Issuu on Google+

Ano I = #03 JUNHO DE 2013

Tiragem: 20.000 Distribuição domiciliar GRATUITA

O melhor guia de compras da região!

100 DIAS DE

GOVERNO A primeira avaliação das ações realizadas em seu munícipio

Alcobaça - Caravelas - Prado Teixeira de Freitas EDUCAÇÃO

Universidade Federal do Sul da Bahia UFSBA. Pág: 9

entrevista

De Frente com Eujácio Dantas.

Pág: 30 e 31

Secretário de Administração do governo João Bosco


Na revista InFoco Magazine o anunciante ganha em DOBRO!

Promoção! Anuncie e

Foto ilustrativa

concorra a uma moto HONDA 0 Km. Nosso carinho e respeito aos nossos anunciantes vão além de uma relação comercial. Comprovado! Quem anuncia mais, vende mais... E a nossa revista é o mais novo e eficiente catálogo de vendas do extremo sul baiano.

ANUNCIE: (73) 3291-9422 Os cupons serão totalizados em 10 mil unidades que seguem uma sequência de 00001 a 10000. A quantidade de cupons será entregue de acordo com o tamanho do anúncio contratado. Segue o critério: Tamanho:

5x5 = 1 cupom | 10x5 = 2 cupons | 20x5 = 3 cupons | 1\2 pagina = 5 cupons | 1 pagina = 10 cupons

Regras: 1. O sorteio ocorrerá juntamente ao sorteio da Loteria Federal, que acontecerá no dia 29/06/2013. O prêmio será do anunciante que estiver com o cupom enumerado na data supracitada. 2. É indispensável a apresentação do cupom sorteado que deverá está assinado e carimbado pela InFoco Magazine. 3. Caso o sorteado não se pronunciar, o prêmio será limitado até o terceiro sorteado. Caso um dos três sorteados não compareça, o prêmio não será entregue. 4. A entrega do prêmio será no próprio estabelecimento e/ou sede da revista, com a presença da IMPRENSA local, servido de um coffee break oferecido pela direção da revista. Especificações do prêmio: 1 (uma) Moto Honda Titan KS 125 0Km, cor indefinida, não emplacada.

Revista


EDITORIAL facebook.com/InFocoMagazine twitter.com/infocomagazine

EXPEDIENTE

Diretor e Editor Executivo André Paternostro andre@infocomagazine.com.br

Supervisão Geral e Produção Keyla Tigre keyla@infocomagazine.com.br

Redatora Daiane Leite redacao@infocomagazine.com.br

Repórteres Alisson Andrade Daiane Leite Rosane Santana jornalismo@infocomagazine.com.br

Repórter Fotográfico Alisson Andrade Design e Diagramação Analice Esteves diagramacao@infocomagazine.com.br

Colunistas Hendrik Aquino Igor Mascarenhas Ramon Barros Hartwick Rodrigo Esteves Analista de Redes Sociais Daiane Leite daianeleites@gmail.com Comercial André Paternostro comercial@infocomagazine.com.br

Colaboradores Ary Viera (Teixeira agora) Gel Lopes (Portal N3) InFoco Magazine Rua Dr. José Alencar, 460 Ouro Verde - Teixeira de Freitas – BA

(73) 3291-9422

contato@infocomagazine.com.br É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização e citação da fonte. Os artigos e matérias assinadas não expressam obrigatoriamente a opinião desta publicação.

M

MINHA AVALIAÇÃO

udar é sempre uma ação exaustiva. Sair da zona de conforto, arregaçar as mangas e por tudo no lugar, apesar de chato, muitas vezes é necessário para começar a fazer o que realmente importa. E é nesse processo que os recém-gestores municipais da nossa região têm se exaurido. No período de levantamento de dados para a reportagem de avaliação de 100 dias de governo, a redação se deparou diversas vezes com as seguintes situações: secretarias saqueadas, prefeituras sem arquivos, dívidas incalculáveis, falta de colaboradores e servidores públicos, contas cortadas e muita gente sem saber o que dizer, enquanto a população, do lado de fora, reivindicavam seus direitos. Salve exceções, a impressão que se tinha era que tudo estava perdido. Dos 13 municípios do extremo sul da Bahia, Teixeira de Freitas, Prado, Alcobaça e Caravelas são os que mais chamam à atenção devido à estratégia de por mais funcionalidade em um corpo reduzido, ao mesmo tempo em que se criam medidas imediatas e úteis na Saúde e Educação – os dois tendões de Aquiles do Brasil. O frescor e a habilidade do médico cardiologista João Bosco (PT), da bacharela em Direito Mayra Brito (PP), do administrador Bernardo Olívio (PV) e do jovem Jadson Ruas (PDT) em pensar e agir de olho no futuro têm dado esperanças aos baianos. E, apesar da inquietante vontade, tanto dos eleitores, quanto dos eleitos, em ver acontecer o que foi prometido em alto e bom tom em cima dos palanques, ficou claro que, nesse primeiro momento, parar para organizar e entender como a máquina funciona é fundamental para se ter o maior aproveitamento dela. Daí em diante, as novas secretarias criadas, o retorno de obras paralisadas, projetos e parcerias firmados com o governo do estado, implantação de novas creches, escolas de ensino médio, campi de universidades públicas e um “tempinho” para gastar comemorando o aniversário da cidade é pura consequência! André Paternostro Diretor - andre@revistainfocomagazine.com.br Revista InFoco Magazine | 5


O

INVERNO

2013

MANDAMENTOS

período mais frio do ano acaba de começar. As vitrines das lojas já estão com cara nova e, de repende, bate aquela dúvida: qual tendência eu devo seguir? Para não cair em tentação e acabar pecando no look, siga os 10 Mandamentos inspirados nas principais tendências das semanas de moda do mundo. 1. Bata continência As peças com shapes utilitários, inspiradas nas roupas de guerra, volta à cena urbana. O melhor?! Com tantas variações, o novo militarismo foge da supremacia verde-oliva camuflado e experimenta cores com tons terrosos e azuis noturnos (aqueles escuros como o céu à noite). Ombros marcados, calças cargo, coturno e cabelos superpenteados. 3. Escute sua mãe Carregue sempre um casaquinho com você. Cardigans, jaquetas acinturadas ou parkas, neste inverno você não sairá de casa despreparada.

2. Abra o baú de sua avó Nada mais moderno do que revisitar o passado. As décadas de 60’s e 80’s com o seu romantismo e ousadia prometem, ao mesmo tempo, deixar o inverno mais colorido, romântico e disco. Estampas em P&B como “poás” e “pé de galo”, calças flare, ombros arredondados e cintura alta vão cair super bem com as jaquetas colegial inspired, broches, maxi brincos e colares, tiaras, lenços e franjas (no cabelo e nas roupas, sapatos, acessórios etc).

4. Tricote Inverno sem tricô, não é inverno. Aquele suéter fofinho, feito de lã, confortável e marrom... NÃO! Colore-os, colore-os e os deixe o mais divertido possível! Tanto faz com candy colors, ou cores mais vivas como o bordô, o azul, o verde, o arco-íris!

6. Repita comigo: “Eu sou tão sexy e eu sei disso!” Isso mesmo! Talvez você nem conheça o LMFAO, mas já deve ter ouvido um hit meio assim “I’m so sexy and I know it, so sexy...”. Para isso, invista no couro, nas transparências, nos cortes acinturados, decotes até o umbigo, salto agulha e scarpin com tornozeleira. 7. Inove no jeans Em modelagens super skinny, flare ou , com lavagens resinadas, desbotadas, rasgadas ou metalizadas, em diversas cores - Pelo menos nesta estação, seu jeans é qualquer coisa, menos básico. 9. Vá além das estampas Esta é a hora de deixar de ser neutro, pois opções não faltam quando o assunto são estampas. Xadrez, “poás”, florais, micropadronagens, grafismos e paisleys estão disponíveis. Aproveite para sair usando conjuntinhos coordenados.

MODA E BELEZA

10

OUTONO

5. Renda-se ao punk gótico barroco vitoriano Inspirados na moda do período vitoriano e o seu luxo em veludo, bordados dourados, pedrarias e muita renda, o visual gótico retorna neste inverno unindo-se ao punk. Assim, abuse de crucifixos, spikes, caveiras e correntes. Aqui, preto é lei!

8. Brilhe Com tantas aplicações de taxas e pedrarias nas roupas, brilhar não vai ser tão difícil. Além de peças bordadas em paetê, tecidos com fios metalizados e acetinados estão liberados tanto à noite, quanto durante o dia. 10. Salve a natureza A mistura de tecidos sintéticos com naturais, mais rústicos, e as influências de diversas culturas, em estampas étnicas ou de animais continuam nos looks nesses dias frios. A novidade é que os bichos estão mostrando suas caras nesta estação. Use e abuse de T-shirts e acessórios com tigres, cobras, onças, gatos, borboletas, elefantes... Revista InFoco Magazine | 7


Frases “Se Feliciano precisa, para afirmar sua postura religiosa, criar uma caricatura caluniosa dos baianos e da Bahia, algo é muito frágil em sua fé. (...) O boneco tem pés de barro. E cairá”. Caetano Veloso (cantor), sobre o deputado federal Marcus Feliciano

“Queremos deixar o local harmonioso, para que todos se sintam à vontade. Escola é uma segunda casa, especialmente para as crianças, além de professores e outros funcionários que trabalham no prédio”. Marvio Mendes (PMDB), prefeito de Nova Viçosa - BA, sobre as novas quatro creches pró-infância em três distritos de Posto da Mata.

Mesmo que a questão jurídica fosse superada, você colocar um adolescente preso com adultos só vai agravar o problema. O modelo atual não só não recupera como deixa a pessoa pronta para praticar delitos ainda maiores.

José Eduardo Cardoso, Ministro da Justiça - criticando a tentativa da diminuição da idade penal no Brasil.

“Mude os seus pensamentos e você mudará o mundo”. Norman Vincent Peale, palestrante e escritor norte americano, fundador da Teoria do Pensamento Positivo. 8 | Revista InFoco Magazine

“A inteligência é o que você usa quando não sabe o que fazer”. Jean Piaget, filósofo suíço considerado um dos maiores pensadores do século XX.

“Muita gente morta, gente ferida pedindo socorro. Muitos perguntando pelos familiares, gente cortada. Uma tragédia muito grande!” Alessandro de Oliveira, voluntário no resgate às vítimas do acidente de ônibus na BR 101 km 896 – próximo à Teixeira de Freitas – onde 10 pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas.

“Se não der certo, eu tenho que estar preparado para isso. Convoquei A, B ou C pois acredito que isso é o melhor para a seleção brasileira. Acredito que, mesmo que eu levasse o jogador que o jornal quer ou que a televisão quer, iria ter pressão. O pau vai comer de qualquer jeito”. Felipão, técnico da seleção Brasileira ao ser questionado sobre a ausência de Ronaldinho Gaúcho, durante a convocação para a Copa das Confederações.

{

“Fofoca vem do verbo ‘malamabês’! Só gente mal amada e recalcada faz fofoca” Fabiana Pinto (escritora), em publicação no Facebook

“A realização do Teixeira Folia com certeza influenciou nas vendas do comércio da cidade. Nós vendemos 38% a mais em relação ao mesmo período de 2012”. Flávio Guimarães , presidente do Sincomércio, comemorando os resultados da festa da cidade de Teixeira de Freitas.

{


EDUCAÇÃO

Universidade Federal do Sul da Bahia Iniciará atividades em janeiro de 2014

A

Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), com sede em Itabuna e campi nos municípios de Eunápolis, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, iniciará suas atividades, a partir de janeiro de 2014, com a implantação dos programas de bacharelado interdisciplinar. Uma das inovações desse modelo pedagógico é que os alunos, após passarem pelo Exame Nacional do Ensino Médio, escolherão entre quatro grandes áreas de atuação (Artes, Humanidades, Saúde, Ciência e Tecnologia e, depois de três anos de estudo, poderão fazer uma opção mais específica, escolhendo uma carreira profissional. O projeto de lei que cria a UFSBA, já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e está em tramitação no Senado Federal, onde teve sua aprovação nas Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Comissão de Educação, em abril, faltando apenas ir ao plenário daquela Casa. A obrigatoriedade do bacharelado interdisciplinar para acesso à graduação reforçará a possibilidade de que as vagas sejam ocupadas por estudantes da região. A nova universidade dará aos moradores dos municípios do sul e extremo sul da Bahia, com mais de 20 mil habitantes, a possibilidade de ingressar em seus cursos por meio de Colégios Universitários, que serão instalados em suas próprias cidades. O professor doutor Décio Bessa, reitor do Campus X da Universidade Estadual da Bahia ( Uneb), em Teixeira de Freitas, e um dos coordenadores da comissão de implantação da instituição, reafirmou que este município sediará os cursos de ciências da saúde e medicina, enquanto Porto Seguro abrigará os de humanidades, artes e meio ambiente e Itabuna, tecnologia. Segundo Bessa, a preocupação da comissão, formada em 2011, foi permitir uma complementaridade na implantação da UFSBA em relação aos cursos universitários já existentes na região, de maneira tal que outras instituições de ensino superior instaladas em Teixeira de Freitas, não sofressem concorrência. ESTUDO Para a decisão de implantação dos cursos de ciências da saúde e medicina, em Teixeira de Freitas, foi fundamental um estudo da professora doutora Liana Sodré, da Universidade Federal da Bahia e Uneb, com atuação no campus X – O Plano de Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Mesovales Jequitinhonha e Mucuri. Nele a autora ressalta, entre outros aspectos, a importância do monitoramento das condições coletivas de salubridade, condições sanitárias do espaço social e o combate às epidemias ocorrentes e as endemias existentes através de um centro de Ciências da Saúde.

