Page 1

KIT DE NORMAS GRÁFICAS | 2012 2012 // INÊS PORTUGAL | DESIGN // ines.portugal@gmail.com // 91 322 09 28


WISEN - KIT DE NORMAS

ÍNDICE

1

Princípios de Identidade pág.

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 1.10

Introdução............................................................................................................ 02 Apresentação de Marca......................................................................................... 03 Grelhas de Construção | Margens de Salvaguarda | Reduções Máximas..................... 07 Tipografia............................................................................................................ 13 Comportamentos a Uma Cor | Degradê Cinza, Cor Lisa e Cor Lisa Cinza..................... 16 Universo Cromático............................................................................................... 18 Testes em Fundo de Cor.......................................................................................... 25 Testes em Fundos Fotográficos................................................................................. 27 Adaptabilidade Vertical e Horizontal....................................................................... 30 Proibições............................................................................................................ 32

01


WISEN - KIT DE NORMAS

1.1 INTRODUÇÃO

WISEN, palavra com origem na expressão “wisen up”, revela uma atitude, a acção de crescer, evoluir, aprender com os erros e sobretudo tornar mais sábio. Este é o papel fundamental de um consultor, um conselheiro que permite a evolução do seu cliente. Descendente de “wise”, WISEN está intrinsecamente ligado ao conhecimento e sabedoria, a base desta entidade. WISEN é uma empresa de Consultadoria em Avaliações de Engenharia que se distingue pela sua competência, experiência, independência e responsabilidade; que aposta no rigor, na transparência e na inovação. “A imagem de uma marca é um dos seus maiores patrimónios. É por ela, e pelo conjunto de elementos que a formam, explícitos e implícitos, que a marca é imediatamente reconhecida. Assim, a observação de critérios rigorosos aquando da comunicação da marca, através da correcta utilização dos elementos

explícitos como a cor, o tipo de letra, as proporções correctas do logótipo, é fundamental para transmitir de forma adequada os elementos implícitos, que são os valores intrínsecos da marca. Nas páginas seguintes, são definidos não só os elementos que formam a marca WISEN como também as formas como deverão ser utilizados nas mais variadas situações. Só uma completa observação das regras aqui estabelecidas permitirá manter a coerência de comunicação que levará ao reconhecimento da marca enquanto imagem e enquanto entidade com princípios e valores muito próprios.” O logótipo é o rosto da marca e, quando a marca é a WISEN, uma entidade portuguesa ligada à engenharia, construção e imobiliário, é fundamental transmitir competência, força, rigor e sabedoria. A marca comunica essencialmente através de duas cores nas suas várias tonalidades - CINZAS e AZUIS MAR cores institucionais associadas à inovação, aos “blueprints” a ao mar português.

02


APRESENTAÇÃO DA MARCA


WISEN - KIT DE NORMAS

1.2 APRESENTAÇÃO DA MARCA

LOGÓTIPO VERSÃO PRINCIPAL

VERSÃO PRINCIPAL

Como o nome indica, esta é a Versão Principal do Logótipo da WISEN, devendo, por isso, ser utilizada preferencialmente face a todas as outras. As suas proporções, cores e tipografia deverão ser integralmente respeitadas, de acordo com as regras adiante definidas.

04


WISEN - KIT DE NORMAS

LOGÓTIPO VERSÃO HORIZONTAL

VERSÃO HORIZONTAL

A Versão Horizontal do Logótipo deverá ser usada apenas quando tal se justifique, mais uma vez de acordo com as regras estabelecidas.

1.2 APRESENTAÇÃO DA MARCA

05


WISEN - KIT DE NORMAS

LOGÓTIPO VERSÃO SIMPLES VERTICAL

1.2 APRESENTAÇÃO DA MARCA

LOGÓTIPO VERSÃO SIMPLES VERTICAL

VERSÃO SIMPLES

A Versão Simples do Logótipo deverá ser usada no futuro, quando a empresa entender que a sua marca já é reconhecida no mercado, deixando, por isso, ser necessario o uso permanente da Denominação “AVALIAÇÕES DE ENGENHARIA”. No entanto, a Versão Simples é complementar e deverá ser usada apenas quando tal se justifique, mais uma vez de acordo com as regras estabelecidas.

