Issuu on Google+


Feliz 2011!

Não se espantem, nós não estamos atrasados. Geralmente essa saudação principia o ano; é um momento mágico em que as esperanças se renovam. Não me ocorreria jeito melhor de iniciar esse folder. Estamos retomando, depois de doze meses, o programa da Escola Bíblica Dominical da Igreja Presbiteriana Betânia. Aleluia! É preciso reiniciar lembrando os nossos princípios e compromissos. Nós temos uma longa e abençoada trajetória de compromisso com o estudo, o ensino e a busca de uma vivência prática da Palavra de Deus. Tal compromisso se reflete, sobretudo, na prioridade concedida ao programa da Escola Bíblica Dominical – EBD. Juntamente com os demais ministérios da igreja, a EBD pretende contribuir de maneira significativa para a transformação de pessoas de todas as idades em discípulos de Jesus Cristo. Para isso, conta com a liderança de professores e professoras experientes e dedicados. O programa de nossa EBD se estrutura da seguinte maneira: (1) curso básico constituído de cinco classes introdutórias e sequenciais com duração de um semestre cada (total de dois anos e meio), seguido do (2) curso de aprofundamento com classes opcionais, cujo oferecimento geralmente varia de um semestre para outro, de acordo com o momento, o interesse ou a necessidade da igreja. Paralelamente ao programa destinado aos adultos, há uma classe específica para os adolescentes de até 16 anos (Classe da UPA) e o DIN (Departamento Infantil), que oferece classes para crianças de até 11 anos. No período da tarde, é oferecido o (3) curso especial para a comunidade da Grota, sob a coordenação do Diác. Reinaldo. Recomendamos enfaticamente a todos – em especial, àqueles irmãos e irmãs recém-convertidos, recém-chegados em nossa igreja ou desejosos de


serem recebidos como membros – que frequentem, inicialmente, as cinco classes do curso básico antes de cursarem uma das classes opcionais, começando sempre pela de Integração. Estamos convencidos de que tal itinerário resultará em grande benefício para a vida espiritual e caminhada de fé de todos quantos se dispuserem a percorrê-lo com disciplina e alegria. Nenhum ministério de ensino bíblico, contudo, pode ter a pretensão de informar, formar e transformar com apenas o comparecimento uma vez por semana à Igreja, no domingo pela manhã. É fundamental incorporar em sua jornada espiritual o hábito da leitura e meditação diária na Palavra de Deus, cujo programa de leitura anual se encontra no boletim dominical e em nossa página na web (www.betania.org.br).

1. CURSO BÁSICO

Visa lançar os fundamentos bíblico-doutrinários da fé cristã, estabelecendo assim alicerces seguros para a construção de um saber capaz de nutrir e renovar o relacionamento de intimidade com Cristo e de serviço à igreja e ao mundo.

1.1. INTEGRAÇÃO Apresenta as doutrinas centrais da fé cristã numa perspectiva reformada, mas sem deixar de levar em consideração as peculiaridades de nossa experiência comunitária. O objetivo dessa classe é evangelizar os alunos, prepará-los para “responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da fé que há nelas”. Será ministrada pelos irmãos Presb. Mauro Bellece, Diacª. Gláucia Vignoli, Profª. Lúcia Molina e Pr. Leandro Marques.

1.2. OFICINA DA ALMA Essa classe, que integrava o curso de aprofundamento, foi transposta para o curso básico porque acreditamos que seus objetivos são fundamentais para uma caminhada cristã saudável e madura. Ela se propõe a restaurar a alma ferida. Restauração é a santificação da alma ferida por meio do reconhecimento das nossas feridas e responsabilidades; da experimentação de Jesus Cristo levando sobre si as nossas feridas; do recebimento do perdão e da libertação de Deus e do poder para transmitir o mesmo para os que nos machucaram e abusaram de nós. Será ministrada pelos irmãos Pr. Carlos Augusto e Profª. Dina Sampaio. Atenção: capacidade para 30 alunos.

