Issuu on Google+

Tudo que você precisa saber, de um jeito fácil de ler

Vale do Araranguá | Sexta-feira 07 de Fevereiro de 2014 | Ano 1 | Nº 51 | Distribuição gratuita | Venda proibida | Circulação semanal Divulgação

Vendaval em Araranguá

#3 POLÍTICA

ARROIO DO SILVA

Mota reúne lideranças da Amrec

RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR

#3

Arrancadão de Motos na Praia da Caçamba

ARARANGUÁ Unidades de Saúde terão pediatra

#3

#3


2

ImpressodoVale.com.br | Araranguá, 07 de Fevereiro de 2014

Geral

"Salário e distribuição de renda" O relatório que o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) divulgou no último dia 29, traz revelações inquietantes a respeito da distribuição de renda, mostrando com números insuspeitos, que o mundo nunca esteve tão rico, mas que a riqueza nunca esteve tão mal distribuída como hoje. No seu recente livro “O Futuro”, Al Gore mostra como se processam os fluxos financeiros na rede mundial que ele chama de Terra S/A. A velocidade eletrônica com que o dinheiro viaja pelos cinco continentes criou um cenário de aceleração dessa concentração. Segundo aquele ex-vice presidente da República dos Estados Unidos, no seu país, a concentração de renda chegou a tal extremo que umas 400 famílias açambarcam um patrimônio equivalente à soma de outros cento e 30a milhões de norteamericanos.

Mota participa da entrega de 23 viaturas da PM O deputado estadual Manoel Mota participou da entrega das 23 viaturas para o 19º Batalhão de Polícia Militar de Araranguá, na manhã desta quinta-feira, 6, na Secretaria Regional de Araranguá. As viaturas foram destinadas para 14 municípios. A frota renovada é uma das lutas do parlamentar, que entende que bons equipamentos e a valorização da classe são fundamentais. "Estamos na rota de fuga do Rio Grande do Sul e temos que ter boas viaturas, para que a PM tenha como rea-

O relatório do PNUD, que tem o título “Humanidade Dividida; confrontando a desigualdade nos países em desenvolvimento”, faz revelações estarrecedoras. Cerca de 1% da população mundial, apenas, concentra em suas mãos 40% da riqueza. Por outro lado, 50% dessa mesma população reúne apenas 1% da riqueza gerada no planeta. A distribuição da riqueza mundial sempre foi muito injusta, mas essa injustiça cresceu sobremaneira depois da Segunda Guerra Mundial, justamente o período de maior crescimento econômico em toda a história da humanidade. O bolo da riqueza inflou acelerada e espantosamente, mas só sobraram nacos para a população mais pobre, concentrada na África, na Ásia e na América Latina.

lizar bem seu trabalho", destaca. Foram beneficiados com as viaturas: Araranguá - 06 viaturas; Balneário Arroio do Silva - 01 viatura; Balneário Gaivota - 01 viatura; Ermo 02 viaturas; Jacinto Machado- 01 viatura; Maracajá - 01 viatura; Meleiro - 01 viatura; Morro Grande - 01 viatura; Passo de Torres - 01 viatura; Praia Grande - 01 viatura; São João do Sul - 01 viatura; Sombrio - 03 viaturas; Timbé do Sul - 01 viatura; Turvo - 02 viaturas.

A globalização, a economia – que Al Gore chama de “financialização” dos mercados, vem fazendo crescer o apartheid entre ricos e pobres, cujas consequências mais visíveis são o inchaço das cidades, o avanço das favelas, da criminalidade, da evasão escolar e da baixa qualidade do ensino, da fome, do subemprego, da poluição, da falta de saneamento, da contaminação, das epidemias, da disseminação das drogas, e todos os efeitos antissociais da miséria. Esse desequilíbrio aumentou nos países em desenvolvimento, a uma taxa de 11%, entre 1990 e 2010. Dentre esses, o Brasil foi um dos poucos que conseguiu reduzi-lo, fazendo a desigualdade cair de 54,2% para 45,9%, de acordo com o índice GINI, que mede a concentração de renda. A razão fundamental para essa melhoria da renda dos brasileiros foi a política salarial. Em apenas oito anos (entre 2003 e 2010), o valor do salário mínimo aumentou 80%. Eu sempre tive convicção de que o melhor instrumento para reduzir as desigualdades sociais é a elevação dos ganhos dos assalariados. Por isso, enviei à Assembleia Legislativa e sancionei o projeto de lei que instituiu o salário mínimo regional, em vigor no Estado de Santa Catarina. No Senado, empenhei-me na aprovação do projeto em que a presidente Dilma Roussef criou a nova metodologia que permitiu a automática majoração do salário mínimos dos trabalhadores, norma que vem contribuindo para a melhoria da renda dos assalariados. Porque, repito, a roda que move a mais justa distribuição de renda é o salário.

