InCor. Vem que a gente sabe cuidar

Page 1

Vem que a gente sabe cuidar.


All Rights Reserved - InCor | 2021

Página 02

Vem que a gente sabe cuidar


Sumário Apresentação.

04

Segurança para a saúde de nossos pacientes.

06

Precisa ir ao InCor? Saiba que sua segurança também é a nossa!

07

Teleatendimento: o cuidado do InCor onde você estiver.

08

O InCor como centro de excelência para salvar vidas.

10

Estudo inédito sobre alterações pulmonares e cardíacas pós-Covid.

11

O melhor hospital de cardiologia da América Latina e o mais inovador do Brasil.

12

Cuide da sua saúde e, se precisar do InCor, pode vir que a gente sabe cuidar.

13

Referências.

14

All Rights Reserved - InCor | 2021

Sumário

Vem que a gente sabe cuidar


Apresentação O Instituto do Coração (InCor) tem mais de 40 anos e faz parte do maior complexo hospitalar da América Latina, o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP, uma das maiores do mundo. Hoje, destaca-se como hospital de excelência internacional em atendimento, ensino e pesquisa em cardiologia, pneumologia, cirurgias cardíaca e torácica e, também, em outras especialidades como assistência social, farmácia, fisioterapia, enfermagem, nutrição e psicologia. Além disso, é considerado o melhor hospital de cardiologia da América Latina e o 23º do mundo nessa categoria, segundo o ranking da renomada revista norte-americana Newsweek. Em 2020, ganhou destaque no Brasil como a mais inovadora entre as organizações de saúde, conforme ranking da revista Consumidor Moderno.

O InCor hoje

Está entre os 7 centros que mais realizam transplante de coração no mundo;

Primeiro hospital em transplantes de pulmão e referência nacional em UTI respiratória com protocolos utilizados internacionalmente;

Centro de pesquisa e treinamento em suporte avançado de vida como a Ecmo (oxigenação por membrana extracorpórea) e corações artificiais, assim como em procedimentos minimamente invasivos como a troca valvar aórtica por cateter (Tavi);

Centro de cardiopneumologia que mais publica estudos científicos na América Latina;

All Rights Reserved - InCor | 2021

Referência nacional na pesquisa e tratamento de complicações cardíacas e pulmonares decorrentes da Covid-19;

Página 04

Hospital mais inovador do Brasil e número 1 na América Latina, segundo a Newsweek.

Vem que a gente sabe cuidar


Esse reconhecimento é resultado do nosso amor em cuidar das pessoas com carinho e atenção e do nosso esforço constante em beneficiá-las com o que há de melhor na ciência e no cuidado em saúde. Para isso, contamos com uma equipe de profissionais destacados internacionalmente por suas produções científicas e por serem grandes especialistas em técnicas e tratamentos de última geração. Também possuem larga experiência clínica no diagnóstico e tratamento das doenças do coração e do pulmão, até as mais raras.

O InCor realiza em média por ano:

2

13

37

Exames de análises clínicas

Internações

Atendimentos multiprofissionais

milhões

5

mil Cirurgias

mil

330 mil

Exames de diagnóstico de alta complexidade

mil

260 mil

Consultas médicas

Como centro de pesquisa, ensino e tratamento em saúde de referência, o InCor colabora ativamente no enfrentamento da Covid-19 no estado de São Paulo, no Brasil e no mundo. E fez isso não apenas com pesquisas de ponta sobre os melhores tratamentos e controle da doença, mas também em protocolos de segurança no ambiente hospitalar. . Agora, conheça alguns desses cuidados colocados em prática para receber com eficiência pacientes que precisam dos nossos cuidados, mesmo durante a pandemia. E veja alguns diferenciais que tornam o nosso hospital referência na área da saúde.

Boa leitura e lembre-se: conte com o InCor sempre que precisar. Aqui, a gente sabe cuidar!

All Rights Reserved - InCor | 2021

Página 05

Vem que a gente sabe cuidar


Segurança para a saúde dos nossos pacientes. A nossa preocupação com a segurança dos pacientes é constante. Assim, desde o início da pandemia do novo coronavírus, implantamos e aprimoramos protocolos para garantir a todos um local seguro. Conheça algumas dessas ações:

100% da nossa equipe está vacinada (1ª e 2ª dose) desde 16 de fevereiro de 2021, tornando o atendimento ainda mais seguro;

Para evitar aglomerações, adequamos nossas agendas de atendimento para 50% da capacidade;

Nos intervalos de atendimento, implantamos protocolos de higienização e desinfecção dos consultórios e das áreas de diagnóstico;

Implantamos protocolos para o uso de máscaras adequadas a cada área do hospital;

Investimos na nossa estrutura de telemedicina, ampliando as teleconsultas médicas e multiprofissionais, e também no InCor Digital. Este novo conjunto de serviços on-line foi criado para que as pessoas possam acessá-lo à distância, no conforto de suas casas;

Ampliamos os nossos programas de treinamento contínuo em protocolos e medidas de segurança contra a Covid-19 para todos os nossos funcionários;

Instituimos a triagem de sintomas da síndrome gripal em todas as entradas do hospital;

Criamos fluxos de circulação interna que separam os pacientes em tratamento da Covid-19 dos demais.

