Page 1

A.F.desplegablePORTUGUÉS.ai

1

15/09/10

10:25

IMPULSO EA

AQUACULTURA A IMPULSO é constituída por profissionais experientes em projectos e em fiscalização de obras de aquacultura continental e marinha de elevada complexidade. Desenvolveu um “know how” próprio para a concepção de planos de aquacultura de grande tonelagem que lhe valeu o Prémio de Gestão Empresarial Inovadora, 2007 na categoria de Desenvolvimento Tecnológico.

Rua Bernardo de Albuquerque,66 – A –R/C 3000-071 Coimbra. Portugal Tlf: +351 231 470 130 lusimpulso@lusimpulso.pt

O motivo pelo qual o Homem abandonou a vida nómada para se tornar sedentário foi a descoberta e a colocação em prática de técnicas agrícolas e de criação de gado, que lhe permitiram autoabastecer-se com garantia de sustento, pelo que deixou de vaguear em busca de alimento sempre incerto. “Aquacultura” é uma expressão contemporânea desta situação. O Homem cria, em quintas marinhas, espécies aquáticas que garantem o seu sustento e sobrevivência. A razão pela qual a aquacultura existe é unicamente para aliviar a pressão das frotas pesqueiras sobre as populações piscícolas e dar resposta à crescente procura de produtos marinhos no mercado, consequência do imparável crescimento demográfico. O desafio com que sem dúvida nos deparamos é fazê-lo de forma responsável e sustentável. C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

OS DESAFIOS QUE O SECTOR DA AQUACULTURA ENFRENTA SÃO: Desenvolvimento sustentável: uma aquacultura que respeite o meio ambiente. Neste aspecto, os sistemas de recirculação e de tratamento de resíduos são a chave para o caminho até essa aquacultura ecológica.

K

Competitividade: comprar melhor, ter menos gastos, produzir com mais qualidade e vender melhor -> empresa rentável. Idoneidade do marco administrativo.

O seu próximo desafio: a aquacultura ecológica.

meio ambiente AQUACULTURA SUSTENTÁVEL

economia

s sociedade e

Em 2050, a aquacultura marinha será fundamental para a alimentação da Humanidade. Calcula-se que nessa altura existam 9200 milhões de pessoas no nosso planeta. Por outro lado, estima-se que a extensão global de terra nova e cultivável será mínima. A erosão e a salinização do solo, e a expansão da área para uso industrial e urbano contribuirão para uma diminuição da área de solos agrícolas. A este facto é necessário adicionar a previsível insuficiência de água doce para tal uso. Consequentemente, será difícil alimentar a população humana a partir de culturas terrestres. O futuro está, pois, nos oceanos, mas as suas reservas não são infinitas. A aquacultura não só garante a sobrevivência da espécie humana, mas contribui para a recuperação de populações marinhas naturais a partir da libertação de alevins de cultura.

ESQUEMA BÁSICO DE RECIRCULAÇÃO

Comunicação, promoção e destaque da imagem. ENTRADA DE ÁGUA (Segundo o sistema de tratamento)

OXIGENAÇÃO O2

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

SISTEMA DE TRATAMENTO

ALIMENTAÇÃO

TANQUES DE PEIXES

Tratamentos Sanitários

Ingestão CULTURA DE PEIXES

EFLUENTE ELIMINADO (Segundo o sistema de tratamento)

A aquacultura tem 4000 anos de história, mas apenas nos últimos 50 anos se converteu numa actividade socio-económica importante, gerando 9,8 milhões de postos de trabalho em todo o mundo.

Biofiltração PRODUÇÃO DE MOLUSCOS

- PRODUTOS NÃO INGERIDOS - EXCREÇÕES

Assimilação

PRODUÇÃO DE ALGAS

CORRENTE OU FLUXO DE ÁGUA

EXCREÇÃO FEZES E PSEUDOFEZES

A contribuição da aquacultura para a produção mundial de produtos pesqueiros passou de 3,9 % em 1970 para 29,9 % em 2002. É importante salientar que em 2006 quase metade dos produtos pesqueiros destinados ao consumo humano directo foram provenientes da aquacultura. Com uma média de crescimento anual de 8,9%, o sector aquícola lidera a evolução ascendente dos produtos alimentares de origem animal.


