Page 1

PLANO DE CANDIDATURA

DECIDE O FUTURO DA TUA FORMAÇÃO MÉDICA DÁ O RUMO CERTO À FMUP!


Inês Azevedo Silva

Currículo Presidente da Direção da AEFMUP - 2018 Membro do Conselho Consultivo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto - 2018 Membro recém-eleito do Conselho Geral da Universidade do Porto - biénio 2018/2020 Membro do Conselho Coordenador do Modelo Educativo da Universidade do Porto - 2018 Membro do Senado da Universidade do Porto - 2018 Membro do Conselho Municipal de Juventude - 2018 Membro do Senado da Associação Nacional de Estudantes de Medicina - 2018 Vice-Presidente da Direção da AEFMUP - 2017 Vogal do Dep. Cultural e Recreativo da Direção da AEFMUP - 2016 Presidente da Comissão Organizadora do V FMUP Music Fest - 2016 Participante nos Campeonatos Académicos do Porto - Basquetebol Feminino AEFMUP 2016/2017 Voluntária na Associação de Voluntariado do Hospital S. João - 2015/2016


Motivação A passagem dos estudantes pelo conselho de representantes da FMUP não pode ser meramente presencial. É preciso contribuir activamente com propostas fundamentadas, e ser a voz dos estudantes que, em alto e bom som, exige medidas adequadas para as problemáticas encontradas.

Nuno Ferreira

Currículo Vice-Presidente Externo AEFMUP (2017-Presente) Membro do Grupo de Trabalho para a Educação Médica na Associação Nacional de Estudantes de Medicina (2017-Presente) Vogal e Co-Fundador do Departamento de Inovação, Emprego e Empreendedorismo da Direção da AEFMUP (2016-2017) Vogal Departamento Desportivo da Direção AEFMUP (2015-2016) Membro da Comissão Organizadora XIX Medrad Task Force do 2º, 3º e 4º Medwin Comissão Organizadora XXVI Encontro Nacional de Estudantes Medicina Vogal da Comissão Curso 15-21 (2016-2017)


Motivação A Representação Estudantil, especialmente num órgão da importância do Conselho de Representantes, deverá ser o mais isenta possível, sem interferência de qualquer Órgão ou Departamento da Faculdade. Os estudantes valem por si e não deverão nunca ser instrumentalizados por terceiros. Lutarei ativamente contra isso e defenderei sempre o melhor para todos nós, com vista a enriquecer o nosso percurso enquanto Estudantes desta Casa.

José Miguel Azevedo

Currículo -Departamento de Investigação, Formação e Ciência da AEFMUP - 2018 -Grupo de Trabalho de Formação da Associação Nacional de Estudantes de Medicina - 2018 -Coordenador da Comissão Organizadora do MED.WIN 4.0 - 2017/2018 -Comissão Organizadora do 13th YES Meeting - 2017/2018 -Coordenador da Task Force do IV Curso de Medicina Desportiva - 2018 -Equipa de Investigação na área de cirurgia vascular da FMUP- 2016/2017


Motivação Defender os verdadeiros interesses dos estudantes da FMUP de forma transparente e exigir o investimento no Mestrado Integrado em Medicina garantindo uma formação médica de qualidade que permita aos estudantes da FMUP uma vantagem na nova PNA complementada com uma prática clínica de excelência.

Miguel Pereira

Currículo Departamento de Inovação, Emprego e Empreendedorismo da AEFMUP (2017/2018) Departamento Científico YES Meeting (2016/2017 e 2017/2018) Atleta dos CAP's Basquetebol Masculino (2016/2017 e 2017/2018) Voluntário Banco Alimentar contra a fome (2007 a 2017)

Motivação Os estudantes são a força motriz da nossa faculdade. Como tal, motiva-me saber que as suas vontades e dificuldades podem ser ouvidas em sede de conselho de representantes, nomeadamente através da representação estudantil. Assim candidato-me porque pretendo contribuir para esta comunicação entre os estudantes e a estrutura da faculdade, ajudando a desenvolver uma FMUP que tenha o sucesso dos futuros médicos como uma das suas maiores prioridades.


