Issuu on Google+

Ano I = #01 FEVEREIRO DE 2013

Tiragem: 20.000 Distribuição domiciliar GRATUITA

“Epidemia” de

infarto afeta jovens Apesar do infarto em jovens matar menos, uma vez que o coração deles, em geral, é mais saudável , o problema deixa marcas para o resto da vida.

CarnaBarra

Cobertura completa do pré carnaval da Barra/Caravelas. Pág. 11

PILATES

Um método de muitos benefícios para a qualidade de vida. Pág. 15


Na revista InFoco Magazine o anunciante ganha em DOBRO!

Foto ilustrativa

Promoção! Anuncie e

concorra a uma moto HONDA 0 Km. Nosso carinho e respeito aos nossos anunciantes vão além de uma relação comercial. Comprovado! Quem anuncia mais, vende mais... E a nossa revista é o mais novo e eficiente catálogo de vendas do extremo sul baiano.

ANUNCIE: (73) 3291-9422 Os cupons serão totalizados em 10.000 unidades que seguem uma sequência de 0001 a 9999. Os anunciantes ganham de acordo com o tamanho do anúncio. Segue o critério: Tamanho:

5x5 = 1 cupom | 10x5 = 2 cupom | 20x5 = 3 cupons | 1\2 pagina = 5 cupons | 1 pagina = 10 cupons

Regras: 1. O sorteio ocorrerá juntamente ao sorteio da loteria federal que acontecerá dia 29\06\2013 o prêmio será do ganhador que estiver com o cupom com a numeração do 1º prêmio sorteado na data citada acima. 2. É indispensável a apresentação do cupom sorteado que deverá está assinado e carimbado pela InFoco Magazine. 3. Caso o ganhador do 1º prêmio não se pronunciar o premio será limitado até o 3º prêmio. Caso ambos não compareça o prêmio não será entregue. 4. A entrega do prêmio será no proprio estabelecimento e\ou sede da revista com a presença da IMPRENSA local, servido de um coffee break oferecido pela direção da revista. Especificações do Magazine prêmio: Uma Revista InFoco | (1) 2 Moto Honda Titan KS 125 - OKM, cor indefinida, não é emplacada.

Revista


EDITORIAL

facebook.com/InFocoMagazine twitter.com/infocomagazine

EXPEDIENTE

Diretor Executivo André Paternostro andre@infocomagazine.com.br

Supervisão Geral e Produção Keyla Tigre keyla@infocomagazine.com.br

Editor Responsável e Revisor Lúcio Andrade - MTb: 4232/BA jornalismo@infocomagazine.com.br

Redatores André Paternostro Lúcio Andrade Design e Diagramação Analice Esteves criacao@infocomagazine.com.br

Fotografia Anderson Souza Comercial Ana Maria Aguiar anamaria@infocomagazine.com.br

Colunistas Hendrik Aquino (Jornalista e Design) Daniele Barreto Drº Rodrigo Esteves Colaboradores Ary Viera (Teixeira agora) Gel Lopes (Portal N3) Daniela Ferreira Ápio Vinagre InFoco Magazine Rua Dr. José Alencar, 460 Ouro Verde - Teixeira de Freitas – BA

(73) 3291-9422

E-mail: revistainfocomagazine@gmail.com É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização e citação da fonte. Os artigos e matérias assinadas não expressam obrigatoriamente a opinião desta publicação.

A

REVISTA INFOCO MAGAZINE foi criada com intuito de melhorar e enriquecer a comunicação e a publicidade em nossa região. O objetivo é alcançar todos os moradores e comerciantes do Extremo Sul baiano, informando não apenas sobre as ações que acontecem em nossa cidade como também assuntos de relevância a todos, com formato contemporâneo e uma linha editorial abordando diversos temas com independência, credibilidade da informação, linguagem simples, diagramação moderna e de excelente qualidade gráfica. Nossos leitores são potencias formadores de opinião e consumidores de produtos de diversos nichos de mercado, entre eles: politico, empreendedorismo, gastronômico, autos, moda, saúde, beleza, esporte, imobiliário, cultural, lazer e etc. O conteúdo da revista será produzido a partir do departamento de comunicação e jornalismo da nossa própria redação. Com a proposta de levar informações organizacionais e de interesse geral, esta publicação torna-se uma ótima opção para anunciar produtos e serviços e fixar a imagem da sua marca com foco dirigido e distribuição garantida em toda região. “Será um desafio grande implantar um projeto como este aqui no Extremo Sul, pois a logística de distribuição será o fator mais delicado que iremos enfrentar. Nosso planejamento de entrega foi pautado para o primeiro semestre entregar em 13 municípios. Itabela, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Mucuri, Vereda, Lajedão, Medeiros Neto, Itanhém, Ibirapuã. A partir do segundo semestre estenderemos nossa revista aos 21 municípios que compõe todo o Extremo Sul baiano.”

NOSSO DIFERENCIAL: A Revista InFoco Magazine pensou em tudo, do anunciante ao cliente final, tendo uma preocupação desde do desenvolvimento da campanha do anuncio até o interesse e a necessidade do leitor por aquela determinada matéria ou anúncio. Então INOVAMOS e lançamos o SELO DE VANTAGENS e\ou SELO DE DESCONTOS. Este selo oferece ao leitor uma porcentagem de descontos e vantagens nos serviços ofertados e é também uma forma de controle de retorno da campanha para o anunciante. André Paternostro Diretor - andre@revistainfocomagazine.com.br Revista InFoco Magazine | 3


Revista InFoco Magazine | 4


É

só começar o Ano Novo para logo surgir àquela vontade imensa de mudar. A saudável necessidade de renovação que toma conta da maioria das pessoas, às vezes pode revelar talentos surpreendentes. Já pensou em mudar o visual dos móveis através da Pátina? A técnica artesanal que simula a ação do tempo na madeira incentiva a reutilização dos móveis antigos – uma atitude politicamente correta aliada ao prazer do “Faça você mesmo”. Modismo à parte, o ato de fazer a Pátina requer dedicação e criatividade. Vale a pena lembrar que o ideal será escolher um móvel em bom estado para aplicação da técnica, dica da experiente Valdice Lisboa dos Santos, que se tornou profissional na área. Inúmeras são as peças da artista que decoram residências e lojas de Teixeira de Freitas e região. “Na prática, nem sempre os móveis estão conservados, por conta disso, acabei

FAÇA VOCÊ MESMO:

aprendendo a restaurar antes de iniciar a Pátina”, afirmou. Para os iniciantes, recomenda-se primeiro a contratação de um carpinteiro, depois colocar a mão na massa! No caso do móvel para ser repaginado apresentar alguns desgastes, sem problemas, a variedade técnica da Pátina possibilita a criação de efeitos que encobrem ou disfarçam pequenas imperfeições da madeira. O charme ficará por conta do toque pessoal, a simples troca dos puxadores de gavetas fará grande diferença no visual. Segundo, Valdice Lisboa, noções de arte também ajudam na decisão pela técnica da Pátina. “A peça pronta deve se harmonizar com o restante do ambiente, nunca destoar”. Os estilos mais conhecidos são: Tradicional, Lixada, Lavada ou Satiné, Provençal, Batik e Decapê. Agora que já sabe por onde começar, conheça o passo a passo da Pátina.

DECORAÇÃO, CASA E JARDIM

O novo velho movél repaginado

PASSO A PASSO

Página Provençal Passo1: Lixar bem, mas muito bem mesmo, para tirar todo o verniz . Quando o móvel é liso fica bem mais fácil, dá para usar lixadeira e tudo, mas aqui , com tantos detalhes, lixar na mão. A lixa usada neste caso foi a 60, para madeira.

Passo 2: Pintar de branco, mas deixando um pouco da madeira aparecendo. Para a pintura, usar uma trincha e esmalte à base de água, que é melhor que o esmalte normal. Este pode ser diluído em água, tem um cheirinho muito bom e é bem mais econômico. Tem gente que usa tinta acrílica, mas eu prefiro o acabamento que fica com o esmalte.

Antes

Depois

Passo 3: Depois de bem seco, lixe todas as partes da cômoda. O que vale aqui é o resultado que você quer: se prefere o móvel mais branco, lixe bem pouco. Se prefere com mais madeira aparecendo, mais rústico, lixe bem mais. A lixa usada aqui foi a 80, para madeira.

Depois de lixar tudo, o móvel está prontinho !!! Se você achar que está muito rústico, pode passar um pouco mais de branco, mas com o pincel quase seco e apenas nas partes que quer clarear. Não é necessário passar verniz acrílico, pois o esmalte protege bem . Revista InFoco Magazine | 5


SAÚDE

De OLHO nas lentes de proteção solar D

urante o verão, a exposição ao sol, além de prejudicial à pele, compromete a visão, principalmente, no período das 10 às 16 horas que ocorre maior incidência dos raios ultravioletas (UV). O uso adequado dos óculos de sol faz a diferença entre um verão saudável e o aparecimento de lesões oculares. Aquela máxima de que o barato sai caro, ilustra bem a ideia de se levar vantagem comprando óculos mais em conta nos vendedores ambulantes. Na hora da foto, você pode até fazer bonito, porém, olhos sem proteção, dependendo do caso, perdem totalmente a visão ou sofrem de doenças, entre as quais, a catarata. “É um perigo porque as lentes são feitas de plástico comum, desprovido de correção. Outro agravante, as lentes escuras devido à inexistência de proteção ultravioleta atuam na dilatação das pupilas, aumentando

Revista InFoco Magazine | 6

ainda mais a absorção dos raios no fundo dos olhos”, alerta o oftalmologista, Dr. Fábio Borges. Quem usa óculos de grau, o ideal é optar pelas lentes antirreflexos ou transition que escurecem expostas à claridade. Já quem busca opções específicas para o sol, deve avaliar o seguinte nos óculos de sol: o rótulo ou etiqueta que indique 100% de proteção UV; lentes grandes o suficiente para proteger os olhos e pálpebras; uma cor neutra que não altere as cores verdadeiras (vermelha e verde dos semáforos) e um modelo que envolva as têmporas protegendo contra a luz lateral. “Costumo dizer o seguinte, quando chega o verão todos se lembram de passar na pele o filtro de proteção solar, então, ressalto que os óculos de sol são os protetores solares dos olhos”, finalizou o Dr. Fábio Borges.


om 5 anos de estrada e liderada pelos cantores Gilson Leite e Kenny Vasconcelos, a banda Café Pequeno é, sem sombra de dúvidas, um estouro de musicalidade, além de garantir a diversão da galera por onde eles passam. Fomos ao encontro de Gilson e Kenny em Cumuruxatiba, no litoral do extremo sul onde eles passam a maioria do tempo que sobra em sua agenda de shows. “Sempre estamos por aqui, Cumuru é um verdadeiro paraíso, é onde encontramos inspirações e retransmitimos em nossas canções” diz Gilson Leite. Atualmente, a banda vem fazendo inúmeros shows sendo cotada para se apresentar nos melhores eventos de todo extremo sul e nos estados de Minas Gerais e Espirito Santo. “Nossa influência musical vem desde Paralamas, Skank, Capital á Fernando e Sorocaba, Gustavo Lima, mesclando ainda do Pop rock ao sertanejo universitário, fazendo a galera cantar e dançar” diz Kenny Vasconcelos Ambos parabenizaram a nossa equipe e disseram estar surpresos com a repecusão e a receptividade que a revista InFoco Magazine está tendo na região. “Magnifica a ideia de André Paternostro. Realmente ele está trazendo um formato de revista diferente e com muito estilo para nossa região” disse Gilson Leite.

