Page 1

Dia 2 JESUS É O EXEMPLO Interprete a Experiência à Luz Bíblia Jesus procurava observar onde o Pai estava agindo, e juntava-se a Ele No decorrer deste curso, e durante toda a sua vida, haverá ocasiões quando você terá vontade de reagir conforme suas experiências ou sua própria sabedoria. Tal abordagem trará problemas para você. A diretriz deve ser a seguinte: Tome sempre a Bíblia como referência da Verdade (ou para que o Espírito Santo revele a Verdade). Procure observar a maneira como Deus fala e como ele age nas Escrituras. Tome suas decisões e avalie suas experiências à luz dos princípios bíblicos. Quando você estudar a Bíblia, não baseie a sua decisão num caso isolado. Procure encontrar a maneira usual como Deus trabalha ou age por toda a Bíblia. Quando você aprender a forma como Deus operou através da História, você pode confiar em que ele vai agir da mesma maneira em sua vida. A sua experiência é válida somente se for confirmada pela Bíblia. Jamais nego qualquer experiência que alguém tenha tido. No entanto, sempre reservo para mim o direito de interpretá-la segundo a minha compreensão da Bíblia. Às vezes, algumas pessoas ficam aborrecidas comigo e dizem: “Olhe aqui, não me importa o que você diga, eu por essa experiência”. Respondo da maneira mais educada possível, dizendo: “Não estou duvidando da sua experiência. O que estou questionando é a interpretação daquilo que você experimentou, pois isso não está de acordo com a Palavra de Deus”. Nossas experiências não podem ser nossos guias. Cada experiência deve ser controlada e compreendida à luz da Bíblia. O Deus revelado na Bíblia não muda. ⇒ Verifique se você entendeu esta idéia. Marque as afirmações seguintes com V (verdadeira) ou F (falsa)

1. 2. 3. 4.

___ Interpretações humanas de minhas experiências são uma maneira eficaz de se conhecer Deus e também segui-lo. ___ Devo sempre avaliar minhas experiências à luz das verdades encontradas na Palavra de Deus. ___ É possível ter uma visão distorcida de Deus se eu não comparar minhas experiências com as verdades bíblicas. ___ Posso confiar em que Deus vai operar em minha vida de maneira semelhante ao que eu observo em toda a Bíblia.

A primeira afirmação é falsa; as outra três são verdadeiras. Na de número 1, as suas experiências devem ser interpretadas à luz da Bíblia. A experiência por si só não é uma diretriz confiável. É preciso ter cuidado ao isolar uma única experiência do contexto da Bíblia. É necessário ver a maneira como Deus opera em toda a Bíblia. Você jamais incorrerá em erro se, sob a instrução do Espírito Santo, permitir que a Bíblia seja o seu guia.

A Bíblia É o seu Guia Os cristãos estão cada vez menos buscando orientações na Bíblia para sua fé e prática. Por esse motivo, as pessoas estão buscando soluções, programas e métodos mundanos que aparentam ser uso a reposta para os problemas espirituais. Eu uso a Palavra de Deus como guia para aquilo que devo fazer. Algumas pessoas dizem: “Henry, isto não é prático.” Querem que eu me afaste da Bíblia e confie nos caminhos do mundo ou na experiência pessoal. Como discípulo de Cristo não posso abandonar a direção que encontro na Bíblia. A Bíblia é meu guia de fé e prática. O que fazer para que a Palavra de Deus seja nosso guia? Quando busco a direção de Deus, insisto em seguir as diretrizes que encontro na Palavra de Deus. A lição de ontem é um exemplo. Será que Deus chama as pessoas, sem dar todos os detalhes de uma só vez? Sabemos que Deus chamou Abrão para seguir desta maneira. É este o padrão que aparece sempre na Bíblia? ⇒ Leia os seguintes versículos. Eles falam sobre o convite que Deus (Jesus) faz às pessoas para que o sigam. Escreva o nome das pessoas que foram chamadas sem receberem muitos detalhes sobre o futuro reservado para elas.


1. Mateus 4.18-20 _____________________________________ 2. Mateus 4.21-22 _____________________________________ 3. Mateus 9.9 _________________________________________ 4. Atos 9.1-20 _________________________________________ Em alguns casos, Deus forneceu mais detalhes do que em outros. Olhamos para a chamada de Moisés e vemos que Deus deu a ele uma idéia mais clara da tarefa que haveria de realizar do que em outros casos. Em todas situações, no entanto, as pessoas tinham de ficar perto de Deus para terem sua direção diariamente. Para Moisés e os filhos de Israel, Deus proveu liderança diária através de uma nuvem, durante o dia, e uma coluna de fogo, durante a noite. A Pedro, André, Tiago, João, Mateus e Paulo (estes nomes são as respostas das atividades acima). Deus não revelou muitos detalhes sobre a tarefa que haviam de cumprir. Ele disse apenas: “Sigam-me, e mostrarei o caminho a vocês.”

Qual é a Vontade de Deus Para a Minha Vida? Quando a pessoas começam a conhecer e fazer a Vontade de Deus, muitas fazem a seguinte pergunta: “Qual é a vontade de Deus para a minha vida?” Tive um professor no seminário. Dr. Gaines S. Dobbins, que dizia: “Se fizer a pergunta errada, você terá a resposta errada.” Às vezes achamos que toda pergunta é legítima. Quando buscamos uma determinada resposta para ela, sai sempre errada, e ficamos sem saber o que está acontecendo. Verifique sempre se está fazendo a pergunta certa, antes de ficar buscando a resposta.

