Issuu on Google+


editorial

Jornalista Responsável Marta Augusta de Oliveira - MTB nº 19.267-SP Redação Maria Lúcia Ribeiro - MTPs nº 53.943-SP marialucia@conexaomagazine.com Marta Augusta de Oliveira marta@conexaomagazine.com Edição de Textos e Revisão Maria Lúcia Ribeiro Fotógrafo André Luis F. Pelegrino andre@conexaomagazine.com

Caros leitores,

É

com alegria que editamos a 2ª edição da Conexão Magazine, na certeza que você terá momentos de leitura agradável, que o levará a adquirir informações sobre uma das principais novidades em termos de decoração, lançamento de filme e de moto e saber um pouco mais sobre a literatura de cordel, que tem encantado gerações. Poderá ainda saber mais sobre o sucesso de um músico independente bastante conhecido em nossa região. Também nesta edição você, leitor, poderá se informar a respeito de uma nova pesquisa demonstrando que a sinergia dos componentes de um chá pode ser poderosa para a melhora da sua saúde em geral. Ainda pensando em sua saúde, estamos publicando uma reportagem sobre caminhada, que pode ser a porta de saída do sedentarismo. Nesta edição, você terá informações sobre que tipo de alimentos contribui não só para a manutenção da saúde como também da sua beleza e poderá se informar um pouco mais sobre uma filosofia de vida que beneficia tanto o corpo quanto a mente. E, como não poderia deixar de ser, a Conexão Magazine traz atitudes simples e práticas para começar o novo ano ciente da importância do meio ambiente em nossas vidas e, é claro, reportagem com dicas de maquiagem para que você arrase nas festas de final de ano. Que o Natal, em lugar de ser apenas uma data, seja um estado de espírito a nos orientar a vida, permanentemente. Boa leitura e boas festas a cada um de vocês, leitores e parceiros. A direção

Design Elisangela de Oliveira André Luis F. Pelegrino Colaboração Claudinei Vieira

Conexão Magazine é uma publicação mensal, distribuída gratuitamente e não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nesta edição. Todos os preços e informações apresentados em anúncios publicitários são de total responsabilidade de seus respectivos anunciantes e estão sujeitos a alterações sem prévio aviso. É proibida a reprodução parcial ou total de textos e imagens publicados sem prévia autorização.

MARAMA COMUNICAÇÕES LTDA. CNPJ 11.420.367/0001-80 Rua Inácio Franco Alves, 324 - Parque Cidade Nova Mogi Guaçu/SP - Fone: 19 3831.7846

PARA ANUNCIAR LIGUE PARA NÓS (19) 3831.7846 ou envie e-mail para comercial@conexaomagazine.com CONEXÃO MAGAZINE

3


sumário

8

8 - Literatura

A escritora Fátima Fílon fala sobre a história da literatura de cordel, gênero cantado em diversas regiões do país e que encanta a todos pela riqueza de detalhes das informações.

18 - Carreira profissional

A gastronomia, que gerava interesse apenas em pessoas que apreciavam a boa culinária, tem sido visto agora como uma opção de carreira.

20 - Fitness

A caminhada, além de ser fácil e barata, pode ser uma atividade muito eficiente e que traz muitos benefícios. Mas você sabe tirar o melhor proveito dela?

20

23 - Maquiagem

A maquiadora Silvana Lopes informa com exclusividade os segredos para que você arrase no final de ano com uma maquiagem clara e iluminada que combina toques elegantes e sofisticados.

25 - Meio Ambiente

23 29

Hoje em dia todos falam e se preocupam com o “meio ambiente”, mas na verdade, você sabe o que é “meio ambiente”? A engenheira ambiental Juliana Bertoluci de Lima dá dicas importantes e avisa: você pode melhorar o meio ambiente sem sequer sair de dentro de casa.

29 - Pesquisa

O pesquisador e mestrando em Engenharia de Alimentos pela USP, Cosmo Pacetta, descobriu, após análises, a correlação entre componentes vitamínicos e de sais minerais que podem melhorar significativamente problema como o déficit de atenção. 4 CONEXÃO MAGAZINE


nutrição

Tudo o que comemos contribui para nossa saúde e beleza. Uma alimentação variada e na quantidade certa, contribui com a nossa cota diária de nutrientes para nos mantermos saudáveis e mais bonitas. CONEXÃO MAGAZINE

5


É importante ressaltar que para manter ou melhorar a beleza é preciso de um conjunto de fatores, a alimentação não deve ser única. Atividade física regular, consultas regulares ao médico, relaxamento e outras técnicas também são bem-vindas. Outra dica importante para todos os casos é beber bastante água, em média 2 litros por dia. Quando se trata de beleza alguns alimentos podem dar uma forcinha a mais para melhorar cabelo, celulite, acne e unhas. Confira as valiosas dicas da nutricionista Meire Cristina Borges.

Cabelo Cabelo

Dentes Dentes

P

ara ter sempre cabelos sedosos e brilhantes é importante que tenha uma alimentação equilibrada e consuma alimentos fonte de: zinco (carnes, grãos integrais, nozes, proteínas (carnes vermelhas, frango, peixe, ovos) e vitamina A (cenoura, abóbora, mamão, batata-doce, caqui, manga, agrião, brócolis, espinafre, salsinha).

Celulite Celulite

Celulite - Deixar de comer certos alimentos e consumir com frequência outros podem trazer excelentes resultados para prevenir e diminuir a celulite. A gordura que está presente nos óleos, gorduras animais e vegetais; o sódio, presente no sal de cozinha, em alimentos enlatados, embutidos, temperos prontos, molhos prontos, alimentos industrializados são os grandes vilões. Tomar muita água e consumir muita fibra são excelentes aliadas na batalha contra a celulite. As principais fontes de fibras são: cereais integrais, frutas, hortaliças, feijão, soja, grão de bico, aveia.

6 CONEXÃO MAGAZINE

Dentes - Além da boa higiene bucal adequada, alguns nutrientes podem ajudar a ter dentes fortes e saudáveis. São eles: cálcio (leite, queijo, iogurte, brócolis), fósforo (carne vermelha e branca, ovos, leguminosas, nozes), flúor (água, frutos do mar) e vitamina D (sol, fígado, leite, sardinha, atum, salmão).

Unhas Unhas

Unhas - Uma alimentação saudável é fundamental para se ter unhas bonitas e fortes. Uma dieta rica em proteínas e cálcio - carne, peixe, ovos, leite e derivados - é muito importante. A vitamina A também é um grande aliado nesta batalha. Além deles, o ferro (carne vermelha, vísceras, vegetais de folha verde escura, gema de ovo) também pode te ajudar.

