Page 1

Dia 4 DEUS AGE ATRAVÉS DE SEUS SERVOS – PARTE 1 Muitas vezes agimos como se Deus nos dissesse o que fazer e nos deixasse a sós para realizar a obra que ele mesmo designou. E então, a qualquer hora que precisamos dele, é só chamar que ele nos ajuda. Este jamais será o modelo bíblico. Quando Deus está para realizar uma obra, ele revela ao seu povo aquilo que ele vai fazer. Ele deseja agir ou operar através de seu povo ou de seu servo. Quando Deus quiser agir através de você, ele precisa tirá-lo de onde você está a trazê-lo para perto dele. Então ele vem e revela a você o que ele está fazendo. (Mais adiante, tentarei ajudá-lo a compreender como se pode saber, de maneira clara, quando Deus fala com você.) A partir do momento que souber o que Deus está fazendo, você então sabe o que precisa fazer – juntar-se a ele. A partir do momento que saiba que Deus está realizando uma obra no lugar onde você está a sua vida entra em contraste com Deus. Você não pode ficar do jeito que está e caminhar com Deus.

Sete Realidades de Conhecendo Deus A ilustração abaixo (que também se encontra na 3ª. capa deste livro) ajudará você a resumir a maneira pela qual você pode responder à iniciativa de Deus em sua vida.

Obediência Obra 1

7

de Deus Experiência

6 Ajustes

2 Relacionamento 5

Crise na fé

3 Convite

4 Deus Fala

1. Deus está constantemente agindo ao seu redor. 2. Deus busca um relacionamento de amor contínuo com você que seja real e pessoal. 3. Deus convida você a envolver-se com ele em sua obra. 4. Deus fala através do Espírito Santo por intermédio da Bíblia, da oração, das circunstâncias e da igreja com o fim de revelar a si mesmo, seus propósitos e modo de agir. 5. O convite que Deus lhe faz para trabalhar com ele leva você sempre a uma crise em fé que exige fé e ação. 6. É preciso fazer ajustes profundos na sua vida para juntar-se a Deus naquilo que ele está fazendo.

7. Você passa a conhecer Deus pela experiência à medida que você obedece a ele e ele realiza a sua obra através de você.


A. Faça um círculo ao redor das palavras ou frases que o ajudam a lembrar das sete realidades. B. Escreva as palavras-chave ou frases mais importantes C. Leia cada realidade com cuidado e note as dúvidas que você tiver acerca das realidades mencionadas. D. Utilizando apenas as palavras ou frases que você destacou no item B, veja se consegue resumir mentalmente todas as sete verdades Compare com o texto original antes de passar à próxima pergunta. E. Agora, numa outra folha de papel, tente escrever de cor as sete verdades. Não precisam ser escritas nas mesmas palavras, mas devem ser mencionadas as informações mais importantes de cada verdade. Você pode começar por anotar as palavras-chave, se quiser. A maior parte deste curso terá por base uma ou mais destas verdades, para ajudá-lo a compreendê-las melhor. Você deve reparar que frequentemente repetirei aspectos diferentes dessas mesmas realidades. Utilizo a repetição em situações diferentes para ajudá-lo a aprender como responder à atuação de Deus em sua vida. Na tarefa acima, você pode ter escolhido uma variedade de palavras ou frases. As suas podem não ser estas, mas eu escolhi: Deus/atividade; relacionamento de amor; envolver-se com ele, Deus fala; crise na fé; ajustes; obedecer. Você pode ter feito as seguintes perguntas:     

Quais são os fatores envolvidos num relacionamento de amor com Deus? Como posso saber que Deus está falando? Como saber o lugar onde Deus está agindo ou operando? Que tipos de ajustes Deus quer que eu faça? Qual a diferença entre ajustes e obediência?

Como já trabalhei com diversos grupos e indivíduos, tenho ouvido perguntas como estas com mais frequência. Procurarei responder ao maior número possível de perguntas até o final do curso. Existem três semelhanças nas vidas de personagens da Bíblia através de quem Deus operou:   

Quando Deus falou, sabiam que era ele. Sabiam o que Deus estava dizendo. Sabiam o que fazer em resposta a ele

Não seria bom ter um relacionamento com Deus de maneira que ele operasse através de você assim? Ele deseja que você tenha este relacionamento. Creio que este curso poderá ajudá-lo.

