Page 1

?

PARA ONDE VAI O DESENVOLVIMENTO DE JURUTI ? Indicadores de Desenvolvimento Sustentรกvel de Juruti e Entorno

DOCUMENTO DE CONSULTA PรšBLICA


O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM JURUTI? Juruti está passando por transformações que influenciam a vida de todos. A chegada da ALCOA acelera as mudanças no município. Para muita gente, essas transformações apressam algo que todos desejam e que está na boca de todo mundo: o desenvolvimento. Mas que tipo de desenvolvimento está acontecendo em Juruti? O

DESENVOLVIMENTO

CAMINHA

PARA ONDE? Como estão os rios e igarapés da região? E a pesca, como vai? Como está a educação dos jovens e adultos? E as oportunidades

de

emprego,

como

estão?

Como

estão

o

transporte e o trânsito em Juruti? Existem conflitos na cidade e no campo? E a saúde da população, como está? E a moradia? Será que o desenvolvimento de Juruti está caminhando para o rumo que a população deseja? Será que o desenvolvimento está trazendo oportunidades para todos? Será que a vida das pessoas em Juruti está melhorando? Será que o meio ambiente está sendo preservado para a população da região, seus filhos e netos? Afinal, para onde caminha o desenvolvimento de Juruti?

3


É IMPORTANTE SABER PARA ONDE SE VAI! Para saber em que direção o desenvolvimento de Juruti está indo, é muito importante que todos acompanhem, pensem e conversem sobre essas mudanças. Essa discussão deve envolver todas as comunidades, as pessoas do governo, os comerciantes, as empresas, os educadores, enfim, todos que vivem e trabalham na região. Ao conhecer o que está acontecendo de bom e de ruim com Juruti ao longo do tempo, a população poderá enxergar com mais clareza o seu presente e o seu futuro. Então poderá ajudar a corrigir ou melhorar os rumos para conquistar o desenvolvimento que todos querem para Juruti. E isso pode ser feito nas comunidades, nas associações, nos conselhos do município, com o governo e com as empresas, enfim, com todos aqueles que querem o melhor para a região. O QUE A FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ESTÁ FAZENDO? Para ajudar a população a conhecer as transformações em Juruti e acompanhar o seu desenvolvimento, a Fundação Getúlio Vargas está desenvolvendo, com o apoio da Alcoa, um conjunto de indicadores de desenvolvimento para Juruti e região. Foram feitas três reuniões, em Juruti, Santarém e Belém, com mais de 100 representantes da comunidade, governo, empresas e organizações que atuam na região. Nessas reuniões, todos deram sua opinião sobre quais “indicadores” podem mostrar como está o desenvolvimento em Juruti.

4


MAS O QUE É ESSE TAL DE INDICADOR? O PRÓPRIO NOME JÁ DIZ TUDO – UM INDICADOR “INDICA” QUE ALGUMA COISA ESTÁ ACONTECENDO - DE BOM OU DE RUIM. O INDICADOR É COMO UM SINAL, OU INDICAÇÃO, DE COMO ESTÁ A REALIDADE. É COMO UMA FOTOGRAFIA DA REALIDADE. E, AO LONGO DO TEMPO, ELE APONTA PARA QUAL DIREÇÃO AS COISAS ANDAM.

Usamos vários indicadores todos os dias. o pescador olha para o céu, para as nuvens e observa de onde vem o vento para saber se vai chover. portanto, o vento indica se o tempo está bom pra pescar ou não. A mãe acompanha o filho de perto para ter certeza de que ele está saudável. Quando vê que a barriga do filho está grande e inchada, desconfia que ele pode estar com verme. O tamanho da barriga do menino INDICA que sua saúde não está boa. Para ter certeza, ele vai ao posto para fazer exame. A agricultora e o agricultor, conversando sobre sua vida e a de sua família, perguntam: “Será que nosso roçado de mandioca está bom? A nossa terra tem bastante força? E o nosso trabalho, está rendendo bastante? Rendeu mais que o ano passado?” Para descobrir a resposta, eles medem a quantidade de sacas de farinha que eles produziram em cada tarefa de roçado. Se a produção foi pouca, foi menor que da safra anterior, é um INDICADOR de que o roçado precisa melhorar ou a terra pode estar cansada

