__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Rio de Janeiro, 16 de Dezembro de 2012. Nº 50

A INUSITADA TRAJETÓRIA DE UMA IGREJA CENTENÁRIA. É com grande satisfação em nosso coração que neste dia especial, fazemos chegar às suas mãos um pouco da trajetória histórica da Primeira Igreja Batista de Campo Grande. A história da Primeira Igreja Batista de Campo Grande, você verá, começa, inusitadamente, no bairro de Santa Cruz. Foi lá que, no ano de 1900, um grupo de irmãos da “Igreja Evangélica Baptista do Engenho de Dentro” hoje, Segunda Igreja Batista do Rio de Janeiro, iniciou um ponto de pregação do evangelho. Temos grande dívida com o Pastor Florentino Rodrigues da Silva, que sustentado pela Associação Batista Estrangeira, iniciou o trabalho e logo após transferiu a liderança do trabalho ao missionário norte-americano Arthur Beriah Deter, que ao assumir o trabalho, liderou a organização da igreja ocorrida no dia 18 de dezembro de 1903, com quinze membros. Em 09/08/1919 quando já estava com seus 30 membros a igreja transferiuse para o bairro de Campo Grande. Os poucos registros da época dizem que a transferência seria provisória, porém, Deus tinha um plano diferente. A Igreja permanece até hoje neste bairro. Em março de 1922, foi comprada a propriedade da Rua Ferreira Borges, que, naquela época, numa visão futurista, já era considerada localização estratégica, por estar no centro do bairro. A Primeira Igreja Batista de Campo Grande tem se destacado por seu espírito missionário. Este espírito missionário procede em primeiro lugar da obediência da igreja ao Ide de Jesus. Cremos em segundo lugar que em parte esse espírito missionário é uma herança da igreja-mãe. A PIBCG caracterizou-se por sua contínua vocação para pregar o evangelho e organizar igrejas bem estruturadas sob todos os pontos de vista: Totalmente legalizadas, auto-sustentáveis, com templos próprios, com lideranças definidas e comprometidas com a Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira.


Com todo este potencial missionário e com a benção de Deus, ao longo destes anos a igreja organizou 29 igrejas filhas, que geraram 31 igrejas netas, 14 bisnetas e 04 trinetas. Contar essa história é um privilégio. Fazer parte dela um privilégio ainda maior. Tenho certeza absoluta que todos os 18 pastores que já passaram por esta igreja são gratos a Deus pelo fato de poderem escrever com suas próprias vidas uma boa parte desta linda e inusitada trajetória. Neste momento histórico não podemos nos esquecer de deixar registrada a importância daquele a quem o Senhor escolheu e capacitou para contar essa história. Alguns personagens viveram a história e diretamente fazem parte dela. Outros a compartilharam através de conversas e testemunhos dos fatos ocorridos. Contudo, para que este livro se concretizasse, foi preciso um “contador de histórias” para que ele pudesse estar em suas mãos. Temos muito a agradecer a Deus a vida e instrumentalidade do Pr. Gilson do Carmo Batista. Foram anos de dedicação e pesquisa. Muito tempo dispendido para que essa obra ganhasse volume. Muitas idas e vindas. Muitas visitas, telefonemas, emails, cartas e entrevistas pessoais. Muito trabalho deu ao autor, juntar todos esses documentos e fotos. Muitos dias dedicados à leitura de atas e boletins da igreja. Tanta dedicação, não ficará sem o reconhecimento daqueles que têm em suas mãos esta obra prima. Sua firmeza e constância tornam evidente a forma sempre abundante com que este servo tem orientado o seu ministério. Na Escritura Sagrada encontramos a certeza e a convicção de que seu “trabalho não é vão no Senhor”. Este livro é certamente um presente de Deus na vida desta Igreja Centenária. Ele não é, e tão pouco pretende ser a história toda. O papel deste livro é tão somente manter viva a memória, transformando em registro documental a linda e bela história de uma Igreja centenária. A história é tão grande quanto a Igreja. Sua abrangência e alcance não poderemos aqui mensurar. Deixaremos isso à eternidade. Aproveite este domingo especial de lançamento deste livro histórico, para compartilhar com seus amigos a “inusitada história de uma igreja centenária”. Pr. Carlos Elias de Souza Santos