All Rights Reserved - InCor | 2021

Página 06

Vem que a gente sabe cuidar


Precisa ir ao InCor? Saiba que a sua segurança também é a nossa!

Para a sua segurança e da nossa equipe, preparamos cada detalhe com muito cuidado. Mas essas medidas somente serão efetivas se você seguir as orientações com a máxima atenção.

Traga máscaras extras e, assim que chegar, troque a que você usou por outra limpa. Não esqueça de higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois da troca;

Informe ao profissional da recepção caso você tenha estado com alguém que testou positivo para Covid-19 recentemente ou tenha febre ou sintomas de gripe. Além disso, responda com veracidade as perguntas sobre sintomas gripais que este profissional irá fazer;

Respeite as sinalizações de distanciamento e os fluxos de circulação interna;

Sempre higienize as mãos com álcool disponível em dispensadores ao longo do seu trajeto no hospital;

Mantenha a máscara bem ajustada, cobrindo boca e nariz, nunca toque na parte frontal e permaneça com ela durante todo o tempo de permanência, dentro e fora do hospital.

All Rights Reserved - InCor | 2021

Página 07

Vem que a gente sabe cuidar


Teleatendimento: o cuidado do InCor onde você estiver.

A pandemia fez com que mais cuidados fossem adotados para a segurança de todos. Evitar aglomerações e deslocamentos desnecessários, além de cuidados com a higiene individual, demandaram mudanças importantes na nossa rotina. A teleconsulta, aprovada pelo Governo Federal, passou a ser uma solução importante como parte do contato entre médico e paciente.

Demonstrando mais uma vez sua posição na fronteira da inovação, o InCor desenvolveu seu próprio sistema para garantir qualidade total no atendimento e, também, na segurança de dados. Veja como é simples:

Como agendar sua Teleconsulta O agendamento pode ser realizado de forma simples, por meio do nosso Call Center, no telefone (11) 3067-0400. Você também pode fazer um pré-agendamento pelo InCor Digital (www.incor.usp.br/incordigital), nosso canal on-line de atendimento. Nele você também pode agendar consultas e exames, acessar laudos de diagnóstico, entre outros serviços.

Para utilizar essas ferramentas e conhecer os outros serviços disponíveis

Clique Aqui

All Rights Reserved - InCor | 2021

Página 08

Vem que a gente sabe cuidar


Após o agendamento, você receberá a confirmação por e-mail com data, horário e link da consulta, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (que precisa ser lido e confirmado) e as instruções para o pagamento (se for o caso). No dia da teleconsulta, é só acessar o link enviado para o seu e-mail e aguardar o início do atendimento. O acesso é liberado 10 minutos antes do horário agendado.

Veja em vídeo como funciona a Teleconsulta InCor.

Clique Aqui

Quais especialidades estão disponíveis Você pode fazer suas teleconsultas InCor com cardiologistas, cardiopediatras, pneumologistas, cirurgiões cardíacos e torácicos.

Os profissionais do InCor na sua casa Na Teleconsulta InCor, você será atendido por profissionais que fazem parte do dia a dia do hospital. Esta é uma forma de garantir que, mesmo à distância, você possa contar com todo o cuidado, atenção e experiência dos nossos melhores profissionais.

All Rights Reserved - InCor | 2021

Página 09

Vem que a gente sabe cuidar


O InCor como centro de excelência para salvar vidas. 1º hospital do Brasil e da América Latina com Centro de Parada Cardíaca Somos o primeiro hospital do Brasil e da América Latina a ter um centro especializado em Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Segundo a American Heart Association (Associação Norte-Americana do Coração), a existência deste tipo de centro em um hospital pode aumentar:

a chance de sobrevivência à parada cardiorrespiratória de

19%

38%

35%

50%

Em adultos

Em crianças

Com o Centro de Parada Cardíaca e Ciências da Ressuscitação do InCor, o paciente em parada cardíaca e pulmonar decorrente de infarto, arritmia cardíaca ou qualquer outro problema do coração é avaliado e tratado de forma integrada, seguindo protocolos internacionais consagrados por especialistas de várias áreas, como medicina intensiva, cardiologia, neurologia, enfermagem, fisioterapia, psicologia e serviço social. A atuação integrada do Centro de Parada Cardíaca InCor busca garantir os melhores índices de sobrevivência à parada cardiorrespiratória e, principalmente, as condições ideais para que o paciente se recupere plenamente desse evento cardiovascular grave, com saúde e bem-estar.

