Issuu on Google+

Informativo

MONTREAL PARTICIPA DE PROJETO QUE AJUDA A CONTAR A HISTÓRIA DA BAHIA Empresa é a responsável por digitalização de todo o acervo do jornal A Tarde que agora está à disposição da população em terminais de computador públicos distribuídos por Salvador estarão disponíveis para consulta digital as edições do jornal A Tarde de 1956 a 1999. A Montreal Informática é a líder nacional no setor de GED/ECM, serviço estratégico que dá conta de uma série de necessidades de empresas que geram grande quantidade de documentos em vias analógicas: diminuir a quantidade de materiais que necessitam de estoques físicos; garantir a segurança de informações importantes; preservar a longevidade de documentos; dar acesso automatizado e organizado a dados de fontes digitalizadas; qualificar o uso de informações em diferentes processos de gerenciamento; permitir a rápida recuperação de conteúdos. Em sua história de mais de 10 anos de serviços prestados nesse setor, a empresa já ultrapassou a marca de 350 mi-

foto: assessoria de imprensa

A Montreal Informática foi a empresa responsável pela digitalização de quarenta e quatro anos de história contadas nas páginas do jornal A TARDE. Tratase do projeto História da Bahia – da memória impressa ao conteúdo digital, que colocará à disposição da população todas as edições do jornal de 1912 a 1955. O processo de digitalização e indexação dos exemplares teve início em abril de 2009 e o conteúdo agora poderá ser acessado por meio de terminais de computador instalados na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, no Arquivo Público e em outros pontos de Salvador. A pesquisa do material digitalizado pode ser feita por edição, tema ou data. O trabalho de digitalização prossegue e, até o segundo semestre deste ano,

Vista parcial do Pelourinho em Salvador

lhões de documentos processados, de notas fiscais a multas de trânsito, de acervos de jornais a arquivos de identificação civil. Entre os principais clientes se encontram o McDonald’s, a Oi, o Banco Central, as Lojas Marisa, a Gerdau, a Avon e a Transpetro. O processamento e a digitalização de documentos são feitos em plantas localizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e em Brasília, além dos sistemas implantados nos próprios clientes.

EU FAÇO PARTE Code Ciphers do Brasil associa-se à ABRID Foi aprovada no último dia 24/02, em reunião de diretoria, conforme exigência regimental, a associação da empresa Code Ciphers do Brasil à ABRID. Seu trabalho é focado em desenvolvimento de soluções e projetos para identificação humana.


O Serviço de Controle de Imigração do Canadá (CBSA) escolheu o seu novo leitor de documentos “Full Page Document Reader” da 3M para capturar dados dos documentos de viagem a aumentar a segurança em suas fronteiras. Com uma combinação de hardware e software, o leitor de documentos 3M captura imagens em alta definição de documentos de viagem nacionais e internacionais de forma eficiente e rápida. Entre os documentos, estão passaportes com ou sem chip, carteiras de habilitação com códigos de barra bidimensional e tarja magnética, carteiras de viajantes com ou sem chip smartcard (frequent traveller cards), entre outros. O contrato de cinco anos permitirá ao CBSA atualizar e expandir o uso dos leitores 3M nos postos de fronteira canadense. O CBSA espera começar a implantar os leitores nos pontos de entrada do país a partir de abril de 2010. “O Serviço de Controle de Imigração do Canadá está empenhado em manter a segurança das fronteiras do país, facilitando o fluxo dos viajantes e dos bens”, disse Rachelle Maio, Diretora Geral de Inovação, Ciência e Tecnologia da CBSA. “por meio da escolha do leitor Full Page Reader da 3M, nós procuramos o estado da arte em termos de tecnologia para maximizar a eficiência da segurança do nosso processo de imigração na fronteira canadense.” Compatível com o sistema existente do Serviço de Controle de Imigração do Canadá, o avançado leitor de documentos 3M ocupa pouco espaço