5


E OS INDICADORES DE JURUTI? Queremos saber quais são os “indicadores” mais importantes e que mais ajudam você, sua comunidade e sua cidade a acompanhar o desenvolvimento de Juruti. Por isso, os “indicadores” propostos nas reuniões em Juruti, Santarém e Belém estão sendo apresentados a você. Queremos saber a sua opinião sobre eles. Como morador e cidadão da região, você tem o direito – e o dever - de influenciar esse processo! Nessa cartilha, os indicadores estão apresentados em forma de perguntas. Essas perguntas não vão ser respondidas agora. Primeiro queremos descobrir quais são as perguntas mais importantes de se fazer. Depois, podemos começar a respondê-las, ao longo do tempo, para que todos possam conhecer e acompanhar para onde o desenvolvimento de Juruti está caminhando.

Leia

a cartilha,

converse

com sua família e amigos,

participe

de uma reunião na sua

comunidade, seu bairro, seu clube ou sua igreja. Sua opinião é muito importante! Em agosto, faremos uma reunião pública na cidade de Juruti para receber as últimas contribuições sobre os indicadores de desenvolvimento de Juruti e região e será muito importante que algum representante da sua comunidade traga as sugestões. Se você preferir, pode também mandar sua contribuição ou marcar uma visita, nos endereços abaixo. Muito obrigada, Equipe FGV

Julho de 2008

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS- FGV Projetos EM JURUTI

EM SÃO PAULO

TRAVESSA LAURO SODRÉ, Nº 28 –

AV. 9 DE JULHO, Nº 2029 - 11º ANDAR

AO LADO DA TELEMAR E PRÓXIMO A DROGARIA DO POVO

TEL. (93) 3536- 1838

6

TEL.(11) 3284-0754


OS INDICADORES DE JURUTI Os indicadores estão organizados em três partes: 1. Na primeira parte os indicadores que tratam do meio ambiente (da natureza), da floresta, dos rios e do uso da terra. 2. Na segunda parte, os indicadores que tratam das pessoas e das comunidades - saúde, educação, segurança e outras coisas importantes. 3. Na terceira parte, os indicadores que tratam dos mercados, da economia e da infraestrutura do Município.

7


MEIO M EIO AMBIENTE


2-PRODUÇÃO 1-ESPÉCIES CHAVES QUAIS SÃO OS

CONSERVAÇÃO E USO

ANIMAIS CRIADOS QUAIS ANIMAIS INDICAM QUE A FLORESTA ESTÁ CONSERVADA?

E MANEJADOS

QUAIS ANIMAIS NATIVOS ESTÃO SENDO USADOS?

QUEM FAZ ISSO?

COMO ESTÁ SENDO ESTE USO?

NA REGIÃO?

FAUNA

3-PRESENÇA DO ESTADO COMO OS GOVERNOS MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL ESTÃO CUMPRINDO SUA OBRIGAÇÃO, POR EXEMPLO, DE FISCALIZAR E APOIAR A CONSERVAÇÃO E O USO DOS ANIMAIS NATIVOS?

10

PARA QUE SÃO CRIADOS?


6-PRODUÇÃO

4-ESPÉCIES CHAVES CONSERVAÇÃO E USO

QUAIS SÃO OS PEIXES PESCADOS NA REGIÃO?

QUAIS PEIXES MOSTRAM QUE OS RIOS E LAGOS ESTÃO CONSERVADOS?

PEIXES

QUAL A QUANTIDADE PESCADA?

E

AS ATIVIDADES DE PESCA ESTÃO

PESCA

QUAIS OS PEIXES MAIS VENDIDOS

RESPEITANDO AS

E QUANTO ESTÁ

CONDIÇÕES DA

SENDO PAGO?

NATUREZA?

7-PRESENÇA DO ESTADO 5-PESCADORES QUEM SÃO OS PESCADORES

COMO OS GOVERNOS MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL ESTÃO CUMPRINDO SUA OBRIGAÇÃO? POR EXEMPLO, ESTÃO FISCALIZANDO A PESCA ILEGAL E

DA REGIÃO?

APOIANDO OS PESCADORES ARTESANAIS?

