Page 1

JUNHO • AGOSTO DE 2013

01


02

TOP em Revista


Palavra Pastoral

Amor Sem Porteira… V

ocê já teve um amor desses? O Amor que sinto por minha esposa é desse tipo: “sem porteira”. É um tipo de amor que vem e entra em nosso corpo, alma e espírito. O chamei “sem porteira” porque quando ele chegou, logo entrou com tudo dentro de mim. Foi como se literalmente não tivesse porta nem porteira no meu coração, entende? Daí ele veio e tomou conta de tudo. Eu tinha sucesso, amigos, dinheiro, mas também um monte de frustrações em minha vida. Cheguei ao ponto de dizer que só me casaria depois dos cinqüenta anos. Coloquei cadeados e correntes em minha vida sentimental para que o meu coração tão sofrido, ferido e machucado não pudesse ser encontrado por ninguém. Finalmente a “porteira” estava fechada, até que um dia entrei em uma loja e vi de longe a minha amada. Posso afirmar com todas as letras que existe amor à primeira vista. Naquela hora caíram os cadeados, quebraram as correntes e foi arrancada de dentro do meu coração a tal “porteira” com fechadura e tudo… Eu me apaixonava! Fiquei um ano a observando. A passar de longe sem poder me aproximar. Ela era evangélica e eu não sabia. A procurei em todos os lugares que frequentei e não a encontrei. Até o dia que ela veio à minha empresa fazer uma visita técnica. Eu não acreditei! Era ela! Linda, como é ate hoje! Depois de falarmos sobre trabalho a perguntei: Onde andas? Não consigo te ver em nenhum lugar. Ela respondeu: “Você nunca foi à minha Igreja...!” Perguntei: Igreja? Como assim? Você é evangélica? Ela: “Sou! Me faça uma visita!” E é lógico que “topei”. Foi assim que encontrei o amor da minha vida. E numa igreja cristã... Visitei a sua Igreja. Gostei e fiquei. Depois de um ano começamos a namorar. Logo noivamos e nos casamos. E isso já faz 15 anos.

Temos três filhos e, quando a nossa última filha nasceu, a minha esposa passou por sérias complicações no parto, a ponto da médica sair da sala de cirurgia gritando e chorando. Detalhe: eu estava na sala e ela não sabia. Imagine o que passei! Foi chamada outra equipe de médicos e nasceu a necessidade do milagre acontecer. A Bíblia diz no livro de Filipenses 1:6 que “o Deus que começou a boa obra há de completar até o final”, essa era a Palavra que me confortava. Eu sabia que Deus estava conosco e que o milagre aconteceria. Naquele momento eu senti esse amor “sem porteira”. Fechei os meus olhos e orei ao Senhor dizendo: Meu Deus me ajude! Amo muito minha família, mas amo mais a minha esposa. Não quero perder ninguém, mas se tiver que perder alguém, que seja a nossa filha, pois sem ela consigo viver, mas sem a mãe como viverei? Acredite! Amo mais a minha esposa que os nossos maravilhosos filhos, e esse amor, chamo de amor “Sem Porteira”. Resolvi dedicar essa mensagem a ela, e dizer a todos vocês que ninguém perde nada em amar a sua esposa. Amem! Mas amem “sem porteira”…! Disse o homem mais sábio do mundo (Salomão) no livro de Provérbios 18:22: “quem encontra uma esposa, encontra um bem valioso”. Se eu a amo dessa forma, imagine como não nos ama o Senhor Jesus… que entregou sua vida na cruz do calvário por nós. Jesus te ama muito, meu irmão! Ele te dará um lindo casamento e uma linda família. E se ainda não está assim, vá para igreja e lá Ele completará Sua obra. Que o Senhor abençoe o seu casamento.

Pr. Russel Prata e Pra. Paula

Rua Inácio Oldono

(em frente ao Departamento Municipal de Trânsito) JUNHO • AGOSTO DE 2013

03


Editorial

Voltamos! Quero agradecer primeiramente a Deus, depois, a todos os anunciantes e leitores pelo carinho e credibilidade, por terem confiado e acreditado em nosso trabalho! Após o sucesso da 1ª edição, é com muita satisfação que apresentamos a 2ª edição da Top em Revista. Nesta edição trazemos: Na capa, nosso Prefeito Vanderlei Coimbra e vice Carlo Iavé, que em apenas cinco meses de administração vêm mostrando um excelente desempenho em nosso município. Confira as obras já concluídas na página 38. Na seção “Ela é Top!”, temos a boutique Sedução Modas e S&S Calçados, com looks e calçados maravilhosos e exclusivos. Conheçam a lindíssima Gabriela Matos! Em nossa coluna Saúde, temos a presença da Dra. Bianca Vidigal e Dr. Marcelo Vidigal falando sobre doenças sexualmente transmissíveis, assunto muito importante. Davi Sacer, o artista gospel que deu show e levou multidões adorar a Deus com seus louvores. E o cantor “sensação do arrocha” no Brasil, Thiago Brava que também fez um grande show em Redenção. Nossa palavra pastoral está cada vez mais abençoada. Pr. Russel e Pra. Paula nos abençoam com mensagens edificantes que vão tocar o seu coração e você sentirá a presença do Espírito Santo. Em especial ao dia dos namorados confira as declarações de amor feitas pelos seus eternos namorados. Confira se você também foi homenageado! Temos ainda homenagem ao dia dos pais. Emocionante! Uma entrevista com presidente do Sindicato Rural de Redenção, Sr. Dimas Lalão sobre a programação e expectativa para 20ª Expo Pólo Carajás. Conseguimos também registrar a entrega de nossa 1ª edição com alguns clientes e os mesmos deram suas opiniões sobre a revista. Confira! Dra. Fernanda Teixeira (advogada) com artigo muito importante sobre empregados domésticos. Estamos cheios de novidades, matérias importantes, social, dicas para dia dos namorados e muitos anunciantes com o que há de melhor no comércio de Redenção. Esperamos que assim como a primeira edição a segunda também possa ser recebida com todo carinho. Pois procuramos fazer o melhor para você, anunciante e leitor, com o compromisso de entregar a “TOP” trimestral. Porque todo mundo merece estar em um lugar que é Top em Revista! Boa leitura!

Roupas e acessórios: Maluá Calçados: Éden Calçados

Editorial

Publicação trimestral de distribuição gratuita. As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores

04

DIRETORA GERAL Nelbia Gomes

REPORTAGENS Paulo Carrion

FOTOS Ricardo Bellochio - PHOTOART Bellochio • Samayk

COLABORADORES DESTA EDIÇÃO Ricardo Bellochio, Audo Barros,José Rodrigues, Maluá, Éden Calçados

PROJETO GRÁFICO Igor Flávio • Designer Gráfico e-mail: igorflavio@gmail.com REVISÃO DE TEXTO Maura Kely

COMERCIAL 94 9102 7754 • topemrevista@hotmail.com TIRAGEM 3mil exemplares

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

05


REDENÇÃO • PECUÁRIA

Produtor rural falou sobre os preparativos da 20ª Expo

Dimas Lalão Presidente do SRR - Biênio 2013/2014

Natural de Tupaciguara, Minas Gerais, morador do sul do Pará desde 1975, Dimas Gomes de Santana, “Dimas Lalão” (60), que há vários anos faz parte da diretoria do Sindicato Rural de Redenção (SRR) assumiu a presidência da entidade para o biênio 2013/2014. O SRR abrange os municípios de Pau D’Arco, Cumaru do Norte e Bannach, além de Redenção. O produtor rural e empresário é um dos pioneiros que vem contribuindo sempre para o desenvolvimento do setor agropecuário com seu empreendedorismo e dedicação. Dimas Lalão, muito respeitado pela classe ruralista, tem um grande desafio pela frente. No momento, seu foco e atenção estão

concentrados na realização da 20ª Expo Pólo Carajás que acontece no mês de junho. Segundo Lalão, entre as inovações desta feira, está a cobrança de apenas R$ 4,00 na portaria com o visitante tendo direito a assistir o rodeio. “Este ano o rodeio será separado do show. Se o visitante for assistir ao show terá que comprar outro ingresso, mas para freqüentar o parque e assistir o rodeio, o preço será de R$ 4,00”, afirma o presidente. Ainda segundo Lalão, os shows renomados com João Neto e Frederico (sábado), Cristiano Araújo (quarta-feira) e Paula Fernandes no encerramento deverão atrair grande público na Expo 2013.