Acne Acne

Acne - Alguns nutrientes podem ajudar na prevenção da acne e manter sua pele sempre lisinha. São eles: vitamina A, vitamina B2 (leite, carnes, ovos, fígado, lêvedo de cerveja, espinafre), fibras, zinco. Contato com Meire Cristina Borges pode ser feito através do   telefone: 19 3841-5046.


literatura

F

átima Filon. Este nome muita gente já conhece em toda a microrregião, mas ainda há aqueles que não sabem exatamente a história e o objetivo desta mulher, mãe, poestisa, escritora e cordelista que há anos está “Vivendo de poesia”, como ela costuma declarar. “A minha história com o cordel vem desde os meus tempos de criança, quando eu percebia que a poesia estava além do meu quintal e escrevia para o milharal, bonecas de pano, de manga, de milho e ia tecendo um imenso cordel em tiras enormes de papel, como faço até hoje”, salienta.

8 CONEXÃO MAGAZINE


Motivando para a leitura e a escrita A

o participar do 1º Concurso Paulista de Cordel, promovido pelo jornal O Estado de São Paulo em parceria com o Governo Paulista e o Metrô Paulista, Fátima Filon ganhou prêmios como cordelista e hoje, tem trabalhos em 6.410 escolas na capital e em todas as estações do metrô paulista. “Desde o ano de 1993 venho idealizando e aprimorando meu projeto de Motivação para a Leitura e a Escrita e atualmente vou a inúmeras escolas de Mogi Guaçu e região”, conta. Fátima diz que seu objetivo sempre foi e será “levar qualidade de vida através da ­poesia para as pessoas, para os jovens e crianças de todas as idades”. Por isso, seus cordéis sempre tem lirismo, humor e filosofia que buscam o público específico para as peças que apresenta, para as falas e as dinâmicas que aplico em visitas às escolas onde vai. “São amigos, professores, clientela muito especial, é um

público gentil que elogia, se diverte, faz perguntas e pede bis!”, ressalta. Ela tem algumas publicações em livros, porém, são os cordéis que tem alcançado sucesso absoluto como: O Silicone, A Fadinha do Dente, O Pirata Trololó, A Vaquinha Felicidade, Dom Quixote de La Mancha, Brincando com as Palavras e Duelo Caipira, entre tantos outros. Neste mês, Fátima inicia com o Teatro Eduardo Caz várias apresentações de seus trabalhos em praças públicas e avisa: “darei continuidade a esse projeto durante o ano de 2012 com esse grupo de teatro”, tendo em vista a grande aceitação e ao sucesso que têm obtido. Contato com Fátima Fílon pode ser feito através do site http://www.fatimafilon. com.br, do e-mail fatimafilon@hotmail.com. br ou através dos telefones (19) 3361-1593 e 8241-0570.

Saiba mais sobre o gênero literário A história da literatura de cordel começa com o Renascimento, o romanceiro, quando se iniciou a impressão dos textos, que até então, eram orais, feitos por trovadores, reis e pela Corte. Peças de Gil Vicente eram só declamadas. Não havia impressão desse material, o que começou a ser feito somente a partir do século XVI. Ou seja, as peças começaram a ser impressas em forma de versos em folhetos e pendurados em varais de barbante (cordas), daí surgiu o nome cordel. Essa cultura teve início na Europa, em quatro países precisamente: Portugal, Espanha, França e Itália. Foram os portugueses que trouxeram os primeiros cordéis para o Brasil, no início da colonização, em forma de folhetos. “Entretanto, foi o nordestino que colocou os cordéis na forma que se encontra hoje, livretos com capa em xilogravura e muita história, inclusive histórias do Brasil, como a morte de Getúlio Vargas, por exemplo, que é declamada em cordel com fidelidade dos fatos”, informa Fátima Fílon. Há ainda histórias como Lampião e Maria Bonita, do cangaço, guerras etc. tudo isso relatado com muita riqueza de detalhes. O cordel para o nordestino sempre foi da mais alta credibilidade, traziam sempre as últimas notícias do país, da política, da vida cotidiana em histórias que vão desde o nosso rico folclore como o lobisomem, mula sem cabeça e tantas outras. “E seguramente, o nordestino sempre cantou e encantou o Brasil em versos, dá mais credibilidade às notícias em cordel do que outras fontes jornalísticas de renome no país”, conclui. CONEXÃO MAGAZINE

9


bem-estar

N

o Ocidente, a maioria das pessoas conhece o Yoga como um conjunto de posturas físicas exóticas, que traz inúmeros benefícios para a coluna e para a respiração. Mas não é só isso...

10 CONEXÃO MAGAZINE


Y

oga trata-se de uma filosofia de vida, que propõe práticas de valores éticos, virtudes mentais, posturas físicas e meditação, fornecendo elementos consistentes para que a pessoa construa sua vida com mais presença e qualidade, explica o professor de Yoga Yvan Arcuri Sínico. Segundo ele, a palavra Yoga, de origem sânscrita, tem um grande número de significados, entre eles: “ungir”, “atar”, “integrar”. Ela deriva da raiz sânscrita yuj que quer dizer “unir”. Os ásanas (posturas físicas) são uma das principais ferramentas do yoga e seus benefícios vão do nível físico ao espiritual. Ásanas são posturas

corporais com total envolvimento da mente, da respiração, do corpo e da essência, pelas quais se estabelece uma comunicação entre os âmbitos interno e externo do indivíduo, sendo por isso considerada uma prática holística/integral. O pensamento yogue propaga que o corpo é o nosso “instrumento de ação”, e a mente nosso “instrumento de percepção”. “Quando nossos instrumentos estão afinados, cuidados, sadios e em harmonia, gozamos de boa vitalidade e inteligência”, frisa. De acordo com Yvan, uma das propostas do yoga é aprimorar e afinar esses instrumentos, pois um corpo saudável e uma mente livre e focada potencializam a capacidade de realização na vida. A palavra ásana (postura/atitude) define a parte física do método. O que confere um caráter especial à técnica é o perfeito sincronismo entre ação física, ação respiratória, concentração, presença e introspecção, que contribuiu para desenvolver uma atitude mental mais presente e observadora em qualquer situação da vida cotidiana. Tudo o que acontece com o físico, atinge os outros aspectos da nossa natureza. O método baseia-se na sabedoria dos antigos mestres yogues.

Eles acreditavam ser mais simples e viável promover o desenvolvimento por meio dos aspectos mais densos, palpáveis e visíveis do ser humano – o corpo,

do que tentar atingir os mais sutis e imateriais – a mente e o espírito. “Atuar no conhecido para atingir o desconhecido”, conclui o professor.

