Issuu on Google+

Informativo do Instituto de Geociências – Belém – Pará

Nº 01/2014

IG em Sintonia DIREÇÃO DO IG RECEBE PREMIAÇÃO POR MAIOR NÚMERO DE AGENTES CAPACITADOS O Centro de Capacitação da UFPA promoveu no último dia 21 uma programação para apresentar o Plano de Ação 2014, apontando a indicação de trilhas de aprendizagem. Estavam presentes o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas Cauby e a Pró-Reitora de Planejamento Raquel, juntamente com diversos representantes de Institutos e órgãos Públicos. O Auditório da CAPACIT mante-se completamente lotado, com aproximadamente 150 pessoas, que se divertiram com a apresentação da solista Marina Monarcha e com o coquetel servido no encerramento.

Prof. João Batista e Dayse Endringer

O Prof. João Batista, fez o uso da palavra e levantou sobre a questão de possibilitar o crescimento profissional de todos os servidores. Agradeceu ao Capacit, afirmando que essa parceria trouxe resultados maravilhosos, portanto a iniciativa é coroada de êxitos, com resultados tanto para docentes quanto para técnicos-administrativos. Afirmou que aderiu ao programa, por considerar que veio de origem humilde e que assim como eles muito vieram e merecem, também oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Parabenizou a todos os envolvidos que contribuem para o desenvolvimento da instituição.

Equipe do Capacit apresentando o Plano de Ação 2014. Durante a manhã foram apresentadas as novas estratégias de cursos e as possibilidades de parcerias para atender a toda população dos servidores da UFPA. Em seguida deu-se destaque para os gestores que mais tiveram servidores participantes, para a qual Dayse Endringer, Diretora da Divisão de Gestão de Pessoas recebeu uma placa alusiva, tendo em vista apresentar o maior número de agentes capacitados, seguido do Prof. Dr. João Batista, por ser homenageado por ter o maior úmero de pessoas capacitadas em um Instituto


Conversa com o IG: Informativo Nº 01/2014

IG em Sintonia Distribuição Gratuita

É uma publicação do Instituto de Geociências – da Universidade Federal do Pará- UFPA Campus Universitário do Guamá – Caixa Postal 1611 CEP 66075110 - Belém/PA (91) 32017107 – 32018151 Email: assecom-ig@ufpa.br Redação Direção Geral João Batista Miranda Ribeiro Evaldo Raimundo Pinto da Silva Graça Vilhena

O Informativo IG em Sintonia está em sua 1ª edição 2014. Eis que se passaram 3 meses desde o início de 2014 e agora temos o prazer de apresentar com as poucas notícias que recebemos. Na capa apresentamos a premiação recebida pela Direção Geral e a Divisão de Gestão de Pessoas. Em seguida a alegria de apresentar a publicação da Química Roselene Garcia , além da aprovação do projeto "Ocorrência de DDT, seus metabólitos e outros organoclorados no ecossistema marinho da Ilha do Marajó“. A Redação do Informativo que fica na Assessoria de Comunicação do Instituto de Geociências orienta que enviem as matérias para publicação para o e-mail assecomig@ufpa.br. A sua participação é muito importante, pois este é um dos nossos meios de informação.

Assessoria de comunicação & Marketing (Projeto Gráfico, Artes, Designe e Diagramação Graça Vilhena Fotografias: Graça Vilhena

CONTRIBUA COM O INFORMATIVO IG ENVIANDO COMUNICAÇÕES PARA assecom-ig@ufpa.br


IG em Notícias Um Exemplo Um Exemplo a Seguir: aRoselene Seguir Garcia Roselene Garcia, lotada na Faculdade de Meteorologia contou a sua trajetória para o Informativo “IG Em Sintonia”

O Retorno aos Estudos A partir de 2007 resolvi voltar estudar, escolhendo como tema a gestão universitária, pois apesar de ter formação e cargo de químico há 28 anos na UFPA, acredito que esta temática deva ser de interesse de todos os servidores públicos – conhecer a organização.

