Page 1

Governo do Estado de São Paulo | Secretaria da Cultura

SETEMBRO 2013

Jardim São Luís Programação Gratuita


terça

4 5 6

quarta quinta sexta

Tudo Que Você Gostaria de Saber Sobre Sexualidade, às 14h

Biblioespanhol com Alexsandra Egito, às 14h30

Histórias em Quadrinhos, às 14h30

sábado domingo

1

Cinema Com Pipoca, às 15h

8

Exibição de filmes - Pontos MIS


10 11 12 13 14 15

O Príncipe no Reino da Escuridão, às 15h

Cine Debate, às 14h30

Biblioespanhol com Alexsandra Egito, às 14h30

Boca do Céu, às 9h

Boca do Céu, às 9h | 6° Sarau Lítero Dramático e Musical da Fábrica de Cultura Jd. São Luís, às 18h

Show Chico Cesar com Dani Black: “Aos Vivos Agora”, às 18h30

17 18 19 20 21 22

Fotografia com Caixinha de Fósforo, às 10h | Hora do Doc, às 14h30

Oficina de Máscaras, às 9h30

Fotografia com Caixinha de Fósforo, às 10h Biblioespanhol, às 14h30

Oficina de Máscaras, às 9h30

O Mundo no Black Power de Tayó, às 14h | Projeto RAPensando, às 15h Workshop de Turbantes Rainha Urbana da Boutique de Krioula, às 15h

É Muita Energia, às 14h Teatro “Água”, às 15h

SETEMBRO 2013

25 26 27 28 29

Hora do Conto, às 10h

Oficina Básica de Histórias em Quadrinhos, às 10h Biblioespanhol, às 14h30 Quintal do Samba, às 19h

Oficina Básica de Histórias em Quadrinhos, às 10h Livros pop ups, às 14h30

Show Acid Killers e Xtreme blues Dog Sinfonia de Cães, às 17h

A Sopa de Pedra com grupo Luz e Ribalta, às 16h


As Fábricas de Cultura oferecem oportunidade de acesso democrático ao conhecimento e ao poder transformador da cultura por meio da realização de atividades nas mais diversas modalidades das artes . Valorizam a identidade individual e coletiva das manifestações criativas e da produção cultural na região em que atuam para desenvolver o potencial de cada indivíduo e da comunidade. Funcionamento Terça a sexta das 09h às 17h. Sábado e Domingo: consulte nossa programação.


As bibliotecas das Fábricas de Cultura são preparadas para atender pessoas com baixa visão, deficiência visual e física. Dispõem de equipamentos de acessibilidade, como leitores autônomos, folheadores, ampliadores, impressoras braile, etc., e funcionários capacitados para orientação do público. Possibilitando assim, aos frequentadores com necessidades especiais, o acesso ao dispositivo cultural e serviço de informação.


AGORA A FÁBRICA TEM ATIVIDADES NOTURNAS! Inscrições abertas para a trilha de Empreendedorismo Cultural Jovem. Confira horários e vagas disponíveis da recepção da Fábrica de Cultura. Inscrições Abertas


FÁBRICA ABERTA

Dia 01 – Domingo – às 15h – Teatro

Cinema com Pipoca A Fábrica de Cultura de Jardim São Luís abre as portas para este mágico e lúdico universo das narrativas da sétima arte. Para toda a família, venha apreciar sessões de filmes escolhidos especialmente para esta agradável tarde com pipoca.


BIBLIOTECA

Dia 04 – Quarta-Feira – às 14h

Roda de Conversa: Tudo Que Você Gostaria de Saber Sobre Sexualidade com Andrea Dias A juventude é o período em que emergem com maior intensidade questões relativas à sexualidade e faz-se urgente conhecer, reconhecer e refletir sobre a sexualidade juvenil. O enfoque parte de uma perspectiva de gênero, possibilitando dimensionar questões pouco exploradas e trazidas pelos participantes.

A partir de 15 anos


BIBLIOTECA

Dias 05, 12, 19 e 26 – Quintas-Feiras – às 14h30

Biblioespanhol com Alexsandra Egito Que tal aprender língua e cultura espanhola de uma forma dinâmica, por meio de músicas, filmes, jogos e literatura? Aprendendo espanhol, podemos nos comunicar com 10% da população mundial. Não é um motivo suficiente para começar a estudar? Venha conhecer esse idioma de uma maneira muito divertida para você nunca mais esquecer.


Dia 06 – Sexta-Feira – às 14h30

Histórias em Quadrinhos com Alexsandra Egito e Renata Albuquerque Você conhece os super-heróis das histórias em quadrinhos? E a Turma da Mônica? Aposto que sim. Agora você terá a possibilidade de criar suas próprias histórias e personagens para montarmos nossos quadrinhos. E lembre-se, qualquer acontecimento pode virar uma divertida história. Venha exercitar a criatividade e deixar a imaginação fluir!


