PIRÂMIDE & OBELISCOS Nº 2

Page 7

DR. JOSÉ LUIS SEQUEIRA, Vice-Presidente Executivo da APICER - Associação Portuguesa dos Industriais de Cerâmica, a propósito do primeiro número da PIRÂMIDE & OBELISCOS.

A minha apreciação é positiva quer quanto à apresentação quer quanto aos conteúdos. Julgo no entanto e apesar disso, que valeria a pena desenvolver três ideias força:

estratégica. As áreas mais vezes referidas como sendo de interesse e onde a cooperação poderia ser vantajosa foram: comercial, distribuição, energia e equipamentos. A cooperação mais do que importante é inevitável. Cabe às entidades responsáveis criar as condições necessárias para o desenvolvimento de projectos inovadores. As associações podem desempenhar aí um importante papel. Tem sido gratificante desenvolver este trabalho e reforçamos a ideia de que é imperioso um forte empenhamento na valorização dos Recursos Humanos e uma dinamização permanente, a novas luzes, dos contextos onde eles desenvolvem a sua acção. Agradecemos às entidades nossas parceiras que se envolveram e que nos têm dado uma ajuda preciosa no contacto com as empresas. São elas a APCMC, AIMMAP, AIMMP, APICER e ASSIMAGRA.

Entrevistadores destacados para o trabalho de campo F átima Leitão Arquitecta Experiência de projectista F ernandA Ramalho Ex-Quadro da Direcção de Recursos Humanos do BCP F ernanda Romero Licenciada em História Membro do Conselho de Administração de F+G – Formação e Gestão; Manuel Rocha Economista Ex-Director do Banco Comercial Português Ana Maria Mota Licenciada em Educação Física Professora do Ensino Secundário

1. A Formação e qualificação é algo que se torna essencial para todos, seja qual for a posição que cada um ocupe na organização e na hierarquia da empresa. Pareceme que se vem cultivando a ideia de que a Formação é útil e necessária, … mas é para os outros … Parece quase um fardo que alguém tem de suportar! E se assim é, e se a falta de formação é sinónimo de fragilidade, … alguém que a suporte, … mas não eu/não cada um de nós! 2. Promover a Inovação na Formação. Se INOVAR é uma legenda em tudo e para tudo o que é preciso fazer, a formação não pode escapar a este desígnio. E uma forma de inovar na formação, é medirlhe os efeitos. 3. É essencial apresentar casos de sucesso na formação, apresentando relatos de empresas em concreto, para as quais a formação constitui um investimento que não se compadece nem com crises nem com flutuações do mercado. É uma atitude e um princípio que faz parte dos planos estratégicos da empresa. Há empresas que bem podem ser referenciadas como casos de sucesso a este nível. É saudável que possam ser divulgados.

PIRÂMIDES&OBELISCOS | MARÇO 09

| 07


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.