Cuidados e benefícios Mas a prática do yoga merece cuidados. “Quem tem alguma limitação de saúde, como problemas na coluna, hipertensão, gestação, problemas articulares, deve passar por avaliação antes de iniciar a atividade”, alerta o professor Yvan Arcuri Sínico. Não quer dizer que não possa praticar, mas precisa ser direcionado a um grupo adequado ou então, fazer uma pratica com o “personal yogue”. Há diversas linhas e métodos de yoga, com ênfases, abordagens e propostas para diferentes gostos, características e interesses pessoais, mas com um objetivo comum: a harmonia plena. “A linha que foca a prática dos ásanas é conhecida como Hatha Yoga, sendo a mais popular no ocidente e que visa fortalecer e aprimorar o corpo para que nele habite uma mente harmoniosa” afirma Yvan. “Todos os métodos contemporâneos de yoga que lidam com o corpo, são originados do Hatha Yoga, diferen-

ciando-se apenas pela forma como as posturas são desenvolvidas, pela intensidade e prioridades” salienta. Entre os benefícios já comprovados do yoga estão a redução do estresse, melhor funcionamento dos sistemas digestório e respiratório; melhora o sono, promove a permanente sensação de bem-estar, equilibra a produção hormonal, fortalece o sistema imunológico, alongam os músculos, melhora a qualidade de vida e aumenta a capacidade de concentração e a criatividade. É bom lembrar que yoga não é uma religião, mas respeita e estimula a religiosidade e a espiritualidade de seus praticantes. Crianças também podem iniciar e desenvolver sua harmonia pessoal, através do método Yoga Kids, que contribui p ara auxiliar na melhora de problemas como déficit de atenção, hiperatividade, falta de alinhamento corporal, problemas respiratórios e alérgicos. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 88000182/3861-4959.

CONEXÃO MAGAZINE

11


decoração

M

uito usados na época da vovó, os papéis de parede voltaram com tudo e, dessa vez, parece que eles vão ficar por aqui um bom tempo. Com padronagem variada, hoje é possível encontrar inúmeros modelos com diversos desenhos que vão desde o mais simples, como listras e bolinhas, até os mais elaborados, ricos em detalhes, sem falar nos que imitam texturas, como madeira ou palha, por exemplo.

12 CONEXÃO MAGAZINE


A

colocação do papel de parede independe do tamanho do local. Pode-se decorar quarto, sala, cozinha e até lavabo. “É um diferencial de aconchego, elegância e bom gosto”, afirma a decoradora, frisando que só não é ideal para paredes que contenham umidade, como, por exemplo, banheiros.

A decoradora Tamara Paniçolo diz que há uma grande variedade de papéis de parede nacionais e importados em inúmeras cores e preços. O custo varia de acordo com a qualidade e a metragem do papel a ser usado. Há rolos de cinco e sete metros quadrados que variam a partir de R$ 100,00, para os nacionais e R$ 200,00 para os importados, podendo chegar até R$ 1.000,00.

Ela recomenda que um especialista seja consultado antes de optar pelo uso ou não do papel de parede, garantindo assim a qualidade do serviço e a durabilidade do produto. Os papéis de parede não são recomendados para disfarçar infiltrações e imperfei��ões existentes nas paredes, portanto o ideal é fazer os reparos necessários antes de aplicar o material. Outro aspecto importante que deve ser analisado é a incidência de sol sob o local, pois os raios solares ajudam a desbotar os papéis e inclusive soltá-los. De uma forma geral, os papeis de parede são versáteis e resistentes, e economicamente atrativos em relação aos acabamentos convencionais, podendo atingir até 10 anos de durabilidade, se os aspectos acima forem levados em consideração. CONEXÃO MAGAZINE

13


lanテァamento

A

Honda anuncia a chegada de um propulsor de 700 cc e dois cilindros em linha, que equiparia uma nova motocicleta. Aos poucos o mistテゥrio foi sendo desvendado e o inovador motor foi instalado no Integra, um scooter com muitas caracterテュsticas de uma motocicleta.

CONEXテグ MAGAZINE

15


É

desta forma que a fabricante japonesa está divulgando seu novo produto: “facilidade de condução de um scooter, com o desempenho de uma moto”. O Integra oferece compartimentos para carregar objetos (são 15 litros sob o banco) ao mesmo tempo em que disponibiliza ao piloto a segunda geração do inovador sistema de duas embreagens controladas eletronicamente, que permite ao condutor optar pela tocada manual ou automática. Essa novidade faz com que o Integra não use o famoso sistema CVT que equipa a maioria dos scooters pelo mundo, dando uma opção mais moderna ao seu comprador. Novo motor, tecnologia de ponta na transmissão, chassis e design condizentes com todo o projeto.

Integra tem consumo de 27,9 km/l, segundo a fabricante

O Integra despeja uma potência máxima de 51 cavalos a 6.250 rpm e tem 6.32 kgf.m de torque máximo a 4.750 rpm. Para controlar as vibrações e manter as características de um scooter - aceleração linear e silenciosa - um balanceador também foi instalado. A marca ainda garante que o Integra apresenta uma queima mais eficaz da mistura ar e combustível e, consequentemente, baixo consumo de combustível. A promessa é de que o consumo gire em torno de 27,9 km/l. Além do novo motor, o design e o estilo também são trunfos do Integra. Com base no conceito “New Mid” apresentado pela Honda em 2010, durante o EICMA, em Milão, nasceu o novo scooter. É até difícil cravar que o Integra é um scooter, mas a própria marca diz que ele tem posição de pilotagem de um scooter e linhas agressivas inspiradas em uma motocicleta.

Painel do Integra é totalmente digital

O Integra ainda oferece um espaço à frente do piloto para guardar carteira, óculos, etc. E uma tomada para carregar seu celular, ou colocar um GPS, por exemplo. Seu tanque de combustível tem capacidade para 14,1 litros, o que nas contas da Honda propiciaria uma autonomia de 400 quilômetros. Para finalizar, o conjunto óptico é agressivo e seu painel dispõe de velocímetro digital, tacômetro digital, relógio, medidor de combustível e dois hodômetros parciais. Vendido nas cores preta, vermelha, branca e azul, o Integra deve ser vendido por menos de 10.000 euros na Europa, onde será lançado primeiramente. (Fonte: Icarros)

