná do Bem. As ração mensal até o valor citado acima. atividades serão desenvolvidas de 19 deste mês a 10 Na UEM cerca de 226 servidores terão de novembro, com o objetivo de estimular moradores de direito ao auxílio-transporte. Maringá e região sobre a importância de adotar hábitos O reitor Júlio Santiago Prates Filho mais saudáveis para ter uma melhor qualidade de vida. Os salienta que a medida era uma focos estão centrados em saúde preventiva, alimentação reivindicação antiga da categoria e e atividades físicas. Além de promover quatro mutirões de vem ao encontro de uma política de saúde, com exames, orientações e atividades, o Movimento valorização do servidor. Saúde pretende obter 100 inscrições de participantes no primeiro evento e pacotes em academias da cidade. No dia 25 deste mês, na praça da Prefeitura de Maringá, a UEM permanecerá com a Feira da Saúde da 10ª Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima também no período da tarde. A Odontologia dará orientações sobre saúde bucal em geral e também sobre os malefícios provocados pelo tabaco, como lesões e câncer bucal. A Medicina fará a aferição da pressão arterial. A Farmácia disponibilizará testes de glicemia. O Hemocentro efetuará o cadastro de medula óssea. A Fisiologia entrará com avaliação física/ corporal. A Educação Física oferecerá jogos recreativos. Já o projeto Tabagismo mostrará material anatômico com patologias relacionadas com o tabaco; fará cadastro de interessados em parar de fumar e os encaminhará para tratamento. Os quatro eventos do Movimento Saúde serão nos dias 25 de agosto, na praça da Prefeitura; 29 de setembro, na Vila Operária, com foco na saúde na terceira idade; 12 de outubro, no Jardim Operária, com foco nas crianças; e 10 de novembro, na Vila Olímpica, será o encerramento do projeto com todos os parceiros. Além desses encontros, estão programadas outras atividades no decorrer do período do Movimento Saúde.

Maringá Jazz Festival

Em seu discurso, o professor ressaltou que uma homenagem como essa não se conquista sozinho, mas em equipe. Pinheiro Neto que tem residência fixa em Ivaiporã, ainda disse que as dificuldades encontradas existem para serem superadas, e que pretende dar continuidade ao trabalho, em prol do câmpus regional.

O Maringá Jazz Festival começa nesta quinta-feira e segue até sábado, no Teatro Marista, reunindo seis grupos, com músicos brasileiros consagrados. Amanhã, as atrações serão Celebrate Jazz Combo, de Maringá, e Nubalacobaco, de São Paulo. Gilson Peranzzetta & Mauro Senise e Nicolas Krassick & Cordestinos, do Rio de Janeiro, tocam no dia 23. Encerrando o evento, se apresentarão Bruzundanga Jazz Performance, de Maringá, e Arthur Maia, do Rio de Janeiro. A entrada é franca, e os convites deverão ser retirados no Teatro Marista, das 12 às 18h30, nos dias das apresentações. O Festival começa às 20 horas.

O professor disse que, mesmo exercendo a função de diretor de câmpus, é, antes de tudo, professor da UEM, aproveitando para agradecer o apoio do DAG e do Centro de Ciências de Agrárias.

O projeto tem apoio da Rádio UEM-FM (106,9) e Assessoria de Comunicação da UEM. Mais informações no site www.maringajazz.com.br.

No último dia 16, o diretor do Câmpus Regional do Ivaí, Raimundo Pinheiro Neto, em solenidade realizada na Câmara de Vereadores, recebeu o título de Cidadão Honorário de Ivaiporã. A homenagem foi concedida ao professor como reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade daquela cidade. Pinheiro Neto, que também é professor do Departamento de Agronomia, atua na direção do câmpus regional desde a sua criação, em 2010.