Também defendeu a ação de políticas públicas nas áreas de medicina, nutrição, enfermagem, biomedicina, farmácia, fisioterapia, odontologia e psicologia, para combater as desigualdades sociais, lembrando a distância entre Teixeira de Freitas e os centros especializados de Saúde mais próximos do município, como o eixo Itabuna-Ilhéus, Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG). FUNCIONAMENTO Para o funcionamento da Faculdade de Medicina, de acordo com Bessa, estão em estudo alternativas como o uso de hospitais do sistema SUS, como o Hospital Regional de Teixeira de Freitas, cujas instalações passariam, então, por reformas. Locais para a instalação do campus da UFSBA, em Teixeira de Freitas, também estão sendo levantados, mas nada ainda está definido.

Prof. doutor Décio Bessa, reitor do Campus X da Uneb.

Prof. doutora Liana Sodré.

Revista InFoco Magazine | 9


P

ense em uma comida bonita, saborosa, cheirosa e saudável, que alia alimentos frescos, como legumes, ervas e frutos do mar, com azeites, muita massa e um bom vinho. Pensou? Agora pense poder comer sem culpa. Pois é, essa é a Culinária Mediterrânea. Perfeitamente de acordo com a estrutura da pirâmide alimentar, a culinária mediterrânea tem ganhado cada vez mais adeptos pelo mundo. Por fazer uso de alimentos frescos, dispensando os industrializados da cultura norte-americana, a ciência tem testado e aprovado a dieta mediterrânea. A chef de cozinha, Elisama Oliveira, especializada em cozinha mediterrânea, diz que o segredo está no equilíbrio perfeito entre cereais, proteínas e açúcares. “Os pratos são feitos com in-

GASTRONOMIA

Mesa mediterrânea

gredientes frescos e azeite de oliva extravirgem. Além do costume de servir saladas, as carnes são sempre cozidas ou grelhadas, dispensando frituras. Então, é sempre mais saudável”, explicou. Em Teixeira de Freitas, o Valentina Bistrô é uma opção para quem quer unir momentos de lazer com alimentação saudável. “Nosso propósito aqui é poder receber as pessoas como se fossem amigos em nossa casa”, comentou o empresário Simone Pelletti. Com música ao vivo e uma cozinha ítalo-mediterrânea, o bistrô, além de ter uma carta de vinhos diferenciada, pode ser o ambiente perfeito para um encontro a dois ou para uma happy hour com os colegas de trabalho.

Risotto de Frutos do Mar

Ingredientes: Caldo: 2 litros de água 2 cabeças de peixe 10 cabeças de camarão 1 cebola 1 folha de louro 1 dente de alho Risoto: 1 polvo pequeno 2 xícaras (chá) de camarão médio limpo 3 lulas grandes cortadas em anéis 4 colheres (sopa) de azeite de oliva 1 xícara (chá) de cebola picada 500 g de arroz arbório 1 xícara (chá) de vinho branco Caldo, o suficiente para o cozimento 12 mexilhões cozidos (com concha) Folhas de manjericão a gosto Molho: 3 colheres (sopa) de azeite de oliva 1 cebola picada 2 dentes de alho cortados em fatias 1 litro de caldo de peixe 1 xícara (chá) de molho de tomate ½ xícara (chá) de caldo de polvo 3 tomates sem pele e sem sementes picados

Modo de fazer: Em uma panela, coloque a água, as cabeças de peixe, as cabeças de camarão, a cebola, o louro, o alho e deixe ferver por 40 minutos no fogo baixo. Coe e reserve o caldo. Na panela de pressão, coloque o polvo, sem água, e feche a panela. Leve ao fogo e, assim que iniciar a pressão, deixe cozinhar por 5 minutos. Retire do fogo, espere sair a pressão e abra a panela. Reserve o polvo para o risoto e o caldo que se formou. Molho: Aqueça o azeite de oliva em uma panela e doure o alho e a cebola. Acrescente o o caldo de peixe, o caldo de polvo, o molho de tomate, misture e deixe ferver por alguns minutos. Por último, coloque o tomate, ferva por mais 1 minuto e reserve. Pesto: Coloque em um pilão o manjericão, o azeite de oliva, as amêndoas, o parmesão e o sal. Pilonar até que obtenha uma pasta. Reserve. Risoto: Em uma panela, refogue rapidamente a lula e os camarões. Reserve. Na mesma panela, aqueça o azeite e doure a cebola. Junte o arroz e frite-o. Acrescente o vinho branco, misture e deixe evaporar. Na seqüência, junte o caldo fervente aos poucos, mexendo sempre, até que o arroz esteja quase macio. Antes de finalizar, comece a cozinhar o arroz com o molho até que fique macio. Por último, coloque o camarão, a lula, o mexilhão, o polvo, misture e sirva. Revista InFoco Magazine | 11


ALCOBAÇA ORGANIZANDO

A CASA

O

ano de 2013 em Alcobaça começou em ritmo de mudança e renovação na gestão municipal do atual prefeito, Bernardo Olívio. Vários desafios e dificuldades foram encontrados pela nova administração, dentre os quais, uma máquina pública ineficiente e sem condições de oferecer um serviço digno à população. Começando pelo levantamento do diagnóstico de todo o município, foi possível perceber a existência de várias demandas de caráter de urgência. Sistemas de abastecimento de água no interior depredados, estradas vicinais em péssimas condições de trafego, escolas públicas sem condições de atender aos seus alunos, sistema de saúde precário, trabalhadores e famílias rurais sem a devida atenção, programas básicos paralisados e, principalmente, um município onde os recursos próprios não conseguiam atender as demandas e as secretarias não tinham condições para resolver todos os problemas. Foi assim que encontramos o Município.

12 | Revista InFoco Magazine


100 DIAS DE GOVERNO

Diante de tantas dificuldades, o Prefeito iniciou a implantação de uma política onde Estado e Município trabalhem juntos para montar uma estrutura que atenda a população continuamente e não apenas em seu mandato, trabalhando com uma filosofia de obras e ações não pertençam ao gestor e sim à prefeitura e ao povo de Alcobaça. A nova administração começou pelo básico, que é a atenção à saúde, colocando em funcionamento todos os postos de saúde com médicos, profissionais de saúde capacitados, atendimento odontológico todos os dias e uma infraestrutura de transporte que atenda a todo o município. A educação está funcionando, mas segundo o prefeito, ainda é preciso uma reestruturação estrutural e pedagógica que requer um planejamento cauteloso e detalhado.

Revista InFoco Magazine | 13


ALCOBAÇA

Em andamento, várias obras e programas, frutos de parcerias consolidadas pelo Prefeito, podem ser vista por todo o município e algumas que estavam paralisadas há mais de um ano, foram retomadas. O município está se preparando para receber o progresso, com planejamentos em todas as secretarias, a vinda do colégio universitário no município e vários convênios federais e estaduais, que já foram assinados pelo Prefeito e devem começar a funcionar até o final de 2013. De acordo com o prefeito Bernardo Olívio, o município ainda não está funcionando do jeito que ele gostaria, mas esse é só o começo de uma ação planejada que terá quatro anos para se consolidar. Saúde, educação, agricultura, turismo, ação social, administração, meio ambiente, obras, finanças. Todas essas

14 | Revista InFoco Magazine


100 DIAS DE GOVERNO secretarias irão oferecer a população um serviço digno e de qualidade, mas isso só será possível se todos, população, funcionários, vereadores, abraçarem a causa. O Prefeito afirma que muito foi feito em 100 dias e muito mais será feito em quatro anos, e que os compromissos assumidos em campanha serão cumpridos ao longo do mandato, visto que muitos necessitam de planejamento e tempo. ‘’É hora de nos unirmos para vencer as dificuldades e construirmos uma renovação em Alcobaça’’, conclui Bernardo.

Revista InFoco Magazine | 15


CARAVELAS

A

mais saúde

cidade colonial de Caravelas, uma das mais antigas cidades brasileiras, reserva muitas riquezas e um grande potencial turístico. Pautada economicamente na pesca artesanal e na agropecuária, passou por dificuldades nas gestões anteriores, perdendo a importância e tendo seu patrimônio deteriorado, pela pouca preocupação com o social. O atual prefeito, Jadson Ruas (PDT), em seu discurso de posse, chamou a atenção pela força de vontade de colocar sua experiência como empresário para administrar o município. Instaurando na região um novo modelo de política, mais próximo da população e de suas necessidades, eleito o presidente da Associação dos Prefeitos do Extremo Sul da Bahia (APES). E o foco de atuação de suas secretarias de governo vem seguindo, desde então, esta linha. Saúde O secretário de saúde, Manoel Mecias Fontes, vem atuando com objetivos claros. Melhorar a infraestrutura física e de atendimento, atuando na prevenção e cuidado às doenças crônicas. Para isso, toda a equipe, tanto do município, quanto nos distritos, zona rural e região ribeirinha, estão mobilizados para atender melhor a população.

16 | Revista InFoco Magazine

Nestes primeiros meses, já foram reformados e entregues à população dois Centros Modelo de Atendimento Médico de Saúde da Família. Totalmente equipados, os centros assistem, tanto à saúde primária, quanto à saúde bucal e à assistência farmacêutica. Ainda para este ano, segundo o secretário Messias, estão previstos o início das obras de mais seis postos no mesmo formato, dando mais segurança aos moradores das comunidades mais distantes. A contratação de profissionais especialistas foi uma das principais preocupações do secretário. Agora, Caravelas possui uma equipe de médicos que antes não tinha. Cardiologistas, ortopedistas, obstetras, fisioterapeutas e psicólogos. Desta forma, exames clínicos de média complexidade se tornaram realidade. Os caravelenses podem marcar e fazer o eletrocardiograma, a endoscopia e tantos outros. A saúde dos idosos é outro ponto que deve ser assistido. “Com foco na prevenção de doenças, os grupos de atendimento à terceira idade, tem proporcionado, além do atendimento individualizado, oportunidades de convívio e prática de exercícios físicos orientados por fisioterapeuta e profissional de educação física”, explicou Mecias.


100 DIAS DE GOVERNO EDUCAÇÃO Após os primeiros meses da atual legislatura municipal, a secretária de educação, Lênia Alves, avalia as ações executadas até este momento como positivas. “Estão sendo feitos investimentos importantes em infraestrutura e transporte escolar. Temos ações educativas que estão trazendo para os estudantes, professores e familiares mais segurança e alegria na hora do aprendizado”, avaliou Lênia. A parceria da Prefeitura Municipal com o UNICEF, o Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser, e o Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury, proporcionaram atividades esportivas e de arte-educação para mais de três mil crianças e jovens entre sete e 17 anos, além de cursos de capacitação para 250 multiplicadores e professores da rede pública de ensino de Caravelas. A adesão aos programas governamentais, como o Programa Segundo Tempo, o Pacto Nacional da Alfabetização e o Programa Mais Educação, estão aumentando a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades com temas como meio ambiente, cultura e artes, direitos humanos, reforço escolar, esporte e lazer, entre diversas outras que dão às crianças e aos jovens novas oportunidades de formação e direcionamento. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) está garantindo a merenda escolar de qualidade. A contratação de nutricionista e da oferta de cursos de capacitação para merendeiras vem melhorando ainda mais o rendimento escolar. A aquisição de novas bombas de água e a abertura de poços artesianos em escolas, como das comunidades de Rancho Alegre, Caribê e no Rio do Cupido, também contribuem, segundo a secretária, para melhorar a segurança alimentar e nutricional nestas localidades. “Estamos organizando uma boa base e transformando as escolas do nosso município para que num futuro próximo sejam Centros de Referência nas diversas localidades onde estão inseridas. Tanto os profissionais da educação quanto a comunidade atendida vai poder participar de uma formação com qualidade e dispondo de todas as ferramentas necessárias”, concluiu Lênia.

Revista InFoco Magazine | 17


CARAVELAS

TURISMO E ESPORTES Caravelas, nos últimos meses, vem assistindo a uma retomada em seu setor empresarial e turistico. A oferta de cursos de formação e investimentos no setor, através da parceria da Prefeitura Municipal com o Sebrae, com o Projeto Caravelas em Ação para Fortalecimento do Empreendedorismo Turístico, têm proporcionado melhorias que há anos não acontecia. Com uma enorme diversidade de paisagens com praias propícias para a prática de esportes náuticos, rios, restingas e extensas áreas de manguezais preservados, Caravelas abriga o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. O secretário de turismo e esporte, o articulado Fábio Negrão, acredita no fortalecimento do setor devido aos vários fóruns de debate e articulação da região, como a Câmara de Turismo da Costa das Baleias. “O II Salão Baiano do Turismo, que aconteceu em Salvador no início de abril, por exemplo, reuniu secretários de governo e representantes de todos os municípios da região. Isso é importante para as cidades que ficam no sul do estado”, comentou o secretário. Em Caravelas, além das parcerias estratégicas com empresas de comunicação de rede nacional e internacional, a Secretaria de Turismo e Esportes também vem investindo nos últimos meses no diálogo aberto com todos os setores para definir metas claras e alinhadas com as expectativas dos empresários, da comunidade caravelense e de parceiros.

18 | Revista InFoco Magazine


100 DIAS DE GOVERNO

Revista InFoco Magazine | 19


PRADO

POR UMA VIDA MELHOR A

cidade recém considerada como um dos 28 Destinos de Ecoturismo do Brasil tem se destacado também no quesito gestão municipal. Com pouco mais de 27 mil habitantes, Prado começa a conquistar melhoras nos quesitos saúde, educação, turismo e infraestrutura. Em primeiro momento, a recuperação das estradas e ladeiras do interior. Objetivando melhorar as condições de tráfego entre as localidades de Guarani e Corumbau, o governo de Mayra Brito (PP) se preocupou com os produtores rurais, que no ano passado não puderam transportar seus produtos devido às chuvas que interditaram as estradas, e agiu antes do período chuvoso. “Essa antecipação foi determinada por Mayra, que, por entender a importância econômica que a agricultura tem para o Prado, logo pôs a Secretaria de Obras para cuidar das estradas”, comentou o secretário de agricultura, Maurício Costa, o “Lindão”. Com estradas recuperadas e sinalizadas, a cidade ganha mais qualidade no quesito turismo. E por falar em turismo, Prado só tem a comemorar. Com a frente do secretário Carlo Casarsa, a princesinha da região da Costa das Baleias, que abriga mais de 30% da hotelaria da região, só tende a ganhar ainda mais destaque. Além das atividades já populares da cidade, como o festival gastronômico, o Moto Rock e os circuitos da temporada de verão, com a festa de Réveillon e carnaval, o resgate cultural histórico ganha força nessa gestão. O Carnaval Tradicional, com as marchinhas de rua é um bom exemplo. “É perfeito para quem não se encaixa pulando atrás do trio. Eu adorei a experiência!”, afirmou a farmacêutica, Marielle Oliveira.