16/11 – Domingo – Ana Lúcia Lima dos Anjos, Francisca Freitas de Azevedo, Marcia Valéria Januário de Souza. 17/11 – Segunda-feira – Emerson Fonseca da Silva, Jaricelda Santos Azevedo, Magalona da Costa Monteiro, Mara Lúcia da Silva Souza, Nilceneth Vianna da Silva, Wanezza Viana da Silva. 18/11 – Terça-feira – Izabelle Pereira da Silva, Jocemar Rabello da Costa, Marcelo Avelino Soares, Maria de Lourdes de Souza Mattos, Marta Vieira de Amorim, Natália Goulart David. 19/11 – Quarta-feira – Aline Reguine da Rocha Rodrigues, Jackeline de Oliveira Pontes Lizeu, Ligia Eliane de Souza Chagas, Luiz Otavio Jordão Veloso de Castro, Rafael Rosa de Lucas – Surdo. 20/11 – Quinta-feira – Daniel Gonçalves de Azeredo, Diléia de Andrade Ferreira, Erinete da Silva Ferreira, Ivonete Oliveira das Chagas, Jaqueline Cidrini Gonçalves Madeira, Milene Candido Sales, Rivaldo José Ney, Sandra Teixeira Lima Airam, Vagner Berbat. 21/11 – Sexta-feira – Maria Cristina Abreu Tosta Rodrigues, Maria Jose Braz Gomes Nogueira, Sonia Dayse Andrade de Ataíde, Therezinha de Oliveira Souza. 22/12 – Sábado – Carlos Alberto Rodrigues, Durvalina Teles da Rocha, Eliane Azevedo Matias da Silva, Leonardo de Souza Coelho, Manoel Luiz de Azevedo Filho, Marcelo dos Santos de Sant'Ana, Monique Agatha da Silva de Souza, Sebastiana dos Santos, Ubiratan Francisco Pinheiro – Surdo. MOTIVOS DE ORAÇÃO “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tiago 5.16)

EM TRATAMENTO NOS LARES: Ana Maria Cardoso, Antônia Luíza da Conceição, Berenice de Almeida Ferreira, Eliane Helena - Surdo, Eliete de Souza, Eunir Cristino Lopes, Gabriele Monteiro Farias, Irailde Vieira Machado, Joana Pickler Anomal, Jael Ângelo Gomes da Silva, Luís Fernando Marques da Cruz, Luiza Dias de Azevedo, Marcos da Silva Trajano | Maria da Paz, Maria Fraga, Mª Madalena F. de Oliveira, Manoel Martins, Nezi Ferreira Machado, Natanael Almeida da Silva, Neiva da Silva Luiz, Noêmia Antunes, Oscar Rodrigues da Hora, Roberto da Silva Barros, Rosemary G. Sampaio, Suenir Larrúbia de Oliveira, Valdevina Gonçalves Ferreira, Wilson Oliveira da Silva. HOSPITALIZADOS: Denise Dutra – Centro de Apoio à Terceira Idade | Eunice dos S. Vieira – Sase | Maria de Lurdes M. Cardoso – Hospital Mario Kroeff - Quarto 407 | Waldir de Albuquerque (Marido de Maria da Penha Rodrigues) – Hospital Joari | Wilson Machado (Marido de Irailde Machado) – Hospital RRM – Méier (Rua Tenente Costa, 160), 2º andar, Quarto 215, Visitas: de 10h as 11h (manhã), de 16h as 17h (tarde), de 15h as 17h (Domingos e Feriados).


Min. Música - Maria Angélica A. M. Santos musica@pibcgrj.org.br Escala de Domingo – 16 de dezembro - 2012 Pianista: Vivian (m) / Fernando Pedro (n). Tecladista: MM Leônidas Barbosa (m/n) Regente: Sem. Luisa Fátima (m) / Mariza Avellar (n) Mensagem Musical: Coro Aisar (n). Vocal: Cintia, Isabele, Diego, Diego, Joyce, Heber e Jansen. Instrumental: Xin, Marcos Pedro, Guilherme, Gilson, Patrick e MM Leônidas. Escala de Domingo – 23 de dezembro - 2012 Pianista: Sem. Luisa Fátima (m) / Fernando Pedro (n). Tecladista: MM Leônidas Barbosa (m/n) Regente: Sem. MM Angélica Miranda (m/n) Mensagem Musical: Coro Viver e vencer e Coro Infanto Juvenil (m) / Coro Exultação e Coro Aisar (n). Vocal: Vitória, Simone, Keithy, Camila, Alex, Rafael Aragão e Jessé. Instrumental: Claudio, Gilson, André, David Ferreira, MM Leônidas e Adriana Pedro.