05 INFO UEM Ministro cria comissão para encaminhar demanda de reitores

foi oportuno e surtiu efeitos práticos, uma vez que ele determinou a criação da comissão técnica em caráter de urgência. De acordo com Prates Filho, as viagens dos reitores à Brasília, intensificada nos últimos dias, demonstram que eles estão buscando uma maneira de o governo federal ampliar a parceria com as IES estaduais e municipais, repassando mais recursos para estas universidades, para permitir não somente a melhoria da infraestrutura das instituições como implementar uma melhor assisA determinação para que fosse criada esta comissão foi o principal resul- tência estudantil, em parceria com o MEC. tado da audiência dos reitores com o ministro, no dia 14 deste mês, em Prates Filho defende que o sistema público de ensino superior, seja ele em nível Brasília, da qual participou também o reitor Júlio Santiago Prates Filho. estadual ou federal, deva ser tratado como um sistema federativo de educação. Uma comissão técnica de trabalho, reunindo membros da Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e do Ministério da Educação (MEC), fará, a pedido do ministro Aloízio Mercadante, um levantamento para embasar a reivindicação dos reitores no que se refere à inclusão das universidades estaduais e municipais no orçamento da União, com repasses proporcionais a 10% do valor investido, anualmente, pelo governo a cada aluno matriculado nas universidades federais.

Também participaram da audiência com o ministro, senadores e deputados da Frente Parlamentar da Educação, presidida pelo deputado federal Alex Canziani; o presidente da Câmara Federal, Henrique Alves; e o presidente da Comissão de Educação, da Câmara Federal, deputado Gabriel Chalita. Segundo Prates Filho, os reitores relataram ao ministro a importância das IES estaduais e municipais no cenário da educação superior brasileira, destacando a singularidade destas instituições pelo fato de estarem estrategicamente distribuídas em todo o interior do País, participando, junto com as instituições federais, da expansão do ensino superior público no Brasil. Na avaliação do reitor da UEM, o encontro com o ministro da Educação

Semana do Economista

A audiência com o ministro foi fruto do encontro que os reitores tiveram, no dia 7 deste mês, também em Brasília, com os presidentes do Senado e da Câmara Federal, Renan Calheiros e Henrique Alves (veja matéria na edição nº 1055 do Informativo UEM). O encontro foi promovido pela Frente Parlamentar da Educação que defende, entre outras reivindicações, a aplicação de 100% dos royalties do petróleo para a educação; a reforma do ensino médio, com a adoção de um currículo mais enxuto e unificado em todo o País; a votação do Plano Nacional de Educação – aprovado na Câmara Federal no ano passado e, atualmente, em discussão no Senado; e maior divulgação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Workshop UEM – Basf apresenta projetos

Entre os dias 26 e 30 deste mês, no auditório do Bloco C-34, será realizada a 28ª Semana do Economista. Por meio de palestras, minicursos, apresentações de artigos, pôsteres, entre outras atividades, o evento, promovido pelo Departamento de Economia (DOC), abordará o tema Infraestrutura e Crescimento Econômico: os desafios para o Brasil. O ministro Paulo Bernardo e o Deputado Ênio Verri estarão entre os debatedores. Paralelamente à 28ª Semana do Economista, será realizado, nos dias 26 e 27, no auditório 13, do Bloco C-34, um evento em comemoração aos 20 anos do projeto Conjuntura Econômica, publicação do DCO, que tem o objetivo de divulgar análises e promover debates sobre a conjuntura econômica brasileira. Para consultar a programação ou outras informações sobre os eventos acesse a página do departamento pelo endereço www.dco.uem.br.

O 1º Workshop UEM-Basf, realizado nos dias 6 e 7 deste mês, no Hotel Deville, apresentou as várias áreas de atuação da empresa e também os projetos de pesquisa da Universidade. A intenção é permitir o conhecimento dos trabalhos desenvolvidos tanto pela companhia quanto pela UEM e possibilitar discussões sobre possíveis aditivos ao convênio já firmado entre ambas. O evento contoum com a participação de oito representantes da Basf, bem como diversos pesquisadores de vários departamentos da UEM, entre eles, os de Química, Engenharia Química, Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Economia, Matemática, Biologia, Bioquímica. O workshop foi coordenado pelos professores José Usan Torres Brandão Filho e José Gilberto Catunda Sales e pelo gerente de Inovação da Basf para América Latina, Rafael Bellani.


