Issuu on Google+

Governo do Estado de S達o Paulo | Secretaria da Cultura

Cap達o Redondo

JULHO 2013

Programa巽達o Gratuita


terça quarta

2 3

Clube do Livro com Josué Sales

30 Minutos de Arte com Tatiane Andrade, às 13h30

quinta sexta sábado domingo

11 12 13 14

Oficina de Scrapbook com Denise Barros, às 14h30 | Apresentação teatral com Grupo Pombas Urbanas, às 16h

5 6 7

Bibliocine com Josué Sales e Suzana Araujo, às 14h30

Jogando e Brincando com Caça Palavras com Denise Barros, Karla Ribeiro, Suzana Araujo e Tatiane Andrade, às 14h | Sessão “Cinema com Pipoca” na Fábrica, às 15h

Batalha de MC’s do Capão às 16h

Clube da Poesia com Tatiane Andrade, às 10h30 | Palavra Portuguesa com Nilceia Vicente e Felipe Gomes, às 14h Apresentação teatral com Grupo Pombas Urbanas, às 16h História e Criação de Bonecas com Lúcia Makena, às 14h Apresentação teatral com Grupo Pombas Urbanas, às 16h

Samba Rock Cultural – Oficina de Samba Rock com Leonardo Cordeiro, às 14h


16 17

30 Minutos de Arte com Tatiane Andrade, às 13h30

23

JULHO 2013

Oficina de Caixinhas Decoradas com Camila Aparecida e Denise Barros, às 14h30

Construção de Jogos de Tabuleiro com Camila Aparecida e Tatiane Andrade, às 10h30 | A Dor e a Delícia de Ser Jovem com Andréia Dias, às 14h

31 25 26 27

Memórias da Pele com Karla Ribeiro, às 10h30

Campeonato de Jogos de Tabuleiro com Camila Aparecida e Tatiane Andrade, às 10h30

19 20 21

Construção de Pipas com Denise Barros, às 14h30 Jogando e Brincando com Palavras Cruzadas com Denise Barros, Suzana Araújo, Karla Ribeiro e Tatiane Andrade, às 14h | Exibição dos filmes “Antes do Galo Cantar” e “No Paraíso das Solteironas” - Pontos MIS, às 16h

Batalha de MC’s do Capão, às 16h

Bibliocine com Josué Sales e Suzana Araujo, às 10h30

Jogando e Brincando com Caça Palavras com Denise Barros e Suzana Araujo, às 14h | Shows COOPERMUSP, das 16h às 19h

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE FÉRIAS Durante todo o mês de julho, de terça a sexta das 14h às 17h

Capão Poético Diariamente durante todo o mês de julho com equipe da Biblioteca


As Fábricas de Cultura oferecem oportunidade de acesso democrático ao conhecimento e ao poder transformador da cultura por meio da realização de atividades nas mais diversas modalidades das artes . Valorizam a identidade individual e coletiva das manifestações criativas e da produção cultural na região em que atuam para desenvolver o potencial de cada indivíduo e da comunidade. Funcionamento Terça a Sexta das 09h às 17h. Sábado e Domingo: consulte nossa programação.


CURSOS E ATELIES

De 02 de julho a 02 de agosto – De terças às sextas-feiras – das 14h às 17h

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE FÉRIAS A Fábrica de Cultura Capão Redondo preparou uma programação especial de férias, com atividades nas diversas linguagens artísticas - dança, percussão, teatro, multimeios, violão, capoeira, música vocal, escrita criativa, circo - o que inclui jogos, brincadeiras e filmes infantis e juvenis. Sua participação é muito importante. Sabe por quê? Porque juntos podemos fazer das férias um monte de criação, convivência e lazer, fazendo brinquedos, faz-de-conta, música, danças, desenhos. Acompanhem também a programação para todas as idades e para a família, no Fábrica Aberta aos finais de semana. E, as atividades especiais preparadas na Biblioteca. Confiram a programação completa na recepção! Venha fazer suas férias conosco!


BIBLIOTECA Diariamente durante todo o mês de julho

Capão Poético com equipe da Biblioteca “Tinha uma caixa na entrada da biblioteca, na entrada da biblioteca tinha uma caixa.” Durante todo o mês de junho teremos a Correspondência Poética. Quem visitar a biblioteca poderá retirar, em uma caixa na entrada, trechos de livros presentes no acervo, poesias, hai-kais e conselhos diversos escritos pela equipe da biblioteca e por toda a Fábrica. E se quiser, também poderá deixar o seu recado.


Dia 02 – Terça-Feira, às 14h30

Clube do livro com Josué Sales Está lendo aquele livro e não se agüenta e quer comentar sobre ele? Quer saber quem mais está lendo o mesmo que você? Então venha a Biblioteca da Fábrica participar do nosso Clube do Livro.


BIBLIOTECA

Dia 03 – Quarta-feira Dia 16 – Terça-feira – às 13h30

30 Minutos de Arte com Tatiane Andrade Depois do almoço que tal dar uma passada na biblioteca para conhecer mais sobre arte. Iremos apresentar a partir do material educativo da Bienal, uma roda de conversa bem divertida.