20ª Expo Pólo Carajás Shows renomados com João Neto e Frederico (sábado), Cristiano Araújo (quarta-feira) e Paula Fernandes no encerramento deverão atrair grande público na Expo 2013.

06

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

07


08

TOP em Revista


Índice 10 Namorados 14 Arquitetura 18 Decoração 20 Redenção • 31 anos 22 Cuidados com o Pet 24 Saúde•DST 26 Saúde•Estética 28 Dia dos Pais 30 Redenção•31 anos 32 Top em Viagem 38 Capa 40 Aniversários 44 Entretenimento 46 Saúde • Doe Sangue 48 Ela é Top 52 Gente de Sucesso 54 Social 58 Culinária 64 Top’s Indicam 68 Justiça

Declarações para o dia especial Ênfase nas Visuais / Tradicional e Moderno Empresárias da Art’Vida antenadas na alta decoração Show Davi Sacer

Calazar, causas, sintomas e tratamento

Um problema de saúde pública Drenagem Linfática

Homenagem especial

Show Thiago Brava

Casal fala sobre o que viram na África do Sul

Redenção completa 31 anos

Veja quem está comemorando mais um ano Dicas para um filminho à dois Enlace Matrimonial

Prefeito Vanderlei Coimbra e Vice-Prefeito Carlo Iavé Município completa mais um ano com a perspectiva de grandes avanços atráves de uma administração clara e moderna.

Gabriela Matos dá um show de beleza Jovem apresentador Wederson Andrade Coquetel de lançamento da K&K Couros Panqueca, simples, fácil e deliciosa

Revista tem ótima aceitação na cidade Impacto financeiro da Lei das Domésticas

JUNHO • AGOSTO DE 2013

09


DIA DOS NAMORADOS

O clima do AMOR está no ar... Mês dos namorados está chegando, e na vida muitos esse tempo nunca passa... De: Anderson (Tota) Deus tem um plano especial para cada pessoa. Basta receber. Ainda não sei qual plano ele tem pra mim, porém sei que vindo dele com certeza é bom. Durante toda a minha vida tenho recebido presentes divinos. Recebi uma ótima família, bons estudos, oportunidade de trabalho e excelentes amigos. Também recebi um dos melhores presentes que um homem pode receber: uma esposa maravilhosa. A Giane é uma mulher linda, determinada, dedicada, inteligente, grande amiga, excelente esposa e grande amante. Minha eterna namorada. Minha graça foi tanta que recebi, no mesmo pacote, outra família tão boa quanto a minha. Pessoas de valores religiosos, morais e familiares, acima de tudo.

Love, Eu te amooooooo!!! Giane Wink para Anderson

Tenho orgulho de você, minha namorada. Minha declaração, tatuada em mim: Giane, eu te amo!

De Iavé para Vilma Meu amor eu te achei no começo de 1982, e no fim deste mesmo ano estávamos casados. Dai já se passaram mais de 30 anos. Eu quero nessa data importante, dizer que você sem dúvida alguma é a mulher da minha vida. A mulher que Deus colocou do meu lado para que nessa jornada importante, nesta etapa da minha encarnação, pudéssemos caminhar juntos e juntos seguir. Portanto, beijo. Te amo...

De Adão Leal para Naiara Lima Há um tempo atrás, eu te conheci, começamos a namorar, e a cada dia que passava e ainda passa, gosto mais de você. É como o brilho de uma estrela, que intensifica a cada momento de alegria ao lado da lua. Você é uma pessoa, que conquistou de verdade, que torna os meus dias mais alegres quando esta por perto. Os mesmos ventos que levam o que nós mais amamos são os mesmos que trazem aquilo que aprendemos amar. TE AMO MUITO.

Por: Josué para Andrea 10

Você traz alegria para os meus dias, contentamento para a nossa vida e amor para o nosso viver, minha vida se enche de felicidade porque você faz parte dela. TE AMO TOP em Revista


De: Brena Caroline Para: Fagno Toda uma vida estaria com você. Não me importa de que maneira, nem como, nem aonde... Mas que seja com você!

De: Emanuelle Bastos para André Fico feliz com pequenos carinhos. Não precisa me dar o mundo, só precisa ser meu mundo. Te amo meu amor... eu te amo a cada dia mais e sou feliz ao teu lado... Te Amo!

Wilker para Jackeliny Esse amor que nasceu em meu coração inspirado num ser maravilhoso que é você e está sempre em festa, festa dos sonhos realizados, das esperanças concretizadas. Feliz no amadurecer de tudo em você, em nós refletidos no que somos. Dou-te minha vida para que sua vida seja em vida a mais feliz de todas, em todos os momentos e instantes de nossa constante existência. Meu amor. Te amo.

Dra. Fernanda e Fabrício

Sentimento mais perfeito O amor é o sentimento mais perfeito, que envolve o ser humano na sua totalidade: espírito, alma e corpo. O amor vem de Deus, “porque Deus é Amor”. Deus quer abençoá-los com amor.

Pr. Russel Prata e Pra. Paula ( Top Cursos)

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Feliz Dia dos Namorados!

Coríntios 13:4-7

Fábio e Antonieta (Maluá) JUNHO • AGOSTO DE 2013

Dr. Carlos Eduardo e Dra. Fernanda

Vanderlei Coimbra (Prefeito) e Glaucia Darlene (Primeira Dama) 11


AUTOMÓVEIS

Dicas para o test-drive

em um carro novo

Confira os principais pontos que precisam ser avaliados Comprar um carro novo é um evento especial e um investimento razoavelmente elevado. Por isso, ainda que você tenha se decidido por um determinado modelo por uma série de outras razões (como design, preço ou confiança na marca), é imprescindível fazer um test-drive antes de assinar o cheque. Dessa forma, você não vai correr o risco de ter que conviver com um modelo que apresenta alguma característica que você não tolera. Veja, abaixo, as dicas: Primeiro, encare o test-drive com seriedade. Isso significa não só prestar a máxima atenção nos detalhes do carro, mas deixar isso evidente – o que ajuda a convencer o vendedor que você está mesmo interessado em comprar o veículo e, em contrapartida, fornecer todas as informações que você precisa de forma clara e objetiva. Ao pesquisar opções para o futuro morador da garagem, vale a pena pensar quais são as características mais compatíveis com as condições a que o carro vai ser submetido. Por exemplo, se você pega trânsito intenso, ladeiras ou ruas esburacadas, estradas asfaltadas ou de terra, entre outros. Esse tipo de demanda deve estar em sua cabeça na hora do test-drive. A avaliação, aliás, começa antes de ligar o motor. Sente-se no banco do motorista e analise o acesso aos comandos básicos do carro, itens do console, painel e a praticidade dos porta objetos espalhados na parte interna. Ajuste o banco com atenção e veja se você encontra uma posição confortável de dirigir. E, antes de sair com o carro, combine o tempo do test-drive com o vendedor. Uma simples voltinha no quarteirão não servirá para você avaliar o carro. Vale, antes de ir até a concessionária, planejar um trajeto que contemple as situações de seu dia-a-dia que você listou anteriormente. Não ligue o rádio durante o trajeto dificilmente terá barulhos que exemplo, uma comparação Tente avaliar os

