Page 1

INÊS SÁ RODRIGUES

portfolio “ C R E AT I V I T Y I S I N T E L L I G E N C E H AV I N G F U N ” ALBERT EINSTEIN


E-mail: isdrvr@gmail.com Telm: 916417585

INÊS SÁ RODRIGUES C R E AT I V E

01

Travessa do Outeiro, nº5 Veiros 3860-641 Estarreja

be.net/ines_sa

DESIGNER

OLÁ, O meu nome é Inês, sou licenciada em Design, pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa, e tenho 23 anos. Actualmente, frequento o Mestrado em Design Management, no IPAM - Porto, e tenho um part-time na Decathlon Aveiro. É com muita garra e motivação que tento superar todos os desafios a que me proponho, sempre com energia positiva, criatividade e iniciativa. Sou apaixonada por aquilo que faço e adoro criar

para ajudar e melhorar a nossa sociedade. Sou perfeccionista e determinada e desistir não faz parte de mim. Considero-me uma pessoa expressiva e comunicativa. Gosto de partilhar ideias, do espírito de equipa e camaradagem (faz-nos ficar mais fortes). Nas próximas páginas estão expostos alguns dos trabalhos que tenho feito, individuais ou em grupo, de caráter educativo ou profissional.


EDUCAÇÃO - Mestrado em Design Management IPAM, Porto 2015/a decorrer - Licenciatura em Design (17 valores) Faculdade de Arquitectura, UL 2011/2014 - 12º ano, curso de Artes Visuais Escola Sec. Manuel Gomes Almeida 2008/2011

Desde os 18 anos que trabalho no verão em bares e restaurantes; já trabalhei na Toys R’us e sou Nadadora Salvadora em part-time.

CAMPOS TEÓRICOS: Ergonomia, teoria do design, materiais, gestão e inovação em design, design de serviços e sustentabilidade;

Dentro da área profissional, tanto no design gráfico com no produto, tenho feito alguns projectos como freelancer.

CAMPOS PRÁTICOS: Desenho técnico, modelação 3D, prototipagem, HTML e CSS, cerâmica e técnicas de carpintaria.

Atualmente trabalho na Decathlon Aveiro, onde estou a realizar o meu estágio curricular no

EXTRAS:

departamento de comunicação interna da empresa.

IDIOMAS Portugues (língua mãe) Inglês (falar, ler e escrever)

- 2 workshops de fotografia na Academia Olhares; - Participação na exposição de celebração “22 anos de Design” no MUDE (Lisboa); - Voluntariado - Missões Universitárias.

C A M P O S C R I AT I V O S Identidade corporativa, editorial, packaging, publicidade, illustração, interfaces, sinalização, produto, serviços, gestão, fotografia e manipulação de fotografia.

SKILLS

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

SOFTWARE SKILLS RHINOCEROS

ILLUSTRATOR

3DS MAX

PHOTOSHOP

AUTOCAD

PREMIER

KEYSHOT

AFTER EFFECTS

INDESIGN

02


1

2

3

CHAPTER ONE

CHAPTER TWO

CHAPTER THREE

PRODUCT DESIGN

GRAPHIC DESIGN

EDITORIAL DESIGN

4

5

6

CHAPTER FOUR

CHAPTER FIVE

CHAPTER SIX

I L LU ST R AT I O N

3D MODELING

WEB DESIGN (just the layout templates)


projects


Sendo o Design uma atividade criativa que permite a criação e desenvolvimento de objetos bi e tridimensionais, produzidos industrialmente, este capítulo apresenta a resolução de problemas que envolvem a cultura material e o bem-estar do ser humano face ao mundo dos produtos/ serviços.

PRODUCT DESIGN

CHAPTER ONE

“A designer is a planner with an aesthetic sense.” Bruno Munari

A célebre frase de Bruno Munari demonstra a base fundamental do conceito de design de produto.


PRODUCT DESIGN

URBEM Made for Year Concept

Magna Natura 2015/2016 Biombo/ cabeceira

Inspirado em linhas urbanas e na luz presente em muitas das nossas cidades, Urbem é uma peça de mobiliário que transmite luxo, requinte e vivacidade em qualquer ambiente. A combinação dos materiais urbanos e modernos com uma das texturas mais puras da natureza, a cortiça, leva o utilizador a sentir-se envolvido por dois espaços diferentes. Urbem reflete as silhuetas e os brilhos das metropoles e transmite a serenidade dos ambientes verdes. Ilustrando o constante movimento e transformação sentidos numa cidade, esta peça, dotada de dupla função, pode ser aplicada como biombo ou cabeceira de cama.