MÚSICA

SOM DE QUALIDADE, sinônimo de diversão! C

Revista InFoco Magazine | 7


Revista InFoco Magazine | 8


Revista InFoco Magazine | 9


TECNOLOGIA

Galaxy X Iphone

a guerra não declarada Jovens nos Estados Unidos se interessam mais pelo smartphone da Samsung do que por aparelho da Apple. Uma pesquisa da Buzz Marketing revelou que os jovens dos Estados Unidos estão mais interessados pelos smartphones da linha Galaxy, da Samsung, do que os iPhones, da Apple. Dois fatos indicam essa preferência: Quando o pai de um adolescente compra um novo iPhone, o antigo é repassado aos mais novos, de acordo com o estudo, esta sensação de aparelho defasado colabora para que os produtos da Apple sejam mal vistos pelos adolescentes. Outro fator que leva os jovens a preferirem os Galaxys é a ausência de novidades realmente inovadoras nos lançamentos da Apple.

Revista InFoco Magazine | 10

X


CARAVELAS

O CarnaBarra em Caravelas garantiu a alegria e diversão dos Caravelenses e turistas.

O

Carnabarra- Festa do pré-carnaval que acontece todos os anos na Barra de Caravelas, este ano foi promovido de 25 a 27 de Janeiro e foi sucesso absoluto. Com um publico bonito e em clima de muita paz, a Policia Militar estimou em cerca de 30 mil foliões nos três dias de evento. O prefeito Jadson Ruas e toda a sua equipe não economizaram, e organizaram um verdadeiro carnaval na orla da praia do Grauçá. O evento teve início na sexta-feira, (25), a todo vapor, com um arrastão que percorreu toda a orla. Puxado pela banda Nosso Skema, o grupo colocou o folião pra sair do chão. No palco, foi a vez da banda Audácia com seu estilo pagodão, fazer todo mundo quebrar até o chão. Entre as atrações principais do sábado, (26), as bandas Nosso Estilo, Classe A e Ciclone, e o mega show da banda Raghatoni, que não economizou simpatia e fez o publico cantar e dançar com hits que já estão fazendo sucesso na capital do carnaval, Salvador. Músicas como “A revolta”, sucesso da banda, fez a galera ir ao delírio. Tony Sales, em entrevista exclusiva à nossa reportagem, confessou que “tocar no extremo sul é uma satisfação, pois o carinho do publico para com eles é imenso”. Aproveitou para parabenizar o prefeito Jadson pela iniciativa, e a belíssima festa. No Domingo (27) a festa ocorreu durante todo o dia comandada pelas bandas Estilo da Rapaziada, Daniel Show, e banda Pontal que fez a alegria dos foliões finalizando o pré-carnaval da Barra. Confira as fotos do evento. Revista InFoco Magazine | 11


CARAVELAS

Revista InFoco Magazine | 12


CARAVELAS

Revista InFoco Magazine | 13


Revista InFoco Magazine | 14


ESTÉTICA E BEM ESTAR

PILATES: O

um método de muitos benefícios para a qualidade de vida

Pilates que surgiu no ano de 1920, através do alemão Joseph Pilates, consiste na composição de uma série de exercícios e alongamentos que respeitam os princípios do movimento do corpo do ser humano e exige muita concentração de quem o pratica. Esse método sofreu algumas influências no decorrer dos anos de práticas como as Artes Marciais, Yoga e Zen Budismo. Alguns dos benefícios do Pilates que exercita corpo e mente ao mesmo tempo são: combate ao estresse, melhora no equilíbrio e estimulo à coordenação motora, correção da postura, melhora na flexibilidade e na respiração, ganho de musculatura corporal, ajuda na reabilitação de disfunções causadas por doenças ou acidentes, ameniza dores, prevenção de fraturas causadas pela osteoporose e auxílio na perca de peso. É uma técnica que utiliza quase que unicamente o peso do próprio corpo. O método que está sendo bastante procurado pode ser praticado por crianças, adultos, idosos, grávidas, atletas, entre outros. Não tem uma idade limite para se praticar o Pilates. Esse é um exercício que está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Para quem não gosta da agitação das academias, o Pilates é uma boa opção, pois permite que o aluno faça a sua aula individualmente, em dupla ou até em trio, dependendo do espaço. O ideal é que seja praticado de duas a três vezes por semana ou todos os dias.

“A diferença da prática do Pilates para uma academia é que em uma academia você trabalha com mais de dez pessoas juntas, onde o instrutor não tem como ficar o tempo todo apenas com um aluno, trabalha com muito movimento, muito som. O Pilates é uma aula exclusiva”, explicou Roberto Gonçalves, instrutor de Pilates e fisioterapeuta. O atendimento deve ser feito somente por profissionais que sejam fisioterapeutas ou educadores físicos, desde que sejam capacitados para ministrar as aulas.

Revista InFoco Magazine | 15


CAPA

“Epidemia” de infarto afeta jovens

Apesar do infarto em jovens matar menos, uma vez que o coração deles, em geral, é mais saudável, o problema deixa marcas para o resto da vida.

Revista InFoco Magazine | 16


O

número de brasileiros na faixa etária dos 20 aos 40 anos que são acometidos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) chama a atenção da classe médica. As causas apontadas são a má alimentação, tabagismo, sedentarismo e estresse – características típicas do ritmo de vida atual. Para os especialistas, a maioria desses fatores definidos como mutáveis, podem ser evitados, a partir da mudança de hábitos. Em contrapartida há os fatores imutáveis, que são a idade (o paciente é de risco depois dos 40 anos), sexo (no caso o masculino) e hereditariedade (filhos e descendentes de pessoas com histórico de doenças cardiovasculares). O alerta, entretanto, é de que quantos mais fatores de risco a pessoa apresentar, sejam mutáveis ou imutáveis, maiores os risco de eventos coronários. Uma “barriga de Chope” decorrente da má alimentação sinaliza perigo. Homens com 94 centímetros e mulheres com 80 centímetros de circunferência abdominal têm tendência a adquirir problemas cardíacos. Além desses fatores, o uso da cocaína representa um quarto dos ataques cardíacos não fatais em pessoas com idade inferir a 45 anos, entre os efeitos está o aumento da frequência cardíaca. Temido por muitos, porém, desconhecido pela maioria, o Infarto Agudo do Miocárdio refere-se à morte de parte do músculo cardíaco (miocárdio), que ocorre de forma rápida (ou aguda) devido à obstrução do fluxo sanguíneo das artérias coronárias para o coração. Apontado como uma das causas da parada cardíaca, o sintoma mais conhecido do IAM indica uma dor sentida no peito, que requer atendimento médicos imediato. Há registro de outros sintomas igualmente preocupantes.

CAPA

Muitas pessoas morrem ou têm problemas cardiológicos permanentes por não buscarem socorro médico rapidamente. Hoje, existem excelentes tratamentos para o Infarto Agudo do Miocárdio, que podem salvar vidas e prevenir incapacidades físicas. No entanto, o tratamento é mais efetivo quando iniciado dentro da primeira hora de início dos sintomas. Por isto, é importante reconhecer um episódio de infarto.

SINTOMAS Os sintomas clássicos do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) incluem dor precordial intensa ou retroesternal, com sudorese, palidez, dispneia e palpitações. A dor que dura de 15 a 30 minutos e pode irradiar-se aos braços, à mandíbula ou ao dorso, muitas vezes é desencadeada por esforços físicos ou estresse emocional, mas também no decorrer de um repouso, no momento que a pessoa está descansando.

Cardiologistas explicam que a dor do infarto piora gradativamente, o que justifica a descrição dos pacientes citando um aperto no peito ao relatar o sintoma, assim que procuram atendimento médico. As localizações mais típicas da dor do infarto estão ilustradas abaixo. Ocorreu que 25% dos IAM são silenciosos porque apresentam sintomas atípicos, algo relativamente comum nos pacientes idosos, mulheres ou diabéticos. Há casos em que não há dor no peito e os sintomas se restringem a cansaço intenso, vômitos, tonturas, confusão mental, desmaios, náuseas e/ou um desconforto inespecífico no peito ou abdômen. Por isso, existem casos de pacientes que infartam e nem ficam sabendo. Se a área necrosada for pequena e os sintomas atípicos, o paciente só descobre que já infartou ao submeter-se a um eletrocardiograma ou ecocardiograma de rotina. Revista InFoco Magazine | 17


• Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares matam 17 milhões de pessoas a cada ano em todo o mundo. Em 2020, esse número deve aumentar para 25 milhões, causando uma a cada três mortes no mundo (número seis vezes maior que o de mortes por AIDS). No Brasil, hoje, em média 33% da população morre todos os anos vítimas de infartos do miocárdio ou Acidente Vascular Cerebral (AVC). • Levantamento do Instituto Dante Pazzanese, feito nos principais hospitais cardiológicos de São Paulo, entre 2007 e 2008, apontou 249 casos de infarto em pessoas entre 17 e 40 anos. A maioria era de homens com menos de 30 anos (60% dos casos). O tabagismo é o principal fator de risco para infartos – 91% das vítimas eram fumantes. • Um estudo realizado recentemente pelo Ministério da Saúde com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) detectou que os registros de internações por infarto, em pessoas até 30 anos, aumentaram 9,7% nos últimos quatro anos, passando de 686 casos em 2008 para 753 em 2011. • Uma pesquisa realizada pelo Ibope mostra a queda no consumo de frutas e verduras: 76% dos entrevistados afirmaram que não consomem as quantidades mínimas de frutas e verduras indicadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e que contribuem diretamente para o aumento de riscos à saúde cardíaca. • A recomendação da OMS é de que as pessoas devem consumir em torno de cinco porções de verduras e legumes variados diariamente. Com as frutas, a ingestão deve ser de pelo menos três porções diversas ao dia.