e evite conversas que tirem o seu foco da avaliação do veículo. Um carro novo inevitavelmente aparecem em um usado, mas é essencial você fazer, por do nível de ruído com o carro que você possui atualmente. mais diversos aspectos do carro, sempre tendo em mente as

situações de uso

mais constante. Por exemplo: como a suspensão se comporta

em curvas ou

em uma rua esburacada; se, em trânsito intenso, o motor tem

uma boa varia muito,

elasticidade. Lembre-se que, assim como o design dos modelos o seu comportamento também acaba sendo bem diferente em determinadas situações.

Nada melhor que um carro novo... Antes de tudo, avalie bem o seu tipo de veículo, afinal é um grande investimento. Boa compra!

12

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

13


ARQUITETURA

Ênfase nas visuais Ficha Técnica Área: 502m² • Local: Condomínio Park Imperial, Redenção-PA Fotos: PHOTART • Ricardo Bellochio

Com um programa bem definido, coube à arquiteta traduzir a ideia na forma de espaços que se articulassem entre si, respeitando as exigências dos clientes sem abrir mão da visão de profissional. O terraço sobre a garagem é acessado a partir da suíte master o qual proporciona vista para o marco visual do condomínio (Serra). Os elementos verticais em vidro imprimem monumentalidade ao conjunto. São grandes aberturas que permitem a entrada da luz dando legibilidade ao espaço criado no interior da edificação.

A ligação entre os espaços internos e externos foi concebida de forma a permitir a máxima integração do living com o lazer. No centro, a piscina é o ponto alto, ela pode ser vista praticamente todos os ambientes da casa.

Aline Godoy Arquiteta e Urbanista (94) 9162.6789 • 3424.0277 alinegodoy.arq@gmail.com Avenida Guarantã, 342, Sala 02, Redenção-PA

14

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

15


ARQUITETURA

Tradicional X Moderno Ficha Técnica Área: 820m² • Local: Condomínio Park Imperial, Redenção-PA Fotos: PHOTART • Ricardo Bellochio

Marcada pela amplitude dos espaços e pela rígida setorização dos ambientes, a casa erguida no condomínio Park Imperial de Redenção-PA, reflete bem o perfil da família de descendência alemã. Com um living de aproximadamente 70m² que se abre quase que completamente para uma ampla área de lazer a qual enquadra o deck e a piscina ao fundo. A forma e dimensão do terreno possibilitaram uma locação que privelegia as vistas em todas as fachadas. A conciliação entre a percepção moderna da arquiteta e o gosto tradicional da cliente resultou em um mix de platibanda e telhado aparente. Uma combinação arriscada, mas que gerou um resultado harmonioso.

É sempre arriscado tentar misturar estilos tão distintos como telhado aparente e platibanda, porém a proposta funcionou muito bem neste projeto.

Arquiteta Aline Godoy

Aline Godoy Arquiteta e Urbanista (94) 9162.6789 • 3424.0277 alinegodoy.arq@gmail.com Avenida Guarantã, 342, Sala 02, Redenção-PA

16

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

17


DECORAÇÃO

Antenadas em Decoração Sempre atentas nas novidades de decoração, as empresárias da Art’Vida Interiores trazem o que há de mais novo para a região sul do Pará.

Viviane Lopes e Clara Crisna Art’Vida Interiores

Atentos ao mercado cada vez mais seletivo e exigente, fomos buscar parceiros e fornecedores que atendem ao seguimento da alta decoração, para agregar e compor os ambientes criados pela nossa equipe, visto que já temos toda uma preocupação em apresentar o projeto dos móveis planejados sugerindo a decoração para que o cliente melhor visualize a ocupação do espaço. A empresa tem visitado feiras e eventos de decoração e participado de cursos de decoração e design para se inteirar, aperfeiçoar e apresentar aos clientes o que o mercado oferece de melhor e mais moderno, levando em consideração as tendências e características da nossa região. Renovar um espaço com uma decoração pode ser muito prazeroso aos donos e donas de casa que não abrem mão de deixar seu imóvel sempre moderno e combinando com sua personalidade. Para estas pessoas, o ano de 2013 traz uma série de novidades que prometem agradar aos mais diversos gostos.

Quer saber o que há de novo no

mundo da decoração para o seu estilo?

Confira as dicas abaixo: •

Cores: As diversas variações de tons neutros como cinzas e marrons são fortes tendências para 2013, tanto para a pintura de paredes, quanto para móveis, tapetes e acessórios. De acordo com as referências internacionais, o tom camelo (muito em alta em 2011 e 2012) evolui para a cor cappuccino. Ainda nas tonalidades mais sóbrias, o verde oliva torna-se mais forte e predominante.

Charme sóbrio: Ambiente elegante com estética limpa e sem ostentações. Predominância das madeiras escuras em tons de chocolate. Uso de materiais que imitam a natureza como couros sintéticos, fibras vegetais, feltro e lã. As cores em tons de bege, verde oliva e terracota serão os mais usados nessa tendência. Móveis horizontais, lineares e modernos sem muitos detalhes ou adornos.

Exuberância calorosa: A invasão das cores para dentro do ambiente, tudo muito quente e vibrante. Nessa tendência se usa objetos e móveis antigos misturados com os atuais contando uma história de vida. Predominância nas estampas florais em cortinas e almofadas. Combinação de várias texturas criando uma mixagem interessante e aconchegante, como o tricô artesanal e o linho.

Vida globalizada: É a mistura de vários elementos étnicos como da cultura chinesa, indiana, mexicana. Tudo isso de forma harmoniosa com os móveis modernos de hoje. O uso de sedas, lãs, mantas juntamente com objetos como luminárias, castiçais de vários povos.

Assim como aconteceu em 2012, neste ano as referências dos anos 50 e 60 também aparecem em cores e estampas. Os temas geométricos também aparecem, além de inspirações francesas e renascentistas no visual de objetos, móveis e acessórios, mas tudo com uma releitura moderna ou mesclando o novo com o antigo. A natureza que nunca sai de moda e a sustentabilidade está cada vez mais em evidência. Por isso, o verde das plantas pode fazer parte da decoração, deixando o ambiente mais calmo e tranquilizo, especialmente na sala de estar. Todas as tendências citadas podem transformar qualquer casa ou apartamento, desde que combinem com os moradores e transpassem a real energia que movimenta e inspira qualquer lar.

Quer saber mais? Acesse www.artvidainteriores.com.br 18

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

19


REDENÇÃO 31 ANOS

Show de Davi Sacer atraiu milhares de pessoas nos

31 anos de Redenção Eu não vou mais olhar atrás O que passou não volta mais Não temerei o que virá Minha Esperança está em Deus...