Dia 05 – Sexta-feira – às 14h30 Dia 26 – Sexta-feira – às 10h30

Bibliocine com Josué Sales e Suzana Araujo Encontros divertidos com exibição de filmes acompanhada de pipoca. Depois da exibição, um bate-papo sobre os filmes apresentados.


BIBLIOTECA

Dias 06 e 27 – Sábados – às 14h

Jogando e Brincando com Caça Palavras com Denise Barros, Karla Ribeiro, Suzana Araujo e Tatiane Andrade A brincadeira é fácil. É só encontrar as palavras escondidas num emaranhado de letras! Dizem que em alguns pode-se até encontrar uma mensagem secreta. Ficou interessado? Então que tal uma tarde brincando de Caça Palavras na Biblioteca?


FÁBRICA ABERTA

Dia 06 – Sábado – às 15h – Multiuso

Sessão “Cinema com Pipoca” na Fábrica O cinema revolucionou o universo cultural, através da capacidade de “falar” e estimular os mais diversos grupos de pessoas. A Fábrica de Cultura do Capão Redondo, abre suas portas para este mágico e lúdico universo, para todas as idades e para toda a família. Venha apreciar sessões de filmes escolhidos especialmente para esta agradável tarde com pipoca.


FÁBRICA ABERTA

Dia 07 – Domingo às 16h - Arena e Multiuso

Batalha de MC’s do Capão Neste penúltimo encontro, a batalha de MCs do Capão Redondo, conta novamente com rappers de peso da região como, Fino Do Rap e MCs convidados. A Batalha, que vem acontecendo aos domingos, proporciona a cada Mc, 45 segundos por rodada, sempre com diferentes temas que fortalecem a cultura e a troca de idéias na periferia. Ao final de cada batalha ocorrerá um pocket show de 30 minutos com artistas do cenário hip-hop atual.


Dias 11, 12 e 13 Quinta, Sexta e Sábado às 16h – Multiuso

Apresentação teatral com Grupo Pombas Urbanas O grupo apresenta o espetáculo “Todo Mundo Tem Um Sonho”, que resgata as origens do circo-teatro no Brasil e recria o universo das antigas e populares companhias de circo mambembe.


BIBLIOTECA

Dia 11 – Quinta- feira – às 14h30

Oficina de Scrapbook com Denise Barros Scrapbooking é a arte de juntar fotos e recordações em um álbum, de maneira criativa, preservando memórias e perpetuando as histórias através da personalização de páginas e de uso de diversos materiais. No dia da oficina trazer duas fotos.


Dia 12 – Sexta-feira – às 14h

Palavra Portuguesa com Nilceia Vicente e Felipe Gomes As Naus portuguesas que desbravaram os continentes e formaram diversas colônias pelo mundo disseminando sua cultura e seus costumes foram as primeiras responsáveis pela expansão da língua Portuguesa. Hoje existe um conjunto de oito países cuja língua oficial, ou uma delas, é a língua portuguesa. O modo de enxergar a vida e de lidar com a morte, a relação com a terra, com a natureza entre outros temas estão presentes nos contos passados de geração em geração. Venha se divertir e conhecer um pouco mais sobre nossa própria história!


BIBLIOTECA

Dia 12 – Sexta-feira – às 10h30

Clube da Poesia com Tatiane Andrade

“Os poemas são como palavras suspensas no ar, com gosto do nunca e do sempre.” Venha conhecer e conversar sobre a escrita poética e se transportar para o mundo dos versos.


Dia 13 – Sábado – às 14h

História e Criação de Bonecas com Lúcia Makena Em uma tarde divertida e criativa, a arte educadora Lúcia Makena apresentará o processo de criação das bonecas negras, junto com as histórias do povo africano.


FÁBRICA ABERTA

Dia 14 – Domingo – às 14h – Multiuso

Oficina de Samba Rock com Leonardo Cordeiro O movimento Samba Rock Cultural traz à Fabrica de Cultura Capão Redondo o ultimo dia do Projeto “Ação Dançando o Samba Rock”. Nos diversos encontros desenvolvidos, o professor Leonardo Cordeiro, encerrará suas aulas com uma grande apresentação evidenciando todas as possibilidades para se dançar o samba rock. Venha participar desta aula aberta.


BIBLIOTECA

Dia 17 – Quarta-feira – às 14h

A Dor e a Delícia de Ser Jovem com Andréia Dias “Ser jovem nos dias de hoje é um grande desafio, principalmente quando temos de lidar com tantas decisões difíceis e também com nosso próprio amadurecimento, mas sem se perder dos sonhos e da personalidade”. Venha debater sobre esse tema tão intrigante com a Dra. Andréia Costa Dias (psicóloga, graduada pela USP e doutora pela UNIFESP).


BIBLIOTECA

Dia 17 – Quarta-feira – às 10h30

Construção de Jogos de Tabuleiro com Camila Aparecida e Tatiane Andrade Jogo com várias peças, dois adversários e duas cores: aprenda a construir o tabuleiro e as peças do jogo de damas. Com materiais simples é possível criar, de forma descontraída, um jogo que você irá adorar. Ainda neste mês teremos o Campeonato de Jogos de Tabuleiro, no qual você poderá competir!


