Issuu on Google+

01

ISSN 2238-5061

14 de agosto de 2013 - ANO XXIII nº 1055

InformativoUEM

03

Reitores conquistam avanços para o sistema público superior estadual

05

INPI concede patentes para os projetos das professoras Maria Luiza Rodrigues de Souza e Célia Regina Granhen Tavares

05

UEM desenvolve material contra Hepatite B


02 INFO UEM

Esporte para servidores

Os servidores da UEM têm várias modalidades de esporte para praticar na Instituição: atletismo/corrida, de segunda, quarta e sexta-feira, das 17h30 às 19 horas, na pista de atletismo; basquete, aos sábados, das 11h30 às 13 horas, no Bloco M-7; bolão, às terças e quintas-feiras, às 18 horas, no Clube Olímpico; boliche, às quartas-feiras (quinzenalmente), das 18 às 20 horas, no supermercado Big; dama/dominó/xadrez, às quartas-feiras, das 18 às 19h30, na Afuem; futebol suíço, às terças e quintas-feiras, às 17h30, na Aduem e Afuem; natação, às terças e quintas-feiras, das 11h30 às 13h30, aos sábados, das 10 às 12 horas, na piscina do DEF; vôlei de praia, às terças-feiras, das 17h30 às 19 horas, aos sábados, das 9 às 11 horas, na Afuem; vôlei feminino, às sextas-feiras, das 17h30 às 19h30, no Bloco M-7; e vôlei masculino, às sextas-feiras, das 17h30 às 19h30, no Bloco M-7. Outras informações na Coordenadoria de Desportos e Recreação, ramal 4314 ou pelo site www.def.uem.br/cdr.

Educação financeira

A Diretoria de Assuntos Comunitários oferece, no mês de setembro, nova turma do curso Educação Financeira Sustentável. O objetivo é levar os participantes a refletirem sobre o próprio comportamento financeiro, ensinando estratégias e alternativas de gerenciamento dos recursos. As aulas serão ministradas nos dias 9, 12, 16, 19 e 23 de setembro, das 13h30 às 16h30, no Bloco 12. As inscrições podem ser feitas na DCT até o limite de 45 vagas. O curso é aberto também à Seminário discute Jogos de computadores comunidade externa e é gratuito. Outras informações pelo ramal O professor Tamer Thabet, da Brock University, no Canadá, ministrará o 4264, com Marcos. curso Interagindo com Mundos Ficcionais: narrativas em videogames, de 25 a 27 de setembro, a partir das 19 horas, no Bloco G-34, sala 203. O curso é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e será Escola no Limite é proferido em inglês. No programa, estão Jogos de Computadores como tema do seminário Artefatos Culturais; Jogos de Computadores como Expressão Narrativa; e O 14ª Seminário de Cinema, Jogos de Computadores e a Crítica. História e Educação terá como As inscrições podem ser feitas de 28 deste mês a 25 de setembro na tema Escola no Limite. Por meio da secretaria do PLE, Bloco G-34, sala 1, a uma taxa de R$ 15,00. Outras experiência do cinema e da análise informações pelo ramal 4830. teórico-metodológica de filmes, o evento irá promover uma série de debates envolvendo problemáticas Palestra da Escola de Governo como indisciplina, ato infracional, A próxima palestra da Escola de Governo a ser transmitida por webconfebullying, assédios moral e sexual, rência será sobre sustentabilidade, no dia 29 deste mês, das 14h30 às violência simbólica escolar, entre 16h30. O tema será explorado por Rafael Henrique Carvalho e Luciano outros. O evento será realizado de Staut Soares. O objetivo é o de Ampliar conhecimentos teóricos e práticos 26 deste mês a 18 de novembro, sobre sustentabilidade, com vistas à otimização de recursos no ambiente às segundas-feiras, das 18h30 às de trabalho e aprofundamento da consciência ambiental. Na UEM, o evento 22h30, no anfiteatro do Bloco I-12. poderá ser visto no Auditório Paulo Freire, no Bloco H-12. Os servidores As inscrições podem ser feitas até da Instituição devem se inscrever no site da Escola de Governo (www. o dia 23 pelo site www.dtp.uem. escoladegoverno.pr.gov.br) e enviar formulário preenchido à Divisão de br/lap. Outras informações pelo Treinamento e Desenvolvimento (sec-tde@uem.br) até o dia 21. ramal 4897.