O aniversário de 31 anos de Redenção, comemorado entre os dias 10 e 13 de maio, entrou para a história. No quesito show, a apresentação do cantor gospel Davi Sacer, fechou a programação com chave de ouro. Ao se apresentar no domingo, 12 de maio, véspera do aniversário de Redenção, Davi Sacer conseguiu levar ao Espaço Cultural quase 40 mil pessoas, um feito inédito na história de eventos realizados no município. Um dos momentos marcantes da programação foi quando o prefeito Vanderlei Coimbra, que é fã assumido de Davi Sacer, cantou uma música junto com o astro da música gospel. “Se você se submeter à vontade de Deus, Ele abençoará você, a sua família e esta cidade”, afirmou Sacer. Quem é Davi Sacer Criado em uma família cristã, a Palavra de Deus sempre esteve presente na vida de Davi Sacer. Neto e filho de Pastor é o caçula de uma família de onze irmãos. Com seis meses de idade foi acometido de paralisia infantil que o impedia de andar. Em um culto de oração ocorreu um milagre: em meio a glorificações, Davi, aos três anos começou a andar. A partir dos ensinamentos recebidos de seus pais (Pr. Abrahão e Maria dos Anjos), começou a desenvolver seu ministério musical, iniciado aos 8 anos de idade quando seu irmão mais velho o ouviu cantar.

20

Aos dezessete anos ingressou em JOCUM (Jovens com Uma Missão), onde permaneceu por um período de dois anos. Na missão, em 1994, participou da gravação do CD Minha Porção, onde suas primeiras composições foram gravadas. Foi também em JOCUM que Davi conheceu sua esposa Verônica Sacer, que integrava o mesmo ministério de louvor. De 1997 a 2000, fizeram parte do Tabernáculo de Davi com o Pr. Cláudio Claro, com quem gravaram dois CDs: 10 Anos e Espírito Santo, fazendo participação nas músicas “Profetiza” e “Glória, Aleluia”. Em 2003, ao iniciar o grupo Toque no Altar junto a outros integrantes, Davi consolida seu ministério através de suas composições e ministrações, que marcaram muitas vidas pelo Brasil e pelo mundo. Durante quatro anos consecutivos (20052008) concorreu na maior premiação da música cristã brasileira, o Troféu Talento, onde foi premiado em diversas categorias, dentre elas Intérprete Masculino e Compositor. Com o lançamento do CD Deus não Falhará, Davi Sacer dá início a mais um projeto, desta vez solo. Casado há 13 anos com Verônica Sacer, com quem tem dois filhos: Breno e Maressa, continua sua trajetória de adoração no Ministério Trazendo a Arca, com sua esposa e amigos.

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

21


CUIDADOS COM PET

Calazar

Causas, Sintomas e Tratamento

Calazar, também conhecida com Leishmaniose, que durante muito tempo era restringida ao protozoário, que é o agente causal da doença, ao mosquito transmissor e aos animais das matas, seus hospedeiros definitivos principalmente os roedores.

Cuide bem do seu bichinho... Eles merecem todo amor e carinho...

A transmissão da doença se verifica por meio da picada de um mosquito da espécie Phlebotomus intermedius, popularmente conhecido como mosquito palha. É uma doença que costuma se desenvolver em cães, podendo ser transmitida ao homem, comprometendo os órgãos viscerais, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. O Calazar costuma se propagar nas regiões rurais, sendo comum no nordeste brasileiro. Ao picar o homem sadio, o mosquito inocula formas promastigotas, que são englobadas pelos macrófagos, transformando no seu interior nas formas amastigotas, que logo passam a se reproduzir ativamente. Estes macrófagos levam o Calazar, através do sangue, para o fígado, baço e medula óssea, produzindo graves lesões. A pessoa infectada passa a se sentir febril, cansado, nota um aumento de volume em seu fígado e seu baço, com a evolução da doença surge anemia, hemorragias nasais, gengivais e intestinais, queda dos cabelos entre outros sintomas e sinais. A morte poderá sobrevir por distúrbios respiratórios, circulatórios, etc.

O Calazar faz cerca de 500.000 vítimas a cada ano, afetando principalmente a Índia, África, Brasil e alguns países do mediterrâneo.

22

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

23


SAÚDE •DST

Doenças Sexualmente

Transmissíveis

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) estão entre os problemas de Saúde Pública mais comuns em todo o mundo. Entre suas conseqüências, estão a infidelidade feminina e a masculina, a transmissão de mãe para filho, determinando perdas gestacionais ou doenças congênitas, e o aumento do risco para infecção pelo HIV. Em 1999, a Organização Mundial da Saúde estimou um total de 340 milhões de casos novos por ano de DSTs curáveis em todo o mundo, na faixa etaria de 15 a 49 anos, 10 a 12 milhões desses casos no Brasil. Outros tantos milhões de DSTs não curáveis (virais), entre elas o herpes genital, infecção pelo papilomavirus humano (HPV), hepatite B e infecção pelo HIV, ocorrem anualmente. Dentre mulheres com infecção não tratada por gonorréia e ou clamídia, 10% a 40% desenvolvem doença inflamatória pélvica (DIP). Destas, mais de 25% se tornarão inférteis. Relatos de países desenvolvidos indicam que mulheres que tiveram DIP têm probabilidade 6 a 10 vezes maior de desenvolver gravidez ectópica. Abortos espontâneos, natimortos, baixo peso ao nascer, infecções congênitas e perinatais estão associados a DSTs não tratadas em gestantes. Entre os homens, a clamídia também causa infertilidade e esterilidade, carcinomasde colo uterino, pênis e ânus. Inúmeros estudos demonstram que indivíduos portadores de DST e infecção do trato reprodutivo não ulcerativo têm risco aumentado 3 a 10 vezes de se infectar pelo HIV, riscos este que aumenta 18 vezes se a doença cursar com úlceras genitais. A concentração média de HIV no líquido seminal e oito vezes maior em homens com uretrite, está presente também na secreção vaginal numa freqüência duas vezes maior entre mulheres com gonorréia, três vezes maior na presença de clamídia e quatro vezes maior se houver ulceração de colo uterino ou vaginal. A vaginose bacteriana de origem endógena dobra o risco de infecção pelo HIV. A estratégia primária para a prevenção é o uso de preservativos e a secundária, por meio do diagnóstico e tratamento que só então poderá permitir o controle das DSTs e suas conseqüências. As ações nessa direção existem no país de forma pulverizada, com importantes diferenças regionais. Não devemos tratar um caso de DST como uma ação curativa, massim preventiva, fazendo consultas regularmente e se prevenindo da maneira correta, pois a doença poderá gerar sérias complicações à saúde. Pereira e Serruya, em 1982 e, posteriormente, Belda Jr., em 1999, estabeleceram a seguinte classificação para estas doenças, que vem sendo adotada até os dias de hoje. 24

TOP em Revista


Você

Sabia?

No Brasil, as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) de infecções de transmissão sexual na população sexualmente ativa, a cada ano, são:

Doenças sexualmente transmissíveis por contágio sexual • sifilis;

Sífilis: 937.000

Gonorreia: 1.541.800

Clamídia: 1.967.200

Herpes genital: 640.900

HPV: 685.400

• gonorreia; • cancro mole;

Fonte: http://www.aids.gov.br/pagina/dst-no-brasil

• linfogranuloma venéreo

Doenças frequentemente transmitidas por contágio sexual

Reflexões sobre os dados anteriormente citados

• donovanose;

são neisto que o problema das DSTs não se resume

• uretrite não gonocócica;

presença de um simples corrimento uretral ou ulcera

• herpes simples genital;

genital, ocultando muitas vezes processos mórbidos

• infecção pelo papilomavirus humano (HPV)

agressivos que comprometem de maneira importante

• candidiase;

e significativa a saúde e a qualidade de vida de nossa

• fitiriase;

população.