06


GRELHAS DE CONSTRUÇÃO MARGENS DE SALVAGUARDA REDUÇÕES MÁXIMAS


WISEN - KIT DE NORMAS

1.3 GRELHAS DE CONSTRUÇÃO | MARGENS DE SALVAGUARDA | REDUÇÕES MÁXIMAS

LOGÓTIPO VERSÃO PRINCIPAL

08

3X 1/3X X

2X 2/3X

16mm

X X 1/3X 1/3X X Redução máxima

7X 1/10X X

7X 1/3X

X

PROPORÇÃO

REDUÇÃO MÁXIMA DO LOGÓTIPO - VERSÃO PRINCIPAL

Esta grelha constitui a base de construção do logótipo, definindo as proporções entre os seus diferentes elementos. A relação entre o símbolo, o nome e a denominação foi cuidadosamente estudada, estando na base do sistema de identidade, não devendo por isso ser alterada. A grelha apresenta ainda a área mínima de protecção do logótipo que deverá ser respeitada por forma a preservar a sua perfeita leitura. Nas páginas seguintes, estarão as grelhas de construção utilizadas para a criação das restantes versões do logótipo.

O Logótipo só poderá ser reduzido até uma dimensão que não implique a perda total ou parcial da sua identificação visual. A redução máxima recomendada para o logótipo Versão Principal é de 16 mm para o símbolo, sendo os restantes elementos reduzidos proporcionalmente.


WISEN - KIT DE NORMAS

1.3 GRELHAS DE CONSTRUÇÃO | MARGENS DE SALVAGUARDA | REDUÇÕES MÁXIMAS

LOGÓTIPO VERSÃO HORIZONTAL

X

X

3X

1/3X 1/3X

18mm

X 1/3X

X

X

4X

1/3X

7X 1/3X

X Redução máxima

REDUÇÃO MÁXIMA DO LOGÓTIPO - VERSÃO HORIZONTAL

O Logótipo só poderá ser reduzido até uma dimensão que não implique a perda total ou parcial da sua identificação visual. A redução máxima recomendada para o logótipo Versão Horizontal é de 18 mm para o símbolo, sendo os restantes elementos reduzidos proporcionalmente.

09


WISEN - KIT DE NORMAS

1.3 GRELHAS DE CONSTRUÇÃO | MARGENS DE SALVAGUARDA | REDUÇÕES MÁXIMAS

LOGÓTIPO VERSÃO SIMPLES HORIZONTAL

X

3X

X

X 2/3X

X

X

4X

1/3X

7X 1/3X

4mm

X Redução máxima

REDUÇÃO MÁXIMA DO LOGÓTIPO - VERSÃO SIMPLES HORIZONTAL

O Logótipo só poderá ser reduzido até uma dimensão que não implique a perda total ou parcial da sua identificação visual. A redução máxima recomendada para o logótipo Versão Simples Horizontal é de 4 mm para o símbolo, sendo os restantes elementos reduzidos proporcionalmente. ATENÇÃO: O símbolo só pode ser reduzido a esta dimensão quando acompanhado do nome da marca.