A pergunta correta é: Qual é a vontade de Deus? Qual a Vontade de Deus para a minha vida? – esta ​não é a pergunta certa. Creio que a pergunta correta é: Qual a Vontade de Deus? Uma vez conhecendo a vontade de Deus, posso então ajustar minha vida a Ele. Em outras palavras, qual é o propósito de Deus? Quando souber o que Deus está fazendo, saberei o que devo fazer. A ênfase precisa ser colocada em Deus, e não ​em mim! O Exemplo de Jesus Para saber como conhecer e fazer a vontade de Deus, nosso melhor exemplo é Jesus. Durante os 33 anos que passou na Terra, Ele cumpriu, cabalmente, todas a tarefas que Deus lhe deu. Jamais deixou de realizar a vontade do Pai. Jamais pecou. Você gostaria de saber como Jesus veio a conhecer e realizar a vontade de Deus? “Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também (...) Disse-lhes, pois, Jesus. Em verdade, vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer, porque tudo quanto Ele faz, o Filho faz igualmente. Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que Ele mesmo faz; e maiores obras do que está lhe mostrará, para que vos maravilheis.” - João 5.17,19,20 ⇒ Leia João 5.17, 19, 20 e responda às perguntas.

1. Quem está sempre trabalhando? _________________________________________ 2. O que o Filho pode fazer por si só? ________________________________________ 3. O que faz o Filho? ______________________________________________________ 4. Por que o Pai mostra ao Filho tudo o que Ele faz? ____________________________

Esta é uma das afirmações mais claras de como Jesus sabia o que fazer. A abordagem de Jesus, quanto a conhecer e realizar a vontade de Deus, poderia ser resumida assim:


O Exemplo de Jesus ●

O Pai trabalha até agora

Agora, Deus me põe a trabalhar

Não faço nada por minha própria iniciativa

Fico observando para ver o que o Pai está fazendo

Faço aquilo que vejo que o Pai já está fazendo

Veja, o Pai me ama

Ele me mostra tudo o que Ele mesmo está fazendo Procure ver onde Deus está agindo e junte-se a Ele!

Este exemplo é para sua vida pessoal e para sua igreja. Não é apenas um método passo a passo para conhecer e fazer a vontade de Deus. É uma descrição de um relacionamento de amor através do qual Deus realiza os seus propósitos. Eu resumiria tudo da seguinte maneira: Procure ver onde Deus está agindo e junte-se a Ele!

Deus Está Sempre Agindo ao seu Redor Neste momento, Deus está agindo ao seu redor e na sua vida. Uma das maiores tragédias entre o povo de Deus é que, enquanto as pessoas anseiam profundamente ter uma experiência com Deus, elas na verdade estão tendo experiências diárias com Deus, só que não se apercebem disso. Até o final deste curso, você terá aprendido muitas maneiras de reconhecer claramente a atividade de Deus na sua vida e ao seu redor. O Espírito Santo e a Palavra o instruirão e ajudarão a saber quando e onde Deus estará agindo. Quando souber com certeza onde Ele estiver agindo, então irá ajustar a sua vida para unir-se a Ele. Você experimentará a atuação de Deus em sua vida. Quando você tiver este tipo de relacionamento íntimo de amor com Deus, conhecerá e realizará a vontade de Deus e experimentará Deus de maneiras nunca antes conhecidas por você. Eu não posso alcançar este alvo por você na sua vida. Deus é o único que pode leva-lo a ter este relacionamento. ⇒ Veja o diagrama que se encontra na 3ª. Capa desse livro. Leia as sete realidades da experiência com Deus. Personalize e escreva a ​primeira​ afirmação na (texto oculto na foto) .... com sua própria afirmação. Mais adiante, examinaremos mais a fundo estas sete realidades. ⇒ Faça uma revisão do estudo de hoje. Ore, pedindo a Deus para identificar as afirmações ou os versículos que Ele quer que você compreenda, aprenda ou pratique. Sublinhe-os. Depois responda às perguntas:

1. Qual foi a afirmação ou o versículo mais importante que você leu hoje? 2. Escreva a afirmação ou o versículo, com suas próprias palavras, como uma oração de resposta a Deus. 3. O que Deus quer que você faça em resposta ao estudo de hoje?

4. Escreva o versículo para decorar desta unidade. Você poderá utilizar uma versão diferente para os versículos a serem decorados, se assim o desejar. Ponha em prática os versículos no dia-a-dia.

RESUMO ●

Procurarei entender o que Deus diz e ver como Ele age na Bíblia. Tomarei minhas decisões e avaliarei minhas experiências com base nos princípios bíblicos.


A Bíblia é meu guia de fé e prática

A pergunta certa é: Qual a vontade de Deus?

Procurarei ver onde Deus está trabalhando para juntar-se a Ele

Deus está sempre agindo ao meu redor.

Unidade 1 dia 2 jesus é o exemplo  
Unidade 1 dia 2 jesus é o exemplo  
Advertisement