• hepatite B.

Doenças eventualmente transmitidas por contágio sexual • molusco contagioso; • pediculose;

Prevenção

Sempre!

• escabiose; • shiguelose; • amebiase; • hepatite C.

Dr. Marcelo Vidigal Urologia - CRM/PA 8303 Vasectomia, Cirurgia Renal Percutanea, Cistoscopia / Ureteroscopia, Peniscopia, Biopsia da Prostata, Urodinamica, Urofluxometria, Cirurgias da Prostata, Video Aparoscopia, Rastreamento do Cancer de Prostata, Cirurgia da Incontinencia Urinaria, Litotripsia Extra-Corporea por ondas de choque.

Dra. Bianca Vidigal Dermatologia - CRM/PA 8762 JUNHO • AGOSTO DE 2013

25


SAÚDE • ESTÉTICA

O que é Drenagem Linfática?

A Drenagem Linfática Manual é um tipo de massagem que utiliza manobras leves, suaves, rítmicas, lentas e precisas, visando otimizar as funções do sistema linfático. O sistema linfático é uma via secundária de acesso em que líquidos, proteínas e pequenas células são devolvidas ao sistema venoso. Além de transportar o líquido intersticial, proteínas e gorduras, a drenagem contribui com o sistema imunológico.

Quais os benefícios da Drenagem Linfática? •

Melhora o metabolismo

Melhora a circulação sanguínea e linfática

Melhora o sistema imunológico

Aumenta a nutrição tecidual e circulação linfática

Elimina as toxinas

Diminui a retenção de líquidos

Oxigena os tecidos

Por que é necessária a abertura dos linfonodos? Porque atuam como filtros da linfa impedindo que resíduos cheguem ao sangue; fazem parte do sistema imunológico, por sua capacidade de produzir grande quantidade de linfócitos (células de defesa); e regulam a concentração protéica da linfa e permite certo depósito da linfa devido à existência de espaços vazios no seu interior, por isso devem ser sempre manipulados na Drenagem Linfática Manual, exceto quando se encontram dolorosos e maiores.

Drenagem Linfática Dói?

ou cicatrizes recentes podem estar mais sensíveis e causar um pouco de desconforto em alguns momentos.

É verdade que não se deve fazer massagem todos os dias? Por quê? Sim, é verdade. Não devemos fazer massagem todos os dias, pois temos que dar um tempo para o organismo se recuperar obtendo uma melhor resposta ao tratamento.

Qual a diferença entre uma massagem modeladora e uma Drenagem Linfática? Massagem modeladora é realizada com maior pressão com a finalidade de alcançar a camada de tecido adiposo (gordura) e modelá-la. A Drenagem Linfática é uma massagem mais leve com a finalidade de tirar do organismo o excesso de líquido e toxinas acumulados.

Os produtos usados em uma massagem interferem muito no resultado do tratamento? Sim, pois dependendo dos produtos utilizados ocorre a potencialização e aceleração do resultado. Contudo, a resposta de cada organismo frente ao tratamento é diferenciada e o ambiente externo também interfere, tais como atividade física e alimentação balanceada.

Qualquer pessoa pode fazer Drenagem? Existem algumas contra indicações, tais como: febre, inflamações, infecções agudas, alterações cardíacas recentes ou descompensadas e tumores malignos ativos. Antes de qualquer procedimento é necessário realizar a avaliação por um profissional capacitado.

Não. A finalidade da drenagem é liberar os líquidos presos entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los com que sejam eliminados. Por este motivo, a massagem não deve ter muita pressão e ser rítmica, pois o fluxo da linfa é relativamente lento e precisa ser respeitado. Assim, as manobras não precisam provocar dor ou desconforto. Nossa intenção é inclusive que ela seja relaxante, trazendo saúde e bem-estar. O que acontece é que os locais com inflamação 26

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

27


HOMENAGEM • PAIS

Com muito carinho

De filhos para pais

Foto: PHOTOART - Ricardo Bellochio

Pai é o nosso herói que não está em história em quadrinhos. Ele é de verdade!

Carlo Iavé (Vice-Prefeito) e Família Warkentin Pai, meu amigo; meu amor mais antigo; meu espelho; minha alma. Você me motivou a ser quem eu sou, me ensinou sobre responsabilidade, perseverança, sinceridade, capacidade, caráter e simplicidade. Ensinou-me a seguir uma profissão por amor, me mostrou a religião do amor ao próximo e caridade. Me ajuda a dirigir a vida. É o ombro para desabafar; o ouvido pra eu reclamar; os olhos pra me guiar; o colo para me acolher...Te amo incondicionalmente. Não me vejo sem você em minha vida. Agradeço a Deus por ter te colocado novamente a meu lado. Samantha Warkentin. Bom, falar do meu pai não é fácil, pois suas qualidades não cabem em poucas linhas. Vê-lo sempre com um sorriso no rosto toda vez que eu subo no palco, pra mim é motivador, emocionante... E me dá um conforto sem igual. Ele não é apenas PAI, mas meu melhor amigo. Sempre me dá os melhores conselhos, dicas e broncas sempre querendo meu bem. Pai, o senhor é meu espelho, minha vida e meu motivo de estar aqui hoje. Eu te amo infinitamente e desejo ser um pai de família com pelo menos metade de suas qualidades. Obrigado por tudo! Felipe Warkentin A inteligência do meu pai é algo incrível!! Não somente por parte de raciocínio, mas na verdadeira inteligência. Pensando sempre no bem das pessoas e nunca em prejudicar alguém. Sinto-me honrado de tê-lo como pai pela educação que recebi. Não por palavras, mas por seus atos. Ações que construíram o meu caráter e dos meus irmãos. Ensinou-nos os valores da vida: morais e materiais, com seu simples modo de agir, ético e sereno. Um sábio! Um anjo no meio de nós! Eu te amo pai. Lucas Iavé Eu poderia escrever um livro para falar deste grande homem, mas tendo que resumir posso dizer que é exemplo de perseverança e fé, de carinho sem distinção, de fazer valer a pena cada momento, mesmo os simples. Falar de Carlo Iavé é falar de um homem forte, que transforma sonhos em oportunidades de sucesso. Mas falar do pai que ele é, me remete a um ser iluminado cheio de amor que nos ensina a cada dia sermos pessoas melhores. Te amo muito. Nayara O pai Iavé é mais que um amigo; um herói. Ele é nosso mentor, metaforicamente falando. É o piloto de nossa vida; o comandante que nos coloca no caminho e nos dá a oportunidade de seguirmos adiante, passo a passo. Mas sempre debaixo de suas asas protetoras. Você é meu avô, mas me criou e educou como pai e tenho orgulho de considerá-lo assim. Sua neta filha Ana Clara

Meu pai. Meu anjo! O que mais posso falar que o senhor já não saiba? Eu agradeço todos os dias por Deus ter me abençoado com este exemplo de homem, em quem eu me inspiro e busco ser igual um dia. Por todos seus ensinamentos e sua capacidade de sempre olhar o lado bom das coisas. Obrigado por sempre acreditar em mim e apostar em meus sonhos malucos. Obrigado por me aceitar como sou e respeitar minhas escolhas. A falta que sinto de poder estar ao seu lado é imensurável, mas sabemos que em breve nós vamos colher esses frutos. Digo nós, pois minha vida é uma vitória sua! Hoje sou o homem que tenho orgulho de ser, graças aos seus exemplos e a felicidade que o senhor me proporcionou... Eu te amo muito, e com todo orgulho posso dizer que é o homem da minha vida! Sinto sua falta todos os dias. Beijos “Qui” rsrsr. Guilherme Warkentin 28

TOP em Revista


Fabrício(Latitude) e Luiz Inácio Neto

Prefeito Vanderlei Coimbra e Filhos •

Pai o senhor e muito especial em nossas vidas, te amo! Matheus

Pai te amo! Felipe

Feliz Dia dos Pais!

