Issuu on Google+

Governo do Estado de São Paulo | Secretaria da Cultura

AGOSTO 2013

Jardim São Luís Programação Gratuita


terça quarta quinta sexta sábado domingo

1 2 3 4

Biblioespanhol com Alexsandra Egito, às 14h30

Bibliomusica entre Aquarelas com Alexsandra Egito e Indy Naíse, às 14h30

Homem Palco em Contos D´Água com Cia da Tribo, às 16h

Cine Debate com Indy Naíse, Alice Sousa e Patricia Espinosa, às 14h | Pontos MIS às 16h

6 7 8 9 10 11

Roda de Poesia com Indy Naíse, às 14h30

Bibliomusica entre Aquarelas com Alexsandra Egito e Indy Naíse, às 14h30

Biblioespanhol com Alexsandra Egito, às 14h30

Viajando com a Mala Treco com Cia Malas Portam, às 14h “Fininho & Magrelo no Mundo dos Sonhos” musical, circense infantil, às 16h | 5° Sarau Lítero Dramático e Musical da Fábrica de Cultura Jd. São Luís, às 18h Cine Debate com Indy Naíse, Alice Sousa e Patricia Espinosa, às 14h


13 14 15 16 17 18

Encontro com autor Pedro Bandeira, às 14h30

Animação em mãos Flipbook com Alice Sousa, às 10h

Biblioespanhol com Alexsandra Egito, às 14h30

“O que é, o que é?” Stencil com Indy Naíse e Alexsandra Egito, às 14h30

Bandas Filosofia Reggae e Veja Luz, às 16h

Cine Debate com Indy Naíse, Alice Sousa e Patricia Espinosa, às 14h Projeto Dança Brasil com Rekriarte, às 16h

20 21 22 23 24 25

Oficinas: Marcadores de Página com Patrícia Espinosa, às 10h30 “Fazendo histórias” com Maria Amália Camargo, às 14h30 Animação em mãos – Flipbook com Alice Sousa, às 10h | “O que é, o que é?” – Stop Motion com Indy Naíse e Alexsandra Egito, às 14h30 Biblioespanhol com Alexsandra Egito, às 10h30 A palavra, o desenho com Hélio Vinci, às 14h30

A hora do Conto com Alexsandra Egito e Lescia Jatobá, às 14h30 | Show Blues na Fábrica às 19h

Apresentação “RAPensando” HIP HOP e BREAK, às 15h

Cine Debate com Indy Naíse, Alice Sousa e Patricia Espinosa, às 14h | Garagem na Fábrica com bandas Cruella e Além da Ponte, às 16h

27 28 29 30 31

Ensaios Ignorantes Para Crianças impossíveis com “Nós três Teatro e Palavra”, às 14h30 Bibliomusica entre Aquarelas com Alexsandra Egito e Indy Naíse, às 14h30 | ESTÉTICAS DAS PERIFERIAS - ZAP, às 15h Biblioespanhol com Alexsandra Egito, às 14h30 | ESTÉTICAS DAS PERIFERIAS - Quintal Do Samba, às 19h Bibliocine com Indy Naíse e Alexsandra Egito, às 9h30 e 14h30 | ESTÉTICAS DAS PERIFERIAS - Soul África, às 16h | Oficina PONTOS MIS, às 9h ESTÉTICAS DAS PERIFERIAS - Pingo, às 18h30 e Pagode da 27, às 20h

AGOSTO 2013


As Fábricas de Cultura oferecem oportunidade de acesso democrático ao conhecimento e ao poder transformador da cultura por meio da realização de atividades nas mais diversas modalidades das artes . Valorizam a identidade individual e coletiva das manifestações criativas e da produção cultural na região em que atuam para desenvolver o potencial de cada indivíduo e da comunidade. Funcionamento Terça a sexta das 09h às 17h. Sábado e Domingo: consulte nossa programação.


As bibliotecas das Fábricas de Cultura são preparadas para atender pessoas com baixa visão, deficiência visual e física. Dispõem de equipamentos de acessibilidade, como leitores autônomos, folheadores, ampliadores, impressoras braile, etc., e funcionários capacitados para orientação do público. Possibilitando assim, aos frequentadores com necessidades especiais, o acesso ao dispositivo cultural e serviço de informação.