Revista InFoco Magazine | 18

TRATAMENTO O tratamento precoce pode prevenir e limitar os danos causados ao músculo cardíaco. O importante é agir rápido diante dos primeiros sintomas de infarto agudo do miocárdio, procurando um atendimento médico prontamente. Alguns tratamentos são iniciados pelo médico diante da primeira suspeita de infarto do miocárdio, mesmo antes do diagnóstico ser confirmado definitivamente. São eles: • Inalação de oxigênio, para melhor oxigenação no músculo cardíaco; • Aspirina, para prevenir formação de trombos ou coágulos sanguíneos; • Nitroglicerina: trata-se de um medicamento utilizado para reduzir a sobrecarga de trabalho do coração e melhorar o fluxo de sangue pelas artérias coronarianas; • Tratamento da dor torácica com analgésicos. A presença da dor pode piorar um quadro de infarto agudo do miocárdio.

[

[

CAPA

Uma vez feito o diagnóstico de infarto do miocárdio (ou quando a suspeita é muito forte) são iniciados tratamentos mais específicos para tentar restaurar fluxo sanguíneo para o coração o mais rápido possível.

Os tratamentos incluem procedimentos e medicamentos, sendo os mais utilizados: • Trombolíticos: medicações que dissolvem o trombo ou coágulo no interior das coronárias; • Beta-bloqueadores: diminuem a sobrecarga do coração; • Inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA): controlam a pressão arterial e reduzem a tensão do músculo cardíaco; • Anticoagulantes: previnem a formação de trombos ou coágulos; • Antiagregantes plaquetários: também previnem a formação de trombos; • Outras medicações para reduzir a dor, ansiedade ou tratar arritmias. Quando as medicações não conseguem parar o processo de infarto, são necessários procedimentos médicos para melhor tratamento. Os procedimentos mais utilizados para desobstruir as coronárias são a angioplastia e procedimentos do tipo ponte de safena (a safena é uma veia da perna que é transplantada para o coração no lugar da artéria coronária obstruída). Este procedimento de transplante de vasos sanguíneos para substituir a artéria coronária, que está obstruída, pode ser feito também com artérias mamárias (do tórax) e artérias radiais (dos antebraços). Todo tratamento deve ser prescrito e acompanhado por médicos, de preferência em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


CAPA

COMO EVITAR O exemplo que foi citado inicialmente – a mudança de hábitos – é fundamental para o combate aos fatores de risco mutáveis, que causam o Infarto Agudo do Miocárdio. Recapitulando, trata-se da má alimentação, tabagismo, sedentarismo e estresse. Portanto, recomenda-se: • Seguir uma dieta balanceada, rica em frutas e verduras. Com baixa quantidade de gorduras e sal; • Perder peso no caso de obesidade ou sobrepeso; • Parar de fumar; • Praticar atividades físicas regularmente, sob orientação médica; • Tratar adequadamente doenças como o colesterol alto, hipertensão arterial e diabetes mellitus. Uma vez que também pode haver os fatores de risco imutáveis (idade, sexo e histórico familiar), o ideal nesses casos são check-ups periódicos para identifi-

car o risco de um ataque, inclusive, nas pessoas abaixo dos 40 anos. Além dos exames físicos, o médico deverá fazer a análise de outros exames, como eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergométrico. No caso de detectarem alterações serão realizados exames mais complexos. Caberá ao paciente aproveitar a oportunidade para solicitar ao cardiologista a indicação da atividade física mais apropriada, lembrando que nenhum exercício é permitido sem o aval médico. Embora o infarto em jovens tenda a matar menos, uma vez que, em geral, o coração deles é mais saudável e ainda não sofre de co-morbidades que afetam os mais velhos, como a diabetes e a hipertensão, o infarto deixa uma cicatriz no órgão. O jovem tem redução da função ventricular, o coração diminui a contratividade e passar a bater mais fraco. São marcas que ficam para o resto da vida.

Revista InFoco Magazine | 19


Revista InFoco Magazine | 20


Revista InFoco Magazine | 21


CULTURA

Coral e dança na confraternização da MELHOR IDADE

A

s meninas do Ceviti, (assim são chamadas as integrantes da Universidade Aberta da Terceira Idade-Uati), foram a grande atração da confraternização do Núcleo de Atendimento à Saúde do Idoso (Nuasi) de Teixeira de Freitas, realizada em dezembro no Cenarium Eventos. De bem com a vida, elas soltaram a voz no tributo ao Centenário de Gonzagão, além de mostrarem toda ginga na coreografia de clássicos e cantigas da cultura popular. No repertório do coral, cuja formação atual ocorreu há alguns meses, a interpretação da consagrada música Asa Branca emocionou a plateia. A apresentação já consagrada no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), contou com o acompanhamento do músico Marcelo Calazans. O canto é uma das várias atividades oferecidas gratuitamente na Uati que completou 15 anos. A dança, outra atividade concorrida no Uati Ceviti, foi destaque no evento. Enquanto os meninos, ainda minoria, preferiram observar, as me-

Revista InFoco Magazine | 22

Marinês José, coordenadora do Uati Ceviti.

ninas esbanjaram vitalidade nos passos coreografados ao ritmo de O Xote das Meninas – mais um grande sucesso do mestre Luiz Gonzaga. Foi o tempo de trocar o figurino para elas voltarem entoando as canções do Reisado das Ciganas, tradicional manifestação pesquisada no Rodopiando a Cultura Popular, um dos movimentos que integram a Universidade Aberta à Terceira Idade. Entre as pérolas reveladas nestas pesquisas, destacam-se as cantigas entoadas nas roças durante a pilagem de arroz, café e milho. A escolha certa para encerrar a apresentação no Cenarium. Para quem gostou da ideia de integrar um grupo tão animado, a boa noticia é que este ano, a partir de março, as inscrições serão abertas sendo oferecidas dezenas de atividades, entre as quais, ginástica, pintura em tecido e outras. A idade mínima permitida é 55 anos para ambos os sexos. “Hoje na UNEB, Campus X, Teixeira de Freitas, temos a Uati junto do Ceviti que é uma sigla antiga com a qual o grupo se identifica, então, a denominação passou a ser Uati Ceviti” detalhou a professora Marinês José de Souza França, coordenadora do respectivo programa.


a tendência Do Verão 2013

N

o auge da estação mais esperada, a maquiagem leve ganha contornos vibrantes com as sombras para os olhos nas cores pêssego, prata e azul metálico – a estrela do Verão 2013. Só azulados, esfumaçados ou contrastando com outros tons, o que vale é apostar no estilo próprio realçando os pontos fortes do olhar. Sem restrição da tonalidade de pele, as brasileiras vão azular à vontade! Para fechar o look, o batom vermelho vivo que ressurge com força total. Durante o dia, o visual muda radicalmente. O Filtro de Proteção Solar já se tornou obrigatório. A boa notícia, conta a maquiadora e cabeleireira Cleudes Santos, está no uso dos Bloqueadores Solares da cor da pele que, além de protegerem, auxiliam no disfarce das imperfeições. Na sequência, a aplicação da máscara de cílios e delineador à prova d’água garante o visual de verão, que permite ainda o brilho do gloss nos lábios. “Nos cabelos, tanto as mechas quantos as luzes permanecem em alta seguidas da balaiagem que é o tom sobre tom. Todas adoram estas variações, sejam brancas, morenas ou negras, por isso, acredito que estas colorações vieram para ficar”, aposta a proprietária de salão de beleza. Para quem aderir à moda, recomenda-se a aplicação de um Leave-In contendo filtro solar, caso contrário os cabelos podem ficar esverdeados quando molhados na água do mar ou da piscina. No cair da noite, os topetes, rabos de cavalo e tranças dominarão as cabeças femininas. De volta à moda, os cabelos cacheados prometem fazer o maior sucesso, sempre soltos qualquer que seja o horário.

MODA E BELEZA

Olhar azul metálico:

Necessaire (kit verão)

- Lenços umedecidos para limpeza facial - Creme Hidrante Fa cial - Corretivo - Base - Pó Compacto - Sombra (três a qu atro cores) - Lápis para os olho s - Delineador - Máscara para os cíl ios - Blush em pó - Baton (cor preferid a) - Lápis de boca - Gloss

Revista InFoco Magazine | 23


Revista InFoco Magazine | 24


TRAGÉDIA

Os (ir)responsáveis de Santa Maria Este início de ano foi marcado por um grave acidente numa boate em Santa Maria (RS) que estarreceu o mundo e revelou muito mais do que a irresponsabilidade dos administradores de uma casa noturna, mas, sim, escancarou - da forma mais trágica possível - a fragilidade da fiscalização estatal aos locais que abrigam multidões. É, amigos, enquanto pais enterram seus quase duzentos jovens filhos e alguns sobreviventes vão recebendo alta do hospital, o país busca explicações sobre os motivos do desastre... E as encontra: na ganância de empresários e na ineficiência do Estado... Sempre ele: o Estado. Mas, enquanto o ministro Alexandre Padilha visita doentes (em franca campanha para 2014) e Dilma aparece nos noticiários chorando, estarrece-nos o fato de não ter sido adotada nenhuma ação efetiva no sentido de exigir que prefeituras e Corpo de Bombeiros realizem uma intensa fiscalização nas ca-

sas noturnas e restaurantes por todo o país! Visitas e choro não evitarão novos acidentes e novas mortes. Já passou da hora de deixarmos de ser um país do “jeitinho”, da “sensibilidade”, para ser um país de estadistas sérios. Deixarmos de ser um país que se orgulha do “populismo”, com políticos que enlutecem ao posar para fotos para ser um país no qual as leis são efetivamente cumpridas pelo próprio Estado. Diante de tudo que presenciamos nos últimos dias - declarações contraditória do Corpo de Bombeiros, parlamentares propondo reformas na legislação, políticos oportunistas incentivando mudanças na estrutura dos órgãos de fiscalização -, segue o Brasil (país sem memória) já deixando ao longe os rostos das vítimas de Santa Maria... e vendo continuar lhes faltando o que efetivamente ceifou a vida de quase duas centenas de jovens: compromisso com o outro, responsabilidade e respeito.

