Page 1

O Báculo "Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome..." (Romanos 1.5) Edição Nº 3 - Epifania - 2013

O falecido Canon David Watson diz que o discipulado não começa com um 'ide', mas com um 'vem'. Todos somos chamados como discípulos a vir até Cristo, em submissão e adoração. Se deixamos chegar até Ele, vai requerer que algumas coisas sejam deixadas para trás. O conceito básico do discipulado é que ao encontrar Aquele que é a nossa própria Vida, entregamos tudo que é um impedimento para segui-Lo (Lc O Báculo

14.33). Este é um dos maiores desafios que vamos enfrentar. Desejo ver dois aspectos sobre esta questão: pessoal e comunitário. 1. O discipulado é um chamado a “vir” pessoalmente. Este chamado tem sua origem primeiro e essencialmente em Cristo. No Novo Testamento, um discípulo escolheria seu Mestre e, voluntariamente, se uniria à sua escola. Contudo Jesus chamou aquele que Ele escolheu. Isto é óbvio na escolha dos doze (Mt 4.18-22; Mc 1.14; Lc 6.12-16; Jo 15.15).

Hoje, falamos sobre “fazer uma decisão para Cristo,” “dar nossas vidas a Jesus,” ou “convidar a Deus nas nossas vidas,” como se isto dependesse de nós. As Escrituras nos ensinam que Deus é Quem primeiro nos busca e nos chama para Ele. Os Apóstolos tinham total certeza de que eles e todos os cristãos verdadeiros eram eleitos, chamados e enviados por Cristo. (Veja Ro 1.1, 7; 1 Cor 1.26; 2 Cor 2.17; 1 Ts 1.4, entre outros textos). Continua.... 1


O

Este chamado a “vir” tem um custo alto e, ao mesmo tempo, reconfortante. Em Mateus 16.24, Jesus fala aos possíveis discípulos que segui-Lo requer pegar a Cruz, pelo qual os seus ouvintes teriam entendido a sentença de morte pela Cruz. “Quando um homem sabe que será enforcado dentro de duas semanas, ele concentra sua mente maravilhosamente,” diz Samuel Johnson. Tomar e levar a Cruz enquanto seguimos a Jesus, Ele se converte no nosso maior desejo, nosso único horizonte. Vir a Cristo implicitamente requer que entreguemos nossos próprios desejos, ambições e pecados. Agora, temos um novo

B

Á

C

U

L

O

Mestre e Senhor. Aquele que nos dá conforto, graça e misericórdia. Jesus nos chama a vir a Ele para trocar nossos fardos pesados, o esmagador peso do pecado, por um jugo que agora levamos juntamente com Cristo, sendo infinitamente mais leve (Mt 11.28-30). 2. Somos chamados a vir juntos, como comunidade. Nós, que somos nascidos de novo, somos nascidos em uma família de discípulos. Não existem cristãos isolados. Estamos chamados a compartilhar nossa vida com Cristo e uns com os outros. Assim em João 15.16, lemos a declaração na qual ele nos tem escolhido a cada um de nós, seguida na frase, “amar uns aos outros.” De fato, “uns aos outros,” ou semelhante, é usada 59 vezes no

N o v o Te s t a m e n t o . S o m o s chamados a ser parte da Igreja de Cristo. Jesus nos chamou a vir a Ele, com outros. O desafio de cada discípulo é ir em primeiro lugar a Cristo, com humildade e sinceridade de coração, buscando a Jesus plenamente. Devemos fazer isto regularmente e habitualmente, seja na solidão do nosso tempo diário de comunhão com Deus, ou com outros na comunidade cristã onde regularmente nos congregamos juntos diante da presença de Deus. E sempre e quando nos congregamos em Espírito e Verdade, nós encontraremos que Ele nos está esperando.

NOVOS RECURSOS DA IARB A Igreja Anglicana Reformada do Brasil está com diversos novos recursos à disposição dos membros e ministros desta igreja. Diversos ministros (ordenados e leigos) tem colocado os seus sermões online para leitura, como também os boletins semanais da congregação local. Esta é uma fonte muito rica para toda a IARB, pois podemos crescer aprendendo uns dos outros com humildade de coração. Os links se encontram aqui: - Bruno Leandro http://issuu.com/brunoleandro9 - Rev Marcelo Lemos http://issuu.com/marcelolemos6 - Bispo Josep Rossello http://issuu.com/joseprossello Esperamos que outros se somem a esta iniciativa nos próximos meses.

A REVISTA “OS ANGLICANOS” Estamos quase terminando uma nova edição da revista “Os Anglicanos.” O tema do segundo número será o ministério cristão. Se desejam participar contactem com o Rev Marcelo Lemos que tem tomado a iniciativa de lançar nossa revista. Já temos pedido artigos a diversos ministros e membros da IARB, mas sempre é bom ter novos colaboradores neste projeto editorial.