Novas Trilhas de Produção e Ateliês de Criação Inscrições abertas! A Fábrica de Cultura ampliou sua oferta de atividades. Novos, Ateliês de Criação e Trilhas de Produção. Para inscrições e maiores informações procure a recepção da Fábrica. Confira a programação completa na recepção e inscreva-se!


BIBLIOTECA

De 01 a 29 – Quintas-feiras – às 14h30 *exceto dia 22 - às 10h30

Biblioespanhol com Alexsandra Egito Que tal aprender língua e cultura espanhola de uma forma dinâmica, através de músicas, filmes, jogos e literatura? Aprendendo espanhol, podemos nos comunicar com 10% da população mundial. Não é um motivo suficiente para começar a estudar? Venha conhecer uma das línguas mais faladas no mundo de uma maneira muito divertida para você nunca mais esquecer.


Dias 02, 07 e 28 – Quartas e Sexta-feira – às 14h30

Bibliomusica entre Aquarelas com Alexsandra Egito e Indy Naíse Baseadas nas obras de David Moreno, convidamos todos para participar ao som de todos os tipos de música, da nossa atividade que expressará em forma de desenhos, como seria o som se fosse visto aos olhos. Este será um bibliomusica especial, pois aprenderemos a utilizar as técnicas da aquarela para reproduzir nossos sentimentos.


FÁBRICA ABERTA

Dia 03 – Sábado – às 16h – Multiuso

Espetáculo Teatral “Homem Palco” com Cia. Da Tribo Através da linguagem gestual, vamos realizar um espetáculo de mímica para adivinhar os títulos dos livros da biblioteca e conhecer mais sobre suas histórias e seus autores. Aprenderemos dando muitas risadas, venha participar!


BIBLIOTECA

Dias 04, 11, 18 e 25 – Domingos – às 14h

Cine Debate com Indy Naíse, Alice Sousa e Patricia Espinosa Exibição de filmes acompanhada de pipoca que abordam questões sociais. Depois da exibição haverá um debate sobre o assunto abordado, onde o propósito é informar e trocar conhecimento sobre as situações atuais que o país e o mundo vivem. Consultar classificação do filme no dia da exibição.


FÁBRICA ABERTA

Dia 04 – Domingo – às 16h – Multiuso

Pontos MIS – Exibição de filmes O projeto Pontos MIS chega às Fábricas de Cultura com exibições variadas de produções nacionais e internacionais. Este mês serão exibidos um curtametragem e um longa nacional:

“Naiá e a Lua” (2010, direção de Leandro Tadashi, 13 min.) A Jovem índia Naiá se apaixona pela lua ao ouvir da anciã de sua aldeia a história do surgimento das estrelas no céu.

“Os Trapalhões na Guerra dos Planetas” (1978, direção de Adriano Stuart, 89 min.) O príncipe espacial Flick pede a ajuda dos Trapalhões para libertar o planeta onde vive do domínio do malvado Zuco.


BIBLIOTECA

Dia 06 – Terça-feira – às 14h30

Roda de Poesia com Indy Naíse Venha participar de uma divertida atividade com poesias criadas ou escolhidas pelo público frequentador da biblioteca. Nesse encontro, poesias surgirão de uma caixa customizada pelo próprio público e a partir daí, recitaremos e compartilharemos as obras criadas. Dê asas à sua imaginação, crie e sinta que a poesia pode fazer partedo dia a dia.


BIBLIOTECA

Dia 09 - Sexta-feira – às 14h

Viajando com a Mala Treco com Cia Malas Portam Três viajantes chegam com suas bagagens a uma estação lúdica e encontram o público reunido. Um dos viajantes começa a retirar da sua mala as histórias ouvidas e vividas em sua longa viagem.


FÁBRICA ABERTA

Dia 10 – Sábado – às 16h – Teatro

Show Infantil com Palhaços Fininho e Magrelo Espetáculo musical com os palhaços que em um passe de mágica vão parar no sonho de uma garotinha que queria ser uma grande artista. Pouco a pouco, ela aprende números que farão com que ela realize seu grande desejo.


