Cinema IMS-RJ - Folheto Agosto/2016

Page 13

SEXTA 26 15h00: Os campos voltarão (Torneranno i prati) de Ermanno Olmi Com Claudio Santamaria, Alessandro Sperduti, Francesco Formichetti, Andrea Di Maria, Camillo Grassi (Itália, 2014. 80’) 16h45: Rocco e seus irmãos (Rocco e i suoi fratelli) de Luchino Visconti Com Alain Delon, Renato Salvatori, Rocco Vidolazzi, Annie Girardot, Katina Paxinou (Itália, França, 1960. 177’) Sobre o filme, o diretor Luchino Visconti (O leopardo, Morte em Veneza) comenta: “É sobre uma tragédia: a desintegração de uma família do Sul que não consegue se adaptar às condições de vida do Norte; um drama contemporâneo, porque a incapacidade dessas duas regiões italianas se comunicarem permanece de um jeito inquietante. Eu continuo a insistir na incomunicabilidade entre italianos do Norte e do Sul. Também temos o nosso racismo.” Rocco e seus irmãos foi restaurado pela Cineteca di Bologna no laboratório L’Immagine Ritrovata, em associação com Titanus, TF1 Droits Audiovisuels e The Film Foundation. 20h00: Os campos voltarão (Torneranno i prati) de Ermanno Olmi Com Claudio Santamaria, Alessandro Sperduti, Francesco Formichetti, Andrea Di Maria, Camillo Grassi (Itália, 2014. 80’)

> Os filmes de agosto Programa sujeito a alterações. Confira a programação completa do Instituto Moreira Salles em www.ims.com.br, em nossas redes sociais ou pelo telefone 3284-7400

SÁBADO 27

DOMINGO 28

13h00: modernidades fotográficas Improvável encontro de Lauro Escorel (Brasil, 2016. 24’)

13h00: modernidades fotográficas Improvável encontro de Lauro Escorel (Brasil, 2016. 24’)

Totalmente realizado sobre fotografias de José Medeiros e Thomas Farkas. Narra o encontro, a amizade e as influências recíprocas que contribuíram para a consolidação da moderna fotografia brasileira, inaugurada nas décadas de 1940/50.

Totalmente realizado sobre fotografias de José Medeiros e Thomaz Farkas, o filme narra suas trajetórias, seu encontro, o desenrolar da sua amizade e as influências recíprocas. Através do diálogo entre as imagens, o documentário nos mostra a contribuição que os jovens José Medeiros e Thomaz Farkas deram para a consolidação da moderna fotografia brasileira, inaugurada nas décadas de 1940/50. As fotografias de Medeiros e Farkas daquele período, contribuíram de forma significativa, para o estabelecimento de uma nova representação visual do país. O filme mostra como a ideia de mostrar o Brasil aos brasileiros, já se encontrava presente na obra fotográfica dos futuros cineastas.

15h00, 20h00: Os campos voltarão (Torneranno i prati) de Ermanno Olmi Com Claudio Santamaria, Alessandro Sperduti, Francesco Formichetti, Andrea Di Maria, Camillo Grassi (Itália, 2014. 80’) “Meu pai tinha 19 anos quando foi chamado a se alistar. Nessa idade, a exaltação do heroísmo inflama corações e mentes, sobretudo dos mais jovens”, conta Olmi, cujo roteiro foi inspirado em histórias contadas pelo pai, veterano da Primeira Guerra. “Ele escolheu fazer parte dos atiradores, dos batalhões de assalto, e se encontrou dentro da carnificina das batalhas de Carso e de Piave, que marcou sua juventude e o resto de sua vida. Era criança quando ele contava para mim e meu irmão mais velho as dores da guerra, dos instantes terríveis que antecediam a ordem de ataque em que você sabia que a morte estava ali, te esperando no limite da trincheira. Recordava-se de seus amigos, e mais de uma vez o vi chorar.” “Hoje celebramos o centenário daquela guerra, com discursos e bandeiras, mas ainda precisamos desatar o nó de hipocrisia e covardia. Espero que com essas celebrações encontre-se uma maneira de pedir desculpas aos tantos soldados que enviamos para a morte sem lhes explicar por quê. Da Primeira Guerra Mundial não sobrou nenhum de seus sobreviventes, e nenhum outro poderá testemunhar com a própria voz toda a dor daquela carnificina. Ficam apenas os escritos: aqueles dos escritores e aqueles dos poucos humildes para quem a verdade não tem contornos de retórica”.

15h00: Os campos voltarão (Torneranno i prati) de Ermanno Olmi Com Claudio Santamaria, Alessandro Sperduti, Francesco Formichetti, Andrea Di Maria, Camillo Grassi (Itália, 2014. 80’) 16h45: Rocco e seus irmãos (Rocco e i suoi fratelli) de Luchino Visconti Com Alain Delon, Renato Salvatori, Rocco Vidolazzi, Annie Girardot, Katina Paxinou (Itália, França, 1960. 177’) 20h00: Os campos voltarão (Torneranno i prati) de Ermanno Olmi Com Claudio Santamaria, Alessandro Sperduti, Francesco Formichetti, Andrea Di Maria, Camillo Grassi (Itália, 2014. 80’)

13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.