CLB - Euclides da Cunha

Page 299

Ao contrário dos animais e da natureza sempre prestes a falar18, “la belleza umana apre il viso al silenzio. Ma il silenzio – che qui avviene – non è semplicemente sospensione del discorso, ma silenzio della parola stessa, il diventar visible della parola: idea del linguaggio. (…) Solo la parola ci mette in contatto con le cose mute”*. Em “Rumor e silêncio”, o movimento que almeja essa suspensão de todos os sons conhecidos, rumo à mudez absoluta do infinito, segue por contraste num crescendo de imagens que multiplicam vozes e ruídos para além do coletivo humano. Em meio ao caos crescente das intempéries naturais em choque, o eu lírico conclama: Multiplicai esses rumores. Agravai o tumulto industrial dos homens na paz com as perturbações estrepitosas da guerra; reforçai as vozes da floresta e do mar; juntai-lhes a solene toada das catadupas, o pungente mugir dos oceanos lanceados pelo temporal, as explosões elétricas do raio, a crepitação fragorosa dos gelos derrocados pelo primeiro sopro da primavera polar, o garganteio monstruoso dos vulcões inflamados; fazei rugir o coro das catástrofes humanas e dos cataclismos geológicos. E, na parte final, a inversão de valor, com o elogio do silêncio nos espaços celestes: Dizei, depois, onde mais intensa é a vida e maior o assombro, se embaixo ou lá em cima, no zimbório diáfano que a noite vai conquistando agora, na savana imensa onde transita a migração dos dias e viajam as estrelas, onde os meteoros vivem, onde os cometas cruzam-se como espadas fantásticas de arcanjos em guerra – na mansão dos astros e do sagrado silêncio do infinito?!19

*

“Idéia da linguagem” in: Idéia da prosa, 1985: “a beleza humana abre o viso ao silêncio. Mas o silêncio – que aqui sucede – não é simplesmente suspensão do discurso, mas silêncio da palavra mesma, o tornar-se visível da palavra: idéia da linguagem. (…) Somente a palavra põe-se em contato com as coisas mudas.”

297


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.