Page 1

Reprodução assistida em foco Um dos principais desafios de enfermeiros e conselhos de Enfermagem na atualidade, o aumento da demanda por Reprodução Assistida (RA) em todo Brasil, foi um dos destaques da programação do segundo dia do 16º CBCENF. Coordenada pela presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Silvana Santiago da Rocha, a discussão explorou os desafios técnicos e jurídicos que dizem respeito ao tema, e lançou questões de caráter político: como garantir o direito à maternidade e à paternidade aos que não podem pagar pelos tratamentos de reprodução e fertilidade?

“Precisamos lutar para garantir a inclusão da reprodução assistida entre os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou a presidente do Coren-PI, que ainda destacou a importância de a categoria “investir continuamente em especialização profissional, visto que enfermeiros brasileiros têm atuado na baixa e na alta complexidade da RA. Também participaram do debate Elda Coelho de Azevedo Bussinguer, coordenadora de Pesquisa da Faculdade de Direito de Vitória (FDV); Adelino Amaral Silva, da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida; e Yácara Ribeiro Pereira, da Clínica Gênesis, do Distrito Federal.

Palavra do presidente “O Compromisso com a Ética e a Responsabilidade Social”, tema do 16º CBCENF, nunca esteve tão de acordo com as demandas do povo brasileiro. Nos últimos meses, nossos compatriotas foram às ruas exigir ética na política, punição à corrupção e melhoria dos serviços públicos. É o despertar de uma consciência cidadã, em que o papel do povo deixa de ser apenas o de eleger os seus representantes, passando a atuar na discussão das políticas públicas e na fiscalização dos atos emanados pelo poder público. Este ano comemoramos 40 anos de Cofen reforçando o seu papel de normatizar e fiscalizar o exercício dos profissionais de Enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços. Assim, os 40 anos do Cofen e o 16º CBCENF ratificam a representação de uma classe valorosa. Fechamos um ciclo marcado por avanços políticos, administrativos e por princípios republicanos da democracia e respeito ao bem público. Seguimos em frente com o desafio de tornarmos mais digna a vida de toda categoria.


Pesquisa irá traçar perfil da Enfermagem no Brasil A pesquisadora Maria Helena Machado apresentou na tarde de ontem (dia 3) uma análise preliminar da pesquisa que ela está coordenando para definir o perfil da Enfermagem do Brasil. O estudo faz parte de um convênio entre o Conselho Federal de Enfermagem e a Fundação Osvaldo Cruz, e contou com a participação de mais de um 1,8 milhão de trabalhadores de 2.500 mu-

nicípios, entre enfermeiros, auxiliares e técnicos de Enfermagem. Apesar de os dados ainda não terem sido compilados, algumas impressões preliminares da categoria já foram constatadas. “Foi uma surpresa muito grande o baixo índice de resposta dos profissionais com mais de 60 anos e menos de 35 anos, além da baixíssima adesão em responder o questionário pela internet”, disse Maria Helena. Outro dado interessante que já foi possível levantar é o aumento de enfermeiros do sexo masculino ao longo dos anos.

Conselhos regionais reunidos Tradicionalmente realizada durante o CBCENF, a diretoria do Conselho Federal de Enfermagem prestou contas das atividades administrativas e políticas, visando ao aprimoramento do sistema. O presidente interino Oswaldo Albuquerque enfatizou sobre os trabalhos que o plenário tem feito para instrumentalizar os conselhos regionais no que diz respeito à liberação de recursos financeiros e apoio técnico. Dessa forma, os conselhos regionais poderão desenvolver com

Errata

qualidade as atividades determinadas pela lei. Outro tópico abordado foi o processo eleitoral do próximo ano, definido para acontecer em 13 de setembro de 2014. Uma nova resolução do Cofen foi apresentada, a qual autoriza a inscrição de enfermeiros técnicos e auxiliares de Enfermagem sem a exigência do diploma. A nova norma concede prazo de um ano, a partir do deferimento do pedido de inscrição, para que o profissional apresente o diploma.

Ao contrário do que foi publicado na edição anterior deste informativo, o nome correto do presidente do Coren Paraná é Luis Eugênio Miranda.

2

Estudo sobre enfermeiras negras “Mulheres negras na Enfermagem” foi tema de mesa-redonda no segundo dia do 16º CBCENF. Pesquisadores do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN) apresentaram estudos que abordam questões históricas sobre a participação da mulher negra na profissão. De acordo com a pesquisa, são poucos os registros que falam da inserção da mulher negra na Enfermagem e essa trajetória foi marcada por preconceitos e luta. “A Enfermagem no Brasil nasceu sob a égide do ‘branqueamento’. Atualmente, vemos que há uma melhoria significante quanto à participação das mulheres negras na universidade”, afirmou a enfermeira Naiane Lima de Oliveira, uma das responsáveis pelo estudo. A tarde de debates também contou com a participação das enfermeiras Cleonice Ferreira Braga, Zenilda Maria Ramos dos Santos e Zolândia Oliveira Conceição.