11


WISEN - KIT DE NORMAS

1.3 GRELHAS DE CONSTRUÇÃO | MARGENS DE SALVAGUARDA | REDUÇÕES MÁXIMAS

12

SÍMBOLO 9cm x

3,8cm x = 1cm

0,5cm

0,8cm

7cm

5mm 1cm

Redução máxima

1,6cm

4,3cm

PROPORÇÕES

REDUÇÃO MÁXIMA DO LOGÓTIPO - VERSÃO PRINCIPAL

O símbolo, definido de acordo com estas grelhas, não deve em caso algum ser alterado ou redesenhado. Pode no entanto ser aplicado em algumas montagens gráficas, como por exemplo em estacionário, desde que não seja posto em causa a sua identidade; qualquer aplicação deste género deverá ser sempre aprovada pela WISEN. O Símbolo poderá ser utilizado de 6 formas diferentes: Degradê - Pantone 546 C 100% - 70%, 85% - 55%, 70% - 45%, 45% - 15%, 30% - 0% | Degradê Cinza - Pantone Process Black C 100% - 70%, 70% - 45%, 45% - 15%, 30% - 0% | Cor Lisa - Pantone 546 C 85%, 70%, 55%, 30%, 15% | Cor Lisa Cinza - Pantone Process Black C 85%, 55%, 30%, 15% | 1 cor - Pantone 546 C 70% | 1 cor - preto. Quando se verificar a necessidade de impressão das versões Cor Lisa e/ou a apenas 1 cor, o símbolo deixa de ter sombra em baixo.

O Logótipo só poderá ser reduzido até uma dimensão que não implique a perda total ou parcial da sua identificação visual. A redução máxima recomendada para o Símbolo é de 5 mm para o menor dos lados, sendo os restantes elementos reduzidos proporcionalmente.


TIPOGRAFIA


WISEN - KIT DE NORMAS

1.4 TIPOGRAFIA

Futura LT Book

Futura LTLight regular

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXY 0123456789!@#$%t&*() Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Phasellus aliquet luctus lectus. Praesent dictum eleifend erat. Aliquam suscipit egestas erat. Nunc blandit tellus in enim aliquam malesuada. Curabitur in metus. Phasellus tempor libero id mauris.

regular

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXY 0123456789!@#$%t&*() Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Phasellus aliquet luctus lectus. Praesent dictum eleifend erat. Aliquam suscipit egestas erat. Nunc blandit tellus in enim aliquam malesuada. italic

italic

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXY 0123456789!@#$%t&*()

14

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXY 0123456789!@#$%t&*()

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Phasellus aliquet luctus lectus. Praesent dictum eleifend erat. Aliquam suscipit egestas erat. Nunc blandit tellus in enim aliquam malesuada. Curabitur in metus. Phasellus tempor libero id mauris.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Phasellus aliquet luctus lectus. Praesent dictum eleifend erat. Aliquam suscipit egestas erat. Nunc blandit tellus in enim aliquam malesuada.

TIPOGRAFIA LOGÓTIPO

TIPOGRAFIA INSTITUCIONAL

Para dar maior consistência à marca, é usada uma única tipografia de caracteristicas unicas ligádas ao rigor e à elegência: Futura LT Light (regular). De modo a que as diversas formas de comunicação da WISEN sejam apresentadas de uma forma consistente e coerente, só devem ser utilizados os tipos de letra especificados. Este tornar-se-á tão identificado com a identidade WISEN como a própria marca.

Sempre que possível a tipografia Futura LT Book deve ser usada como tipografia institucional. Exemplo da sua utilização serão textos de carta, apresentações, web ou qualquer outro suporte de texto corrido.


WISEN - KIT DE NORMAS

1.4 TIPOGRAFIA

Futura medium

15

Futura LT Medium regular

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXY 0123456789!@#$%t&*()

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXY 0123456789!@#$%t&*()

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Phasellus aliquet luctus lectus. Praesent dictum eleifend erat. Aliquam suscipit egestas erat. Nunc blandit tellus in enim aliquam malesuada. Curabitur in metus. Phasellus tempor libero id mauris.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Phasellus aliquet luctus lectus. Praesent dictum eleifend erat. Aliquam suscipit egestas erat. Nunc blandit tellus in enim aliquam malesuada.

medium italic

italic

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXY 0123456789!@#$%t&*()

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXY 0123456789!@#$%t&*()

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Phasellus aliquet luctus lectus. Praesent dictum eleifend erat. Aliquam suscipit egestas erat. Nunc blandit tellus in enim aliquam malesuada. Curabitur in metus. Phasellus tempor libero id mauris.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Phasellus aliquet luctus lectus. Praesent dictum eleifend erat. Aliquam suscipit egestas erat. Nunc blandit tellus in enim aliquam malesuada.