Dia 19 – Sexta-feira – às 14h30

Construção de Pipas com Denise Barros Os participantes serão orientados sobre os cuidados ao soltar pipas, para que essa diversão não se torne um risco e juntos iremos criar pipas, raias, peixinhos e papagaios.


FÁBRICA ABERTA

Dia 20 – Sábado – às 16h – Multiuso

Exibição de filmes – Pontos MIS O projeto Pontos MIS chega às Fábricas de Cultura com exibições variadas de produções nacionais e internacionais. Este mês serão exibidos dois filmes, um curta-metragem e um longa nacional:

Pimenta (2010, direção de Eduardo Mattos, 13 min.) Seria uma tarde qualquer para Zeca, um garoto do interior da Bahia, se não fosse a garrafa de pimentas que seu pai ganhara de presente. Era uma garrafa linda, mas muito perigosa e ele tinha que se livrar dela.

O Contador de Histórias (2009, direção de Luiz Villaça, 100 min.) Roberto Carlos Ramos é deixado pela mãe em uma entidade assistencial. Ele é considerado irrecuperável pela diretoria da entidade mas para a pedagoga Margherit, apresenta um desafio e faz do menino seu objeto de estudo.


BIBLIOTECA

Dia 20 – Sábado – às 14h

Jogando e Brincando com Palavras Cruzadas com Denise Barros, Suzana Araújo, Karla Ribeiro e Tatiane Andrade Uma passa pela horizontal que corta a outra na vertical. E as palavras vão cruzando, revelando as respostas das charadas. Não é difícil, é só forçar a cuca. Então que tal tentar?


FÁBRICA ABERTA

Dia 21 – Domingo – às 16h – Arena

Batalha de MC’s do Capão O ultimo encontro da batalha de MCs do Capão Redondo, apresentará na grande final, um duelo dos vencedores selecionados nas etapas anteriores. Encerrando com chave de ouro, haverá um grande show para o público presente.


BIBLIOTECA

Dia 23 – Terça-feira – às 14h30

Oficina de Caixinhas Decoradas com Camila Aparecida e Denise Barros Você que possui vários itens, utensílios, papéis espalhados pela casa, vamos mostrar como organizá-los em uma caixa super colorida. Com a técnica de dobradura, produziremos um porta-trecos de variados tamanhos e estampas para guardar tudo o que você quiser. Participe!


BIBLIOTECA

Dia 25 – Quinta-Feira – às 10h30

Campeonato de Jogos de Tabuleiro com Camila Aparecida e Tatiane Andrade Para você que conhece as regras do jogo de Damas, venha nos apresentar as suas jogadas e aprender outras em uma tarde divertida de campeonatos. Para você que ainda não conhece, venha aprender qual é o objetivo deste jogo!


FÁBRICA ABERTA

Dia 27 – Sábado – das 16h às 19h – Multiuso

Shows COOPERMUSP A Cooperativa Paulista de Músicos de Periferia de São Paulo – COOPERMUSP, realizará na Fábrica de Cultura do Capão Redondo uma tarde de música com a banda AllFour, o rapper Duque R, a cantora Esther Ribeiro e o MC Taz. Esses artistas saíram de dentro da comunidade do Capão para se destacarem em toda a cidade, e mostram as qualidades que a periferia tem no âmbito musical. Dessa forma, COOPERMUSP e Fábrica de Cultura de Capão Redondo unem forças e dão a oportunidades para esses jovens da região mostrarem seus trabalhos e terem reconhecimento de seu espaço.


BIBLIOTECA

Dia 31 – Quarta-feira – às 10h30

Memórias da Pele com Karla Ribeiro Sua pele resseca depois do banho? Ela descasca depois de ficar no sol? Ela enruga depois de ficar muito tempo na água? Então venha participar de um bate papo com Karla Ribeiro sobre cuidados com a pele onde tudo isso e mais um pouco será desvendado.


ANOTAÇÕES


Terminal Capelinha 6835 - Valo Velho - Via capão redondo (Referencia - descer após a curva do “S” no Jardim São bento)

Fábrica de Cultura Capão Redondo R. Algard

R. Ivanir Fernandes

Terminal Capelinha Estr. de Itapecirica R. Antônio Maximiano da Silva

Estr. de Itapecirica Estr. de Itapecirica


Serviços de atendimento Fábrica de Cultura R. Algard

Recepção – De terça a domingo Biblioteca – De terça a domingo Cursos – De terça à sexta para jovens aprendizes matriculados ou atividades previamente divulgadas

R. Luiz de Oliveira

Horário de funcionamento da Fábrica de Cultura Terça à Sexta das 09h às 17h. Sábado e Domingo: consulte nossa programação.


Criação: Angela Kina Diagramação: André Zampieri

Fábrica de Cultura Capão Redondo Rua Algard, 82 | Tel.: 5822 5240 www.fabricasdecultura.org.br Parceria:

Realização:


Livreto Capão Redondo - Julho 2013