16 CONEXÃO MAGAZINE

banco em dois níveis garantirá o conforto para piloto e garupa


carreira profissional

O

interesse pelo setor gastronômico vem crescendo nos últimos anos. O que gerava interesse apenas em pessoas que apreciavam a boa culinária tem sido visto agora como uma opção de carreira. Até por isto, a especialização e o profissionalismo são mais exigidos pelas universidades, escolas técnicas e profissionalizantes em gastronomia. A gastronomia não só ensina a cozinhar, mas também a planejar, a administrar e a gerenciar um restaurante. Além disso, o estudante conhece a história dos ingredientes para criar novos pratos e também adquire conhecimentos sobre a cultura de diversos países. Mais do que reproduzir receitas, os estudantes devem ter criatividade, interesse e disposição. O guaçuano Regis Gustavo Todeschini conheceu bem as variedades que o curso oferece, mas salienta: “Eu gosto mesmo é de confeitaria. Não penso em atuar na administração de um restaurante e sim na criação de doces para presentear familiares, amigos, namoradores, noivos, enfim, pessoas em geral”. Ele, que cursou Gastronomia no Centro Universitário Senac São Paulo, conta que lá, confeitarias deste tipo são comuns, mas que na microrregião não conhece nenhuma com este diferencial. “Hoje em dia o aluno não precisa ir até o exterior para fazer um curso de boa qualidade, porque os estudantes podem encontrar os mesmos recursos aqui no Brasil”, ressalta Regis Gustavo. Para ele, um curso superior é fundamental, pois possibilita aos alunos contato direto com grandes chefs como Alex Atala, dos restaurantes D.O.M, reconhecido como um dos 10 melhores do mundo e sócio proprietário do el Bulli, Ferran Adrià, entre outros chefes da culinária internacional. Através deles pôde conhecer técnicas e experimentar pratos da gastronomia molecular, um ramo da culinária dedicado ao estudo de fenômenos físicos e químicos que ocorrem durante a preparação dos alimentos, trazendo novos resultados nutricionais e, principalmente, uma combinação inusitada de aromas, sabores e texturas. Contato com Regis Gustavo Todeschini pode ser feito através do e-mail gustavo-todeschini@hotmail. com ou pelo telefone (011) 8765.2957.

18 CONEXÃO MAGAZINE


Ciência e arte na cozinha Conheça alguns conceitos e técnicas da gastronomia molecular. • Desconstrução - A primeira e mais famosa das técnicas da gastronomia molecular é a desconstrução de alimentos. Ela consiste em alterar texturas, formas e temperaturas do alimento, mantendo intacta a intensidade de seu sabor.

Sua intenção é enganar a visão, resgatando o paladar pela memória do cliente. É o caso, por exemplo, do “Marshmallow de Parmesão”, que tem a doce e branca aparência de um marshmallow, mas que na boca revela a esponjosa textura de uma maria-mole e o acentuado salgado do queijo italiano. No sabor, é como morder um naco de parmesão.

• Espumas – É uma espécie de mousse, sem natas ou ovos, apenas o alimento original. Ele faz espumas de verduras, frutas, ervas e especiarias. Despejado no prato a partir de um sifão (daqueles de chantilly). Tem uma consistência aerada que se liquefaz em poucos minutos. • Esferificação – A téc-

nica mais recente consiste em fazer uma gelatina do alimento por fora, recheando-o com o mesmo produto em forma líquida por dentro. “Líquido de Pêssego”, sobremesa na qual a fruta é submetida a esta técnica, é um quadrado branco, gelado, sólido por fora e líquido por dentro. É servido numa colher sobre o suco vermelho de um pêssego.

Receita de Mousse Café • Ingredientes . Guanache . 100ml de creme de leite (sem soro) . 250g chocolate meio amargo . 20 ml de rum . Essência de rum a gosto Mousse café . uma lata de leite condensado . uma lata creme de leite (sem soro) . quatro colheres (café) solúvel . uma colher de chocolate em pó . uma colher chocolate em pó . suspiro a gosto

• Para preparar o guanache Derreta o chocolate no microondas, misture o creme de leite, o rum e a essência até dar consistência homogênea. Deve ficar firme, porém não endurecido.

• Para preparar o mousse Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, o chocolate em pó por aproximadamente 5 minutos. Reserve. Em um refratário, coloque o suspiro quebrado e derrame o mousse por cima. Leve à geladeira para firmar. Coloque o guanache por cima, decore com chantilly, raspas de chocolate e hortelã. Sirva em seguida ou leve à geladeira.


fitness

Caminhada “A

lém de fácil e barata, a caminhada pode ser uma atividade muito eficiente e que traz muitos benefícios”, afirma o professor de educação física e personal trainer Charles Gonçalves. O exercício aeróbico pode ser praticado pela maioria das pessoas, independentemente do nível de condicionamento físico. Mas sempre é necessário ter uma boa orientação e prestar atenção a alguns detalhes importantes, como a postura, avisa.

20 CONEXÃO MAGAZINE


A porta de saída do sedentarismo

N

ão pense que, por ser um exercício leve, a caminhada deixa a desejar nos resultados. “Ela fortalece os glúteos, os músculos das pernas (tibial anterior e gêmeo, os músculos das coxas (quadríceps e posteriores das coxas), abdômen e um músculo muito importante que é o coração, melhorando o condicionamento cardiorrespiratório”, afirma Charles Gonçalves. Segundo ele, caminhando, você trabalha a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico, queima calorias e mantém o peso; reduz a pressão sanguínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes, estresse, tensões e ansiedade. Recomenda-se aos iniciantes que comecem a caminhar gradativamente, de preferência logo pela manhã ou final da tarde, o mais próximo possível da natureza. Charles lembra que se deve usar filtro solar, roupas leves. Também é importante o uso de tênis apropriado, com amortecimento de impacto com o solo, para não forçar a articulação. Lembre-se de não caminhar em jejum. “O ideal é que se faça antes uma refeição leve, composta de um suco natural, uma fruta”, sugere, informando que para quem nunca praticou a atividade o indicado é começar caminhando 20 minutos, no mínimo três vezes por semana. Após o condicionamento bom é praticá-la durante uma hora e meia, aí sim alterando a velocidade, percurso (subidas e descidas) e a distância percorrida. “Hidratação é essencial, inclusive durante a caminhada. A dica é levar sempre uma garrafa com água”, conclui. Contato com o personal trainer Charles Gonçalves pode ser feito pelo telefone 8116-3822.

Dicas importantes Postura: - A postura deve ser ereta e elegante; - Ande com o queixo para cima, olhando para frente e não para baixo; - Os movimentos dos braços contrabalançam os movimentos das pernas, movimentando-se de forma contrária; - O tronco dá uma base forte para as pernas trabalharem rapidamente. Ele se move pouco e mantém o abdômen sempre contraído; - Mantenha o quadril em linha reta e voltado para frente; - Deixe o quadril, joelhos e pés alinhados; - Impulsione o corpo à frente, usando os glúteos e os músculos da parte posterior das pernas; - Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o corpo girar na cintura, evitando o vaivém dos quadris.