Tecnologias sociais são tema de Fórum de Extensão no último dia 7.

O evento, que seguiu até o dia 9 e reuniu 220 participantes, debateu as ações extensionistas na Instituição. Segundo o pró-reitor, a definição do tema central - Tecnologias Sociais e os Desafios da Extensão – foi pensado como objetivo de sensibilizar a Universidade como fonte geradora de conhecimento científico e tecnológico, incluindo, na relação dos saberes, o desenvolvimento de tecnologia capaz de auxiliar nas demandas dos problemas da comunidade, das necessidades dos excluídos ou, simplesmente, das demandas da inclusão social. O chefe de Gabinete da Reitoria, Maurício Melo, que representou o reitor na abertura do Fórum, enalteceu A conferência de abertura do evento foi proferida pelo o papel da extensão no atendimento à comunidade professor Renato Peixoto Dagnino da Unicamp externa. E lembrou que “junto com o ensino e a pesquisa, a extensão está representada por uma das setas que Discutir as tecnologias com olhar no desenvolvimento convergem para o centro, formando a logo da Instituição”. sustentável é contribuir para a inclusão social, geração de trabalho e renda e promoção do desenvolvimento local. Foram apresentados cerca de 190 trabalhos durante os Essa foi a tônica do discurso do pró-reitor de Extensão e três dias do evento. Atualmente, segundo informações da Cultura, José Gilberto Catunda Sales, proferido durante a Diretoria de Extensão, a UEM conta com 423 projetos de abertura do 11º Fórum de Extensão e Cultura da UEM, extensão em andamento.

Avaliação Discente A Comissão Própria de Avaliação (CPA) informa que, por falha técnica no NPD, houve um atraso na reabertura do Instrumento de Avaliação pelo Discente 2013. Portanto, ele foi reaberto no dia 6 e ficará no ar até o dia 31. Os alunos de graduação de cursos presenciais devem responder o questionário no site www.npd. uem.br/cpa. PPG informa Encerra-se, na quinta-feira (15/8), o prazo para submissão de propostas ao Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos com Apresentação de Trabalhos, em nível nacional e internacional para os meses de outubro a dezembro de 2013. Outras informações no Edital nº 12/2012, disponível na página da PPG (www.ppg.uem.br) no menu Participação e Organização de Eventos. NIT tem novo site O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) tem novo site. Os interessados podem acessá-lo no endereço www.nit.uem.br/. Criado em 2008, o NIT é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e responsável pela gestão da política de inovação tecnológica da Universidade. Sua missão é a de promover a proteção das invenções geradas na UEM e sua transferência para o setor produtivo, visando a integrar a Universidade com a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento cultural, tecnológico e social da região. Prêmio de Fotografia O CNPq lança o 3º Prêmio de Fotografia Ciência & Arte 2013, destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros. A temática é Ciência, Tecnologia e Inovação. Além da premiação em dinheiro, os vencedores receberão passagem aérea e hospedagem para participar da Reunião Anual da SBPC em julho do próximo ano. As inscrições dos trabalhos devem ser feitas até 30 deste mês no site www.premiofotografia.cnpq.br.


03 INFO UEM Reitores conquistam avanços para o sistema público superior estadual Renan Calheiros e Henrique Alves se comprometeram em manter o percentual de 1% na contrapartida, apresentando emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2014, além de empenhar esforço na mobilização dos parlamentares para aprovação de tal dispositivo.

