Page 1

EDIÇÃO 7. ANO II — ABRIL 2017

S

Fotos:Alex Pazuello/Semcom

QUALIDADE DE VIDA Manaus ganha sistema de bicicletas compartilhadas e mais 14,5 km de ciclorrotas no Centro.

01

O prefeito recebeu um prêmio simbólico pela iniciativa das mãos dos parceiros do projeto: a Samba Transportes Sustentáveis e Hapvida.

A

inda segundo Rotta, além da questão da mobilidade e do incentivo a meios não poluentes e que visam à melhoria na qualidade de vida dos cidadãos, o sistema de bicicletas compartilhadas também favorece a política de fortalecimento ao turismo. “Quanto mais boas práticas e bons projetos nós realizarmos para valorizar o Centro Histórico de Manaus, mais atrativo tornaremos essa área não somente para os manauaras, mas também para os turistas. Manaus precisa sempre despertar a curiosidade das pessoas para que conheçam o nosso potencial turístico”, reforçou o prefeito em exercício.

ucesso em diversas cidades do mundo, o sistema de bicicletas compartilhadas também chegou a Manaus. Tendo como cenário o histórico Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no centro da capital, o projeto – regionalmente batizado de Manôbike – foi lançado pelo prefeito em exercício dia Marcos Rotta, no 12/04/2017. “Esse projeto era um desejo antigo do prefeito Arthur Virgílio Neto e que agora pôde se tornar real graças a parceria com os grupos de ciclistas. Antes mesmo de lançarmos o Manôbike, iniciamos uma campanha de respeito no trânsito, principalmente aos ciclistas e aos pedestres”, destacou Rotta.

Em menos de uma semana, projeto tem quase 2 mil cadastros e média de 68 viagens por dia.

As estações da Manôbike funcionam alimentadas por energia solar.

São interligadas via sistema de comunicação sem fio.

Junto com o sistema, a capital ganhou, ainda, uma ciclorrota de 14,5 quilômetros de extensão.


02

EDIÇÃO 7. ANO II

ABRIL 2017

IMPLURB REGISTRA AUMENTO DE 180% EM DEMOLIÇÕES DE OBSTRUÇÕES EM CALÇADAS PÚBLICAS

N

os primeiros 75 dias do ano, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) registrou um aumento de 180% no número de demolições de obstruções em logradouro público, comparado ao mesmo período de 2016. O aumento se deve a intensificação de ações de ordenamento urbano em conjuntos residenciais e ao trabalho de orientação ao cidadão de como manter as calçadas públicas acessíveis. “O Implurb está diariamente nas ruas, atuanObstruções em calçadas públicas. do na fiscalização das calçadas, atendendo denúncias ecasos que atentem contra o direito de ir e vir com segurança” disse Ao todo, foram demolidas 40 edificações, a maioria Guenka, diretor presidente do Implurb. de alvenaria, incluindo alguns barracos e estruturas só com telhados que ocupavam integralmente o passeio Ele destaca que a Prefeitura de Manaus público de forma irregular. estabelece o diálogo como principal forma Alguns funcionavam como parte de uma feira irregular e, de solução dos problemas, mas que os durante a ação, foram desligadas ligações clandestinas abusos têm que ser coibidos sob pena de a de água e energia elétrica encontrados no local. população ficar à mercê de riscos e ilegaliO trabalho de ordenamento urbano é uma constante dades. Guenka explica ainda que o Implurb na prefeitura e integra secretarias para oferecer melhotrabalha a conscientização dos cidadãos rias à população, conforme orientação da gestão do para melhorar os passeios evitando prefeito Arthur Neto e do prefeito em exercício, Marcos invasões de espaços e deixando-os livres de Rotta. obstáculos. A operação ocorreu a pedido do Implurb, que recebeu a demanda via denúncia, e os proprietários foram notificaPREFEITURA dos a realizar a desocupação do passeio e a demolição voluntária, o que não ocorreu até a ação. RETIRA FEIRA O trabalho foi coordenado pela Secretaria do Grupo de IRREGULAR NO Gestão Integrada do Município (SGGIM), com a participação da Casa Militar, Subsecretaria de Mercados e SÃO JOSÉ 3 Feiras (Subsempab) e Secretarias de Infraestrutura (Seminf) e Limpeza Pública (Semulsp), Guarda Municima área de mais de 300 metros pal, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do lineares foi devolvida à população Trânsito (Manaustrans), Polícia Militar, Manaus Ambienna rua São Luiz de Gonzaga, São tal e Eletrobras, além do Implurb. José 3, zona Leste, após op e Contando com a ação desta quarta-feira, já foram realiração de demolição administrativa realizada zadas 17 demolições administrativas, sendo 11 com nesta quarta-feira, 12/4, pela Prefeitura de pedidos do Implurb, uma do Grupo de Operações InteManaus e diversas secretarias. gradas com secretarias do Munícipio e do Estado (GIPIAP) e cinco do SGGIM.