TIPOGRAFIAS ALTERNATIVAS PARA UTILIZAÇÕES COMPLEMENTARES

Tanto a Futura como Futura LT Medium apresentam-se como opções alternativas tipográficas. Exemplos da sua utilização seãro títulos, cabeçalhos, manchetes, etc.


COMPORTAMENTOS A UMA COR DEGRADÊ CINZA COR LISA E COR LISA CINZA


WISEN - KIT DE NORMAS

POSITIVO E NEGATIVO

1.5 COMPORTAMENTOS A UMA COR | DEGRADÊ CINZA, COR LISA E COR LISA CINZA

DEGRADÊ CINZA, COR LISA E COR LISA CINZA

+

D

-

L

LC

VERSÃO HORIZONTAL

Nas situações em que não seja possível aplicar o logótipo WISEN nas cores reais, são permitidas versões em positivo e negativo bem como versões em degradê cinza, cor lisa e cor lisa cinza . Nestes casos deverá ser escolhida a versão que garanta o melhor contraste/leitura.

17


UNIVERSO CROMÁTICO


WISEN - KIT DE NORMAS

1.6 UNIVERSO CROMÁTICO

LOGÓTIPO | DEGRADÊ

Cores Directas* 1

70%

2

30%

3

100%

4

85%

6

7

45%

546 C

0%

546 C

70%

546 C

55%

546 C

5

Quadricromia

546 C

45%

70%

546 C

546 C

15%

30%

RGB

C 69,8 M 0 Y 12,56 K 57,94

R 13 G 102 B 119

C 41,18 M 0 Y 8,12 K 37,43

R 106 G 153 B 166

C 30,2 M 0 Y 5,44 K 25,06

R 154 G 186 B 195

C0 M0 Y0 K0

R 255 G 255 B 255

C 100 M 0 Y 18 K 83

R 0 G 49 B 66

C 69,8 M 0 Y 12,56 K 57,94

R 13 G 102 B 119

C 85,1 M 0 Y 15,32 K 70,63

R 0 G 74 B 92

C 54,9 M 0 Y 9,88 K 45,57

R 75 G 132 B 147

C 100 M 0 Y 18 K 83

R 0 G 49 B 66

C 41,18 M 0 Y 8,12 K 37,43

R 106 G 153 B 166

C 14,9 M 0 Y 2,68 K 12,37

R 204 G 220 B 225

C 69,8 M 0 Y 12,56 K 57,94

R 13 G 102 B 119

C 30,2 M 0 Y 5,44 K 25,06

R 154 G 186 B 195

UNIVERSO CROMÁTICO

As cores que compõem o logótipo devem ser escrupulosamente respeitadas. São aqui indicadas as Cores Directas para a sua criação, assim como os valores correspondentes em RGB e Quadricromia. * Mudar de biblioteca Coated (C) ou Uncoated (U) de acordo com o tipo de suporte impresso (revestido ou não-revestido), confirmando sempre a sua correspondencia cromática.