QUAIS SÃO OS TIPOS DEPESCA

EXISTEM FORMAS DE DENUNCIAR A

QUE ELES FAZEM?

PESCA PREDATÓRIA?

11


10-PRODUÇÃO

8-ESPÉCIES CHAVES CONSERVAÇÃO E USO

QUAIS SÃO OS PRODUTOS EXTRATIVSITAS E

QUAIS ÁRVORES E PLANTAS MOSTRAM QUE A FLORESTA ESTÁ CONSERVADA? QUAIS ESTÃO SENDO USADAS? COMO ESTÁ SENDO ESTE USO?

MANEJADOS NA REGIÃO?

E FFLORA/PRODUTOS LORA/PRODUTOS E

QUAL A QUANTIDADE E COMO SÃO COLETADOS

SERVIÇOS FLORESTAIS FLORESTAIS SERVIÇOS

E MANEJADOS?

MADEIREIROS E E MADEIREIROS

QUAIS OS MAIS VENDIDOS

NÃO MADEIREIROS MADEIREIROS NÃO

E QUANTO ESTÁ SENDO PAGO?

9-EXTRATIVISTAS 11-PRESENÇA DO ESTADO

QUEM SÃO OS EXTRATIVSITAS?

COMO OS GOVERNOS MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL ESTÃO

QUANTOS SÃO?

CUMPRINDO SUA OBRIGAÇÃO, POR EXEMPLO, QUE TIPOS DE EXTRATIVISMO FAZEM E O QUE PRODUZEM?

DE FISCALIZAR A FLORESTA E APOIAR O MANEJO E O EXTRATIVISMO?

12


12-OCORRÊNCIAS QUE TIPO DE MINÉRIO EXISTE NA REGIÃO?

14-PRESENÇA DO ESTADO

QUAL A QUANTIDADE E ONDE ELES ESTÃO?

COMO OS GOVERNOS MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL ESTÃO CUMPRINDO SUA OBRIGAÇÃO, POR EXEMPLO, EM RELAÇÃO AOS PEDIDOS DE LICENÇA PARA EXPLORAÇÃO?

RECURSOS R ECURSOS MINERAIS

OS IMPOSTOS E COMPENSAÇÕES ESTÃO SENDO COLETADOS E APLICADOS?

13-PRODUÇÃO MINERAL

DE QUE FORMA?

QUAIS OS TIPOS DE MINÉRIO ESTÃO SENDO EXTRAÍDOS NA REGIÃO E COMO ESTÃO SENDO EXTRAÍDOS?

13


15-PRODUTORES RURAIS QUEM SÃO OS AGRICULTORES? 17-PRESENÇA DO ESTADO

QUANTOS SÃO E O QUE ELES PRODUZEM?

AGRICULTURA A GRICULTURA 16-PRODUÇÃO QUAIS SÃO OS PRODUTOS AGRÍCOLAS NA REGIÃO?

FAMILIAR E E FAMILIAR EMPRESARIAL EMPRESARIAL

QUAL A QUANTIDADE E COMO SÃO PRODUZIDOS? QUAIS OS MAIS VENDIDOS E QUANTO ESTÁ SENDO PAGO?

14

COMO OS GOVERNOS MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL ESTÃO CUMPRINDO SUA OBRIGAÇÃO, POR EXEMPLO, DE APOIAR E GARANTIR ACESSO AO CRÉDITO PARA OS AGRICULTORES? EXISTEM FORMAS DE PARTICIPAÇÃO DOS AGRICULTORES NAS POLÍTICAS AGRÍCOLAS?


18-PECUARISTAS 20-PRESENÇA DO ESTADO QUEM SÃO OS PECUARISTAS? QUANTOS SÃO E O QUE ELES PRODUZEM?

19-PRODUÇÃO

PECUÁRIA P ECUÁRIA

COMO OS GOVERNOS MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL ESTÃO CUMPRINDO SUA OBRIGAÇÃO, POR EXEMPLO, DE APOIAR E GARANTIR O ACESSO AO CRÉDITO PARA OS PECUARISTAS? ESTÃO GARANTINDO A VACINAÇÃO DO REBANHO?