na mesa através de seu design ergonômico e compacto, permitindo seu uso com apenas uma mão, sendo estas duas características essenciais, dadas as limitações de tempo e espaço à disposição dos funcionários do Serviço de Controle de Imigração. Concebido a partir dos olhos do usuário, o dispositivo lê os documentos de vários tamanhos e espessuras em todos os ângulos. Pode suportar diferentes condições ambientais, incluindo umidade e poeira, e tem duas portas USB externas para acomodar integrações com outros dispositivos no futuro. Possui opcionalmente um leitor de cartões de contato tipo SmartCard além de leitor de alta frequência (UHF). “Atualizações em sistemas que envolvem a segurança nacional devem ser simultaneamente simples e eficazes”, disse Matt Pepe, diretor executivo da área de SSPS (Safety, Security and Protection Services Business) da 3M Canadá. “A 3M fará uma parceria com o Serviço de Controle de Imigração do Canadá para garantir uma transição suave, fornecendo profissionais locais para suporte on-site durante as fases de integração e implementação, além de serviços de garantia e manutenção regulares.” O leitor de documentos “Full Page Document Reader” é fabricado pela unidade da 3M Canadá em Ottawa e apoiada por uma rede de profissionais. Por mais de 30 anos a 3M vem oferecendo soluções inovadoras em identificação e autenticação que protegem pessoas, propriedades e privacidade em todo o mundo.

Assessoria de imprensa - 3M

internacional

CONTROLE DE IMIGRAÇÃO DO CANADÁ ATUALIZA SISTEMA COM NOVO LEITOR 3M

GEMALTO LANÇA DEVICE SERVICE LINK E FACILITA ACESSO A BANDA LARGA MÓVEL A Gemalto acaba de lançar o “UpTeqTM Device Service Link” para facilitar o acesso à banda larga móvel. Esta inovação possibilita que os usuários usufruam dos serviços móveis de sua operadora com apenas um clique em qualquer computador com o cartão SIM multimídia. Uma vez que o cartão seja inserido no dispositivo de internet móvel (agenda, netbook, tablet PC, ebook, etc.), ele carrega a identidade visual da operadora e os serviços disponíveis, garantindo a segurança das aplicações móveis no ambiente do PC. Até este momento, a Gemalto vem trabalhando com os principais fabricantes, incluindo Acer, Asus, Elitegroup Computer Systems Co. Ltd., Lenovo IdeaPad e Toshiba. Mais de 30 modelos compatíveis com o SIM multimídia estarão disponíveis ao longo de 2010. Com o ‘Device Service Link’, os usuários terão uma experiência instantânea de banda larga móvel a partir de seu computador e, ao reiniciarem a máquina, podem restaurar imediatamente o ambiente personalizado de sua operadora, suas preferências, seus conteúdos e configurações pessoais. O cartão SIM multimídia retém suas funções originais de autenticação, portabilidade e segurança das aplicações móveis no mundo do PC, além de oferecer continuidade de serviço quando os usuários trocam de rede (de 3G a WiFi, por exemplo) o que proporciona uma conexão “sempre ligada”, sem interrupções. Para as operadoras de dis positivos móveis, a personalização de computadores a partir do SIM simplifica processos operacionais de distribuição e amplia seu alcance de mercado, o que significa oferecer mais opções de escolha aos clientes.


O governo chinês está usando os microcontroladores de alta confiabilidade da Infineon Technologies para os novos passaportes eletrônicos. A Infineon recentemente deu início ao fornecimento de chips para o projeto do passaporte chinês que é um dos dois maiores projetos desta natureza no mundo. No primeiro bimestre de 2010, todos os passaportes chineses serão emitidos com o novo formato eletrônico. O governo chinês estima que em torno de 6,5 milhões de passaportes eletrônicos serão distribuídos aos cidadãos, diplomatas e funcionários do governo. No total, estão em circulação, atualmente, mais de 30 milhões de passaportes na China.

Na China, dois ministérios estão envolvidos no programa de passaportes eletrônicos: o Ministério de Segurança Pública, que é responsável pelos cidadãos, e o Ministério de Relações Estrangeiras, que é quem responde pelos diplomatas e funcionários do governo. A Infineon é o único fornecedor de semicondutores participando em dois projetos de passaporte eletrônico na China. Além disso, todos os passaportes chineses incluem um micro-controlador de alta confiabilidade, seguramente criptografado, contendo as mesmas informações do documento impresso, tais como nome do portador, data de nascimento, foto, o período de validade do passaporte e seu número.

