Page 1

PLANO DE AULA Trabalhando figuras geomĂŠtricas utilizando o Tangram


PLANO DE AULA O professor deve sempre ter em mente o que vai lecionar quando em sala de aula. Ele deve saber o conteúdo, a maneira que vai abordar o assunto, quais os recursos didáticos necessários para aquela aula e, acima de tudo, ter uma aula bem preparada. Todo esse preparo tem um nome específico e chama-se plano de aula.


Na elaboração do plano de aula os pontos mais importantes são: • Objetivo • Conteúdo • Metodologia • Recursos • Avaliação


Objetivos Um plano de aula tem como principal objetivo fazer a distribuição do conteúdo programático que será trabalhado durante o ano, o semestre, o trimestre, etc. e nele ainda deverá constar o número de aula e o tempo necessário para cada assunto abordado dentro da disciplina.


Conteúdo O conteúdo que aparece no plano de aula, será o conteúdo que deve ser ministrado em cada aula, o qual segue uma linha cronológica do processo de aprendizagem


Metodologia

Os procedimentos utilizados para aprendizagem dos alunos, ou seja, s達o as fases da aprendizagem.


Recursos Todos os materiais e equipamentos que serão utilizados para a realização das atividades buscando alcançar os objetivos.


Avaliação O processo e as técnicas utilizadas pelo professor para medir o aprendizado do conteúdo que foi trabalhado em sala de aula, dentro do planejamento desenvolvido.


Os critérios que o professor deve estar atento durante a confecção de seu plano de aula são: • • • •

Adequação dos estímulos; Especificação operacional; Estrutura flexível; Ordenação.


AlĂŠm de conter esses critĂŠrios, o plano de aula deve ser elaborado seguindo as fases da aprendizagem, ou seja, deve seguir uma linha de ensino-aprendizagem contĂ­nua.


São as fases de aprendizagem:

• Apresentação • Desenvolvimento • Integração


Apresentação Na apresentação o professor prepara a classe para a compreensão de novos conteúdos.


Desenvolvimento No desenvolvimento acontece a análise. Nessa etapa temos o processo de orientação e aprendizagem do aluno. É nessa etapa que acontece o estudo de um texto, a realização de um experimento, a resolução de exercícios, etc.


Integração A integração é a etapa final. Nessa fase o professor faz a verificação dos resultados obtidos pelos alunos na fase do desenvolvimento.


Nossa Aula com Tangram


O Tangram é um quebra-cabeça chinês antigo. O nome significa "7 tábuas da sabedoria".


Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Existem várias lendas sobre o surgimento do Tangram. Diz algumas escrituras que: uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços e com eles era possível formar várias formas (animais, plantas, pessoas) outra diz que um imperador deixou o seu espelho cair, e esse se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. A verdade é que não se sabe ao certo como surgiu o Tangram.


As sete peças, chamadas de tans, devem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado. São elas: • 5 triângulos de vários tamanhos • 1 quadrado • 1 paralelogramo


Além do quadrado, diversas outras formas podem ser obtidas, sempre observando duas regras: • Todas as peças devem ser usadas • Não é permitido sobrepor as peças.


Objetivo Mostrar a construção de um quadrado com as sete figuras geométricas que compõem o jogo do tangram, calcular a área de cada figura, e aplicando o conceito de porcentagem, relacionar a área desse quadrado com a área que cada uma das figuras ocupa.


Objetivos específicos: • Trabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese, tendo como regra básica do jogo a inclusão das sete peças em cada figura formada; • Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria; • Desenvolver o raciocínio lógico para a resolução de problemas, coordenação motora e habilidades na utilização dos materiais a serem utilizados; • Mostrar que a Matemática pode ser divertida; • Criar figuras livremente ou tentar reproduzir as figuras apresentadas nas cartelas;


Estratégias 1.

2.

3.

Desenhar um quadrado na lousa, fragmentando-o em sete partes que correspondam às sete figuras geométricas do jogo do Tangram. Mostrar o procedimento de construção dessas figuras, inseridas e encaixadas no interior do quadrado, a partir das diagonais desse quadrado e passando pelos pontos médios dos segmentos. Pedir aos alunos que reproduzam no caderno o modelo que foi apresentado na lousa. O lado do quadrado pode ter qualquer medida, desde que os alunos sigam corretamente os procedimentos de construção. Confirmar as sete figuras geométricas que formam o quadrado: no caso, cinco triângulos retângulos, um paralelogramo e um quadrado. Os alunos devem pintar cada uma dessas figuras com uma cor diferente.


4. Retomar os procedimentos de cálculo da área de cada uma dessas figuras. 5. Calcular a área de cada uma das figuras e elaborar uma legenda, utilizando as cores anteriormente escolhidas. 6. Calcular a fração da área que cada figura ocupa em relação à área total do quadrado formado no quebra-cabeça. 7. A partir de cada fração calculada, calcular a porcentagem correspondente. 8. Escolher os alunos que escreverão na lousa as medidas de cada figura e os cálculos que foram feitos para conseguir a respectiva porcentagem.


Vamos tentar?

Sugestão de Plano de Aula  

Trabalhando com figuras geométricas utilizando o Tangram

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you