QUAIS SÃO OS PRODUTOS DA PECUÁRIA NA REGIÃO? QUAL A QUANTIDADE? SÃO PRODUZIDOS DE ACORDO COM AS LEIS? QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES DE ABATE? QUAIS OS MAIS VENDIDOS E QUANTO ESTÁ SENDO PAGO?

15


23-QUALIDADE DO SOLO 21-DINÂMICA DA OCUPAÇÃO

COMO ESTÃO AS CONDIÇÕES DE CONSERVAÇÃO E FERTILIDADE DO SOLO NA REGIÃO?

COMO E COM QUE FINALIDADE AS ÁREAS SÃO OCUPADAS NA REGIÃO? EM QUAIS ÁREAS E QUANTO DE VEGETAÇÃO NATURAL E FLORESTA ESTÃO SENDO MANTIDAS?

QUAIS SÃO OS POSSÍVEIS USOS DO SOLO?

22-PRESENÇA DO ESTADO

DINÂMICA D INÂMICA DA OCUPAÇÃO

COMO OS GOVERNOS MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL ESTÃO CUMPRINDO SUA OBRIGAÇÃO DE CONTROLAR E ORGANIZAR A OCUPAÇÃO E O USO DA TERRA NA REGIÃO? ESTÃO FISCALIZANDO O DESMATAMENTO E IMPEDINDO AS OCUPAÇÕES IRREGULARES E A GRILAGEM?

16

SOLO


24-QUALIDADE DA ÁGUA COMO ESTÁ A QUALIDADE DAS ÁGUAS DOS RIOS, IGARAPÉS, LAGOS E TAMBÉM DO LENÇOL FREÁTICO?

26-TRATAMENTO DA ÁGUA A ÁGUA É TRATADA NA CIDADE E NO INTERIOR? 28-QUALIDADE DO AR O AR É PURO NA CIDADE E NO INTERIOR?

25-ACESSO À ÁGUA A POPULAÇÃO ESTÁ TENDO ACESSO À ÁGUA DE QUALIDADE PARA CONSUMO E LAZER? HÁ MAIS ACESSO EM UMA REGIÃO DO QUE EM OUTRA? POR EXEMPLO, NA CIDADE, NA VÁRZEA E NO PLANALTO?

ÁGUA ÁGUA 27-PRESENÇA DO ESTADO COMO OS GOVERNOS MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL ESTÃO CUMPRINDO SUA OBRIGAÇÃO, POR EXEMPLO, DE FISCALIZAR E PROTEGER OS RIOS, LAGOS E IGARAPÉS? ESTÃO ACOMPANHANDO A QUALIDADE DAS ÁGUAS? A COMUNIDADE TEM OPORTUNIDADES DE PARTICIPAR DO CONTROLE E USO DAS ÁGUAS?

17

O BARULHO ESTÁ INCOMODANDO A POPULAÇÃO? A POLUIÇÃO E AS QUEIMADAS ESTÃO PREJUDICANDO A QUALIDADE DO AR E A SAÚDE?

AR A R


SER S ER HUMANO E SOCIEDADE


29-PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO QUEM, QUANTOS SÃO E ONDE TRABALHAM OS PROFESSORES E OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO? QUAL A FORMAÇÃO E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO OFERECIDAS?

30-ACESSO À EDUCAÇÃO TODAS AS CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR ESTÃO MATRICULADAS? QUAIS SÉRIES SÃO OFERECIDAS? QUANTOS ANALFABETOS EXISTEM NA REGIÃO? EXISTE OPORTUNIDADE DE EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS?

31-PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO AS CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS ESTUDANTES FALTAM MUITO ÀS AULAS? ELES DESISTEM AO LONGO DO ANO? 32-QUALIDADE DO ENSINO

ATÉ QUE SÉRIE ELES ESTUDAM?

QUANTAS CRIANÇAS REPETEM DE ANO? QUANTAS ESTÃO ATRASADAS?

20

EXISTEM CONSELHOS ESCOLARES?


33-FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL EXISTEM CURSOS DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL? ELES SÃO OFERECIDOS COM FREQUÊNCIA? OS ALUNOS ESTÃO SATISFEITOS?

34-UNIDADES DE ENSINO EXISTEM ESCOLAS, CRECHES, BIBLIOTECAS, ESCOLAS TÉCNICAS E UNIVERSIDADES CAPAZES DE ATENDER OS ALUNOS NA REGIÃO? ELAS SÃO BEM EQUIPADAS E BEM CONSTRUÍDAS?