Miguel Macedo

Currículo Assistente Histologia Embriologia (Cardio, Respiratório e Integrativa)2017Fundador U-Talks (Organização Mundial de Saúde) 2017 Vice-Presidente IJUP 2017 Embaixador Gabinete ALUMNI-FMUP 2017 Direção AEFMUP (Internacional e Inovação) 2015-2017 Tesoureiro Comissão Curso 14-20 2014-2016

Motivação A FMUP é um lugar fantástico com uma longa história de conquistas e muitas razões para se orgulhar. Não há dúvida que os seus professores e os seus alunos são o melhor que Portugal tem para oferecer. Mas não nos podemos acomodar. Somos nós o futuro desta faculdade! Assim candidato-me para garantir que as necessidades dos estudantes são satisfeitas e que as oportunidades não são deixadas passar. Tudo isto para que possamos, 6 anos depois, sair com o mesmo brilhantismo com que entramos e continuarmos a ser a nata de Portugal


Bruno Guimarães

Currículo Estudante do Doutoramento em Medicina da FMUP Mestrado Integrado em Medicina pela FMUP Interno de Formação Específica de Medicina Física e de Reabilitação - CHEDV Membro da Comissão de Internos – CHEDV Investigador no Departamento de Saúde Pública, Ciências Forenses e Educação Médica – Unidade de Educação e Simulação Médica Investigador do CINTESIS Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde Criador da Plataforma VIMU – Gincana Online (Morfofisiologia do Aparelho Locomotor e Sistema Cardiovascular) Co-fundador e CEO da empresa Adhara (mentora do projeto HarriFlash – Apoio à Prova Nacional de Seriação) Prémio Cidadania Ativa da Universidade do Porto – Vertente Pedagogia 2018 Voluntário na Associação de Voluntariado - CHEDV

Motivação Desejo uma Faculdade dinâmica adaptada às mudanças sociais e aos desafios da formação pré e pós-graduada. Uma Faculdade integrativa e onde todos possam participar, e que estimule a diversificação de conhecimento e competências, numa visão de formação do médico em todas as suas dimensões: clínica, investigacional, empreendedora e de liderança.


Rita Laiginhas

Currículo Estudante de Doutoramento no Programa Doutoram em Investigação Clínica e de Serviços em Saúde - PDICSS Mestrado Integrado em Medicina pela FMUP Interna de Formação Específica em Oftalmologia - CHEDV Atividade de investigação clínica em Oftalmologia (estudos observacionais e experimentais)

Motivação Pela unificação e dinamização da formação pré e pós-graduada da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Para que, juntos, estejamos preparados para os desafios da Medicina do futuro, em todas as suas dimensões.


Preâmbulo A FMUP enfrenta neste momento um período de renovação. É altura de avaliar as decisões até hoje tomadas e reformas realizadas, de modo a definir o melhor rumo para a nossa formação. Uma formação que privilegie a prática clínica e uma avaliação justa, que nos prepare para os desafios sentidos fora da FMUP. O Conselho de Representantes (CR), sendo o órgão de maior importância com representação estudantil, é o local indicado para fazermos valer as nossas ideias e ideais. Por tudo isto, e por toda a responsabilidade inerente a este órgão, é essencial que quem representa os estudantes seja o mais competente e capacitado possível, para que possa defender convictamente as suas posições, de modo fundamentado. Assim, por sermos uma lista constituída por estudantes envolvidos em diferentes órgãos, nos quais os assuntos que dizem respeito ao futuro da medicina, da faculdade e do médico são discutidos em primeira mão, acreditamos estar o mais munidos possível para defendermos com seriedade e transparência aquilo que é, para ti, o melhor futuro da FMUP! Somos pessoas ligadas a Ti de alguma forma, disponíveis, atentas e que vivem os sucessos e problemas da FMUP da mesma forma que tu. Temos as Motivações Certas, com as Ideias que consideramos as Melhores. A experiência e força de vontade para as concretizar. Contamos contigo para fazeres parte deste momento de mudança – para melhor – da FMUP? Por quem cá está e por quem há-de vir, por todos nós! Salientamos ainda que a Representação Estudantil, especialmente num órgão da importância do Conselho de Representantes, deverá ser o mais isenta possível, sem interferência de qualquer Órgão ou Departamento da Faculdade. Acreditamos que os estudantes valem por si e não deverão nunca ser instrumentalizados por terceiros! Por tudo isto, existe a candidatura da Lista B ao Conselho de Representantes da FMUP para o biénio 2018-2020. Decide Bem o futuro da Tua Formação Médica. Dá o rumo certo à FMUP!


