Issuu on Google+

São Bento do Sul / SC | nº 05 | Setembro - 2013 | Distribuição gratuita.


Tucano-de-bico-verde (Ramphas-

Elvis Lozeiko/Fotos da Natureza

tos dicolorus), na Estrada Rio Negro, São Bento do Sul/SC: Ave símbolo da fauna de São Bento do Sul.

7 - Independência do Brasil 23 - São Bento do Sul - 140 anos


2

EDITORIAL | ÍNDICE

Q

uando chega o mês de setembro, a cidade se farda nos tons da imigração. É especialmente nesse mês que as mais diversas manifestações trazidas pelos povos europeus se condensam. O aniversário da cidade, no dia 23, chama todos às ruas, assim como uma das mais tradicionais festas da região. Tipicamente germânica, exaltando os resquícios da cultura alemã em terras brasileiras, a Schlachtfest (realizada dos dias 6 a 8), tem o mérito de agregar gastronomia, música, dança e outras formas culturais. Em seus três dias de duração, a festa também reúne variadas etnias. No desfile do sábado à tarde há espaço para poloneses, italianos e ucranianos, comunidades igualmente importantes na distinta formação multicultural são-bentense. Sem deméritos às demais culturas do município, a edição de setembro de é uma homenagem ao legado alemão de São Bento do Sul, que até hoje deixa sua forte marca na dinâmica cultural, social e econômica da cidade.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

A peculiaridade das tradições -------------------------------------------------------------

04

GASTRONOMIA 09 ------------------------------------------------------------CULTURA E LAZER 14 ------------------------------------------------------------HOTÉIS EM SÃO BENTO DO SUL 18 -------------------------------------------------------------

EXPEDIENTE 20 -------------------------------------------------------------


4

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

A peculiaridade das tradições As tradições da imigração No dia 23 de setembro, São Bento do Sul completa 140 anos. A data marca a chegada dos imigrantes às terras do Planalto Norte, após a árdua tarefa de desbravar a subida da serra. 70 famílias, oriundas da Bavária, Prússia, Polônia, Saxônia e antiga Tchecoslováquia, instalaram-se nessas terras, através da Companhia Colonizadora Hamburgo. Era 1873. 140 anos depois, as diversas etnias que povoam a cidade seguem demonstrando seus hábitos, culturas e tradições. A comunidade alemã, predominante entre a população, mantém variadas manifestações de seu apego à pátria dos ancestrais, concedendo à São Bento do Sul algumas peculiares características. Ao longo do ano, esses grupos realizam suas atividades, celebrando antigas tradições na atualidade.

A reunião das manifestações Uma das mais tradicionais manifestações germânicas da cidade é realizada anualmente. A Schlachtfest, que está em sua 31ª edição, reúne diversas manifestações relativas à cultura alemã, agregadas em três dias de festa. Mais que chope e cerveja, também tradicionais, a festividade reúne gastronomia, cultura e hábitos típicos. Surgida em São Bento em 1966, como forma de preservar tradições, o nome da festa foi escolhido com base em uma tradição da Bavária (a festa foi interrompida e retomada em 1985, deixando de realizar apenas uma edição, a de 2009, devido à forte crise econômica que atingiu a cidade). Schlachtfest significa a festa da matança ou festa das carnes e era um evento anual típico. Com a aproximação do inverno, os homens saiam à caça. A carne que não poderia ser conservada por muito tempo era aproveitada, em uma grande festa de celebração. Em São Bento, a festa ganha outros contornos, sem deixar de lado alguns de seus itens originais. Todos os anos, é realizado o Bauernball (o baile camponês). Com sua primeira edição em 1956, ele foi incorporado à programação da Schlachtfest. Todos os anos, a festa começa na Igreja Matriz, com a participação da centenária Banda Treml. Ritualmente, já no salão de festas da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, é feita a sangria do primeiro barril de chope, com a posterior eleição da rainha e das princesas da festa. No segundo dia, o sábado, é realizado o desfile festivo no centro da cidade. Bandas germânicas, grupos folclóricos e outras manifestações artísticas apresentam-se no coreto, montado no centro da Sociedade. No sábado à tarde, são realizados os jogos germânicos. As noites são dedicadas aos bailes, sempre dois simultâneos, que lotam com a população em festa. A gastronomia ganha espaço em tendas, almoços e jantares, além dos típicos cafés coloniais. Em três dias, as mais diversas expressões da cultura germânica reúnemse em celebração, proporcionando ao são-bentense e seus visitantes um vislumbre da antiga tradição.


