Issuu on Google+

Governo do Estado de São Paulo | Secretaria da Cultura

JULHO 2013

Jardim São Luís Programação Gratuita


terça quarta quinta sexta sábado domingo

3 4 5 6 7

Bibliocine com Alexsandra Egito, Alice Sousa e Patrícia Garcia, às 9h30

Poesia Ilustrada com Alexsandra Egito, às 10h

10 11

Bibliocine com Alexsandra Egito, Alice Sousa e Patrícia Garcia, às 9h30

Hora do Conto com Alexsandra Egito e Lescia Jatobá, às 9h30

Qual é o título? com Alexsandra Egito, às 9h30

Roda de Poesia com Indy Naíse, às 14h | Sessão “Cinema com Pipoca” na Fábrica, às 15h

Cine Debate com Indy Naíse, às 13h30

13 14

Roda de Leitura com Alice Sousa e Patrícia Garcia, às 13h 4° Sarau Lítero Dramático e Musical da Fábrica de Cultura Jd. São Luís, às 18h

Cine Debate com Indy Naíse, às 13h30


16 17 18 19 20 21

Bibliomusica com Alexsandra Egito, às 9h30

Bibliocine com Alexsandra Egito, Alice Sousa e Patrícia Garcia, às 9h30 Recortes e Colagens Criando Obras de artes com Alexsandra Egito e Alice Sousa, às 9h30 Palavra Portuguesa com Nilcéia Vicente e Felipe Gomes, às 14h Qual é o título? com Alexsandra Egito, às 9h30 Exibição de filmes – Pontos MIS, às 13h30 | História e Criação de Bonecas com Lúcia Makena, às 14h | Espetáculo teatral “Travessuras de palhaços” com a Cia. Anjos Voadores, às 16h Cine Debate com Indy Naíse, às 13h30

23 24 25 26 27 28

JULHO 2013

Bibliomusica com Alexsandra Egito, às 9h30

Bibliocine com Alexsandra Egito, Alice Sousa e Patrícia Garcia, às 9h30

31

Bibliocine com Alexsandra Egito, Alice Sousa e Patrícia Garcia, às 9h30 | A Dor e a Delícia de Ser Jovem com Andrea Dias, às 14h

Hora do Conto com Alexsandra Egito e Lescia Jatobá, às 9h30

Autor por um dia com Alexsandra Egito, às 9h30

Roda de Leitura com Alice Sousa e Patrícia Garcia, às 13h Apresentação “RAPensando” HIP HOP e BREAK, às 15h Apresentação do show de Rap de Jairo Periafricania, às 17h30 Bibliocine com Alexsandra Egito, Alice Sousa e Patrícia Garcia, às 13h30

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE FÉRIAS Oficinas de Férias Durante todo o mês de julho, de terça a sexta das 14h às 17h


As Fábricas de Cultura oferecem oportunidade de acesso democrático ao conhecimento e ao poder transformador da cultura por meio da realização de atividades nas mais diversas modalidades das artes . Valorizam a identidade individual e coletiva das manifestações criativas e da produção cultural na região em que atuam para desenvolver o potencial de cada indivíduo e da comunidade. Funcionamento Terça a sexta das 09h às 17h. Sábado e Domingo: consulte nossa programação.


CURSOS E ATELIÊS

De 02 de julho a 02 de agosto - De terças às sextas – das 14h às 16h

Programação especial: OFICINAS DE FÉRIAS Neste mês a Fábrica de Cultura Jardim São Luís preparou uma programação especial: Oficinas de Férias. Teremos atividades das diversas linguagens artísticas trabalhadas nos Ateliês de Criação e Trilhas de Produção, como também Jogos e Brincadeiras, Sessão Pipoca com filmes infantis e juvenis. Oficinas com Construção de Brinquedos, Jogos Teatrais, Musicalização, Construção de Instrumentos, Vivências de Expressão do Corpo, Desenho, Colagem, Lambe-lambe, Ilustração, Histórias em Quadrinhos e muito mais, para toda comunidade. Confira a programação completa na recepção e inscreva-se!


BIBLIOTECA

Dias 03, 10, 17, 24 e 31 – Quartas-feiras – às 9h30 Dia 28 – Domingo – às 13h30

Bibliocine com Alexsandra Egito, Alice Sousa e Patrícia Garcia Encontros divertidos com exibição de filmes acompanhada de pipoca. Depois da exibição, um bate papo sobre os filmes apresentados.


