Page 1

Projeto Inclus達o Pela Arte III


Equipa Projeto Inclusão Pela Arte III

Anabela Matado (Coordenadora)

Miguel Vitória

Vitor Besugo

(Monitor cid@net)

(Monitor Futebol)

Sónia Guerreiro

Vitória Fialho/ Sandra Duarte

(Técnica de Intervanção)

(Monitoras)

Clemente Tsamba (Monitor de Teatro de Rua e de Percussão)

Contatos: https://www.facebook.com/inclusaopelaarte?fref=ts Inclusãopelaarte3.e5g@gmail.com Site http://inclusaopelaarte.programaescolhas.pt Tlf. 284 326 398 Tlm. 968 284 644 Edifício da antiga Escola Primária, Bairro da Esperança 7800 Beja

2


Índice

Editorial

4

Seminário Mostra a tua Arte

5

Carnaval

6-7

Atelier de Percussão

8

Educação Parental

9

Oficinas Artisticas

10 - 11

Turma PCA

12 - 13

Torneio de Futebol for hope da FIFA

14

Dia da Pai

15

Excursão a Fátima

14

Festa de Natal

15

Dia da Árvore

16

3


Editorial A Primavera Nesta época do ano a Natureza se torna mais bela que nunca, vestindo-se de flores das mais variadas cores, dos mais ricos matizes, de intensos e diversos perfumes. Este clima propicia o começo do período reprodutivo de muitas árvores e plantas. É o nascimento da primavera, que reinstala a alegria e o colorido, depois de uma era cinzenta e fria. Ela prepara a vinda do Verão, com seu intenso calor.

Os animais e os vegetais reanimam-se ao longo do espaço onde a Primavera retorna. Seu início no Hemisfério Norte, onde é conhecida como Primavera Boreal, coincide com o equinócio do mês de Março, o qual ocorre no dia 20, e encerra-se em 21 de Junho, com o início do Solstício. Já no Hemisfério Sul tem lugar a Primavera Austral, com seu ponto inicial no dia 23 de Setembro, durante o equinócio, e sua conclusão no solstício de Dezembro, no dia 21.

4


Seminário Mostra a Tua Arte Realizou-se no passado dia 15 de janeiro de 2014 no auditório da Escola Superior de Educação de Beja uma apresentação pública do projecto Inclusão Pela Arte III. Esta apresentação visou apresentar os resultados obtidos pelo projeto durante o ano de 2013.

5


Carnaval Desfile de Carnaval 2014 na Escola EBI de Santa Maria Turma 15. Esta iniciativa realizou-se no âmbito da parceria existente com o projeto Inclusão pela arte III. Os fatos foram elaborados com a colaboração da professora Mila e da técnica de intervenção Sónia. A Escola cedeu os sacos e as cartolinas e o projeto os restantes materiais e mão de obra. Foi no dia 28 de Fevereiro de 2014 durante o período da manhã.

6


Este ano o Carnaval no Bairro da Esperança foi sobre o tema das "FLORES". Os jovens que integram o Projeto Inclusão pela arte III, o Espaço E - Teu e a Creche o Sonho da Criança, desfilaram pelas ruas do bairro. Foi uma tarde muita animada em que se envolveram as equipas que intervém no bairro, os pequenos e seus familiares.

7


Atelier de Percuss達o Atelier de percuss達o do Projecto Inclus達o pela arte III, com os jovens das pedreiras, foi mais uma manh達 animada.

8


Educação Parental

Sessão de educação parental, dinamizada com a colaboração das estagiárias de serviço social. Nesta sessão abordaram o tema “A escola e a família”. Todos os elementos do grupo gostaram e acharam muito interesse a forma como o tema foi abordado.

9


Oficinas Artísticas No âmbito do projeto Flores de Esperança, o projeto Inclusão pela arte III, através da atividade oficinas artísticas teve a oportunidade de integrar um grupo de jovens num workshop de olaria dinamizado pelo monitor Ezaqueline muito experiente que de forma voluntária vem ensinar os participantes do projeto. Aprenderam a trabalhar e moldar o barro e o resultado final foi a elaboração de caras com as mais diversas expressões. A experiência foi muito enriquecedora e os nossos jovens prometeram voltar na próxima semana.

10


Alguns trabalhos manuais desenvolvidos nas oficinas artĂ­sticas.

11


Turma PCA Uma turma de PCA (do agrupamento nº1 de escolas de Beja), composta por crianças de etnia cigana do bairro das pedreiras desloca se todas as quintas feiras de manhã com a professora Mila, ao espaço do Projeto Inclusão pela Arte III para participar nas seguintes atividades: treino de competências sociais e pessoais; atelier de percussão e teatro; escola virtual, realizam-se fichas didáticas e nas oficinas artísticas elaboram-se trabalhos manuais.

Atelier de Percussão e Teatro 12


Treino de Competências

Oficinas Artísticas

Escola Virtual Podem também consultar o blog (pcaprimeirociclo.blogspot.pt) da turma PCA onde podem ver mais algumas fotos e informações sobre as atividades realizadas em conjunto com o Projeto Inclusão pela arte III.

13


Torneio de Futebol for Hope da FIFA O Projeto Inclusão pela arte III financiado pelo Programa Escolhas - 5ª Geração aderiu a mais um desafio lançado pela Associação Cais. Inscrevemo-nos para participar no festival football for hope, da FIFA,e as candidaturas terminaram no dia 31 de Janeiro. No âmbito do nosso projeto candidataram-se 3 dos nossos jovens, foram eles o Ricardo Cavaco, o Sandro Cavaco e o Tiago Correia. Mais que um torneio de futebol de rua este festival pretende ser um espaço de partilha, intercâmbio cultural e aprendizagem entre jovens de todo o mundo, sendo composto por uma forte componente educativa e cultural.

14


Dia do Pai No âmbito das oficinas artísticas, do projeto Inclusão pela arte III realizaram-se estas pequenas lembranças para oferecer no dia do pai.

15


Comemoração do dia da Árvore No dia 21 de Março a equipa do projeto inclusão pela arte III comemorou o dia mundial da árvore com os meninos do bairro das pedreiras. Foi um dia muito divertido pois estivemos a plantar pequenas flores.

16


Jornal Inclusão Pela Arte III  

Edição nº4

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you