06


TA L PA

07

Made for Year Concept

TALPA 440

Magna Natura 2015/2016 Peça de mobiliário

545

870

Pela sua habilidade de mutação e versatilidade, o móvel Talpa, tem a capacidade de se distinguir de outras peças de mobiliário.

150

Tal como os camaleões, de uma forma subtil, luxuosa e cheia de requinte, o Talpa adapta-se a qualquer ambiente, espaço e estilo, não deixando ninguém indiferente.

FRONTAL

DTA./ESQ. LATERAL

TOPO

Através das suas "escamas" em cortiça e materiais de luxo, o móvel transmite um estilo contemporâneo e sofisticado.


PRODUCT DESIGN

08

: Talpa representado em ambiente :


AZZULAJ Made for Year Concept

Magna Natura 2015/2016 Aparador

Inspirado na tão conhecida e conceituada peça de arte deixada pelo povo Árabe, na Península Ibérica - o azulejo - o Azzulaj representa a paisagem

09

urbana portuguesa, que se ilumina com a luz reflectida nestas superfícies vidradas e azuis. Sendo esta uma arte que espelha técnicas artesanais, tal como a cortiça pura, a fusão entre as duas resulta numa combinação perfeita de ousadia e requinte. A referência ao azulejo português e o diálogo que este estabelece com a cortiça pura, vai tornar a história desta peça única. Este aparador é uma peça de mobiliário modelar que pode ser organizada de diferentes formas, consoante o desejo de cada um. Uma peça decorativa que se adapta às necessidades e acompanha os estilos de diferentes épocas.


PRODUCT DESIGN

TRIBUS Made for Year Concept

Magna Natura 2015/2016 Cômoda 10

O Tribus, é um móvel inspirado no tão famoso e clássico padrão Chevron. Sendo a cortiça pura uma matéria prima que nos oferece uma riquíssima, vasta e diversifica paleta de cores e texturas, a sua aplicação em forma da “espinha de peixe” permite-nos contemplar todas estas características num só olhar. Com um toque de Modernismo, o contraste entre as diferentes tonalidades e materiais de luxo torna esta peça única e diferenciadora. É uma cômoda de linhas retas, pensada e desenhada para diferentes tipos de ambiente - quarto, sala, escritório.


MIRAGGE

~ - 880

~ - 520

~ - 380

11

MIRAGGE Magna Natura 2015/2016 Espelho

O espelho Miragge é fruto de um reflexo de diferentes estilos e inspirações. Esta peça de decoração está apta para uma sala estilo Mid-Century Modern, um quarto Bohemian ou uma casa de banho Farmhouse, conseguindo, assim, ser subtil e ao mesmo tempo diferenciadora. Através da sua versatilidade de cores, formas e texturas, o

80

Made for Year Concept

TOP ~ - 880

FRONT

RIGHT SIDE

Miragge torna-se uma peça única que espelha as melhores qualidades da cortiça pura em combinação com diversos materiais. De formas recortada e bastante irregulares, este espelho pode ser aplicado em diversas posições, consoante a imaginação de cada utilizador.


UNIONE Made for Year Concept

PRODUCT DESIGN

Magna Natura 2015/2016 Mesa

Pensada para diferentes tipos de ambiente - desde o mais requintado ao mais rústico; desde salas de jantar a salas de reuniões - a mesa Unione reflecte um acto de união. A combinação entre os vários elementos que a compõe representa o efeito de união que pode existir entre partes distintas.

12

A leveza que transmite através da cortiça pura, aplicada no tampo, e das suas formas, resulta numa peça de mobiliário única e elegante. O sentido do seu nome vai, também, ao encontro de estabelecer uma ligação entre os seus utilizadores, em diferentes momentos.