Dia 04 – Quinta-feira – às 10h

Poesia Ilustrada com Alexsandra Egito Existem muitas poesias no mundo e algumas delas já foram ilustradas, e outras ainda não. Que tal passar uma tarde divertida desenhando as mais belas poesias para criarmos nosso próprio livro.


BIBLIOTECA

Dia 05 e 19 – Sextas-feiras – às 9h30

Qual é o título? com Alexsandra Egito Através da linguagem gestual, vamos realizar um espetáculo de mímica para adivinhar os títulos dos livros da biblioteca e conhecer mais sobre suas histórias e seus autores. Aprenderemos dando muitas risadas, venha participar!


Dias 06 – Sábado – às 14h

Roda de Poesia com Indy Naíse Venha participar de uma divertida atividade com poesias criadas ou escolhidas pelo público frequentador da biblioteca. Nesse encontro, poesias surgirão de uma caixa customizada pelo próprio público e a partir daí, recitaremos e compartilharemos as obras criadas. Dê asas à sua imaginação, crie e sinta que a poesia pode fazer parte do seu dia a dia.


FÁBRICA ABERTA

Dia 06 – Sábado – às 15h – Multiuso

Sessão “Cinema Com Pipoca” na Fábrica A Fábrica de Cultura de Jardim São Luís abre suas portas para o mágico e lúdico universo do Cinema. Para todas as idades e para toda a família. Venha apreciar sessões de filmes escolhidos especialmente para esta agradável tarde com pipoca.


BIBLIOTECA

Dias 07, 14 e 21 – Domingos – às 13h30

Cine Debate com Indy Naíse Exibição de filmes que abordam questões sociais. Depois da exibição haverá um debate sobre o assunto abordado, onde o propósito é informar e trocar conhecimento sobre as situações atuais que o país e o mundo vivem. Atividade voltada para jovens a partir dos 16 anos.


BIBLIOTECA

Dias 11 e 25 – Quintas-feiras – às 9h30

Hora do Conto com Alexsandra Egito e Lescia Jatobá Venha se divertir com fantásticas histórias da literatura, viajar pelos encantos dos contos de fadas e das fábulas, se emocionar e dar boas risadas com contos e crônicas que retratam o nosso cotidiano.


Dias 13 e 27 – Sábados – às 13h

Roda de Leitura com Alice Sousa e Patrícia Garcia A partir de uma roda de leitura com textos selecionados (poemas, contos, crônicas e fábulas) com temas variados, iremos produzir, de forma divertida, desenhos que sejam significativos à sensação que cada leitura despertou.


FÁBRICA ABERTA

Dia 13 – Sábado – às 18h – Multiuso

4° Sarau Lítero Dramático e Musical da Fábrica de Cultura Jd. São Luís O 4° Sarau Lítero Dramático e Musical da Fábrica de Cultura Jardim São Luís, acontece mensalmente com a participação de Arte-educadores, artistas locais e diversos interessados. O evento é direcionado para pessoas de todas as idades, com a participação de atores, poetas, contadores e músicos. Venha desfrutar de momentos agradáveis em ambiente descontraído com coordenação de Guilherme Bonfim.


BIBLIOTECA

Dias 16 e 23 – Terças-feiras – às 9h30

Bibliomusica com Alexsandra Egito Baseadas nas obras de David Moreno, convidamos todos para participar ao som de todos os tipos de música, da nossa atividade que expressaráem forma de desenhos, como seria o som se fosse visto aos olhos.


BIBLIOTECA

Dia 18 – Quinta-feira – às 9h30

Recortes e Colagens Criando Obras de artes Com Alexsandra Egito e Alice Sousa Utilizando recortes de revistas, jornais e figuras geométricas, produziremos interessantes trabalhos de artes a base de colagens e montagens. No final de nossa atividade realizaremos uma exposição na biblioteca para a apreciação de todos.


Dia 18 – Quinta-feira – às 14h

Palavra Portuguesa com Nilceia Vicente e Felipe Gomes As Naus portuguesas que desbravaram os continentes e formaram diversas colônias pelo mundo disseminando sua cultura e seus costumes foram as primeiras responsáveis pela expansão da língua Portuguesa. Hoje existe um conjunto de oito países cuja língua oficial, ou uma delas, é a língua portuguesa. O modo de enxergar a vida e de lidar com a morte, a relação com a terra, com a natureza entre outros temas estão presentes nos contos passados de geração em geração. Venha se divertir e conhecer um pouco mais sobre nossa própria história!