Os passos da tradição “Os alemães não trouxeram apenas mão de obra, eles também trouxeram cultura”, afirma Rose Marie Scharf. Junto a seu marido, ela é fundadora do Grupo Folclórico Germânico Böhmerwald, que completa 36 anos em dezembro. O casal também é responsável pelo surgimento de diversos outros grupos folclóricos da cidade, levando adiante uma cultura trazida do além-mar. Atualmente, sete grupos folclóricos germânicos são ativos na cidade – na década de 1990, o número chegou a 21. Há opções para todas as idades: grupos infantis, infanto-juvenis e adultos. Através de coreografias e trajes típicos, esses grupos perpetuam as danças tradicionais alemãs, não apenas na cidade, mas também no resto do país: o intercâmbio entre grupos é comum, assim como a participação em festivais. É dessa forma que a energia da dança germânica é passada adiante. Em pares ou em grupo, os passos remetem aos tempos antigos, quando o fim da colheita ou o fim de um dia de trabalho era festejado em grupo. Era lá que surgiam as coreografias, que incorporam até hoje elementos tradicionais do dia a dia: casamentos e o movimento do tear podem ser reproduzidos através da dança. Os gritos também são comuns, demonstrando alegria e júbilo. Com intricadas coreografias, que exigem técnica e treino, os grupos folclóricos perpetuam antigos hábitos. Cada passo ecoa um esforço individual e coletivo em não deixar a dança se perder. Com ela, mantém-se mais um traço da significativa formação cultural da região. É como afirma Rose: “O folclore é a tradição levada de geração para geração”.

dio Art

oz - Digital Stu

Laudinei Munh


Clube de tiro O dia 4 de agosto de 1895 marca o surgimento da Sociedade Atiradores de São Bento do Sul, a segunda mais antiga no estado de Santa Catarina. “Ela tinha um caráter mais festivo e esportivo”, lembra Marcos Schuhmacher, integrante atual da sociedade. Apesar de algumas mudanças oriundas do passar dos anos, a sociedade, hoje Sociedade Atiradores 23 de Setembro, segue realizando os eventos e atividades mais tradicionais, como o Tiro de Rei. Evento máximo do clube, é nesse dia que o rei do tiro conquista o título. Apenas uma chance é dada aos candidatos, que miram um quadro cujo alvo não é localizado na região central, mas em qualquer ponto. A tradição dos quadros é, por si só, simbólica. Cada rei pinta ou manda pintar seu quadro, que servirá de alvo aos candidatos ao título. Com imagens que representam seus gostos ou aspectos da cidade, eles são peças valiosas para acompanhar o desenvolvimento local. Infelizmente, algumas obras foram destruídas durante a Segunda Guerra Mundial, quando qualquer apologia aos países do Eixo era proibida (os quadros continham escritas em alemão). Atualmente, os cerca de 40 membros do clube reúnem-se uma vez por mês para os treinos, além de realizarem anualmente o Tiro de Rei. O evento perdeu algumas características antigas – como a realização do Baile do Rei -, mas ainda mobiliza parte da população, que acompanha o desfile do rei e dos candidatos. Com o passar dos anos, outros clubes de tiro surgiram, em sua maioria utilizando a seta como munição, ao invés das balas, como a Sociedade Atiradores. Um deles é o Clube de Tiro Seta Serra Alta. Fundado em 1997 para trazer a modalidade ao bairro, o clube mantém encontros semanais. Mais que treinos, o clube é o espaço de manutenção de vínculos de amizade entre seus membros, hoje pouco mais de 20 pessoas. Após a criação do clube, dois grupos femininos foram criados. Hoje, campeonatos municipais de tiro envolvem os diversos grupos da cidade, perpetuando a tradição entre antigos e novos membros.