1.3. VIDA CRISTÃ A classe oferece a você, que entrou em contato com os princípios rudimentares da fé cristã na classe de integração, um conjunto de assuntos que o levarão


a aperfeiçoar o relacionamento com o Senhor. Venha aprender junto conosco sobre Santidade, Perdão, Plenitude do Espírito Santo, Deus e meu dinheiro, etc. Esses e outros temas nos levarão à prática indispensável de uma vida cristã genuína, longe de preceitos humanos e sob o jugo suave de Jesus Cristo. Será ministrada pelos seguintes irmãos Profª. Liane Reis, Diacª. Ana Vitória e Prof. Marcelo Blauth.

1.4. PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO Apresenta uma visão panorâmica dos livros do A. T., examinando os conceitos fundamentais, cenários, e seus objetivos, bem como sua mensagem central e aplicação prática. Será ministrada pelos irmãos Presb. Ângelo Gagliardi Jr., Profª. Cristina Vidal e Pr. Henrique Mafra.

1.5. PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO Apresenta a mensagem e as principais lições de cada livro do N. T., observando os respectivos contextos e cenários históricos, de modo a facilitar a compreensão e a aplicação de seu conteúdo às vidas de todos os participantes. Essa abordagem permite que ao estudante entender a relevância do material de pano de fundo para auxílio na interpretação do texto de cada livro. Será ministrada pelos irmãos Presb. Ivar Pereira, Prof. José Eduardo Carvalho e Prof. Edison Júnior.

2. CLASSES OPCIONAIS

Destina-se àqueles que já completaram o curso básico e agora buscam aprofundamento bíblico, teológico e doutrinário que responda de maneira crítica e honesta às questões pertinentes ao exercício cotidiano da fé cristã num mundo marcado pela complexidade.

2.1. ADOLESCENTES Objetiva levar o ensino da palavra revelada ao coração de cada adolescente com o intuito de desenvolver uma maior consciência a respeito da sua fé cristã. Visa, ainda, apresentar as aplicações práticas do ensino da palavra, de modo que possa desenvolver sabedoria, discernimento e um conhecimento segundo o ensino de Jesus Cristo, para que haja crescimento em estatura e graça em cada adolescente. Será ministrada pelos irmãos Presb. Cladimir José Benvenutti e Diacª. Josiani Benvenutti, e convidados.

2.2. FAMÍLIA EM FOCO Numa perspectiva bíblica e sistêmica, vamos passear pelas nossas famílias de origem e nucleares, e encontrar significado e saída para muitos dos nossos dilemas emocionais, profissionais e sociais. Nessa classe, veremos os seguintes temas: Entendendo a família como sistema; Individualidade na família e no casamento; Genogramas; Dependência e co-dependência; Matriz familiar. O sintoma a serviço da família; Triângulos na família; Por que a família é tão poderosa?; Casamento e crise conjugal; Hierarquias e fronteiras geracionais; Famílias disfuncionais; Vítima? De que e de quem? A vez do perdão; Na hora da escolha profissional, quais as influências familiares?; O prazer da convivência familiar; Alguns mandamentos; Vivências e testemunhos. Será ministrada pelos irmãos Profª. Liane Rangel, Pr. Luiz Vanderley e convidados. Atenção: capacidade para 30 alunos.

2.3. IGREJA ALÉM DO TEMPLO Uma classe interativa e dinâmica que busca (re) acender a paixão pelo Mensageiro – Jesus Cristo –, pela Mensagem – a Palavra – e o alvo da Mensagem – o Evangelismo. Em cada encontro, temas escolhidos no primeiro dia de aula por consenso, tais como casamento,


família, trabalho, conflitos, educação de filhos, amigos, entre tantos outros, são apresentados como oportunidade para viver de maneira integral a Palavra, mesmo com as limitações que temos. Uma forma ousada de pensar seu papel na Betânia e... Além do Templo. A classe ficará no templo e será ministrada pelos irmãos Prof. Roberto Aylmer, Prof. Elson Cormack e Prof. Marcelo Augusto, além de convidados.

2.4. LIVRO DE ISAÍAS: O QUINTO EVANGELHO Essa classe se propõe a estudar, a cada semestre, um livro da Bíblia. Começamos com Gênesis e procuramos sempre entender qual a mensagem que o Espírito Santo deseja transmitir para nós hoje, no nosso dia-a-dia.Tão importante quanto estudar fervorosamente a Palavra de Deus, é criar um ambiente amistoso permitindo que cada participante possa expressar suas dúvidas, idéias, testemunhos e fomentar debates. E assim estimular a fé e o relacionamento de todos nós com nosso Senhor. Estudaremos o livro do Profeta Isaías, tentando não somente situá-lo no contexto do Israel histórico, mas sobretudo, nele encontrar as ricas referências ao Senhor Jesus Cristo. Essa classe será ministrada pelos irmãos Prof. Evandro Mello, Profa. Alba Aitken e Prof. Paulo Fernandes.