FÁBRICA ABERTA

Dia 20 – Sábado – às 14h – Multiuso

Pontos MIS – Exibição de filmes O projeto Pontos MIS chega às Fábricas de Cultura com exibições variadas de produções nacionais e internacionais. Este mês serão exibidos um curta-metragem e um longa:

“Ernesto no País do Futebol” (2009, direção de André Queiróz e Thaís Bologna, 14 min.) Em ano de Copa do Mundo, o que poderia ser pior para um garoto argentino do que morar no Brasil?

“Os Xeretas” (2001, direção de Michael Ruman, 90 min.) Os amigos Duda, Tato e Nick, conhecidos como Os Xeretas encontraram uma menina que faz parte do povo Aleph. Eles resolveram ajudá-la a retornar ao seu mundo e para isso vão em busca de um medalhão roubado de um museu de São Paulo.


BIBLIOTECA

Dia 20 – Sábado – às 14h

História e Criação de Bonecas com Lúcia Makena Em uma tarde divertida e criativa, a arte educadora Lúcia Makena apresentará o processo de criação das bonecas negras, junto com as histórias do povo africano. Venha conferir!


FÁBRICA ABERTA

Dia 20 – Sábado – às 16h – Espaço Teatro

Espetáculo teatral “Travessuras de palhaços” com a Cia. Anjos Voadores “Travessuras de palhaço” da Cia. Anjos Vodadores, apresenta a divertida história de três palhaços travessos: Fusca-Fusca, Abile-Abila e Pafúncia. Durante a performace, os artistas demonstram grande habilidade com a arte circense enquanto apresentam suas estipulias. Um convite às crianças e toda a família para interagir e desfrutar do maravilhoso universo do Circo.


BIBLIOTECA

Dia 26 – Sexta-feira – às 9h30

Autor por um dia com Alexsandra Egito Nosso encontro consiste na criação individual de cada participante, que terá a oportunidade de ser autor por um dia e criar o final de uma crônica muito divertida.


FÁBRICA ABERTA

Dia 27 – Sábado – das 15h às 17h20 – Espaço Teatro

Apresentação “RAPensando” HIP HOP e BREAK Na 4° edição, o Projeto RAPensando traz para o espaço da Fábrica duas novidades de presente para o público local: participação especial do Grupo “Versão Popular” e projeto “Palco Aberto”. Com o foco de atrair compositores e intérpretes da região, o palco da Fábrica convida todos os aspirantes ao mundo do Rap a virem deixar sua marca e cantar suas ideias.


Dia 27 – Sábado – às 17h30 – Espaço Teatro

Apresentação do show de Rap de Jairo Periafricania Embalando o festival RAPensando, Jairo Periafricania, canta toda a poesia do movimento do RAP. Injustiças Sociais, Morais e Raciais são discutidas através da voz do artista que, como um grito de protesto, luta e delata os problemas vividos pela periferia. Abordando um repertório da cultura, Jairo apresenta um mundo que todo jovem rapper pode viver para ser agente transformador do seu meio.


BIBLIOTECA

Dia 31 – Quarta-feira – às 14h

A Dor e a Delícia de Ser Jovem com Andrea Dias “Ser jovem nos dias de hoje é um grande desafio, principalmente quando temos de lidar com tantas decisões difíceis e também com nosso próprio amadurecimento, mas sem se perder dos sonhos e da personalidade”. Venha debater sobre as dores e delícias de ser jovem com a Dra. Andréia Costa Dias (psicóloga, graduada pela USP e doutora pela UNIFESP).


Terminal João Dias

Est. de Itapecirica

Rua Aristodemo Gazzotti

Rua Luciano Silva

Rua João Fernandes Camisa Nova Júnior


Serviços de atendimento Fábrica de Cultura Recepção – De terça a domingo Biblioteca – De terça a domingo Cursos – De terça à sexta para jovens aprendizes matriculados ou atividades previamente divulgadas

Terminal João Dias – 6803 Jardim Capelinha/ 31 Terminal Capelinha/ Capão Redondo-Via Cemitério são Luís

Terminal Capelinha – 31 Terminal João Diaz-Fundação Julita Metro Lilás | Estação Capão Redondo – Desce na Estação Giovanni Gronchi dentro do Terminal João Dias

Rua antônio Ramos Rosa

Fábrica de Cultura Jd. São Luís

Horário de funcionamento da Fábrica de Cultura Terça a Sexta das 09h às 17h. Sábado e Domingo: consulte nossa programação.


Criação: Angela Kina Diagramação: André Zampieri

Fábrica de Cultura Jardim São Luís Av. Antonio Ramos Rosa, 651 – Tel: 5510-5530 www.fabricasdecultura.org.br

Parceria:

Realização:


Livreto Jardim São Luís - Julho 2013