Stammtisch

Mirand

a

O nome denomina um grupo de amigos que se reúnem de maneira regular, em um mesmo local. Nos casos mais tradicionais, cada membro do grupo ocupa o mesmo assento a cada encontro. O nome denomina, também, um evento anual que reúne os diversos grupos formados na cidade, um Encontro de Stammtisch. Sua primeira edição foi realizada em 2004, organizada pelo Grupo Vorstand Stammtisch. Hoje, há lista de espera para integrar o evento, que tem limite de 50 grupos. “O tamanho é o charme do evento: todos se conhecem e ficam à vontade”, conta um dos organizadores, Rodrigo Schuhmacher. Das 10 às 17 horas, os grupos montam sua estrutura sob estandes, na Praça Getúlio Vargas. Comida e bebida são trazidos e os visitantes podem facilmente

Viviane

Laudinei Munh

oz - Digital Stu

dio Art

Divulgação


PATRIMÔNIO HISTÓRICO

7

sair satisfeitos do local: um pedaço de carne aqui, um petisco ali, um copo de cerveja mais adiante. Circular pelo Stammtisch é circular por um espaço de amizade e confraternização. “Você sempre encontra um conhecido”, lembra Rodrigo. O encontro é realizado no último sábado de junho ou no primeiro de julho.

Um jogo do além-mar

No último campeonato, realizado no começo do ano, foram seis times masculinos e três femininos. Ao longo do ano, os times seguem com os treinos em encontros, através de seus clubes, em momentos que servem tanto à prática do esporte quanto à confraternização entre os jogadores. Além disso, não é difícil encontrar clubes e bares com uma cancha de bolão à disposição dos clientes.

Laudinei Munhoz - Digital Studio Art

Ancestral do boliche, o bolão foi trazido ao Brasil pelos imigrantes alemães, onde o esporte é chamado de Kegeln. Sua origem, entretanto, remonta à milênios: estima-se que o esporte tenha sido criado no Egito Antigo, há cerca de 3500 anos. Após um desenvolvimento que acompanhou a Idade Média europeia, chegou-se à regras atuais. As diferenças com o boliche são o tamanho da bola, maior, o número de pinos (também chamados de palitos) a serem derrubados, nove ao invés de dez, e o fato de cada jogador ter apenas uma chance para o arremesso. Federações organizam os campeonatos da modalidade. Em São Bento, a Associação São-bentense de Bolão organiza os campeonatos municipais, que movimentam os adeptos do jogo. Aqui, joga-se o Bolão 23, número que indica o diâmetro da bola.


GASTRONOMIA

9

Pizzaria Napolitana Além do tradicional rodízio de pizzas e massas, a casa oferece pratos à la carte, delivery e entregas no balcão. Com atendimento diferenciado, todos os ingredientes utilizados nos pratos são escolhidos cuidadosamente. Para quem aprecia o bom chopp, a Napolitana trabalha com o Schornstein. A pizzaria conta com uma filial em Campo Alegre, que dispõe de à la carte, delivery e entregas no balcão. Aberto de ter. a dom., das 18h30 às 23h30. Antonio Kaesemodel, 1501, Colonial (47) 3635 5037 www.pizzarianapolitana.com

Ginástico Hof-Restaurant Restaurante Cavazetto

A casa oferece amplo cardápio internacional à la carte, além de servir buffet especial para eventos e ainda entregar o buffet na casa de seus clientes. No Hof-Restaurant pode-se desfrutar de uma das mais de 40 opções da carta de vinhos, em sua maioria internacionais, armazenados em adega climatizada. Na culinária alemã há o Schlachteplate (R$ 68 para duas pessoas). No inverno, aquecido pela lareira, é oferecido um buffet especial com três opções de sopas nas quartas-feiras (R$ 12) e, nas sextas-feiras, happy hour com caipirinhas, coquetel pantera cor de rosa sem álcool e tábua de frios em dobro das 18h30 às 20h. Aberto de qua. a sáb., das 18h às 23h30. Domingos das 11h30 às 15h e todo segundo domingo do mês há buffet especial sob reservas. Rua Vigando Kock, 100, Centro Anexo à Sociedade Ginástica (47) 3634 0159 restauranteginastico@hotmail.com

