Page 1

PÁG.

JORNAL DOS VOLUNTÁRIOS DO INDIE LISBOA

EDIÇÃO 05 / 28 ABRIL’2014

indie music

FICHA TÉCNICA REPORTAGEM CLÁUDIA ALEIXO | CLÁUDIA BARROSO | JOANA GENÉSIO | MÁRCIA CRAVEIRO

FOTOGRAFIA

IARA RIBEIRO | NEURIDCE ALEXANDRINO | RITA LOPES

PAGINAÇÃO TÂNIA BELO

COORDENAÇÃO MARIA MOTA | MIGUEL LOPES

EU TENHO DOIS AMORES: A MÚSICA E O CINEMA Porque o IndieLisboa não é só cinema, os entusiastas da música também têm um cantinho especial na programação do festival. O IndieMusic, feito a pensar em pessoal que adora cinema mas não descura o gosto pela música e até tem bom ouvido, apresenta pouco mais de uma dezena de filmes onde a arte sonora, ao lado de quem a faz e divulga, é protagonista. Springsteen & I(01), The Punk Singer (02) e True(03) são alguns dos títulos que integram a secção. Estes documentários acompanham Bruce Springsteen, que dispensa apresentações, Kathleen Hanna, ícone feminista e vocalista das Bikini Kill, e Paulo Furtado, The Legendary Tigerman, junto dos fãs, em processo criativo e em reminiscências da sua carreira.

Outros filmes como Electro Chaabi e Europe in 8 Bits colocam o foco na inovação e abrem debate para o futuro da música. Se o primeiro foca um género musical em florescimento, cheio de energia e fervor, mostrando bem o estado actual da juventude egípcia que 01 vai crescendo em clima de violência revolucionária, o segundo explora o mundo da música chip, acompanhando a transformação de antigos materiais de vídeo-jogos, como GameBoy, NES ou Atari ST, em instrumentos e sons inovadores. Há também espaço para musicais com Finding FELA! e My Prairie Home, ou para a ficção com El Futuro ou Memphis, mas sempre com a música como elemento principal e o pezinho a bater durante a sessão.

02

03

não

percas!

JÁ QUE FALAMOS DE MÚSICA, HOJE NÃO PODES PERDER ESTES FILMES AMOR, PLÁSTICO E BARULHO | 21h30. Cinema City Campo Pequeno ALAN VEGA: JUST A MILLION DREAMS | 21h45. Cinema São Jorge TRUE | 21h45. Cinema São Jorge

e claro, há festa do IndieByNight, a partir das 23h00, no Primeiro Andar.


PÁG.

o que se

faz

por aqui

INDIE JÚNIOR LEONOR CARVALHO E ANA CASTRO texto | MÁRCIA CRAVEIRO fotografia | NEURIDCE ALEXANDRINO

Ontem foi a festa de anos do IndieJúnior e fomos descobrir o que é que os voluntários desta secção do Indie andam a fazer. No meio de uma multidão de crianças, gritos, brinquedos e balões encontrámos duas voluntárias muito atarefadas mas sempre de sorriso no rosto, Leonor Carvalho, 18 anos, e Ana Castro, 21. «Estivemos todo o dia a preparar a festa, a pôr as bandeirinhas, etc.» conta Leonor. «Só não sei se o bolo vai chegar para toda a gente, isto está cheio!» Leonor voluntariou-se especialmente para o IndieJúnior. Inscreveu-se com um amigo que acabou por desistir, mas ela ficou. «Não me importei porque estou a gostar imenso. Gosto de crianças, apesar do meu curso não ter nada a ver com educação, estou a tirar escultura. Estou a adorar. Para o ano estou a pensar voltar!». Ana, estudante de mestrado em Comunicação e Cultura já conhecia o festival mas nunca tinha tido oportunidade para se voluntariar. «Isto é uma experiência muito gira, toda a gente se devia inscrever. É preciso é mais voluntários porque há muito trabalho, por isso força nisso!». Leonor concorda. «E é sempre bom porque conhecem-se pessoas, têm-se experiências diferentes, acho que toda a gente devia experimentar». Quando lhes perguntámos se tinham conselhos para os voluntários do IndieLisboa, ambas concordaram – o mais importante é o bom-humor. «Se vierem mal dispostos isto não vai funcionar… mas na minha equipa não há ninguém mal disposto, somos todos brutais, todas, somos todas raparigas!»

SABIAS QUE TODOS OS VOLUNTÁRIOS TÊM DESCONTO DE UM EURO NA LOJA DO INDIE? PODES COMPRAR T-SHIRTS A DOIS EUROS (OU A €4, QUANDO SÃO PRETAS E CINZENTAS), DVD’S A €2, POSTERS, BLOCOS E MUITO MAIS! HÁ DUAS LOJAS – À ENTRADA DA CULTURGEST E NO CINEMA DE SÃO JORGE.


PÁG.

o que não

podes perder texto | JOANA GENÉSIO

PARA ESTE

DIA DE FESTIVAL,

ESTAS SÃO AS SUGESTÕES QUE VOS DEIXAMOS.

LONGA METRAGEM

DRINKING BUDDIES de Joe Swanberg

Como vem sendo hábito, pedimos aos voluntários da Videoteca para nos sugerirem um filme da programação de hoje. Igor Murta foi a vítima do Indieano, tendo sugerido Drinking Buddies, do realizador americano Joe Swanberg. Segundo Igor, a longa-metragem de Swanberg “mostra a naturalidade de fazer um filme”. Com Olivia Wilde e Jake Johnson como protagonistas, o filme passa-se numa cervejeira, onde os dois responsáveis podem beber o que quiserem. “Quem gosta de um bom vinho vai gostar bastante do filme”, explica o voluntário. Drinking Buddies inclui-se na secção Observatório. Vai estar, hoje, no Cinema São Jorge, às 19h. No sábado, sobe novamente ao palco, desta vez no Cinema City do Campo Pequeno, às 23h55.

CURTA-METRAGEM

IMPLAUSIBLE THINGS de Rita Macedo

Carlota Gonçalves, uma das responsáveis pelo Comité de Seleção da 11.ª edição do IndieLisboa e pela secção LisbonTalks, foi, mais uma vez, a vítima do Indieano. Para hoje deixou-nos uma sugestão com o cunho luso. Carlota escolheu Implausible Things, da realizadora lisboeta Rita Macedo. “É um filme que pode parecer difícil e pesado, mas depois é muito bonito, está muito bem construído”, conta. A curta-metragem de Rita Macedo é “feita através de imagens de arquivo, encontradas numa bobine, e a partir daí a construção é maravilhosa, com uma narração igualmente maravilhosa”, explica Carlota. “É um filme que devem experimentar”, desafia a responsável. Implausible Things integra a Competição Nacional de Curtas 3 e vai subir ao palco do Grande Auditório da Culturgest, hoje, às 19h. Para os mais ocupados, o filme volta a ser exibido no Pequeno Auditório da Culturgest, na quinta-feira, às 22h, e no sábado, às 17h.


BERNARDO BERTRAND COMUNICAÇÃO - CAMERA

fotografia e caricatura | NEURIDCE ALEXANDRINO

Nota: Este jornal não foi escrito de acordo com o acordo.

QUERES VER A TUA CARICATURA AQUI OU DE UM COLEGA VOLUNTÁRIO? Envia-nos a foto para indieano14@gmail.com!

Indieano'14#5 | INDIEMUSIC | 28-04-2014  

Hoje apresentamos o IndieMusic, o espaço do Indie dedicado às relações entre o cinema e a música. Fomos falar com os voluntários do IndieJún...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you