expressas

China seleciona chips de segurança Infineon para passaportes eletrônicos

8º CERTFORUM O 8º CertForum irá repetir o formato que adotou no ano anterior: a junção do CertForum com o Encontro Nacional de Identificação, resultando no Congresso da Cidadania Digital, em Brasília. Ao todo, são 3 etapas regionais e o Congresso, ao final, que reúne a certificação digital e a identificação em um único evento. Afinal, a união desses dois eventos possibilita e incentiva o debate em relação à identidade digital. A sociedade, cada vez mais interconectada por computadores, demanda que a identificação ocorra não apenas no meio físico, mas também no virtual. Fica claro que certificação digital e identidade civil são projetos que caminham juntos para viabilizar a identidade digital, dando maior segurança nas transações feitas e serviços obtidos via rede mundial de computadores. Belo Horizonte - 08/04/10 Rio de Janeiro - 29/04/10 Recife- 20/05/10 São Paulo - a definir Brasília - 09 a 11/06/10 – Congresso da Cidadania Digital

TENDÊNCIAS DOS CARTÕES FEITOS COM GARRAFAS PET SE CONSOLIDA reafirmamos/comprovamos que o projeto é viável para produção em larga escala”, diz. Segundo Castejon, o produto despertou o interesse de vários outros bancos e emissores de cartões e a expectativa é de que novos negócios com este tipo de material sejam anunciados brevemente.

Assessoria de imprensa - INTELCAV

A IntelCav acaba de anunciar que alcançou a marca de 100 mil cartões produzidos a partir da reciclagem de garrafas PET pós-consumo. Eles têm como emissor o Bradesco e se destinam ao programa “Fundação Amazônia Sustentável Bradesco MasterCard”. Com esta meta batida, a empresa comemora o fato de ter ajudado a eliminar da natureza cerca de 8.320 garrafas de dois litros, pois se estima que para cada 10 mil cartões fabricados sejam utilizadas 832 embalagens deste tipo. Para o presidente da IntelCav, Fernando Castejon, a marca dos 100 mil cartões fabricados é mais um estágio na consolidação da tendência deste tipo de produto que tem forte apelo no âmbito sócio-ambiental, pois incentiva uma mudança de atitude em relação à preservação do meio ambiente. “O conceito do projeto recebeu o aval no ano passado com a vitória no Prêmio Eco. Agora, com a produção desta quantidade e seu pleno funcionamento,

Modelo de cartão produzido com garrafa Pet


A SMARTRAC N.V, maior fabri-

importantes vantagens fiscais, se com-

cante e fornecedora de transporders

parado aos produtos que são fabricados

RFID, informa que sua subsidiária em

no exterior e têm que ser importados

Manaus, Brasil, faz provisões para pas-

“O mercado da América do Sul

saportes eletrônicos e se programa para

tem sido um grande potencial em ter-

projetos de

cartões de identificação

mos de aplicações em identificação di-

digital na América do Sul. As primeiras

gital” diz Dr. Christian Fischer, CEO da

amostras para um processo de licitação

SMARTRAC. “Estamos confiantes que os

eletrônica já foram entregues e produ-

benefícios de nossa unidade de produ-

zidas na unidade da região amazônica.

ção em Manaus, combinado com nossa

Assessoria de imprensa - Smartrac

SMARTRAC: DEMANDA DE PASSAPORTES ELETRÔNICOS E CARTÕES DE IDENTIFICAÇÃO DIGITAL

Clientes acreditam na SMAR-

tecnologia superior e experiência de

TRAC local, em sua presença benéfica

longos anos nos ajude a ganhar a cota

tificação eletrônica são fabricados com

na região e em sua longa experiência na

de mercado nesta região.”

tecnologia de propriedade da empresa.

fabricação de inlays de alta segurança.

Inlays RFID de alta segurança

Essa tecnologia superior fixou normas

Os pedidos de um fornecedor local pos-

para passaportes eletrônicos, National

para aplicações de alta segurança e é a

sibilitam parcerias comerciais, além de

ID Cards e ainda documentos de iden-

escolhida para mais de 30 projetos de passaportes eletrônicos no mundo. Na América do Sul, a adoção de passaportes eletrônicos e cartões de identificação estão atualmente em estágios iniciais. Com o decurso do desenvol-

Assessoria de imprensa - Smartrac

vimento do mercado e com crescente de-

Expediente:

manda, a SMARTRAC pretende converter sua unidade de produção em Manaus em um ambiente de alta segurança, conforme os critérios internacionais.

Presidente: Célio Ribeiro - Jornalista responsável: Andressa de Oliveira 3261/DF - Tiragem: 5.000 exemplares periodicidade mensal - Contato: (61) 3234-6282 - Projeto gráfico e diagramação: Infólio Comunicação / www.infoliocom.com / 61 - 3326 3414.


info 02 - 2010 MAR