Frigideira’s Restaurante Com pratos servidos em um buffet no fogão à lenha, a especialidade do restaurante é a comida tipicamente caseira. Aos domingos, o prato de destaque é a carne de ovelha, assada na brasa. A cada domingo, além dos pratos tradicionais, há variação no cardápio: no primeiro e último domingo do mês, há pratos alemães como Eisbein e marreco assado; no segundo domingo, leitão a pururuca; e no terceiro, peixes, com o especial molho de camarão. Aberto diariamente, das 11h às 14h, exceto nos feriados. De seg. a sáb., buffet livre ou à quilo. Nos domingos, buffet livre. Rua José Ruckl, 122, Serra Alta (47) 3635 2871 | (47) 4104 0084 frigideirasrestaurante@yahoo.com.br


10

GASTRONOMIA

Bougainville Restaurante e Bierplatz

Restaurante Búfalo Branco

Liderado pela Chef Mari, sua proprietária, o Bougainville, com o seu ambiente acolhedor, serviço cortês, cardápio singular e preços acessíveis destaca-se na gastronomia do Planalto Norte de SC. Seu extenso e convidativo cardápio sugere inúmeras opções de petiscos, frutos do mar, carnes, aves, risotos, massas e a tradicional “culinária germânica”. Para os apaixonados por frutos do mar, recomenda-se o Peixe Bougainville (R$ 42,30). Dentre as especialidades da Chef, a Picatta de Alcatra (R$ 37,80). Da “culinária germânica”, o tradicional Eisbein (R$ 36,90). O Vulcão Mexicano (R$ 11,80) é uma excelente pedida para sobremesa. Almoço de ter. a dom. a partir das 11h30. Jantar de ter. a sáb. a partir das 18h30. Av. Nereu Ramos, 207, Centro (47) 3635 0734 bougainvillerb@gmail.com Ícones: cartões de crédito, wifi

A churrascaria oferece quatro opções a seus clientes. Ao meio dia, pode-se optar pelo rodízio de carnes (R$ 22), pelo buffet com carnes da churrasqueira (R$ 14,90), pelo buffet completo (R$ 10,90) ou pelo buffet à quilo (R$ 22,90). À noite, além de todas as opções do almoço, há ainda o rodízio de pizzas (R$ 14,90), que pode ser pedido junto ao de carnes (R$ 22). O destaque da casa é o churrasco de carne de ovelha, com tempero especial. Aberto de seg. a sáb. das 11h às 14h e das 19h às 22h. Nos domingos, aberto apenas para almoço, com buffet especial e rodízio (R$ 26). SC 301, 1419, Bairro Colonial (47) 3635 2222 churrascariabufalo@yahoo.com.br www.restaurantebufalobranco.com.br

Restaurante e Lanchonete Primar

Panificadora e Confeitaria São Bento

Localizado na entrada da cidade, ao lado do viaduto de Oxford, o restaurante oferece café da manhã com diversas opções de doces e salgados, além de lanches na chapa. O almoço é servido à quilo (R$ 23,30) ou buffet livre (R$ 13,90). Nos sábados é servida a tradicional sopa de bucho e nos domingos há buffet especial (R$ 26,10 à quilo ou R$ 17,60 livre). Aberto de seg. a sex., das 6h às 22h. Sáb. e dom. das 7h às 15h. SC 301, nº 9, Oxford (47) 3635 1886 restauranteprimar@bol.com.br

No aconchegante ambiente, na área central da cidade, pode-se desfrutar da ampla gama de produtos de confeitaria, panificação e pizzaria. Há, ainda, um deck na área externa, ideal para lanches e encontros. Uma boa pedida é o Bolo 2 Amores (R$ 24 o quilo) acompanhado de um dos muitos cafés. A casa ainda oferece pizzas assadas em três minutos (R$ 20) e aceita encomendas para eventos. Aberto diariamente das 7h às 21h. Rua Capitão Ernesto Nunes, 703, Centro (47) 3633 4700 www.panificadorasaobento.com.br


GASTRONOMIA Bierzelt - cervejas especiais Entre cervejas nacionais e importadas, a casa dispõe de mais de 100 rótulos. Seu objetivo é difundir a cultura cervejeira, através de atendimento especializado que orienta sobre estilos e sugere harmonizações. A loja conta também com espaço para degustação das cervejas e chopes artesanais, que podem ser acompanhados de petiscos. Aberto de seg. a qua., das 13h30 às 21h. Qui. e sex. das 13h30 às 22h. Sáb. das 10h às 18h. Av. Dom Pedro II, 21, Centro 47 3634-0514 contato@bierzelt.com.br www.bierzelt.com.br