Dr. Carlos Eduardo e filhos Vitor Hugo e Adão Neto

Lais, Marcos Borges (Grupo Marcovel) e Artur

Pai nosso de todos os dias,

De ti,

Imagem e semelhança

trazemos no sangue e nos nomes,

Daquele lá do céu.

gotas e pedacinhos,

Um ser especial, um companheiro fiel... Fonte de amor, de esperança e de sabedoria! Tudo que sabemos e somos, aprendemos contigo.

Verdadeiros símbolos de amor e de carinho, Que se integraram à nossa vida, fazem parte do nosso ser, Ser pai é mais que missão, É exercício pleno do amor, através da entrega e da doação. É dar a própria vida, para que os filhos

Ensinaste-nos dando exemplos, fazendo!

possam viver!

Assim crescemos,

Pai, obrigado (a) pela VIDA!

fazendo e aprendendo,

Um pai tem a sabedoria de um mestre e a

Sempre vendo em ti um modelo, um amigo.

sinceridade de um amigo.

José Lucas, Pra. Paula, Júlia, Pr. Russel e Gabriela

JUNHO • AGOSTO DE 2013

Jair (Boa Pesca), João Gabriel e Rafael

29


REDENÇÃO 31 ANOS

Thiago Brava foi uma das atrações na festa de 31 anos de Redenção

O cantor Thiago de Morais Ramos, agora conhecido como Thiago Brava, foi uma das atrações principais na série de eventos em comemoração aos 31 anos de Redenção. Ele se apresentou no sábado, 11 de maio, e confirmou para uma multidão de mais de 20 mil pessoas, porque é considerado um dos melhores cantores da atualidade. Goiano de 26 anos, Thiago Brava estuda música desde os 12 anos de idade, quando ganhou seu primeiro instrumento de presente de seu tio, um cavaquinho, contra a vontade de seus pais que não eram lá muito chegados na ideia de ter um filho músico. Influenciado pelo samba e pelo pagode, teve várias bandas durante sua carreira, e paralelamente seguia com a profissão de Publicitário, no que se formou. Fez pósgraduação e chegou a ser coordenador de marketing de um grande shopping em Goiânia. Em novembro de 2011 Thiago Brava decidiu que ia abandonar a música definitivamente por não acreditar mais que teria algum sucesso nesta carreira e partiu para se dedicar exclusivamente a profissão de publicitário, quando no carnaval do ano seguinte compôs “As Mina Pira”, e em um momento descontraído

30

com amigos em uma piscina gravou um vídeo amador que virou hit na internet e tem mais de 10 milhões de acessos no Youtube. Mais adiante foi gravado pela dupla Cácio e Marcos e depois também por ele mesmo, com participação especial de Zé Ricardo e Thiago, companheiros da época de barzinhos. De lá pra cá renasceu a ideia de retomar a carreira. Seu talento pra música e de compositor começou a falar mais alto, e por um acaso do destino o escritório do cantor Cristiano Araújo se instalou exatamente ao lado de sua casa, e foi aí que teve oportunidade de reencontrar Raynner Sousa que havia sido seu amigo nos tempos de escola e também é empresário de Cristiano. Reaproximando os contatos e reavivada a ideia de voltar a cantar, Thiago Brava surpreendeu a todos quando emplacou mais um hit, “360 o arrocha do poder”, que hoje é a música de trabalho do seu primeiro CD. O CD contém nove faixas, todas de composições próprias, com músicas animadas e um conteúdo bem criativo, produzido por Blener Maycon e direção musical de Raynner Sousa.

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

31


TOP EM VIAGEM

África Sul Lindo e paradisíaco. São algumas palavras que definem a beleza deste lugar. Carlo Iavé e Vilma Warkentin nos deram a honra de mostrar um pouco do que viram em sua viagem à África odo Sul.

O Cabo da Boa Esperança ou também conhecido como Cabo das Tormentas fica situado na província do Cabo Ocidental. Uma visão linda na qual podemos contemplar a grandeza do oceano junto ao litoral sul africano.

Um verdadeiro monumento! Ainda na cidade do cabo este estádio é simplesmente fantástico. Muitos vão lembrar da copa de 2010 agora... Localizado em bairro chamdo Green Point ele tem capacidade aproximada de 68 mil pessoas. Vale muito a pena conhecer.

Não tem como não registrar essa figurinha... Os pinguins tomam conta dessa área do litoral sul africano. Segundo os guias locais eles vivem alí por se alimentarem nas áreas razas do mar, e por ser um local tranquilo para procriação, vivem a maior parte do tempo em colônias.

Lindo lugar! É muito bom conhecer um pouco do que existe no mundo através de experiências de amigos. Se você é daqueles que adora viajar, seja no Brasil ou no exterior, e quiser compartilhar sua experiencia e as belezas de lugares como este, envie um e-mail para topemrevista@hotmail.com. Até a próxima edição! 32

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

33


34

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

35


36

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

37


CAPA

Redenção completa

31 anos de progresso Fotos: José Rodrigues

Ao completar 31 anos de emancipação político-administrativa, o município de Redenção mostra um crescimento pujante. Com uma população de quase 100 mil habitantes, o cenário local é positivo. Considerada como cidade polo e que mais cresce no sul do Pará, Redenção está sempre em fase de construção com um comércio forte, apoiado pelo setor agropecuário expansivo da região. Para que o município continue crescendo, a Prefeitura de Redenção chega ao quinto mês da atual gestão, com significados avanços na administração municipal. O governo de Vanderlei Coimbra (PRP), promoveu várias ações e obras em todas as esferas da gestão pública, que beneficiaram, direta ou indiretamente, toda a população. Confira algumas das principais ações executadas pelo Governo Levado a Sério.

Serão inauguradas em breve seis creches municipais.

Educação Na área da educação, a gestão democrática de Redenção está construindo o que será uma das melhores educação pública do Brasil.

A Escola São Jorge, que passou quase três anos desativada, foi devolvida à população. Além dos cursos superiores já conquistados pela Secretaria Municipal de Educação, professores da rede pública municipal recebem bolsas de estudo para se aperfeiçoarem em outros estados. A Prefeitura de Redenção entregou um ônibus adaptado para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O ônibus faz parte do projeto “Caminho da Escola” do Governo Federal. A frota escolar foi ampliada para 44 veículos, entre eles dois novos ônibus, adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais. Ainda na área da educação, o Governo Levado a Sério disponibilizou um novo espaço para as atividades do programa “Mais Educação”, que atende mais de três mil alunos, das áreas urbana e rural. Os Telecentros, que funcionam em parceria com o Governo Federal, oferecem mais de 10 cursos de capacitação gratuitamente. São quase dois mil alunos atendidos diariamente.

