Page 1

Vale do Araranguá | Sexta-feira 24 de Maio de 2013 | Ano 1 | Nº 14 | R$ 2,00

Circulação semanal

Câmara de vereadores e ACIVA acertam parceria Lazer Comunidade recebe espaço para pratica de esporte >3

Nova lei Impostos relacionados na nota fiscal >4

Brasileirão

RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR

>3

Anúncios, Ligue: (48) 9915-0255

Bem Vindo à Série A

>8


2

ImpressodoVale.com.br | Vale do Araranguá, 24 de Maio de 2013

Opinião Alguns situam o início de sua deflagração à invasão da Coréia do Sul pela Coréia do Norte.

D u ra n te a evo l u ç ã o d a h u m a n i d a d e h o uve m u i to s acontecimentos que, conforme as decisões dos líderes, provocaram avanços ou retrocessos. É o que os historiadores chamam de “esquinas”. Diante delas, como um transeunte na confluência de uma rua, a sociedade humana escolhe o rumo a seguir.

Nesse conflito – pouca gente sabe – os Estados Unidos lançaram sobre as tropas norte-coreanas e chinesas 5 bombas atômicas, que dizimaram, instantaneamente, 150 mil soldados. Em represália, os soviéticos destruiram (com artefatos nucleares idênticos) tudo o que havia nas cidades portuárias de Pusan e Inchon, pontos de abastecimento das tropas norte-americanas.

Depois da segunda guerra mundial, vivemos momentos tensos, que poderiam ter levado à destruição da vida humana. Crises instaladas na Coréia, no Golfo de Taiwan, na Indochina, em Cuba (as dos mísseis soviéticos e a da frustrada invasão norte-americana na Baia dos Porcos) poderiam ter desencadeado uma guerra nuclear de proporções inimagináveis . Mas a chamada Guerra Fria acabou fazendo o mundo fugir do desafio atômico estabelecido entre capitalismo e comunismo, que colocou Estados Unidos e União Soviética numa desatinada corrida armamentista, produzindo um arsenal capaz de eliminar – sessenta vezes! -- a população do planeta!

Mas, não foram essas detonações que tiveram a força de dissuadir União Soviética e Estados Unidos da confrontação nuclear. Outros acontecimentos, revelando a vulnerabilidade de ambos, conduziram esses líderes mundiais a uma série de concertações diplomáticas, que foram reduzindo o risco de uma hecatombe planetária.

Quando, na guerra do Peloponeso, as mulheres espartanas e atenienses choraram a perda de 250 mil soldados (!), o historiador Tucídides atribuiu essa matança “à natureza humana e ao aperfeiçoamento das armas, que inflacionaram a contagem de mortos”. Como começou a Guerra Fria?

Ao mesmo tempo em que os russos desenvolveram, de forma pioneira, mísseis balísticos intercontinentais capazes de arrasar, em apenas meia hora, qualquer cidade dos Estados Unidos; e, com base neles, puseram em órbita o Sputnik, primeiro satélite artificial da terra; os norte-americanos realizaram no pacífico o teste nuclear a que chamaram de BRAVO. Com potência 750 vezes maior do que a Bomba de Hiroxima, a explosão assustou líderes do mundo todo, o que deu início à luta pelo desarmamento.

Foi exatamente para responder a essa pergunta, formulada por um de seus alunos da Universidade norte-americana de Yale, que John Lewis Gaddis escreveu a “História da Guerra Fria”, um livro indispensável para quem quiser interpretar bem os dias atuais.

O Livro do Prof. Gaddis relata, com detalhes e precisão, esses acontecimentos, para concluir que a guerra atômica mundial não aconteceu porque valeu a lição do grande estrategista dos tempos napoleônicos, o alemão Carl Von Clausewitz: “os estados que recorrerem à violência sem limites serão por ela consumidos”.

Não se sabe bem como e quando começou esse período, que produziu a bomba de hidrogênio, os mísseis de longo alcance, os satélitres, as ogivas nucleares.

Luiz Henrique da Silveira Senador da República

REDES SOCIAIS

/clicimpressodovale

@impressodovale

/impressodovale

/impressodovale

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte: INPE/CPTEC

Outono 20/Mar a 20/Jun

11

|

22

10

22

10

24

11

24

12

23

12

26

14

25

24/05/2013

25/05/2013

26/05/2013

27/05/2013

28/05/2013

29/05/2013

30/05/2013

Nublado - Muitas nuvens com curtos períodos de sol..

Nublado - Muitas nuvens com curtos períodos de sol..

Variação de Nebulosidade - Períodos curtos de sol intercalados com períodos de nuvens.

Possibilidade de Pancadas de Chuva Nebulosidade variável com pequena chance de pancada de chuva..

Parcialmente Nublado Sol entre poucas nuvens.

Nublado e Pancadas de Chuva - Muitas nuvens com curtos períodos de sol e pancadas de chuva com trovoadas.

Chuva - Muitas nuvens e chuvas periódicas.