35-POLÍTICAS PÚBLICAS E

EDUCAÇÃO E DUCAÇÃO

ADEQUAÇÃO À REALIDADE LOCAL OS PROGRAMAS E PROJETOS EXISTENTES ATENDEM O DIREITO À EDUCAÇÃO DE TODA A POPULAÇÃO? O CONHECIMENTO TRADICIONAL É RESPEITADO NOS CONTEÚDOS ESCOLARES? A MERENDA É COMPRADA DOS AGRICULTORES E EXTRATIVISTAS DA REGIÃO?

21

O TRANSPORTE ESCOLAR ATENDE TODAS AS CRIANÇAS, NA CIDADE E NO INTERIOR?


36-PROFISSIONAIS DA SAÚDE QUEM SÃO E ONDE TRABALHAM OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE? ELES TÊM OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL?

37-ACESSO A SAÚDE QUAIS OS SERVIÇOS DE SAÚDE OFERECIDOS À POPULAÇÃO DA CIDADE E DO INTERIOR?

SAÚDE S AÚDE

QUANTOS ATENDIMENTOS SÃO REALIZADOS? RECEBEM MEDICAMENTOS DAS FARMÁCIAS PÚBLICAS?

38-POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE OS PROGRAMAS E PROJETOS EXISTENTES ATENDEM A NECESSIDADE DE SAÚDE NA REGIÃO, TAIS COMO O PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA? EXISTEM CAMPANHAS DE VACINAÇÃO REGULARES? HÁ PROJETOS COMO OS DA PASTORAL DA CRIANÇA?

22


39-MANIFESTAÇÕES DE DOENÇAS QUAIS AS DOENÇAS MAIS COMUNS NA REGIÃO?

43-ASSISTÊNCIA SOCIAL

QUANTAS PESSOAS FICAM DOENTES?

NA REGIÃO EXISTEM CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, TRABALHO ESCRAVO, PROSTITUIÇÃO INFANTIL, VIOLÊNCIA SEXUAL?

40-MEDICINA POPULAR A POPULAÇÃO UTILIZA SEU CONHECIMENTO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS?

EM QUE NÚMERO?

41-ESPERANÇA DE VIDA AS PESSOAS DA REGIÃO VIVEM APROXIMADAMENTE QUANTOS ANOS?

ASSISTÊNCIA A SSISTÊNCIA

42-UNIDADES E EQUIPAMENTOS

SOCIAL

DE SAÚDE O NÚMERO DE PROFISSIONAIS E EQUIPAMENTOS DE SAÚDE É SUFICIENTE PARA ATENDER A POPULAÇÃO?

23


47-SEGURANÇA NO TRÂNSITO 44-PROFISSIONAIS

QUAIS OS TIPOS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO E COM QUE FREQUÊNCIA OCORREM?

DA SEGURANÇA O NÚMERO DE GUARDAS MUNICIPAIS, POLICIAIS CIVIS E MILITARES É SUFICIENTE PARA GARANTIR A SEGURANÇA DA POPULAÇÃO?

48-UNIDADES E ESTRUTURA DE SEGURANÇA QUAL É A ESTRUTURA DE SEGURANÇA EXISTENTE NA REGIÃO?

ELES TÊM OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO?

SEGURANÇA S EGURANÇA

45-ATENDIMENTO OS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA ATENDEM A POPULAÇÃO COM QUALIDADE? QUAL O NÚMERO DE POLICIAIS POR HABITANTE? AS OCORRÊNCIAS SÃO RESOLVIDAS COM RAPIDEZ? HÁ RONDAS FREQUENTES NAS CIDADES E NO CAMPO?

EXISTEM CORPO DE BOMBEIROS, DELEGACIAS, POSTOS POLICIAIS, CAPITANIA DOS PORTOS, VIATURAS ETC EM QUANTIDADE SUFICIENTE?

49-PRESENÇA DO ESTADO 46-CRIMINALIDADE

COMO OS GOVERNOS MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL ESTÃO CUMPRINDO SUA OBRIGAÇÃO DE GARANTIR A SEGURANÇA DA POPULAÇÃO NA CIDADE E NO INTERIOR?