A Especialização Neste sentido iniciei uma Especialização em Políticas de Desenvolvimento e Gestão Pública na UFPA/NAEA- Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Tropico Úmido, onde defendemos em 2008, o trabalho intitulado: Aspectos Culturais de uma Instituição Pública de Ensino Superior: um estudo no Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará.

O Mestrado No ano de 2009 iniciei o curso de mestrado no mesmo Núcleo (NAEA) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Tropico Úmido, no Curso de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, defendo em 2011 a dissertação sob o Título: A Universidade Federal do Pará no Processo de Modernização da Gestão Universitária, resultando no artigo intitulado: A institucionalização do planejamento na gestão universitária de autoria de Roselene Garcia Garcia, Milton Cordeiro Farias Filho e Mário Miguel Amin Garcia Herreros (orientadores), publicado na Revista Gestão Universitária na América Latina – GUAL, volume 6, edição 3, ano 2013, DOI 10.5007/19834535.2013v6n3p252. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1 983-4535.2013v6n3p252

A Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, é um periódico que possui como foco estimular a pesquisa e o debate sobre questões emblemáticas que atingem a Gestão Universitária e a Educação Superior na América Latina sob coordenação da Universidade Federal de Santa Catarina - INPEAU/UFSC.


No dia 18 de março, os dirigentes do Instituto de Geociências, em chapa única, candidataram-se à reeleição ao Cargo da Direção Geral. A apuração dos votos válidos para a chapa única foram: 25 (vinte e cinco) votos de docentes; 31 (trinta e um) votos de TécnicosAdministrativos; 20 (vinte) votos de discentes. Houve 01 (um) voto branco de Técnicos-Administrativos e 01 (um) voto branco de discentes. Houve 01 (um) voto nulo de docentes e 01 (um) voto nulo de Técnicos-Administrativos. Houve a homologação em reunião extraordinária da Congregação do IG, no dia 28 de março de 2014. Para a Direção do Instituto de Geociências (quadriênio 20142018), a chapa única eleita ficou assim constituída: Diretor-Geral, Prof. João Batista Miranda Ribeiro; Diretor-Adjunto, Evaldo Raimundo Pinto da Silva. Com as constantes mudanças, gerir pessoas e projetos, não é uma tarefa muito fácil. A forte competividade exige uma estratégia organizacional alinhada à novos conceitos gerenciais, com apresentações de propostas de gerenciamento com competências. Desejamos que no quadriênio 2014-2018 o pensamento seja partilha, solidariedade e pensamento de trabalho em conjunto para o desenvolvimento organizacional, para que se efetive o delineamento da proposta : 1)Organização do espaço físico e infraestrutura; 2) Melhorias do ensino; 3) Capacitação profissional; 4) Convênios e parcerias.

Para os dirigentes e servidores desejamos muito sucesso nessa nova etapa! Homenagem No dia 04 de abril, às 9h, o Prof. Edson José Paulino da Rocha este presente no Auditório do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia para receber a homenagem pelos relevantes serviços prestados em prol da região e pela importante contribuição como Gerente Regional.

DESTAQUES

RE-ELEIÇÃO DIREÇÃO GERAL DO IG

Projeto Aprovado pelo CNPq-Edital Universal O projeto "Ocorrência de DDT, seus metabólitos e outros organoclorados no ecossistema marinho da Ilha do Marajó" foi aprovado pelo CNPq-Edital Universal. O projeto está sendo coordenado pela Dra Silvia Kawakami da Faculdade de Oceanografia (FAOC), que estuda poluição orgânica, e contará com a colaboração do Dr James Lee (FAOC), Dr Alexandre Casseb (FAOC), Dra Satie Taniguchi e Dra Rosalinda Montone, ambas do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Parabéns à equipe!


01 2014 informativo ig em sintonia