FÁBRICA ABERTA

Dia 10 – Sábado – às 18h – Multiuso

5º Sarau Lítero Dramático e Musical O 5° Sarau Lítero Dramático e Musical da Fábrica de Cultura Jardim São Luís acontece mensalmente com a participação de arte-educadores, artistas locais e quem mais se interessar. O evento é direcionado para pessoas de todas as idades, com a participação de atores, poetas, contadores e músicos. Venha desfrutar de momentos agradáveis em ambiente descontraído com coordenação de Guilherme Bonfim.


BIBLIOTECA Dia 13 - Terça-feira – 14h30

Encontro com autor Pedro Bandeira Escritor de muitos gêneros: narrativas longas e curtas, poesia, teatro, tradução e adaptação. Uma produção de quase cem títulos. Aproximadamente vinte e dois milhões de livros vendidos, vários prêmios literários. Pedro Bandeira é múltiplo. Como explicar esse enorme sucesso? Qual a receita desse fascínio que o criador dos Karas, de Telmah, da Ritinha e de tantas outras personagens desperta em seus leitores?


BIBLIOTECA

Dia 14 e 21 – Quarta-feira – às 10h

Animação em mãos – Flipbook Com Alice Sousa Você gosta de animações? Então você vai adorar poder criar o seu próprio flip book ou livro filme com histórias que serão ilustradas através de imagens divertidas e criativas, onde o autor é você!


Dia 16 – Sexta-feira – às 14h30

“O que é, o que é?” - Stencil Com Indy Naíse e Alexsandra Egito De uma maneira divertida e dinâmica mostraremos o estilo, a origem, técnicas artísticas e os principais representantes do Stencil.


FÁBRICA ABERTA

Dia 17 – Sábado – às 16h – Teatro

Show “Reggae a vida com amor” com bandas Filosofia Reggae Original e Veja Luz Com o intuito do fortalecimento da cultura de paz na região Sul, o projeto “Reggae a Vida com Amor” apresenta o show das bandas Filosofia Reggae Original e Veja Luz.


Dia 18 – Domingo – às 16h – Teatro

Dança Brasil com grupo Rekriarte O projeto Dança Brasil visa ensinar e demonstrar alguns ritmos brasileiros por meio de uma aula rápida e dinâmica. O intuito é se divertir, descontrair e se entregar aos movimentos aprendendo mais sobre a arte do nosso país.


BIBLIOTECA

Dia 20 – Terça-feira – às 10h30

Oficina de Marcadores de Página com Patrícia Espinosa Através de uma oficina prática, produziremos e personalizaremos nossos próprios marcadores de página utilizando diferentes técnicas e materiais. Venha participar dessa tarde criativa e divertida.


Dia 20 - Terça-feira – 14h30

Oficina “Fazendo Histórias” com a escritora Maria Amália Camargo Escrever uma história é como preparar um bolo. Basta juntar os ingredientes, mexer, mexer, colocar no forno e esperar pra ver no que vai dar. Mas, e quando os ingredientes estão na nossa cabeça, como fazer para torná-los reais e misturá-los? A oficina “Fazendo Histórias” vai fazer brotar personagens, cenários, frases, palavras e muitas outras ideias que você nem imaginava que existiam dentro da sua cabeça. Venha aprender e testar essa receita!


BIBLIOTECA

Dia 21 – Quarta-Feira - às 14h30

“O que é, o que é?” – Stop Motion com Indy Naíse e Alexsandra Egito De uma maneira divertida e dinâmica mostraremos o estilo, a origem, técnicas artísticas e os principais representantes do Stop Motion.


Dia 22 – Quinta-Feira – às 14h30

A palavra, o desenho: uma escultura com Hélio Vinci Por meio de uma palavra sugerida pelo orientador, os participantes irão criar uma serie de desenhos que, posteriormente, serão fixados em uma estrutura [escultura] construída pelos participantes.


BIBLIOTECA

Dia 23 – Sexta-feira – às 14h30

A hora do Conto com Alexsandra Egito e Lescia Jatobá Venha se divertir com fantásticas histórias da literatura, viajar pelos encantos dos contos de fadas e das fábulas e se emocionar e dar boas risadas com contos e crônicas que retratam o nosso cotidiano.