Daniele Barreto é Consultora Política, Advogada, pós-graduada em Direito do Estado e especialista em Marketing Político. www.danielebarreto.com.br

O país busca explicações sobre os motivos do desastre... E as encontra: na ganância de empresários e na ineficiência do Estado

Revista InFoco Magazine | 25


GASTRONOMIA

Escondidinho de macarrão ao Forno Ingredientes: 2 colheres (sopa) de amido de milho 2 xícaras (chá) de leite 1 xícara (chá) de queijo muzzarella ralado Sal, pimenta do reino e noz moscada ralada à gosto 1 lata de creme de leite 4 xícaras (chá) de macarrão parafuso cozido al dente 50grs de queijo parmesão ralado para polvilhar Margarina para untar

D

urante o verão deve se ter atenção com a alimentação. Nessa época, são alimentos como verduras, legumes, frutas, macarrão, arroz integral, entre outros, as opções escolhidas pelas pessoas que buscam refeições nutritivas e saudáveis. Todos são leves, de fácil digestão, além da facilidade no preparo. Uma sugestão é o delicioso “Escondidinho de Macarrão ao Forno”. Confira a receita!

Modo de Preparo: Em uma panela, dissolva o amido de milho no leite e leve ao fogo baixo, mexendo até começar a engrossar. Acrescente a muzzarella, sal, pimenta e noz moscada, mexendo até derreter. Retire do fogo e misture o creme de leite. Misture 4 colheres (sopa) do molho ao macarrão e disponha em um refratário médio untado. Cubra com o restante do molho, polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno médio, pré aquecido, por 20 minutos ou até dourar. Sirva em seguida. Se desejar, sirva acompanhado de salada verde. Dica: Se desejar, misture ao creme sobras de frango ou de frios.

Creme de chocolate com calda de menta

U

ma dica de sobremesa do Gourmet Carlos Henrique, formado em Gastronomia pela Universidade Vila Velha (UVV), para servir após a refeição, é o creme de chocolate com calda de menta. A combinação do amargo do chocolate com a refrescância da menta é um sabor bastante requintado, cuja receita é fácil de preparar.

Revista InFoco Magazine | 26

Ingredientes: 1/2 Kg de chocolate em barra meio amargo 1 lata de leite condensado 2 caixinhas de creme de leite 1 colher (café) de manteiga 2 colheres de geleia de menta (encontrado em supermercado) 4 colheres de água morna Modo de Preparo: Creme de Chocolate: Derreta o chocolate em banho Maria, desligue o fogo e acrescente o leite condensado, o creme de leite e a manteiga. Deixe esfriar. Coloque em taças de vidro. Calda de Menta: Bata com o garfo até que dissolva. Acrescente a calda de menta em cima do creme de chocolate e sirva gelado. Dica para Enfeitar: Coloque uma cereja e folhinha de hortelã em cima da sobremesa para enfeitá-la.


Revista InFoco Magazine | 27


Revista InFoco Magazine | 28


Modelo

KIDT ESE N A S S I L E M Melissa Ferreira Cruz Pai: Denis Alves G. Cruz Idade: 10 meses MĂŁe: JĂŠssica Ferreira S. de Araujo Naturalidade: Teixeira de Freitas Desenhos: Galinha Pintadinha e Backyardigans Comida preferida: Danoninho Cor: Rosa Nome Completo:

Revista InFoco Magazine | 29


Ellen Oléria Com um jeito manso, Ellen Oléria mostra que é uma artista nata. Formada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, a música entrou na sua vida desde cedo, por influência do pai e dos irmãos músicos. Desde então, mesmo quando não apostava no som como uma carreira profissional, a música nunca mais a deixou. O sucesso chegou antes do The Voice Brasil, mas foi o programa que deu a projeção que Ellen precisava. Mesmo com a fama repentina, ela mantém os pés no chão. Prefere acreditar que isso é uma oportunidade, mas que terá que batalhar para fazer valer a pena o esforço. Esquecimento? Não, ela não tem medo, pois sempre esteve “na pista para jogo” e trabalha muito. Da equipe do baiano Carlinhos Brown, Oléria conta que Salvador mora no seu coração e que ela já se sente parte do cenário da cidade.

Revista InFoco Magazine | 30


Revista InFoco Magazine | 31


ENTREVISTA

De frente com

Ailson Cruz O

vereador Ailson Cruz, eleito na última eleição com 1.113 votos pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e, o único vereador eleito da coligação PSDB e PPS, partidos aliados do até então, prefeito Pe. Apparecido Rodrigues Staut, foi entrevistado pela revista InFoco Magazine sobre sua trajetória política e sobre Segurança Pública. Casado, pai de uma filha, vindo de uma família humilde de seis irmãos, Ailson se declara um verdadeiro homem de fé. “Ninguém sabe as dificuldades que passei, sem apoio financeiro, sem grupo político, e, mesmo assim, resolvi encarar esse desafio por saber e entender a carência que existe em nossa cidade, Teixeira de Freitas e, principalmente, no distrito de Santo Antônio, onde não tem um representante político trabalhando em prol dos moradores. Por isso, eles vivem em uma situação inaceitável”.

InFoco Magazine: Como obteve êxito na sua caminhada, sem apoio financeiro, algo considerado um dos pontos principais no decorrer de uma campanha política? Ailson Cruz: Graças a Fé que tenho em Deus e o apoio que tive de minha família e, principalmente, dos amigos e do povo de Santo Antônio, que abraçaram de corpo e alma nossa batalha, conseguimos vencer, e eu faço questão de falar nos quatros cantos da cidade que a vitória não é minha, e sim de todos que trabalharam e lutaram com unhas e dentes em toda nossa caminhada eleitoral. Muitas vezes eu não tinha dinheiro nem para colocar gasolina no carro e sair às ruas visitando a população. A minha esposa grávida de nove meses, prestes a ter nossa filha, e eu nem um par de meias havia comprado ainda, pois realmente não tinha dinheiro. E todos que me acompanhavam sabiam da minha situação. InFM: Então, você afirma que é possível fazer política no Brasil sem dinheiro, ou gastando fortunas em campanhas? AC: Eu quero dizer que sim! Eu sou a prova viva disso!Enquanto a maioria fez campanhas milionárias, gastando mundos e fundos, prometendo o céu e a terra ao povo, eu fui bater de porta em porta, explanando as minhas propostas de projetos, sem prometer nada à população, apenas mostrando que, juntos, podemos mudar esse cenário triste da nossa cidade. Sem recursos, eu vivia da ajuda de amigos e familiares com doações diárias que recebia para ir às ruas em busca de apoio.

Revista InFoco Magazine | 32


Acordei muitas vezes, pensando em desistir, mas ao mesmo tempo, fortalecia-me saber que inúmeras pessoas também estavam acreditando em meu projeto e, que podíamos sim, fazer um diferencial para a população. Então isso era superior a qualquer pensamento de desistência da minha parte. InFM: Qual será a prioridade no seu primeiro ano de mandato? AC: Tudo é prioritário, mas irei focar na Segurança Pública, principalmente porque nossa cidade virou um verdadeiro faroeste, onde as pessoas estão se matando a troco de nada! Jovens e famílias inteiras se destruindo, com essas malditas drogas que são epidemias a nível nacional. A falta de emprego e a inclusão social, são também fatores de extrema relevância para que os índices de violência aumentem gradativamente. InFM: Em sua opinião, o que deve ser feito para amenizar os índices de violência que assolam a cidade? AC: Tenho alguns projetos de ações para amenizarmos esse caos como, por exemplo, desacelerar a concentração urbana, ampliar a rede de câmeras de segurança nas vias públicas, exigir dos proprietários a limpeza e o muramento de terrenos baldios, criar estímulos privados para a recuperação de dependentes químicos e ampliar as ações institucionais. InFM: Sabemos que os distritos, de maneira geral, sofrem com a precariedade da Segurança Pública, você obteve quase 50% dos seus votos unicamente em Santo Antônio, o que pretende fazer neste sentido? AC: Realmente, fui bem votado no distrito de Santo Antônio, onde dediquei boa parte dos anos de minha vida àquela população e, graças a Deus, fui recompensado com o reconhecimento de todos nas eleições. Irei me dedicar, ainda mais agora, para resolver os problemas de Santo Antônio, que são inúmeros. Porém, com o apoio do prefeito eleito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt e do seu secretariado que, durante visitas de campanhas, prometeram atender a todas as reivindicações da população, eu tenho certeza que me darão suporte não só para trabalhar em Santo Antônio, mas também nos distritos de Cachoeira do Mato, Duque de Caxias, Vila Marinha e Jardim Novo. Não serei um político que trabalharei somente onde fui votado, farei política justa a favor de todos. InFM: Como avalia as ações policias em Teixeira de Freitas, que estavam sob o comando do Tenente Coronel Osíris Moreira Cardoso? AC: O nosso comandante fez um trabalho espetacular. Sofremos com a falta de guarnições que é repassada para Teixeira de Freitas. A população não sabe que nosso batalhão, faz parte do comando do município de Caravelas, o que considero particularmente injusto com o cidadão teixeirense. O efetivo é muito pequeno para uma população do tamanho da nossa e com uma dimensão municipal que nós temos, fica inviável se fazer uma Segurança Pública eficaz.

Revista InFoco Magazine | 33


AN U NCIE (73)

AQU I

:

3291

-942

2

COMPROVADO! ANUNCIANDO AQUI VOCÊ VENDE MAIS. A Revista INFoco Magazine, tem os melhores preços em nossos classificados para você, pequeno e médio empreendedor! Solicite a visita de um dos nossos consultores. Tel: (73) 3291-9422 revistainfocomagazine@gmail.com

www.infocomagazine.com.br

10x5 A partir de:

10x10

R$ 120,00

A partir de:

R$ 230,00

ANUNCIE AQUI:

(73) 3291-9422

21x5 A partir de:

RS 230,00

5x5 A partir de:

R$ 60,00


COMPROVADO! ANUNCIANDO AQUI, VOCÊ VENDE MAIS! ANUNCIE: (73) 3291-9422

ANUNCIE JÁ! (73)

3291-9422


ANUNCIE

AQUI!

