Page 1


SISTEMA DE IMPLANTE FRICCIONAL BIOLÓGICO MANUAL CIRÚRGICO


PRÉ-REQUISITO AO USO DO SISTEMA FRICCIONAL O uso do sistema friccional é restrito a profissionais que possuem credenciamento cirúrgico protético. O mal uso do sistema pode trazer resultados inadequados ao tratamento. Por este motivo, recomendamos aos interessados em utilizar o nosso sistema que procurem informações e orientações com nossa equipe de consultores científicos ou treinamento em nosso instituto. A responsabilidade do uso correto dos produtos do sistema friccional está a cargo do usuário. O credenciamento restringe-se ao valor orientativo. Sabemos que a prática implantológica requer conhecimento e treinamento contínuo, para que o profissional possa realizar um planejamento e condução de cada caso de forma correta.


PRÉ-CIRÚRGICO O procedimento cirúrgico só poderá ser realizado após anamenese, exames intra e extrabucais, exames complementares e planejamento do caso a ser reabilitado. A instalação do(s) implante(s) só é realizado quando se define o tipo de prótese que será construída. O tipo de prótese (fixa, cimentada, parafusada ou removível) é que define a quantidade de implantes e sua posição no arco.


BIOLÓGICO CHANFR O 60º

Os implantes 3.3 e 3.75 tem o diâmetro (D) da ponta de 1.9mm

D

O implante 4.3 tem o diâmetro (D) da ponta 2.9mm 1º

Os implantes 5.0 e 5.5 tem o diâmetro (D) da ponta de 3.8mm


Superfície porosa texturizada Após a usinagem, o tratamento de superfície dos implantes friccionais é realizado por processo físicoquímico, conduzindo ao aumento da rugosidade superficial para melhorar ainda mais a capacidade de osseointegração do Titânio.


Diâmetro interno do Cone Morse dos Implantes Ø 2.3mm

Ø 3mm

FI

FI I AZUL

LARANJA FRICCIONAL I 3.3 - 3.75

4.3 - 5.0 - 5.5

FRICCIONAL II

 Implantes e Componentes têm Código de Cores;  Implantes FI utilizam componentes FI – Diâmetro Interno 2.3mm;  Implantes FII utilizam componentes FII – Diâmetro Interno 3.0mm;  Há plataformas de componentes que são compatíveis com FI e


IMPLANTE FRICCIONAL I CONE INTERNO Ø 2.3mm

OSSO CORTICAL

OSSO MEDULAR

• Instalar a 2mm infraósseo • Não exceder torque acima de 60N • Indicado para todos os tipos ósseos • Compatível com componentes FI • Confeccionado em Titânio Grau IV • Plataforma Switch • Cone Morse real • Selamento bacteriano • Prótese simplificada • Ponta ativa • Indicado para instalação imediata pós-extração • Ausência de parafuso entre implante e componente • União protética por solda fria • Instalação mais rápida • Superfície texturizada • Acompanha Tapa Implante FI


IMPLANTE FRICCIONAL II CONE INTERNO Ø 3mm

OSSO CORTICAL

OSSO MEDULAR

• Instalar a 2mm infraósseo • Não exceder torque acima de 60N • Indicado para todos os tipos ósseos • Compatível com componentes FII • Confeccionado em Titânio Grau IV • Plataforma Switch • Cone Morse real • Selamento bacteriano • Prótese simplificada • Ponta ativa • Indicado para instalação imediata pós-extração • Ausência de parafuso entre implante e componente • União protética por solda fria • Instalação mais rápida • Superfície texturizada • Acompanha Tapa Implante FII


MEDIDAS DOS IMPLANTES IMPLANTE FRICCIONAL I FI3309 3.3X09mm FI3311

3.3X11mm

FI3313

3.3X13mm

FI3315

3.3X15mm

FI37506

3.75X06mm

FI37508

3.75X08mm

FI37509

3.75X09mm

FI37511

3.75X11mm

FI37513

3.75X13mm

FI37515

3.75X15mm

 Não instalar implantes FI em regiões de altas cargas mastigatórias;  Se for necessário utilizar implantes FI em pacientes que apresentem altas cargas, unir.