2

O Báculo


O

B

Á

C

U

L

O

Até agora, a Igreja Anglicana Reformada do Brasil tem trabalhado em construir uma IDENTIDADE, nitidamente Anglicana, seguindo o culto, doutrina e ordem da Reforma na Igreja de Inglaterra. Isto foi cumprido com grande sucesso, e forte oposição, nos primeiros três anos da Igreja. Agora, em 2013, começa uma nova etapa organizacional a nível local e, uma vez mais, voltando aos três pilares que nos viram nascer: fazer discípulos, plantar igrejas saudáveis, e formar líderes. ESCOLA RYLE

AGENDA EPISCOPAL

Entre as novidades de 2013, está a Escola Ryle, a qual está sobre a liderança do Pr Maicon Morais, como Diretor, e Eduardo Almeida, como Deão Acadêmico. Eles estão sendo assessorados pela Comissão de Educação Cristã da Igreja Anglicana Reformada do Brasil.

5 de Janeiro . Visita a Bragança Paulista

A ESCOLA RYLE terá um duplo funcionamento, sendo uma versão virtual e outra presencial na cidade de Brasilia, e, possivelmente, um polo em Bragança Paulista.

24 de Janeiro . Reunião Re.Novo Pindamonhangaba

6 de Janeiro . Igreja Anglicana do Vale de Paraíba 11 de Janeiro . Visita a São Paulo 10 de Janeiro . Reunião Re.Novo Pindamonhangaba 13 de Janeiro . Igreja Anglicana do Vale de Paraíba 17 de Janeiro . Reunião Re.Novo Pindamonhangaba 19 de Janeiro . Casamento 20 de Janeiro . Igreja Anglicana do Vale de Paraíba 25 - 27 de Janeiro . Ordenação Diaconal do Pr. Maicon Morais 31 de Janeiro . Reunião Re.Novo Pindamonhangaba 3 de Fevereiro . Igreja Anglicana do Vale de Paraíba 7 de Fevereiro . Reunião Re.Novo Pindamonhangaba 9 - 12 de Fevereiro . Encontro 16 de Fevereiro . Visita a São Gonçalo de Sapucaí 17 de Fevereiro . Igreja Anglicana do Vale de Paraíba 21 de Fevereiro . Reunião Re.Novo Pindamonhangaba 24 de Fevereiro . Igreja Anglicana do Vale de Paraíba 28 de Fevereiro . Reunião Re.Novo Pindamonhangaba 2 - 3 de Março . Retiro Espiritual de Comunidade de Jesus.BR em Caruaru, Pernambuco. 3 de Março . Ordenação Diaconal de José Valdez Lima Coelho NOTA: Evangelismo cada segundo sábado do mês em SJC, SP.

O Báculo

3


O

B

Ă

C

U

L

O

Tel.: (12) 3522-4634 | e-mail: anglicanabrasil@gmail.com | http//www.igrejaanglicana.com.br


O

B

Á

C

U

L

O

NOVIDADES DA IARB O trabalho que temos realizado para cumprir as primeiras metas depois do Sínodo está começando a dar seus primeiros resultados. No mês de Janeiro, todas as Comissões estarão formadas e os Presidentes das mesmas eleitos. Ao mesmo tempo, o Conselho Permanente terá a primeira reunião antes do feriado de Carnaval. E estaremos anunciando novos Pontos de Pregação nas próximas semanas. O LIVRO DE ORAÇÂO COMUM, 1662 Ainda que o progresso de tal projeto tem sido mais devagar que o esperado, estamos mais próximos a ter o LOC 1662 pronto em português. Infelizmente, os poucos recursos financeiros e humanos tem limitado a capacidade de avançar tal projeto, como era o esperado na última edição de “O Báculo.” CONTUDO, seguimos firmes e confiantes de ter tudo pronto até o próximo Sínodo.

O MANUAL TEOLÓGICO DOS 39 ARTIGOS A tradução está quase finalizada, somente faltam os últimos três capítulos. Uma vez finalizada a tradução, terá uma revisão, correção e expansão para que tal MANUAL possa ser um recurso adequado para a formação dos líderes e os ministros da Igreja Anglicana Reformada do Brasil.

TRADUÇÃO DOS MÓDULOS DO PTC - MOORE COLLEGE Esperamos ter traduzidos e prontos os primeiros quatro (4) módulos em 2013. Talvez, seja um desafio difícil de alcançar, mas temos total esperança de que o PTC de Moore College possa ser usado nos próximos anos para formar e ensinar os futuros ministros da Igreja Anglicana Reformada do Brasil.

O Báculo

Edição Nº 3 - Epifania

Igreja Anglicana Reformada do Brasil Rua Ryoiti Yassuda, 221 Pindamonhangaba, SP CEP: 12420-530

Trenz Segundo Nome Pruca Rua Prima 4321 Cidade Estado CEPPaís Comercial

O Báculo | Epifania 2013  

O boletim episcopal do bispo Diocesano da Igreja Anglicana Reformada do Brasil, o Revmo. Josep M. Rossello-Ferrer.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you