Uma comitiva da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) reúne-se, nesta quarta-feira, dia 14, às 10 horas, com o ministro da Educação Aloísio Mercadante. O reitor Júlio Santiago Prates Filho integra o grupo. Também confirmaram presença o presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o deputado Alex Canziani e outros parlamentares que participam da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais. A audiência foi marcada pelo deputado Henrique Alves, durante um encontro com a comitiva da Abruem, realizada no dia 7, em Brasília (foto acima). No mesmo dia, o grupo também se reuniu com o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). O presidente da Abruem, João Carlos Gomes, disse que as audiências foram importantes e representaram um avanço significativo na luta histórica da Abruem por maior participação nas políticas públicas federais para o ensino superior, sobretudo no que diz respeito ao repasse de recursos para custeio das universidades estaduais e municipais. A primeira vitória se refere à manutenção do percentual de até 1% de contrapartida das IES estaduais e municipais em todos os repasses feitos pelo governo federal, por meio dos órgãos de fomento e emendas parlamentares.

Conforme Gomes, os reitores também obtiveram garantias de empenho de Calheiros e Alves na luta maior da Abruem, referindo-se à reivindicação de inclusão das universidades estaduais e municipais no orçamento da União, com repasses proporcionais a 10% do valor investido pelo governo por aluno/ ano nas universidades federais. “Isto representaria um valor estimado de R$ 2 mil por aluno matriculado nas IES estaduais e municipais”. O reitor da UEM também fala em avanços para o sistema de ensino superior estadual e municipal a partir das duas audiências, com a sinalização de que o governo federal dê, para o sistema público superior estadual, a mesma atenção dada ao sistema federal no repasse da verba de custeio, permitindo que as universidades estaduais brasileiras possam investir mais em infraestrutura.

Na audiência com o senador Renan Calheiros, os reitores estavam acompanhados do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), um dos articuladores da Frente Parlamentar Mista, instalada no Congresso Nacional, em março deste ano, visando à inclusão das IES estaduais e municipais Até 2011 havia uma obrigatoriedade da contrapartida de 20% por parte no Orçamento da União, ainda em 2014. das IES estaduais e municipais. Com muita luta e o apoio decisivo de parlamentares solidários às universidades, este percentual foi reduzido, No encontro com o presidente da Câmara, o deputado federal da em 2011, para 1% apenas, voltando a 20% nos exercícios de 2012 bancada paranaense Alex Canziani (PTB-PR), defensor das causas da Abruem no Legislativo nacional, acompanhou a comitiva. e 2013.

Aprovado plano de proteção radilógica da odontologia O supervisor geral de Proteção Radiológica, Nilson Lopes, entregou, oficalmente, à reitoria o Plano de Proteção Radiológica da Odontologia. O documento, aprovado pela Secretaria de Saúde do Paraná, no final de julho, foi recebido pela vice-reitora Neusa Altoé. “Com esse Plano, comprovamos que a área que abriga os gabinetes radiológicos está em conformidade com as regras exigidas pela Secretaria de Saúde. Já havíamos aprovado o Plano do HUM, em 2011. Na mesma linha, agora, garantimos os padrões de segurança para a Odontologia”, destacou Nilson Lopes, que também é Calvo Fracasso; e outros representantes do DOD. Todos assinaram o documento de entrega do Plano, para a vice-reitora. professor do Departamento de Física. Estiveram presentes à entrega representantes do Serviço Especiali- Neusa Altoé parabenizou os docentes e técnicos do DOD, e acreszado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), o coordenador centou que o documento vai servir de parâmetro para avaliação Edvaldo dos Santos Aragão e o engenheiro Hélio Boszczozski; o diretor do nível de segurança dos funcionários, professores e do público, adjunto do Centro de Ciências Exatas, Cláudio Celestino de Oliveira; além de “garantir a boa execução dos projetos de ensino, pesquisa a chefe do Departamento de Odontologia, professora Marina Lourdes e extensão”.