Luiz Henrique da Silveira Senador da República

PREVISÃO DO TEMPO Verão 21/Dez à 19/Mar

20

32

Céu Claro Sol durante todo o período. Ausência de nuvens.

|

19

33

Céu Claro Sol durante todo o período. Ausência de nuvens.

19

31

Céu Claro Sol durante todo o período. Ausência de nuvens.

22

Céu Claro Sol durante todo o período. Ausência de nuvens.

FALE COM A REDAÇÃO

22

33

30

Céu Claro Sol durante todo o período. Ausência de nuvens.

25

33

Céu Claro Sol durante todo o período. Ausência de nuvens.

26

30

Pancadas de Chuva a Tarde Predomínio de sol pela manhã. À tarde chove com trovoada.

Expediente: Simone Miranda Martins

Fonte: INPE/CPTEC

Filiado a: Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina

INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO

SINDEJOR/SC Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de SC

impressodovale.com.br

Editado e distribuído por Impresso do Vale | Endereço. : Av. Padre Antonio Luiz Dias, 1158. - Vila São José - Araranguá-SC | Cep: 88.900-000 | 48/ 9915-0255

|


ImpressodoVale.com.br | Vale do Araranguá, 07 de Fevereiro de 2014

Geral

Vendaval atingiu Rio dos Anjos e Barro Vermelho em Araranguá Um vento forte e chuva de granizo atingiram a região das comunidades do Barro Vermelho e Rio dos Anjos por volta das 15h de sábado, dia 2, provocando inúmeros prejuízos para os moradores. Não foram registradas vítimas.

fo i i n fo r m a d a s o b r e o vendaval. A partir deste momento membros da equipe se mobilizaram com lonas e telhas para atender à ocorrência.

Um cavalo morreu eletrocutado devido á queda de uma parte da rede no cruzamento das estradas nova e velha em direção à comunidade de Ilhas.

O coordenador da Defesa C i v i l m u n i c i p a l , Pa u l o Roberto Oliveira; o chefe de Gabinete, Márcio Honório; o integrante da equipe de Limpeza Urbana, Atílio Vargues Campos se dirigiram até as comunidades, enquanto o secretário de Interior Interino, Leandro Gonçalves, aguardava instruções para operar com homens e máquinas, caso necessário naquele momento.

Já passava das 15h quando a Defesa Civil de Araranguá

Segundo Márcio Honório, os moradores ficaram muito

Casas foram destelhadas e galpões foram danificados, além das estufas de fumo desta região que somam os prejuízos.

assustados, porque segundo relatos tudo começou com um vento calmo e chuva fina. Momentos depois o vento ficou muito forte e já iniciou a chuva de granizo. “Casas foram destelhadas e lavouras castigadas com o granizo, principalmente a cultura do milho”, frisou. Numa primeira avaliação segundo o coordenador da Defesa Civil Paulo Roberto Oliveira foram atingidas mais de 50 casas. “Mobilizamos a Defesa Civil e já levamos o material que tínhamos à disposição para atender as pessoas. A situação naquela região está sob controle, mas vamos acompanhar as comunidades esta semana”, explicou o coordenador