11

Restaurante Sabor Caseiro

O restaurante por quilo. A comida tipicamente caseira é servida por alemães e pode ser acompanhada de uma conversa no idioma germânico. O ambiente é simples, mas amplo e aconchegante. Há pratos da culinária trivial brasileira, alemã, italiana e polonesa, com opção de nove tipos de salada e doze pratos quentes no buffet à quilo (R$ 27,90 de seg. a sex. e R$ 31,90 nos sábados, domingos e feriados), incluindo três variedades de carnes. Os sucos servidos no Sabor Caseiro são, sempre, naturais. As opções de sobremesa e o cafezinho são inclusas no preço. Nos dias 7 e 8 de setembro, o Dia do Alemão, haverá comida caseira, típica alemã. O Restaurante Sabor Caseiro é aberto diariamente, das 11h às 14h, inclusive nos domingos e feriados. Rua Marechal Floriano, 42, Centro Ao lado do jornal A Gazeta, na rua em frente ao Corpo de Bombeiros (47) 3633 0144

Restaurante e Adega Alpenbier No aconchegante ambiente de estilo alpino, aquecido por uma lareira, são servidos pratos da culinária alemã e internacional. Além de apreciar o cardápio, é possível visitar a Enoteca Decanter, anexa ao Restaurante, onde são encontrados mais de 300 rótulos de vinhos e espumantes para degustar ou levar para casa, com vendas no atacado e no varejo. Aberto de seg. a sáb., almoço das 11h às 14h e jantar da 17h às 23h. Rua Benjamin Constant, 43, Centro (47) 3633 6290 alpenbier@alpenbier.com.br www.alpenbier.com.br

Restaurante Empório do Sabor Anexo ao Super Center Germânia, a casa oferece a seus clientes um delicioso buffet à quilo (R$ 28,90 de seg. a sex., e R$ 31,90 sáb., dom. e feriados). O cardápio, elaborado por uma nutricionista, é composto por 16 variedades de saladas e diversas opções de pratos quentes, além de grill com carnes grelhadas, servido diariamente. O buffet de sobremesas é cortesia da casa. Após a refeição, a dica é um espresso ou um cappucino. Aberto diariamente das 11h às 14h30. Rua Capitão Ernesto Nunes, 669, Centro Anexo ao Germânia Super Center (47) 3633 7600


12

GASTRONOMIA

Restaurante Sandori

Pauli Pães e Doces

O cardápio com mais de 70 opções é servido em um ambiente aconchegante e familiar. Entre as especialidades da casa estão o filé mignon, o contra-filé, a alcatra e a picanha. Destaque, ainda, para o Eisbein, Kassler, e os peixes: linguado, côngrio e salmão. Os pratos, em sua maioria para duas pessoas, variam entre R$ 34 e R$ 58. Almoço: ter. a dom, a partir das 11h. Jantar: ter. a sáb., a partir das 18h30. Av. Dom Pedro II, 45, Centro (47) 3633 6609 www.restaurantesandori.com.br reservas@restaurantesandori.com.br

Localizado próximo à Oxford Porcelanas, a panificadora tem destaque para pães especiais e cafés elaborados, além de doces e salgados da culinária alemã. Nos dias frios nada melhor que um chocolate quente cremoso (R$ 5,60), que pode ser acompanhado de uma fatia de torta (R$ 3,50). Aberto de seg. a sáb, das 7h às 20h. Dom. e feriados das 14h às 20h. Rua Antonio Kaesemodel, 2874, Oxford (47) 3626 8274 www.paulipaesedoces.com.br

LEGENDA:

Wasabi Cozinha Oriental Com um ambiente aconchegante, a casa oferece cardápio oriental à la carte, elaborado com produtos frescos, em especial preparações japonesas e chinesas. Há uma série de entradas, sushis, sashimis, temakis e combinados, além de pratos quentes e sobremesas que agradam a todo tipo de paladar e idade. Para beber, há opções desde o chopp artesanal, passando por cervejas diversas, sucos naturais e importados, além de carta de vinhos e as exclusivas sakerinhas. Reservas até 19h45. Aberto de ter. a sáb. a partir das 19h. Av. Dom Pedro II, 351, Centro Próximo a Unimed (47) 3635 6553 | 9927 6505 Facebook: Wasabi CozinhaOriental wasabi.sbs@hotmail.com