04 INFO UEM

Semat apresenta os avanços da Matemática A 24ª Semana da Matemática apresentou os avanços da área aos cerca de 160 participantes do evento, a maioria formada por alunos e professores da educação básica. Durante a solenidade de abertura, no dia 5, a coordenadora do curso de Matemática e da Semana, Liliam Akemi Kato, informou que esta é a primeira edição conjunta da coordenação com o grupo PET. A chefe do Departamento de Matemática, Alexandra Abdala Cousin, relatando uma reportagem sobre Semat ofereceu vários minicursos, entre eles O uso do quebra-cabeça no a falta de professores de Mateaprendizado dos conceitos geométricos mática nas escolas, aproveitou para destacar a importância de se formar matemáticos e professores. O diretor do Centro de Ciências Exatas, Cícero Lopes Frota, ressaltou que o DMA possui um grande número de projetos e programas e citou o marco do curso que é a dupla diplomação dentro do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). A diretora de Pesquisa, Valéria Neves Cavalcanti, elogiando o evento e a sua integração com os diversos campos da Matemática, mostrou a importância da Matemática na pesquisa. Logo após a cerimônia de abertura, Cavalcanti proferiu a palestra Laurent Schwartz e a Teoria das Distribuições.

Vernissage reúne expositores e amigos no CEC A ver nissage da Exposição Arte e Memória reuniu artistas e amigos no Centro de Excelência em Atendimento à Comunidade no último dia 7. A mostra prossegue até 30 deste mês, sob coordenação da professora Tânia Regina Rossetto, do Departamento de Teoria e Prática da Educação, e monitoria de alunos do curso de Ar tes V isuais. O Noth Camarão, uma das expositoras, e sua obra trabalho, proposto e desenvolvido pelo curso de Artes Visuais em parceria com o CEC, trouxe a significação de objetos do cotidiano pelo trabalho artístico, tendo em vista o contexto histórico como forma de romper a cotidianidade desenvolvendo a percepção humana. Durante a solenidade, Rosseto explicou o projeto desenvolvido ao longo do último semestre. A assessora de Relações Institucionais e Políticas Públicas do Gabinete da Reitoria, Celene Tonella, e a coordenadora do curso de Artes Visuais, Kiyomi Hirose, elogiaram o trabalho e comentaram sobre as dificuldades do CEC e do curso. Nova turma do projeto deve iniciar as atividades ainda este mês.

Ópera dos Vivos na Oficina de Teatro A Mostra de Teatro Contemporâneo terá uma atividade especial neste mês. A partir de uma parceria com o Ministério da Cultura e o Grupo de Pesquisa Crítica Literária Materialista da Universiade, a Teatro & Ponto Produções Artísticas traz a Maringá os quatro atos do espetáculo Ópera dos Vivos, da reconhecida Companhia do Latão, de São Paulo. No total, são quatro horas de espetáculo. As apresentações ocorrem nos dias 17 e 18 deste mês, sempre às 19 horas, na Oficina de Teatro. Os ingressos para cada dia custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e estão à venda no Café Literário, que fica na Rua Lauro Werneck, nº 1023.

PCU instala travessias elevadas

A Prefeitura do Câmpus está instalando travessias elevadas para disciplinar o trânsito e facilitar a locomoção e acessibilidade de portadores de necessidades físicas no câmpus sede. Inicialmente, serão nove, atendendo o atual relatório parcial elaborado pela comissão de trânsito da UEM e o direcionamento da Reitoria. Duas delas serão refeitas dentro do padrão da acessibilidade: próximo à Biblioteca Central e à Estação Climatológica; as demais já estão sendo feitas obedecendo esse critério. Segundo o prefeito do Câmpus, Igor Valques, também presidente dessa comissão, a previsão é que todas estejam construídas ainda este mês. Valques sinaliza com a instalação de novas travessias assim que o relatório final for elaborado ou que se verifique alteração no fluxo do tráfego interno.