QUAIS OS TIPOS DE CRIME COMETIDOS E COM QUE FREQUÊNCIA OCORREM?

24


50-EVENTOS E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

53-EQUIPAMENTOS CULTURAIS

ACONTECEM EVENTOS RELIGIOSOS E

EXISTEM INSTALAÇÕES

TRADICIONAIS, FESTIVAIS E EVENTOS

CULTURAIS NA REGIÃO,

QUE VALORIZEM A CULTURA LOCAL?

POR EXEMPLO TEATROS, BIBLIOTECAS, MUSEUS ETC PARA

HISTÓRIA, H ISTÓRIA,

51-CONHECIMENTO TRADICIONAL O CONHECIMENTO TRADICIONAL É PASSADO DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO? POR EXEMPLO, TRADIÇÕES, MEDICINA TRADICIONAL, ARTESANATO ETC?

EVENTOS CULTURAIS?

ARTE E CULTURA

54-POLÍTICAS CULTURAIS

52-PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL OS OBJETOS DAS POPULAÇÕES ANTIGAS E AS CONSTRUÇÕES DO PASSADO SÃO CONHECIDOS E PRESERVADOS?

25

EXISTEM PROJETOS DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL? POR EXEMPLO, CORDÃO DE PÁSSARO, O BOI, O TAMBAQUI, FESTAS, PRODUÇÃO DE FARINHA DE MANDIOCA?


55-EVENTOS ESPORTIVOS E DE LAZER QUAIS E QUANTOS EVENTOS DE ESPORTE E LAZER ACONTECEM NA REGIÃO?

ESPORTE, E SPORTE, LAZER E

57-POLÍTICAS PÚBLICAS

TURISMO

56-UNIDADES E ESTRUTURA DE ESPORTES, LAZER E TURISMO QUAIS SÃO OS ESPAÇOS DE CULTURA, ESPORTE E LAZER EXISTENTES?

26

OS GOVERNOS MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL INCENTIVAM ATIVIDADES DE ESPORTE E LAZER NAS COMUNIDADES?


58-GERAÇÃO DE

60-INSTÂNCIAS DE

EMPREGO E RENDA

PARTICIPAÇÃO A COMUNIDADE PARTICIPA DAS DECISÕES SOBRE SUAS CONDIÇÕES DE VIDA?

QUANTOS SÃO OS TRABALHADORES COM E SEM CARTEIRA ASSINADA? QUANTO GANHAM? QUANTOS ESTÃO DESEMPREGADOS?

CIDADANIA E C IDADANIA E AÇÃO PÚBLICA PÚBLICA AÇÃO

EMPREGO E RENDA 61-CIDADANIA BÁSICA

59-TRANSFERÊNCIA

A POPULAÇÃO ESTÁ SENDO CONTEMPLADA COM POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL?

DE RENDA QUAIS SÃO OS TIPOS DE BOLSAS DO GOVERNO DISPONÍVEIS (PENSÃO, APOSENTADORIA, BOLSA FAMÍLIA, PETI)? QUANTAS PESSOAS RECEBEM?

CIDADANIA BÁSICA

QUANTO RECEBEM?

27

POR EXEMPLO, AS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS TEM OPORTUNIDADES IGUAIS E SÃO BENEFICIADAS COM PROJETOS E CONSTRUÇÕES QUE GARANTAM SEU ACESSO A TODOS OS LOCAIS?


65-PARCERIAS PARA O

62-CONFLITO SOCIOAMBIENTAL ACONTECEM CONFLITOS NA CIDADE E NO INTERIOR, CONFLITOS DE TERRA, NA PESCA E NO ACESSO AOS RECURSOS FLORESTAIS E MINERAIS?

ESTÃO SENDO IMPLANTADAS ESTRATÉGIAS PARA RESOLVER CONFLITOS?

EXISTEM PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO? QUEM ESTÁ PROPONDO E APOIANDO ESTES PROJETOS?

63-MECANISMOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO

CONFLITO CONFLITO

ESTÃO REALMENTE COLABORANDO COM O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES? 66-FORMAÇÃO DE

EXISTEM E ESTÃO SENDO USADOS ACORDOS, COMO OS DE PESCA?