Estacionamento

Cartões de Crédito

Estacionamento Coberto

Wi-Fi

Ar condicionado

Acessibilidade

Lareira

Circuito Gastronômico

Pontos de Táxi em São Bento do Sul Av. Nereu Ramos – (CELESC) – (47) 3633 2410 Tv. José Zipperer - (Pça. Central) – (47) 3634 0471 R. Jorge Lacerda – (Correio) – (47) 3633 4671 Av. Argolo – (Museu) – (47) 3634 2155 R. Wenzel Kalhofer – (Rodoviária) – (47) 3633 4627 R. Henrique Schwartz – (Hospital) – (47) 3633 6666


14

CULTURA E LAZER

01, 15, 22, 29 (domingos)

Ensaio aberto do Jäger Volkstanzgruppe

Na Sociedade Atiradores 23 de Setembro, 17h Rua Rodolfo Klaumann, 264 – Centro - Informações: (47) 9976 5698 Entrada Franca 1º. a 30 (domingo a domingo)

Festival Francês do Novotel 02, 16, 30 (segundas-feiras)

Ensaio aberto da Banda Treml

Na Sociedade Atiradores 23 de Setembro, 17h Rua Rodolfo Klaumann, 264 – Centro – (47) 3633 4245 Entrada Franca 04 (quarta-feira)

Jornada da Saúde SESC – Palestra Envelhecer com qualidade: Um desafio de gestão Com a Dra. Isabela Machado Barbosa David. No SESC São Bento do Sul, 19h Rua Jorge Zipperer, 101 – Centro – (47) 3633 0658 04 (quarta-feira)

Esquenta pra Xilaque

Na Hunter Bar, 22h, Feminino R$10 e Masculino R$15 Av São Bento, 1875. Informações: 3633 4112 6, 7 e 8 (sexta-feira a domingo)

31ª Schlachtfest

Na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento Rua Vigando Kock, 100 – Centro – (47) 3633 4159 Ingressos: sob consulta

7 e 8 (sábado e domingo) Dia do Alemão – Comida caseira típica alemã No Restaurante Sabor Caseiro, das 11h às 14h 07 (sábado)

Desfile Cívico

Na Rua Barão do Rio Branco - Centro, 9h

Recreação e Lazer SESC

Na Praça Getúlio Vargas, às 11h 07 (sábado)

Desfile Festivo da 31ª Schlachtfest Nas ruas centrais, 15h 08 (domingo)

Desfile Cívico

No bairro Oxford, 9h 11 (quarta-feira)

Show Música Della Itália

No Centro Cultural Dr. Genésio Tureck, 20h Rua Felipe Schmidt – Centro Ingresso: R$10 antecipado e R$15 no dia 11 (quarta-feira)

Decanter Wine Day

No Restaurante e Adega Alpenbier 11 a 18 (quarta a quarta-feira)

4ª Edição do Projeto Magia das Bonecas do Clube Soroptimist São Bento do Sul

Na Praça de Eventos do Shopping Zipperer, 10h às 21h Rua Barão do Rio Branco, 197 – Centro – (47) 3634 1496


CULTURA E LAZER 13 (sexta-feira)

14 (sábado)

Atividades recreativas: Cama-elástica, jogos, pintura com guache. Filme “Minhas tardes com Margueritte”. Aberto ao público. Agendamento no SESC No SESC, das 9h às 11h e das 13h30 às 16h Rua Jorge Zipperer, 101 – Centro – (47) 3633 0658

No Centro Cultural Dr. Genésio Tureck, 20h Rua Felipe Schmidt – Centro – (47) 3635 3817

Aniversário do SESC 66 Anos

14 e 15 (sábado)

8ª Etapa do Catarinense Automobilístico + Turismo Clássico Catarinense + Gaiolas e Fusca Cross e a estréia da Categoria amadora “Cidade” No Autódromo Municipal Lourenço Schreiner – Rio Represo 14 (sábado) 2º ENCONTRO DE FLAUTA DOCE – Para alunos e professores de flauta doce - contrapartida social do projeto Grupo de Flauta Doce de São Bento do Sul No auditório da Escola de Música Donaldo Ritzmann, 14h Largo Hugo Fischer, 33 - Centro Gratuito 14 (sábado)