20 | Revista InFoco Magazine


100 DIAS DE GOVERNO

A reforma das escolas tem garantido o padrão de qualidade que o pradense já conhece. Com os seus 57% de aprovação, a educação pública do Prado ganhou mais profissionais qualificados, além de projetos, já pleiteados, para a valorização do esporte e implementação de aulas de teatro no currículo escolar. A saúde que todos precisam Quando a prefeita Mayra (PP) e seu vice, Fabiano Rodrigues, assumiram a casa, não imaginavam o trabalho que tinha pela frente. Entre tantos problemas, o estado em que a Secretaria de Saúde foi deixada pelo governo anterior foi o mais preocupante. Custeamento de obras fantasmas e ausência de arquivos, materiais de escritório e de subsistência, como ambulâncias, remédios e materiais para exames clínicos, acarretaram num momento crítico da saúde de Prado. “A saúde estava paralizada, ou melhor, na UTI. Durante todo esse período de 60 dias, passamos fazendo levantamentos, relatórios e provas. Agora estamos em fase de finalização e recuperação de todos esses problemas”, argumentou o vice-prefeito, dr. Rodrigues. E assim tem sido. Remontando a equipe de saúde, novos profissionais foram contratados, como médicos em 19 especialidades diferentes, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Para atender aos distritos de Cumuruxatiba e Guarany, a única ambulância foi reformada e mais três foram solicitadas do estado. Assim, a população de São Francisco, Limeira e Corumbau vão poder ter atendimento de emergência. Revista InFoco Magazine | 21


PRADO 22 | Revista InFoco Magazine

Os novos profissionais contratados estão atendendo as unidades básicas de saúde, 11 no total. Além dessa assistência, materiais de insumo e o abastecimento de remédios de farmácia básica estão suprimindo a necessidade inicial da população. “Esses medicamentos têm chegado, ainda, em uma quantidade considerável, porém, aguardamos os trâmites de processo licitatório para a aquisição de grandes quantidades”, explicou dr. Rodrigues. A saúde mental também está sendo assistida. O Centro de Atenção Psico Social (CAPS) voltou a funcionar e agora conta com um médico clínico geral e psiquiatra, alimentação e transporte. A unidade hospitalar que não pertence ao município, mas presta serviço, passou por uma intervenção de reestruturação. “Colocamos uma equipe de mais de 11 médicos, em escalas de plantão, colocamos uma enfermeira chefe e estamos preparando um plano de reestruturação da Emergência e Centro Cirúrgico, que em breve anunciaremos a toda a população pradense. Inclusive realizamos a compra de alguns materiais para realização das cirurgias. Serão equipamentos e cursos de capacitação para toda a equipe”, concluiu a secretária de saúde, Bárbara Feitosa. A saúde possui uma complexidade muito grande, porém o cidadão já sente essas conquistas e avanços, deixando para trás um passado de sofrimento e irresponsabilidade com a vida humana. Será sempre um dever servir a toda a população. Afinal, o maior compromisso é cuidar da saúde do povo.


100 DIAS DE GOVERNO

Revista InFoco Magazine | 23


TEIXEIRA DE FREITAS 24 | Revista InFoco Magazine

direcionada para a modernização O

município de Teixeira de Freitas tem vivido meses de verdadeira reinvenção de si mesmo. Tendo na pluralidade de sua gente seu traço mais marcante, o município está readequando suas estruturas para se harmonizarem com a personalidade empreendedora de seu povo. Várias iniciativas comprovam que Teixeira de Freitas está direcionada para a modernização, simultaneamente, a Prefeitura trabalha para a implantação de uma administração plenamente transparente. Considerando que o crescimento começa pela organização, a administração municipal iniciou seu trajeto pela limpeza da cidade, que está, visivelmente, mais limpa. Para a manutenção deste trabalho, as caçambas sucateadas do recolhimento de lixo doméstico foram substituídas por modernos compactadores. Enquanto isso, a própria municipalidade passou por reorganizações, a exemplo do processo de recadastramento os servidores, que permitiu aos gestores municipais conhecerem o quadro de funcionários, suas funções e até mesmo diagnosticar os casos de desvios de função. Este processo é de grande valia, dada a iminente reforma administrativa, que melhorará a logística do trabalho da gestão municipal e, consequentemente, a vida dos cidadãos.


100 DIAS DE GOVERNO Os primeiros passos Um importante passo para o desenvolvimento de toda sociedade é o investimento na educação. Neste quadro, Teixeira de Freitas figura duas importantes ações: a implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsba) e a Unidade de Ensino em tempo integral para crianças e adolescentes. Quanto a Universidade, sabe-se que o modelo pedagógico é totalmente inovador e que Teixeira de Freitas abrigará o polo de saúde, incluindo o curso de Medicina. Comemorado desde o final de 2012, o processo de instalação da Ufsba foi decretado pela presidente Dilma na primeira semana de junho de 2013. Para as crianças e adolescentes, a unidade em tempo integral Bom Pastor- a primeira em funcionamento neste modelo- está atendendo cerca de 400 estudantes e tem a importante missão de afastá-los das ruas e elevar neles a autoestima. Eles assistem aulas da grade tradicional em um turno e no outro participam de oficinas culturais e de reforço escolar. Para garantir o bom desempenho das escolas, é preciso valorizar o professor. Neste ensejo, a Prefeitura incluirá em seu modelo de educação o “Ensino Digital”, um programa que abrange a qualificação do professor com pós-graduação, o implemento e funcionabilidade dos laboratórios de informática e ainda promove o estreitamento entre escola, famílias e a própria comunidade. Cerca de 10 mil estudantes serão beneficiados na 1ª etapa do projeto. Outro grande desafio teixeirense rumo à modernização é a melhoria do setor de saúde pública. As Unidades Básicas de saúde, consideradas o alicerce deste segmento, estão passando por requalificação. Doze unidades serão construídas nos próximos meses, 9 postos de saúde começaram a ser reformados e outros 4 ampliados. Além disso, médicos foram contratados. Eles atenderão a partir de 10 de junho.

Ainda no campo da saúde, há de ser observar o impulso de qualidade que foi firmado no ambulatório central, que está atendendo 15 especialidades médicas. A parte física foi restaurada, bem como a do Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo) - anexo ao ambulatório, previsto para voltar a atender nos próximos dias. O Ceo esteve fechado nos últimos dois anos. Para quem necessita de atendimentos de média e alta complexidade, a boa informação é que o Hospital Municipal também está sendo melhorado. Depois da aquisição de modernos equipamentos e ferramentas, cinco novos leitos do “Tratamento Intensivo” foram ativados; a parte elétrica do Hospital foi substituída e existe um grande empenho para a humanização dos atendimentos. A primeira ação neste sentido é a disponibilidade de pessoas para o atendimento cordial dos pacientes e visitantes. Estes funcionários estão sinalizados pelos dizeres “Posso lhe ajudar?” em suas roupas. Outra medida em respeito aos pacientes é a reforma do Hospital, que ganhará entradas exclusivas para médicos, recepção e “entrada vermelha”, para casos mais graves. Haverá ainda a ampliação física da recepção e a criação de uma área verde para descanso, também é prevista a construção de uma cantina.

Revista InFoco Magazine | 25


TEIXEIRA DE FREITAS

Uma cidade feliz É impossível desassociar a ideia de modernização à de qualidade de vida, lazer e cultura. Obedecendo a esta ordem, Teixeira de Freitas segue seus planos de desenvolvimento. Em maio deste ano o município promoveu a maior e mais bem organizada festa popular de sua história. O “Teixeira Folia, celebrando sua gente” levou milhares de pessoas para a avenida. Muitos seguiram o som das atrações musicais, tanto as de renome nacional, quanto as da própria região, e outros tantos se deixaram seduzir pelo circuito cultural, sua exposição fotográfica- que remontou a história do município- ou mesmo seus estandes de economia criativa ou ainda, o circuito gastronômico. A festa foi uma verdadeira injeção de autoestima na população teixeirense. O esporte local também tem oferecido condições de lazer para as famílias. Foi assim com o torneio do trabalhador e continua sendo, com as disputas pelo campeonato de veteranos, as atividades de lazer nas praças, com os programas de hidroginástica, dança e ginástica e outras tantas ações. Para garantir o sorriso no rosto dos teixeirenses, a Prefeitura trabalhou e conseguiu cadastrar cerca de R$ 214 milhões em obras junto ao Ministério das Cidades. Esta verba, assim que liberada, será destinada à pavimentação, drenagem, saneamento e construção de praças e parques.

26 | Revista InFoco Magazine


100 DIAS DE GOVERNO Gestão moderna é gestão transparente As pessoas estão com o senso crítico cada vez mais apurado e isso é ótimo, porque força a excelência das ações e a explicação minuciosa de tudo, sobretudo, dos gastos públicos. A atual administração pública tem respeitado este princípio tratando destas questões diretamente com a população. Uma prova disso é a realização de “Prefeituras Itinerantes”. Nestas edições, todos os gestores municipais vão até a população para ouvir reivindicações e prestar contas do trabalho realizado. Outro exemplo claro deste propósito, foi a prestação de conta da festa da cidade, dois dias úteis depois do encerramento do evento. Para além disso, a gestão municipal esteve na Câmara, no dia 29 de maio apresentando o relatório contábil e de serviços prestados. Todas estas medidas foram tomadas para que a população tivesse acesso a tais informações. Nos primeiros dias de junho, foi lançada a Câmara Setorial Inova Prefeitura – gerida pela UPB. Seu principal objetivo é dar capacitação continuada aos gestores e promover ampla transparência dos feitos públicos e Teixeira de Freitas é a cidade piloto para a implantação deste programa.

Revista InFoco Magazine | 27


eletrodoméstico

COIFAS: PRA QUÊ TE QUERO?! N ada de fumaça ou cheiro de gordura nos ambientes. Ter uma coifa, depurador ou exaustor de ar na cozinha é garantia para manter esses inconvenientes sempre longe do seu dia a dia. Porém, antes de eleger o ideal, é preciso tomar alguns cuidados básicos e pesquisar. Cada tipo de local vai exigir um eletro diferente e, por isso, a atitude imprescindível é avaliar o ambiente que irá recebê-lo. É importante verificar o tamanho do local, se é em lugar aberto ou fechado, se é um fogão doméstico ou industrial, uma churrasqueira em ambiente fechado ou aberto e se a instalação será de ilha ou de parede. O nível de ruído do produto também é quesito fundamental. “As coifas são mais silenciosas, pois os motores são vedados para evitar o barulho”, explica Edna Malaquias, da ACRI-ART INOX. Esse é um dos motivos que levaram o eletrodoméstico para o topo da lista dos mais pedidos nessas horas. As coifas podem ser consideradas uma evolução dos depuradores. Estes, antes muito requisitados, têm caído em desuso pela pouca funcionalidade, se comparados com as coifas. A principal diferença, além de fazer ou não barulho, está na forma de eliminar a gordura. Enquanto as coifas podem trabalhar com saída externa ou filtro de carvão ativado, os depuradores contam com filtros ou mantas que não conduzem o ar para fora de casa. Sua capacidade de extração é bem limitada (300 m³/h), enquanto a das coifas chega a 1000 m³/h. Na hora da instalação A coifa pode ser instalada de duas formas: no modo exaustão, quando o ar é direcionado para fora do ambiente por dutos, e depuração. Neste caso, o ar passa

pelo filtro metálico ou pelo de carvão ativado e retorna ao ambiente limpo e tratado. Preparar o ambiente que irá recebê-la é fundamental para garantir o bom funcionamento. A tomada deve estar na voltagem correta e localizada no eixo do fogão. A parede tem de ficar livre e suportar o peso do eletrodoméstico. Em caso de modelos com saída externa, é necessário fazer o furo corretamente para abrigar o duto flexível. O posicionamento também deve ser avaliado, pois o modelo deve estar bem acima do fogão ou cooktop, de 70 cm a 80 cm de altura. O eletrodoméstico deve ficar centralizado, permitindo que sua ação compreenda a área do fogão ou churrasqueira. É importante instalá-lo no nível e respeitar as distâncias determinadas.