A


03

EDIÇÃO 7. ANO II

ABRIL 2017

COMPLEXO DA PONTA NEGRA GANHA REFORÇO NA SEGURANÇA

O

s frequentadores do Complexo Turístico da Ponta Negra ganharam reforço na segurança ao longo de toda extensão do balneário. Além da Guarda Civil Metropolitana, que já atua com efetivo na área, a Polícia Militar vai intensificar as rondas e a permanência ao longo do parque, dando mais tranquilidade a quem usa e trabalha no local. As áreas que receberão melhoria na abordagem policial foram definidas em visita realizada nesta terça-feira, 7/3, pelo presidente do Implurb, engenheiro Cláudio

Guenka, policiais militares e membros da comissão da Ponta Negra. Conforme o comandante do CPA Oeste, tenente coronel Ronaldo Brito, desde o início do mês o policiamento já havia sido reforçado. “Desde o início do mês, após reunião com o presidente do Implurb, o policiamento tem sido reforçado e já sentimos o reflexo positivo no último fim de semana. Vamos montar operações conjuntas na área e intensifcar ainda mais o patrulhamento para inibir furtos e roubos, tanto a carros quanto a transeuntes e bens particulares”, fala o tenente coronel.

Para Cláudio Guenka é fundamental dar aos usuários a tranquilidade e a segurança de visitar um dos mais belos cartões-postais de Manaus. Conforme o presidente do Implurb, hoje o patrulhamento no Complexo da Ponta Negra é feito na praia, no calçadão e no entorno com um quadriciclo, duas motos, uma viatura e uma viatura de supervisão. Todos com atendimento 24h. “O quadriciclo tem acesso direto a areia, com uma dupla de policiais. E com a expansão no policiamento, o serviço receberá um segundo equipamento para a realização desse trabalho”, informa Guenka.

Engenheiro Cláudio Guenka, policiais militares e membros da comissão da Ponta Negra.


EDIÇÃO 7. ANO II

ABRIL 2017

PONTA NEGRA SE ENCHE DE AZUL O Complexo Turístico Ponta Negra se encheu de azul no primeiro domingo de abril, que coincidentemente é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Uma série de atividades foi realizada no dia 2, incluindo a caminhada “Manaus Toda Azul”. Além de instituições não governamentais que trabalham com crianças e adultos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura de Manaus, com suas várias secretarias, realizou ações e deu apoio para esta manhã especial. A data foi lembrada também com a iluminação em azul de vários prédios públicos e monumentos importantes, como o chafariz do parque.

Ação do Implurb em apoio a` saúde do Prefeito Artur Neto.

Fique por dentro das novidades e aniversariantes do mês de Março e Abril.

PARABÉNS...

MÊS DE ABRIL

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE MARÇO

GPH

GEN

Todos os grandes desejos começam no coração. E de coração desejamos a todos um: Feliz Aniversário

Produção: ASSCOM/IMPLURB Sugestões de pauta: implurb.asscom@gmail.com

GEN

IANO

EMIL

MAR

IOR

JÚN

GARET

H SILV A

Siga mais notícias no nosso portal: implurb.manaus.am.gov.br Curta nossa Fanpage: www.facebook.com/Implurb

Jornal mes de abril  
Advertisement