LIDERANÇAS AS LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS TÊM OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO? 64-ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS

ASSOCIATIVISMO ASSOCIATIVISMO

QUAL É A SITUAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA? QUANTAS ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS EXISTEM E COMO ESTÃO FUNCIONANDO?

28

DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO COMUNITÁRIO


67-DEMOGRAFIA COMO É E ONDE VIVE A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO? A POPULAÇÃO ESTÁ CRESCENDO? DE QUE FORMA?

DINÂMICA D INÂMICA POPULACIONAL

68-MIGRAÇÃO POR QUE MOTIVO AS PESSOAS ESTÃO SE MUDANDO PARA JURUTI OU SAINDO DE JURUTI? DE ONDE ELAS VÊM OU PARA ONDE ELAS VÃO?

69-NATALIDADE E MORTALIDADE

ELAS ESTÃO DEIXANDO O INTERIOR E INDO PARA A CIDADE?

QUANTAS PESSOAS ESTÃO NASCENDO, QUANTAS ESTÃO MORRENDO E QUAIS SÃO AS CAUSAS?

29


ECONOMIA E INFRA-ESTRUTURA


70-CUSTO DE VIDA

72-DINÂMICA DA ECONOMIA LOCAL

QUANTO CUSTA VIVER NO MUNICÍPIO? QUAIS SÃO OS PREÇOS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS MAIS NECESSÁRIOS? ESTES PREÇOS ESTÃO AUMENTANDO OU DIMINUINDO?

COMO FUNCIONA A ECONOMIA DO MUNICÍPIO?

DINÂMICA D INÂMICA DE MERCADO

DE ONDE VEM OS PRODUTOS E QUEM SÃO OS COMPRADORES E VENDEDORES? A RENDA GERADA FICA NO MUNICÍPIO?

71-PRODUÇÃO E SERVIÇOS COMO ESTÃO A PRODUÇÃO E O COMÉRCIO? QUANTO O MUNICÍPIO ESTÁ GERANDO DE RIQUEZA A CADA ANO E DE QUAL ATIVIDADE VEM ESTA RIQUEZA?

74-PRESTAÇÃO DE CONTAS E TRANSPARÊNCIA 73-FONTES E USOS

OS GOVERNOS MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL PRESTAM CONTAS PARA A POPULAÇÃO?

DE RECURSOS PÚBLICOS ONDE OS GOVERNOS MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL INVESTEM O DINHEIRO ARRECADADO PELOS IMPOSTOS?

FINANÇAS PÚBLICAS

EXISTEM FORMAS DA POPULAÇÃO SABER COMO ESTÃO SENDO FEITAS AS LICITAÇÕES, CONCORRÊNCIAS E FIRMADOS OS CONTRATOS COM DINHEIRO PÚBLICO? OS CIDADÃOS TÊM CONDIÇÕES DE SABER COMO ESTÁ SENDO GASTO O DINHEIRO PÚBLICO?

32


75-INVESTIMENTO PRIVADO

IINVESTIMENTO NVESTIMENTO

QUANTO AS EMPRESAS ESTÃO INVESTINDO NO MUNICÍPIO?

PRIVADO

COMO E EM QUE ELAS ESTÃO INVESTINDO?

77-TRATAMENTO 76-COBERTURA DA REDE DE ESGOTO

E DESTINAÇÃO O ESGOTO É TRATADO?

QUEM TEM ACESSO À REDE DE ESGOTO?

ESGOTO

QUANTAS CASAS SÃO ATENDIDAS? A REDE DE ESGOTO É SUFICIENTE PARA

QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES DE SANEAMENTO NO INTERIOR?

ATENDER A POPULAÇÃO RURAL E URBANA?

79-COLETA E DESTINAÇÃO DO LIXO

78-CONSCIENTIZAÇÃO

O LIXO DA CIDADE E DO INTERIOR ESTÁ SENDO COLETADO? PARA ONDE VAI O LIXO?

E EDUCAÇÃO EXISTEM PROJETOS QUE INFORMEM E EDUQUEM AS PESSOAS SOBRE OS CUIDADOS COM O LIXO?

ONDE É DESPEJADO?

LIXO

80-PRODUÇÃO QUAL O TIPO E QUANTO DE LIXO ESTÁ SENDO PRODUZIDO NA CIDADE E NO INTERIOR?