FAÇA O TESTE Calcule o volume da cozinha: Volume = Largura x Comprimento x Pé-direito* A vazão ideal é aquela que garante oito renovações de ar do ambiente por hora. A capacidade de vazão deve estar especificada na coifa, não deixe de verificar. Exemplo: 4m (largura) x 4m (comprimento) x 2,75m (pé-direito) = 44m³ 44 m³ x 8 renovações = 352m³/h *Pé-direito é a distância do piso até o teto da cozinha, que deve ficar na média de 250cm.


jardim vertical S

e você acha que em um apartamento não dá pra ter espaço para uma floreira ou plantas ornamentais, acredite, dá! A criatividade em decoração fez surgir várias opções alternativas para lugares pequenos e uma delas é o jardim vertical. Talvez não seja possível ter uma verdadeira estufa cheia de plantas, mas manter um pequeno jardim em casa ou ambiente de trabalho é fácil. Bromélias, samambaias, avencas, “chifre de veado” e “dinheiro em penca”, são plantas de fácil cultivo e manutenção, não necessitam de luz solar direta e podem ser regadas duas vezes na semana. Maximizando a utilização de pequenos espaços, o ambiente fica muito mais agradável e bonito. A produção é simples e geralmente não exige a necessidade de um profissional para a construção do local adequado. Seguindo alguns critérios básicos de cultivo, utilizando materiais de refugo e escolhendo as plantas certas para o ambiente, o jardim vertical pode ficar atraente aos olhos de forma barata e ecológica.E para quem prefere pagar por um serviço profissional, existem diversos projetos disponíveis no mercado e materiais prontos para utilização, facilmente instalados. A especialista em paisagismo, Silvana Moraes, fala que tudo depende mesmo da imaginação de quem cria. “Estamos vivendo no momento em que a sustentabilidade é muito importante, o que facilita o reaproveitamento de garrafas Pet, materiais de demolição e vários outros que descartamos e podem ser reciclados. Temos também muito material sofisticado que pode ser escolhido de acordo o gosto e condição financeira de cada um”, explica. Para quem não tem muito tempo para manter as plantas saudáveis, uma alternativa é a utilização de plantas artificiais. Elas não precisam de muito cuidado e, dependendo da qualidade, podem ser mescladas com as naturais. O importante é não esquecer que a boa aparência é resultado de manutenção e cuidado constantes. Assim, com criatividade e carinho com a natureza, qualquer espaço pode ficar muito mais agradável

DECORAÇÃO, CASA E JARDIM

Melhore o ambiente com um

Revista InFoco Magazine | 29


ENTREVISTA

De frente com

Eujácio Dantas O SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DO GOVERNO JOÃO BOSCO

E

ujácio Dantas (38 anos) está à frente da Secretaria Municipal de Administração de Teixeira de Freitas. Natural de Itamaraju, residente em Teixeira de Freitas, desde os cinco meses de idade, tem uma história de luta e amizade na militância do Partido dos Trabalhadores junto ao atual prefeito João Bosco (PT). Graduado em Administração com ênfase em Marketing, é especialista em Tecnologia da Informação e MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas. Executivo visionário, já foi executivo em empresas como Unimed, AdSoft Informática e Nutrimaq. Há pouco, nomeado secretário de administração da nova gestão pública, tem trabalhado muito com o objetivo de organizar a casa. Em uma conversa com a InFoco Magazine, Eujácio falou sobre os novos projetos para Teixeira de Freitas e frisou a importância da capacitação dos servidores públicos como elemento chave para melhorar o desempenho e desenvolver a gestão municipal. InFoco Magazine: Nesta edição, nossa revista fez uma avaliação das primeiras ações dos prefeitos do extremo sul da Bahia nesses primeiros 100 de mandato. Como você avalia a gestão do prefeito João Bosco (PT)? Eujácio Dantas: Em primeiro lugar, quando João assumiu a Prefeitura, muitas coisas estavam em desordem. Apesar de sabermos que encontraríamos a casa em um estado crítico, não imaginávamos que estaria como estava. Na realidade, uma situação de total desestruturação. Problemas financeiros de toda ordem e a infra-estrutura pública totalmente sucateada. Só para se ter uma idéia, tivemos secretarias sem ferramentas de trabalho, sem computadores, softwares, entre outros materiais essenciais para trabalhar. Levando se em conta de onde partimos, o trabalho que a gestão de João Bosco realizou, nesses primeiros 100 dias, foi heróico, várias ações foram feitas. Apenas de dívidas de INSS, foram descontados diretamente no FPM - Fundo de Participação dos Municípios quase 4 milhões. InFM: Como secretário de administração, tem-se uma percepção geral da casa, e há pastas que ainda não se mostraram atuantes. Qual o papel, neste momento, da Secretaria Municipal de Administração? ED: Nós temos um excelente quadro de secretários. Mas para alcançarmos melhores resultados, temos que focar no planejamento e na organização da máquina pública, é a tecla em que o prefeito João Bosco tem batido constantemente. Então, a pasta de administração, junto com as demais secretarias meio: planejamento, finanças, controle interno e gabinete, tem se esforçado para integrar ainda mais o governo, através de um planejamento estratégico consistente, bem estruturado e eficiente onde cada secretário tenha condições de avaliar e monitorar a implantação dos programas e políticas públicas no contexto do modelo de gestão idealizado para Teixeira de Freitas. Mas, como já disse, 30 | Revista InFoco Magazine

há muita coisa fora de ordem, muitos problemas a se resolver. Na Secretaria de Educação, há desafios enormes, como a construção e reforma de creches e escolas, o atendimento as necessidades de recursos humanos para atender as unidades existentes, revisão, adequação e implantação do plano de carreira do magistério. Na saúde, os principais desafios são o aparelhamento, modernização das unidades de saúde e reestruturação total da atenção básica. Tanto a secretária de saúde Isabel Cristina, como o secretário de saúde Marcus Viana, tem conseguido importantes avanços nesses quesitos. InFM: Teixeira de Freitas tem crescido aceleradamente, tornando-se uma metrópole do extremo sul da Bahia. Quais são suas estratégias para um desenvolvimento contínuo e sem futuras complicações? ED: O desenvolvimento de infraestrutura é um componente vital no estímulo ao crescimento econômico de uma cidade, a estratégia do governo João Bosco, é investir em capacidade de gerenciamento dos serviços de infra-estrutura local e com isso atrair novos investimentos. Além do fortalecimento da economia solidária e incentivo ao micro empreendedor. É preciso entender e conhecer de perto cada detalhe que faz a cidade ter o movimento econômico que tem, assim como as suas conseqüências. Informação é poder e estamos trabalhando, primeiramente, na coleta de dados. Para que tenhamos segurança na gestão e para que o prefeito possa extrair o máximo de eficiência da máquina pública. InFM: Especificamente, poderia nos contar o que foi feito até agora junto às principais secretarias municipais? ED: É difícil especificar as mais importantes, mas podemos indicar algumas ações realizadas nessa primeira instância. A Secretaria de Educação tem trabalhado desde o aparelhamento na estrutura física e de pessoal, de creches e


escolas, como na abertura de novas vagas. Além da inauguração da Escola de Tempo Integral Bom Pastor e a implantação do Pacto pela alfabetização na idade certa. Oito unidades de creche/pré-escola e escola infantil serão construídas, duas delas já estão em processo de licitação, acrescentam-se aí dez quadras escolares e duas coberturas. A Secretaria de Saúde é uma ação a parte. Sendo, atualmente, a maior secretaria do município, junto com o secretário Marcus Viana, formando uma equipe de mais de 1.500 funcionários, estamos com projetos para que os teixeirenses possam ter de novo uma saúde pública de qualidade. Para isso, além de contratação de profissionais capacitados, médicos especialistas, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde, estamos iniciando um período de reforma de nove PSFs. Em breve, iniciaremos a construção da UPA, que ficará próxima ao Hospital Municipal. Já a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, está em processo de reestruturação. Como eu já comentei estava completamente tudo estava fora de ordem, precisando de atualização e de projetos eficazes. Assim, esse setor poderá trabalhar de uma forma mais prática, pensando no desenvolvimento econômico que, de primeira instância, tem projetado a ampliação de meios de qualificação da mão de obra local. Estamos mapeando os processos de todos os setores da prefeitura. Projetando também um SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) e ouvidoria eficiente, estamos em trabalho de estruturação administrativa focando no quesito de capacitação dos colaboradores públicos. InFM: E daqui para frente, o que os teixeirenses poderão esperar de seu secretariado? ED: Empenho e muita vontade. Estamos em busca da modernização do setor, buscando exemplos de gestão informatizada. É claro que as grandes ações têm um prazo maior, mas, sem dúvida, compensarão a espera. A Secretaria de Administração tem trabalho em prol de todas as outras secretarias e assim será nos próximos anos. Apoiando-as desde o planejamento até o momento da execução e ouvindo o que os munícipes tem a dizer, acredito que, em médio prazo, teremos uma Teixeira mais organizada e pronta para novas etapas de desenvolvimento. Mas para alcançarmos melhores resultados, temos que focar no planejamento e na organização da máquina pública.

Revista InFoco Magazine | 31


32 | Revista InFoco Magazine


Revista InFoco Magazine | 33


34 | Revista InFoco Magazine


“Alôô Macaco Prego!! Com certeza o camarote mais bonito da avenida...” Felipe Pezzoni (Banda Eva)

Revista InFoco Magazine | 35


“Nossa maior alegria, é ver a alegria contagiante de vocês” Luciano Luz (Diretor do Bloco/Camarote)

36 | Revista InFoco Magazine


“Valeu galera!!! Foi bom demais. Até 2014” Tigrão (Diretor do Bloco/Camarote)

Revista InFoco Magazine | 37


“Parabéns Tigrão e Luciano o camarote está lindo” Tatau (Araketu)

38 | Revista InFoco Magazine


Revista InFoco Magazine | 39


40 | Revista InFoco Magazine


Revista InFoco Magazine | 41


SHOW: (073)

8114-3555


Parabéns Teixeira de Freitas! Nesse mês de maio comemoramos os 28 anos de emancipação política de nossa cidade. Teixeira de Freitas, amada por todos seus filhos, os que aqui nasceram e os que, assim como eu, foram adotados e adotaram-na como cidade-mãe. Cidade de oportunidades, de homens e mulheres que acreditam na força do trabalho, que sonham com dias melhores e que todos os dias se põem de pé para fazer Teixeira de Freitas acontecer. Parábens a você cidadão que faz com que essa cidade seja a referência que é para toda região do extremo sul baiano , pois é a sua força que move as pás invisíveis do desenvolvimento que giram velozmente em favor de nossa cidade. Ainda estamos distantes do que almejamos, mas temos que seguir em frente trabalhando, cobrando e participando do desenvolvimento de nosso município. Percebo que o povo dessa terra tem por ela um amor “futibolístico”, clubista, bairrístico – e isso não é de agora. Recordo-me de quando ainda morava em Governador Valadares e na faculdade de Direito e encontrava-me diariamente com amigos de Teixeira que lá estudavam, (Peu Contão, Rosana Contão, Wagda Saude Souto, Elaine Saúde Souto, Flávia Sarlo Machado, Alexsander “Xandão” da Adsoft). Certa vez, uns amigos que tínhamos em comum resolveram brincar com Wagda Saúde Souto, dizendo que Teixeira não existia no mapa e que quando passavam indo para Porto Seguro nem placa com nome da cidade havia. Pronto!

O céu desabou sobre eles, Wagda com sua baianidade a flor da pele e seu amor roxo por Teixeira deu uma aula sobre o que era Teixeira de Freitas em seus poucos anos de emancipação política e, prevendo o futuro, disse que em pouco tempo seríamos o que hoje somos: referência em nosso estado. Fiquei encantado com aquele “patriotismo americano”, com aquela paixão arrebatadora por Teixeira de Freitas Acredito que essa paixão é a mola propulsora do desenvolvimento vertiginoso de nossa cidade. É ela quem nos move a lutar por ruas melhores e limpas, por um trânsito educado e mais humano, por escolas públicas de qualidade, por uma sistema educacional que funcione, por hospitais e postos de saúde que atendam com qualidade. Precisamos converter toda essa paixão por Teixeira de Freitas em ações positivas, não apenas em cobranças. Se somos a Teixeira de Freitas do progresso, do desenvolvimento, também somos a Teixeira de Freitas da violência, da desigualdade social, da sujeira das ruas, do desemprego e da fome; portanto cabe a cada um de nós fazer com que nosso grande amor e orgulho “patriótico” que temos por nossa querida Teixeira de Freitas, saia do sentimento, do intelecto e povoe nossos atos diários, como cidadãos concientes, que vivem e cuidam dessa GRANDE CIDADE. Faça sua parte!

Parabéns Teixeira de Freitas, parabéns teixeirenses!

Rodrigo Esteves Advogado, pós-graduado em Direito Público e Direito Eleitoral, atualmente é Controlador Geral do município de Alcobaça

Acredito que essa paixão, é a mola propulsora do desenvolvimento vertiginoso de nossa cidade. É ela quem nos move a lutar por ruas melhores e limpas, por um trânsito educado e mais humano...


OS COSMÉTICOS ORAIS O s nutricosméticos, também conhecidos como “pílulas da beleza”, começaram a ser vendidos no Brasil no início da década de 90 e chegaram para fazer sucesso entre aqueles que desejam manter o corpo e a aparência saudável. Produzidos a partir de alimentos funcionais ou suplementos alimentares, eles concentram vitaminas, óleos essenciais, sais minerais e outras substâncias fundamentais à saúde do organismo. E também participam de reações químicas importantes no interior das células, promovendo a restauração dos tecidos. Além de nutrir o corpo, os nutricosméticos também combatem os radicais livres, desta forma, você retarda o surgimento de rugas, manchas e flacidez, além de reverter aquelas que já estão na sua pele. Alguns que destacam-se são: licopeno, vitaminas A, C e E, silício orgânico, selênio, betacaroteno, zinco, resveratrol, isoflavonas de soja e até protetor solar. Entre os principais mecanismos de ação dessas cápsulas, estão o poder antioxidante, a função de hidratação da pele e o estímulo das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da derme. Além de aliviar

Dra. Grisiela Favarato Fisioterapeuta Dermato-Funcional

ESTÉTICA E BEM ESTAR

Nutricosméticos

o aspecto da celulite, fortalecer unhas e cabelos. A diferença entre os nutricosméticos dos outros produtos de beleza é que estes trabalham de dentro pra fora. Por isso, ele pode ter um poder muito maior do que os cosméticos externos. Porém, não substitui o uso de cosméticos tópicos, juntos os resultados são melhores. Os nutricosméticos não fazem milagres, mas fazem parte de um estilo de vida saudável, que unidos a prática de exercícios físicos regulares e a uma boa alimentação podem dar ótimos resultados sentidos na pele. No que se refere ao tempo de consumo, os especialistas são unânimes ao afirmar que podem ser ingeridos por tempo indeterminado, mas sempre com orientação de um especialista. Os efeitos, por serem progressivos, surgem em média a partir de 30 dias, sendo muito mais visíveis a partir dos 90 dias. Podem ser consumidos por qualquer pessoa, a partir dos 30 anos de idade ou de acordo com uma avaliação individual. Os nutricosméticos são indicados em tratamentos estéticos, potencializando os resultados.