2.5. OS OUTROS SEIS DIAS Observa-se na igreja brasileira de nossos dias quatro paradigmas não reformados e antibíblicos que precisam ser mudados. São eles o culto, o clero, o templo e o domingo. Consciente ou inconscientemente, as lideranças eclesiais fomentam ao redor desses paradigmas uma espiritualidade doente baseada num dualismo entre o sagrado e o profano. Tudo isso resulta numa vida segmentada, onde Deus é apenas mais um item numa agenda repleta de prioridades. É preciso responder biblicamente as perguntas “como?”,

“quem?”, “onde?” e “quando?” se pode servir, adorar ou relacionar-se com Deus. Surge daí, então, a importância da visão holística do ser humano e da doutrina do Sacerdócio Universal de Todos os Crentes. Será ministrada pelos irmãos Prof. Benjamim César, Profª. Nathália César e Prof. Joberto Araújo.

2.6. DISCÍPULO RADICAL Por ser uma expressão tão comum, para muitos, é uma surpresa descobrir que os seguidores de Jesus Cristo são chamados “cristãos” apenas três vezes na Bíblia. Tanto a palavra “cristão”, como a palavra “discípulo”, implicam em relacionamento com Jesus. Mas, por que “discípulo radical”? Para John Stott, a resposta é óbvia: “Existem diferentes níveis de comprometimento na comunidade cristã. O próprio Jesus ilustra isso ao explicar o que aconteceu com as sementes na Parábola do semeador (Mat. 13:3-25). A diferença está no tipo de solo que as recebeu. A semente semeada em solo rochoso “não tinha raiz”. Evitamos o discipulado radical sendo seletivos: escolhemos as áreas nas quais o compromisso nos convém e ficamos distantes daquelas nas quais nosso envolvimento nos custará muito. No entanto, como discípulos, não temos esse direito.” A classe vai estudar, com base no livro do mesmo nome, escrito por John Stott, as oito características do discipulado cristão, que são comumente esquecidas, mas ainda precisam ser levadas a sério: inconformismo, semelhança com Cristo, maturidade, cuidado com a criação, simplicidade, equilíbrio, dependência e morte. O programa pretende abordar a essência do que significa ser um discípulo radical de Cristo. A classe será ministrada pelos irmãos Pr. Teófanes Elias, Prof. Eliseu Vidal e Prof. Joberto Araújo.


Calendário de Aulas

Se deseja, use esta tabela para anotar os temas das aulas que serão apresentados pelo professor na primeira aula.

Data

Assunto

Obs.

Ficha de Inscrição

Destaque essa página e entregue aos diáconos.

Nome da classe: Nome:

14/8

Apresentação das Classes e dos Professores

21/8

Aula 1

Número:

28/8

Conferência Missionária

Bairro:

4/9

Aula 2

Cidade:

11/9

Aula 3

18/9

Aula 4

25/9

Conferência Jovem

Tel. residencial:

2/10

Aula 5

E-mail:

9/10

Aula 6

Rua:

Santa Ceia

Santa Ceia

16/10 Aula 7

Complemento: CEP:

Celular:

Nome da última classe que frenquentou:

23/10 Aula 8 30/10 Aula 9 6/11

É membro da Betânia?

Aula 10

13/11 Aula 11

Santa Ceia

20/11 Aula 12

18/12

(

Aula 14

11/12 Aula 15 Encerrameto e Confraternização

) sim

(

) não

Faz parte de uma célula?

27/11 Aula 13 4/12

(

Santa Ceia

) sim

(

) não

Se sim, quem é o líder?


Av. Rui Barbosa, 679 São Francisco, Niterói – RJ CEP: 24360-440 Tel.: (21) 2714-2905 www.betania.org.br


EBD BETANIA0 - SEGUNDO SEMESTRE/2011 - CURSOS