FALE COM A REDAÇÃO

Expediente:

impressodovale.com.br

Editado e distribuído por Impresso do Vale | Endereço. : Av. Padre Antonio Luiz Dias, 1158. - Vila São José - Araranguá-SC | Cep: 88.900-000 | 48/ 9915-0255

Filiado a:

CHEIA 24/05

MINGUANTE 01/06

NOVA 08/06

CRESCENTE 15/06

|


ImpressodoVale.com.br | Vale do Araranguá, 24 de Maio de 2013

Geral

3

A união faz a força! Câmara de vereadores e ACIVA acertam parceria para defender demandas coletivas da cidade e região

O presidente da ACIVA, Alceu Pacheco, enumerou uma série de questões que merecem atenção especial citando, por exemplo, a necessidade de implantação da Zona Azul para resolver o problema da falta de vagas nos estacionamentos públicos do Centro; a necessidade de planejamento para incrementar o crescimento do Parque Industrial; a implantação do Curso Superior de Medicina no Campus da UFSC Araranguá; a instalação de um Hospital Escola junto ao HRA e a importância da realização das obras para fixação da Barra do Rio Araranguá.

“Existem inúmeras questões que merecem uma solução urgente. A ACIVA é parceira da câmara de vereadores e do município para arregimentar forças e tentar encontrar uma solução”, destacou. Pacheco também salientou que a entidade fiscaliza a troca de gestão no Hospital Regional de Araranguá (HRA). “Nós apoiamos a nova gestora, mas também vamos cobrar bons resultados. O Instituto SAS havia assumido o compromisso de oferecer 10 especialidades médicas, mas isso ficou só no projeto, embora o aporte financeiro tenha crescido gigantescamente”. Anfitrião do encontro, o presidente da Câmara, Ozair da Silva, Banha (PT) elogiou a iniciativa da ACIVA. “É importante receber apoio dessa entidade, que conquistou respeito pelo envolvimento não só nas questões do empresariado, mas também na resolução dos problemas comuns à sociedade”, disse.

pela Casa Legislativa. “Uma das filosofias dessa Mesa Diretora é abrir às portas da câmara para que toda a comunidade conheça nosso trabalho, interaja e participa das decisões. Nesse sentido estaremos promovendo uma sessão conjunto com à câmara de Arroio do Silva para debater a pavimentação asfáltica do Acesso Sul. No dia 7 de junho haverá a audiência pública com à câmara de M a r a c a j á . Ta m b é m j á promovemos reuniões para discutir o problema da Segurança Pública e assi8m sucessivamente”, revelou. Ao f i n a l d o e n c o n t ro , e l e entregou para os dirigentes da ACIVA formulários da Movimentação “Saúde + 10”, iniciativa nacional que visa arrecadar 1,5 milhão de assinaturas para elevar de 5 para 10% do orçamento federal destinado ao setor da Saúde. Participaram da re u n i ã o o s ve re a d o re s Banha, Kila Ghelere, João Abílio Pereira, Lulú Braz Pa u l i n o , A d a i r J o rd ã o , Alexandre Pereira, Jacinto Dassoler, Luiz do Bailão, Ronaldo Soares e Geraldo Mendes.

___

A diretoria da Associação Empresarial de Araranguá (ACIVA) visitou a Câmara de Vereadores nessa quartafeira, dia 22. Em uma hora e meia de reunião, as duas entidades trocaram idéias, debateram várias questões sociais da cidade e região e encaminharam parceria para conquistar, através dessa mobilização, muitas demandas que são a bastante tempo reivindicadas pela comunidade.

___ Banha enumerou uma série de projetos desenvolvidos

Vereador presenteia a sua comunidade com espaço para pratica de esporte Já está na fase de conclusão a obra do espaço reservado para praticas esportivas no Bairro Barranca, em Araranguá. O imóvel de propriedade da família do vereador Daniel Viriato Afonso, que nasceu e foi criado na comunidade está recebendo toda a estrutura para a prática de futebol de campo, futebol de areia, voleibol, futebol de quadra e espaço para confraternização. O imóvel, que fica localizado em frente do salão paroquial do Bairro, também servirá de sede do Barranca Futebol Clube e será usado por toda a comunidade, bem como por projetos voluntários com o objetivo de incentivar o esporte. Além disso, a escola do bairro também poderá usar a estrutura para atividades com seus alunos. “O uso do local será gratuito e sem qualquer taxa cobrada

das pessoas. O que cobraremos é o agendamento prévio para que o uso seja realizado de forma organizada”, contou Daniel. O vereador espera que estas ações sirvam de exemplo para despertar em outras pessoas o desejo de contribuir para práticas sadias. "Meu objetivo é incentivar as práticas esportivas, que permitam aos jovens alternativas educacionais

que fujam do mundo das drogas, bem como mostrar com pequenas ações é possível fazer diferente, servindo de exemplo para que ocorra o mesmo em outros bairros", justificou. Em aproximadamente um mês, o espaço será inaugurado e a comunidade do bairro Barranca presenteada com um espaço de lazer.