CHAIRING 13

Made for Year Concept

Magna Natura 2015/2016 Cadeirão

Com uso predominante de cortiça pura, a cadeira Chairing é inserida num contexto de habitação e lazer. Como móvel de assento, a sua função passa por dar o melhor conforto possível aos utilizadores num momento de repouso. Usando um trocadilho entre as palavras Chair e Sharing, para o seu nome, esta cadeira foi desenhada com base na ideia de partilha, possibilitando a sua utilização por duas pessoas em simultâneo. A Chairing é totalmente adaptável aos diferentes ambientes habitáveis, respondendo às diferentes necessidades humanas.


PRODUCT DESIGN

14

: Modelo original :


GALHETEIRO 15

Made for Year Concept

FA - UL 2013 Galheteiro

Este é um produto de merchandizing destinado à promoção da colecção do MAP (Museu de Arte Popular) e venda na loja do mesmo. Como base do projecto está o recurso a técnicas de produção artesanal e formas tradicionais observadas no próprio museu. O conceito deste projecto passa pela ideia de reutilizar uma forma antiga e dar vida a um objecto, que vai perdendo presença nos dias que correm. De formas simples e elegante e cores sóbrias, transmite pureza e organização, este que é um objecto de cozinha.


PRODUCT DESIGN

SISTEMA DE MESAS Made for Year Concept

FA - UL 2013 Mesas multi-funcionais

O conceito deste projecto passa pela ideia de criar um conjunto de mesas fáceis de transportar, montar e armazenar. Mesas leves, ao mesmo tempo resistentes, que se adpatem às diferentes necessidades dos seus utilizadores, neste caso, os alunos da FA. Uma vez que se destinam a um espaço polivalente, permitem a sua utilização em sigular ou em grupo. Com uma forma simples e dinamica, se colodas na vertical, as pernas permitem a construção da mesa individual e do estirador, se posicionadas na horizontal, permitem a montagem da mesa de café.

16


1.1

PRODUCT DESIGN GROUP PROJECTS

SHARPWOOD Made for Year Concept Group

FA - UL 2014 Mala de cozinha Filipe Sousa, Inês Rodrigues Tomás Marques

De forma a conciliar os principais requisitos deste projeto, o grupo desenvolveu a Sharpwood, uma mala que se destina a um público que tenha uma relação próxima com a área da culinária, quer a nível profissional quer de lazer. O objectivo é que este grupo de pessoas possa reproduzir as suas receitas quando e onde quiser, tendo os seus utensílios principais, o mais perto possível e fáceis de transportar.


PRODUCT DESIGN

Outro dos objectivos principais foi conciliar o que de mais tradicional existe na cozinha com as novas tecnologias, como tal, este objecto consiste na junção de uma tábua de corte tradicional com um conjunto de facas e um suporte para tablet. Uma mala, em madeira, onde a tampa da mala é a própria tábua de corte, o interior é equipado com um depósito para resíduos e pronta a transportar as facas de forma segura. O produto foi pensado e desenhado de forma a ser reproduzido em várias versões e de forma personalizada. O seu utilizador pode escolher o tipo de madeira, a cor ou conjunto de facas que prefere (peixe, carne, vegetais).

18


Este projecto teve com objetivo desenvolver uma bicicleta evolutiva para crianças, inserida no contexto contemporâneo das famílias portuguesas, potenciando um caráter lúdico e de segurança. No seu todo, a bicicleta é composta por 3 partes principais: desde o quadro feito em madeira moldada, o sistema do guiador em alumínio ao assento em fibra de vidro. A relação entre os diferentes materiais e respetivos componentes permite que a bicicleta seja fácilmente montada/desmontada e transportada por um adulto.

19

WOODIE Made for Year Concept Group

FA - UL 2014 Mala de cozinha Filipe Sousa, Inês Rodrigues Rafaela Mogas, Tomás Marques


PRODUCT DESIGN

Uma vez que os materiais aplicados atribuem um caráter mais robusto e artesanal ao objecto, um dos principais objectivos do grupo foi, através das formas e aplicações, dar-lhe um lado mais tecnológico. Ou seja, conseguir conciliar o que cada “mundo” tem de melhor. A tecnologia está presente no produto através do QR code gravado no quadro. Uma tecnologia simples, a que grande parte da comunidade tem acesso. A principal vantagen que traz é a possibilidade de a qualquer momento, e em qualquer lugar, o adulto que acompanha a criança, possa aceder a informações como o manual de instruções. Este código permite ainda o acesso à página web do produto, onde se encontram disponíveis notícias/novidades pertinentes ao seu bom funcionamento.