MEDIDAS DOS IMPLANTES IMPLANTE FRICCIONAL II FII4306 4.3X06mm FII4308

4.3X08mm

FII4309

4.3X09mm

FII4311

4.3X11mm

FII4313

4.3X13mm

FII4315

4.3X15mm

FII506

5.0X06mm

FII508

5.0X08mm

FII509

5.0X09mm

FII511

5.0X11mm

FII513

5.0X13mm

FII5508

5.5X08mm

FII5509

5.5X09mm

FII5511

5.5X11mm


IMPORTANTE: O implante Cone Morse deve ser instalado a 2mm abaixo da margem óssea

MARGE M ÓSSEA

CORRETO 2mm abaixo da margem óssea

ERRADO Problema para confeccionar a prótese, devido a exposição da plataforma Switch Colarinho exposto de metal


PERFURAÇÕES SUGERIDAS IMPLANTE

PERFURAÇÃO SUGERIDA (OSSO CORTICAL)

PERFURAÇÃO SUGERIDA (OSSO MEDULAR)

ø 3.3 mm

BROCA 3.0 + MACHO 3.3

BROCA 3.0

ø 3.75 mm

BROCA 3.3 + MACHO 3.75

BROCA 3.3

ø 4.3 mm

BROCA 3.8 + MACHO 4.3

BROCA 3.8

ø 5.0 mm

BROCA 4.3 + MACHO 5.0

BROCA 4.3

ø 5.5 mm

NÃO RECOMENDADO PARA OSSO CORTICAL

BROCA 4.8

 Velocidade de perfuração 900RPM com irrigação;  Velocidade de perfuração 50-100RPM sem irrigação para coleta de osso a partir da broca 2.8mm.


MARCAÇÕES DAS BROCAS

 Corpo fosco para evitar reflexão da luz do refletor;  Marcações visíveis;  Coletora de osso em 50-100RPM.


KIT CIRÚRGICO

O Kit Cirúrgico apresenta chaves que auxiliam na instalação do implante.


MONTA IMPLANTE

 O Monta Implante é um instrumental utilizado para instalar o implante;  É produzido nas opções: Monta FI e FII, curto e longo;  Caso o Monta remonte no implante, exercer leve contra-torque;  Deve ser trocado com frequência, devido ao desgaste ou deformação que ocorre durante o seu uso.


CONCA

*RECOMENDA-SE INSERIR O IMPLANTE NO OSSO COM A ROTAÇÃO DE 20-30 RPM.

 A Conca é uma Chave utilizada para inserir o implante com auxílio do Contraângulo;  São duas opções: Conca I e Conca II.


CATRACA TORQUÍMETRO

TORQUE

VARETA

 Utilizada para instalar o implante manualmente e verificar o torque;  Utilizada para parafusar e conferir o torque do parafuso.


CHAVE TUFO

 Utilizada para instalar o implante manualmente na região anterior;  Deve-se ter cuidado para não causar tensão lateral.


PINÇA DE TITÂNIO

 Utilizada para segurar o implante.


PROLONGADOR DE BROCA

REGULAGEM DA PRESSÃO DE RETENÇÃO DA BROCA


PINO PARALELIZADOR

 Utilizado para verificar a posição e direção da instalação do implante.


MACHO DE ROSCA Utilizado em Osso Cortical

 Em qualidade óssea Tipo I e II recomenda-se a utilização do Macho de Rosca. A confecção da rosca faz com que o implante penetre no osso com menor resistência;  Quando não se faz a rosca em osso duro, há o perigo de espanar o sextavado interno do implante ou até mesmo do implante travar em posição inadequada.


BONE PROFILE FI E FII Para remover interferência óssea

 O osso pode interferir na retenção do componente friccional;  É muito importante o uso da Bone Profile no ato da abertura cirúrgica, para remover excesso de osso sobre a plataforma do implante;  A Bone Profile pode ser utilizada no Contra-ângulo ou manualmente na Chave Tufo ou Catraca.


BONE PROFILE Para Contra-창ngulo

FI

FII


BONE PROFILE

Para Catraca ou Chave Tufo

FI

FII


REMOVEDOR DE FI E FII

*UTILIZAR EM ROTAÇÃO 100 RPM

 Utilizar com ChaveCatraca.


REMOVEDOR DE TAPA FIO DENTAL

 O Cicatrizador ou Tapa é inserido no interior do implante com auxílio da Chave Removedora de Tapa;  É muito importante o uso do fio dental para a segurança de manuseio do Removedor de Tapa.