33


83-POLÍTICAS DE ACESSO

81-FONTES DE ENERGIA QUAIS SÃO AS FONTES DE ENERGIA EXISTENTES NO MUNICÍPIO? EXISTEM FONTES DE ENERGIA QUE NÃO POLUEM?

ENERGIA E NERGIA ELÉTRICA

EXISTEM PROGRAMAS E INICIATIVAS DOS GOVERNOS MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL PARA GARANTIR QUE A POPULAÇÃO, PRINCIPALMENTE A RURAL, TENHA ACESSO À ENERGIA ELÉTRICA?

82-DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA AtÉ ONDE A REDE DE ENERGIA ALCANÇA? A ENERGIA ELÉTRICA TEM QUALIDADE, POR EXEMPLO, AS PESSOAS TÊM ACESSO À ENERGIA DURANTE TODO O DIA OU APENAS EM ALGUNS HORÁRIOS OU DIAS?

84-ACESSO A MORADIA

85-POLÍTICA HABITACIONAL

QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES DE MORADIA NO MUNICÍPIO? TODOS TÊM CASA PARA MORAR?

A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO TEM OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA?

HABITAÇÃO

QUEM MORA EM CASA PRÓPRIA E QUEM MORA EM CASA ALUGADA?

34

AS PESSOAS ESTÃO CONSTRUINDO DE ACORDO COM O PLANO QUE DEFINE COMO A CIDADE DEVE CRESCER?


88-PRESENÇA DO ESTADO

86-INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTE QUAIS SÃO OS MEIOS DE TRANSPORTE EXISTENTES NO MUNICÍPIO? QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES DOS VEÍCULOS E DAS ESTRADAS?

OS GOVERNOS MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL ESTÃO CUMPRINDO SUA OBRIGAÇÃO DE ORGANIZAR O TRANSPORTE?

TRANSPORTE T RANSPORTE

POR EXEMPLO, ESTÁ SENDO FEITA A SINALIZAÇÃO DA CIDADE E A FISCALIZAÇÃODOS MEIOS DE TRANSPORTE?

87-ACESSO AO TRANSPORTE QUAIS SÃOS OS MEIOS DE TRANSPORTE DISPONÍVEIS PARA A POPULAÇÃO DA CIDADE E DO INTERIOR?

EXISTEM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO?

TODOS TÊM OPORTUNIDADE DE TRANSPORTE? PÚBLICO OU PRIVADO?

89-ACESSO A COMUNICAÇÃO QUAIS SÃO OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DISPONÍVEIS PARA A POPULAÇÃO COMUNICAÇÃO

DA CIDADE E DO INTERIOR? QUAL A QUANTIDADE E A QUALIDADE DE POSTOS DE CORREIO, TELEFONIA, JORNAIS E PONTOS DE ACESSO À INTERNET? 91POLÍTICAS DE ACESSO

90-UNIDADES DE SERVIÇOS FINANCEIROS QUAL A QUANTIDADE DAS AGÊNCIAS

AO CRÉDITO

SERVIÇOS SERVIÇOS

QUAIS SÃO AS POSSIBILIDADES

FINANCEIROS FINANCEIROS

E A QUALIDADE DOS SERVIÇOS BANCÁRIOS?

DA POPULAÇÃO DA REGIÃO

35

CONSEGUIR CRÉDITO?


Equipe FGV Mario Monzoni, Cecília Ferraz, Claudia Borges, Daniela Gomes, Josinaldo Souza, Henrique Heidtmann, Marcio Halla

Grupo de Acompanhamento - Juruti Ilustração e diagramação Lica Donaire licadonaire@yahoo.com.br

Fundação Getulio Vargas - FGV Projetos Em Juruti Travessa Lauro Sodré, nº 28 – ao lado da Telemar e próximo a Drogaria do Povo (93) 3536- 1838 Em São Paulo Av. 9 de Julho, nº 2029 - 11º andar (11) 3284-0754

Relização

Apoio

Para Onde Caminha o Desenvolvimento de Juruti?  

Cartilha para a populaçao de Juruti - instrumento para a consulta publica de construcao dos Indicadores de Juruti.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you