Page 1

Tudo que você precisa saber, de um jeito fácil de ler

Vale do Araranguá | Sexta-feira 20 de Dezembro de 2013 | Ano 1 | Nº 44 | Distribuição gratuita | Venda proibida | Circulação semanal Divulgação

Rubens Daniel interpreta sucesso dos Beatles na Semifinal do The Voice Brasil e está na final

Vitória na Justiça

RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR

Luiz do Bailão é absolvido por 6 a 1 no TRE e tem seu mandato de vereador mantido Pág 3 Entrevista: Deputado estadual Joares Ponticelli

Aprovados projetos que beneciam os servidores municipais

Pág 7

Pág 6

Natal Sopão Solidário Chegada do Papai Noel Domingo (22) às 20:00 hs. Na Rua Guanabara Vila São José Contato: 3524 4805

Manutenção de impressoras

A C I Ê N S T S I A S

A I C C N T É

A A D I Z A L C I P E E S

Vendas e Recargas de cartucho e tonner ogia cnolali dade Novaçãte o com qu

Instalação de

Inova

casadaimpressoras@hotmail.com Av. Engenheiro Mesquita - 409 . Sala 02 . Araranguá - SC . (48) 35222773

Leia nossa edição online

issuu.com/impressodovale


2

ImpressodoVale.com.br | Araranguá, 20 de Dezembro de 2013

Giro Político Christian Martins

christian.jornalista@hotmail.com

PRAINHA DE CARA NOVA

OLHO EM 2014

Veranistas que visitarem a famosa Prainha de Ilhas, em Araranguá, num dos lugares mais rústicos, de cultura secular preservada e de pródigas belezas do Sul Catarinense, se surpreenderão com a limpeza da orla. Empresa, que explorou uma jazida, teve que depositar, como medida compensatória, cerca de 30 cargas de areia no local. Isso aliado à terraplanagem tornou o ambiente perfeito para receber banhistas, numa temporada de veraneio que promete atrair recorde de visitantes, por isso o verão que começa oficialmente amanha, dia 21, é aguardado com expectativa em Ilhas.

Ao lado da família, o ex-deputado estadual José Paulo Serafim (PT) e esposa Suzana recepcionaram nesse sánado, dia 14, dezenas de amigos na casa de praia, no Camacho, em Jaguaruna. O clima era de confraternização de fim de ano, o que não impediu que o cenário político fosse também colocado sob as mesas. No cardápio, saladas, churrasco e debates políticos, especialmente a análise sobre as ações do PT neste ano e projeções para 2014. Embora os diálogos fossem informais, a opinião geral é de que o Partido dos Trabalhadores precisa concentrar forças para conquistar um bom resultado nas Eleições do próximo ano. Outra constatação é que para atingir esse objetivo e contabilizar bons resultados na AMESC, AMREC e AMUREL, a união dos três prefeitos petistas do Sul do Estado; Sandro Maciel, de Araranguá; Murialdo Gastaldon, de Içara e José Olávio Falchetti, de Tubarão é considerada essencial e estratégica. Além dos anfitriões também estiveram presente ao encontro os petistas de carteirinha Vilmar Macedo, o Dego e Carlos Edimar Macedo, respectivamente pai e filho, de Urussanga; vereador de Tubarão, Matusalém dos Santos, o Matusa; presidente da Câmara de Araranguá, vereador Ozair da Silva, o Banha; diretor superintendente da Fundação Ambiental de Araranguá, Paulo Sérgio Simon; Carlos Otávio Maciel; Serginho Maciel e esposa Teca, também da Cidade das Avenidas.

HOMENAGENS

PAULO SIMON Diretor Superintendente da Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA), Paulo Sérgio Simon gostou do que viu e ouvir em Ilhas. Ele acompanhou o procedimento que resultou em mais essa bela área de lazer para a comunidade. Comunidade tem elogiado seu trabalho, que caracteriza-se pela seriedade, dedicação e transparência.

Câmara de Araranguá encerrou nessa quinta-feira, dia 18, o calendário legislativo em alto estilo. Martinho Eduardo Orige, o Martinho da Embaixadinha, recordista mundial em balõezinhos ao ficar por 25h com a bola sob seu domínio, recebeu Menção de Reconhecimento. Da mesma forma, Grupo de Irmãos Shalon, da Paróquia Sagrada Família, Bairro Cidade Alta, também foi homenageado com Menção de Reconhecimento.

Ainda falando sobre FAMA Juiz federal determina interdição dos beach clubs de Jurerê Internacional... Imaginam pessoal nas praias do sul catarinense, os órgãos competentes de proteção ambiental são muitas vezes incompreendidos e criticados. Não adianta tenta bular a lei pois a conta vai chegar pois a justiça chegou ao point famoso e com certeza vai chegar a Araranguá e região. Podem aguardar!!!