20


PAC K E AT Made for Year Concept Group

FA - UL 2013 Caixas de armazenamento Bruna Lucas, Inês Rodrigues, Mariana F., Mariana O., Mariana S.

Escolhendo a área do packaging para intervir, a solução apresentada é uma embalagem para as refeições mais leves do dia. Uma embalagem que permite aos utilizadores o transporte de alimentos “mais frágeis” de uma forma segura, criando os seus próprios snacks.

02 21

Hoje em dia, com o hábito cada vez mais frequente de trazer

as refeições de casa, os consumidores procuram algo cómodo e prático, leve e que ocupe pouco espaço. Com o objectivo de promover a alimentação saudável e a reutilização das embalagens, o conceito do grupo consiste na ideia de inovar atribuindo a "dupla função" a um objecto.


CHAPTER TWO

GRAPHIC DESIGN O design gráfico ou de comunicação está constantemente presente nas nossas vidas mas, na maioria das vezes, é algo que damos como adquirido. O design gráfico é uma forma de sintetizar graficamente uma mensagem ou um conceito.

“Design is thinking made visual.” Saul Bass

Neste capítulo é possível encontrar um conjunto de projetos que, visualmente, comunicam um conceito, uma ideia.

Trabalhando o relacionamento entre “imagem” e texto são encontradas soluções para diversos problemas.


M A ST E R W AY Made for Year Software

Masterway 2014/2015 Adobe Illustrator

Este é um projeto de Re-branding que surge no âmbito da restruturação da empresa Masterway.

uma relação visual com o seu passado, surge uma nova imagem para a Masterway.

Uma empresa jovem e dinâmica, com uma vasta experiência no mercado automóvel

A nova marca Masterway é composta pelo símbolo e o logotipo, que podem ser combinados de diferentes formas.

Com base na visão e ADN da marca, procurando manter

23

MASTERWAY : Símbolo inicial :

: Primeira proposta :

: Proposta selecionada :


S A LV ’AQ UA Made for Year Software

Ass. Nadadores Salvadores 2016 Adobe Illustrator, Photoshop

A Salv’aqua é uma Associação de Salvamento Aquático e Assistência a Banhistas que existe desde 2008, e que surge inicialmente com a denominação de Partir nas Ondas.

25

De forma a tornar-se mais familiar e reconhecida junto da população foi feito um re-branding total da sua imagem, esquecendo o que até então estava desenvolvido.


ENTRE RUAS Made for Year Software

GRAPHIC DESIGN

FA-UL 2014 Adobe Illustrator, Photoshop

O projecto Entre Ruas surge da união entre o design de serviços e o design social, promovendo o envelhecimento activo e o turismo em Portugal. Tendo Lisboa como cidade de partida, criou-se o Entre Ruas, um serviço que promove o envelhecimento activo entre as várias localidades do país e que vem promover o turismo interno e as relações entre pessoas da mesma geração.

26


27

GLOBAL S AT I S FAC T I O N Made for Year Software

Global Satisfaction 2013 Adobe Illustrator, Photoshop

Este projeto de branding surge na faculdade com o objetivo de re-desenhar a marca de uma pequena empresa familiar. A Global Satisfaction é uma empresa relacionada com a importação e exportação de produtos gourmet em Portugal. Foi desenvolvida uma imagem contemporânea mantendo uma linguagem tradicional, elegante e de requinte.


GRAPHIC DESIGN

Os símbolos secundários utilizados são em forma de carímbo remetendo o cliente para um certificado de qualidade. No estacionário são utilizados materiais e papeis “naturais”. De forma a promover a tradição e as origens, foram criados postais que acompanham os produtos Global Satisfaction. Para compor este postais foram selecionadas fotografias de produtos frescos e biológicos que transmitem segurança e credibilidade à marca.

: Estacionário :

28


LO G O A E FA Made for Year Software

29

FA-UL 2013 Adobe Illustrator, Photoshop

Com base nos objetivos propostos pela Associação de Estudantes da FA, o conceito deste projeto passou pela transmissão da ideia de união, entreajuda e igualdade que deve estar presente entre os alunos da faculdade Através de um só material, comum a todos os cursos, que é o papel, e uma técnica bem conhecida por todos, o Origami, consegue transmitir-se a ideia pretendida. A marca proposta consiste no desenho de uma imagem que represente a instituição no seu todo.