23 de Dezembro: Um Natal Indescritível ! 1. Pela manhã, teremos a integração das gerações: Coro Viver e Vencer e Coro Infanto Juvenil. Sabemos, em Deus, que será um culto maravilhoso, onde poderemos perceber o cuidado do Deus Conosco em todas s gerações, sendo Ele mesmo o elo, a ligação entre os seus.

2.No culto vespertino, acontecerá mais um culto ao Deus Vivo, contando e cantando a história do Natal; a história que escrevemos a partir de Jesus, o Emanuel, o Deus Conosco em nossas vidas. Será apresentado pelo Coro Exultação, Aisar e Orquestra. Venha celebrar, adorar ao Senhor em família! Com a graça do Eterno Deus é que realizaremos todos os projetos. Orem, clamem a Deus para que todo o Seu propósito seja realizado, através de nós, em mais um Domingo! No amor de Cristo Jesus, MM Angélica Miranda


Pr. Elber Costa Macharetti - Min. de Evangelismo e Missões missoes@pibcgrj.org.br MISSIONÁRIO CONVIDA PROFESSORES DE INGLÊS A DAREM AULAS NA ITÁLIA

Se você é professor de inglês ou é fluente no idioma e gostaria de usar este talento na obra de missões, você tem uma grande oportunidade de evangelizar e fazer novos discípulos na Itália. Há alguns anos a nossa Igreja Batista de Cesena (foto), na Itália, desenvolve o ministério de aulas de inglês. Nosso objetivo é alcançar pessoas, em especial italianos, para Cristo. Conquistamos alguns resultados: tantos e novos contatos foram estabelecidos, pessoas já se converteram a Cristo e uma jovem italiana foi batizada. .

Proposta A proposta é que o voluntário venha para servir por, pelo menos, um período de três meses, que poderá ser estendido caso o participante possua um passaporte de um país membro da Comunidade Europeia. O voluntário deverá levantar recursos para custear suas despesas de ida e volta, moradia e alimentação. O que fazer agora? Peça a Deus orientação e confirmação por sua participação. Compartilhe com o seu pastor e igreja o seu desejo de participar deste projeto. Entre em contato com o setor de voluntários da JMM: voluntarios@jmm.org.br e também comigo: nicodemof@gmail.com Calendário: As aulas serão reiniciadas em junho de 2013. Elas acontecem de uma a duas vezes por semana nas dependências da igreja. Pr. Fabiano Nicodemo Missionário em Cesena


Chamada à Adoração, Piano (MM Angélica Miranda).

Chamada à Adoração, Orquestra. Oração de Louvor e Gratidão.

Oração de Louvor e Gratidão. Vamos a Belém... Gratos a Deus Pelo Maior Amor Expresso a Humanidade.. Dando Seu Filho a Nós Recitativo Bíblico: Rm 8.31,32; Jo 3.16; 1 Pe 5.11. Canto – A Deus Demos Glória (Crosby/Doane) – Estr. 1 e 2. Saudai o Nome de Jesus (Perronet/Ellor) – Estr. 1 e 3. Gratos Por Ser o Cabeça e Sustentador da Igreja. Leitura Bíblica Alternada: Ef 4.10; Cl 1.18; Hb 13.20 e 21. Canto – No Serviço do Meu Rei (491 HCC – Ackley) – Estr. 2 e 4. Gratos Por Toda a Provisão e Sustento. Momento de Gratidão e Intercessão. Dedicação de Vidas e Bens. Canto – Eu Me Alegrarei (Zschech). Oração de Consagração / Saída das Crianças.