CNJ obriga cartórios a registrar casamentos entre pessoas do mesmo sexo Impossível ignorar um assunto que tem mobilizado todo o país: o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Acirrando a discussão, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou uma resolução que obriga os cartórios de todo o Brasil a celebrar o casamento civil e converter a união estável homoafetiva em casamento. A partir do dia 16 de maio, os cartórios não podem mais se recusar aos atos citados, é o que impõe a Resolução 175, de 14 de maio de 2013. A entrada em vigor pegou muita gente de surpresa, mas segue as determinações do ordenamento pátrio. Publicada no Diário da Justiça Eletrônico no dia 15, a norma entra em vigor no dia seguinte, conforme o Art. 4º da Lei Nº. 11.419/2006. A intenção do CNJ é uniformizar a interpretação da questão. Vale ressaltar que, na inércia do Poder Legislativo (que só se movimenta quando há interesse econômico e/ou político de uma bancada forte), o ordenamento possibilita ao Poder Judiciário que lance mão de medidas visando evitar a insegurança jurídica gerada por decisões conflitantes de mem-

bros de Tribunais. Insta lembrar que em alguns estados os Juízes reconheciam o direito supramencionado, em outros não. Por inadmissível, a disparidade de tratamento tinha que acabar! É isso que fez o CNJ - unificando a interpretação! Caso o cartório não cumpra a Resolução do CNJ, o casal poderá levar o caso ao juiz corregedor da comarca – a quem cabe determinar o cumprimento da medida. Aquele que se negar a cumprir a Resolução poderá responder processo administrativo. O que muda na minha vida-hetero? Nada! E nem na sua! Mas muda (para melhor) a vida de muita gente que terá mais dignidade e seus direitos respeitados – não ficando à margem da sociedade por termos leis que tratam os cidadãos desigualmente adotando como critério uma mera questão sexual – como se essa “questão” implicasse em seres humanos menos merecedores de direitos. Nota: aos que são contrários ao casamento gay, fica uma sugestão: NÃO CASE COM UM - afinal, a decisão no CNJ não mexe no direito ao “casamento hétero”.

Daniele Barreto é Advogada, Consultora Política e blogueira www.danielebarreto.com.br

O que muda na minha vida-hetero? Nada! E nem na sua! Mas muda (para melhor) a vida de muita gente que terá mais dignidade e seus direitos respeitados.


O MSN VAI DEIXAR SAUDADES... É bem provável que você não se lembre de quando o MSN entrou em sua vida, mas em algum momento ele fez parte dela. O ano foi 1999. Na época, acessar a internet era privilégio de poucos, e eu, ainda criança, já estava incluída nessa rede social. Era incrível poder trocar mensagens de texto instantaneamente com pessoas de qualquer parte do mundo! – apesar de eu só fazer isso com meus colegas da escola presbiteriana, na aula de informática... Naquele tempo, confesso que já cheguei a pensar que meus “recém-amigos virtuais” não eram reais, mas sim a própria máquina conversando comigo. Mas isso é outra história... Com o passar do tempo, e nos últimos suspiros da maldita internet discada, o MSN me bota diante da conversa por vídeo. Com o combo “webcam + microfone + fones de ouvido” (e, claro, conexão à internet) aí estávamos nós nos conhecendo cara a cara. Quantas amizades e namoros foram feitos e casamentos destruídos por causa da bendita webcam, hein?! Tempos áureos do MSN veio mesmo depois da raposa – ou vai me dizer que não se lembra dela?! Do MSN Messenger 6 com emotions personalizados?! Super legais, tinha sites que disponibilizavam uma série infinita deles, com carinhas de tudo que é tipo e cor. E de repente... Winks! Ah, o Winks... Quantas amizades desfeitas, quantos computadores travados... Amado por alguns e odiados por todo o resto, que atire a primeira pedra quem não

sente a menor falta deles – cuidado aí, que vou jogar a minha agora! E por falar em coisas que travavam o PC, quem foi o ET que nunca usou um gif para dizer “oi”, “boa noite” ou “amo você”? Tinha gente que era tão apaixonado por esse negócio, que conversar por código Morse ficaria mais simples do que decifrar a avalanche de gifs! E o “chamar a atenção”? O Zuckerberg que me perdoe, mas nem um milhão de “cutucar” vai superar a funcionalidade de fazer a tela toda do amigo tremer acompanhada daquele som irritante! E se caso isso não desse certo, a gente ficava on e off umas cem vezes só para a nossa janelinha subir no monitor de todos nossos amigos a ponto de travar tudo! Que saudades, MSN, dos tempos em que a gente instalava a sua versão Plus! só para descobrirmos quem andou nos bloqueando, ou para deixar o nosso ícone todo personalizado, colorido e kiptografado! E os joguinhos? Xadrez, Jogo da Velha, Campo Minado, Cartas, tantos legais que, nem de longe, o Candy Crash superaria... Tantas idas e vindas de redes sociais e você sempre lá, MSN, duro na queda, com seus mais de 330 milhões de usuários. Apesar de nem ter me lembrado de você nos seus últimos suspiros, confesso que estou com saudades desses seus, aliás, desses nossos dias de glória. Descanse em paz.

Daiane Leite Comunicóloga, com bacharel em Jornalismo, especialista em Mídias Sociais. Tradutora, graduada em inglês.

É bem provável que você não se lembre de quando o MSN entrou em sua vida, mas em algum momento ele fez parte dela.


Inferno (Arqueiro, 2013, 464 páginas) é o sexto romance do escritor norte-americano Dan Brown e narra a quarta aventura do professor de Simbologia de Harvard, Robert Langdon. O enredo se passa no coração da Itália, onde Langdon é arrastado para um mundo angustiante centrado em uma das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa caçada frenética e a dúvida sobre em quem confiar, Langdon se vê correndo contra o tempo, ao lutar com um adversário assustador em paisagens de arte, passagens secretas e ciência futurista, para tentar salvar o mundo real. Uma fascinante aventura de terror com a clássica mistura de história, arte, códigos e símbolos. a mistura de história, arte, códigos e símbolos. O Momento Mágico (Novo Conselho, 2013, 320 páginas) certamente vai entrar na lista das noivas neste ano. Originalmente chamado “The Magic Room”, a obra do ex-colunista do jornal norte-americano The Wall Street Journal, Jeffrey Zaslow, trás como cenário uma tradicional loja de vestidos de noivas para contar histórias surpreendentes do universo mágico do “felizes para sempre”. Oferecendo um panorama do que é o casamento e do que as famílias ensinam às suas filhas sobre amor e compromisso, “O Momento Mágico” surpreende, vezes com histórias divertidas, vezes com depoimentos de partir o coração.

ENTRETENIMENTO

LIVROS

Garota Exemplar (Intrínseca, 2013, 448 páginas) é o mais novo romance de suspense da jornalista e escritora norte-americana Gillian Flynn. Lançado no ano passado nos EUA, o livro acaba de ganhar uma versão em português. A história começa quando o mal-humorado Nick Dunne chega à sua casa, em seu aniversário de casamento, e percebe que sua esposa Amy está desaparecida. Com vestígios de violência pela casa e declarações do diário de Amy revelando uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite, começa-se a suspeita de que o desaparecimento foi um crime cometido por Nick. Sofrendo pressão de policiais e da opinião pública, Nick se vê num emaranhado de mentiras intermináveis, meias verdades e comportamentos inapropriados que só o levam à culpa. Será ele o assassino? Já considerado um Best-seller, “Garota Exemplar” é um suspense psicológico assustador e intrincadamente construído sobre como a superfície de normalidade e o interior sombrio podem estar tão entrelaçados a ponto de não poderem ser separados. Um livro que envolve o leitor no claustrofóbico mundo de um casamento arruinado.

DVD’S HOUSE M.D. 8ª Temporada (Universal, 2013, Box 6 DVDs) acaba de ser lançada em DVD. Com um clima de despedida, o vencedor de dois Globos de Ouro, Hugh Laurie, chegará à sua casa pela última vez como o insolente, e agora ex-presidiário, médico Gregory House. Retornando ao Hospital-Escola Princeton-Plainsboro, House encontra uma nova e surpreendente hierarquia de comando e tem que lidar com mudanças em sua equipe. Juntos, House e seus novos médicos recebem os mais impressionantes casos, enfrentando desafios ao coração e à mente.

AS AVENTURAS DE PI (Fox Film, 2013, Filme) chega em DVD e Blu-ray para contar a história do jovem Pi, filho de um dono de zoológico de Pondicherry, na Índia, que se vê perdido em um naufrágio no Oceano Pacífico com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala. Uma obra-prima visual produzida pelo cineasta Ang Lee, “As Aventuras de Pi” ganhou no Oscar 2013 as estatuetas de Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Efeito Visual e Melhor Trilha Sonora.

CAVERNA DO DRAGÃO, A Coleção (Visual Filmes, 2013, 4 DVDs) chega às lojas do Brasil com todos os episódios do desenho animado de grande sucesso dos anos 80. Divido em três temporadas, o desenho, que é inspirado no jogo de RPG de mesmo nome, conta a história de seis crianças que tentam voltar ao seu mundo após chegarem ao Reino de Dungeons e Dragons em um passeio de montanha russa num parque de diversões. Com versão legendada e dublada em português, o box é de recomendação livre para todas as idades. Revista InFoco Magazine | 49


SAÚDE

Dengue se alastra no Extremo sul e põe em alerta órgãos de saúde

D

os 13 municípios que integram o extremo sul da Bahia, nove enfrentaram epidemia de dengue este ano, registrando um total de 7.614 casos suspeitos da doença até a primeira quinzena de abril, segundo a 9ª Dires (Diretoria Regional de Saúde), localizada em Teixeira de Freitas. Os dados são considerados alarmantes pelas autoridades de saúde pública, levando-se em conta a existência de subnotificação, isto é, casos que não são encaminhados para tratamento clínico, porque a população prefere se automedicar, ignorando as graves consequências ocasionadas pela dengue, como doenças que afetam o sistema imunológico, além de hepatites e intoxicação hepática, entre outras que podem levar à morte. Por causa desses números, o extremo sul, que registrou apenas um óbito entre os casos notificados nos últimos meses, passou a integrar as áreas de maior risco do estado da Bahia, campeã de dengue no Nordeste, com 63% dos infectados da região. A Secretaria Estadual de Saúde interveio nos municípios afetados, através da 9ª Dires, para debelar os focos, já que a situação estava fora de controle. “As ações de combate à dengue são da competência dos municípios. A Dires atua em parceria, apenas, em casos emergenciais como agora”, ressaltou a coordenadora regional das ações contra a dengue, Martha Rocha. As causas do descontrole são muitas. Vão desde a negligência da população em relação às recomendações para evitar o acúmulo de água em recipientes dentro de casa, ou tapar as caixas d’ água, e a relutância das classes mais altas em permitir o ingresso dos agentes 50 | Revista InFoco Magazine

de saúde em suas residências até o acúmulo de lixo nas ruas, em função de uma coleta deficiente feita pelo poder público, além da falta de técnicos em número suficiente para atender a todos os bairros. Por isso, os casos aumentam a cada ano, apesar da propaganda maciça em órgãos de comunicação, alertando a população para o risco da doença e as formas de combatê-la. Concurso público

A perspectiva é de que as estatísticas da dengue voltem a recrudescer com as chuvas, que favorecem o desenvolvimento da larva do mosquito. Por isso, as prefeituras da região deverão realizar concursos para contratação de novos agentes de saúde. Em Teixeira de Freitas, onde atuam 30 deles, seria necessário, pelo menos, o triplo desse número, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Rosidalva Barreto. Foram autorizadas contratações emergenciais, segundo ela, até que seja realizado um concurso público. Para toda a região do extremo sul da Bahia, com população de 416.859 habitantes – dados de 2010 do Portal de Vigilância da Saúde – existem, apenas, 130 agentes de saúde atuando no combate à dengue, segundo revelou Marta Rocha, coordenadora da 9ª Dires, que também confirmou a realização de concurso público para reforçar a equipe que atua diretamente nos bairros e nas casas na destruição dos focos da doença. Mas adverte que sem a contribuição da população, no sentido de seguir as recomendações para evitar a proliferação do mosquito, as políticas públicas não surtirão o efeito desejado.


Na vigilância Epidemiológica do Município, a coordenadora Rosidalva Barreto reforça o apelo: “a dengue não escolhe faixa etária, raça ou classe social. Está disseminada em todo o município. A participação da população no combate ao mosquito é fundamental.” Segundo ela, 90% dos focos estão nos domicílios. A vigilância atua com base nas notificações, realizando o combate focal à larva da dengue na residência do doente e imediações, bem como através do Fumacê que, segundo técnicos, atinge o mosquito. Maior gravidade

e conversa, embora tenha perdido sua resistência imunológica”, frisou Lisley. Pelo Hospital Regional passaram 1472 pacientes com suspeita de dengue, da segunda quinzena de fevereiro até a terceira semana de abril. Dos casos mais graves, entre eles Geová e Vanderson, cinco foram de dengue hemorrágica, sendo apenas dois do município de Teixeira de Freitas. A semana de pico ocorreu entre 11 de e 17 de março, quando 226 pessoas foram atendidas naquela unidade com suspeita da doença . Campeões de dengue

Técnicos da Vigilância Epidemiológica Estadual e Municipal e especialistas da área, como médicos e enfermeiros, são unânimes em afirmar que o mosquito está se tornando mais resistente e os tipos de dengue evoluindo para casos mais graves, que provocam hemorragia e morte, devido à redução drástica das plaquetas do sangue - células que atuam no controle da coagulação e no sistema imunológico dos indivíduos. A diretora de enfermagem do Hospital Regional de Teixeira de Freitas, a enfermeira Lisley Lisboa, observa que há uma evolução contínua nos casos de gravidade da dengue, com o aparecimento de doenças raras do sangue e com alto risco de morte, a exemplo da hematofagocitose, em que as células do sistema imunológico se autodestroem, podendo levar a óbito. Foi o quadro apresentado pelo paciente Geová Alcântara Azevedo, de 26 anos, residente no município de Alcobaça, internado em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional, em duas ocasiões – entre 04 a 16 de março deste ano e 30 de março a 5 de abril -, depois de um internamento também no Hospital Sobrasa, e transferido para Salvador. Em seguida a Geová, o menor Vanderson do Amor Divino, de 14 anos, proveniente do município de Prado, também foi internado no Hospital Regional de Teixeira de Freitas em estado grave. As plaquetas do sangue que, em condições normais, variam entre um mínimo de 150.000/mm³ e o máximo de 400.000/mm³ caíram para 1.000/mm³ no paciente, que, mesmo após quase uma dezena de transfusões de sangue, não apresentou reação. “Quem olha o paciente acha que ele está normal, não percebe a gravidade da situação, porque ele ri

A cidade de Teixeira de Freitas, com 138.341 habitantes – dados do Portal Vigilância Epidemiológica da Bahia para o ano de 2010-, em números absolutos, é a campeã de dengue, com 2850 casos notificados e 1847 confirmados até a primeira quinzena de abril. A diferença nos números dá-se em função de a maioria das pessoas que procuram um centro de saúde, quando do aparecimento dos primeiros sintomas (náuseas, tonturas, dores no corpo etc.), não realizar os exames de sangue solicitados para confirmação da doença. “A maioria das pessoas não volta, admite a técnica da Vigilância Epidemiológica Municipal Maria Pereira, que trabalha no registro de pacientes suspeitos de dengue no Hospital Regional de Teixeira de Freitas. Nestes casos, segundo ela, o Ministério da Saúde recomenda que os casos notificados ou suspeitos sejam considerados como dengue, se o município estiver inserido nas áreas consideradas epidêmicas. Tal procedimento é confirmado pela enfermeira Elicássia Souza, que trabalha no setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde: “é o critério do vínculo epidemiológico. Em situações de epidemia, o Ministério da Saúde dá respaldo para isso.” Em números relativos, o município de Mucuri, região litorânea, registrou o maior foco de epidemia de dengue no período analisado. Foram notificados 1.191 casos da doença, num universo de apenas 36 mil habitantes, segundo censo de 2010 – cerca de 25% da atual população de Teixeira de Freitas. Em seguida, vem o município de Itamarju, com população estimada em 63 mil habitantes e 1.191 casos. Na região, apenas em Ibirapuã não houve notificações entre os seus 7.956 habitantes – um oásis.