3

Unidades de Saúde terão pediatra Nove Unidades Básicas de Saúde contarão com atendimento pediátrico Polícia Rodoviária, Mato Alto, Lagoão, Cidade Alta, Divinéia, Urussanguinha, Vila São José, Jardim das Avenidas e Jardim Cibele, começam nesta segundafeira, 3 de fevereiro, a ter 12 atendimentos pediátricos em suas respectivas Unidades de Saúde. A estratégia visa atender as comunidades que apresentam maior fluxo de atendimento médico, diminuindo a longa espera das crianças. As consultas serão pré- agendadas nas Unidades de Saúde. Segundo o pediatra Sílvio Rogério Caldas da equipe da Secretaria Municipal de Saúde os atendimentos terão o intuito de prevenir as complicações de qualquer doença, também atenderá doenças crônicas como reni te, bronqui te e asma, fazendo o acompanhamento e tratamento pela Unidade. “Esse tipo de atendimento é

importante para prestar um cuidado humanizado e de qualidade para as crianças, através do a t e n d i m e n t o p r e v e n t i v o ”, ponderou Lilian Venâncio Nolla, coordenadora das ESF (Estratégias de Saúde da Família).

Dias da semana: segunda-feira, Polícia Rodoviária; terça-feira, Mato Alto e Lagoão; quarta-feira, Cidade Alta e Divinéia; quintafeira, Urussanguinha e Vila São José e sexta-feira, Jardim das Avenidas e Jardim Cibele.

Mota reúne lideranças da Amrec Um jantar de confraternização reuniu mais de 250 no Mampituba, em Criciúma, na noite de quarta, 5. O evento foi promovido pelo deputado estadual Manoel Mota e teve o intuito de interagir com as lideranças da Amrec.

Mota lembra que o apoio recebido de prefeitos, ex prefeitos, vereadores, ex vereadores, suplentes, empresários, representantes de entidades, fortalece ainda mais sua caminhada. "Encontros como este servem para estreitar os laços

entre nós e ainda traçar metas e planos de trabalho para 2014", reforça. O deputado ainda agradeceu a presença de todos, em especialos assessores Antônio Carlos C. Sobrinho e James da Silva que organizaram o encontro.

Arrancadão de Motos na Praia da Caçamba Evento deve atrair uma multidão ao lado sul do Arroio do Silva Velocidade e muita adrenalina. O arrancadão de motos na Praia da Caçamba deve agitar o lado sul de Balneário Arroio do Silva neste fim de semana. O evento, realizado pela prefeitura municipal e organizado pelo Moto Clube Águias do Mar, deve reunir um grande público espectador, além de parti-

cipantes de vários lugares no domingo, dia 9. A competição será realizada nas seguintes categorias: 150 Montada Livre 4T; 150 Livre 4T; 200 2T Livre; 250 4T Nacional; 400 Livre Nacional Exceto RD350; 500 Livre Nacional; 600 Livre; Força Livre; e Chooper Especial Livre. “Está tudo pronto e a

expectativa é a das melhores”, g a r a n t e o o r g a n i z a d o r, Alexandre Scarabelot. os motociclistas interes-sados em participar, as inscrições serão feitas no dia do evento, que inicia às 8 horas da manhã. Maiores informações podem ser ob-tidas com a organização do evento através do telefone 9820 2220.

Seletivas para participação do Empretec ocorrem de segunda a sexta-feira, no auditório da ACIVA Aguardado desde o ano passado, um dos Seminários Comportamentais mais conceituados do mundo está prestes a ser realizado em Araranguá. Em parceria com o Sebrae, a ACIVA promove a quarta edição do Empretec, que será realizado de 17 a 22 de fevereiro.A partir desta semana ocorrem as entrevistas seletivas para a participação no Seminário, que une aspectos da conduta empresarial e exercícios práticos de aperfeiçoamento das habilidades do empreendedor na criação e condução de negócios.


4

ImpressodoVale.com.br | Araranguá, 07 de Fevereiro de 2014

PASSATEMPO

____

Variedades HORÓSCOPO

DICA DE FILME

____

A Menina que Roubava Livros 2013 | Drama | 131 min

TIRINHAS

____

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger (Sophie Nélisse) sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo (Geoffrey Rush), ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu (Ben Schnetzer) que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe (Emily Watson) e brinca com a amigo Rudy (Nico Liersch).