Saúde Na saúde, hospitais e postos de saúde que foram entregues sem médicos e fechados para o atual governo, já estão funcionando e um grande planejamento está em andamento. Em apenas quatro meses de governo, já foram executadas várias ações, entre as quais muitas campanhas de conscientização junto à população e cursos de capacitação para os agentes de saúde. Diferente do que acontecia na gestão passada, o município adquiriu medicamentos suficientes para suprir toda a demanda dos hospitais e postos de saúde da rede pública municipal. 38

Para atender a população, foram contratados mais de 30 médicos em várias especialidades. Além disso, um aparelho de ultrassonografia com imagens coloridas foi adquirido para ficar a serviço dos pacientes no Hospital Materno Infantil. O Tratamento Fora de Domicílio (TFD), destinado às pessoas que precisam se deslocar a outros estados para receberem atendimento especializado, já atendeu mais de 300 pacientes, e investiu cerca de R$ 200 mil para garantir assistência aos munícipes. TOP em Revista


Obras Sem reclamar, o prefeito Vanderlei Coimbra deu continuidade à maioria das obras iniciadas na gestão passada e começou um novo trabalho, que inclui a recuperação de ruas e avenidas. Ruas que antes estavam em total escuridão, foram iluminadas. Na zona rural, o prefeito foi ao encontro das comunidades. Estradas precárias que dificultavam a vida do homem do campo foram recuperadas. Pontes que estavam sem condições de trafegabilidade, foram construídas. Antes, a cidade enfrentada sérios problemas com o lixo espalhado por toda parte. Agora, com a nova frota de caminhões coletores, a coleta de lixo foi retomada, deixando a cidade limpa. A prefeitura deu início à implantação do sistema de abastecimento de água que vai atender toda a cidade e levar rede de esgoto às ruas e avenidas. A prefeitura também retomou as obras do canal que passa pela Avenida Thompson Filho.

Assistência Social Este ano a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) executou várias ações, entre elas, a conquista de inúmeros benefícios para a população carente. O programa Bolsa Família atende mais de seis mil famílias de um total de 10 mil cadastradas, atingindo 30% da população. Outros benefícios alcançados junto ao Governo Federal, foi a ação “Brasil Carinhoso”, que retirou da extrema pobreza 632 famílias beneficiárias do Bolsa Família com pelo menos um filho de 0 a 15 anos de idade. No início do ano, 160 famílias passaram a receber o benefício variável à gestante. Outra medida da Secretaria de Assistência Social é o apoio dado aos idosos, valorizando ainda mais a terceira idade. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher a prefeitura de Redenção comemorou a data em grande estilo. O prefeito Vanderlei Coimbra e a primeira dama Gláucia Darlene, visitaram os hospitais Materno Infantil e Iraci Barros, os postos de saúde e o Abrigo dos Idosos, onde ofereceram um delicioso café da manhã e distribuíram flores a todas as mulheres que se encontravam nesses locais. A fim de oferecer um atendimento humanizado, a Secretaria de Assistência Social dispõe de uma equipe composta por assistentes sociais, psicólogas e pedagogas.

Esporte

Cultura

No esporte, a prefeitura está dando total apoio para a realização do Campeonato Municipal de Futebol – temporada 2013. Vai disponibilizar o maior investimento já feito para a realização do campeonato amador de Redenção, com cerca de R$ 30 mil, entre premiação e ajuda às equipes que disputam o campeonato. Além do futebol, a prefeitura também irá garantir apoio às demais modalidades esportivas.

Este ano a Secretaria de Cultura realizou o melhor carnaval de todos os tempos. Foram cinco noites de muita folia no Espaço Cultural, com a presença de milhares de foliões.

A Arena Serrinha foi iluminada para que as partidas pudessem ser realizadas à noite.

Em parceria com a Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Cultura também realizou a Páscoa Encantada. Na ocasião foram distribuídos mais de cinco mil ovos de chocolate. Foi realizada a I Amostra Cultural Indígena Kayapó, que reuniu índios de várias aldeias da região. O objetivo foi resgatar a cultura indígena Kayapó, que nunca na história de Redenção, havia sido prestigiada de tal forma pelo poder público municipal.

Trânsito

Para conter a violência no trânsito de Redenção, a prefeitura, em parceria com vários órgãos, lançou o programa “Respeitar é Viver. Faça a sua Parte”. O Departamento Municipal de Trânsito e Tráfego (DMTT) está sinalizando todas as ruas e avenidas de Redenção. Com tanto desenvolvimento, Redenção está de parabéns pelos seus 31 anos.

JUNHO • AGOSTO DE 2013

39


ANIVERSARIANTES

Parabéns e

Feliz Aniversário! Felicidades para vocês, por este dia tão especial. A Top em Revista deseja aos aniversariantes muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados. Parabéns por hoje e felicidades sempre.

Rui Borges 12.05 (Marcovel)

Claudete Freit

as 14.06 ( Marc

ovel Veículos)

.06 Carla Mundoca 23 oca) Mund (Saude & Estética

Márcio Borges 09.08

40

(Marcovel)

Fátima 08.06 (Sedução Modas)

Carolina Aguiar

08.06 (Buriti Imóv

Carlo Iavé 09.06 (Vice-Prefeito)

eis)

Clebia 21.06 (Racco)

Claudia Freitas 14.06

Pra. Paula Moraes 14. 08 e Gabriella Mo

Caisa Mundoca

Maryanne Cortez

raes 23.06 (Top Cursos

Marcos Borges 21.08

(Grupo Marcovel)

)

Glaucia Darlene

.08

(1ª Dama) 26

rtoõs)

21.06 ( Tele Ca

Rubens Borges 21.09

28.07 (Photoart)

(Localiza)

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

41


42

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

43


Dia dos Namorados

ENTRETENIMENTO

Dicas para um filminho à dois Para os casais que gostam de assistir um bom filme, fizemos uma selecão especial para você curtir com o seu amor.

Diário de Uma Paixão (The Notebook - 2004) Dois jovens que em 1940 se conheceram num parque de diversões. Eles foram separados pelos pais dela, que nunca aprovaram o namoro, pois Noah era um trabalhador braçal de uma família sem recursos financeiros. Para evitar qualquer aproximação, os pais de Alie a mandam para longe. Por um ano Noah escreveu para Allie todos os dias mas não obteve resposta, pois a mãe (Joan Allen) dela interceptava as cartas de Noah para a filha. Crendo que Allie não estava mais interessada nele, Noah escreveu uma carta de despedida e tentou se conformar. Alie esperava notícias de Noah, mas após 7 anos desistiu de esperar e conheceu o oficial, Lon Hammond Jr. (James Marsden) que pede a mão de Allie em casamento, mas o destino a faz reencontrar Noah. Dividida, ela precisa escolher entre o noivo e seu primeiro amor.

Antes que Termine o Dia (If Only - 2002) Ian (Paul Nicholls) e Samantha (Jennifer Love Hewitt) formam um casal feliz e cheio de planos para o futuro. Enquanto Samantha busca demonstrar seu amor a todo momento, Ian procura voltar sua atenção para a carreira e os amigos. Após um dia em que tudo deu errado, eles terminam o namoro. Entretanto um acidente faz com que a vida deles mude de rumo. No dia seguinte Ian percebe que acordou novamente no dia anterior, tendo a chance de refazer tudo o que tinha feito antes, só que agora da forma correta.