FALA ARARANGUÁ A 15ª última rodada do Programa Fala Araranguá de 2013 foi promovida ontem, dia 19, no Distrito de Ilhas, quando, além da anfitriã, foram atendidas demandas e anotadas reivindicações das comunidades de Hercílio Luz, Campo Mãe Luzia, Lagoa Mãe Luzia, Barra Velha e Morro Agudo. Só o setor de Iluminação Pública executou nessas localidades, durante a semana, 49 serviços. Satisfeita com o balanço positivo proporcionado pelo Programa Fala Araranguá, a coordenadora do Orçamento Participativo, Iraídes Dal Pont, destaca que mais de 1,5 mil pessoas participaram das reuniões comunitárias. Para 2014, o plano é iniciar o Programa Fala Araranguá ainda no mês de março encerrando o calendário em novembro, o que permitirá um espaçamento maior entre uma rodada e outra. Neste ano, o Programa foi realizado entre junho e dezembro. Ou seja, a tendência é que o projeto seja ampliado e qualificado ainda mais.

LUIZ DO BAILÃO Depois da criança nascer aparecem muitos padrinhos, mas verdade seja dita: esta coluna nunca teve dúvidas que Luiz Djalma Marcelino, o vereador Luiz do Bailão, seria absolvido pelo TRE/SC no processo onde o PPD de Araranguá queria a cassação de seu mandato alegando infidelidade partidária. Para chegar a esta conclusão é simples: nunca ficou caracterizada má fé por parte do vereador. Ele, aliás, precisou ter "sangue de barata" para ouvir poucas e boas. Não faltou quem mandasse seus assessores "limparem as gavetas", procurar novos empregos e etc. Luiz do Baião não retrucou, apenas disse em seu pronunciamento na Câmara, que aqueles que vestiam terno e gravata sonhando em ocupar sua cadeira podem continuar usando o mesmo vestuário, mas para frequentar igrejas e orar, não para pregar inverdades pelo município...

MAURECI RODRIGUES Além do sucesso obtido com a publicação da revista de prestação de contas da Secretaria Municipal do Interior, Maureci Rodrigues pode orgulhar-se do bom conceito conquistado junto às famílias da zona rural. O trabalho dele e de sua equipe contabilizam elogios. E não é só isso: ontem ao meio-dia, no Centro Comunitário de Ilhas ele proporcionou mais um verdadeiro show ao preparar, para os participantes do Fala Araranguá, uma carne de costela no fogo de chão. Provou que conhece do metiê.

Na foto, que foi registrada logo após a absolvição de Luiz do Bailão por 6 votos a 1, a comemoração coletiva de Júnior Bailão, Toninho da Roça (presidente do PDT Araranguaense), Luciano Machado, Cléris Feijó (assessores do vereador), Luiz do Bailão, Beto Coan e Carlos Coan.

PREVISÃO DO TEMPO Primavera 22/Set à 21/Dez

20

26

Nublado Muitas nuvens com curtos períodos de sol.

20

25

Nublado Muitas nuvens com curtos períodos de sol.

20

25

Instável Nebulosidade variável com chuva a qualquer hora do dia.

21

21

26

Pancadas de Chuva Chuva de curta duração e pode ser acompanhada de trovoadas a qualquer hora do dia.

27

Variação de Nebulosidade Períodos curtos de sol intercalados com períodos de nuvens.

22

30

Pancadas de Chuva a Tarde Predomínio de sol pela manhã. À tarde chove com trovoada.

21

27

CHEIA 17/12

CRESCENTE 25/12

NOVA 01/01

MINGUANTE 08/01

Parcialmente Nublado Sol entre poucas nuvens.

Fonte: INPE/CPTEC

|

FALE COM A REDAÇÃO

Expediente:

Filiado a: Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina

INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO

SINDEJOR/SC Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de SC

impressodovale.com.br

Editado e distribuído por Impresso do Vale | Endereço. : Av. Padre Antonio Luiz Dias, 1158. - Vila São José - Araranguá-SC | Cep: 88.900-000 | 48/ 9915-0255

|


ImpressodoVale.com.br | Vale do Araranguá, 20 de Dezembro de 2013

Geral

3

Luiz do Bailão é absolvido por 6 a 1 no TRE e tem seu mandato de vereador mantido "Foi o maior presente que recebi no meu aniversário de 58 anos. Agradeço a Deus, à família, aos meus assessores e a todos que acreditaram em mim e no meu trabalho". Com esta afirmação, o vereador ara*ranguaense Luiz Djalma Marcelino, o Luiz do Bailão comemorou ontem à noite, dia 16, sua absolvição no processo onde o PPS de Araranguá pedia a cassação do seu mandato por infedelidade partidária. Luiz do Bailão foi absolvido no TRE/SC por 6 a 1. Luiz do Bailão soube de absolvição segunda, minutos antes da 64ª sessão do ano, que ocorreu na Câmara de Vereadores. Ao chegar no prédio do Legislativo ele foi saudado por várias pessoas, algumas entoando coro de justiça e vitória. Um dos mais eufóricos era Cléris Feijó,