Vereador Daniel Viriato Afonso acompanhando a obra | Divulgação

Presidente da Câmara Ozair Banha da Silva (PT) e presidente da ACIVA DR. Alceu Pacheco com vereadores e empresários | Divulgação

___


4

ImpressodoVale.com.br | Vale do Araranguá, 24 de Maio de 2013

NOVA LEI: IMPOSTOS RELACIONADOS NA NOTA FISCAL

Pellizzaro alerta varejistas sobre data de 10 de junho O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o catarinense Roque Pellizzaro Junior, alerta os varejistas de todo o país para o início, dia 10 de junho, da nova Lei “que obriga o comerciante a fazer constar dos documentos fiscais o valor aproximado correspondente à totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais, incidentes sobre os produtos e serviços oferecidos, individualmente”. Roque Pellizzaro Junior lembra que também a empresa enquadrada no Simples Nacional está obrigada a cumprir a Lei. “E quem descumprir a Lei – diz o presidente da CNDL – está sujeito às sanções administrativas previstas no artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor. Entre elas, multa, apreensão e inutilização do produto, cassação do registro e proibição de fabricação do produto, suspensão temporá-

ria da atividade e até a cassação de licença do estabelecimento ou da atividade”. No entanto, o presidente da CNDL ressalta que está trabalhando junto ao Ministério da Justiça “para que a fiscalização neste ano seja meramente orientativa, evitando assim a aplicação das penalidades”. A Lei 12.741/2012 tem por objetivo sensibilizar o consumidor sobre a carga tributária que está pagando nos produtos e serviços adquiridos. É um número grande de impostos e contribuições: ICMS (estadual), ISS (municipal), IPI (federal), IOF (federal), PIS, Pasep, Cofins (federais) e a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e derivados, e álcool etílico combustível, também federal).

As empresas enquadradas no Simples também têm um número grande de impostos: Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), IPI, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, Cofins, PIS/Pasep, ISS e ICMS. Além da apresentação na Nota Fiscal, também haverá divulgação dos impostos pagos pelo consumidor por outros meios, como informa o presidente da CNDL: “A Lei estabelece que o valor ou percentual dos tributos podem ser divulgados por meio de painel afixado em local visível no estabelecimento, ou por qualquer outro meio eletrônico ou impresso”. Como exemplo, Roque Pellizzaro Junior explica que o comerciante “poderá dispor num monitor de tevê, banner ou cartaz, os valores dos tributos que incidem sobre cada um dos seus produtos ou serviços, separadamente”.

Legenda

Presidente da CNDL: “Queremos orientação e depois fiscalização”

ABUSO DOS IMPOSTOS

ADJORI/SC

CDLs Jovens do país fazem protesto em Blumenau

Reunião de diretoria de ne programação do 41º Congresso

Coincidindo com a realização do Encontro Nacional da Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovens de todo o país durante a 45ª. Convenção Estadual do Comércio Lojista, em Blumenau, CDLs Jovens de todo o Brasil promovem a Semana e o Dia da Liberdade de Impostos. Empresários de todas as regiões se unem para combater os altos preços. O presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, elogia a iniciativa dos Jovens, que pela primeira vez realizam seu Encontro fora

da Convenção Nacional. “De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, em 2012 a carga tributária bateu o recorde de 2011, atingindo R$ 1,59 trilhão”, informa o presidente da CNDL. Lembra, ainda, que a arrecadação de impostos cresceu R$ 104,87 bilhões e que “cada brasileiro pagou em média R$ 8,2 mil, com aumento de R$ 460 em relação ao ano anterior”. Para se ter uma ideia do valor do imposto em cada mercadoria ou produto, o presidente

da CNDL dá como exemplos a gasolina (53,03% de impostos), o chocolate (38,06%), o liquidificador (43,54%), a caneta (47,49%), o sabão em pó (40,80%) e a calça jeans (38,53%). Também são altos os impostos sobre o carro 1.0 (36,82%) e sobre a conta do telefone (46,12%). Do protesto nacional contra os impostos, participam ativamente este ano as Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovens de Sombrio, Lages, Joinville, Chapecó, Barra Velha e Florianópolis.

NOVA REGRA NO CONSUMO

‘Produtos essenciais’ poderão ter a troca imediata O presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, representou o Movimento Lojista na reunião realizada no Ministério da Justiça para definição da relação dos Bens Essenciais que terão troca imediata pelo comerciante em caso de defeito. O encontro foi dirigido pelos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. A mudança vai regulamentar o parágrafo 3º do artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor e foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff no lançamento do Plano Nacional de Consumo e Cidadania (Plandec), no dia 15 de março, em Brasília. “O Plandec é um conjunto de medidas que visa ga-

Pellizzaro (à esq.) faz a defesa dos varejistas perante os ministros rantir a melhoria na qualidade de produtos e serviços e aperfeiçoar as relações de consumo envolvendo os ministérios, órgãos e agências reguladoras e os membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor”, explica Pellizzaro.

“Estamos debatendo com o Governo Federal sobre quais os produtos entendidos realmente como ‘essenciais’ e o prazo para essa troca, possibilitando assim constatar a existência de defeito”, diz o presidente da confederação lojista.