Recitativo Bíblico: Mt 1.1,2 e 6. Canto – Pequena Vila de Belém (98 HCC – Brooks/Redner) – estr 1 e 4. Surgem Anjos Proclamando (104 HCC – Mel.Trad.Francesa) – estr 1 e 4. Encontrar o Amor. Leitura Bíblica Uníssona: Mt 1.21-23; 1 Jo 4.9 e 10. Mensagem Musical, Coro Aisar. Cristãos, Cantai / Natal. Encontrar a Paz, Perdão e Esperança. Canto – Glória e Honra (Piragine) / Deus Forte (Lucas). Momento de Intercessão. Dedicação de Vidas e Bens. Canto – Anjos das Mansões de Glória (97 HCC – Montgomery/Smart). Oração de Consagração / Saída das Crianças. Mensagem Musical, Coro Aisar. Noite Feliz.

Mensagem, Pr. Gilson do Carmo Batista. Canto - Ouvi Contar a História de Jesus (Hino 499 – HCC - Bartllet/Sutton).

Mensagem, Pr. Carlos Elias de Souza Santos.

Homenagens e Gratidão.

Canto – Noite de Paz! Noite de Amor! (91 HCC - Mohr/Gruber).

Oração e Bênção.

Oração e Bênção.

Poslúdio, Instrumental.

Poslúdio, Orquestra.


Pr. Ricardo Ramos da Silva - Ação Social social@pibcgrj.org.br

CELEBRANDO A RECUPERAÇÃO VENHA CELEBRAR CONOSCO AS MARAVILHAS E MILAGRES OPERADOS POR DEUS EM NOSSAS VIDAS: “CULTO DE CELEBRAÇÃO”. LOUVOR E ADORAÇÃO, TESTEMUNHO DO PODER DE DEUS, ORAÇÃO, TEATRO E REFLEXÃO BÍBLICA. AMANHÃ, 17 DE DEZEMBRO – 19h30. PARTICIPE DESTA BÊNÇÃO E ABENÇOE VIDAS! CONFRATERNIZAÇÃO E ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO MINISTÉRIO VIVER E VENCER Dia 20 de dezembro, a partir das 09h00. Local – Sitio em Guaratiba. Inscrições: Nelzi ou Georgina. Marcelo Jaccoud – Assistente Social assistentesocial@pibcgrj.org.br (Atendimentos: Domingos, Terças e Sextas)


MANANCIAL 2013 Se você deseja adquirir já o seu, procure o irmão Roberto Cunha. Valor: R$7,90 (cada). ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL Se você não pode frequentar a EBD às 8h30, uma nova classe espera por você, às 17h45, na Sala 206. Professor Adiel. Não perca essa oportunidade de estudar a bíblia! CULTOS NOS LARES Você quer um culto no seu lar? Se você deseja o apoio de DEVAM, procure o nosso diretor, Pr. Samoel José Luiz. Ele ficara feliz em servi-lo e abençoá-lo. MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO Coordenador - Pr. Elias de Oliveira Dias. Conheça os componentes deste Ministério: HOJE – 3º Domingo: Líderes: Victória Botelho e Stephany Berto. Aline, Alline, Ana Carolina Bahia, Brunno Martins, Cintia, Daniel Botelho, Evanir, Marcos Júnior, Paula Januário, Wandy. ESCALA DE RECEPÇÃO M N

Domingo – 16/12 Matilde Fernando

Quarta – 19/12 Matilde

M N

Domingo – 23/12 Oliveira Ademir


Missão Batista do Piraquê / RJ Pr. Joel Francisco de Sousa e Eni da Costa de Sousa Rua Ator Jece Valadão, s/nº Lote 7 – Quadra147 – Pedra de Guaratiba. Atividades: Domingo - EBD, 09h | Culto de Adoração e Louvor, 19h. Quarta-feira – Discipulado “Conhecendo Deus” – 19h30. Quinta-feira – Culto de Oração – 19h30.

Missão Batista Memorial da Cidade Batista / RJ Pr. Emmanuel Rodrigues de O. Neto e Sandra Maria D. de Oliveira Estrada dos Caboclos, 359 – Campo Grande. Atividades: Domingo - Culto Despertar da Fé, 10h / Culto Louvor de Adoração, 19h30. Sábado - 9h - Futebol para meninos / Brechó missionário / MMA.