(73)

3291-9422

ANUNCIE

AQUI!

R$

SEU AUTOMÓVEL AQUI!

R$

SEU AUTOMÓVEL AQUI!

ENTRE EM CONTATO COM um dE nossos consultores. R$

R$

R$

R$

SEU AUTOMÓVEL AQUI!

SEU AUTOMÓVEL AQUI!

R$

R$

SEU AUTOMÓVEL AQUI!

SEU AUTOMÓVEL AQUI!

contatos:

R$

(73) SEU AUTOMÓVEL AQUI!

R$

SEU AUTOMÓVEL AQUI!

SEU AUTOMÓVEL AQUI!

R$

SEU AUTOMÓVEL AQUI!

3291-9422

revistainfocomagazine@gmail.com R$

SEU AUTOMÓVEL AQUI!

R$

SEU AUTOMÓVEL AQUI!

Temos os melhores preços em nossos classificados AUTOMOTIVO para concessionárias, vendedores de automóveis, e para você pessoa física que deseja vender seu automóvel.


A maior coleção de imóveis da cidade você só encontra aqui! Temos os melhores preços em nossos classificados IMOBILIÁRIO para corretores de imóveis, e para você pessoa física que deseja vender seu imóvel.

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE SEU IMÓVEL AQUI!

ANUNCIE SEU IMÓVEL AQUI!

ENTRE EM CONTATO COM um dE nossos consultores.

ANUNCIE SEU IMÓVEL AQUI!

ANUNCIE SEU IMÓVEL AQUI!

contatos: (73)

3291-9422

revistainfocomagazine@gmail.com

ANUNCIE SEU IMÓVEL AQUI!

ANUNCIE SEU IMÓVEL AQUI!


As políticas de afirmação racial e a nova gestão de Lauro de Freitas No momento em que integrantes dos movimentos negros preparavam-se para organizar e mobilizar uma grande movimentação no dia 21 de Janeiro, dia nacional de combate à intolerância religiosa, recebi com satisfação o convite para inaugurar e manter uma coluna quinzenal neste espaço democrático do site Bahia Alerta, com a missão de abordar, nesta primeira escrita, sobre as nossas expectativas em relação ao novo governo de Lauro de Freitas no campo das ações afirmativas de igualdade racial. Espero merecer a confiança e deferência, além de atender às expectativas dos nossos leitores (as). Evidente que ainda é muito recente para afirmar concretamente que haverá recuo governamental quanto às políticas públicas neste segmento, tendo em vista que está apenas se completando seu primeiro mês de iniciada a nova gestão, entretanto, a extinção da SUPPIR – Superintendência de Promoção da Igualdade Racial e a transferência do Departamento de Ações afirmativas para a pasta de Assistência Social e Cidadania, traduz a matriz de entendimento do novo governo quanto à forma de tratar a questão racial, além de impor um retrocesso da ação governamental em relação às expectativas do Movimento negro da cidade. Tem sido uma abordagem dos segmentos ligados às políticas públicas transversais, que os organismos governamentais ligados a eles estejam cada vez mais ligados ao núcleo dirigente dos governos, pois, entendem não ser tarefa de apenas uma secretaria em si, mas, de toda a administração. Assim fizemos em 2008, repensando a nossa postura inicial, a o criar o então DPIR, o transformamos em Superintendência e o trouxemos para a SEGOV. Chegamos ao primeiro mês do novo governo ainda sem qualquer sinalizaRevista InFoco Magazine | 38

ção sequer de quem tocará a questão racial no novo governo. Soube por fonte segura que teria sido feito convite a um militante com atuação em São Francisco do Conde, que ainda não teria aceito. Ou seja, além de transformar a luta do povo negro do município em questão meramente de assistência social, o novo alcaide deixa de lado o protagonismo que sempre teve o movimento negro da cidade, com seus grupos culturais, com seus mestres de capoeira, com as baianas de acarajé, os terreiros de candomblé, entre outros tantos representantes. Apesar de ainda muito cedo, para uma previsão sobre o futuro do novo governo, neste segmento, ouso afirmar que o futuro das questões raciais na administração do Partido Progressista em Lauro de Freitas se apresenta como nebuloso, primeiro por que nunca foi e nem será da gênese desta agremiação e de seus lideres tratar os negros como uma população que deve ser tratada com pão, circo, cassetete e gás lacrimogêneo, quando não as balas de pistolas e fuzis. Talvez por isso seja uma empresária do mundo musical e show business a nova secretária de assistência social e coordenadora das ações do departamento e já tenha o Prefeito se reunido com comandantes da PM pedindo rigidez e providências em relação à insegurança. Uma letra do grupo DNM diz: “...Nós somos movidos e há muito tempo tem sido assim, nos empurram à incerteza e ao crime enfim...” Lutaremos para que não ocorra de novo. Conhecemos o roteiro deste filme e certamente não o assistiremos de forma passiva. Não ouviremos inertes ou omissos o termo “Assepsia”, usado para se referir às ações que estes senhores e senhoras normalmente destinam ao nosso povo. Será um tempo de lutas e estaremos prontos, todos nós.

Apio Vinagre é Técnico em Química pela Escola Técnica Federal da Bahia, atual IFBA, Acadêmico de Direito da UNIME, Ex Presidente do PT municipal de 2001 a 2005 e de 2008 a 2010, Ex Secretário de Governo de Lauro de Freitas 2005-2012 e Ex-Presidente do Conselho de Cultura Municipal 2011-2012.

Nunca foi e nem será da gênese desta agremiação e de seus lideres tratar os negros como uma população que deve ser tratada com pão, circo, cassetete e gás lacrimogêneo, quando não as balas de pistolas e fuzis.


Você sabia? Ronco prejudica mais coração do que fumo e obesidade Nem cigarros, álcool ou comidas gordurosas: o maior inimigo do coração pode ser o ronco. Um estudo surpreendente apontou que os “roncadores” são mais propícios a ataques cardíacos do que fumantes, obesos e pessoas com colesterol alto. Isso porque quem ronca tem mais probabilidade de desenvolver um espessamento ou anormalidades na artéria carótida que alimenta o cérebro. Esta condição é anterior ao endurecimento das artérias, o que leva a infartos e hemorragias cerebrais. “Pacientes que roncam precisam de tratamento da mesma maneira que os que têm apneia, pressão alta ou outros riscos cardiovasculares”, explica o coordenador da pesquisa, Robert Deeb, do Hospital Henry Ford, em Detroit, nos EUA. Atualmente, cerca de 40% dos homens e 24% das mulheres roncam.

Dica de diversão A praça da bíblia em Teixeira de Freitas vem se tornando uma boa opção de passeio e diversão principalmente para jovens e crianças. Um ambiente ideal para os jovens de passear e paquerar. Para criançada a opção de brinquedos é grande como: Touro mecânico, alpinismo, tobogã, casinha de bolinha, pula-pula, cama elástica, carrinhos elétricos e muito mais... A praça de alimentação é bem sortida de variedade para atender todas as idades. X-tudo, cachorro quente, churros, crepes, algodão doce e pizzas são os mais degustados pelos frequentadores.


Ação Social 30ª Festa Natalina Luiz Kaolho presenteia carentes de Teixeira de Freitas

E

m pleno dia 24 de dezembro, véspera de Natal, o empresário e pecuarista Luiz Kaolho manteve a tradição de entregar pessoalmente os presentes destinados às famílias carentes de Teixeira de Freitas. No geral, foram distribuídos quatro mil brinquedos e quatro toneladas de carne aos moradores dos bairros Liberdade I, Liberdade II e Tancredo Neves – local onde foi realizado o evento. Luiz Kaolho que organiza a Festa Natalina há 30 anos agradeceu a presença de todos, destacando a participação de Robson Carlos Rodrigues da Silva, o popular Robinho, prefeito do município de Nova Viçosa, do Deputado Estadual Ronaldo Carlleto e do empresário Sílvio Ramalho da Silva. “Minha maior alegria é poder transformar o Natal dessas pessoas, porque hoje infelizmente as pessoas não têm mais tempo de pensar nos outros”, afirmou emocionado, o fazendeiro. Na sequência, iniciou a entrega das bolas, carrinhos e bonecas que fizeram a alegria da criançada. Para os adultos, uma atitude que mereceu elogios. “Luiz Kaolho muda o Natal da gente e da nossa família, nem temos como agradecer”, declarou um dos contemplados.

Revista InFoco Magazine | 41


mutirão da limpeza

A

primeira ação de trabalho da nova gestão de Teixeira de Freitas prometida antes mesmo de ganharem as eleições já está sendo executada e a população já pode enxergar a olho nú. “MUTIRÃO da LIMPEZA” foi o nome dado à 1º ação de trabalho tomada pela equipe do prefeito João Bosco em toda a cidade, que já começou em ritmo acelerado. O vice prefeito Gilberto assumiu a coordenação do mutirão da limpeza desde o dia 07 e começou a todo vapor, com varias equipes de trabalho contando com a ajuda de toda população e principalmente, dos empresários. A limpeza das principais vias e pintura dos meios-fios e postes já está sendo feita, após a herança maldita de sujeira deixada pela gestão anterior do Pa. Apparecido Staut, a ação teve inicio na Avenida Getúlio Vargas, onde era maior o acumulo de sujeira. A pedido do vereador Ailson Cruz (PSDB) que prometeu em campanha trabalhar em prol da população, principalmente ao povo de Santo Antônio, o mutirão chegou ao distrito com mais de 80 funcionários da limpeza para fazer o verdadeiro “faxinaço”. O vereador fez questão de acompanhar a ação orientando toda a equipe. A outra solicitação do vereador foi a antena de celular, que também já foi atendida pelo prefeito João Bosco. Também foi dada entrada no processo de cotação e contratação do serviço. “O prefeito João Bosco juntamente com sua equipe vem mostrando competência e seriedade em seus trabalhos, é isso que fará nossa cidade crescer” disse Ailson Cruz.

Comprar na NET com garantia do prazo de entrega. Mercado livre firma apoio com Correios. Novo serviço de tecnologia para logísticas já está disponível para usuários – vendedores e compradores – da plataforma em todo o território brasileiro O Mercado Livre anunciou na tarde de terça-feira, 15, o serviço de tecnologia de administração de envios Mercado Envios, com apoio dos Correios. A adesão ao serviço é opcional e gratuita aos vendedores. Os anúncios de produtos com o serviço tem um calculador de frete na própria página. Ao comprar um produto utilizando Mercado Pago, o comprador também paga o frete ao Mercado Livre.