A programação do 41º CongressoEstadual da Adjori/SC , que acontece de 28 a 30 de junho, em Itapema, foi o principal tema debatido por diretores, vicepresidentes e conselheiros da Associação dosJornais do Interior de Santa Catarina,em encontro realizado no HotelVila do Coral, em Bombinhas, dias18 e 19 de maio.Com uma extensa pauta detrabalhos, o Congresso terá trêsgrandes painéis, comandados porexpressivas personalidades. O primeirosdeles - O setor produtivoe a imprensa local - irá reunir liderançasdas entidades representativasda indústria, do comércio e da agricultura, para explanar a atuaçãodesses segmentos econômicosnas comunidades catarinensese a utilização dos jornais locaisna comunicação institucional. Oencontro terá também oficinas deRedação, Web e produção gráfica.A programação inclui, ainda, aentrega do 14º Prêmio Adjori/SC de Jornalismo, que este ano conta com 426 trabalhos inscritos e 55 jornais

disputando premiação. Outros temas – A manutençãode cursos de capacitação e aprimoramento dos jornais filiados ganhou unanimidade dos presentes.Foi proposto que o Conselho de Ética atue na avaliação da qualidade gráfica e editorial dos jornais, recomendando melhorias às publicações que não se enquadrarem nos padrões mínimos exigidos para os filiados à entidade. Novas regras de filiação também foram sugeridas pelo colegiado. A Adjori/SC possui, atualmente, 193 empresas jornalísticas associadas. Presenças – Miguel Gobbi (presidente); Manfredo Goedde(vice-presidente); Áurio Gislon (1º secretário); José Roberto Deschamps (1º tesoureiro); os vice-presidentes regionais Ademir Belotto, Décio Pandolfi, Fabiano Bordignon, Valmoci de Souza e Alexandre Bonfim da Silva. E também Clemir Schmidt, Hélio Westphal, João Paulo Ferreira, Wilson Guse - do Conselho de Ética e Elisangela Schulka (Conselho Fiscal).


ImpressodoVale.com.br | Vale do Araranguá, 24 de Maio de 2013

Giro Político christian.jornalista@hotmail.com

5

_____

Futuras parcerias entre SDR Araranguá e Unisul são discutidas

O secretário do Desenvolvimento Regional de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, acompanhado da Regional de Educação, Celina Hobold da Rosa, da supervisora de educação básica e profissional, Cleusa Maria Felisberto Tavares e do integrador de ensino médio Antônio Carlos Bom, recebeu em seu gabinete na tarde desta quarta-feira, 22, o diretor do Campus de Araranguá da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Arnildo Steckert Junior. Na reunião foram discutidas futuras parcerias entre a Instituição e a Gerência Regional de Educação, para a promoção de cursos de aperfeiçoamento para professores e servidores da rede estadual de ensino, além da aproximação da Universidade e Unidades Escolares da Região para um trabalho vocacional, com esclarecimentos das atividades de cada área de graduação. Também foi acenado para o próximo semestre a aplicação do projeto Unisul.Futuro, que levará para o ambiente escolar várias atividades educacionais voltadas para o conhecimento dos alunos. O diretor do Campus da UNISUL de Araranguá, Arnildo Steckert Junior, agradeceu a acolhida pela Secretaria do Desenvolvimento Regional. “A SDR recebeu com expectativa as atividades, demonstrando preocupação em buscar sempre o melhor para educação”, disse. O secretário Regional de Araranguá enfatizou a importância do elo entre a SDR e a Unisul, e lembrou da construção da incubadora mista de empresas e projetos construída no ano de 2009 na Universidade, com investimento de R$ 250 mil do Governo do Estado, através da FAPESC, criada com intuito de fornecer a novas empresas consultorias e assessorias em gestão empresarial, gestão tecnológica, comercialização de produtos e serviços, contabilidade, marketing, assistência jurídica, captação de recursos, contratos com financiadores, engenharia de produção e propriedade intelectual. “Esperamos que nesta nova fase, a Universidade dê sequencia ao projeto, com a implantação efetiva da incubadora, para que a mesma comece a atender a Região”, concluiu Heriberto Schmidt.

Bonitinhos e ordinários

_____

_____

O secretário municipal de Bem Estar Social, Eduardo Chico Merêncio demonstrou mais uma vez que não tem papas na língua: "Obstruímos cerca de 300 beneficiários do Programa Federal Bolsa Família. Eram pessoas que não precisavam desse amparo ou que, entre os anos de 2006 e 2009, não fizeram o recadastramento", disse. E ele tem razão! Haviam famílias com dois carrões na garagem sacando esse benefício social. Esse problema, aliás, fora diagnosticado também pela equipe da Controladoria Geral da União (TCU). Outras "cobras e lagartos" foram encontradas aqui no município.

Visita do Vereador Geraldo Mendes (PT) a Obra da Xavier

Vereador Geraldo Mendes – PT, visitou ontem (23) no inicio da tarde as obras de inicio do calçamento e esgoto pluvial na Rua Xavier Jose Anastacio, na bairro Alto Feliz, “ Essa obra é indicação minha e uma reinvindicação da comunidade que o Prefeito Sandro Maciel esta atendendo, fico feliz pelos moradores e agradeço ao Prefeito”. O Vereador Geraldo Mendes informou ainda que, outras ruas serão pavimentadas em parceria com a comunidade.

Mal do século Antes tarde do que nunca! Atenta a um problema que assola milhares de famílias, Câmara de Araranguá chamou para si a responsabilidade e está articulando junto com autoridades policiais como o delegado regional Dr. Luiz Vanderlei Sala e o coordenador da Central de Polícia Civil, Jorge Giraldi, uma audiência pública cuja principal finalidade será discutir, avaliar e tentar diagnosticar por quais motivos Araranguá e região apresentam grande quantidade de dependentes químicos. São pessoas de todas as idades, bairros e classes sociais sendo dizimadas por aquilo que podemos chamar de mal do século: a drogatição. Uma coisa ruim é ser dependente químico, porém algo péssimo é tornar-se um viciado!!!