Conselho de Representantes Composição O Conselho de Representantes é o órgão de gestão mais importante da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Este conselho é composto por quinze membros, distribuídos da seguinte forma: -9 representantes dos docentes ou investigadores da FMUP -4 representantes dos estudantes, sendo que destes pelo menos 1 deverá ser estudante do 3.º ciclo de estudos e pelo 2 dois deverão ser estudantes do curso de Mestrado Integrado em Medicina; -1 representante dos trabalhadores não docentes e não investigadores da FMUP; -1 personalidade externa cooptada pelos restantes membros do Conselho de Representantes.

Os membros do Conselho de Representantes têm mandatos de quatro anos, exceto os dos estudantes que são eleitos para apenas dois anos. É precisamente para eleger os 4 representantes dos estudantes no Conselho de Representantes, que os estudantes da FMUP irão às urnas no próximo dia 16 de Maio. Em paralelo, irão eleger os estudantes para o conselho pedagógico. Ainda que não destinadas aos estudantes, estarão a decorrer as eleições para os 9 representantes dos docentes/investigadores e para o representante dos não docentes.

Competências De acordo com os Estatutos da FMUP, são algumas das competências do Conselho de Representantes: -Organizar o procedimento de eleição do Diretor da FMUP -Aprovar as propostas de alterações dos Estatutos da FMUP;


-Apreciar os atos do Diretor e do Conselho Executivo; -Propor as iniciativas que considere necessárias ao bom funcionamento da FMUP; -Aprovar o regulamento orgânico da FMUP; -Aprovar os regulamentos da eleição do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico; -Decidir sobre a criação, fusão, transformação e extinção de unidades de investigação da FMUP, ouvido o Conselho Científico; -Nos casos excecionais de discordância reiterada entre o Diretor e o Conselho do Departamento quanto ao nome do Diretor do Departamento, indicar a personalidade a ser nomeada pelo Diretor; -Aprovar as propostas dos planos estratégicos da FMUP e o plano de ação para o quadriénio do mandato do Diretor; -Aprovar as propostas do plano de atividades e do orçamento de despesas e receitas anuais da FMUP do Porto; -Aprovar o relatório de atividades e as contas anuais da FMUP -Criar, transformar ou extinguir subunidades orgânicas da FMUP ouvidos o Conselho Científico e o Conselho Consultivo; -Aprovar as linhas gerais de orientação da Unidade Orgânica nos planos científico, pedagógico e financeiro; -Aprovar e ou pronunciar -se sobre os restantes assuntos que lhe forem apresentados pelo Diretor. -Em situação de gravidade para a FMUP, o Conselho de Representantes poderá propor ao Reitor da Universidade do Porto a exoneração do Diretor, mediante proposta fundamentada, aprovada por maioria de dois terços dos membros do Conselho

O Conselho de Representantes terá, além da reunião destinada à eleição do Diretor, pelo menos duas reuniões ordinárias anuais, podendo ainda reunir extraordinariamente. As duas reuniões ordinárias obrigatórias destinam -se, uma à discussão e aprovação do plano de atividades e do orçamento de despesas e receitas anuais, e outra à discussão e aprovação do relatório de atividades e das contas anuais.


Eleição dos membros do Conselho de Representantes Os membros do Conselho de Representantes são eleitos diretamente pelos respetivos corpos eleitorais através de votação nominal. Cada lista apurará um número de votos igual à soma dos votos nominais atribuídos aos membros individuais da lista, sendo que cada lista elegerá um número de membros determinado pela aplicação do método de Hondt aos resultados da eleição, sendo eleitos os elementos que tenham obtido mais votos na respetiva lista.