Utilização da Chave Removedora de Tapa. Fio dental para segurança, caso caia da mão.


SONDA MEDIDORA DE TRANSMUCOSO

8 4

6

2 Altura interna do implante

 A Sonda Medidora de Transmucoso é utilizada para medir o transmucoso que é a distância correspondida entre a plataforma do implante e a margem gengival;  A medida do Transmucoso seleciona a altura do componente;  Apresenta marcações de 2 em 2mm.


Sonda Medidora de Transmucoso inserida no interior do implante.


TAPA I E II

 O Tapa é confeccionado de polímero;  Há dois tipos de Tapa: Tapa I e Tapa II;  O tapa é inserido no interior do implante para vedar o Cone Morse.


CICATRIZADOR I E II TRANSMUCOSO

O Cicatrizador é confeccionado de polímero; Há dois tipos de Cicatrizador: Cicatrizador I e II; Possuem alturas de 2,4,6 e 8mm; Os diâmetros do Cicatrizador I são de 3,5mm e 4,5mm; Os diâmetros do Cicatrizador II são de 4,5mm e 5,0mm; O Cicatrizador é inserido no interior do implante com a Chave Removedora de Tapa;  O Cicatrizador deve ficar posicionado levemente acima da margem gengival;  A seleção do transmucoso do Cicatrizador é realizada com auxílio da Sonda Medidora de Transmucoso.      


Cicatrizadores I Ă˜ 3.5mm

Ă˜ 4.5mm

2mm

2mm

4mm

4mm

6mm

6mm

8mm

8mm


Cicatrizadores II Ă˜ 4.5mm

Ă˜ 5.5mm

2mm

2mm

4mm

4mm

6mm

6mm

8mm

8mm


Características do Cicatrizador Ideal

 Manter a anatomia peri-implantar;  Design biológico – espaço para o tecido ósseo e gengival;  Baixa retenção de placa;  Fácil inserção e remoção;  Vedação bacteriana;  Ser personalizável.


Recomendações no uso do Cicatrizador

 A escolha do Cicatrizador depende da altura transmucosa;  O Cicatrizador deverá ficar ao nível ou levemente para fora da ferida cirúrgica;  Na dúvida quanto ao diâmetro, escolher o de menor diâmetro;  Quando a instalação do implante estiver vestibularizada, devese desgastar a face vestibular do Cicatrizador.


CASO CLÍNICO

Paciente do Sexo Feminino – Asa 1 Problemática – Fratura do Elemento 24 Indicação – Exodontia do 24 e instalação de implante no 24 e 25


Raio-X inicial


Remoção da raiz fraturada


Verificação da posição e direção com auxílio do Pino de Paralelismo


Captura do implante do interior do casulo


Raio-X após a instalação

PLATAFORMA IMPLANTE MARGEM ÓSSEA

 Os implantes friccionais Cone Morse devem ser instalados a 2mm abaixo da margem óssea.


MOLDAGEM O Munhão deve ser inserido com leve pressão no interior do implante

 O Munhão é utilizado como poste de moldagem e pilar protético;  Ao inserir o Munhão no interior do implante, orientar o cliente para não morder. Neste momento não devemos ativar o Munhão.


MOLDAGEM


Impress達o do chanfro do Munh達o na moldagem


União do Análogo ao Munhão

 Remover o Munhão do interior do implante, unir ao análogo e acionar antes de levar o conjunto na posição da moldagem.


CICATRIZADOR

ďƒź O interior do implante deve estar limpo, livre de sangue e saliva.


Vista oclusal dos Cicatrizadores

 A escolha do Cicatrizador depende da altura transmucosa;  O Cicatrizador deverá ficar ao nível ou para fora da ferida cirúrgica;  Na dúvida quanto ao diâmetro , escolher o de menor diâmetro;  Caso a instalação do implante esteja vestibularizada, deve-se desgastar a face vestibular do Cicatrizador.


3 dias


MUNHÕES PERSONALIZADOS + COPINGS + PROVISÓRIOS


Cimentação extraoral do Munhão personalizado com o provisório


Pr贸tese Instalada


2 Meses


COPINGS DE TRANSFERÊNCIA


FINAL


RAIO-X

Após instalação

2º Ano


Manual Cirúrgico - KOPP IMPLANTES  

Manual Cirúrgico - KOPP IMPLANTES

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you