Respiração: - Respire profundamente, usando o abdômen. Encha o abdômen de ar na inspiração e solte na expiração. Assim, você utiliza mais oxigênio, aumentando a sua capacidade pulmonar e trabalhando o diafragma.

Durante a caminhada: - Se você sentir dor nas canelas diminua a velocidade e evite as ladeiras; - Faça alongamento antes e depois das caminhadas; - Hidrate o corpo bebendo água antes, durante e depois do exercício; - Evite caminhar em locais de muito trânsito, de muita poluição ou em horários de sol muito forte. CONEXÃO MAGAZINE

21


maquiagem

P

ara o Natal, uma maquiagem em tons de verde e dourado é a sugestão da maquiadora Silvana Lopes. “Essas cores dão um toque elegante e sofisticado à maquiagem e ficam muito boas para festas”, diz. Antes de iniciar qualquer tipo de maquiagem, seja para festas ou dia-a-dia, é necessário preparar a pele. A hidratação é o primeiro passo, o que resulta em uma maquiagem mais bonita, explica Silvana. O segundo passo da maquiagem é a aplicação da base e do corretivo para cobrir as imperfeições da pele. Segundo Silvana, é aconselhável utilizar uma base mais cremosa que deixa a maquiagem com um aspecto aveludado. “Para uma boa fixação, também recomendo utilizar uma base em pó, com uma esponja molhada”.

CONEXÃO MAGAZINE

23


P

ara realçar os olhos, aplica-se uma camada fina de delineador na parte externa e lápis preto na parte interna, além do rímel. As sobrancelhas também merecem cuidado especial. “O ideal é clarear as sobrancelhas com um lápis ou um rímel marrom, que dá um aspecto jovial”, afirma.

As sombras verde musgo e dourado são sugeridas. No rosto, o blush cobre também acompanha a tendência. “São cores que remetem às cores do Natal e que deixam a maquiagem natural e ao mesmo tempo sofisticada”. Na boca, sugere-se um batom em tonalidade clara. “Para essa produção pode ser utilizado batom em tons de cobre ou marrom, cores preferidas das brasileiras. Um batom vinho também fica muito bom”. Já para a virada do ano, Silvana Lopes sugere o rosa-bebê e grafite, que serão as tendências do próximo ano. “Como na virada é utilizado muito branco essas cores são as indicadas, pois deixam com aspecto jovial e saudável”. A preparação da pele não muda. Hidratação, base, corretivo, base em pó ou pó facial ou compacto. Nos olhos, aplica-se uma sombra branca perolada ao fundo e o rosa e o grafite nos cantos. Ela sugere também utilizar o delineador e o lápis preto nos olhos e também bastante rímel nas sobrancelhas. Nessa produção, pode ser utilizado um batom ou um gloss rosa claro. O blush rosado também acompanha o batom e a sombra. “A cor deve ser bem suave. Será a tendência do início da primavera. Essa maquiagem clara e iluminada combina muito bem com as roupas de Reveillon”, conclui. 24 CONEXÃO MAGAZINE

Contatos com Silvana podem ser feitos através dos telefones: (19) 3861.3488 | 8185.0307


dia-a-dia

Meio ambiente em nossas vidas H

oje em dia todos falam e se preocupam com o “meio ambiente”, mas na verdade, você sabe o que é “meio ambiente”? Definição de meio ambiente por Lima e Silva, 2000: “Conjunto de fatores naturais, sociais e culturais que envolvem um indivíduo e com os quais ele interage, influenciando e sendo in-

fluenciado por eles.” Ou seja, meio ambiente não é apenas a plantinha que você tem no seu quintal, meio ambiente é qualquer ação que você realiza com outras pessoas ou com o próprio meio em que vive, explica a engenheira ambiental Juliana Bertoluci de Lima dá dicas importantes para que cada um de nós possa dar nossa contribuição.

CONEXÃO MAGAZINE

25


P

Melhore-o sem sair de casa

ara ter a compreensão clara do meio ambiente em nossas vidas e como as nossas atitudes podem somatizar ao todo, contribuindo assim, para uma maior degradação, citaremos alguns exemplos simples de como você pode melhorar o meio ambiente sem sair de casa. Estas simples atitudes favorecerão não apenas o “seu bolso”, mas também o meio ambiente. Ensine as crianças desde cedo a preservarem-no, pois se você mudar agora a sua atitude, você estará fazendo um futuro diferente.

Aprenda a: • Escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira fechada, economizando assim mais de 21 litros por vez; • Gastar apenas o tempo necessário no chuveiro. Ao tomar banho, demorar somente o tempo necessário para sua higiene pessoal. Uma ducha chega a gastar mais de 16 litros de água por minuto! • Manter a válvula de descarga regulada. Uma válvula desregulada pode gastar até 3 vezes mais água! • Utilizar o balde ao invés da mangueira para lavar o carro (a mangueira chega a gastar até 14 vezes mais!); • Usar a máquina de lavar roupa com sua capacidade máxima (uma lavadora para 5 quilos gasta, em média, 135 litros de água por lavagem); • Fechar a torneira do tanque enquanto ensaboa a roupa, abrindo-a só na hora de enxaguar. Você já pensou em utilizar essa água para lavar o quintal? • Limpar os pratos antes de lavar a louça e fechar a torneira enquanto ensaboá-los, abrindo-a na hora de enxaguar;

26 CONEXÃO MAGAZINE

• Não deixar torneiras pingando ou vazamentos nos encanamentos. É muito mais barato consertá-los do que pagar a conta no fim do mês; • Comunicar vazamentos na rua à companhia que faz o abastecimento de água na sua residência; • Acompanhar seu consumo mensal através das contas de água; • Utilizar, nos dias quentes, o chuveiro na posição “Verão” ou ajustar o termostato do aquecedor adequadamente para economizar até 30% de energia; • Utilizar a luz natural sempre que possível e evitar lâmpadas acesas durante o dia; • Desligue as luzes quando você não precisa delas. Quando as lâmpadas se queimarem substitua-as com lâmpadas de maior eficiência de energia. Lâmpadas fluorescentes compactas são 4 vezes mais eficientes que as incandescentes! • Limpar periodicamente lustres, luminárias, difusores e arandelas, é fundamental para o uso eficiente dos sistemas de iluminação; • Ao comprar a geladeira ou o freezer, procurar o selo que garanta sua eficiência energética (PROCEL/INMETRO); • Regular a temperatura interna da geladeira de acordo com a estação do ano. No inverno, ela não precisa ser muito baixa;

• Descongelar regularmente. Camada grossa de gelo é sinal de desperdício; • Instalar os equipamentos a geladeira em locais bem ventilados, desencostados de paredes ou móveis, e distantes de fontes de calor como os raios solares, fogões ou fornos elétricos; • Passar roupa – dedique dias da semana para passar roupa. Evitando assim, o liga e desliga; • Ar condicionado – utilize com moderação; • Pegue e ofereça carona, assim evita que tenha mais carros nas ruas; • Recicle o lixo.


música independente

“T

rago em mim a força daqueles que se fazem ouvir. Caminho por combinações de sons que conservam entre si relações lógicas e ordenadas, resultado de vibrações emitidas por um corpo sonoro: timbre, altura e intensidade”, diz o músico que no último dia 13 apresentou seu mais novo CD em show realizado em São Bernardo do Campo. O novo trabalho tem arranjos e direção do maestro Marcos Pontes, o Caixote, e direção de voz do Nil Bernardes, ambos da Banda do Faustão.