As Nossas Propostas Diretor O papel do CR não se encerra na eleição do director da faculdade. Os estudantes no CR devem estar capacitados para tomar decisões complexas e de importância extrema no que diz respeito ao funcionamento orçamental e estratégico da FMUP. No entanto, reconhecemos que eleger o director da faculdade é uma oportunidade enorme para sermos parte da mudança que queremos ver no seio da FMUP. Assim, a Lista B pretende que TU tenhas VOTO na matéria! A maturidade e experiência que nos caracterizam permitem-nos assumir que não podemos partir para estas eleições com uma posição tomada a priori - nem tu! Por isso, o nosso objetivo será providenciar audições com o/os candidatos a diretor da faculdade, para que tu possas diretamente expor as tuas preocupações e tirar as tuas dúvidas, sem os constrangimentos técnicos de um debate. Ou seja, algo personalizado àquilo que os estudantes verdadeiramente procuram: Respostas concretas às questões colocadas, adequadas às nossas verdadeiras preocupações! E como, para nós, a tua opinião importa efetivamente, temos como objetivo implementar um sistema em que todos os estudantes da faculdade possam dar a sua opinião sobre quem deverá ser o futuro diretor da faculdade, através da realização de uma votação após as audições aos candidatos, que será tido em conta no voto dos estudantes com assento no Conselho de Representantes.


A Lista B pretende ainda que o conselho de representantes da FMUP solicite à reitoria a abertura da discussão relativamente à possibilidade de não só o CR, mas todos os estudantes, poderem votar na eleição diretor da sua faculdade. Isto para que, a longo prazo, todos os estudantes da FMUP possam, de modo válido e vinculativo, escolher o diretor responsável por gerir, durante 4 anos, esta que é a nossa casa.

Deste modo, procura manter-se a inclusão de todos os estudantes neste processo tão preponderante para o futuro da FMUP!

Pelo financiamento das deslocações aos hospitais afiliados O ensino em Hospitais Afiliados é fundamental para colmatar as necessidades dos estudantes da FMUP quando estes são confrontados com uma deficiente prática clínica e um número de estudantes cada vez mais elevado para a capacidade formativa da faculdade. A verdade é que estas deslocações implicam, para além do prejuízo em termos de tempo, grandes custos para os estudantes, com viagens, refeições e estacionamentos. A Lista B acredita que tu não tens de ser responsável por cobrir os custos das tuas deslocações para os hospitais afiliados, pelo que esses gastos devem estar previstos e serem incluídos no orçamento da FMUP. Sendo uma das competências do Conselho Representantes, aprovar as propostas do orçamento de despesas e receitas anuais da FMUP, acreditamos que é fundamental que os representantes dos estudantes defendam o financiamento dos custos associados às deslocações para os hospitais afiliados.


Pela diminuição do rácio estudante-tutor e Valorizar estudante-docente Sobretudo nos anos clínicos do Mestrado Integrado em Medicina, o número de docentes da FMUP é evidentemente insuficiente face ao número cada vez mais elevado de estudantes a frequentar o curso. Este problema afeta de forma significativa a formação dos estudantes, em particular quando estes iniciam o seu percurso formativo hospitalar e o contacto com doentes. Em grande parte, este problema é camuflado pela docência a trabalho voluntário que permite manter o funcionamento das aulas práticas em várias unidades curriculares. A Lista B tem como um dos seus motes garantir uma prática clínica de excelência aos estudantes da FMUP, para que estes sejam os melhores no campo teórico mas que tenham também oportunidade de dominar a comunicação e gestos clínicos, o que apenas se pode verificar exigindo uma qualidade pedagógica ímpar a todos os níveis. Nesse sentido, defendemos a inclusão no orçamento da FMUP de verbas para a contratação de docentes pelos Departamentos com maiores necessidades nesta área, por acreditarmos que esta deve ser uma prioridade. Paralelamente, e em íntima articulação com o Conselho Pedagógico, pretendemos promover o estudo e consequente debate daquelas que são as verdadeiras necessidades do curso a nível de número de docentes em cada área, de modo a racionalizar e distribuir da forma mais justa os recursos disponíveis. Apesar da nossa vontade em garantir a contratação de mais docentes em primeira instância, acreditamos que devemos também valorizar os nossos estudantes que participam em atividades de docência. A Lista B defende que os estudantes que colaborem em atividades docentes deverão ver o valor da sua propina anual reduzida, tal como já acontece com certos casos de docentes abrangidos por protocolos de colaboração externa, como motivação e compensação pelo seu trabalho desenvolvido em prol da comunidade académica. É preciso contratar docentes que estejam motivados para dar aulas de forma a diminuir o ratio estudante-tutor e garantir uma prática clínica de excelência, mas também motivar os que ano após ano se voluntariam para o fazer!