Casos de Dengue em Teixeira de Freitas Vigilância Epidemiológica de Teixeira de Freitas JANEIRO

Notificados Confirmados

FEVEREIRO

MARÇO

2012

2013

2012

2013

2012

2013

27

517

47

1207

56

1242

0

344

5

840

12

663 Revista InFoco Magazine | 51


Cotações Agrícolas

Faça sua denúncia: redacao@infocomagazine.com.br

20/05/2013

CAFÉ ARÁBICA Luis Eduardo Magalhães Saca 60 kg (Despolpado)

R$ 315,00 BETERRADA Irece

Saca 20 kg (Comum)

R$ 25,00

“Alguém pode me explicar por que estão cortando tanto assim as árvores da nossa Avenida Getúlio Vargas? Será que não entendem que elas são essenciais?” Vitor Coelho (Teixeira de Freitas)

FARINHA DE MANDIOCA Irece

1ª saca 50 Kg

R$ 25O,00 COCO VERDE Salvador

Médio cento

R$ 110,00 DENDÊ Valença

Tonelada (Cacho)

R$ 285,00 MELANCIA

Juazeiro Quilo (Comum)

“Eu não acredito ainda que Itamaraju vai ficar sem os festejos de São João! Como é que é, senhor Pedro da Campineira?” Douglas Souza (Itamaraju, Bairro de Fátima)

R$ 0,50 Feijão Tucano

Saca 60 kg (Carioca)

R$ 320,00 Leite

Teixeira de Freitas Litro (Na Plataforma)

R$ 0,94 Mel

Tucano Litro (Centrifugado)

R$ 12,00 Boi Gordo

“Sinceramente, estou cansada de tanta inutilidade da Câmara de Vereadores. Tem muita gente pra assistir e pouca gente pra fazer acontecer...” Jucélia Rodrigues (Eunápolis, Bairro Pequi)

Salvador

Arroba (Frigorífico)

R$ 100,00 52 | Revista InFoco Magazine

As correspondências publicadas no Vox Populi são de responsabilidade dos remetentes, portanto, não expressam a opinião da revista In Foco Magazine.


nosso distrito, graças ao empenho da comunidade e a do secretário, está recebendo uma grande obra do governo do estado ” disse Gel Lopes. As obras foram orçadas no valor de R$ 143.600,00 (cento e quarenta e três mil, seiscentos reais) e já estão sendo concretizadas pela empresa Nova Tempo Empreendimentos e Serviços. A dona Maria Eliene da Silva foi uma das primeiras comtempladas com o sanitário. Em suas humildes palavras e com o sorriso estampado no rosto, a própria falou da importância que o bem comum tem para ela. “Estou muito feliz porque às vezes o que ganhamos [salário] mal dá para comer e graças a Deus agora eu tenho um banheiro novo”, contente destacou. As obras tem previsão para terminarem até o mês de dezembro do ano corrente. O objetivo é contemplar as famílias de baixa renda, principalmente as que não tinham o sanitário.

POLÍTICA

A

Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (SEDIR) atendeu à reivindicação da Associação de Moradores do Distrito de Santo Antônio (AMDSAT) e está construindo 80 banheiros comunitários, onde beneficiará 80 famílias no distrito de Santo Antônio, em Teixeira de Freitas. O secretário Wilson Brito Filho (SEDIR) autorizou os trabalhos após conhecer a realidade de vida das famílias de Santo Antônio. Na solicitação, o presidente da AMDSAT, Jeolino Lopes Xavier (Gel Lopes) mapiou com auxílio de moradores as residências que possuem as maiores necessidades, para que essas recebam urgentemente os benefícios. “Quando existe a união, as coisas dão certo. Somos residentes na comunidade e observamos as necessidades das famílias. Como a associação é utilidade pública estadual, procuramos o secretário Wilsinho Brito Filho, que acompanhou de perto a realidade de vida dessas famílias e autorizou o benefício. Atualmente o

Por Joris Bento

TEIXEIRA DE FREITAS

SEDIR atende solicitação da Associação de Moradores do distrito de Santo Antônio.


INFOCO

MICROSOFT LANÇA NOVA VERSÃO DO XBOX 360

O sucessor do Xbox 360 acaba de ser lançado. Nomeado de Xbox One, o novo console da Microsoft superou todas as expectativas de quem entende do assunto. Com um design retro, lembrando os primeiros videocassetes, o arco-inimigo do Play Station trás de tudo que a nanotecnologia e a interatividade da internet podem proporcionar aos seus usuários. Com reconhecimento de voz e movimentos inteligente, através do Kinect, e completa conexão com a TV, os jogadores poderão interagir como jamais interagiram antes com as máquinas. Interligado com tablets e smartphones, o novo Xbox ligará, por comando de voz, para seus amigos via Skype! Com 8 GB de memória RAM, roda Blu-Ray, 500 GB de HD, entrada HDMI e USB 3.0, o Xbox One será capaz de reconhecer movimentos discretos e até batimentos cardíacos. Por meio de banco de dados, saberá

quais os canais de TV prediletos de seus usuários, mudando, por meio de comando de voz, a tela do jogo para a TV e vice-versa. Os jogos já confirmados são: FIFA 2014, com modos exclusivos para o console, Maddren 25, NBA Live 14, UFC e muitos outros jogos exclusivos. Outro detalhe é que a franquia Halo, exclusiva do Xbox 360, estará também no Xbox One com o envolvimento do diretor Steven Spielberg. Não achando o bastante, a turma do Bill Gates puxou o “Call of Duty: Ghosts” com pacotes exclusivos para o novo console, com personalização dos personagens do jogo, sendo possível escolher a face, o corpo e a armadura. O Xbox One chegará ao mercado no fim do ano e, mesmo não tendo o preço divulgado, é bom começar a juntar um bom dinheiro.


JOGOS MODERNOS DE TABULEIRO

À

primeira impressão ao ouvir sobre jogos de tabuleiro é a imagem de jogos como xadrez, dama ou jogos como War e Banco Imobiliário. Porém, hoje em dia, assim como a sociedade evoluiu, os jogos de tabuleiro também acompanharam este processo de desenvolvimento e hoje temos os jogos de tabuleiro modernos. Em países como Alemanha, Portugal e Estados Unidos, é comum ver grupos de pessoas de diferentes idades se reunirem em bares para passarem a noite jogando tabuleiro e cartas. No Brasil, esse conceito de diversão ainda é novo, no entanto já existem bares e até locadoras de jogos de tabuleiro modernos em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Mas, quais seriam as diferenças entre os jogos antigos para os modernos? A maioria dos jogos modernos é direcionada ao público adulto. O tempo de duração das partidas é menor e a sorte é praticamente reduzida à zero – uma vez que exigirão do jogador um olhar estratégico e decisões de resultado para médio ou longo prazo – como o jogo Medici VS Strozzi, o qual o jogador precisa acumular o dinheiro no final de três rodadas, através de leilão de matéria prima e administração de recursos em seus navios. Há também jogos mais casuais, geralmente destinados para pais e filhos, como o

Igor Mascarenhas Editor de vídeo durante o dia, graduando do curso de Letras com habilitação em Inglês à noite e geek toda hora.

Gran Circo, onde cada jogador administra um circo, contratando artistas e barracas. Para os fãs de baralho, Dominion é uma boa pedida. Criado em 2008, o jogo é um sucesso por ser inteligente e desafiador. Pode ser jogado de duas até quatro ou seis pessoas. Para quem gosta de videogames, empresas de tabuleiro estão comprando direitos de títulos e adaptando para a mesa, como o Gears of War, que possibilita a pessoa interpretar o papel dos GOG s na mesa. E por fim, para os menos competitivos existem os jogos cooperativos, onde os jogadores formam uma equipe para enfrentar o próprio tabuleiro que é controlado geralmente por cartas. Seja qual for a idade ou gosto, os jogos de tabuleiro são uma ótima atividade para passar um final de semana com amigos e família. Possuem um enorme grau de interatividade e proporciona momentos de tensão e bom humor, além de desenvolver o raciocínio lógico. Saiba mais a respeito: www.boardgamegeek.com www.redomanet.com.br

PRAIAS DO EXTREMO SUL BAIANO SÃO UM DOS 28 DESTINOS DE ECOTURISMO DO BRASIL O Ministério do Turismo de Brasília nomeou recentemente três cidades da Costa das Baleias como opção de destino de Ecoturismo. Para quem gosta de paisagens naturais, as cidades de Prado, Caravelas e o Parque Marinho de Abrolhos foram os três dos cinco destinos escolhidos da Bahia pelo Ministério junto com o Embratur e a Braziltur. Os outros dois foram a Chapada Diamantina e a Praia do Forte, que ficam próximas a capital Salvador. A decisão foi tomada no último Encontro Nacional de Turismo, que contou com a participação do ministro do turismo, Gastão Vieira, e de secretários dos quatro cantos do país. Entre eles, o secretário de turismo, esporte e lazer do Prado, Carlo Casarsa, não só esteve presente, como foi elogiado pelo ministro Vieira. A participação do secretário em um encontro desse porte é necessária para a concretização de projetos, como o Programa de Regionalização do Turismo do Brasil. Segundo o presidente da Embratur, Prado tem todos os requisitos para ser tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade, que é concebido pela UNESCO, por seus valores históricos, artísticos, arqueológicos, científicos, etnológicos, antropológicos e ambientais. Entre os destaques da região da Costa das Baleias, ficou o Vilarejo de Cumuruxatiba, município de Prado, como um dos itinerários mais charmosos do Brasil.

Revista InFoco Magazine | 55


Após a Samsung ter lançado em janeiro deste ano um protótipo de celular com tela flexível, sua principal rival, também sul-coreana, LG, anunciou que lançará a sua versão flexível de smartphone ainda neste ano. A novidade foi publicada no jornal americano The Wall Street Journal, onde o vice-presidente do setor móvel da LG, Yoon Bu-hyun, revelou que o smartphone contará com a tecnologia Oled, que possibilita melhor qualidade de tela gastando menos energia do que a sugerida pela Samsung. Não foram revelados, contudo, detalhes ou especificações do aparelho que estará disponível no mercado até o quarto trimestre do ano.

56 | Revista InFoco Magazine

INFOCO

LG PROMETE LANÇAR SMARTPHONE COM TELA FLEXÍVEL

Lei das Antenas beneficiará usuários de telefonia móvel

A

Lei Geral das Atenas, em discussão na Câmara dos Deputados e com aprovação final prevista para junho, antes do recesso parlamentar, vai facilitar a implantação de um maior número de antenas de telefonia móvel em todo o país, reduzindo panes constantes no sistema, como as que afetaram o sul e o extremo sul da Bahia nos últimos anos. A nova legislação estabelecerá normas gerais para que os municípios regulamentem o funcionamento do setor em sua área de abrangência, e será decisiva para facilitar a implantação da tecnologia 4G, com melhor qualidade de sinal e maior velocidade na transmissão de dados pela Internet. Em visita à Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, no final de abril, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardes, pediu agilidade nas discussões e aprovação do projeto, já votado pelo Senado. Ele também defendeu que as operadoras utilizem antenas de melhor porte, com dispositivos menos agressivos, destacando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstrou através de estudos que a suposta radiação provocada por esses equipamentos “virou um problema menor”. Com a nova legislação serão criados mecanismos para facilitar a instalação e o compartilhamento das torres de telecomunicações entre diferentes operadoras, que têm alegado o excesso de burocracia para licenciamento de novas torres como causa principal do atraso para melhoria e avanço

do sistema, inclusive a tecnologia 4G. Para o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia Móvel e Pessoal serão necessárias 9.566 novas licenças para a instalação de antenas de tecnologia 4G somente nas cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo. Só em São Paulo serão 2.784. O Rio de Janeiro vem em segundo lugar com 1.723, seguindo de Brasília, com 954. Salvador, capital da Bahia vem em sétimo lugar, com 564 antenas, atrás de Porto Alegre, com 665 e Curitiba, com 652. Até março deste ano, dados da Teleco – Inteligência em Comunicação indicavam que a Bahia possuía cerca de 17,3 milhões de celulares em operação. Destes, 2,6 milhões nas regiões sul e extremo sul do Estado – DDD 73- com uma perspectiva de crescimento mensal da ordem de 0,3% e, aproximadamente, 95 celulares por cada 100 habitantes.