CONEXÃO MAGAZINE

27


o t n e s e r p e r e “Hoj e d e d a d r e b a li expressão”

“A minha música agrega diversas manifestações musicais que conheci no decorrer de minha vida, conta o músico”, explicando que são “Sons que não se encaixam em um único gênero, que desconhecem limite”, declara o violinista em seu site. Carlos Zoffo, o Beto Ceará, como é conhecido em Mogi Guaçu e região já recebeu o Prêmio Personalidade Brasileira de 500 anos no Teatro Municipal de São Paulo e agora está percorrendo diversas cidades com o show de lançamento no seu novo trabalho, ocorrido no último dia 13, no Francisco Gastronomia & Cultura, em São Bernardo do Campo. O CD promocional foi gravado entre setembro e outubro nos Estúdios Vibe, em São Paulo, e masterizado no renomado estúdio JLM – Joe Lambert Mastering, em Nova Yorque. Os arranjos e a gravação foram feitos em conjun-

28 CONEXÃO MAGAZINE

to com a banda do Faustão, envolvendo pessoas como Silvana Saraiva (Produção Cultural e Artística), Rodrigo (Vocalista do Grupo Los Maneros e produtor artístico), Marcos Pontes (maestro e tecladista da banda do Faustão), Nil Bernardes (violinista da banda do Faus-

tão) e Luis Vagner (Conhecido como “Guitarreiro” de Samba Rock. Entre as músicas estão Mande Seco (Forró), Praieira (Samba rock) e She Said (Pop Rock). Participaram do CD diversos músicos. Entre eles, o guitarrista Luis Vagner e o sanfoneiro Agostinho Hipólito, um dos mais requisitados das duplas sertanejas e bandas de forró, além de diversos outros músicos instrumentistas que estão em diversos Cds de grandes bandas da atualidade. Reconhecido por um estilo musical diferenciado, Carlos Zoffo exibe talento e competência. Ele inova o cenário da música brasileira, sendo considerado uma das grandes revelações musicais do Brasil. Melodias e arranjos exóticos, ritmos envolventes com uma agressividade moderna caracterizam o show onde apresenta música, dança, teatro e poesia, interagindo com o público que se rende ao swing e ao tempero deste banquete musical. “Hoje represento a Liberdade de Expressão”, diz


pesquisa

A

lém dos já conhecidos benefícios do chá de oliveira micronizado, análises físico químicas mostram que ele também pode ser uma alternativa interessante, simples e barata na complementaridade terapêutica para os tratamentos de déficit de atenção e dislexia. Entre vários antioxidantes presentes no chá micronizado, dois componentes, que são cofatores entre si, se destacam podendo agir sinergicamente. Eles estão presentes em quantidades significativas no chá de oliveira, produzidos a partir de um cultivo próprio, orgânico e biodinâmico, objetivando a preservação e maximização dos ativos nas folhas processadas. Essa descoberta se deu após o pesquisador e Mestrando em Engenharia de Alimentos pela USP, Cosmo F. Pacetta, identificar em análises realizadas no ITAL - Campinas SP, a correlação entre componentes vitamínicos e de sais minerais, que podem melhorar significativamente a atenção.

CONEXÃO MAGAZINE

29


Sinergia dos componentes pode ser poderosa ferramenta

A

sinergia covalente entre os componentes vitamina B6 e fósforo pode resultar em uma poderosa ferramenta coadjuvante para vários casos de melhoria da saúde, entretanto dois componentes são especialmente importantes para a mente, principalmente para a melhoria da atenção, da memória e situações e melhoria em casos de cansaço mental. A vitamina B6 desempenha um papel fundamental na conversão da proteína que é consumida em aminoácidos formadores de músculos. Além disso, ela ajuda a manter a disponibilidade de energia e a formação de importantes neurotransmissores (como a serotonina, dopamina, endorfina) e na manutenção de um sistema imunológico saudável. É um importante precursor para a manutenção do bem-estar físico e mental,

principalmente, por causa do seu papel no metabolismo da proteína. Praticantes de atividades físicas e esportistas que desejam aumentar a massa muscular, por meio do consumo de uma dieta rica em proteínas, podem se beneficiar muito se mantiverem níveis adequados de vitamina B6. O impacto que a vitamina B6 tem nos níveis positivos de neurotransmissores, especialmente de dopamina e de epinefrina, não deve ser menosprezado, daí a importância da vitamina B6 nos mais diversos aspectos da mente, pois como tem papel fundamental na formação de vários neurotransmissores, está diretamente ligada à regulação dos processos mentais e, possivelmente, do humor, ansiedade, depressão e memória. A deficiência de vitamina B pode estar diretamente relacionada a distúrbios cognitivos incluindo-se aí trans-

O pesquisador e Mestrando em Engenharia de Alimentos pela USP, Cosmo F. Pacetta

30 CONEXÃO MAGAZINE

O chá precisa ser moído laboratorialmente, pois só as folhas secas não liberam seus princípios ativos torno de memória, déficit de atenção e dislexia. Como a vitamina B6 atua na formação de vários neurotransmissores é um nutriente essencial para a regulação dos processos mentais e, possivelmente, esteja também envolvida nos transtornos do humor. Um dado importante é que para a manutenção perfeita dos níveis positivos de neurotransmissores, outro componente importantíssimo está disponível em quantidades significativas nas folhas de oliva micronizadas, o fósforo! “A suspeita de que havia alguma conexão entre as folhas de oliveira micronizadas e a melhoria nos estados de atenção iniciaram-se após ouvirmos relatos constantes e muito interessantes de nossos clientes e consumidores em geral neste sentido.