Herança Maldita A nova Administração de Araranguá terá realmente muito trabalho para colocar a casa em ordem. A herança não é nada boa! Entre os principais problemas estão o descumprimento do Termo de Ajuste e Conduta para reforma da Escola Jardim das Avenidas (CAIC), que provocou o fechamento desse educandário e uma estrondosa multa; o mal fadado acordo com a concessionária do Transporte Público Municipal Coletivo de Passageiros, que pode onerar os cofres públicos em mais R$ 10 milhões; a não apresentação em tempo hábil de um projeto adequado para liberar o início das obras de fixação na Barra do Rio Araranguá e finalmente, a falta de estrutura nas ruas pavimentadas com asfalto (?) durante o período pré-eleitoral e a precariedade dos ginásios municipais, algo que inclusive causou a interdição do Padre Ézio Jully e do Mário Canela (Bolha). Nooooossa (um "o" para cada problemão), parece filme de terror, cujo nome poderia ser: "A herança maldita!".

Tempo ao tempo Tenho dito... Para cada acontecimento ruim precisamos encontrar algo positivo, até porque não adianta chorar o leite derramado. Se aquele velho jargão popular afirmando de que é no desespero que se aprende a nadar, creio que a Administração Sandro e Turatti conseguirá superar essa fase embrionária e depois partir para as realizações. Cinco meses (ou menos que isso) ainda é pouco tempo para qualquer julgamento definitivo. Por coerência, as notas do atual governo municipal começarão a ser emitidas no final do ano!!!

Saúde Nesse dia 03 de junho encerra o prazo para a coleta de assinaturas do Movimento "Saúde+10". Em Araranguá, à Câmara de Vereadores lidera essa frente. Na quarta-feira, dirigentes da ACIVA, que visitaram o Legislativo, e os vereadores, receberam formulários. O prazo está esgotando-se. Reclamar não adianta, tem que subscrever a reivindicação de 10 por cento do orçamento da União para a Saúde Pública. Nova obra Na surdina, a prefeitura de Araranguá, através da secretaria de Bem Estar Social, articula a construção do primeiro centro de Convivência para Idosos. O local terá completa estrutura e ainda disporá de profissionais qualificados para atendimento à "Melhor Idade» .

Ainda sobre o PCdoB Um partido sempre necessita de tempo em tempo de reformulação, agregar novos valores e podem esperar que em Araranguá haja transformações, em nível nacional e estadual sempre ocorre. Na cidade das avenidas não fugirá a regra.

_____

Aumento para os agentes penitenciários O deputado estadual Manoel Mota votou a favor do aumento para categoria dos agentes penitenciários em Santa Catarina. A votação aconteceu nesta quarta-feira, (22). Como já havia feito na aprovação do pl 472, de 9 de dezembro de 2009, Mota manteve a posição e votou sim para a categoria, aprovando a alteração dos artigos 51 e 52 da lei vigente, que passam a vigorar de acordo com a reivindicação solicitada pela categoria. "Os agentes penitenciários precisam ser respeitados e valorizados, por isso voto sim", disse Mota.

Cinco Municípios da área de abrangência da Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá receberam no total 250 mantas da Secretaria de Estado da Defesa Civil nesta quartafeira, 22. A entrega foi realizada no auditório da 22ª SDR, intermediada pela Gerência Regional de Assistência Social. A gerente de assistência social, trabalho e habitação da SDR Araranguá, Dione Helena Ramos Cesa, falou do critério utilização da Secretaria de Estado da Defesa Civil para definir os Municípios beneficiados. “Receberam as mantas as cidades que apresentam o menor Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, além do Município sede”.


ImpressodoVale.com.br | Vale do Araranguá, 24 de Maio de 2013

Geral _____

DIREITO. Consumidor deverá ser

informado pelo vendedor da inexistência de assistência técnica na cidade A dificuldade de receber o atendimento para solução dos problemas nos produtos em garantia tornou-se um problema recorrente dos consumidores catarinenses. A maioria das pessoas descobre as dificuldades para o atendimento em produto apenas no momento em que aparecem os vícios e defeitos. Como muitas marcas não mantém centros de atendimento no município resta ao consumidor o atendimento por centrais telefônicas e o transtorno de remeter o produto para outra cidade.

Turismo

PLAZA ITAPEMA NA BNT MERCOSUL

A constante reclamação dos consumidores motivou o Deputado Ismael dos Santos a realizar um estudo que resultou na apresentação do Projeto de Lei 71/2013 que determina que os fornecedores informem aos clientes a ausência de assistência técnica autorizada na localidade. “O consumidor deve ser comunicado no ato da venda que o celular ou a geladeira, por exemplo, não recebem assistência naquela cidade. Sabedor dessa particularidade ele pode decidir assumir ou não esse risco” declarou o parlamentar. O CDC determina que os fornecedores respondam solidariamente pelos produtos, porém, na prática segundo o parlamentar, o consumidor enfrenta muita dificuldade de solucionar os problemas em especial nos caso dos eletroeletrônicos. Quando um produto não dispor de serviço autorizado na cidade o projeto determina que o fornecedor deverá notificar por escrito junto ao documento fiscal. O projeto recebeu aprovação unanime da CCJ que analisou a legalidade da proposta. O projeto aguarda análise dos deputados de duas comissões para ser votada em plenário.

