Page 1

Introdução: Neste trabalho vou falar sobre o canto Gregoriano. Que é um género de musica utilizado pelo ritual Católico Romano. O canto Gregoriano é um género da música vocal monódica (apenas a melodia). O ritmo é livre.


1ª O canto gregoriano existe desde o pontificado de Sisto I mas só se começou a chamar de canto gregoriano após a reforma que o papa Gregório I implementou no final do século VI. Tinha a função de assegurar o acompanhamento cantado da missa.

2ª A sua linguagem musical é parecida com os cantos da sinagoga judaica, e provavelmente também influenciado pelas músicas grega e romana. O canto gregoriano é uma música monódica, de ritmo livre, destinada a acompanhar textos latinos retirados da bíblia.

3ª Este canto enquadra se na linguagem do românico porque a sua função era exprimir a oração de forma mais suave favorecer o convívio da comunidade e dar mais importância a palavra das escrituras. O calendário foi construído anonimamente pelos Magistri Romanae Ecclesiae e era aprendido de cor, pois, no inicio, não se conhecia qualquer processo de notação musical, usavam-se apenas alguns sinais alfabéticos, ajudando a lembrar quais as sílabas que se deviam abrir ou fechar.

Bibliografia: Pinto, Ana Lídia, Meireles, Fernanda, cambotas, Manuela Cernadas, Historia da cultura e das artes 2º parte 10ºano, porto editora. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre


Imagem http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Antifonadoo22decembris.j pg

Uma "partitura" para canto gregoriano

InĂŞs Silva NÂş13 10I

canto Gregoriano  

um género da música vocal monódica (apenas a melodia).