06 INFO UEM AGENDA

do impacto ambiental e disseminar resultados de pesquisas científicas acadêmicas e práticas, difundindo conhecimento da ciência homePós Graduação oopática como ferramenta a ser utilizada em todos os segmentos Ciências Sociais da agricultura. Informações pelo site O Programa de Pós-Graduação em www.homeopatiavegetal.com.br. Ciências Sociais aceita inscrições, no período de 2 a 13 de setembro, Infância e adolescência para o curso de mestrado, com área de concentração em Sociedade e Serão realizados, de 28 de setemPolíticas Públicas. Outras informa- bro a 1º de outubro, o 1º Congresso Internacional de Pesquisadores e ções pelo site www.pgc.uem.br. Profissionais da Educação Social e a 11ª Semana da Criança Cidadã, Ecologia sob promoção do Programa MultiPermanecem abertas, até 11 de disciplinar de Estudos, Pesquisa e outubro, as inscrições para os curDefesa da Criança e do Adolescente sos de mestrado e doutorado do (PCA). Informações pelo site www. Programa de Pós-Graduação em pca.uem.br ou pelo ramal 4384. Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais. Os interessados deSemana de Pedagogia vem acessar o edital disponível para consulta no site www.pea.uem.br. Permanecem abertas, até o dia 31 deste mês, as inscrições de trabalhos para a 20ª Semana de PedaLetras gogia. O evento será realizado de O Programa de Pós-Graduação 17 a 20 de setembro, em conjunto em Letras aceita, até 30 deste com o 8º Encontro de Pesquisa em mês, inscrições para os cursos de Educação e a 1ª Jornada Parfor – mestrado e doutorado. A inscrição Pedagogia. Inscrições como ouvinte deve ser efetivada, exclusivamente, podem ser feitas até 6 de setembro. pelo endereço www.ple.uem.br. Para Informações pelos ramais 4839, consultar o edital acesse www.ple. 4887 ou 4897 ou ainda pelo site uem.br. http://semanadepedagogia2013. com.br/.

Eventos

Homeopatia e agricultura O Departamento de Biologia realiza, nos dias 7 e 8 de setembro, a 2ª Conferência Internacional sobre Homeopatia na Agricultura. Durante os dois dias do evento, pesquisadores e profissionais das áreas agrárias e biológicas irão discutir a importância da homeopatia como meio científico e alternativo na redução

até o início do evento. Informações adicionais pelo site www.dfl.uem.br ou na secretaria do Departamento de Filosofia. Bloco H-35, sala 1, ramal 8925. Zootecnia O 34º Congresso Paranaense dos Estudantes de Zootecnia enfocará o tema Qualificando o Profissional do Futuro: os novos caminhos da produção animal. A solenidade de abertura será no dia 3 de outubro, às 8h15, no auditório do PDE, Bloco B-33. Logo após, serão proferidas as palestras Marcos Legais e Perspectivas da Zootecnia e Imunocastração de Suínos. O evento segue até 5 de outubro. Outras informações pelo ramal 4351 ou pelo site www.congressoapez2013. weebly.com

Cursos & Palestras

Competências e performances narrativas O Programa de Pós-Graduação em Letras promove a palestra Competências e Performances Narrativas: da literatura às mídias, com a professora Fabiana Piccinin, da Universidade de Santa Cruz do Sul. O evento será realizado no dia 28 deste mês, no Bloco G-34, sala 203, a partir das 19h30. Outras informações pelo ramal 4830 ou Simpósio de Filosofia Foram prorrogadas, até 25 deste e- mail: sec-ple@uem.br. mês, as inscrições para apresentação de comunicações durante o 8º Prisioneiros da Infância Simpósio de Filosofia. O evento será O Departamento de Teoria e Prática realizado entre os dias 24 e 27 de da Educação realiza, nesta sexta-feira setembro sob o tema Caminhos que (23)/8, uma palestra de lançamense Bifurcam: liberdade e determi- to do livro Prisioneiros da Infância, nismo. Interessados em participar obra que procura identificar a como ouvintes podem inscrever-se repercussão do período infantil na