UDESC

BOLSA FAMÍLIA

Abertas as inscrições para o vestibular de Inverno 2013

Pagamento será avisado por celular

Desde terça-feira (21) foram abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno 2013 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Serão oferecidas 1.345 vagas em 34 cursos em dez unidades distribuídas pelo estado. Os interessados devem se inscrever pelo site da Udesc até 18 de junho. A taxa é R$ 90,00. As provas serão realizadas no dia 7 de julho em oito cidades de Santa Catarina (Florianópolis, Joinville, Lages, Ibirama, São Bento do Sul, Chapecó, Laguna e Balneário Camboriú) em duas etapas, das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30. Cotas A Udesc continua adotando o sistema de cotas neste vestibular. “São 20% das vagas destinadas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental e Médio em instituições públicas de ensino, e outras 10% das vagas estão reservadas para pessoas do grupo racial negro” .

Para evitar novos tumultos, o governo estuda criar um serviço permanente de envio de mensagens por celular que avisará os beneficiários sobre a data do pagamento do Bolsa Família. A medida será adotada para evitar casos como o ocorrido no fim de semana. Um boato sobre o término do programa levou 920 mil pessoas a antecipar o saque d o b e n e f í c i o . Fo ra m sacados R$ 152 milhões em 12 Estados, segundo a Caixa. A Polícia Federal come-çou ontem as investigações do caso, tratado com “absoluta prioridade”. Ainda esta semana, os primeiros beneficiados a sacarem o Bolsa--Família no Nordeste serão ouvidos.

_____

6

A Bolsa de Negócios Tu r í s t i c o s d o M e r c o s u l apresentará diversos produtos e serviços nos dias 24 e 25 de maio, no Castelo das Nações, no Parque Beto Carrero World em Penha, SC. O Plaza Itapema Resort e Spa estará presente para reforçar a sua presença no turismo catarinense. Localizado em uma área de mais de um milhão de m² em meio a natureza exuberante de Santa Catarina, o Plaza Itapema é um complexo turístico infraestrutura de lazer e eventos que atrai visitantes nacionais e internacionais. Com 800 metros de praia semi privativa, possiu ainda o Brain Spa que associa saúde a um novo conceito de beleza a t ravé s d a re e d u c a ç ã o

a l i m e n t a r. C o m 1 5 9 acomodações, tem room service 24 horas, mini bar, telefone, TV a cabo e ar condicionado. Encontram-se à disposição ainda os serviços de lavanderia, cofre, guest office com acesso à internet, wirelles nas áreas sociais e no complexo de eventos. O Centro de Eventos do Plaza Itapema Resort possui salas e salões para reuniões, seminários, convenções, congressos, exposições e treinamentos empresariais com a classe e a eficiência de um serviço superior. Seguindo um programa de lazer adequado às necessidades do cliente, a equipe desenvolve toda a p a r t e o p e ra c i o n a l d a s atividades e profissionais especializados.

Simples.

Cantinho Gourmet Por Ana Paula Raupp Monteiro Olá, estamos de volta para mais uma semana saborosa aqui no nosso cantinho. Vamos falar de um prato muito comum na nossa mesa, mas sem faltar aquele toque todo especial, afinal estamos aqui para dar um “charme” aos pratos corriqueiros da nossa cozinha, buscando toda a praticidade que a nossa correria diária merece.

Frango na Cerveja Frango e cerveja? Pois é, você já pensou em unir esses dois ingredientes em um prato prático, gostoso e quentinho. Pode ter certeza, o sabor do molho é muito diferente dos comuns feitos por nós para acompanhar o frango nosso de todo dia, realmente vale à pena experimentar. Ingredientes: 08 coxas e 08 sobrecoxas sem pele 02 cebolas grandes 04 tomates 06 colheres de sopa de farinha de trigo 01 cerveja preta (lata) Tempero verde Sal, alho, pimenta e limão para temperar o frango. Modo de Preparo: Temperar o frango com sal, alho, pimenta e limão e deixar descansar até absorver o tempero, no mínimo umas duas horas. Passar o frango na farinha de trigo um a um e ir forrando uma forma. Refogar as cebolas, os tomates e o tempero verde, temperar com sal e pimenta a gosto, quando formar um molho, desligar o fogo e acrescentar a cerveja. Agora é só colocar por cima do frango e levar ao forno por cerca de uma hora ou até reduzir o molho e cozinhar o frango.

Microeemprendedor tem até o Toque Gourmet Este prato fica muito bem acompanhado de purê de batata, para dia 30 para declarar deixar o purê bem cremoso podemos adicionar duas colheres de O prazo para a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreen-dedor Individual, relativa ao anocalendário 2012, termi-na no próximo dia 31. O preenchimento e o envio das informações podem ser fei-tos por meio da internet, no site da Receita Federal. Para ser um microempreendedor individual é necessário fatu-rar até R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa .

sopa de creme de leite que vai deixá-lo leve e lisinho, casando perfeitamente com a nossa sugestão da semana.

Aproveite, a dica é nossa, mas a criatividade é sua.

