Information Week Brasil - Ed. 242

Page 40

Cardoso, da Petrobras Distribuidora: “As empresas precisam se adaptar para não perder a possibilidade de novos negócios com centros de inovação”

Foto: Ricardo Benichio

dam a necessidade de sair de uma área de conforto, onde estão estruturadas, e partir para um caminho de desafios. “É difícil e ao mesmo tempo inevitável. As empresas precisam se adaptar para não perder a possibilidade de novos negócios com centros de pesquisa e inovação.” A constante visita do CIO da Petrobras Distribuidora a esses centros é fundamental para a gestão financeira da TI, responsável por mostrar e acompanhar o que as companhias fazem lá fora, de forma a não gerar custos sem retorno. Cardoso acredita que, para isso, é necessário ter uma base de relacionamento interpessoal e boas práticas de governança. Tratar bem as pessoas e dar condição para elas produzirem são pontos essenciais no entendimento do executivo. O primeiro passo para essas boas práticas é reconhecer os seus próprios gastos dentro da companhia. No planejamento anual da empresa são previstos critérios de rasteio por serviços dos clientes internos, como o de outsourcing de impressão. Cada cliente recebe a sua conta por páginas impressas. “Dentro da empresa sempre tem debate e com isso são feitos ajustes”. De acordo com o CIO, foram criados métodos para que todos os colaboradores possam saber o quanto podem ou não gastar com serviços. “Todo o time tem que estar ciente do que se gasta dentro da empresa e eles são responsáveis pelos seus gastos, assim podem decidir com mais cautela sobre a contratação de novas pessoas, por exemplo.” Em caso de clientes externos, os custos dos serviços contratados são repassados individualmente. IWB

4343 Nelson Cardoso_petrobras_EXECUTIVOSTIDOANO.indd 43

19/03/12 11:28


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.