ImpressodoVale.com.br |Araranguรก, 07 de Fevereiro de 2014

5

monynha-jornalista@live.com

monynha-jornalista@live.com

INFORME PUBLICITรRIO


6

ImpressodoVale.com.br |Araranguá, 07 de Fevereiro de 2014 rcn@adjorisc.com.br | www.adjorisc.com.br

A notícia que você lê aqui, mais de 800 mil pessoas também leem.

Esta página circula em 52 jornais.


ImpressodoVale.com.br | Araranguá, 07 de Fevereiro de 2014

Giro Político

7

christian.jornalista@hotmail.com

DA REDAÇÃO

Toma lá, dá cá

Detalhes do agrado

Seis dias depois de anunciar o apoio a Sergio Cabral (Leia mais aqui), Carlos Lupi acaba de receber a primeira benesse do governo do Rio de Janeiro. A filha de Lupi acaba de ser nomeada para um cargo na Agetransp, agência reguladora responsável por fiscalizar o transporte publico no Rio de Janeiro. A nomeação de Clarissa Lupi foi publicada ontem no Diário Oficial do governo do Rio de Janeiro. Virou costume usar a Agetransp como cabide de empregos. No fim do ano passado, foram nomeados para a agência o ex-tesoureiro do PMDB Arthur Vieira Bastos, o ex-deputado Carlos Correa, a ex-deputada Cida Gama e Lucineide Marchi, ex-chefe de gabinete do deputado Paulo Melo (Lauro Jardim/Radar on-line/Veja

Luciano Coutinho precisará entregar ao Senado o detalhamento do negócio feito entre os governos brasileiro e cubano na construção do Porto Mariel, em Havana. Conforme VEJA mostrou na edição desta semana, o BNDES bancará cerca de 682 milhões de dólares para Raúl Castro investir no porto. Dilma Rousseff, por sua vez, anunciou mais 290 milhões de dólares na visita a Cuba, na semana passada. Ricardo Ferraço apresentará um requerimento, hoje à tarde, no plenário, pedindo explicações a Coutinho. Quer saber qual o valor da brincadeira para o BNDES, quanto já foi enviado à ilha, a data de assinatura do contrato, quais as garantias, expectativa de retorno e o impacto financeiro para o BNDES. O problema é que, também conforme VEJA revelou no mês passado, todos esses contratos com a ilha dos Castro são secretos até 2027, conforme reza um decreto assinado pelo ministro Fernando Pimentel em 2012. (Lauro Jardim/Radar on-line - Veja)

Médica cubana pode esperar durante meses por resposta a pedido de asilo Desistente do programa federal Mais Médicos, a cubana Ramona Rodriguez, 51, pode esperar meses até receber a resposta do pedido de refúgio no Brasil, feito ontem ao Conare (Comitê Nacional para os Refugiados). Com 1.530 pedidos na fila, o órgão pode nem mesmo analisar o dela neste ano. Enquanto isso, porém, Ramona pode ficar no Brasil. Em Brasília, ela também pediu asilo na Embaixada dos EUA, do qual pode ter resposta antes. A médica, que trabalhava em Pacajá (PA), percorreu 308 km até Marabá (PA), de onde voou para Brasília,

PESO NA CONVENÇÃO Sob ameaça constante de levar do PT “bola nas costas”, diretórios do PMDB se rebelam no Paraná, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Sul. (Cláudio Humberto/ Diário do Poder) O placar da convenção Um dirigente do PMDB, experiente nos embates partidários, fez as contas sobre o resultado de uma convenção sobre o apoio à presidente Dilma. Seu prognóstico é o de que a aliança com o PT pela reeleição teria hoje cerca de 564 votos, a bancada da oposição teria por volta de 202 votos e 92 convencionais estariam indefinidos. (Ilmar Franco/O Globo)

comajuda de umaamiga, que disse ter sido procurada por policiais federais – o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, negou, mas disse que ela perderia o visto ao deixar o programa. Opedido de asilo, feito com ajuda do deputado oposicionista Ronaldo Caiado (DEM), a mantém no país por enquanto. “Fui enganada pelo governo c u b a n a o ”, d e c l a r o u a médica, que disse não conseguir se manter como que recebiae que soube por colegas “colombianos, venezu-elanos”, que eles receberiam R$ 10 mil. “Estou certa de que, se for para Cuba, serei presa”.