Caminhada da Acessibilidade

Saída no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, 9h, chegada na Praça Getúlio Vargas Gratuito 14 (sábado) SESC Saúde ao seu alcance No Hall do Centro Cultural Dr. Genésio Tureck, das 9h às 12h Rua Felipe Schmidt – Centro – (47) 3635 3217 Gratuito

15

Show Elvis Cover

14 (sábado)

Baile do Chopp do grupo Os Sonatas

Na Sociedade Desportiva Guarani, 22h Rua Afonso Grosskopf, 135 – Oxford (47) 3635 0706 15 (domingo)

Festa Italiana – do Circolo Italiano Na Capela São José – Bairro Serra Alta Entrada Franca 15 (domingo)

Passeio Turístico SESC

Saída do SESC com destino a propriedades rurais na região de São Bento do Sul Rua Jorge Zipperer, 101 – Centro – (47) 3633 0658 Ingresso: Grátis 18, 19 e 20 (quarta a sexta-feira)

Jantar Harmonizado

No Restaurante e Adega Alpenbier 18, 19 e 20 (quarta a sexta-feira)

22º Festival de Dança Escolar

No Ginásio de Esportes Annes Gualberto, 19h Parque 23 de Setembro, s/n – Centro – (47) 3631 6000 Ingresso: 1kg de alimento não perecível 20 a 23 (sexta a segunda-feira)

Exposição e Venda de Orquídeas do Círculo de Orquidófilos de São Bento do Sul Na Praça de Eventos do Shopping Zipperer, 10h às 21h Rua Barão do Rio Branco, 197 – Centro – (47) 3634 1496


CULTURA E LAZER 20 de setembro a 20 de outubro

1º CIRCUITO GASTRONÔMICO DE SÃO BENTO DO SUL

Com o intuito de divulgar a qualidade e diversidade do setor gastronômico da cidade, restaurantes do Núcleo de Gastronomia reuniram-se para realizar a primeira edição do Circuito. Ao frequentar os restaurantes participantes, o cliente recebe um selo. Quatro selos mais uma visita à loja da Oxford dão direito a um brinde, uma caneca comemorativo do evento. Confira o regulamento nos restaurantes e no encarte da Revista Acontece. Empreendimentos participantes: Bierzelt Cervejas Especiais, Restaurante Cotè Jardin (Novotel), Restaurante Frigideira’s, Restaurante Empório do Sabor, Restaurante Mirage, Restaurante Sabor Caseiro, Pizzaria Napolitana, Restaurante Sandori, Churrascaria Búfalo Branco, Wasabi Cozinha Oriental, Restaurante e Adega Alpenbier e Oxford Porcelanas. 21 (sábado)

Feijoada no almoço

No Restaurante e Adega Alpenbier 21 e 22 (sábado e domingo)

32º Enduro de Regularidade - 15ª e 16ª Etapas do Campeonato Catarinense e Copa Norte – São Bento Trail Clube Saída do Jeep Clube São Bento Rua Alfredo Baron, 355

21, 22 e 23 (sábado, domingo e segunda-feira)

EXPOAMA

No Parque de Eventos da CIDASC, 9h Rodovia SC 301 – Km 53 Entrada Franca 21 (sábado)

Etapa do Microrregional Dança Catarina No Ginásio de Esportes Annes Gualberto, 18h30 Parque 23 de Setembro, s/n Entrada Franca 21 (sábado)

Mostra de Dança Profética Geração Eleita No Centro Cultural Dr. Genésio Tureck, 19h Rua Felipe Schmidt – Centro – (47) 3635 3817 Ingresso: Entrada Franca

17

21 (sábado)

Passeio de Trem da Serra do Mar Estação de Rio Negrinho – Rio Natal (São Bento do Sul) – Rio Negrinho Saída: Rio Negrinho, 10h. Retorno 16h. Informações: (47) 3644 7000 Ingresso: R$ 80 23 (segunda-feira)

140º ANIVERSÁRIO DE SÃO BENTO DO SUL Desfile Alegórico e Recreação SESC Na Rua Barão do Rio Branco e Praça Getúlio Vargas, 9h e 11h - Gratuito 24 a 30 (terça a domingo)