Tem voz no orçamento da tua faculdade Um dos papéis fundamentais do Conselho de Representantes é a aprovação do orçamento de despesas e receitas anuais da FMUP. Acreditamos que os estudantes deverão, para além de aprovar/reprovar o documento, sugerir alterações contendo propostas remetidas pelos estudantes, que serão levadas ao Conselho de Representantes por nós e lá discutidas. Vemos esta medida como mais uma forma de aproximar os estudantes ao Conselho de Representantes, permitindo que participem com propostas concretas e de forma construtiva, de modo a ampliar o contributo dos estudantes neste órgão. Apenas quatro estudantes são eleitos, mas queremos que todos possam participar, sem exceção.

Por um espaço para a estudar todo o ano Sentimos na pele o quão frustrante pode ser chegar à faculdade e não ter lugar em nenhuma das salas de estudo, especialmente em alturas de pico de trabalho e pressão. Os finsde-semana e feriados na proximidade da época de exames, em que a biblioteca não se encontra ainda aberta de modo a prever o fluxo anormalmente elevado de estudantes a frequentar os espaços de estudo, podem ser verdadeiros obstáculos ao estudo dos colegas que veem na FMUP o seu local de trabalho de eleição. Assim, e de forma a solucionar esta questão, a Lista B exige que seja feito um verdadeiro planeamento e gestão dos espaços de estudo existentes, nomeadamente a Biblioteca. Exigimos uma verdadeira adequação daquelas que são as nossas necessidades e a gestão das instalações que temos ao nosso dispor e respetivos horários de funcionamento.


Maior translação entre a ciência e a sociedade civil Acreditamos que, na Medicina, todos contribuem de maneira diferente. Não existem caminhos certos nem errados, apenas caminhos. E durante esse percurso, especialmente se se desviar um pouco daquilo que é o do tradicional clínico, é natural sentir alguma desorientação e falta de apoio - fenómenos naturais de quem está a trilhar um rumo nunca antes explorado. Ainda assim, cremos que a FMUP deve estar preparada para tudo - incluindo para os médicos do futuro, sem esquecer os que seguem caminhos menos convencionais. De modo a ser verdadeiramente uma faculdade que se afirma na vanguarda da Medicina, em todas as frentes. Deste modo, a Lista B pretende desenvolver um Gabinete de Empreendedorismo que estimule o surgimento de spin-offs relacionadas com o processo de investigação desenvolvido no contexto dos programas 2º e 3º ciclo da FMUP, de modo a sustentar e apoiar de forma mais próxima aquelas que são as ideias e inovações pensadas pelos estudantes.

Prova de Acesso à Especialidade Defendemos a criação de um órgão que apoie os estudantes na preparação para o novo exame de acesso à especialidade, bem como a adequação dos conteúdos e da avaliação ao longo do curso. Através desta medida pretendemos que a FMUP seja capaz de melhor capacitar os seus estudantes para a realização da Prova Nacional de Seriação, por forma a aumentar o seu sucesso na mesma.

Calendário Escolar Mais Adequado Pretendemos uma reivindicação ativa junto da Reitoria, por um calendário escolar adequado às necessidades formativas dos estudantes. Efetivamente, reconhecemos que o encurtamento da época de exames decretado pela Reitoria da UP pode ser prejudicial ao método de avaliação que sempre existiu na FMUP. Como tal, defendemos a adaptação do calendário escolar adaptado e moldado às necessidades específicas da nossa faculdade, de forma a que os alunos não sejam prejudicados com o encurtamento da época de exames.

Lista B - Plano de Candidatura  
Lista B - Plano de Candidatura  
Advertisement