Terça-feira – 18h – Judô / Quinta-feira – 18h – Judô. Missão Batista de Barbacena / MG Pr. Fernando Oliveira Neves e Lizete das Neves Av. José Francisco Bias Fortes de Abreu, 936 – Bairro Dinis II – Barbacena. Atividades: Domingo EBD, 09h | Culto Vespertino,19h | Quarta-feira – Estudo Bíblico, 19h. Quinta-feira – Grupo de Comunhão nos lares, 19h | Sexta-feira – Culto de Oração, 19h.

Pr. Márcio Matias dos Santos - Min. com Surdos surdos@pibcgrj.org.br

ESCALA DE INTERPRETES Domingo – 16/12 M

Elisângela/Eli

N

Marta/Isabela

Quarta – 19/12 Eli

Domingo – 23/12 M

Elisângela/Eli

N

Isabela/Marta

Segundas-feiras, 19h: Condomínio Capemi – Bloco 4 ou 5. Primeira terça-feira, 9h: Mercedes Jacinto – Rua César Garcez, 168 Joari – Campo Grande. Últimos Sábados, 15h: Delnira Silva de Paula e Vera Maria Silva de Paula – Rua Carius, 156 – Campo Grande (próximo ao viaduto novo).


RECADASTRAMENTO Até o dia 30 de dezembro de 2012, as 20h30. FALTAM 15 DIAS PARA O FIM DO RECADASTRAMENTO! Domingo – Sala 102 – De 8h30 as 9h45 / De 18h as 19h. 2ª feira – Secretaria – De 9h as 12h e das 13h as 18h. 3ª, 5ª e 6ª feira – Secretaria – De 9h as 12h e das 13h as 18h / Sala 102 – De 18h às 21h. 4ª feira – Secretaria – De 9h as 12h e das 13h as 18h / Sala 102 – De 18h às 19h30. Documentos Necessários: 01 foto 3x4, Copia Identidade, Copia CPF, Copia Comprovante de Residência, Copia Certidão de Nascimento ou Casamento. LANÇAMENTO DO LIVRO “A Inusitada Trajetória de Uma Igreja Centenária”. De autoria do Pr. Gilson do Carmo Batista. HOJE, dia 16/12/2012, às 10h.

CULTO DE ANIVERSÁRIO DA PIBCG O Culto de Celebração do seu 109° Aniversário acontecerá no dia 19/12/2012 (QUARTA-FEIRA), as 19h30. Orador Oficial: Pr. Josué Mello Salgado. Todos estão convidados! Para Dízimos e Ofertas Depósito Bancário: PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE CAMPO GRANDE CEP: 23050-350 Banco do Brasil - Agência: 0127-9 Conta Corrente: 500.789-5 CNPJ: 33.664.020/0001-16


Pr. Bruno Araujo Ferraz - Min. de Jovens e Adolescentes - juventude@pibcgrj.org.br

#CONFRATERNIZAÇÃO ADOLESCENTES - Dia 22 de dezembro. Adolescentes, separem essa data!

#Confraternização Pg´s - No dia 29 de dezembro, às 15h ocorrerá a confraternização do fim do livro “O Discípulo Radical”. Todos os que participam ou participaram serão bem vindos. Em breve mais informações em nossas redes sociais. #Garrafinhas Verdade & Graça - Doe R$10,00, lembre-se de orar pelo retiro de carnaval dos jovens. Você estará conosco e se lembrará da gente com uma garrafinha do “Verdade e Graça 2013”. #Retiro de Carnaval. VERDADE E GRAÇA 2013 - Inscrições abertas, aproveite. Último final de semana com o desconto do “plano B”. #Rede Social Retiro - www.facebook.com/verdadeegraca #Vamos Pra Rua? Todas as sextas após o Arquibancada. #Redes Sociais: Facebook – Juventude Pibcg RJ Twitter – JuventudePIBCG