Exposição de Rádios antigos No Museu Municipal Dr. Felipe Maria Wolff, das 9h às 12h e das 14h às 17h Av. Argolo, 245 – Centro Entrada Franca 26 (quinta-feira)

Noite do Sushi No Restaurante e Adega Alpenbier 27 (sexta-feira)

Concerto Trio Açu No Centro Cultural Dr. Genésio Tureck, 20h Rua Felipe Schmidt – Centro – (47) 3635 3817 27 e 28 (sexta-feira e sábado)

Festival Sertanejo - Aniversário 1 Ano de Hunter Bar Na Hunter Bar,23h, Passaporte para os 2 dias: R$20 Feminino e R$25 Masculino Av. São Bento, 1875 – Informações: 3633-4112 28/08 a 20/09 (segunda a sexta-feira)

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA – PAISAGEM URBANA (artistas locais) Na Galeria SESC – São Bento do Sul, das 9h às 12h e das 14h às 17h Rua Jorge Zipperer, 135 – Centro – (47) 3633 0658 Entrada Franca


18

HOTÉIS EM SÃO BENTO DO SUL

Novotel

Hotel Tank

Rua Paulo Müller, 250, Bairro Centro (47) 3634 1112 www.novotel.com.br/saobento

Av. Nereu Ramos, 154, Bairro Centro (47) 3633 4171

Hotel Stelter

Rua Augusto Klimmek, 684, Centro (47) 3633 2321

Av. Nereu Ramos, 446, Bairro Centro (47) 3634 1182 www.hotelstelter.com.br

Hotel Urupês Av. Argolo, 153, Bairro Centro (47) 3633 6389 | 3633 7225 www.urupeshotel.com.br

Hotel Recanto Paraíso da Serra Estrada Rio Represo, s/n, Bairro Mato Preto (47) 3626 2584 | 9176 3062 http://recantoparaisodaserra.blogspot.com

Filadélfia Park Hotel Estrada Fundão, 259, Bairro Mato Preto (47) 3635 1055 www.larfiladelfia.com.br

Hotel e Recanto Nossa Senhora Aparecida

Hotel Pousada São Bento

Beguizza Park Hotel BR 280, Km 120 , Bairro Lençol (47) 3635 5039 | 3635 3620 www.gebehoteis.com.br

Oxford In Pousada Rodovia BR 280, 748, Bairro Oxford (47) 3635 1516 | 9989 7644

Pousada Ávila Rua Dezenove de Novembro, 86, Bairro 25 de Julho (47) 3634 0804 www.rotasc.com.br/hotelavila

Pousada Colonial Rua Antonio Kaesemodel, 1400, Bairro Colonial (47) 3635 2206

Rua Bertha Knop, 239, Bairro Colonial (47) 3635 0030 www.recantonsa.com.br

Pousada Ponte de Pedra

Hotel Eliana

Pousada Xavier

Rua Expedicionário Isino Neumann, 71 (47) 3635 1243 | 3635 1894

Estrada Pessegueiro, 340, Bairro Dona Francisca (47) 3635 1010

Estrada Dª Francisca, 2620, Bairro Bela Aliança (47) 3626 2660 | 3632 9080


20

EXPEDIENTE

Publicação mensal do Núcleo de Gastronomia da ACISBS Produção e comercialização: Ivana Lampe acontece.comercial@gmail.com Redação: Bianca Riet Villanova Jornalista responsável acontece.conteudo@gmail.com Atendimento ao leitor: acontece.leitor@gmail.com

ANUNCIE! (47)

9996.9764

Projeto Gráfico:

Viva Comunicação Integrada - (47) 3633 5129 Capa: Desfile Festivo Foto: Ney Maia

Realização:

NÚCLEO DE

GASTRONOMIA

Impressão: Gráfica JL Tiragem: 2.700 unidades

Para anunciar, ligue: (47) 9996 9764

A Revista é uma publicação mensal, de caráter informativo, com distribuição gratuita. É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações por qualquer meio, sem prévia autorização. Todos os direitos reservados. Nossa programação é fechada com antecedência e está sujeita a alterações. Mande a sua até o dia 10 de cada mês para acontece.conteudo@gmail.com Consulte versão eletrônica da Revista : www.acisbs.org.br

Apoio institucional:


NOVOTEL



Acontece setembro acisbs