Issuu on Google+

31 de março a 4 de abril de 2014 - EDIÇÃO 31

TESTE DE GRAVIDEZ

NAS UNIDADES DE SAÚDE

A

s mulheres que precisam realizar exame de gravidez pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Joinville estão tendo maior facilidade de acesso a esse procedimento. Em vez de se deslocarem ao Laboratório Municipal, no centro da cidade, podem realizar o exame diretamente em uma das 53 Unidades Básicas de Saúde. O serviço foi efetivado no mês de março e já era realizado na Unidade Básica de Saúde do Distrito de Pirabeiraba desde o ano passado. O exame de gravidez integra o Programa Rede Cegonha que visa garantir atendimento de qualidade a todas as mulheres pelo Sistema Único de Saúde, desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê.

A MAIS http://ow.ly/vqqq7


2

Campanha do HPV já vacinou 8.210 meninas

A MAIS http://ow.ly/vqupz A MAIS http://ow.ly/vqtgq

A

campanha de vacinação de meninas da faixa etária dos 11 a 13 contra o HPV, vírus que provoca o câncer de colo de útero, contabiliza em Joinville a imunização de 8.210 meninas, que corresponde a 61,96% da meta de 13.250. O objetivo é atingir 80% dessa população, até o dia 10 de abril. Iniciada no dia 10 de março, essa ação representa a implantação de um programa permanente de vacinação. A partir do encerramento da campanha nas escolas, todas as meninas que atingirem a idade de 11 anos devem procurar a vacina nas unidades de saúde. O câncer de colo de útero é o segundo tipo de tumor mais comum entre as brasileiras. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 5.160 mulheres morreram em 2011 por causa da doença.

Ônibus social fica em Pirabeiraba até o dia 17 O ônibus que integra, em Joinville, o projeto da Assistência Social Itinerante Municipal (Assim) está na Subprefeitura de Pirabeiraba. Ele ficará nessa comunidade até o dia 17 de abril. O veículo serve de base para prestação de serviços em atendimento social, encaminhamento à rede assistencial, registro no Cadastro Único (CadÚnico), inclusão em benefícios e tarifas sociais.

Joinville prepara campanha contra gripe

T A MAIS http://ow.ly/vqH7D

odo corpo técnico do Serviço de Imunização da Secretaria da Saúde de Joinville começa a se mobilizar visando à campanha de 2014 de vacinação contra a gripe, que será realizada entre os dias 22 de abril a 9 de maio. A novidade quanto aos grupos de risco é a ampliação da faixa etária para as crianças, que sobe dos 6 meses a 2 anos para 6 meses a cinco anos. No ano passado, a Saúde de Joinville notificou 117 casos graves de gripe, dos quais 80 foram descartados e 37 confirmados, dos quais 4 foram a óbito.

Expediente: Informativo Semanal produzido pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville - Av. Hermann August Lepper, 10 - Centro / Cep: 89.221-901. Telefone: (47) 3431.3202 / www.joinville.sc.gov.br


3

Começam as obras do Parque São Francisco

A MAIS http://ow.ly/vqHl1

Novo CEI será construído no Aventureiro

A Prefeitura de Joinville vai construir um Centro de Educação Infantil (CEI) no bairro Aventureiro. A abertura das propostas das construtoras está prevista para o dia 8 de maio. O valor da obra é de R$ 2 milhões e 564 mil. A proposta da Prefeitura é entregar 14 novos CEIs em dois anos – seis deles até o final deste ano. A unidade mais próxima a ser inaugurada é o CEI São Domingos (foto), na rua Rodrigo Gonçalves, bairro Paranaguamirim.

A MAIS http://ow.ly/vonNl Moradores do Conjunto Habitacional Adhemar Garcia, na zona Sul de Joinville, começaram a conviver, esta semana, com a movimentação de homens e máquinas no trabalho de implantação do Parque São Francisco. A obra integra o Programa Linha Verde, com financiamento do Fundo Financeiro de Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). Os trabalhos começaram com a limpeza da área, construção da lanchonete e novo muro da escola. O investimento será de R$ 1.498.140,95.

8ª edição do Concurso Teatral

C

A MAIS http://ow.ly/vqwR3

om o tema “Meu vizinho é um rio”, a 8ª edição do concurso da Águas de Joinville traz um novo desafio aos alunos da rede municipal de ensino: criar uma peça de teatro que trate da relação das pessoas com o rio que atravessa a comunidade, e seu papel na missão de preservá-lo. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até 16 de maio pelo e-mail concursodeteatro@aguasdejoinville.com.br ou pelo site www.concursoteatral.com.br.

Tarifa social passa a ser concedida pela Águas Desde o dia 1o de abril, a concessão do benefício da tarifa social da água, que antes era feita pela Secretaria de Assistência Social do Município, será fornecida pelo Núcleo de Atendimento Social da Águas de Joinville. Para se cadastrar no programa de tarifa social basta ir a um dos postos de atendimento da Companhia levando a folha resumo do Cadastro Único, CPF, RG e uma fatura de água. O cliente deve se recadastrar a cada dois anos. Dúvidas podem ser tiradas pela central de atendimento 115 ou pessoalmente.

A MAIS http://ow.ly/vqy6B


Biblioteca Pública vai até os CEIs

A MAIS http://ow.ly/vqz3q

11ª edição da Feira do Livro de Joinville começa nesta sexta-feira

N

esta sexta-feira (4/4) o Expocentro Edmundo Doubrawa abre as portas aos prazeres da leitura, ao aprendizado, à troca de experiências e às pessoas que visitarão a 11ª edição da Feira do Livro de Joinville. A partir das 13h30, leitores, escritores e apreciadores da literatura poderão conferir apresentações culturais,

prestigiar palestras e lançamentos de livros, ter contato com autores renomados e ainda levar para casa um pouquinho do evento, com a aquisição de exemplares. A programação da Feira do Livro abre com apresentações culturais do Programa Dançando na Escola e com sessões de cinema Curtas Sesc. A feira vai até 13 de abril.

O Setor Infantil da Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin está levando contações de histórias com mais frequência às escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) de Joinville que desenvolvem projetos de incentivo à leitura. Na tarde de quarta-feira (2/4), as crianças do CEI Juarez Machado, no bairro Petrópolis, se encantaram com a interpretação do livro “Bruxa, bruxa, venha a minha festa”.

A MAIS http://ow.ly/vo6nv

Jogos Escolares em novo formato

O

A MAIS http://ow.ly/vqEV6

s Jogos Escolares de Joinville (Jeville) terão novo formato. As competições em 17 modalidades passarão a ser realizadas sempre no mês de setembro, e não mais em maio e junho. As mudanças foram anunciadas na quarta-feira (2/4). E o campeão de algumas modalidades representará o município nos Jesc de 2015. Dentro do novo modelo, as faixas etárias também foram reduzidas de 12 a 14 anos para 11 e 13 anos, e de 15 a 17 anos para 14 a 16 anos.

CONFIRA A AGENDA CULTURAL DE 3 A 10 DE ABRIL

A MAIS http://ow.ly/vqCy4


Informativo Semanal - Prefeitura de Joinville