assessor legislativo de Luiz: "Está comprovado que a justiça existe. O Luiz é um vereador do povo que só deseja o bem para todos. Ele trabalha com o coração", afirmava. Durante a sessão, Luiz foi parabenizado por vários colegas. Ele ocupou a tribuna da casa e manifestou-se de forma emocionada: "Neste ano eu e meu grupo vencemos três eleições, uma nas urnas (contabilizou 907 votos); a desse processo onde o PPS pedia a cassação dos meus mandatos e num processo eleitoral onde alegavam que distribuía gasolina. Todos esses obstáculos foram vencidos. A justiça prevaleceu. Agora quero continuar me dedicando ao trabalho e honrar a todos aqueles que acreditaram em mim", disse.

Luiz do Bailão ao lado do seu assessor Cléris Feijó recebeu a notícia da sua absolvição pelo TRE/SC| Divulgação

Juiz federal determina interdição dos beach clubs de Jurerê Internacional Dois projetos tratando sobre plano de carreira, benefícios e vantagens dos servidores públicos municipais de Araranguá foram aprovados por unanimidade na Câmara Municipal O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Araranguá vem aos poucos recuperando os salários dos servidores municipais, por meio de alteração da Lei municipal 033, no que se refere tabela salarial. A primeira revisão salarial ocorreu no ano de 2011, por meio da lei complementar 131 que recuperou os salários justamente dos que ganhavam menos ( salários menores que o mínimo inclusive). Para relembrar os primeiros beneficiados foram: Auxiliar de Serviços Gerais, Aux. de Topógrafo, Borracheiro, Gari, Lavador/Lubrificador, operário, Operário de Tubulação, Zelador de Cemitério, Lixeiro e vigia. Foram também contempladas algumas categorias do SAMAE como Operador de ETA, vigia e servente. O sindicato continuou seu planejamento e no dia 16 de dezembro teve a segunda

etapa contemplada. É as seguintes categorias beneficiadas esse ano Categorias beneficiadas com a reposição salarial SAMAE: Calceteiro, almoxarife, encanador, pedreiro, digitador, auxiliar administrativo, telefonista mecânico de hidrômetro, motorista, operador de máquina, técnico em contabilidade, leiturista. PREFEITURA: Almoxarife, carpinteiro, pedreiro, digitador, recepcionista, telefonista, eletricista de veículos, mecânico, motorista I, motorista II, operador de máquina I, operador de máquina II, auxiliar de enfermagem, auxiliar de laboratório e análises clinicas, auxiliar em vigilância sanitária, fiscal de obras, técnico em edificações, técnico em informática, técnico em raio X, técnico gessista, técnico em enfermagem,

técnico gessista, topógrafo. A construção desses projetos nasceu do anseio das categorias, fruto de diálogo e negociação entre o sindicato e o poder executivo, sendo aprovado por unanimidade pelo legislativo. O sindicato comemora a união de todos os trabalhadores, e assa forte consciência de classe que lotou a câmara municipal no último dia 16, consolidando a

união dos servidores do SAMAE, Secretaria de Saúde, Obras e administração, fazendo valer cada vez mais o lema do sindicato: " UNIDOS POR UMA CAUSA JUSTA E SÉRIA. O presidente do sindicato fala sobre as conquistas: " Com a revisão dos salários os servidores municipais ganham mais qualidade de vida e o sindicato se consolida ainda mais por cumprir o seu papel." Finaliza.