POLíTICA

o distrito de santo antônio, recebe o


F

ilhos do ex-taxista, Antônio Cardoso dos Santos - saudoso Tonhão - e da empresária do ramo de cosméticos, Maria Neuza Vieira - Dona Neuza- mãe dedicada que sempre cuidou da casa e dos quatro filhos. Esses são os irmãos Vieira: Ary, Leandro e Mazinho. Podemos até chamá-los de “Os Três Mosqueteiros”, pois, são humildes, honestos, guerreiros e leais à família e aos amigos. Há mais de trinta anos em Teixeira de Freitas, a história do trio confunde-se com a história do município. Isto devido às respectivas personalidades fortes, que marcam todas as atitudes deles no decorrer da vida. Acreditam profundamente naquilo que julgam correto e digno de defesa. Defesa que os mesmos fazem sem qualquer intimidação por causa do tamanho dos opositores. No mais recente episódio, comprovou- se essa força publicamente. Isso porque os irmãos Vieira tomaram uma decisão difícil para a grande maioria das pessoas. Deixaram um grupo político que acompanhavam desde criança. Ao contrário dos ratos que abandonam o navio quando está prestes a afundar, eles o abandonaram em ascensão tanto que liderava as pesquisas de intenção de votos. O grupo que defendiam era capitalista, valorizando somente quem o beneficiasse significadamente. Cansados dos desmandos e da falta de reconhecimento por parte desse grupo, o “Trio Vieira” resolveu respirar outros ares. Durante uma entrevista, foi Ary Vieira que nos contou o início da amizade entre eles e o Dr. Dr. João Bosco Bittencourt, prefeito eleito de Teixeira de Freitas. “Depois de algum tempo afastados daquele grupo, fomos convidados por um amigo para participarmos de um encontro que aconteceria na casa do até então, pré-candidato a prefeito, Dr. João Bosco Bittencourt, onde estavam presentes algumas lideranças políticas da cidade. No encontro foram traçadas algumas metas para a campanha

POLíTICA

Uma verdadeira História na Política de Teixeira de Freitas.

política de 2012. Assim, tivemos a oportunidade de conhecer Dr. João Bosco, entre uma conversa e outra, nos identificamos ele. Ao contrário daquela pessoa que a nossa família “sempre deu a vida” por todos esses anos, nós ficamos de frente para um homem humilde, que ouvia com atenção tudo que era dito, sem distinção de nível intelectual. Fui me aprofundando nas conversas e vi que o homem muitas vezes julgado por seus opositores, nada mais era que uma pessoa íntegra, um trabalhador, um profissional excelente e um pai de família dedicado. A partir daquele dia, nossas vidas deram uma reviravolta. Vimos que estávamos diante de um projeto com o qual sempre sonhávamos fazer parte. No qual, as pessoas eram respeitadas independentemente da posição que ocupavam. Na época, as realidades das pesquisas fariam muita gente pensar duas vezes antes de se engajar em uma campanha dessas. Para nós, estar atrás nas pesquisas, foi mais um incentivo, para nos empenharmos ainda mais nessa longa caminhada. Não estávamos sozinhos, ao nosso lado havia grandes guerreiros. Amigos como Rogério Dias (Gazetinha), Lucas Bocão, Fernando Melo, Lombard, Maestro Mocotó, Wildis Santana e o nosso ilustre prefeito Dr. João Bosco. Andamos de bairro em bairro, de rua em rua, batemos de porta em porta e, apertamos a mão de cada cidadão teixeirense. Campanha essa, que mesmo com muitas injustiças por parte do outro grupo político, manteve-se serena e respeitosa. Devido à nossa trajetória conseguimos o respeito e a confiança de toda a população de Teixeira de Freitas, culminando com a mais expressiva vitória registrada no município. A nossa humilde contribuição para essa grandiosa vitória, deixou-nos honrados, porque saímos dessa batalha com as almas lavada e, com a certeza que levamos o que julgamos ser o mais importante: O reconhecimento do nosso prefeito Dr. João Bosco, dos nossos amigos e de toda a população teixeirense”.

Revista InFoco Magazine | 45


A sua marca no mundo Sim, você pode transformar o mundo. Seus pensamentos, palavras e ações, influenciam tudo e todos ao seu redor. Da mesma maneira, cada um de nós está sujeito as influências dos demais. Todos nós influenciamos e somos influenciados a todo tempo. Então é preciso parar e pensar no mundo que realmente queremos. Que tipo de contribuição estamos dando, para que ele de fato se transforme no que acreditamos ser o melhor? Você já pensou na influência que exerce quando chega a um ambiente? Que tipo de energia as pessoas associam a sua presença? Independente dos demais gostarem ou não, você deixa sempre um “recado”, seja com a sua forma de vestir, de falar, de olhar e, até mesmo, de “simplesmente” passar. A sua presença remete aos demais uma “imagem”, que pode estar associada aos mais variados sentimentos, físicos ou mentais. São sensações de paz ou de guerra, de amor ou de ódio, de saúde ou de doença, de felicidade ou de tristeza, entre muitas outras. São lembranças de assuntos religiosos, políticos, familiares, acontecimentos recentes ou de muito tempo atrás e que podem ser tratados apenas

durante a sua presença naquele ambiente ou, mudar por um longo período de tempo, qualquer tema que estivesse sendo discutido antes da sua chegada. Você deixa, por onde passa, uma “marca”. A sua marca. Que marca você tem deixado por onde passa? Que marca realmente gostaria de deixar daqui para frente? Lembre-se que esta marca pode permanecer na lembrança durante muito ou pouco tempo e isto nem sempre vai depender da sua vontade. Portanto, cuidado com a marca que você anda deixando por aí. Outros poderão passar ela adiante com uma rapidez tão grande que, muitas vezes, se torna impossível corrigi-la ou apagá-la. Uma palavra dita, por exemplo, jamais será recuperada, o que nos torna imensamente responsáveis pela influência que exercemos nos mais variados ambientes por onde passamos. Sim, você pode mudar o mundo. Mas deve levar mais a sério a forma com a qual vem contribuindo para isto. Acredite mais nos efeitos de seus próprios pensamentos, palavras e ações. Perceba como tudo no mundo acontece graças a isto. Das “marcas” deixadas por cada um de nós.

Hendrik Aquino é Jornalista e Designer.

Você já pensou na influência que exerce quando chega a um ambiente? Que tipo de energia as pessoas associam a sua presença?


lis o p ó r t e P e d o t i Prefe cancela carnaval e irá investi

saúde a n o ã milh R$ 1

O

prefeito de Petrópolis, na região serrana do Rio, Rubens Bomtempo, anunciou que não haverá carnaval na cidade e que os repasses, no valor de R$ 1 milhão, que iriam para o desfile das escolas de samba do município, serão investidos na saúde. A decisão foi tomada durante reunião com o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Juvenil dos Santos, e representantes de escolas e blocos da cidade, que entenderam a situação e concordaram com a providência do governo municipal. De acordo com o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, estruturas como as arquibancadas, por exemplo, não serão montadas, o que não impede que os blocos que queiram sair às ruas desfilem pela Rua do Imperador. “Não estamos cancelando o carnaval da cidade, só não iremos repassar os recursos, que serão enca-

minhados para um setor que está em estado de calamidade e precisa de todo o empenho e recursos financeiros. Estamos pensando no bem-estar da população. Tivemos a adesão espontânea das agremiações”, disse Santos. Outros tradicionais eventos, como o Baile dos Fantasmas e o Banho a Fantasia, estão mantidos, assim como os bailes que ocorrem nos bairros, como Alto da Serra, Praça Pasteur e Pedro do Rio. A Matinê no Obelisco também está mantida. Para garantir a segurança dos foliões que forem para a avenida durante o carnaval acompanhar os blocos, a Guarda Municipal e as polícias Civil e Militar estarão nas ruas. A diretora de patrimônio da Escola de Samba Independente de Petrópolis, Marilda da Silva Antunes, elogiou a medida tomada pelo prefeito Rubens Bomtempo. “A saúde do município está um caos e precisa de todo o apoio. Não é justo realizarmos uma festa, enquanto os hospitais estão sem leitos e sem remédios”.


POLíTICA

Fim da gestão Apparecido revela “rombo” de R$: 9 milhões na Prefeitura de Teixeira de Freitas

A

no novo, vida nova! É hora de todos os municípios colocarem seus planos em ação, e tentar organizar a casa. Infelizmente, essa atitude não vem sendo natural em diversas prefeituras do país, pois novos prefeitos assumiram os comandos se deparando com muitas surpresas. Com o fim das gestões, prefeitos que não concorreram ou não venceram as eleições municipais de 2012, deixaram “rombos”, ou até mesmo sucatearam os prédios das administrações em todo Brasil. Na região do extremo sul, alguns ex-gestores são acusados de deixarem dívidas milionárias para os novos prefeitos, sem o devido saldo em caixa para os pagamentos. Dos ex-prefeitos que teriam passado essas heranças aos novos gestores, destacam-se Manoel Loyola, em Jucuruçu, e Jonga Amaral, em Prado. Pendências em Itabela e Porto Seguro também estão sendo levantadas. Em Teixeira de Freitas não foi diferente. No dia 15 de janeiro o prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt (PT) concedeu uma coletiva à imprensa local para apresentar uma espécie de “Diagnóstico da administração anterior”, sobretudo das Secretarias de Educação, Saúde e Finanças. O novo gestor fez uma avaliação geral da prefeitura, falou dos vestígios deixados pelo ex-prefeito Apparecido Staut (PSDB) e anunciou um suposto “rombo” de aproximadamente R$ 9 milhões só na Secretaria de Saúde. Porém, após todo o levantamento, as dívidas podem ser bem maiores. O segundo mandato do ex-prefeito Apparecido Staut foi vítima de inúmeras denúncias feitas pela imprensa local, que repercutiu em rede nacional. As contas da administração foram rejeitadas diversas vezes pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) demostrando irregularidades no governo. Os sinais de descaso com o dinheiro público em Teixeira de Freitas, foi percebido também através de abandono de obras, escândalo em licitações, salários atrasados do funcionalismo, escolas, creches e postos de saúde abandonadas dentre outros problemas. Pra quem fica a dívida? Para o advogado soteropolitano Carlos Augusto Medrado, especializado em direi-