A.F.desplegablePORTUGUÉS.ai

2

15/09/10

10:26

ESQUEMA BÁSICO DE PROJECTOS DE AQUACULTURA

IMPULSO OFERECE-LHE Assessoria técnica integral (desde a detecção da ideia até à sua materialização e colocação em funcionamento), com base na sua vasta experiência, para alcançar soluções inovadoras e personalizadas, determinando, com base nas necessidades do cliente, as tecnologias aplicáveis.

CLIENTE PROJECTO DE AQUACULTURA IMPULSO

Execução integral do projecto em todas as fases optimizando os custos de investimento e prazos de execução e garantindo desvios mínimos em relação aos objectivos do projecto. NECESSIDADES DO CLIENTE

IMPLANTAÇÃO PROJECTO DE AQUACULTURA

Assessoria na busca de financiamento do seu investimento.

RECOMPILAÇÃO DE INFORMAÇÃO

Assessoria na implantação ideal das instalações com base em estudos específicos, análise territorial e normativa aplicável. Concepção de soluções para uma aquacultura sustentável: sistemas de recirculação, aquacultura ecológica, aquacultura integrada (policultura) e sistemas de tratamento para minimizar a evacuação e os efeitos dos efluentes com matéria orgânica.

ANÁLISE DE INFORMAÇÃO

ANÁLISE TERRITORIAL: - Legislação / Normativa - Afecções

Assistência técnica para promover projectos de I+D+i no campo da aquacultura.

NÃO

SIM

ESTUDOS ANTERIORES CONSULTAS AMBIENTAIS

ESTUDO DE VIABILIDADE

ESTUDOS ESPECÍFICOS:

SELECÇÃO IMPLANTAÇÃO IDEAL

CONSULTAS TRAMITAÇÕES ADMINISTRATIVAS

- Estudo Arqueológico; - Estudo de Dinâmica Litoral. - Estudo de Clima Marítimo.

ESTUDO TECNOLOGIAS APLICÁVEIS: - Sistemas de captação e eliminação. - Sistemas de filtração. - Sistemas de depuração. - Sistemas de recirculação.

Assistência técnica na contratação das obras. Fiscalização e gestão integral das obras.

- Estudo de Diluição. - Outros.

- Aquacultura ecológica. - Aquacultura integrada (policultura). - Outras.

ESTUDO DE ALTERNATIVAS PROPOSTA INICIAL DO PROJECTO AO CLIENTE

SIM

NÃO

DESENVOLVIMENTO DO PROJECTO CONSTRUTIVO

ENTREGA DE PLANOS PARCIAIS PARA TRAMITAÇÕES C

M

ENTREGA DE PROJECTO FINAL Y

CM

COORDENAÇÃO DE PROJECTO / FISCALIZAÇÃO DE OBRA

MY

CY

CMY

K

DESAFIOS DA IMPULSO: SOLUÇÕES PARA UMA AQUACULTURA SUSTENTÁVEL RECIRCULAÇÃO

AQUACULTURA ECOLÓGICA

Concepção e optimização de sistemas de recirculação para reduzir o consumo de água, poupar energia, minimizar efluentes com matéria orgânica e reduzir os custos de investimento.

Concepção de instalações de aquacultura em que seja respeitado o espaço vital de cada espécie de cultura, com garantia da renovação da água, cuidando ao máximo dos materiais utilizados e optimizando os sistemas de decantação ou depuração que minimizem a carga orgânica dos efluentes vertidos para o meio natural.

AQUACULTURA ECOLÓGICA. POLICULTURA. Concepção e optimização dos sistemas de depuração e tratamento de águas tendo por objectivo aproveitar os efluentes de cada fase produtiva da cultura com um custo mínimo nos diferentes processos do ciclo.

EQUIPA TÉCNICA PARA PROJECTOS DE AQUACULTURA A equipa da Impulso é constituída por profissionais experientes em projectos e fiscalização de obras de aquacultura continental e marinha de elevada complexidade. A esta equipa deve acrescentar-se a colaboração, quando a complexidade do projecto assim o exige, de organismos de carácter científico e tecnológico de maior prestígio e experiência nos campos em que seja necessário: Centros de Investigação, Institutos Tecnológicos, Universidades, etc.


Aquicultura Impulso Industrial Alternativo  

A IMPULSO é constituída por profissionais experientes em projectos e em fiscalização de obras de aquacultura continental e marinha de elevad...

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you