Manutenção de impressoras A I C C N T É I A N C Ê S T S I A S

A A D I Z A L C I P E E S

Vendas e Recargas de cartucho e tonner ia cnolog e Noovvaçaãotecom qualidad In

casadaimpressoras@hotmail.com Av. Engenheiro Mesquita - 409 . Sala 02 . Araranguá - SC . (48) 35222773

Instalação de


ImpressodoVale.com.br | Vale do Araranguá, 24 de Maio de 2013

Variedades LOTERIAS SEXTA - 17/05 Concurso 3196 16 40 45 46 80 Concurso 906 01 02 03 05 06 07 08 09 10 12 17 18 21 22 24

____ CRUZADAS PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS www.coquetel.com.br Atividade da Ação Libertadora Nacional durante a ditadura militar (BR)

O arame do varal, por seu estado

Evita o desperdício de matériaprima

Green (?), sonho de imigrantes nos EUA

© Revistas COQUETEL 2013 Dois tipos de peças arqueológicas do acervo de museus de egiptologia

Nome artístico do ator Ariclenes Venâncio Martins Descrente no Ser Supremo Corroeu pouco a pouco

monynha-jornalista@live.com

Concurso 1177 Primeiro sorteio 07 08 16 21 32 34 Segundo sorteio 03 05 32 38 45 50 SÁBADO - 18/05 Concurso 1495 04 13 14 44 49 57 Concurso 3197 08 38 39 65 66

U R N Depósito de cupons Marca do arado

O gás usado em automóveis (sigla)

A

"Novo", em "neologia" 1ª vogal

Mau cheiro (bras.) Tática defensiva de um time de futebol

Pelo período de Recitais (Mús.)

Agenda...

Concurso 1349 02 03 06 08 10 14 16 17 23 31 33 41 44 45 55 65 68 78 87 99

Cavalo ordinário, inútil (bras.)

(?) aromáticas: compõem o "bouquet garni" Ave que deu nome (Cul.) a um arquipélago português no Atlântico

Concurso 04763 1º- 66.497 2º- 08.238 3º- 20.867 4º- 39.629 5º- 28.062

Assunto recorrente em filmes de terror

Aqui, em francês Metro (símbolo)

Arco, em francês

No sábado, 25, Paranoicos Latentes e Alcooroll embalam a noite mais alternativa da região. Ingressos para esse evento podem ser adquiridos antecipadamente da loja Crisom, Mazzuco e Cia 24.

Preposição indicativa de limite

Palavra denotativa de designação

Cada um de dois órgãos produtores Estação de urina ferroviária (Anat.)

Já no Santo Réu Praia a semana começou na quinta e segue até sábado com diversas opções gastronômicas.

Santo Réu

Tina Turner, cantora (?)-Pará, província onde ocorreu a Cabanagem (Hist.) Ginger Rogers, atriz dos EUA

Nesta sexta, 24, no Santo Réu Araranguá o sertanejo universitário comanda a noite com a apresentação de Evandro Lins mais a dupla Lúcio e Murilo. Até a meia noite mulheres pagam apenas R$ 10.

Concurso 426

BANCO

56

Solução

Concurso 3199 16 33 51 63 67 Concurso 1178 Primeiro sorteio 11 17 25 33 39 46 Segundo sorteio 03 06 10 15 22 34 Concurso 427 13 16 31 45 63 67 74 Time do coração ♥ RIO BRANCO/ES QUARTA- 22/05 Concurso 1496 14 18 28 41 47 54 Concurso 3200 02 12 57 68 73 Concurso 1350 06 16 22 26 30 31 32 35 38 39 44 46 47 74 79 93 95 96 97 00 Concurso 04764 1º- 23.601 2º- 73.744 3º- 89.403 4º- 29.039 5º- 36.113 Concurso 908 01 02 04 06 07 09 10 12 13 15 17 18 23 24 25 QUINTA -23/05 Concurso 3201 02 14 17 54 80 Concurso 428 06 13 14 25 39 48 74 Time do coração ♥ GRÊMIO/RS

____ ____ Resultados não oficiais, para simples conferência . Para obter o resultado oficial consulte: lotéricas da caixa ou www.caixa.gov.br

S

TERÇA - 21/05

E

M U M I A E S A R C O F A G O

Concurso561 1- 1 x 1 2- 1 x 1 3- 1 x 0 4- 2 x 2 5- 3 x 1

L MI N O A G E D N U G A N T R V A T E G A R I Ç Ã O G R A R I N E M P

Concurso 559 1- x 8- 2 2- x 9- 2 3- 1 10- 2 4- x 11- 1 5- 1 12- 1 6- x 13- 1 7- x 14- 1

A direção das duas casas prepara ainda um especial Dia dos Namorados com:

Fonte do caviar Anel, em inglês

E T A U C I C L C A R N A D U R O E T G A R Ç A M O N R C E A I VO S A T

Concurso 907 02 03 04 05 07 08 10 13 14 15 16 20 21 22 23

Nélida Piñon, escritora "imortal"

Substância extraída de algas

O usuário da aliança na mão direita Ocupação como as palavras cruzadas

C O N C E R T O S

Concurso 3198 15 28 41 47 51

G U R E R U R I SU L H P A U P R B A N P A

SEGUNDA -20/04

2/ça. 3/arc. 4/card — ring. 15/guerrilha urbana.