to público e eleitoral “a Lei de Responsabilidade Fiscal até faculta que o gestor deixe restos a pagar, desde que deixe também disponibilidade financeira, ou seja, dinheiro em caixa que dê para pagar”. Segundo Medrado, o gestor que herdou a dívida pode acionar judicialmente seu antecessor por “crime de responsabilidade ou improbidade administrativa”. Um dos caminhos mais viáveis para os novos gestores seria o Ministério Público. Especialistas acreditam que os gestores devem fazer um levantamento detalhado do quadro das cidades e encaminhar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Se comprovado que os ex-gestores deixaram “rombo” nas prefeituras, poderão ser punidos. Conforme outros conhecedores no assunto, uma medida para minimizar o problema é contratar uma auditoria especializada. Assim, o levantamento técnico de uma auditoria possibilita ao gestor, segundo analistas, um acesso detalhado ao que foi gasto pela ex-gestão no último ano, se os pagamentos realmente correspondem aos bens vendidos ou serviços prestados ao município. É possível também, saber os excessos que supostamente tenham sido praticados. Juristas especializados dizem que sem auditagem é impossível o gestor saber se está pagando corretamente ou se comprometendo seu futuro político com as possíveis ações que possam surgir na Justiça. Os pagamentos às escuras também deixam dúvidas sobre as negociações entre integrantes da gestão e os supostos credores. No Brasil diversos municípios vem sendo prejudicados com “rombos” nas prefeituras. Recentemente, sete ex-prefeitos foram presos no estado do Espírito Santo por irregularidades praticadas em suas gestões. Além disso, servidores públicos foram acusados de participar de um esquema fraudulento de terceirização para cobrança de tributos e pagamentos de propinas. Sendo assim, sem dúvidas, o pagante do suposto “rombo” será a população teixeirense, Mas, é preciso uma resposta imediata para solução dos principais problemas que a população vem enfrentando, sobretudo na saúde e na educação. Revista InFoco Magazine | 49


SOCIAL

Comunicadores

Associação de Imprensa do Extremo Sul da Bahia (AIESBA) realiza confraternização com toda a imprensa local.

A

Associação de Imprensa do Extremo Sul da Bahia – AIESBA realizou nesta sexta-feira 07, na Churrascaria e Pizzaria Empório, em Teixeira de Freitas, uma confraternização para celebrar o ato oficial de fundação da AIESBA, contando com a presença de profissionais de imprensa de todas as áreas, e setores da comunicação regional. Na ocasião, assinaram a ata de fundação oficial da AIESBA, toda a diretoria da associação, que foi composta por: Érico Cavalcanti, Léco, (Sucesso FM), e Lucas Bocão, como diretores; Nilda Brizola, (Portal do Sudeste da Bahia), como secretária; Fabrício Lima, como tesoureiro; Ary Vieira, (Teixeira Agora), Edvaldo Alves (Liberdade News), e o Radialista Amadeu Ferreira, como conselheiros. Assinaram também, os suplentes: Fábia Brizola, Joris Bento (PortalN3) e Luscivânio Lopes (PortalSBN). Após as formalidades os diretores da Associação recepcionaram os colegas para um bate papo e troca de comunicações entre os que se fizeram presente na noite. O prefeito eleito de Teixeira de Freitas, João Bosco, que esteve presente no evento, parabenizou a classe, reforçando a importância do Associativismo e a força que todos conseguem juntos. Entre os convidados estavam o Tenente-Coronel Osíris Moreira Cardoso, o coordenador da 8ª Coorpin Dr. Marcos Vinicius, o Chefe de Gabinete de João Bosco, Revista InFoco Magazine | 52

Marcilio Goulart, o secretario de meio ambiente Arnaldo Ribeiro, o secretario de saúde Dr. Marcus Pinto, o presidente eleito da Ordem dos Advogados Brasil (OAB) em Teixeira de Freitas, Dr. Alberto Barbosa, além de familiares dos mesmos. “Agradecemos a todos que partilharam deste momento de confraternização e união da imprensa do extremo sul”. O diretor da AIESBA Érico Cavalcanti, em nome de todo o conselho administrativo, agradeceu a todos que estiveram presente na confraternização.

Prefeito João Bosco, Rogério Dias (Gazeta), Ten. Coronel Osiris


INOVAÇÃO, QUALIDADE E PRECISÃO PANFLETOS CARTAZES FOLDERS PASTAS ENVELOPES CALENDÁRIOS ENCARTES CD e DVD JORNAIS REVISTAS CARTÕES INGRESSOS

Usamos

tecnologia

AGENDAS

CTP

em todos os

nossos

Impressos

SACOLAS EMBALAGENS CATÁLOGOS

A Ramagrafi, preza pela qualidade, inovação e melhoria de seus impressos. Com máquina offset 05 cores, ganha na agilidade, qualidade e produção, garan�ndo melhores preços e sa�sfação a seus clientes. Por isso, é referência no mercado gráfico brasileiro.

o ç a p s e o s s o n a ç e h e r Con p m e S a r a p Felizes Atendimento personalizado para convites especiais: Casamentos, Aniversários, 15 anos e outros.

(73) 3263-1441 / 1443 Teixeira de Freitas | Porto Seguro - Bahia contato@ramagrafi.com.br


Faça sua denúncia: redacao@infocomagazine.com.br

“Ninguém aguenta mais a canseira dos coletivos daqui de Teixeira. Quem fica plantado nos pontos de ônibus sabe do que “tô” falando, não tem condição. A gente que mora longe do centro, pior ainda1Aqui no Ulisses Guimarães ,passou das oito e meia da noite, nem cheiro de ônibus. Por que aqui não faz igual nas cidades que tem mais empresas de ônibus?Teixeira cresceu gente!Tá na hora de mudar, porque a gente fica nas mãos da Santa Clara!” Oderval dos Santos (Teixeira de Freitas, bairro Ulisses Guimarães)

DENUNCIE VOCÊ “Na época de campanha todo mundo promete tudo, vamos ver agora, que chegou a hora de mostrar serviço. Teixeira amarga o abandono dos últimos anos. Prá começar botando ordem na casa, o novo prefeito podia tapar a buraqueira que a empresa contratada prá fazer o saneamento deixou para trás. Tem jeito?”

TAMBÉM

Esse espaço, é seu leitor! redacao@infocomagazine.com.br

Maria do Socorro Almeida (Teixeira de Freitas, bairro)

“Nós, moradores do Colina Verde estamos de olho prá saber das melhorias no ladeirão do Colina Verde. Ali precisa de iluminação boa, e já cansamos de pedir. Prá passar de bicicleta tá a maior dificuldade, de carro é a mesma coisa. Rezamos prá não chover, senão, ai que piora. Autoridades façam alguma coisa!” Joaquim Honório Ribas (Teixeira de Freitas, bairro Colina Verde)

DENUNCIE VOCÊ

TAMBÉM

Esse espaço, é seu leitor! redacao@infocomagazine.com.br

As correspondências publicadas no Vox Populi são de responsabilidade dos remetentes, portanto, não expressam a opinião da revista In Foco Magazine.


PRADO

A produtora TM21 fECHA COM sucesso A MARATONA DE festa Da

1

2

3

Arena 51 no Prado.

A

arena 51 foi mais uma vez palco de um grande evento. Sob o comando de Tigrão e Luciano Luz da TM21, produtores da festa, mais uma atração de peso embalou a noite pradense. Desta vez, o show ficou por conta do cantor Jau juntamente com sua banda, colocando o público para dançar. O som da banda tem uma batida forte, bastante característica dos estilos musicais escolhidos para animar a noite, levando uma multidão ao evento. O cantor Jau, sempre irreverente e fazendo jus a fama de ter um público top, tocou musicas de sucesso como: Sandália de couro, Flores de Favela dentre outros grandes sucessos do Olodum e Bob Marley. A noite na Arena 51 em Prado, não poderia ser diferente, tendo a TM21 como produtora do evento: sucesso total! 1. A emprésaria Keyla Tigre e Jau. 2. Jau e Ver. Mário Júnior 3. Jau e Tigrao (TM21). 4. Equipe da TM21 reverênciando Jau.

4

12

5. Gilson Leite (Café Pequeno) e sua namorada Nathiele. 6. Gilson Leite (Café Pequeno) e Tigrão (TM21).

5

7. Jau fotografando com seus fãs. 8. Gilson Leite (Cafê Pequeno) Warley e turistas que curtiram o show de Jau.

6

13

7

9. Warley, o empresário André Paternostro (Revista InFoco Magazine) e Jau nos bartidores do evento. 10. Dj Alex, Hericka e Tigrão (TM21). 11. Produtor do evento Tigrão (TM21) e o cantor Jarley curtindo Jau.

9

8

14

12. Rosélia (Imprimix), Carlos Sérgio, Antônio Luiz e Brenda 13. Warley, Wardilene e Welton. 14. Tigrão (TM21), Hericka, Dj Alex, Ana Paula, Poliana, Lidiane e Tatiane 15. Gilson Leite (Café Pequeno), Jau, e Nathiele.