20


WISEN - KIT DE NORMAS

1.6 UNIVERSO CROMÁTICO

LOGÓTIPO | DEGRADÊ CINZA

Cores Directas* 1

70%

2

30%

3

100%

4

5

6

Process Black C

Process Black C

Process Black C

Quadricromia 45%

0%

70%

Process Black C

45%

70%

Process Black C

Process Black C

15%

30%

21

RGB

C 0 M 0 Y 0 K 69,8

R 112 G 113 B 115

C 0 M 0 Y 0 K 45,1

R 167 G 168 B 170

C 0 M 0 Y 0 K 30,2

R 197 G 198 B 200

C0 M0 Y0 K0

R 255 G 255 B 255

C 0 M 0 Y 0 K 100

R 26 G 23 B 27

C 0 M 0 Y 0 K 69,8

R 112 G 113 B 115

C 0 M 0 Y 0 K 100

R 26 G 23 B 27

C 0 M 0 Y 0 K 45,1

R 167 G 168 B 170

C 0 M 0 Y 0 K 14,9

R 227 G 228 B 229

C 0 M 0 Y 0 K 69,8

R 112 G 113 B 115

C 0 M 0 Y 0 K 30,2

R 197 G 198 B 200

UNIVERSO CROMÁTICO

Quando se verificar a necessidade de impressão da versão Degradê Cinza, as cores que a compõem devem ser escrupulosamente respeitadas. São aqui indicadas as Cores Directas para a sua criação, assim como os valores correspondentes em RGB e Quadricromia. * Mudar de biblioteca Coated (C) ou Uncoated (U) de acordo com o tipo de suporte impresso (revestido ou não-revestido), confirmando sempre a sua correspondencia cromática.


WISEN - KIT DE NORMAS

1.6 UNIVERSO CROMÁTICO

LOGÓTIPO | COR LISA

Cores Directas*

Quadricromia

RGB

1

PANTONE 546 C 55%

C 54,9 M 0 Y 9,88 K 45,57

R 75 G 132 B 147

2

PANTONE 546 C 15%

C 14,9 M 0 Y 2,68 K 12,37

R 204 G 220 B 225

3

PANTONE 546 C 85%

C 85,1 M 0 Y 15,32 K 70,63

R 0 G 74 B 92

4

PANTONE 546 C 70%

C 69,8 M 0 Y 12,56 K 57,94

R 13 G 102 B 119

5

PANTONE 546 C 30%

C 30,2 M 0 Y 5,44 K 25,06

R 154 G 186 B 195

6

PANTONE 546 C 55%

C 54,9 M 0 Y 9,88 K 45,57

R 75 G 132 B 147

UNIVERSO CROMÁTICO

Quando se verificar a necessidade de impressão da versão Cor Lisa (sem degradê), as cores que a compõem devem ser escrupulosamente respeitadas. São aqui indicadas as Cores Directas para a sua criação, assim como os valores correspondentes em RGB e Quadricromia. * Mudar de biblioteca Coated (C) ou Uncoated (U) de acordo com o tipo de suporte impresso (revestido ou não-revestido), confirmando sempre a sua correspondencia cromática.

22


WISEN - KIT DE NORMAS

1.6 UNIVERSO CROMÁTICO

LOGÓTIPO | COR LISA CINZA

Cores Directas*

Quadricromia

23

RGB

1

PANTONE Process Black C 55%

C 0 M 0 Y 10 K 54,9

R 146 G 147 B 149

2

PANTONE Process Black C 15%

C 0 M 0 Y 0 K 14,9

R 227 G 228 B 229

3

PANTONE Process Black C 85%

C 0 M 0 Y 10 K 85,1

R 75 G 75 B 77

5

PANTONE Process Black C 30%

C 0 M 0 Y 0 K 30,2

R 197 G 198 B 200

6

PANTONE Process Black C 55%

C 0 M 0 Y 10 K 54,9

R 146 G 147 B 149

UNIVERSO CROMÁTICO

Quando se verificar a necessidade de impressão da versão Cor Lisa Cinza (sem degradê), as cores que a compõem devem ser escrupulosamente respeitadas. São aqui indicadas as cores directas para a sua criação, assim como os valores correspondentes em RGB e Quadricromia. * Mudar de biblioteca Coated (C) ou Uncoated (U) de acordo com o tipo de suporte impresso (revestido ou não-revestido), confirmando sempre a sua correspondencia cromática.