06 20 28 32 43 45 75 Time do coração ♥ ATLÉTICO/PR

- No Santo Réu Praia terá Mistura Fina Trio Jazz. Será servida entrada, prato principal e sobremesa. O restaurante receberá para este dia decoração alusiva. - No Santo Réu Araranguá, no placo a apresentação de Lony Rosa & Sara Pessoa e, no cardápio, buffet especial de sushi, com sashimi liberado e yakisoba. O ambiente também estará decorado.

Show do RPM

/clicfest.net

HORÓSCOPO Momento de estratégia com objetivos materiais e mesmo no trabalho. Procure ter sigilo com suas ideias e evite expor seus planos, a não ser para quem muito confia.

Momento de atenção para não se exceder com negócios apenas pela aparência ou por uma falsa impressão de eficiência. Não exagere com coisas supérfluas.

Atenção para não agir de maneira intolerante com o ponto de vista de outras pessoas. Não deixe a dedicação aos problemas de quem gosta atrapalhar a atenção com os seus.. Momento especial para cuidados com o corpo e atenção com o ritmo do seu cotidiano. A mudança de alguns hábitos será importante para recompor energias.

Envolvimento emocional com situações de rotina. Novas motivações serão vivenciadas diante de seus objetivos. Resgate de lembranças especiais e assuntos amorosos. Observe alguns sacrifícios que tem feito por outras pessoas, especialmente para não deixar de cuidar de si por causa delas. Tenha mais atenção com seu ritmo de vida.

Se desprender do que é desgastante em sua rotina será essencial para o equilíbrio físico e mesmo para despertar sua criatividade. Assuntos familiares tomarão sua atenção.

A dedicação a novos círculos sociais tende a ser mais intensa. Ocasiões que envolvam amizades farão bem para as emoções e servirão para amenizar desgastes.

Momento para agir de forma paciente com padrões de trabalho. A retomada de assuntos do passado tende a ocupar seu tempo nas relações em geral.

Momento importante para esclarecer equívocos, mudar sua impressão sobre alguns grupos e mesmo sobre as pessoas com quem você se relaciona mas não é tão próximo.

Questões ligadas a documentos serão favorecidas para esclarecimento, especialmente envolvendo assuntos materiais. Cuidado para não fazer julgamentos com base em boatos.

Momento propício para esclarecer pendências jurídicas que envolvam temas materiais, caso possua. Contatos à distância também tomarão atenção especial.

TIRINHAS ____ Luluzinha

Um dos shows mais esperados neste primeiro semestre está chegando. Hoje a banda RPM sobe ao palco do salão nobre do Grêmio Fronteira. A banda que embalou a década de 80 promete agitar o Clube ao som das suas principais composições, como 'Olhar 43', 'A Cruz E A Espada', 'Rádio Pirata'. A noite conta ainda com a abertura da Banda Vinil pra K7, especializada em rock nacional dos anos 80 e encerramento com DJ Belada. Os ingressos estão á venda na secretaria do clube e no site: www.minhaentrada.net. O valor do primeiro lote de ingressos pista para sócios é de R$ 25,00 e para não sócios R$ 40,00. Além disso, o Clube disponibiliza outros ambientes, como pista premium (em frente ao palco), camarote privativo e camarote Open Bar. Mais informações na secretaria do Clube, pelo telefone 3522-0447.

7


8

ImpressodoVale.com.br | Vale do Araranguá, 24 de Maio de 2013

Brasileirão

BEM VINDO À SÉRIE A Depois de um bom tempo de espera, o Criciúma voltará a pisar nas quatro linhas da Série A do Campeonato Brasileiro. Para motivar ainda mais a torcida a ir ao estádio Heriberto Hülse no domingo (26/05), às 16 horas, para o duelo contra o Bahia, o Tigre lançou um vídeo em referência ao retorno à elite do futebol brasileiro, intitulado “Bem Vindo À Série A”. Assista ao vídeo neste link:

http://www.youtube.com/ watch?feature=player_embe dded&v=I3l7YUY0Qp0. O VT de 60 segundos foi gravado no dia 4 de maio, na partida de volta da semifinal do Campeonato Catarinense da Divisão Principal contra o Avaí. A produção do vídeo ficou por contra a empresa Muralha Filmes e contou com a participação da torcida Os Tigres. “O vídeo fortalece a ligação entre a torcida e o clube. Faz

Confira a primeira rodada uma homenagem a cada torcedor que acreditou e torceu junto com Criciúma. Tem a função de trazer recordações e plantar uma nova ideia, de que estamos na Série A. Somos uma grande nação carvoeira, apaixonada por futebol e que tem como maior orgulho um time que luta com todas as forças para representar não apenas esta cidade, mas toda a região Sul”, destaca o gerente de marketing do Tigre, Vitor Marcelo.

Futebol REFORÇO TIGRE APRESENTA LEANDRO BRASÍLIA O Criciúma apresento u no fim da manhã desta quintafeira mais um reforço para a temporada 2013. Na sala de imprensa do estádio Heriberto Hülse concedeu entrevista coletiva o volante Leandro Brasília, de 26 anos. O atleta reforça o Tigre para a sequência da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série A.

Impresso do Vale | Edição nº 14 | 24/05/2013  

Tudo que você precisa saber, de um jeito fácil de ler