FÁBRICA ABERTA

Dia 08 – Domingo – às 16h – Multiuso

Pontos MIS – Exibição de filmes O projeto Pontos MIS chega às Fábricas de Cultura com exibições variadas de produções nacionais e internacionais. Este mês serão exibidos um curtametragem e um longa:

“Eu Não Sei Andar de Bicicleta” (2009, direção de Diogo Florentino, 15 min., classificação 10 anos)

O filme retrata a história de Jorge, um garoto de 12 anos que ficou paraplégico em um acidente.

“Rebobine, Por Favor” (2008, direção Michael Gondry, 102 min., classificação 12 anos)

Para atender aos desejos de alguns poucos e fiéis clientes, funcionários de uma locadora de fitas VHS regravam de forma caseira filmes como Robocop e O Rei Leão e viram a sensação do bairro


BIBLIOTECA

Dia 10 – Terça-Feira – às 15h

O Príncipe no Reino da Escuridão – Siga lá Cia com Cibele Bissoli e Thais de Aguiar Uma contação de história diversificada, utilizando dinâmicas variadas de interação com o público, dramatização, humor clownesco, músicas e sonoplastia ao vivo. Tudo isso contribui para levarmos essa arte que percorreu gerações e gerações e perpetua a força da palavra, das tradições e da língua. É por meio da transmissão oral de saberes epor meio de histórias que os participantes podem rever suas práticas cotidianas.


BIBLIOTECA

Dia 11 – Quarta-Feira – às 14h30

Cine Debate com Indy Naíse Acompanhada de pipoca, a exibição de filmes abordará questões sociais. Depois haverá um debate sobre o assunto abordado, onde o propósito é informar e trocar conhecimento sobre situações atuais que o país e o mundo vivem. *Consultar classificação do filme no dia da exibição.


FÁBRICA ABERTA

Dias 13 e 14 – Sexta-Feira e Sábado

Encontro Boca do Céu Com dois dias de programação, o evento coloca o público em contato com a arte da narração, buscando inspirar ações educativas, culturais, sociais e estéticas marcadas pela importância das narrativas no mundo de hoje. Será uma ótima oportunidade de reunir crianças, educadores e contadores de histórias em um ambiente onde o aprendizado e a diversão caminhem juntos. Sexta-Feira 9h - Oficina para Crianças 14h - Espetáculo para Crianças Sábado 9h30 - Oficina para Educadores 14h - Caça ao Tesouro 17h30 - Roda de Contadores


FÁBRICA ABERTA

Dia 14 – Sábado – às 18h – Multiuso

6º Sarau Lítero Dramático e Musical Nesta 6ª edição, o Sarau contará com a participação dos arte-educadores, artistas locais e quem mais se interessar. Um evento para todas as idades, atores, poetas, cantores e músicos. É só chegar. Coordenação: Guilherme Bonfim.


Dia 15 – Domingo – às 18h30 – Teatro

Show Chico Cesar com Dani Black: “Aos Vivos Agora” A Fábrica de Cultura recebe em seu espaço o show de Chico Cesar, apresentando as melhores composições do seu primeiro CD “Aos Vivos”, gravado ao vivo com voz e violão e lançado 16 anos atrás pela gravadora Velas (de Ivan Lins e Vitor Martins). A apresentação também contará com a participação de Dani Black, tocando violão, guitarra e fazendo vocais.


BIBLIOTECA

Dias 17 e 19 – Terça e Quinta-Feira – às 10h

Fotografia com Caixinha de Fósforo com Luciana Castilho e Maurício Silva Você sabia que é possível construir uma câmera fotográfica utilizando caixa de fósforos? Nesta oficina os participantes poderão construir sua própria câmera pinhole e capturar imagens. *Inscrições na biblioteca – 10 vagas


Dia 17 – Terça-Feira – às 14h30

Hora do Doc com Indy Naíse e Alexsandra Egito Nessa atividade teremos uma exibição de um interessante documentário e em seguida uma roda de bate-papo descontraída para trocarmos informações com nossos colegas.


BIBLIOTECA

Dia 21 – Sábado – às 14h

O Mundo no Black Power de Tayó com Kiusam de Oliveira História de uma menina negra que tem orgulho do seu cabelo crespo com penteado blackpower, enfeitando-o das mais diversas formas. A autora apresenta uma personagem cheia de autoestima, capaz de enfrentar as agressões dos colegas de classe, que dizem que seu cabelo é “ruim”. Mas como pode ser ruim um cabelo “fofo, lindo e cheiroso”? O enorme cabelo crespo de Tayó vira metáfora para a riqueza cultural de um povo e da imaginação de uma menina saudável.