2º DIA

Massagem na formação do enfermeiro Com o objetivo de resgatar a importância do toque e auxiliar o profissional de Enfermagem no cuidado com o paciente, o educador físico Júlio Simão trouxe para o 16º CBCENF o curso de “Massagem Terapêutica: ferramenta para o cuidado cotidiano”. Os participantes receberam treinamento para a realização de massagem na cadeira e nas costas. “Além de poderem ser feitas nos pacientes, essas massagens podem ser aplicadas entre os enfermeiros

Prevenção do uso de drogas

Como evitar o primeiro contato com as drogas? Essa foi a pergunta que norteou o curso “Prevenção do uso do crack e outras drogas”, ministrado pelo enfermeiro mestre Marcos Antonio Gargia Vieira, integrante do Coren-MG. O especialista abordou dados sobre o consumo de drogas no país, além de apresentar o plano de ação do projeto “Craques show de bola”, que objetiva a prevenção a partir de ações educativas, culturais, esportivas e sociais.

em seu momento de descanso”, explicou Júlio. O educador também ressaltou a importância da especialização dos

profissionais que se interessarem por essa área. “Acredito que esse pode ser um grande diferencial na formação acadêmica”, concluiu.

programe-se!

Confira os destaques desta sexta-feira: 9h às 12h: Mesa-redonda “Experiências na tragédia de Santa Maria” (Auditório Pedra dos Olhos) 9h às 12h: Mesa-redonda “Diversidade Sexual” (Auditório Pedra Três Pontões) 9h às 13h: Curso “Massagem Terapêutica: ferramenta para o cuidado no cotidiano” - Turma 2 (Sala Porto do Tubarão) 10h30 às 12h: Conferência “Tráfico de crianças: uma realidade oculta” (Auditório O Frade e A Freira) 14h às 15h30: Mesa-redonda “Assédio moral e o estresse ocupacional dos profissionais de Enfermagem” (Auditório Pedra da Cebola) 14h às 17h: Mesa-redonda “Rede Cegonha: Novo modelo de atenção à mulher e à criança” (Auditório Pedra Três Pontões) 16h30 às 17h: 10º CONARENF - Encerramento 21h: Atração cultural: Chiclete com Banana

Apresentei uma pesquisa em grupo sobre o Programa Nacional de Atenção à Saúde da Criança e tenho acompanhado a programação científica do 16º CBCENF. As trocas entre estudantes, professores e cientistas têm sido muito ricas. Marcia Moroskoski, estudante da Universidade Paranaense (Paraná)

3

A programação cultural do congresso está excelente! Mas o que tem enriquecido de verdade a agitação são as pessoas que temos conhecido. Estou ansioso para o show do Chiclete com Banana! Gabriel Pezente, estudante da Faculdade Castelo Branco (Espírito Santo)


Confira os melhores momentos do CBCENF

EXPEDIENTE Conselheiros efetivos Osvaldo Albuquerque Sousa Filho (presidente interino) • Irene do Carmo Alves Ferreira (primeira secretaria interina) • Maria do Rozário de Fátima B. Sampaio (segunda secretaria interina) • Antônio Marcos Freire Gomes (primeiro tesoureiro) • Jebson Medeiros de Souza (segundo tesoureiro) • Gelson Luiz de Albuquerque • Ivete Santos Barreto • Marcia Cristina Krempel • Silvia Maria Neri Piedade Conselheiros suplentes Amaury Angelo Gonzaga • Ana Tânia Lopes Sampaio • Anselmo Jackson Rodrigues de Almeida • Dorisdaia Carvalho de Humerez • Julita Correia Feitosa • Regina Maria dos Santos • Sebastião Junior Henrique Duarte • Vencelau Jackson da Conceição Pantoja • Wilton José Patrício

10º conarenf - congresso nacional de residência em enfermagem

assesSor de comunicação substituto Sandy Andrade | Redação e edição Tríade Comunicação | jornalistaS Tânia de Almeida Moraes • Aline Alves • Bárbara Luz• Haroldo Lima | Fotos Aline Alves • Bruno de Menezes • Marcos Salles | layout e editoração Bios | impressão Ingral | tiragem 3 mil exemplares

4

16º cbcenf inf 2ºdia  

Confira na segunda edição do Jornal do 16º CBCENF os destaques do primeiro dia de congresso.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you