GRAPHIC DESIGN

MARTA D’ ALMEIDA E JOSÉ BLANCO APRESENTAM

“UM ANO DE MAZÉI”

Concerto/ Tertúlia

com artistas convidados

30 28 FEV’ 15

15H30

CASA DO ALENTEJO Designed by Inês Sá Rodrigues

(Rua das Portas de Santo Antão nº 58, Lisboa)

C A R TA Z E S Made for Year Software

different challenges 2014/2015 Adobe Illustrator, Photoshop

Seguindo a ordem de leitura, o primeiro cartaz apresenta um concerto/tertúlia em forma de celebração do aniversário da banda MaZéi. As ilustrações desenvolvidas espelham o perfil dos dois artistas. Os seguintes cartazes foram elaborados no âmbito académico, divulgando uma hipotética conferência dos Designers John Maeda e Saul Bass na FA-UL. Os cartazes estão desenhados ao estilo de cada um, respetivamente.


O terceiro capítulo apresenta alguns dos projetos desenvolvidos no âmbito do Design Editorial.

CHAPTER THREE

EDITORIAL O design editorial é uma área projectual do design de comunicação, talvez uma das mais antigas e que deu base para a sua estruturação, tendo como principal objetivo o tratamento de conteúdos de paginação bem como a criação dos imaginários gráficos de uma edição.

“Design is not just what it looks like and feels like. Design is how it works. Steve Jobs


EDITORIAL DESIGN

32

DIA D Made for Year Software

FA-UTL 2014 Adobe Illustrator, Photoshop, InDesign

O World Communication Design Day comemora-se anualmente no dia 27 de Abril e a FA associou-se a esta celebração, criando este livro que apresenta uma selecção de objectos de designers portugueses.


MY PENGUIN Made for Year Software

33

FA-UTL 2013/2014 Adobe Illustrator, Photoshop, InDesign

Com o objetivo de criar uma coerência visual no objeto livro este projeto teve como objetivo o desenvolvimento de duas capas que dessem início a uma coleção.


EDITORIAL DESIGN

34

: Capa “Alice’s Adventures in Wonderland” :

: Capa “The Grat Gatsby” :


CHAPTER FOUR

I L LU ST R AT I O N Uma ilustração surge para acompanhar, explicar, interpretar, sintetizar ou simplesmente para decorar um texto. Entre muitas técnicas diferentes uma ilustração pode surgir em forma de desenhos, pinturas, colagens ou mesmo fotografias.

O quarto capítulo está destinado à apresentação de alguns trabalhos de ilustração desenvolvidos para a aplicação em produtos.


ILLUSTRATION

[PROJETO FINALISTA]

CONCURSO GALP Made for Year Software

GALP challenge 2015 Adobe Illustrator, Photoshop

As garrafas de gás, tipicamente encontradas no universo doméstico, são normalmente vistas como algo robusto, pesado e pouco atraente. Desta forma, o objectivo principal deste projecto foi tornar a garrafa mais feminina, divertida e apelativa. Tendo em conta o mercado Ibérico, as ilustrações foram pensadas de forma a celebrar os motivos icónicos Portugueses e Espanhóis. Para o mercado Português, foi dado destaque ao Traje Minhoto, para de uma forma plástica, representar a mulher portuguesa; e para o mercado Espanhol, também foi escolhido um traje altamente reconhecido e popular, o vestido da Sevilhana, de folhos e padrão às bolas.

36


ILUSTRAÇÕES TRADICIONAIS Made for Year Software

Experience 2015 Adobe Illustrator, Photoshop

Estes padrões resultam de uma experiência para ilustrações de textil, com inspiração na cultura portuguesa e alguns dos seus motivos tradicionais.


CHAPTER FIVE

3D MODELING Através de softwares especializados, a modelação 3D permite a construção de qualquer superfície tridimensional de um objeto, seja este inanimado ou vivo.

As skills em modelação 3D têm acompanhado a maioria dos meus projetos. Desde o mobiliário, apresentado no primeiro capítulo, às peças de joalharia, este capítulo apresenta alguns dos projetos 3D que tenho desenvolvido.