Premiação no Seurs

Trabalho de alunas da UEM recebe prêmio de melhor apresentação oral no Seurs na área temática Direitos Humanos e Justiça. O 31º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul foi realizado de 4 a 7 deste mês em Florianópolis. O trabalho intitulado Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ): amparo à proteção integral Estão expostos trabalhos de Carlos Guilherme Freitas, Jeane Apa- da criança e do adolescente foi apresentado por Letícia Vier Machado e recida Moreira, João Luis Antonelli Ribeiro, Luciane de Oliveira, Majoí Coquemalla Thomé. O trabalho foi orientado pela professora Amália Regina Donegá, do Departamento de Direito Público. Noth Camarão, Rosangela Maria Martins e Tabajara Marques.


05 INFO UEM

UEM comemora concessão de duas novas patentes O Instituto Nacional da Propriemenos lodo. dade Industrial (INPI) concedeu, O tratamento dos resíduos desneste ano, duas novas patentes coberto pelo grupo de pesquisa à UEM. Foram patenteados é feito somente com o fungo, o Processo de Obtenção de gerando economia por não Farinha a Partir de Carcaça de usar tantos reagentes químicos Peixes, cujo projeto foi coore produzindo lodo biodegradenado pela professora Maria dável, que pode, inclusive, ser Luiza Rodrigues de Souza, do utilizado para adubação de Departamento de Zootecnia, e plantas. Também participaram o Processo para Descoloração da pesquisa a professora Sande Corante Reativo por meio de dra Maria Gomes da Costa, do Ação de Agente Microbiológico, coordenado pela professora Célia Regina Granhen Tavares, do Departamen- Departamento de Biologia, a então doutoranda em Engenharia Química to de Engenharia Química. A concessão garante a proteção das invenções e agora integrante da Esfera Ambiental, Alessandra Zacarias dos Santos, e o então aluno de Iniciação Científica de Engenharia Química e agora por vinte anos e ao final desse prazo, o uso fica de domínio público. mestre em Engenharia Química, José Maximiano Cândido Neto. A patente O reitor Júlio Santiago Prates Filho e a vice-reitora Neusa Altoé entregaram foi deferida em 2 de julho. às coordenadoras das pesquisas os documentos recebidos do Inpi, nesta O feito também foi comemorado pela diretora de Pesquisa, Valéria Dominsegunda-feira, dia 12. gos Cavalcanti, que lembrou que essas conquistas são fruto de muitos anos A pesquisa da professora Maria Luiza Souza possibilitou a utilização de de trabalho, de integração de pesquisadores dos mais diferentes níveis, carcaça de peixe na fabricação de uma farinha mais nutritiva, que pode ser desde a iniciação científica até pesquisadores de reconhecimento pelo usada no preparo de diversos pratos, inserindo os benefícios do peixe no CNPq, que atuaram de forma multidisciplinar. “É desta forma que a UEM cardápio de pessoas que não têm acesso a esse tipo de alimento. A farinha vem vencendo os desafios de estar fora do eixo Rio/São Paulo. Nosso pode ser utilizada em mistura para o preparo de biscoitos, salgadinhos de potencial humano tem algo de especial que se reflete em conquistas como milho, bolos, macarrão, entre outros. A adição de uma pequena quanti- essas patentes e reforça a vocação da UEM em trabalhar arduamente dade da farinha de peixe enriquece o alimento com cálcio, fósforo, ferro, para contribuir de forma relevante para a sociedade”. proteínas, e especialmente o ácido graxo ômega 3. O grupo de pesquisa é composto pelos professores Jesui Visentainer, Antonio Monteiro, Jane O reitor Júlio Santiago Prates Filho disse que o número de depósito de Mikcha, Edna Oliveira, Eliane Gasparin, além de acadêmicos de diversos patentes (77) feitos pela UEM, nestes 43 anos, mostra o grau de inserção tecnológica da instituição no desenvolvimento do Paraná. Segundo ele, as cursos da Universidade. A patente foi deferida no dia 8 de janeiro. duas novas patentes concedidas à Universidade vêm colocar todo o coO grupo da professora Célia Tavares desenvolveu um processo utilizando nhecimento gerado na Universidade a serviço do bem estar da população. fungo para descoloração de corante reativo, encontrado em efluentes têxteis, como lavanderias. Esses resíduos passam por tratamentos con- A Universidade já tem concessão de duas outras patentes: Processo vencionais que geram uma grande quantidade de lodo que precisa de de Fracionamento dos Componentes das Folhas da Stevia Rebaudiana tratamento. A descoberta da UEM promove muitos benefícios não só aos (Bert.) Bertoni, concedida em janeiro de 1989; e Desenvolvimento de que se utilizam do corante como também à natureza, pois os resíduos Vidros Especiais para a Construção de Lasers Visando Aplicação na Área são tratados com agente biológico encontrado na natureza e que produz Biomédica, em Cirurgias, concedida em 2007.