Muitos deles nos relataram melhoria assustadora da atenção, da “volta da memória” e de certa “expansão” da mente”, diz Cosmo. Ele acrescenta que em situações que se façam necessárias maior atenção, como por exemplo, workshops, treinamentos, cursos, meditações, reuniões, etc., a folhas da oliveira micronizada pode despertar a consciência fazendo que os elementos Fósforo e Vitamina B6 ajam sinergeticamente, melhorando o nível de concentração, atenção e decisão promovidas pelas conexões neuronais mais exatas e seguras que não ao acaso existem em profusão nas folhas de oliva. “Entretanto, o estudo é imenso e aqui fazemos apenas uma breve abordagem de um tema tão vasto e rico para pesquisas e estudos futuros”, conclui. Contatos com Cosmo F. Pacetta podem ser feitos através do e-mail diretoria@ folhasdeoliva.com.br ou pelo telefone (19) 3868-9979.


cultura

21º CD: ‘Lavando a alma”

U

C

omemorando bodas de prata com a música, Paulinho Pedra Azul faz show para lançar seu 21º disco, Lavando a alma. Cantigas, valsa, bossa nova, balada, samba e baião são ingredientes desse novo trabalho, feito com o paulista Paulo Henrique, parceiro do músico no disco e convidado especial nas apresentações. O tema das músicas está sempre ligado à relação humana. Paulinho fala de filho, irmãos, amigos, do nosso país, fala também de esperança, amor, paixão, saudades, sonhos e realizações. Paulinho Pedra Azul (voz e violão) sobe ao palco com Marcelo Jiran (piano), Serginho Silva (percussão), Juliana D’Avila (flauta) e Magela (7 cordas). O artista tem 54 anos, nasceu na cidade de Pedra Azul, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Atualmente, o cantor prepara seu 16º livro, escrito em Berna (Suíça) e em Milão (Itália), além de uma coletânea dos seus livros de poesias e um DVD.

Livro: Um erro emocional

m erro emocional é o primeiro livro de Tezza depois do tremendo sucesso de O filho eterno. É evidentemente superior ao livro que lhe deu tantos prêmios e, segundo entrevistas dadas pelo autor na época do lançamento, antecipa uma nova proposta de escritura. Ela pode ganhar mais corpo e solidez em livros futuros, mas isso não impede que este já seja um grande acerto de um dos raros bons escritores no painel franzino da literatura brasileira de hoje. Em seu novo romance, Tezza narra a curiosa história de amor entre Beatriz, revisora de textos, e Antonio Donetti, escritor. Tudo começa quando Donetti declara que cometeu um erro emocional e se apaixonou por ela, quando se conheceram na noite anterior. Para ficar próximo, ele pede que ela o ajude em seu novo romance. Ao longo da narrativa os dois pouco conversam, mas passam e repassam as suas vidas nas lembranças de cada um, criando uma ligação intensa, pelas reflexões e avaliações pessoais.

Autor: Tezza, Cristovão Editora: Record Preço: R$ 34,90 CONEXÃO MAGAZINE

31


cinema

A

trilogia de best-sellers Millenium, do jornalista sueco Stieg Larsson (1954-2004), tem tudo para ser a nova sensação das adaptações literárias para o cinema. O filme Os Homens que não Amavam as Mulheres (Män Som Hatar Kvinnor), primeiro da série, dirigido pelo dinamarquês Niels Arden Oplev, e com roteiro adaptado por Rasmus Heisterberg e Nikolaj Arcel chega aos cinemas com o aval do sucesso nas livrarias. E a produção não decepciona, garante a crítica de cinema do Cinemmarte, Janaina Pereira.

32 CONEXÃO MAGAZINE


A

trama é boa, embora comece confusa e enfadonha. Mas o grande charme do filme - e, certamente, o que fez o sucesso dos livros - está em sua heroína que foge completamente aos padrões das protagonistas do gênero ação/ suspense. Lisbeth Salander (Noomi Rapace) é uma hacker tatuada e coberta de piercings que mais assusta do que encanta, mas no decorrer dos 152 minutos do filme, rouba a cena e conquista o público. No Brasil o filme tem estréia prevista para 27 de janeiro. A moça de visual andrógeno é uma órfã de passado nebuloso, explicado em partes por alguns flashbacks, que trabalha incógnita numa empresa de investigação. Ela é contratada para investigar a vida do jornalista Mikael Blomkvist

(Michael Nyqvist), editor de uma respeitada revista econômica que acaba de ser condenado por uma reportagem, supostamente com calúnias, que publicou. Porém, antes de ir para a cadeia (na Suécia jornalistas são presos!) ele é contratado pelo milionário Henrik Vanger (Sven-B ertil Taube) para investigar o suposto assassinato de sua sobrinha, há 40 anos. O corpo nunca foi achado e o patriarca desconfia que o assassino seja um membro de sua família. Lisbeth começa a aju-

dar Mikael anonimamente, até que o jornalista descobre que a hacker pode ser útil em suas investigações e os dois formam uma dupla nada convencional de detetives. Entre cenas chocantes de estupro e violência, o filme se desenrola com roteiro bem amarrado, algumas reviravoltas interessantes e uma boa narrativa que cativa o espectador. Hollywood, claro, já

Trilogia tem tudo para ser a nova sensação das adaptações literárias para o cinema

está de olho no sucesso do longa e David Fincher (Seven, Clube da Luta e O Curioso Caso de Benjamim Button) está na mira para filmar a versão americana. Duvido que ele consiga fazer a Lisbeth que a atriz Noomi Rapace e o cineasta Niels Arden Oplev construíram neste Os Homens que não Amavam as Mulheres. “Um filme bacana por não tentar ser ousado, mas que conseguiu ser ao retratar uma protagonista tão peculiar e inesquecível” enfatiza Janaina Pereira.

CONEXÃO MAGAZINE

33


turismo regional

A

ndar pelas ruas tranquilas de Holambra avistando sua arquitetura típica holandesa remete a uma história que cwwomeçou a ser construída no fim da década de 40. Nacionalmente conhecida pela produção de flores e plantas ornamentais, o município com menos de 12 mil habitantes começou a se destacar no cenário turístico a partir de 1998 quando foi elevada a categoria de Estância Turística. Sendo assim, a estância oferece diversas opções de passeios, com-

36 CONEXÃO MAGAZINE

pras, hospedagem e gastronomia para fazer de sua visita uma mistura de acolhimento, descanso e lazer. Holambra oferece ainda um “mix” de souvenir, artigos de decoração, presentes, flores, plantas e artesanato para levar de lembrança para casa ou presentear amigos e parentes. As sugestões são muitas: visitar o maior moinho da América Latina – uma réplica fiel de um moinho holandês moedor de grãos com 38,5 metros de altura dispostos por seus nove andares - uma estufa de

produção de flores visitada através do Passeio Turístico; a criação de jacarés de papo-amarelo do Sítio Arurá; o museu histórico cultural do Clube Fazenda Ribeirão ou a produção de cachaça artesanal do Rancho da Cachaça são ótimas sugestões. Um passeio a cavalo ou simplesmente tirar um dia para pescar e passear pelas belas praças e lagos de Holambra, proporcionam momentos de convívio com a natureza. O Roteiro Gastronômico de Holambra foi desenvolvido para pro-

porcionar experiências inesquecíveis. Uma gastronomia fina, internacional, com todo charme da cultura holandesa, com sabores, cores e aromas encantadores. Considerado mais uma atração turística o Roteiro Gastronômico formado por restaurantes e confeitarias típicas. As mais variadas opções da cozinha holandesa, indonésia, árabe, italiana e brasileira em um único e completo “cardápio” desenvolvido para agradar os paladares mais exigentes.