Acertando as contas O Planalto trabalha junto aos senadores para tirar da pauta a troca do indexador na renegociação das dívidas dos estados. A presidente Dilma criou uma força tarefa, com a presença da pasta da Fazenda, para o assunto voltar para a gaveta. (Ilmar Franco/O Globo)

Climão Presidente do STF e relator do mensalão, Joaquim Barbosa não trocou uma palavra com o vice da Câmara, André Vargas (PT-PR), ao lado de quem ficou sentado na leitura da mensagem de Dilma ao Congresso .(Cláudio Humberto/ Diário do Poder)

Arrecadação milionária de Delúbio mostra gratidão de petistas Apesar da surpresa com o sucesso da arrecadação do extesoureiro do PT, Delúbio Soares, que conseguiu em doações o dobro que precisava para pagar a multa do julgamento do mensalão, um dirigente petista explicou ao blog que esse resultado já era esperado. Nas palavras dele, existe uma dívida de gratidão com Delúbio, principalmente de petistas com cargos eletivos, inclusive no Congresso Nacional, já que o ex-tesoureiro sempre compareceu para solucionar problemas de campanha de parlamentares e até de ministros que disputaram eleição. Além disso, o silêncio de Delúbio durante todos esses anos, desde que surgiu a denúncia do mensalão até o julgamento, ganhou a admiração de integrantes da cúpula do partido e também da militância (Gerson Camarotti/G1)

Esconderijo Nacionalidade italiana de condenado, que usava um passaporte falso em nome do irmão já morto, dificulta o envio de volta Após três meses foragido, o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato foi encontrado em Maranello, no norte da Itália, e está preso em Modena, cidade vizinha. Ele se escon-dia na casa de um sobrinho e usava passaporte falso em nome do irmão, Celso, morto há 35 anos, do qual falsificava documentos desde 2007, quando o STF aceitou a denúncia sobre o mensalão. Também integrante do PT, Pizzolato fugiudoBrasil doismeses antes de ser condenado a 12 anos e 7 meses de cadeia pelos

crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. Procurado pela Interpol, ele foi localizado após dois dias de vigília em frente à casa. Pizzolato havia ido de carro de Dionísio Cerqueira (SC), na fronteira com a Argentina, até Buenos

Aires, de onde voou, em12 de setembro, para Barcelona, na Espa-nha, chegando à Itália no dia 14. A impressão digital deixada no aeroporto de Buenos Aires foi a pista de sua identidade. A PGR já iniciou processo de extradição, que pode ser

negada, pois o tratado entre os países não prevê o envio de seus nacionais É o caso de Pizzolato, que tem cidadania da Itália, onde está preso por uso de documento falso, não pelos crimes domensalão, cometidos em território brasileiro.


8

ImpressodoVale.com.br |Araranguá, 07 de Fevereiro de 2014

Publicidade É pra saborear!

“Feliz a nação cujo Deus é o Senhor”

TELE-ENTREGA

3524-5252

PLANTAS - RAÇÕES - MEDICAMENTOS - FERRAGENS - ACESSÓRIOS PET Av. Getúlio Vargas, 2022 - Jardim das Avenidas - Araranguá - SC

Manutenção de impressoras

A C I Ê N S T S I A S

A I C C N T É

A A D I Z A L C I P E E S

Vendas e Recargas de cartucho e tonner

casadaimpressoras@hotmail.com

ologdaia cnqu ali de va te Nova ção com

Instalação de

Ino

Av. Engenheiro Mesquita - 409 . Sala 02 . Araranguá - SC . (48) 35222773

Iluminar Serviços Elétricos (48)

9998.3080

EDUCAÇÃO INFANTIL

3524.2694

Educação que transforma valores que se multiplicam


Impresso do Vale | Edição nº 51 | 07/02/2014