Governo exclui as universidades dos decretos O Conselho de Gestão do Estado acatou algumas solicitações das universidades estaduais do Paraná durante reunião realizada no dia 5, em Curitiba. As Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) questionavam recentes decretos do governo que ferem a autonomia universitária e dificultam a gestão das instituições. Segundo o reitor Júlio Santiago Prates Filho, o governo e os reitores encontraram uma solução e “estas decisões proporcionam tranquilidade para que as atividades de ensino, pesquisa e extensão das nossas universidades tenham continuidade dentro da normalidade” Foram definidos e acordados três pontos tratados nos diferentes decretos. Foi autorizada a manutenção do pagamento das horas extras aos servidores das IES em atividades consideradas essenciais visando ao pleno atendimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e saúde, sendo que as instituições deverão promover as adequações necessárias. No caso da UEM, o pagamento deverá ocorrer com base na Portaria nº 461/2012 – GRE. Também foi acertado o fluxo contínuo na reposição do pessoal (professores e técnicos-administrativos), de acordo com planejamento a ser ajustado entre as universidades, Seti e Seap. Ficou estabelecido ainda que o corte de 25% nos recursos orçamentários de 2013 para custeio não atingirá as universidades estaduais. A participação de reitores nesta reunião já é resultado do compromisso assumido pelo próprio governador Beto Richa, em 23 de julho, quando recebeu os dirigentes das IEES em audiência. Na ocasião, ele determinou que o Conselho analisasse com brevidade os problemas apresentados pelas Instituições com as necessárias excepcionalidades previstas em lei. Participaram da reunião do Conselho de Gestão, além dos reitores, a secretária de Administração e Previdência, Dinorah Nogara; o secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Cássio Taniguchi; o procurador geral do Estado, Júlio Zem Cardoso; e o secretário de Governo, Cezar Silvestre.

UEM desenvolve material contra Hepatite B A UEM está utilizando micropartículas baseadas em albumina quimicamente modificada para aplicação em vacina contra hepatite B. O projeto, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Química, foi o tema da dissertação defendida por Danielly Sitta sob a orientação do professor Adley Rubira. O material foi projetado para uso oral e teria um grande potencial para induzir imunização contra a doença através da mucosa, o que confere vantagens em relação à vacinação convencional. As micropartículas foram encapsuladas com antígeno de superfície da hepatite B. Uma amostra com 380 mg destas micropartículas contém antígenos suficientes para imunizar um indivíduo contra a doença. A pesquisa foi publicada na Biomacromolecules, revista conceituada na área de biomateriais, com a colaboração dos seguintes autores: Marcos Guilherme, Francielle Garcia,Thelma Cellet, Celso Nakamura e Edvani Muniz. O artigo pode ser acessado pelo site http://pubs.acs. org/doi/abs/10.1021/bm400859z.