construção da personalidade e no comportamento da fase adulta. A discussão será realizada pelas autoras Claudia Carvalho e Claudia Zacarias. Outras informações no Departamento de Teoria e Prática da Educação, ramal 4887. Seminário do PLE O Programa de Pós-Graduação em Letras promove o Seminário A Relação Normal/Patológica no Processo de Aquisição de Escrita, de 21 a 23 de outubro. O tema será explorado pela professora Elaine Cristina de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia, no Bloco G-34, sala 203, a partir das 13h30. As inscrições podem ser feitas de 28 deste mês a 25 de setembro, no Bloco G-34, sala 1, a uma taxa de R$ 15,00. Outras informações pelo ramal 4830.

Mostra&Cinema Cinuem Nesta quinta-feira, dia 22, o Programa Cinuem traz o filme Alice no País das Maravilhas, com a participação da comentarista Tânia Machado (DCU). O filme, de 2010, foi roteirizado por Linda e dirigido por Tim Burton, tendo sido concebido e amparado no clássico homônimo de Lewis Carroll (1832-1898). Todavia, neste filme, Alice não é mais uma criança, tem 19 anos e, ao descobrir que terá que se casar, foge. Na fuga, vai, novamente, parar no País das Maravilhas, onde vive um conflito pela sua identidade. A exibição será no auditório do Boco I-12, a partir das 18h30.

Trabalho é destaque no Umuarama Ilustrado Trabalho desenvolvido no Câmpus Regional de Umuarama foi divulgado no Jornal Umuarama Ilustrado, na edição do dia 11 deste mês. Intitulada Tecnologia aumenta produção e melhora qualidade de vida do pequeno produtor, a matéria traz o apoio da Incubadora de Empreendimentos Econômicos e Solidários da UEM (IEES) aos produtores da região. Relata a história de Elber Antônio Vieira, produtor de leite na região de Xambrê, que obteve um grande aumento de produtividade graças ao acesso às tecnologias desenvolvidas na incubadora. Em depoimento ao jornal, Vieira pontua que “antes do projeto produzia 70 litros de leite no verão e apenas 20 no inverno. Hoje estou ordenhando 140 litros

Expediente Reitor: Júlio Santiago Prates Filho Vice-Reitora: Neusa Altoé Assessor de Comunicação Social Paulo Pupim

no verão e 70 litros no inverno. Esse projeto é a salvação da lavoura. Pena que ainda não consegui ampliar, mas estou trabalhando para isso”. O coordenador do projeto de manejo de pastagem, o zootecnista Max Emerson Rickli, relata ao Umuarama Ilustrado que a ideia inicial dos estudos começou entre 2007 e 2008, devido à falta de pasto durante inverno para o gado de corte e gado de leite na região. “O estudo consiste em adubação, irrigação, iluminação, semeadura da aveia e a escolha da espécie de pastagem.Tínhamos o objetivo de melhorar a qualidade de vida do pequeno produtor, por meio de qualidade de produção e renda”, explicou.

InformativoUEM Jornalista Responsável: Paulo Pupim (Reg. 2.472) Coordenadora de Imprensa: Tereza Parizotto. Reportagem: Ana Paula Machado Velho, Juliana Daibert, Murilo Benites, Rose Koyashiki e Tereza Parizotto. Revisão: Sueli Nascimento. Colaboradores: Flávio Kawakami. Projeto-Gráfico: Thomas Cosin. Fotografia: Heitor Marcon e Antonio Carlos Locatelli. Editoração: André Luis Scarate, Luiz Carlos Altoé.

Coordenadoria de Imprensa Av. Colombo, 5.790 - Bloco Q-3 - Sala 7 Telefone: (44) 3011-4213 CEP 87020-900 - Maringá -PR Site: www.informativo.uem.br E-mail: sec-cim@uem.br

Informativo UEM 1056  
Informativo UEM 1056  
Advertisement