Pra frente Brasil, do meu coração Em 1970 os brasileiros assistiram a primeira transmissão ao vivo da Copa do Mundo, realizada no México. Era inaugurado o Estádio do Morumbi, em São Paulo, mais uma demonstração do amor dos brasileiros pelo futebol. Vencedora de um concurso, uma canção virava o hino que marcaria para sempre aquele momento eufórico da nossa história. “Noventa milhões em ação, pra frente Brasil, do meu coração... Todos juntos vamos, pra frente Brasil, Salve a Seleção! de repente é aquela corrente pra frente, Parece que todo o Brasil deu a mão... Todos ligados na mesma emoção... Tudo é um só coração! Todos juntos vamos, pra frente Brasil! Brasil ! Salve a Seleção!!!” (Pra frente Brasil - Miguel Gustavo). O futebol, a televisão, a música e uma mistura de emoções confundia, na cabeça dos brasileiros, o Brasil Nação com o Brasil Seleção de futebol e, ao final, ganhamos a Copa por 4X1, para a Itália, tornando-nos tricampeões do mundo. Em 1990, o então Presidente da República, Fernando Affonso Collor de Mello, já no início do seu governo, confiscou contas de poupança, contas correntes e outras aplicações financeiras. Para muitos, aquilo foi o fundo do poço, principalmente porque ainda não se sabia o que estava por vir. Collor ficou conhecido em todo o país, inicialmente como o “caçador de marajás”, graças ao seu programa de combate à corrupção de funcionários públicos que recebiam salários milionários. No entanto, apenas dois anos depois de sua eleição, renunciara a presidência para não ser cassado, devido a um processo de impeachment. A marca da sua gestão foi substituída rapidamente pelos escândalos e suspeitas de corrupção. Collor renunciou mas ficou inelegível por oito anos, chegando a dizer que não mais voltaria à politica. O lamentável trecho da nossa história contribuiu para o sentimento de decepção que se abatia sobre o país em relação a política e aos políticos afinal, Collor havia ganho as eleições para Luís Inácio Lula da Silva que representava a chamada política de esquerda, defensora das classes menos favorecidas. Dos pobres, dos trabalhadores, das donas de casa, dos movimentos sociais. A eleição de 1990 foi simbólica pois tinha como principais adversários, duas figuras de polos bem distintos. De um lado, Collor, representando as elites, a burguesia, o empresariado. Do outro, Lula, representando a classe operária, o proletariado, o chão de fábrica. A queda de Collor fez renascer a chama de uma nova oportunidade para a esquerda. Como se dissessem, “Estão vendo? Ele ganhou mas não era o melhor para o Brasil.”.

Hendrik Aquino é Jornalista e Designer

Em 2002, o Brasil tornou-se a primeira seleção pentacampeã da Copa do Mundo e, após três derrotas seguidas, Lula e o PT, estavam decididos a ganhar as eleições, ainda que isto significasse abrir mão de parte do que antes defendiam. Entra em campo Duda Mendonça, profissional responsável e competente na ciência e na arte da propaganda pois o PT, visto ainda como um partido radical, precisaria conquistar a confiança da classe média e dos empresários para fazer a diferença nas eleições. A vaga do vice seria estrategicamente articulada com o campo de onde, historicamente, saíram os seus adversários. E quem diria que o maior representantes dos trabalhadores, crítico voraz dos patrões e dos empresários, faria uma aliança com as elites? José Alencar Gomes da Silva, então dono da Coteminas, uma das maiores indústrias têxteis com 11 unidades espalhadas pelo Brasil, seria a quarta tentativa de vice na chapa com Lula. E não é que deu certo? A “fórmula” funcionou tão bem, que foi repetida para a reeleição de Lula, em 2006, quando também ficou confirmada uma das Leis de Murphy, de que “Nada é tão ruim que não possa piorar”. No governo Lula, o ministro da Casa Civil José Dirceu, fundador do PT junto com Lula, foi denunciado, julgado e condenado à prisão pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. Também foram condenados o ex-presidente do PT José Genoíno, o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares e o ex-deputado federal do PT João Paulo Cunha, envolvimento no escândalo que ficou conhecido como “mensalão”. Nenhum dos três foi preso até então. Genoíno e Paulo Cunha disputaram, venceram as eleições de 2010, assumindo seus mandatos e integrando inclusive a comissão de Justiça da Câmara. Collor não apenas voltou à política mas foi eleito senador da república e virou aliado político de Lula, assim como Maluf e Sarney, que também foram seus adversários no passado. Em 2010 Lula e o PT elegeram Dilma Rousseff presidente da República e Collor foi reeleito senador até o ano de 2015. Estamos as vésperas de mais uma Copa do Mundo e também de mais uma eleição presidencial. De noventa, agora somos cento e noventa e três milhões de brasileiros... os altos investimentos em estádios continuam. A história se repete e, nada de significativo muda, principalmente quanto a melhoria da educação, da saúde e da segurança pública. Continuamos a confundir a Nação com a Seleção... “...pra frente Brasil, do meu coração...!!!” Revista InFoco Magazine | 57


POLÍTICA

PEC 37 deve ser votado em junho

O

presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), anunciou sua disposição de colocar em votação, em junho, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37. A iniciativa de autoria do deputado Lourival Mendes (PTdoB/ MA), que retira do Ministério Público o poder de investigação criminal, é vista como uma tentativa de retaliação contra o PM, por sua atuação no caso do Mensalão (Ação Penal 470). No final de abril, representantes das polícias federal, civil, do Ministério Público e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reuniram-se na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para tratar do assunto, que tem suscitado manifestações contrárias e a favor em todo o país, inclusive nas redes sociais, onde corre um abaixo assinado condenando a medida. Apelidada de “PEC da Impunidade”, a PEC 37, proposta em 2011, restringe os poderes de investigação criminal às polícias civil e federal, impossibilitando a atuação de outros órgãos, como o Ministério Público, que é impedido de investigar em apenas três países do

mundo - Uganda, Quênia e Indonésia. “A partir da constituição de 1988, o Ministério Público ganhou força devido às intensas investigações, trabalho este que tem que ser contínuo. Temos um profundo respeito com as classes dos policiais, sejam elas civil, militar ou federal, mas quero lembrar que tal atitude provocará um agravante para a comunidade. Sabemos que a impunidade assola o país e com a aprovação da PEC, será ainda pior”, disse o promotor Fábio Fernandes Correia. Os contrários à proposta acreditam que quanto mais houver entidades investigando, maior a chance de identificar crimes. Segundo dados do Ministério Público Federal, desde 2010, o órgão atuou 14,7 mil vezes por meio de procedimentos próprios na área penal e 77,9 mil vezes motivado por inquéritos policiais, termos circunstanciados e outros procedimentos judicializados. Num país de dimensões continentais como o Brasil, onde as práticas de corrupção estão disseminadas em toda parte, é importante que diversos órgãos continuem atuando na apuração e investigação criminal.


O

ECONOMIA

BILL GATES VOLTA AO TOPO DA LISTA DOS HOMENS MAIS RICOS DO MUNDO

nerd fundador da Microsoft, William Henry Gates III, tem motivos de sobra para comemorar. Com seus investimentos em alta no início deste ano, sua fortuna, segundo o site Bloomberg, aumentou US$ 10 bilhões, tornando-o, novamente, o maior bilionário do mundo. A posição, que há mais de cinco anos era liderada pelo mexicano Carlos Slim, aponta o patrimônio pessoal de Bill Gates em US$ 72,7 bilhões, contra US$ 72,1 bilhões de Slim – que andou perdendo alguns bilhões de dólares nos últimos meses. Vale lembrar que o patrimônio de Gates poderia ser ainda maior. Em 2011, segundo a revista Forbes, o milionário já havia doado mais de US$ 28 bilhões às instituições de caridade desde o ano 2000. Além disso, ele lidera uma iniciativa que reúne 70 multimilionários em todo o mundo que se comprometem a doar, em vida, metade de suas fortunas para causas do bem.

Os 5 maiores feitos do nerd bilionário

1 2 3 4 5

Criar o Windows – apesar de não ser perfeito, o Windows facilitou a vida de muita gente leiga em 1985. Com quase 30 anos no mercado, o sistema operacional ganhou bastante autonomia e fama própria ao investir em interfaces e em produtos específicos como o Microsoft Office. Popularizar o PC – se você tem um computador com o Windows em casa, agradeça ao Gates. Afinal, para ele, não bastou criar um grande produto: era preciso fazer com que ele chegasse ao alcance de todos, especialmente quem não era especializado em informática e queria apenas experimentar a nova tecnologia. Ajudar a salvar a Apple – apesar de Bill Gates e Steve Jobs terem trocado farpas durante anos em conferências de tecnologias, a Apple acabou recorrendo à Microsoft na década de 90, fazendo com que Gates injetasse US$ 150 milhões. Se não fosse esse investimento, talvez nem existisse o iPod e o iPhone. Saber ganhar dinheiro – o primeiro jovem na história da humanidade a se tornar um bilionário, esse é o Bill Gates. Inspiração no mundo dos negócios, acumulou fortuna com previsões inusitadas do mercado. Ajudar aos necessitados – fundador da Bill & Melinda Gates Foundation, além de nerd e empresário de sucesso, é um generoso filantrópico que já chegou a doar mais da metade de sua fortuna atual para pesquisas de tecnologia e na produção e distribuição de vacinas contra doenças, como a malária.

Os discípulos de Bill Gates Conheça os 5 jovens nerds da atualidade que conquistaram a riqueza com a tecnologia. 1. Mark Zuckerberg O criador do Facebook pode não ser o mais jovem, mas é o mais rico. Com US$ 13,3 bilhões na conta bancária, Zuckerberg fica no 66º lugar entre os mais ricos do mundo, segundo a Forbes. 2. Dustin Moskovitz Em Harvard, foi colega de quarto de Mark Zuckerberg e o ajudou a fundar o Facebook. Saiu em 2008 e fundou a Asana, empresa de software. Hoje acumula US$ 3,8 bilhões. 3.Sean Parker Largou a faculdade aos 19 anos e foi perturbar o mercado fonográfico lançando o Napster. Anos depois, se tornou sócio do Zuckerberg e atualmente sua fortuna ultrapassa os US$ 2,2 bilhões. 4. Andrew Gower Criador do Runescape, o jovem britânico chegou aos 28 anos de idade com US$ 1,2 bilhões. 5.David Karp Criador do microblog Tumblr é o mais recente bilionário. Com apenas 26 anos, vendeu a sua criação para o Yahoo! por US$ 1,1 bilhão no mês de maio deste ano.

Revista InFoco Magazine | 59


O FIM DOS CABELOS BRANCOS

A última edição do Fabesb Journal (Jornal da Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental) publicou uma nova pesquisa que promete acabar com os incômodos cabelos brancos. O estudo foi realizado pelo Instituto de Doenças Pigmentares em associação com a Universidade E. M. Arndt, da Alemanha, e com Centro de Ciências da Pele da Universidade de Bradford, no Reino Unido. Reconhecendo que os cabelos ficam grisalhos de dentro para fora, devido ao “enorme estresse oxidativo epidérmico”, os cientistas desenvolveram um tratamento tópico que utiliza um ativador de luz solar que seria capaz de interromper o processo de oxidação. A novidade também promete solucionar casos de vitiligo – doença que provoca a despigmentação de áreas da pele. “Apesar de ser um problema tecnicamente apenas estético, essa condição pode ter graves efeitos sociais e emocionais. Desenvolver um tratamento eficaz para essa doença pode melhorar radicalmente a vida de muitas pessoas”, explicou o médico e editor chefe do Faseb Journal, Gerald Weissmann. Apesar de comprovação da eficácia do tratamento, ainda não há previsão de quando chegará o dia em dizer adeus às tinturas. 60 | Revista InFoco Magazine


COMO VOCÊ VÊ UM EMPREENDEDOR? Empreender é o ato de converter ideias em negócio, ou num sentindo mais amplo e consentâneo para o mundo business, é o ato de converter ideias em negócios lucrativos, sendo preciso detectar oportunidades e recursos disponíveis para que a tal ideia se torne um empreendimento propriamente dito. Mas como você se vê?! Reconhecer a figura de um empreendedor é o mesmo que observar uma águia em vôo livre, pois ela observa atentamente de cima suas presas e estuda a paisagem observando: as árvores, gramíneos, rochas e tudo que possa vir atrapalhar ou favorecê-la no momento da ação. De uma visão e posição privilegiada a águia observa que existem presas fáceis e difíceis (riscos variáveis, mas calculados), mas, em sua maioria, sempre arriscam a fisgada, e o momento de glória só depende da eficácia desses estudos. Em décadas passadas era pregado (e em nosso tempo também), que empreendedores necessitam ser semideuses da administração, pois se fazia necessário conhecer tudo em profundo, quando a sua função era simplesmente saber “onde?”, “quando?”, “por quê?”, “quanto?”, “como?” e “quanto custa?” fazer algo. Mas na verdade, uma das características marcantes em um empreendedor é o potencial que o mesmo tem para negociação. Normalmente grandes empreendedores são bons oradores e têm grande carisma e simpatia, muito políticos de uma maneira muito perspicaz. Os lutadores: São aqueles que veem no processo de empreender a única forma de subsistir, não aceitando fazer parte de projetos alheios e não se empenhando para vencer metas de terceiros. Como um exemplo bem prático, podemos utilizar a figura de um taxista, pois não aceitando trabalhar para outros, utiliza um capital para comprar um carro e transformá-lo numa fonte de renda e trabalho. Os caçadores de onda: Como diz um antigo dito “lá vai ele para onde o vento sopra”, esses são os caçadores de onda. Se o que está gerando renda hoje é balé, os mesmos correm e compram um par de sapatilhas (aprendem até mesmo a dançar o Lago dos Cisnes). Não há tanto compromisso com o empreendimento, e sim, com os resultados que esperam vir agregar valor. Ob-

servar critérios de sustentabilidade é algo que eles acreditam ser oneroso demais. Os gladiadores: São aqueles que empreendem por uma questão de auto-realização e sentem esse dom correndo em suas veias. Eles têm boas oportunidades de trabalharem para terceiros, mas recusam, somente para satisfazer o desejo intenso de estruturar seu próprio empreendimento, tendo em vista um negócio líquido e certo (com riscos calculados), e como uma boa águia, esperando o momento certo para o ataque. Muitas vezes fazem questão de conhecer até mesmo (como uma águia sedenta pela presa) a composição do solo, a espécie de cada árvore e do que são formadas as rochas. O sucesso e o fracasso. A diferença entre empreendedores de sucesso e de fracasso está no modo em que os mesmos lidam com isso. Os empreendedores de sucesso estudam por que não foi possível o sucesso de seu empreendimento e se preparam estrategicamente para seus próximos passos. Os de fracasso simplesmente seguem adiante e repensam se vale à pena arriscar novamente. Nota-se assim uma comparação clara entre gladiadores e caçadores de onda. Existem inúmeros empresários intrépidos que empreendem e alcançam êxito, mas é um fato que suas habilidades – enquanto empreendedores de fato – respondem a de líderes organizacionais, tendo como base uma sólida formação em algumas áreas bem especificas, nas quais são extremamente competentes e têm muita satisfação por atuarem nesse campo. Fator determinante. Conhecimento, força, determinação, impiedade para o desânimo e busca constante por qualificação profissional são os fatores que constroem dentro do indivíduo um verdadeiro empreendedor, que pode até não erguer nos primeiros passos uma muralha intransponível, mas sobreviverá ao mercado selvagem com seus olhos atentos de águia, afiando sempre as garras em busca da sua maior presa, o sucesso.