WISEN - KIT DE NORMAS

1.6 UNIVERSO CROMÁTICO

24

LOGÓTIPO | UMA COR

Cores Directas*

Quadricromia

PANTONE 546 C 70%

C 69,8 M0 Y 12,56 K 57,94

RGB R 13 G 102 B 119

Cores Directas*

Black

UNIVERSO CROMÁTICO

Quando se verificar a necessidade de impressão a apenas uma cor, deverão ser usadas as versões aqui apresentadas. As cores que as compõem devem ser escrupulosamente respeitadas. São aqui indicadas as Cores Directas para a sua criação, assim como os valores correspondentes em RGB e Quadricromia. * Mudar de biblioteca Coated (C) ou Uncoated (U) de acordo com o tipo de suporte impresso (revestido ou não-revestido), confirmando sempre a sua correspondencia cromática.


TESTES EM FUNDOS DE COR


WISEN - KIT DE NORMAS

1.7 TESTES EM FUNDOS DE COR

Fundos Médios

Fundos Claros

Pretos

Amarelos

Magentas

Cianos

Fundos Escuros

TESTES EM FUNDOS DE COR

Em aplicações sobre fundos coloridos, deverá ser escolhida a versão do logótipo que garanta melhor contraste/leitura.

26


TESTES EM FUNDOS FOTOGRテ:ICOS


WISEN - KIT DE NORMAS

1.8 TESTES EM FUNDOS FOTOGRÁFICOS

TESTES EM FUNDOS FOTOGRÁFICOS

Aquando da utilização sobre fundos fotográficos, deverá ter-se em atenção que estes permitam a manutenção da legibilidade dos logótipos, em qualquer das versões. * Todas as imagens aqui expostas são meras pré-visualizações retiradas do banco de imagens Shutterstock, pelo que não podem ser de forma alguma utilizadas para outros fins.

28


WISEN - KIT DE NORMAS

1.8 TESTES EM FUNDOS FOTOGRÁFICOS

TESTES EM FUNDOS FOTOGRÁFICOS

Aquando da utilização sobre fundos fotográficos, deverá ter-se em atenção que estes permitam a manutenção da legibilidade dos logótipos, em qualquer das versões. * Todas as imagens aqui expostas são meras pré-visualizações retiradas do banco de imagens Shutterstock, pelo que não podem ser de forma alguma utilizadas para outros fins.

29


ADAPTABILIDADE VERTICAL E HORIZONTAL


WISEN - KIT DE NORMAS

ADAPTABILIDADE VERTICAL

1.9 ADAPTABILIDADE VERTICAL E HORIZONTAL

ADAPTABILIDADE HORIZONTAL

ADAPTABILIDADE VERTICAL E HORIZONTAL

Estes são exemplos de como a marca se poderá adaptar em formatos verticais e horizontais. Todos os elementos devem respeitar escrupulasamente as respectivas regras de proporção e redução máxima (ver cap. 1.3). Toda a montágem gráfica não pode nunca pôr em causa a identidade da marca; qualquer aplicação deste género deverá ser sempre aprovada pela WISEN.

31


PROIBIÇÕES


WISEN - KIT DE NORMAS

1.10 PROIBIÇÕES

NÃO é permitido recurso ao outline

tipografia incorrecta

eliminação de elementos

italização

deformação

elementos desproporcionados

PROIBIÇÕES

Como já referido, o logótipo é a identidade da marca, não devendo em caso algum ser alterado ou redesenhado. Os exemplos acima demonstram representações não admitidas. Em caso de dúvidas, deverá ser contactada a WISEN.

alterar distâncias

alterar posição dos elementos

soluções criativas

cores incorrectas

33

WISEN . Avaliações de Engenharia // Kit de Normas  

Manual de normalização da marca. CLIENTE: WISEN Avaliações de Engenharia (Portugal); DATA: 2012 - Presente; ÁREA: marca.

Advertisement