FÁBRICA ABERTA

Dia 21 – Sábado – às 15h – Teatro

Projeto RAPensando Idealizado pelos rappers B Valente e Cocão, do Grupo Versão Popular, o evento envolve a cultura hip hop em geral, com DJs, MC’s, grafiteiros, dança, e exibição de documentários. A Fábrica convida a todos aspirantes ao mundo do rap a deixarem sua marca e cantar suas ideias.


BIBLIOTECA

Dia 22 – Domingo – às 14h

É Muita Energia com Mad Science As crianças irão explorar o universo da energia do movimento e como ela pode ser conservada. Elas irão vibrar com saltos, giros, balanços, brinquedos que nadam, e uma série de engenhocas que se movem usando a energia potencial e cinética. Uma vivência diferente, ao estilo Mad Science, que fará as crianças ficarem ligadas nas forças que estão cercando nosso cotidiano. *Inscrições na biblioteca – 30 vagas


FÁBRICA ABERTA

Dia 22 – Domingo – às 15h – Multiuso

Espetáculo Infanto-Juvenil “Água” com Clã – Estúdio das Artes Cômicas Seis palhaços em cena à procura da água que sumiu se divertem e exploram seus tipos e usos ao longo de uma fantástica jornada. A questão da água serve como um fio condutor, tratando o tema não de forma enfadonha e moralista, mas como um elemento que percorre toda a fábula.


BIBLIOTECA

Dia 25 – Quarta-Feira – às 10h

Hora do Conto com Lescia Jatobá e Alexsandra Egito Venha se divertir com fantásticas histórias da literatura, viajar pelos encantos dos contos de fadas e das fábulas, se emocionar e dar boas risadas com contos e crônicas que retratam o nosso cotidiano.


Dias 26 e 27 – Quinta e Sexta-Feira – às 10h

Oficina Básica de Histórias em Quadrinhos com Jozz A oficina inicia trazendo um pouco do histórico dos quadrinhos e sua diversidade. Passaremos para o funcionamento da linguagem (função dos quadros, virada de páginas, ritmo de leitura em contraponto ao tempo narrativo), com exemplos e exercícios. Depois, os participantes experimentam novas formas e traços para representar emoções e sensações, aplicando estas descobertas em personagens e cenários. A atividade se encerra com ações de recorte de jornais ou letras de música, para criar uma nova narrativa em quadrinhos, tudo partindo de um conto.


FÁBRICA ABERTA

Dia 26 – Quinta-Feira – às 19h – Espaço Aberto

Quintal do Samba Roda de samba de tradição composta por vários músicos da região Sul. Comandado pelo grupo Frente e Verso, o projeto tem se tornado referência entre os colégios locais, criando uma identidade didática. Um espaço para as comunidades de samba da região.


Dia 28 – Sábado – às 17h – Teatro

Shows Popstars Acid Killers e Xtreme blues Dog A apresentação contará com o mono banda Xtreme blues Dog, que tocando gaita, guitarra, bateria e cantando, tudo ao mesmo tempo, mostra sua leitura suja do blues. Também subirá ao palco a banda Popstars Acid Killers, que mistura influências de rock n’ roll, garage, punk, blues e stoner, em músicas próprias com letras em inglês.


FÁBRICA ABERTA

Dia 29 – Domingo – às 16h – Teatro

A Sopa de Pedra com grupo Luz e Ribalta Dois companheiros de aventura, Magnólio e Benzedrino, chegam cansados e famintos na casa da Velha Avarenta e usando de muita esperteza tiram dela todos os ingredientes para prepararem uma deliciosa sopa de pedra.


Terminal João Dias

Est. de Itapecirica

Rua Aristodemo Gazzotti

Rua Luciano Silva

Rua João Fernandes Camisa Nova Júnior


Serviços de atendimento Fábrica de Cultura Recepção – De terça a domingo Biblioteca – De terça a domingo Cursos – De terça à sexta para jovens aprendizes matriculados ou atividades previamente divulgadas

Terminal João Dias – 6803 Jardim Capelinha/ 31 Terminal Capelinha/ Capão Redondo-Via Cemitério são Luís Terminal Capelinha – 31 Terminal João Diaz-Fundação Julita Metro Lilás | Estação Capão Redondo – Desce na Estação Giovanni Gronchi dentro do Terminal João Dias Rua antônio Ramos Rosa

Fábrica de Cultura Jd. São Luís

Horário de funcionamento da Fábrica de Cultura Terça a Sexta, das 09h às 17h. Sábado e Domingo: consulte nossa programação.


Criação: Angela Kina Diagramação: André Zampieri

Fábrica de Cultura Jardim São Luís Av. Antonio Ramos Rosa, 651 – Tel: 5510-5530 www.fabricasdecultura.org.br

Realização:

Livreto FC Jardim São Luís - Setembro 2013 web  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you