10

11

15

Revista InFoco Magazine | 55


#FICAADICA

Já chegou “METENDO A MÃO”

A

atual prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD), que tomou posse no último dia 1º janeiro e só sentou na cadeira, de fato, no dia 2 de janeiro, voltou a se envolver em mais um escândalo. Cláudia Oliveira ainda em fase de campanha se envolveu em um escândalo que tomou proporção nacional, onde em um vídeo ela falava que desviaria dinheiro da prefeitura. Agora, como atual prefeita, voltou aos holofotes da mídia com mais um escândalo. Ela assinou um contrato milionário dois dias depois da posse, com dispensa de licitação, para locação de equipamentos, máquinas e veículos para realizar a limpeza urbana do município do extremo-sul baiano. Apesar de o contrato – o primeiro assinado pela gestora em seu mandato – informar que a contratada tem como endereço a cidade de Feira de Santana, em seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), disponível no site da Receita Federal, a Litoral Sul Serviços possui sede registrada em Eunápolis, cidade vizinha e recentemente administrada pelo ex-prefeito Robério Oliveira (PSD), marido da atual prefeita, e hoje secretário de Relações Institucionais da prefeitura da Capital do Descobrimento. Conforme Artigo 24 da Lei de Licitações (8.666/93), a administração municipal só pode dispensar a realização de processo licitatório para

POLíTICA

Novo escândalo envolve a prefeita Claudia Oliveira (PSD) de Porto Seguro

obras, serviços de engenharia ou compras – desde que não seja por emergência ou calamidade pública – se não for ultrapassar o valor máximo estipulado de R$ 150 mil. A partir desse valor, toda gestão pública é obrigada a adotar os procedimentos instituídos por lei. O contrato assinado pela prefeita Cláudia Oliveira atinge a cifra de quase R$ 2 milhões para a prestação do serviço durante 90 dias – cerca de R$ 650 mil por mês. Em 2008, ainda prefeito de Eunápolis, o marido da prefeita, Robério Oliveira teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), após dispensar licitação para a contratação, no valor total de R$ 1,5 milhão, da Litoral Sul – a empresa foi contratada para prestar os mesmos serviços. Conforme parecer da Corte de contas na época, o atual secretário “não apresentou os elementos necessários para a fundamentação da dispensa de licitação, bem como a justificativa para escolha do fornecedor e preço contratado”. O ex-prefeito, durante os seus oito anos de mandato, foi afastado do cargo, condenado a três anos e três meses de prisão pela Justiça e ficou inelegível por cinco anos. Foi apurado também que, a Litoral Sul pertence a um empresário conhecido por realizar também grandes eventos e produzir shows em toda a região.

Onde reclamar? No Facebook!

Pesquisa revela que jovens consumidores, depois dos órgãos de defesa do consumidor, preferem as redes sociais para reclamar. E sua empresa aí, sem saber o que falam dela na internet? Faça direito, contrate uma agência de mídias sociais.

Internet: 634 milhões de sites e 2,4 bilhões de usuários

Rede computa números gigantescos e já atinge 1 em cada 3 habitantes do planeta.

Notícias como a marca histórica alcançada pelo Facebook ultrapassando 1 bilhão de usuários, em outubro, e os 200 milhões de internautas atingidos pelo Twitter, em dezembro. Estes números gigantescos fazem muito mais sentido depois do estudo publicado pela empresa de monitoramento Real Pingdom, que divulgou os números da internet em 2012: 634 milhões de sites, 2,4 bilhões de usuários. A pesquisa traz uma lista de diversos segmentos da web que cresceram no último ano. Um dos destaques foi o número de usuários de e-mail em todo o mundo, cerca de 2,2 milhões – sendo 425 milhões de contas apenas no Gmail, tornando a empresa a maior do segmento.

Revista InFoco Magazine | 57


O Lojista - Janeiro de 013

31


POLíTICA

Prefeito João Bosco representará o extremo sul na UPB

A

chapa “Unidos pelo Municipalismo” venceu a eleição pela presidência da União dos Municípios da Bahia –UPB por 207 a 141 votos da chapa oponente. Pela primeira vez o extremo sul baiano estará representado. Isso porque o prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt (PT), é o novo tesoureiro. A eleição foi realizada no dia 23 de janeiro, na Terceira Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, e o resultado foi conhecido por volta das 19h. Maria Quitéria (PSB), presidente eleita da UPB, comemorou muito na companhia de seus companheiros e apoiadores políticos, como o ex-presidente da União e ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT).

@

João Bosco classificou: “grande vitória, total alegria”. Muitos prefeitos do extremo sul fizeram questão de ir até Salvador depositar seus votos, a exemplo do presidente da Associação dos Prefeitos do Extremo SulApes, Jadson Ruas, o prefeito da cidade de Alcobaça, Bernardo Olívio, e o prefeito Betão, da cidade de Lajedão. A presença do prefeito teixeirense na UPB acarretará maior representatividade política para toda a região e facilitará o diálogo com o governador, quanto às questões locais, como a reforma dos aeroportos de Porto Seguro, Caravelas e Teixeira de Freitas, a duplicação da BR 101 e outros.

A Corrida para as eleições

de 2014

já começou Na briga para garantir o seu lugar o ao sol, o deputado João Leão (PP), cacique do município de Lauro de Freitas, colocou seu nome à disposição para a vaga de vice-governador. O cargo máximo, governador, será disputado por um petista, é claro. A intenção de Otto Alencar (PSD), é disputar a vaga para o senado. Sem tantas manifestações públicas desde o ano passado, quando tentou emplacar sua candidatura nas eleições municipais de 2012, o deputado federal João Leão, faz parte do alto escalão do Partido Progressista (PP) juntamente com o presidente Mario Negromonte que juntos possuem mais de 50 municípios sobre o comando do seu partido. O deputado João Leão (PP) agora age na surdina para tentar se candidatar a vice-governador.

Quais temas você gostaria que a revista InFoco Magazine abordasse em suas edições. Mande suas sugestões! redacao@infocomagazine.com.br


CAPA

Caravelas no topo!

Jovem, líder e carismático, Jadson Ruas ganha a presidência da APES.

A

cidade baiana de Caravelas, no extremo sul do estado, vem passando por importantes transformações políticas, colocando o município cada vez mais, em uma rota continua de evidência, graças ao excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelo prefeito Jadson Ruas. Jadson decidiu disputar a Prefeitura de Caravelas, por se julgar capaz de enfrentar os problemas vivenciados pela cidade. “Pela minha história de vida, de sacrifícios e dificuldades, compreendo melhor os anseios do povo. Quero tornar Caravelas cada vez melhor e abrir as portas da Prefeitura para o diálogo com a população”, declara. Com a eleição de Jadson Ruas, houve uma renovação na cidade. É a força da nova onda, a força da nova política, que se pretende seja um tempo de renovação também dos valores

Revista InFoco Magazine | 60


CAPA

da sociedade caravelense. Essa força jovem já entrou mostrando que tem valor, que tem força de vontade e muita disposição para trabalhar na política, é claro, no lado bom da política. No dia 11 de janeiro, na cidade de Itamaraju/BA, aconteceu a eleição da nova diretoria da APES (Associação dos Prefeitos do Extremo Sul da Bahia), instituição de extrema importância para o desenvolvimento socioeconômico da região, e com a missão de lutar pelos interesses e anseios dos municípios do extremo sul do estado, além de unir os prefeitos da região.

“Quero tornar Caravelas cada vez melhor e abrir as portas da Prefeitura para o diálogo com a população.” Apenas dois candidatos se dispuseram a concorrer ao cargo de presidente da APES. Jadson Ruas, Prefeito de Caravelas; e Junior Dapé, Prefeito da cidade de Itabela. Após os votos apurados, dos prefeitos e representantes dos municípios, a chapa 02, presidida por Jadson Ruas foi a vencedora. Comemorando a vitória, o novo presidente discursou, solicitando a união de todos os prefeitos para reorganização da entidade e fortalecimento do Extremo Sul.

Em sua primeira entrevista como presidente eleito, o prefeito Jadson, prometeu empenho para procurar atender as reivindicações dos 21 municípios que compõe o Extremo Sul e destacou como grande meta, a operação de voos regulares nos dois aeroportos, de Caravelas e Teixeira de Freitas, dando pujança a região. Jadson atribuiu sua vitória a sua relação de amizade com os prefeitos e reflexo de sua gestão a frente de Caravelas. A nova diretoria da APES tem em sua nova formação para biênio 2013/2014: Jadson Ruas (Presidente), Paulinho de Tixa, (Vice-presidente), João Bosco (1º Secretário), Betão (2º Secretário) e Bentivi (Tesoureiro). No universo de 21 prefeitos associados, compareceram 20 para realização da eleição. “Ele é um jovem dinâmico, já com uma história de trabalho no Legislativo municipal. Apesar de jovem, ele tem boa presença política, bons aliados e boas ideias”, declarou João Bosco, prefeito da cidade de Teixeira de Freitas. O cargo exige um representante dinâmico e com vocação para a administração dos feitos do Executivo e, principalmente, com vocação para o diálogo. Jadson Ruas tem apenas 29 anos de idade, e é mais um desses jovens de referência dos novos tempos na política brasileira. É muito bem preparado para o exercício da vida pública. Jadson Ruas foi Eleito Prefeito em Caravelas pelo PDT na coligação O Povo É Ma+S. Com 4.939 votos (60,89% dos votos). Revista InFoco Magazine | 61


Na revista InFoco Magazine o anunciante ganha em DOBRO!

Foto ilustrativa

Promoção! Anuncie e

concorra a uma moto HONDA 0 Km. Nosso carinho e respeito aos nossos anunciantes vão além de uma relação comercial. Comprovado! Quem anuncia mais, vende mais... E a nossa revista é o mais novo e eficiente catálogo de vendas do extremo sul baiano.

ANUNCIE: (73) 3291-9422 Os cupons serão totalizados em 10.000 unidades que seguem uma sequência de 0001 a 9999. Os anunciantes ganham de acordo com o tamanho do anúncio. Segue o critério: Tamanho:

5x5 = 1 cupom | 10x5 = 2 cupom | 20x5 = 3 cupons | 1\2 pagina = 5 cupons | 1 pagina = 10 cupons

Regras: 1. O sorteio ocorrerá juntamente ao sorteio da loteria federal que acontecerá dia 29\06\2013 o prêmio será do ganhador que estiver com o cupom com a numeração do 1º prêmio sorteado na data citada acima. 2. É indispensável a apresentação do cupom sorteado que deverá está assinado e carimbado pela InFoco Magazine. 3. Caso o ganhador do 1º prêmio não se pronunciar o premio será limitado até o 3º prêmio. Caso ambos não compareça o prêmio não será entregue. 4. A entrega do prêmio será no proprio estabelecimento e\ou sede da revista com a presença da IMPRENSA local, servido de um coffee break oferecido pela direção da revista. Especificações do prêmio: Uma (1) Moto Honda Titan KS 125 - OKM, cor indefinida, não é emplacada.

Revista


Ano I = #01 FEVEREIRO DE 2013

Tiragem: 20.000 Distribuição domiciliar GRATUITA

Caravelas no topo! Jovem, líder e carismático, Jadson Ruas ganha a presidência da APES.

ENTREVISTA

De Frente com o vereador Ailson Cruz. Págs: 32 e 33

AIESBA

Associação de Imprensa do Extremo Sul da Bahia, foi criada em clima de confraternização. Pág. 52


InFoco Magazine - Fevereiro 2013