ANIVERSÁRIOS DE CASAMENTO: 18/12/2012 – Manoelita Alvarina da Silva & Wilson Oliveira da Silva 47 Anos – Bodas de Jaspe. 18/12/2012 – Solange M. de Aragão & Osvaldo S. de Aragão 20 anos – Bodas de Porcelana. 19/12/2012 – Ivaneide Almeida P. da Silva & Luiz Carlos O. da Silva 25 Anos – Bodas de Prata. AGRADECIMENTO Marcos Aurélio de Oliveira agradece a Deus pela aprovação de sua filha Jéssica Vitória Melo de Oliveira no vestibular da UFRRJ para o Curso de Administração de Empresas. Pr. Anderson de Souza Maciel - Min. de Famílias familia@pibcgrj.org.br


16 Domingo – EBD, 8h30 / CULTO – Lançamento do Livro: “A Inusitada Trajetória de Uma Igreja Centenária”, 10h / Ensaio do Coral Jovem (após o culto da manhã) / Ensaio da Orquestra, 17h – Templo / Ensaio Coro das Mãos, 17h30 – Sala 405 / Recepção de Novos Membros, 18h – sala 102 / CULTO, 19h. 17 Segunda-feira – Maturidade Saudável, 07h30 / Ensaio Coro de Câmara, 19h30 / Discipulado Mulher Única, 19h / Celebrando a Recuperação, 19h30 – Salão de Cultos. 18 Terça-feira – Desperta Débora (Mães em Oração), 17h – Sala 204 / Ensaio do Coro Faia Verde, 18h – Salão Krieger / Ensaio do Coro Infantil, 18h – Sala 110 / Mensageiras do Rei, 19h – Sala 304 / Discipulado Mulher Única, 19h – 305 / Discipulado do Min. com Surdos, 19h – Sala 411 / Embaixadores do Rei, 19h30 – Sala 301 / Ensaio do Coro Exultação – 19h30 – Templo / Ministério Infantil – Estudo Bíblico e Troca de Experiências do Ministério com Crianças, 19h30 – Sala 109. 19 Quarta-feira – Maturidade Saudável, 07h30 / Ensaio Viver e Vencer, 18h / Culto de Aniversário PIBCG – 109° ANOS, 19h30. 20 Quinta-feira – Culto do Ministério com Surdos, 19h – Salão Krieger / Ensaio da Orquestra, 19h – Sala 202 / Ensaio do Coro Exultação, 19h30 – Templo. 21 Sexta-feira – Ensaio Grupo Melodia, 19h – Sala 205 / Ensaio Orquestra, 19h30 / Arquibancada Jovem, 20h. 22 Sábado – Ensaio do Louvor, 9h. 23 Domingo – EBD, 8h30 / CULTO, 9h45 / Ensaio do Coral Jovem (após o culto da manhã) / Ensaio da Orquestra, 17h – Templo / Ensaio Coro das Mãos, 17h30 – Sala 405 / Recepção de Novos Membros, 18h – sala 102 / CULTO, Celebração de Natal – Musical de Natal – Coro Exultação e Aisar, 19h. Pastor Titular - Pr. Carlos Elias de Souza Santos | pastortitular@pibcgrj.org.br Min.de Evangelismo e Missões – Pr. Elber Costa Macharetti | missoes@pibcgrj.org.br Min. de Famílias – Pr. Anderson de Souza Maciel | familia@pibcgrj.org.br Min. de Música – Maria Angélica Azeredo Miranda Santos | musica@pibcgrj.org.br Min. de Ação Social - Pr. Ricardo Ramos da Silva | social@pibcgrj.org.br Min. com Surdos – Pr. Márcio Matias dos Santos | surdos@pibcgrj.org.br Min. de Jovens e Adolescentes – Pr. Bruno Araújo Ferraz | juventude@pibcgrj.org.br

Domingo – EBD, 08h30 / Culto Matutino, 09h45 / Culto Vespertino, 19h. Quarta-feira – Culto de Oração e Estudo Bíblico, 19h30. Quinta-feira – Culto dos Surdos, 19h. 2ª, 3ª, 4ª Sexta-feira – Culto Jovem, 20h. 1º Sábado – Culto Jovem, 19h.

Profile for Primeira Igreja Batista Campo Grande

Boletim de 16-12-2012  

Boletim dominical.

Boletim de 16-12-2012  

Boletim dominical.

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded