Edição 546

Page 21

Compromisso com a Cidade. Compromisso com você.

FARROUPILHA, 13 DE JULHO DE 2018

PROBLEMA FUTURO

Imagem: Reprodução

Osteoporose atinge 15 milhões de brasileiros Números apontam que doença é responsável por 8,9 milhões de fraturas por ano

O

s dados da Federação Internacional de Osteoporose impressionam: são quase 9 milhões de fraturas por ano. As estimativas apontam que uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens, com mais de 50 anos, já sofreram ou ainda vão sofrer alguma lesão em decorrência da Osteoporose. No Brasil, que tem uma população que está envelhecendo progressivamente, o mal já atinge 15 milhões de pessoas. Um dos grandes problemas é a dificuldade de diagnosticar a doença, já que ela não apresenta sintomas, uma das muitas doenças silenciosas. Em boa parte dos casos ela só é descoberta por ocasião de uma fratura, ressalta o médico ortopedista Rodrigo Souza Lima, da Ortosul. “Os sintomas vão aparecendo com a agravamento da doença. Entre eles, a diminuição da estatura ao decorrer dos anos, dor e sensibilidade nos ossos, dor na região lombar e no pescoço e encurvamento da postura”. O médico acrescenta que a forma mais comum de se notar o problema são as fraturas sem traumas, mais comuns no fêmur, coluna, colo e mesmo no punho. “Os principais grupos de risco para desenvolver a Osteoporose são as mulheres, especialmente depois da menopausa, decorrente da baixa hormonal, os caucasianos, magros, sedentários e tabagistas”, afirma o especialista.

Os fumantes estão no grupo de risco, bem como quem consomem muito álcool e café, possuem doenças crônicas ou casos registrados de Osteoporose na família. Veja abaixo o que pode ser feito para evitar o problema.

Alimentação recomendada

O consumo de alimentos ricos em cálcio, como couve e brócolis, repolho, leite e derivados, ajuda a manter a saúde dos ossos, de acordo com a nutricionista funcional e oncológica Michelle Mendes, da Aliança Instituto de Oncologia. Ela explica que o leite possui uma grande quantidade de cálcio, porém a fração absorvida pelo organismo é pequena. Já a couve e o brócolis, por exemplo, apesar de possuírem uma quantidade menor que o leite, apresentam uma absorção mais fácil pelo corpo humano. Além do cálcio, a saúde dos ossos depende de vários outros nutrientes, como vitaminas D, K e os minerais magnésio, cobre e zinco, enumera Michelle.

Por um corpo em movimento

Manter o corpo em atividade física também ajuda a prevenir a ocorrência. Uma vida sedentária, sem prática de exercícios, contribui para um quadro de fragilidade dos ossos e consequentemente, aparecimento da doença. Para quem já possui a Osteoporose, a atividade é geralmente recomendada no tratamento. Para

Fonte Rico em cálcio, consumo de leite é recomendado para evitar a ocorrência da doença

os que não tem o diagnóstico, mas apresentam dores nos ossos e articulações, o exercício físico é recomendado como uma forma de prevenção, de preferência realizado a partir da orientação de um profissional habilitado.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.