O juiz federal Marcelo Krás Borges emitiu às 14h03 quintafeira (19) uma liminar que ordena a interdição no prazo de cinco dias dos beach clubs de Jurerê Internacional. Ele ainda requisitou o cancelamento de todas as licenças e alvarás emitidos aos estabelecimentos pela União e por órgãos da Prefeitura de Florianópolis. Cabe recurso da decisão. Mesmo com o recesso da Justiça Federal, o Tribunal Regional Federal da 4ª região funciona em esquema de plantão. Todas as lixeiras, caixas de som, cadeiras, guarda-sóis, sofás, espreguiçadeiras, ombrelones, quiosques, banheiras, tendas, vasos, armários, colchões, etc, que foram colocadas na faixa de areia e nas áreas públicas pelos beach clubs deverão ser retirados. O juiz afirma que, se for necessário, os órgãos poderão usar força policial. Ele ainda proíbe que a Prefeitura emita qualquer autorização para que os beach clubs utilizem a área pública durante as festas, como Réveillon e Carnaval. A multa é de R$ 1.000.000,00 para o caso de descumprimento das determinações. Uma audiência de conciliação entre as partes continua marcada para o dia 14 de março de 2014. Os beach clubs afetados pelas medidas são: Taikô, Donna Jurerê Internacional, Simple on the Beach, Cafe de la Musique e o antigo Pimenta Limão, hoje fechado e sem administrador. Prefeitura não foi notificada Em nota, emitida pela assessoria de imprensa, a posição da prefeitura é de não se manifestar. "A propósito da decisão da Justiça Federal acerca dos postos de praia de Jurerê Internacional, a Prefeitura de Florianópolis informa que a Procuradoria-Geral do Município ainda não foi notificada, razão pela qual não vai se manifestar nesse momento. A “Prefeitura respeita qualquer decisão judicial e vai se manifestar apenas após ter acesso à íntegra da referida decisão.”


4

ImpressodoVale.com.br | Araranguá, 20 de Dezembro de 2013

Variedades

____ CRUZADAS PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL 2013

Por Ana Paula Raupp Monteiro

cantinhogourmet@outlook.com

A Estrela da Festa!!

Quando pensamos em ceia de natal, sempre o prato principal é o famoso peru, este prato há algum tempo vem sendo adaptado ao gosto de cada um e aos sabores regionais. Ainda, temos o fato que muitos não apreciam a ave, mas nunca deixam de aproximar-se da tradicional preparação da ceia, substituindo a receita por chester ou frangos especiais. Nossa delícia da semana é especialmente para ceia natalina, mas pode ficar totalmente ao seu gosto. FELIZ NATAL!!!!

Peru de Natal Ingredientes: 1 peru grande )caso prefira compre o temperado - 7 colheres de sopa de margarina cremosa -200 g de azeitonas sem semente 250 g de linguiça calabresa defumada cortada em rodelas - 2 cebolas médias cortadas em cubos pequenos - 1 1/2xícara de chá de uva-passa brancas ou pretas - 300 g de farinha de mandioca - 3 dentes de alho - 2tomates grande sem pele e sementes Modo de Preparo: Prepare o peru com tempero de seu gosto ou já compre temperado. Se for temperar faça com antecedência para que o tempero se agregue ao peru. Prepare a farofa, coloque ٤ colheres de margarina em uma panela e deixe esquentar. Em seguida coloque a cebola cortada em cubos, deixe dourar um pouco e acrescente os ٣ dentes de alho. Quando estive um dourado homogêneo acrescente os outros ingredientes, a linguiça, azeitona, tomate, dando uma pausa entre a colocação desses ingredientes, deixando a linguiça refogar um pouco.Em seguida coloque a farinha e mexa por alguns minutos e acerte o sal. Desligue a farofa e acrescente as passas. Recheie o peru e reserve o resto da farofa para decorar quando for levá-lo à mesa. Use o resto da margarina para passar no peru e em seguida envolva com papel alumínio e leve ao forno para assar. Pré-aqueça o forno em temperatura média )٢٠٠°C(. Besunte o Peru com ١ colher de sopa de margarina e cubra-o com papel-alumínio. Asse por cerca de ١ hora e ٣٠ minutos, retire o papel e complete o cozimento até o termômetro pular )cerca de ١ hora e ٣٠ minutos(. Enquanto isso, prepare a farofa aqueça uma frigideira larga, de bordas altas, por ٢ minutos em fogo alto e frite os cubinhos de bacon em sua própria gordura, junto com as rodelas de linguiça.Acrescente a margarina restante e a cebola picada, deixando refogar até que esta fique transparente .Misture as passas, a farinha e a salsa .Sirva acompanhando o Peru

Toque Gourmett:

BANCO

Solução

Você pode fazer um molho agradoce, como o de maracujá por exemplo, que fica ótimo para acompanhar a receita.

TIRINHAS ____

João Abílio Pereira Vereador

Desejo a você e a sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias...

Vereador Daniel Viriato Afonso


Variedades

ImpressodoVale.com.br | Araranguรก, 20 de Dezembro de 2013

5

Vereador

JACINTO DASSOLER


6

ImpressodoVale.com.br |Araranguá, 20 de Dezembro de 2013

A notícia que você lê aqui, mais de 8


is de 800 mil pessoas tambĂŠm leem.

ImpressodoVale.com.br |AraranguĂĄ, 20 de Dezembro de 2013

Esta pĂĄgina circula em 52 jornais.

7


ImpressodoVale.com.br | Araranguรก, 20 de Dezembro de 2013

8

Impresso do Vale | Edição nº 44 | 20/12/2013  

Tudo que você precisa saber, de um jeito fácil de ler

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you