A

s atrações turísticas são várias. Uma delas é o Moinho ‘Povos Unidos’. Trata-se de uma imponente construção com 38,5 metros de altura. É uma réplica fiel dos moinhos holandeses e foi construído durante 20 meses sob a supervisão de um arquiteto holandês, um dos poucos especialistas do mundo no assunto. No moinho o visitante também poderá avistar, através do mirante, belas paisagens de Holambra e municípios vizinhos. Outra opção é visitar o Museu Histórico e Cultural, que permite uma viagem no tempo. É o lugar perfeito para quem deseja conhecer a história holandesa na região e os hábitos trazidos da Europa. O imponente Portal da Cidade retrata a característica arquitetônica típica holandesa e recebe de braços abertos os visitantes, convidando e instigando para conhecer um

pouco mais dos encantos da Cidade das Flores. No local funciona o SAT (Serviço de Atendimento ao Turista), onde o turista recebe dos monitores, informações e orientações sobre a oferta turística da cidade. Um espetáculo de cores e variedades em flores espera o turista no Campos de Flores, propriedade rural de descendência holandesa. São plantações de gérberas, rosas, crisântemos onde o turista poderá conhecer as etapas de produção, tirar fotos em meio as flores e ainda adquiri-las em um de nossos centros de comercialização. No Rancho da Cachaça, propriedade tipicamente rural, com pomar, animais e belíssima vista panorâmica, o destaque é a visita ao processo de produção artesanal da cachaça, desde o plantio da cana de açúcar à fabricação e envelhecimento do produto,

Pesqueiro com 14 lagos, trilhas ecológicas e camping também são opções ou simplesmente experimentar a delícia do caldo de cana geladinho. Através de agendamento, o turista poderá almoçar com a família ou amigos, saboreando uma comida rural toda feita no fogão à lenha ou mesmo petiscar porções e tomar uma caipirinha. O Turismo Rural pode ser feito na propriedade Em Busca do Galope, com inúmeros atrativos equestres e área de lazer com playground. Oferece passeios de

charrete, trenzinho e cavalgadas monitoradas. O visitante pode escolher as opções de passeios que proporcionam contato com a natureza e mostram cenários rurais. Credenciado pelo IBAMA, o Sítio Estrela do Leste “Arurá” trabalha com turismo ecológico, numa área que preserva resquícios da Mata Atlântica. Uma grande biodiversidade de animais silvestres como jacaré-de-papo-amarelo, répteis, roedores e aves estão à vista dos visitantes. Com 160 mil metros quadrados de área, Osvaldo Sia Turismo Rural possibilita contato direto com a natureza preservada. O turista poderá utilizar a área de camping, percorrer trilhas ecológicas ou desfrutar do pesqueiro (com 14 lagos), playground, piscina e campo de futebol.

O Moinho ‘Povos Unidos’ é uma réplica fiel dos moinhos holandeses CONEXÃO MAGAZINE

37


artigo

A

nossa cultura tem se empenhado em criar o ideal materno, a mãe perfeita, sempre carinhosa, sensata e disponível. Há vários dizeres populares que comprovam isso: como em coração de mãe cabe tudo, mãe é tudo igual, a minha santa mãezinha, etc. Só que a mãe perfeita não pode ter sentimentos negativos em relação aos filhos. E a vontade de “jogar pela janela” o bebê que não pára de chorar ou por o filho adolescente para fora de casa, não se encaixa neste modelo de ideal materno. Na realidade o que a mãe sente é ambivalente, podem ser sentimentos extremos de amor e ódio, mas 38 CONEXÃO MAGAZINE

Padecer no Paraíso

em geral é uma mistura de carinho, frustração, encanto, impaciência, apego, impotência, etc. Sentimentos que uma mãe descreveu assim: Meus filhos me causam o mais sutil de todos os sofrimentos que já experimentei: o sofrimento da ambivalência – é a terrível alternância entre um amargo ressentimento, com os nervos à flor da pele e uma gratificação bem aventurada. É incrível como são fortes os sentimentos que temos pelos nossos filhos. Costumo dizer que a ligação da mãe com o filho chega a ser visceral. No entanto, num momento sentimos

o maior amor e carinho e no seguinte já perdemos a paciência e precisamos nos controlar para não agredi-los. E como o amor de mãe é cantado em verso e prosa como sendo ilimitado, ficamos com um terrível sentimento de culpa. Ficamos nos sentindo culpadas quando nos pegamos com sentimentos hostis e mais ainda quando perdemos a paciência e nos descontrolamos. Sentimo-nos culpadas quando temos uma

relação mais tranquila com um filho do que com outro ou quando deixamos nossos filhos pequenos aos cuidados de outros para exercermos a nossa profissão. Sentimo-nos culpadas quando não passamos o tempo suficiente com as crianças. E por aí vai. O sentimento de culpa teima em acompanhar a maternidade. Mas animem-se, mães. Existe um lado positivo em tudo isso. Segundo Rozsika Parker, autora do livro “A Mãe Dividida” (Ed. Rosa dos Tempos), a ambivalência faz parte da maternidade e incita as mães a lutarem no sentido de compreender e conhecer seus bebês. Em outras palavras, o sentimento causado pela ambivalência pode promover a reflexão - e a capacidade de pensar acerca do filho constitui, sem dúvida, o mais importante aspecto isolado da condição materna. Segundo Margot Waddell “a capacidade de refletir sobre as experiências emocionais, de ligar-se a elas, de sofrer com elas, é o que promove o crescimento.” Mais do que seguir padrões, precisamos encontrar formas criativas (e individuais, é claro) de sermos mães para podermos manter um equilíbrio entre o amor e o ódio, a paciência e a impaciência, a reflexão saudável e o sentimento de culpa e assim podermos desfrutar dessa riquíssima experiência.

Anamaria Litjens é psicóloga clínica Atende à rua Padre Roque, 320 - Tel: (19) 3862-4014 Mogi Mirim - SP



Conexão Magazine