VIANA NECKPIECE Made for Year Software

LEÃO jewelery 2015 Rhinoceros, KeyShot

Medalhões compostos por ouro e pedras semi-preciosas, este colar surge como forma de celebração e homenagem à técnica de joalharia tradicional de Viana do Castelo - a Filigrana.

39

Este projeto surge numa parceria com a joalheira Maria Leão no âmbito do concurso Goldsmiths competition 2015 e que deu surgimento à sua coleção de jóias Viana.


3D MODELING

: Fotografias catรกlogo Viana :

40


ENGAGEMENT RING Made for Year Software

LEÃO jewelery 2016 Rhinoceros, KeyShot

Este é um projeto desenvolvido em parceria com a designer de jóias Maria Leão tornando possível a criação de ceras e moldes para a produção de um dos seus anéis de noivado.

41


INTERRUPTOR TOUCH Made for Year Software

3D MODELING

Engineering team 2014 Rhinoceros, KeyShot

Com o objetivo de criar um interruptor inovador no mercado, aplicando a tecnologia touch, são desenvolvidos vários desenhos, e posteriormente modelos 3D, para a possível forma do produto.

42


Sendo que o Web Design é interpretado com uma extensão da prática do Design Gráfico, este capítulo apresenta alguns dos interfaces desenhados no âmbito da criação de web sites.

CHAPTER SIX

WEB DESIGN O Web Design tem como foco do projeto a criação de web sites. Um projeto de Web Design deve agregar os conceitos de usabilidade e grafismo do interface, garantindo que o usuário final atinja os seus objetivos de forma rápida, intuitiva e agradável.


UOU:UMA OCASIÃO ÚNICA Made for Year Software

WEB DESIGN

UOU 2015 Illustrator

A pedido da empresa UOU, que se dedica à concretização de surpresas e transformar momentos únicos, foram desenvolvidos vários exemplos de interfaces para o seu novo site. Os exemplos seguiram as linhas da marca.

44


45

ENTRE RUAS Made for Year Software

FA-UL 2014 Illustrator

Ainda dentro do projecto Entre Ruas surgiu a necessida de criar um possível interface para a plataforma online que dá vida ao projeto. Aqui são apresentados alguns dos layouts desenhados para as diferentes subpáginas do site.


SERVIÇOS

FACULDADE DE ARQUITECTURA

WEB DESIGN

LOGIN

FAU T L . p t Made for Year Software Group Morreu Óscar Niemeyer

A Casa, o Alimento e a Água. Território e Arquitectura Popular no Algarve - 12 de Dezembro ao 12h30

Atribuição de bolsas "Quero estudar Melhor" a 3 alunos de Design da Fautl - 8 de Dezembro às 14h30

Conferência e Workshop "Ambivalent Landscapes: sorting out the present by designing the future" - 6 e 7 de Dezembro

Decisões da Reunião do Conselho de Escola de 5 de Novembro de 2012

"Call for Papers": 2ª edição da "Conference on Sustainable Intelligent Manufacturing" - 26 a 29 de Junho 2012

Decisões da Reunião do Conselho de Escola de 17 de Setembro de 2012

Convite: Apresentação Oficial

AVISO: Palestra do Arquitecto Ricardo Bak Gordon adiada para dia 14 de Dezembro

FA-UL 2014 Illustrator Filipe S., Inês R., Tomás M.

Este foi um projeto de grupo que consistiu na análise da interação entre o utilizador e o website da FA-UL, promovendo consequentemente a sua melhoria. Foi então desenhado um novo interface considerando a boa usabilidade, a fácil aprendizagem e utilização.

Contactos

Transportes

Cursos

Erasmus / Mobilidade

Horários

Informações sobre os contactos e gabinetes da FA-UTL

Saiba qual é a melhor maneira de chegar à faculdade

Informações sobre licenciaturas, mestrados e doutoramentos

Programa de mobilidade e informações úteis

Verifique os horários das turmas e a calendarização do horário escolar

Toda a informação está disponível, é fácil de aceder e não são necessárias cábulas para voltar a executar tarefas. O sistema deve promover a eficiência do utilizador e a sua satisfação.

44


I’M LOOKING FORWORD TO WORK WITH YOU.

Portfolio  
Portfolio  
Advertisement