O Exemplo de Moisés O chamado de Moisés e o seu ministério são bons exemplos de como Deus trabalhou com personagens da Bíblia. A vida de Moisés e seu chamado para o ministério estão descritos nos capítulos 2, 3 e 4 de Êxodo. Outras personagens bíblicas ajudam-nos a ver a maneira como Moisés conheceu e seguiu a vontade de Deus. Utilizando os sete fatores na sequência que já vimos antes, e que estão na terceira capa deste livro, vejamos o chamado de Moisés e sua resposta (Seria bom ler Êxodo 2 a 4, como referência útil). 1 - Deus já estava atuando ao redor de Moisés. (...) pelo que chamaram, e subiu a Deus o seu clamor por causa dessa servidão. Então Deus, ouvindo-lhes os gemidos, lembrou-se de seu pacto com Abraão, com Isaque e com Jacó. E atentou Deus para os filhos de Israel; e Deus os conheceu (Ex 2.23-25). 2 - Deus buscou um relacionamento contínuo de amor com Moisés, que fosse real e pessoal Deus tomou a iniciativa de vir a Moisés e iniciar um relacionamento com ele na sarça ardente. Deus disse a Moisés queria com ele até o Egito. Muitos textos nos livros de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio ilustram a maneira como Deus buscava ter um relacionamento contínuo de amor com Moisés. Eis um exemplo: Depois disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e espera ali; e dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei e os mandamentos que tenho escrito para lhos ensinares (...) E tendo Moisés subido ao monte, a nuvem cobriu o monte. Também a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai (...) Moisés, porém, entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites (Ex 24.12,15,16,18).


3 - Deus convidou Moisés para envolver-se com a obra Dele. (...) e desci para o livrar da mão dos egípcios, e para o fazer subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa (...) Agora, pois, vem e eu te enviarei a Faraó, para que tire do Egito o meu povo, os filhos de Israel (Ex 3.8,10).  Responda às perguntas sobre as três últimas afirmações 1. Com relação a Israel, o que Deus já estava fazendo? 2. Qual a evidência que prova que Deus queria um relacionamento pessoal e real com Moisés? 3. De que forma Deus queria envolver Moisés na obra que ele já estava realizando?

(1) Deus tinha um propósito que ele estava operando na vida de Moisés. Mesmo sendo Moisés um exilado no deserto, ele estava exatamente dentro do horário de Deus, no centro da vontade de Deus para Moisés. O fator importante era a vontade de Deus para Israel. (3) O propósito de Deus era libertar os filhos de Israel. Moisés era a pessoa por meio de quem Deus queria operar para realizar esta obra. (2) Por diversas vezes, Deus convida Moisés para falar com ele e estar com ele. Deus iniciou e manteve um relacionamento contínuo com Moisés. Tal relacionamento tinha o amor como base, e Deus cumpria seus propósitos diariamente através de seu amigo Moisés. (Para ter outros exemplos do relacionamento de amor, leia Êxodo 33.7 - 34.10 ou Números 12.6-8.) “Certamente, o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o segredo aos seus servos, os profetas.” - Amós 3.7 Quando Deus prepara-se para realizar algo, ele sempre revela a uma pessoa ou a seu povo o que ele está para fazer. (Ver Amós 3.7.). Deus realiza sua obra através de seu povo. É assim que Deus opera com você. A Bíblia existe para ajudá-lo a compreender os caminhos de Deus. Assim, quando Deus começar a agir em sua vida, você saberá reconhecer que é ele mesmo. Já que esta lição tem duas partes, pare aqui e comece com a afirmação de número 4 no próximo dia.  Faça uma revisão do estudo de hoje. Ore, pedindo a Deus para identificar as afirmações ou os versículos que ele quer que você compreenda, aprenda ou pratique. Sublinhe-os. Depois responda às perguntas: 

Qual foi a afirmação ou o versículo mais importante que você leu hoje?

Escreva a afirmação ou o versículo, com suas próprias palavras, como uma oração de resposta a Deus.

O que Deus quer que você faça em resposta ao estudo de hoje?

Esta lição de duas partes será resumida no final da lição do dia 5

Unidade 1 dia 4 deus age através de seus servos parte 1 epub  
Unidade 1 dia 4 deus age através de seus servos parte 1 epub  
Advertisement