06 INFO UEM AGENDA Pós Graduação Ciências Sociais O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais aceita inscrições, no período de 2 a 13 de setembro, para o curso de mestrado, com área de concentração em Sociedade e Políticas Públicas. Outras informações pelo site www.pgc.uem.br. Comportamento Político e Eleitoral Termina, na sexta-feira (16), o prazo de inscrição para o curso de especialização em Comportamento Político e Eleitoral. Informações na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Bloco H-12, sala 1, ramal 8905. Ou ainda pelo endereço http://comportamentopoliticouem. blogspot.com.br/. Ecologia Permanecem abertas, até 11 de outubro, as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais. Os interessados devem acessar o edital disponível para consulta no site www.pea.uem.br.

O Programa de Pós-Graduação em Letras aceita, de 19 a 30 deste mês, inscrições para os cursos de mestrado e doutorado. A inscrição deve ser efetivada, exclusivamente, pelo endereço www.ple.uem.br. Para consultar o edital acesse www.ple. uem.br.

Eventos Ensino de Física Entre os dias 27 e 29 de setembro, será realizado o 2º Encontro Regional de Ensino de Física, com

Reitor: Júlio Santiago Prates Filho Vice-Reitora: Neusa Altoé Assessor de Comunicação Social Paulo Pupim

Simpósio de Filosofia

mês, uma palestra de lançamento do livro Prisioneiros da Infância, obra que procura identificar a repercussão do período infantil na construção da personalidade e no comportamento da fase adulta. A discussão será realizada pelas autoras Claudia Carvalho e Claudia Zacarias. Inscrições até o dia 20 ou até o preenchimento das 160 vagas. Outras informações no Departamento de Teoria e Prática da Educação, ramal 4887.

