InduBrasil - A boa alternativa para a modernidade

Page 21

até de um bocado de Nelore”. Proclama: “Eu topo o desafio, com meu gado. Todos os indivíduos com umbigo classificados entre 1 e 3, ou seja, 50% do trajeto até o jarrete”. Rodrigo Borges diz que, hoje, não há mais umbigo lon-

go, na fazenda. No cenário nacional, segundo ele, o melhoramento do Indubrasil foi acima de 90%, em termos de comprimento de umbigo. Clarindo lembra que o problema não é apenas o comprimento, mas também o pro-

lapso. “Já está começando no Nelore; cada ano surgem mais animais com prolapso, mesmo com umbigos curtíssimos. O prolapso é um problema muito grave. É mais fácil curar prolapso de umbigo longo do que de umbigo curto” - conclui.

As perspectivas do Indubrasil

Indubrasil Vermelho em destaque Os Estados Unidos comenta que há uma “febre vermelha” no gado Brahman (Albert Banuet, em

“A epidemia do Red Brahman”, revista Brahman Journal, 30 de abril, 2015), em grande parte promovida

Você sabia ... ? ... que a moderna pecuária deseja a maior produção possível no menor espaço de tempo, com melhor qualidade, com garantia de transmissão às progênies futuras? Isso tem nome: “sustentabilidade”.

Você sabia ... ? ... que a humanidade é um eterno aprendizado? Por isso, quando os criadores rejeitaram as Provas Zootécnicas, na década de 1950, levaram um “tombo”. Hoje, todas as raças zebuínas praticam Provas e fazem pesquisas paralelas. O mundo moderno é “caçador de informações”. Por isso, o moderno Indubrasil é muito diferente do antigo.

Melhorando o Brahman TRIQUI - é o touro importado do México em 2013, para a Butler Farms, nos Estados Unidos. Foi Campeão Internacional Indubrasil em 2013, em Acapulco. Tem lotes de fêmeas Indubrasil e também fêmeas Brahman. (foto: butlerfarms.us)

40

pela importação de sêmen de Indubrasil. Além do Brahman vermelho, há o próprio Indubrasil vermelho, nos Estados Unidos e também na Austrália. Outros países também apreciam a coloração vermelha, originada no Brasil. A pelagem vermelha, portanto, tem um vasto mercado a ser explorado e ainda há muito sêmen raro guardado em botijões, garantindo a vitalidade diante do futuro.

Você sabia ... ? ... que a raça mais famosa, para corte, no mundo, é a Angus? É muito interessante que o Padrão Racial do Angus determina que o bezerro deve nascer com peso ao redor de 25 kg. Exatamente: apenas 25 kg. O bezerro deve nascer pequeno e disparar, imediatamente, no crescimento, já fora do ventre materno. Ensinamento que serve para todas as raças: nascer pequeno não é defeito. O defeito é não disparar no crescimento...

1) Perspectivas imediatas Variabilidade genética - A raça fez um notável trabalho de correção fenotípica e, hoje, apresenta animais de excelente qualidade. Sem dúvida, o gado da atualidade é muito superior ao de 50 anos atrás. Sendo um Neozebuíno, o Indubrasil é resultado da união de todas as demais raças zebuínas. A ABCZ vem praticando o CGC (Carta Controle de Genealogia) para formar um Neozebuíno e o Indubrasil é parte importante. A raça Indubrasil está com pouca variabilidade genética e várias alternativas estão sendo estudadas. Rebanhos - São poucos criadores, todos com gado excelente. Faltam fêmeas, pois a demanda pelo Indubrasil está crescendo muito rapidamente. As boiadas aneloradas, nas fronteiras de desenvolvimento, já começaram a divulgar os bons resultados do uso do Indubrasil. O uso de sêmen sexado pode acelerar a produção de fêmeas. A FIV - Fertilizanção in Vitro garante um salto numa única geração.

Animal moderno - O moderno Indubrasil é de dupla aptidão, com linhagens para carne e outras para leite. Os animais frequentam a mesma pista de julgamento. A produtividade do Indubrasil é de atingir 18 arrobas entre 24-30 meses. A vaca produz entre 3,5 a 6,0 litros de leite, em regime de pasto, com lactação entre 270-300 dias, desmamando um bezerro saudável. As linhagens leiteiras podem apresentar produtividade muito superior. Animal longevo, com vida produtiva acima de 15 anos. O animal moderno apresenta tetas curtas; o úbere não é penduloso; o bezerro nasce pesando entre 28 a 36 kg; mama sozinho; logo está andando. Hoje, o novo Indubrasil é ferramenta a favor da pecuária nacional. “Bezerro que levanta e logo mama: esse é o caminho da pecuária” finaliza Clarindo.

Cruzamentos - É normal avaliar os resultados de cruzamentos com Nelore (Indunel), Holandês (Indulando), com Brahman (Indubrahman) e Itapetinga (Pardo-Suíço) no próprio curral. As vendas são imediatas e, por isso, os animais cruzados sequer chegam ao Registro Genealógico. Outros mestiços são com as raças: Aberdeen, Hereford, Limousin, Charolês.

41


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.