FÁBRICA ABERTA

Dia 23 – Sexta – às 19h – Teatro

Blues na Fábrica com David Blues Band Com repertório que vai de blues gospel a cover de BB King, a David Blues Band apresenta uma das formas mais importantes e influentes em toda a sonoridade da música atual e moderna. O show faz parte do projeto Blues na Fábrica.


FÁBRICA ABERTA

Dia 24 – Sábado – às 15h – Teatro

Projeto RAPensando Nessa sexta edição, o projeto abre o espaço da Fábrica para os novos MC’s, B Boys e Rappers da Zona Sul e além das atrações convidadas pelo grupo Versão Popular, o microfone é aberto para quem quiser expor seu trabalho.


Dia 25 – Domingo – às 16h - Teatro

Garagem na Fábrica com bandas Cruella e Além da Ponte Mostrando a musicalidade das ‘garagens’ do Jardim São Luís, o projeto apresenta Cruella e Além da Ponte, duas bandas iniciantes de pop rock para trocarem informações e repertórios em um dia feito para criações musicais.


BIBLIOTECA

Dia 27 - Terça-feira – às 14h30

Ensaios Ignorantes Para Crianças Impossíveis com “Nós três Teatro e Palavra” O projeto Ensaios Ignorantes para Crianças Impossíveis é um ensaio-leitura-encenação, com os oito contos do livro Contos para crianças impossíveis, de Jacques Prévert. Cada apresentação compreende uma leitura completa do livro e ações teatrais que se alternam entre cenas, jogos e digressões, com a participação do público.


FÁBRICA ABERTA

Dias 28 a 31 – Quarta a Sábado

Estéticas das Periferias Arte e Cultura nas Bordas da Metrópole Com quatro dias de programação, a terceira edição do evento terá o processo criativo como foco de discussões organizadas a partir de quatro eixos: Direito à Cidade; Culturas Negras; Cultura de Paz e Produção e Difusão da Cultura de Periferia. Dia 28: ZAP – Slam Poético, às 16h Dia 29: Quintal do Samba, às 16h Dia 30: Soul África, às 16h Dia 31: Pingo, às 18h30 e Pagode da 27, às 20h


FÁBRICA ABERTA

Dia 30 – Sexta-Feira – às 9h - Multiuso

Oficina Pontos MIS Introdução à Fotografia Digital com Marcelo Andrade A oficina tem como objetivo apresentar conceitos básicos de linguagem e composição fotográfica e conceitos técnicos que permitam que o participante possa fotografar e aplicar efeitos de acordo com seus desejos e necessidades. Faixa etária: 12 anos 20 vagas


BIBLIOTECA

Dia 30 – Sexta-feira – às 9h30 e 14h30

Bibliocine com Indy Naíse e Alexsandra Egito Tarde divertida com exibição de filmes acompanhada de pipoca. Depois da exibição, uma gostosa conversa sobre os filmes apresentados comandada por Indy Naíse e Alexsandra Egito.


Terminal João Dias

Est. de Itapecirica

Rua Aristodemo Gazzotti

Rua Luciano Silva

Rua João Fernandes Camisa Nova Júnior


Serviços de atendimento Fábrica de Cultura Recepção – De terça a domingo Biblioteca – De terça a domingo Cursos – De terça à sexta para jovens aprendizes matriculados ou atividades previamente divulgadas

Terminal João Dias – 6803 Jardim Capelinha/ 31 Terminal Capelinha/ Capão Redondo-Via Cemitério são Luís Terminal Capelinha – 31 Terminal João Diaz-Fundação Julita Metro Lilás | Estação Capão Redondo – Desce na Estação Giovanni Gronchi dentro do Terminal João Dias Rua antônio Ramos Rosa

Fábrica de Cultura Jd. São Luís

Horário de funcionamento da Fábrica de Cultura Terça a Sexta, das 09h às 17h. Sábado e Domingo: consulte nossa programação.


Criação: Angela Kina Diagramação: André Zampieri

Fábrica de Cultura Jardim São Luís Av. Antonio Ramos Rosa, 651 – Tel: 5510-5530 www.fabricasdecultura.org.br

Realização:


Livreto jsl fabricas agosto 2013 web