Foram prorrogadas, até 25 deste mês, as inscrições para apresentação de comunicações durante o 8º Simpósio de Filosofia. O evento será realizado entre os dias 24 e 27 de setembro sob o tema Caminhos que se Bifurcam: liberdade e determinismo. Interessados em participar como ouvintes podem inscrever-se até o início do evento. Informações adicionais pelo site www.dfl.uem.br Homeopatia e agricultura ou na secretaria do Departamento O Departamento de Biologia realiza, de Filosofia. Bloco H-35 sala 1, Projeto de pesquisa nos dias 7 e 8 de setembro, a 2ª ramal 8925. Curso de extensão ensinará como Conferência Internacional sobre Hoelaborar projetos de pesquisa na meopatia na Agricultura. Durante os Zootecnia área de educação. As aulas serão dois dias do evento, pesquisadores ministradas nos dias 17 e 24 deste e profissionais das áreas agrárias e O 34º Congresso Paranaense dos mês, das 8 às 18 horas, no Bloco biológicas irão discutir a importância Estudantes de Zootecnia enfocará I-12. As inscrições devem ser feitas da homeopatia como meio científico o tema Qualificando o Profissional pelo site www.dfe.uem.br, a uma taxa e alternativo na redução do impacto do Futuro: os novos caminhos da de R$ 20,00. ambiental e disseminar resultados produção animal. A solenidade de de pesquisas científicas acadêmicas abertura será no dia 3 de outubro, e práticas, difundindo o conhe- às 8h15, no auditório do PDE, Bloco Seminário do PLE cimento da ciência homeopática B-33. Logo após, serão proferidas as O Programa de Pós-Graduação em como ferramenta a ser utilizada em palestras Marcos Legais e Perspecti- Letras promove o Seminário A Relatodos os segmentos da agricultura. vas da Zootecnia e Imunocastração ção Normal/Patológica no Processo Informações pelo site www.homeo- de Suínos. O evento segue até 5 de de Aquisição de Escrita, de 21 a 23 outubro. Outras informações pelo patiavegetal.com.br. de outubro. O tema será explorado ramal 4351 ou pelo site www.conpela professora Elaine Cristina de gressoapez2013.weebly.com. Oliveira, da Universidade Federal Infância e adolescência da Bahia, no Bloco G-34, sala 203, Cursos & Palestras a partir das 13h30. As inscrições Serão realizados, de 28 de setembro a 1º de outubro, o 1º Congresso podem ser feitas de 28 deste mês a Competências e Internacional de Pesquisadores e performances narrativas 25 de setembro, no Bloco G-34, sala Profissionais da Educação Social e a 1, a uma taxa de R$ 15,00. Outras 11ª Semana da Criança Cidadã, sob O Programa de Pós-Graduação em informações pelo ramal 4830. promoção do Programa Multidiscipli- Letras promove a palestra Compenar de Estudos, Pesquisa e Defesa tências e Performances Narrativas: da Criança e do Adolescente (PCA). da literatura às mídias, no dia 28 Informações pelo site www.pca.uem. deste mês. O tema será explorado Josuem br ou pelo ramal 4384. pela professora Fabiana Piccinin, da Universidade de Santa Cruz do Sul, Estão programadas novas provas da no Bloco G-34, sala 203, a partir das 23ª edição dos Jogos dos ServidoSemana de Pedagogia 19h30. Destinado a professores e res da UEM (Josuem) para este mês. Permanecem abertas, até o dia 31 alunos do PLE, professores e alunos No dia 16, às 17h30, na Afuem, a deste mês, as inscrições de trabalhos da graduação e demais interessa- competição é de dominó; no dia 17, para a 20ª Semana de Pedagogia. dos, o evento recebe inscrição de 8 às 10 horas, nas piscinas do DEF, O evento será realizado de 17 a 20 a 28 deste mês, no Bloco G-34, sala de natação; no dia 21, às 17h30, de setembro, em conjunto com o 8º 1, a uma taxa de R$ 10,00. Outras na Afuem, de dama; nos dias 24 Encontro de Pesquisa em Educação informações pelo ramal 4830 ou (feminino) e 25 (masculino), às e a 1ª Jornada Parfor – Pedagogia. e- mail: sec-ple@uem.br. 8h30, na Afuem, vôlei de praia; e Inscrições como ouvinte podem ser no dia 30, às 8 horas, no DSM, feitas até 6 de setembro. Informaprova de malha. As inscrições, Prisioneiros da Infância ções pelos ramais 4839, 4887 ou gratuitas, devem ser feitas pelo 4897 ou ainda pelo site http:// O Departamento de Teoria e Prática e-mail sec-cdr@uem.br. Outras semanadepedagogia2013.com.br/. da Educação realiza, no dia 23 deste informações pelo ramal 4314.

Esportes

Letras

Expediente

o tema A Universidade Presente nos Diversos Níveis de Ensino e Perspectivas Atuais no Ensino de Ciências e a Carreira Profissional. As inscrições podem ser feitas até o início do evento a uma taxa de R$ 35,00. Informações na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Bloco F-67, sala 7 ou pelo site www.pcm.uem.br.

InformativoUEM Jornalista Responsável: Paulo Pupim (Reg. 2.472) Coordenadora de Imprensa: Tereza Parizotto. Reportagem: Ana Paula Machado Velho, Juliana Daibert, Murilo Benites, Rose Koyashiki e Tereza Parizotto. Revisão: Sueli Nascimento. Colaboradores: Flávio Kawakami. Projeto-Gráfico: Thomas Cosin. Fotografia: Heitor Marcon e Antonio Carlos Locatelli. Editoração: André Luis Scarate, Luiz Carlos Altoé.

Coordenadoria de Imprensa Av. Colombo, 5.790 - Bloco Q-3 - Sala 7 Telefone: (44) 3011-4213 CEP 87020-900 - Maringá -PR Site: www.informativo.uem.br E-mail: sec-cim@uem.br


Informativo uem 1055