Ramon Barros Hartwick Gerente bancário, administrador de empresas e especialista em gestão empresarial.

Em décadas passadas era pregado (e em nosso tempo também), que empreendedores necessitam ser semideuses da administração, pois se fazia necessário conhecer tudo em profundo, quando a sua função era simplesmente saber “onde?”, “quando?”, “por quê?”, “quanto?”, “como?” e “quanto custa?” fazer algo.

Revista InFoco Magazine | 61


VIDA DIGITAL

Internet de baixo custo enfrenta resistência dos consumidores

O

Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), lançado em 2010, completou dois anos sem atingir a meta de 20 milhões de domicílios. O projeto, que foi desenvolvido para massificar o acesso à internet, oferta conexão banda larga com velocidade de 1 megabit por segundo (Mbps) com preços a partir de R$ 29,80 – dependendo das condições de ICMS de cada estado – contrastando com o valor médio existente de R$ 96,00. As vendas desses planos começaram no terceiro trimestre de 2011, com mais de 6 mil assinaturas no país. No trimestre seguinte, o volume subiu para quase 400 mil assinaturas. No decorrer do ano passado, a procura diminuiu. No terceiro trimestre de 2012 foram vendidos 310,7 mil planos. Ao mesmo tempo em que caía a procura pelo serviço popular, o número de domicílios que cancelavam o serviço aumentava ao longo de 2012. Para se ter uma ideia, no quarto trimestre de 2011 foram registrados 4.174 desligamentos e no mesmo período de 2012, o volume chegou a aproximadamente 155 mil assinantes desistentes. As razões da redução Cada operadora encontra razões diferentes para explicar essa redução. A Telefônica/Vivo, por exemplo, acredita que os usuários que adquirem esses planos “tendem a buscar opções com maior velocidade (banda larga fixa) ou maior franquia (móvel)”. Por essa razão, o número de desligamentos aumenta. A operadora também informou que a maior parte dos desligamentos foi verificada nas regiões Nordeste e Sudeste. A Oi considera “naturais” os desligamentos do PNBL, bem como a desistência de outros planos de banda larga. E acrescentou que entre as principais causas estão “mudança de endereço do cliente, mi-

gração para planos diferentes, competição entre as empresas e dificuldade temporária de pagamento por parte do solicitante do serviço”. Embora a rejeição dos brasileiros ao PNBL tenha crescido, o governo comemora os resultados. Artur Coimbra, diretor do departamento de banda larga do Ministério das Comunicações, disse considerar que a oferta do serviço cumpriu seu principal papel, que é massificar o acesso da população. O decréscimo das adesões, segundo ele, deveu-se à migração para pacotes com velocidade de conexão mais rápida e maior capacidade para baixar arquivos (download). Conforme a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), o país fechou 2012 com 86 milhões de acessos em banda larga, bem acima dos 10,2 milhões de 2010. “O aumento no desligamento do PNBL dá a falsa impressão que o plano não está sendo tão bem-sucedido. Mas já esperávamos que isso fosse acontecer. A migração dessas pessoas não pode ser entendida como abandono da banda larga”, disse Coimbra. O programa, segundo ele, tem causado impacto no cenário de competição, e produziu em 2012 a queda de 50% do preço médio pago por Mbps desde o seu lançamento. Coimbra disse que, normalmente, as pessoas beneficiadas com o PNBL tornam-se mais exigentes com um tempo e se dispõem a pagar mais por pacotes sofisticados. “As próprias concessionárias perceberam que, se oferecerem mais vantagens, o cliente topa pagar um pouco mais”, disse. Essa estratégia também é adotada por pequenos e médios provedores de acesso, ligados à rede de atacado da Telebras. De acordo com Coimbra, o governo estuda, agora, aumentar a velocidade de conexão dos planos do PNBL. O plano consiste em ampliar a velocidade para 2 Mbps ainda neste ano e para 4 Mbps até 2014


DIREITO DO CONSUMIDOR

QUE DIREITOS TENHO? I

nstituído em 1990, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) é um conjunto de normas que estabelece os direitos do consumidor e os deveres do fornecedor de produtos e serviços no país – como lojas, assessores, empresas de plano de saúde, bancos etc. Prevendo também padrões de conduta, prazos e penalidades em caso de desrespeito às leis, o CDC assegura direitos básicos de proteção à vida, à saúde e à segurança – levando em consideração os riscos que um mau fornecimento pode ocasionar. Apesar de seus quase 25 anos de existência e da participação de órgãos públicos e privados que integram o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), os fornecedores parecem ignorar as normas do código. No extremo sul da Bahia, a cidade Teixeira de Freitas, considerada o centro comercial da microrregião, é a campeã em casos de ações legais contra fornecedores. Segundo o presidente da OAB, Alberto Barbosa Rocha,

o resultado disso são os juizados abarrotados de processos. “A gente tem trabalhado arduamente para ver se reduz o grande número de processos, bem como o tempo médio que eles levam. Para se ter uma ideia, temos processos que duram 2 anos ou mais, porque o fornecedor não firma um acordo com seu cliente”, explicou. Por lei, consumidor é “toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final” e fornecedor é “toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, que desenvolve atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação ou comercialização de produtos ou prestação de serviços”. Isso quer dizer que, quando uma pessoa contrata os serviços de uma diarista, por exemplo, ela pode recorrer ao CDC caso não haja o cumprimento das leis estabelecidas. Assim como um mestre de obras que é “contratado” por empreitada. “Se


não há vinculação empregatício entre as duas pessoas, o consumidor lesionado tem direitos sobre o fornecedor do serviço e não o contrário”, comentou Alberto Rocha. Em muitos casos, mover uma ação na justiça é até desnecessária. O consumidor que percebe que está sofrendo abuso por parte do fornecedor pode tentar resolver no presente momento, em um simples diálogo. Além disso, há situações que se pode levar o caso direto à delegacia e registrar uma queixa. “O Código de Defesa do Consumidor dispõe das Infrações Penais. A propaganda enganosa, a omissão de informação que pode-

rá ocasionar danos à saúde de indivíduos, bem como a não informação de quantidade, qualidade e preço do produto ou serviço são casos de B.O.”, comentou Rocha. Casos de danos morais e materiais que não excedam 20 salários mínimos podem ser levados ao Juizado de Pequenas Causas sem nomear advogado. Para isso, é preciso reunir o maior número de documentos e provas possíveis e testemunhas nomeadas, ou ir com a petição escrita. Na internet há vários blogs com modelos de petições e se for por danos morais, nem de provas precisa, basta o testemunho do ofendido.

O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NA PRÁTICA DIREITO AO ARREPENDIMENTO DA COMPRA

Apesar de quase todo fornecedor não aceitar a devolução do produto ou serviço comprado, o consumidor tem até sete dias para desistir da compra (seja por internet ou não). Não precisa de grandes alegações, basta devolver sem uso e pegar o seu dinheiro de volta. Se tiver comprado à prazo, a devolução deve demorar uns 30 dias. E o mais importante, não tem essa de “não devolvemos o dinheiro, só trocamos um produto por outro” e muito menos “o sistema não autoriza” – a lei que obriga mesmo!

PRAZO DE GARANTIA ADICIONAL Por conveniência, os fornecedores esquecem que o tempo que o produto ficou na assistência técnica deve ser adicionado no prazo de garantia. Por isso, é importante guardar todos os documentos referentes à Ordem de Serviço de entrada na Assistência, o comprovante da entrega do produto consertado (se a Assistência não fornecer exija) ou o laudo com o motivo do não conserto. Se o produto for mais caro vale a pena ir para o local da Assistência acompanhado de pelo menos mais duas pessoas (de preferência não parentes), pois podem servir de testemunhas numa futura ação judicial.

CERTIFICADO DE GARANTIA Um produto durável, mesmo sem especificação escrita, tem no mínimo 90 dias de garantia. Se o produto adquirido já vier com defeito de fábrica, a garantia é eterna, dando o direito ao consumidor de ser reparado imediatamente e de graça, assim que ele perceber e reclamar o defeito. Dentro do período de garantia, o consumidor pode escolher recorrer os seus direitos à loja que comprou o produto, à assistência técnica ou o fornecedor (marca), tendo que esperar 30 dias para solucionar o problema. Se caso não resolvido o problema, o consumidor pode escolher pegar o mesmo produto novo na loja, outra mercadoria (caso seja mais barata, ele tem o direito de receber a diferença do valor), ou pegar a quantia em reais do valor atualizado do produto.

GARANTIA ARCADA PELO LOJISTA Antes de comprar um produto, é preciso ver com o fornecedor o prazo de garantia estabelecido, que costuma ser sete dias. Teste o produto na loja, para se certificar de que ele está em perfeito estado. Em caso de compras pela internet, deve-se notificar o defeito pelo SAC e pedir o número de protocolo da ligação. O fornecedor irá comparecer no endereço de entrega para analisar a situação e resolver o problema.

O Código de Defesa do Consumidor pode ser encontrado em livrarias, bancas de revistas, bibliotecas e em versões online em blogs especializados ou no portal do Ministério da Justiça. O site http://www.soleis.com.br/disponibiliza, na íntegra, o CDC.


SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO, CULTURA, ESPORTE E LAZER

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E ESPORTE

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO DE NOVA VIÇOSA - BAHIA


CAPA

Mayra Brito

Força, dedicação e competência O

s mal completados 28 anos de idade poderiam representar inexperiência na maioria das pessoas, mas não é o que acontece com a mais jovem prefeita da Bahia, Mayra Brito (PP). Eleita nas eleições 2012 com 58,7% dos votos, juntamente com o vice Fabiano Rodrigues (PTB), Mayra tem mostrado sua for��a de vontade e compromisso com o povo, representando bem os sobrenomes Pires e Brito. Geneticamente feita para liderar, Mayra cresceu no meio político. Além de seu pai, um dos melhores gestores que Prado já conheceu e, atualmente, secretário de Estado, Wilson Brito, Mayra tem o bom exemplo de sua mãe, a experiente secretária de educação de Prado, Ivana Brito, e de seus avós. Seu avô materno, Jota Pires, além de funcionário público da Secretaria da Fazenda da Bahia, foi prefeito de Itanhém. Já o avô paterno, Wilson Brito, elegeu-se prefeito de Alcobaça por quatro mandatos. Com um currículo de perder o fôlego, a jovem prefeita tem experiência de sobra para uma gestão competente. Empresária, graduada em Relações Internacionais e bacharel em Direito, Mayra tem vivência internacional no Canadá e Estados Unidos, onde se especializou em três idiomas – inglês, francês e espanhol. Sempre preocupada com o social, a recém gestora do Prado, assumiu a presidência de seu partido, o Partido Progressista (PP), aos 25 anos de idade e não quis mais parar.

68 | Revista InFoco Magazine


CAPA

Com as eleições 2012, Mayra Brito recebeu o apoio que nenhum outro candidato teria: a do pai. Orgulhoso e considerado um dos melhores gestores que Prado já teve, Wilsinho, assim conhecido, declarou que a gestão de sua filha entraria para a história da cidade. “Apesar de ter que assumir o município com várias deficiências, como dívidas com INSS e atraso na folha de pagamento, acredito que ela saberá gerir de um jeito que eu jamais saberia”, comentou o secretário. Na sessão solene de posse, Mayra, além de agradecer o apoio de familiares e de sua equipe de campanha, prometeu trabalhar duro por uma condição mais digna para o povo.

Me sinto impulsionada pela fidelidade de todos vocês. Obrigada pela confiança em mim. Prado tem muito a ser feito e, apesar de querer fazer e acontecer logo e agora, precisamos de tempo e um pouco de paciência para dar a todos vocês uma vida melhor.

Nesses poucos meses de governo, a prefeita do Prado vê mostrando que não é só um rostinho bonito e tem arregaçado as mangas por resultados em sua cidade. Poder contar com o suporte familiar é uma vantagem nula, se diante da grandiosidade da força e dedicação pessoal.

Revista InFoco Magazine | 69


Revista

Ano I = #03 JUNHO DE 2013

Tiragem: 20.000 Distribuição domiciliar GRATUITA

O melhor guia de compras da região!

Mayra Brito

Força, competência e dedicação! DIREITOS DO CONSUMIDOR Que direito tenho? Pág: 64 e 65

SAÚDE

Dengue se Alastra no extremo sul. Pág: 50 e 51


InFoco Magazine - Junho 2013