All Rights Reserved - InCor | 2021

Página 10

Vem que a gente sabe cuidar


Estudo inédito sobre as alterações pulmonares e cardíacas pós-Covid. Pacientes que tiveram Covid-19 de forma moderada ou grave estão sendo acompanhados em estudos inéditos no InCor sobre alterações pulmonares e cardíacas. Nossa meta é desenvolver novos e mais eficazes protocolos de prevenção, diagnóstico e tratamento das complicações cardiopulmonares tardias que podem acometer as pessoas que já tiveram a Covid-19. E isso é fundamental neste momento para centros de pesquisa como o InCor no mundo todo.

Os resultados preliminares de um destes estudos em andamento (são mais de 60), que avaliou mais de 800 pessoas, aponta que cerca de 70% delas ainda apresentam alterações no sistema respiratório, sobretudo, comprometimento pulmonar, mesmo decorridos seis a oito meses após alta hospitalar. Em outra frente, estudos sobre a parte cardíaca registram alterações inflamatórias no coração que reforçam a importância do acompanhamento médico, mesmo após a fase aguda da doença.

All Rights Reserved - InCor | 2021

Página 11

Vem que a gente sabe cuidar


O melhor hospital de cardiologia da América Latina e o mais inovador do Brasil.

Em 2020, o InCor passou a ocupar a 23ª posição do ranking geral do "World's Best Specialized Hospital 2021" de cardiologia. A pesquisa realizada pela revista norte-americana Newsweek em parceria com a Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e de consumidores, ouviu cerca de 40 mil profissionais (médicos, profissionais de saúde e gerentes de hospitais) e pacientes de mais de 20 países, e concedeu o título de melhor hospital de cardiologia do Brasil e da América Latina ao InCor.

O mais inovador na área da saúde. Somos a empresa mais inovadora na área da saúde e a 8a do Brasil em todos os setores, segundo o Prêmio Whow! de Inovação 2020. O projeto “Anonimização de Dados Pessoais em Exames de Imagens e de Sinais Biomédicos com o Uso de Inteligência Artificial”, desenvolvido pelo nosso Serviço de Informática em parceria com a Intel e coordenado pelo InovaInCor, nosso núcleo de inovação, destacou ainda mais o que temos feito e garantiu o título de empresa brasileira mais inovadora na área da saúde. Esse trabalho em que o InCor – mais uma vez – é pioneiro, consiste no desenvolvimento de ferramentas que garantem o sigilo das informações dos pacientes e são a base da telemedicina com segurança de dados.

All Rights Reserved - InCor | 2021

Página 12

Vem que a gente sabe cuidar


Cuide da sua saúde e, se precisar do InCor, pode vir que a gente sabe cuidar. Um dos nossos principais objetivos é inovar e evoluir sempre. Estar na fronteira da ciência em saúde para cuidar das pessoas com o que há de melhor na medicina é a nossa missão, nossa razão de existir.

Por isso, pode ter certeza que a nossa equipe está preparada para atendê-lo com segurança e total proteção, sempre que precisar da gente. Nós não paramos, vamos continuar buscando formas de atender todos que precisam enquanto desenvolvemos novas ferramentas e compartilhamos conhecimento. A campanha de imunização está acontecendo e parte da população já foi vacinada, inclusive os profissionais da saúde. Até que toda a população esteja vacinada, será muito importante que os cuidados individuais (uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social) sejam mantidos. Torcemos para que, assim como todas as pessoas da nossa equipe multiprofissional, você também esteja bem e se cuidando.

Lembre-se sempre que cuidar de você também é cuidar de todos.

All Rights Reserved - InCor | 2021

Página 13

Vem que a gente sabe cuidar


Referências INCOR. Relatório: Pesquisa de Opinião Médica. São Paulo, 2020. INCOR. Incor 40 anos: eternizando nossas conquistas e realizações. São Paulo: BB Editora, 2018.

INCOR. Divulgação: Centros de Parada Cardíaca aumentam sobrevivência da população que infarta entre 19% a 38%, em adulto, e de 35% a 50%, em criança. InCor, 2020. Disponível aqui

PRADO, M. A. Sobrecarga no sistema de saúde por Covid pode durar anos, diz especialista. Veja SP, 2021. Disponível aqui

JUNIOR, G. Até 40% dos curados da covid-19 têm sequelas e recuperação amplia desafio dos hospitais. Estadão, 2020. Disponível aqui

KALIL, R. Covid-19 e sequelas pulmonares após seis meses dos primeiros sintomas da doença. UOL, 2021. Disponível aqui

BOM DIA SP. Incor de SP inicia pesquisa para avaliar efeitos colaterais da Covid-19 nos corações de pacientes. G1, 2020. Disponível aqui

All Rights Reserved - InCor | 2021

Página 14

Vem que a gente sabe cuidar


Obrigado!

Fique bem e pode vir que a gente sabe cuidar. Um abraço. Equipe InCor.

All Rights Reserved - InCor | 2021

Página 15

Vem que a gente sabe cuidar


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.