P.S. Eu Te Amo (P.S. I Love You - 2007) Holly Kennedy (Hilary Swank) é casada com Gerry (Gerard Butler), um irlandês engraçado por quem é completamente apaixonada. Porém quando Gerry morre devido a uma doença a vida de Holly também acaba, já que ela entra em profunda depressão. Mas o que ela não esperava era que, imaginando que isto poderia acontecer, Gerry deixou para ela diversas cartas antes de morrer. Cada uma delas busca guiar Holly no caminho de sua recuperação, não apenas da dor pela sua perda mas também de sua própria redescoberta.

As Pontes de Madison (The Bridges of Madison County - 1995) Após a morte de Francesca Johnson (Meryl Streep), uma proprietária rural do interior do Iowa, seus filhos descobrem, através de cartas que a mãe deixou, do forte envolvimento que ela teve com um fotógrafo (Clint Eastwood) da National Geographic, quando a família se ausentou de casa por quatro dias. Estas revelações fazem os filhos questionarem seus próprios casamentos.

Avenida Brasil

(em frente ao espaço cultural) 44

Sempre com os melhores lançamentos!

Ligue e faça sua reserva

94 3424-7990 • 9151-7569 TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

45


SAÚDE • DOE SANGUE

Doe

Vida...

Amigo é aquele que sempre nos quer bem, nos dá apoio, está ao nosso lado nos momentos bons, e nos mais difíceis também. O Brasil precisa muitos amigos… AMIGOS DOADORES DE SANGUE.

d e

OBJETIVOS DA CAMPANHA •

Conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue

Estimular a solidariedade das pessoas e incentivá-las a se tornarem doadores de repetição

Estimular a prática de Responsabilidade Social de empresas e cidadãos

Aumentar consideravelmente o número de doadores no Brasil

Proporcionar aos hemocentros uma quantidade suficiente para operar diariamente com a quantidade de sangue necessária para atender todos os pacientes que necessitam de transfusões

DOAR SANGUE É SEGURO! Todos os materiais utilizados são pré-embalados, estéreis e descartados após o uso. TIPOS SANGUÍNEOS •

Existem 4 grandes grupos sangüíneos: O, A, B, e AB

O tipo sanguíneo pode ser positivo ou negativo

Tipo sanguíneo é herdado através de genes provenientes de seu pai e de sua mãe

O-positivo é o tipo mais popular nos EUA

O-negativo é universal

QUAIS SÃO OS REQUISITOS PARA DOAR? Doar é muito simples. Basta dispor de 1 hora do seu dia. O processo total consome aproximadamente 1 hora, mas a doação propriamente é feita em aproximadamente 6-8 minutos apenas. Para doar basta: •

Estar com boa saúde no dia da doação

Ser maior de 18 anos e pesar mais de 50 kg

Se tiver colocado piercing ou tatuagem, você deve esperar 1 ano após a aplicação

Questões? TODAS são completamente confidenciais entre você e os profissionais do Hemocentro

DICAS PARA UMA BOA DOAÇÃO •

Beba bastante água antes e depois da doação

Durma bem, pelo menos durante 6 horas na noite anterior a doação

Alimente-se bem. Comendo alimentos ricos em ferro o nosso organismo fica preparado para a doação:

carnes vermelhas, frutas secas, grãos, verduras, cereais

TIPOS DE DOADOR

46

Doador de repetição: efetua pelo menos 2 doações no intervalo de 13 meses

Doador esporádico: efetua a sua doação num intervalo maior que 13 meses

Doação espontânea: não vinculada a nenhum paciente específico

Doação de reposição: vincula a doação a um paciente específico, para repor estoques

Doação vinculada ou personalizada: vincula essa doação à transfusão de um paciente pré-determinado

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

47


Ela é

ELA É TOP

TOP

FICHA TÉCNICA Modelo: Gabriela Matos Idade: 19 Anos Cursando Direito na FESAR Gosta de: Estar com as amigas

Cabelo / MakeUp / Fotografia Cabelo: Carla Nascimento - Espaço Láh Belly Make Up: Dayanne Samayk - PHOTOART Fotografo: Ricardo Bellochio - PHOTOART

Looks

Gabriela veste: Looks: Sedução Modas Endereço: Av Independência, 36, Redenção-PA 94 3424 1883 Calçados: S&S Calçados Endereço: Av Independência, 16, Redenção-PA 94 3424 7984

48

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

49


Looks

Gabriela veste: Looks: Sedução Modas Endereço: Av Independência, 36, Redenção-PA 94 3424 1883 Calçados: S&S Calçados Endereço: Av Independência, 16, Redenção-PA 94 3424 7984 50

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

51


GENTE DE SUCESSO

Sonhos que valem a pena Por CLEIDE MENDES Enquanto Redenção dava os seus primeiros passos como cidade emancipada, nascia o jovem apresentador Wederson Andrade, em 13 de Abril de 1984. Na época a região atraia pessoas de várias partes do Brasil. O município cresceu junto com apresentador, ou o apresentador cresceu com o município; em suma, os dois cresceram e construíram uma história de bravura e persistência. Nos anos dourados do rádio, Wederson se encantou com as ondas sonoras que despertou sua primeira paixão. Com um gravador gravava sua voz, simulando um programa de Rádio. Através dessas experiências, decidiu ir em busca da realização de um sonho, o de se tornar comunicador. Em 2006 ele bateu nas portas do SBT-Redenção. A ideia era apresentar o projeto de um quadro chamado “Repórter Curioso”. O diretor Jason Alves avaliou e decidiu contratar Wederson, que esteve no quadro por 6 meses. Pretendendo dar vôos mais altos foi para a RBA-BAND, apresentar um programa de clips musicais chamado “Jovem Mania”. Ainda na mesma emissora teve experiências com reportagens de rua. Para um autêntico comunicador do interior, a missão é conhecer todas as áreas da comunicação, o que torna o profissional mais requisitado. As previsões do tempo, marcavam época boa para novas possibilidades e foi quando o jovem Wederson teve a oportunidade de conhecer e apresentar um programa de Rádio. “Da TV eu fui para o Rádio e conheci um universo cheio de encanto. Trabalhar na imprensa nos torna conhecidos e reconhecidos. O sonho não é de ser famoso, mas é de contribuir com a valorização das pessoas, diminuir a desigualdade social e nos tornar mais úteis”, disse Wederson. Tendo acrescentado um pouco de conhecimento na bagagem Wederson retornou ao SBT. Mesmo as portas estando fechadas, devido o quadro funcional estar completo, o jovem não desistiu e insistiu muito, até ser chamado para se juntar a equipe. E foi em 10 de dezembro de 2010 que Wederson Andrade passou a apresentar o principal programa da cidade. “A responsabilidade de ancorar um programa da magnitude do Sul do Pará em Revista é muito grande. Diariamente lidamos com histórias de pessoas. Somos responsáveis em aumentar o faturamento dos nossos clientes. É um desafio após o outro. Mas vale a pena. Foi o que sempre sonhei”, acrescenta Wederson. Em 2012 Wederson Andrade foi eleito pela opinião pública como o melhor apresentador de televisão do ano. “Uma frase que gosto muito é do escritor Augusto Cury, que diz: Nunca desista dos seus sonhos!” finaliza o apresentador Wederson Andrade.

A responsabilidade de ancorar um programa da magnitude do Sul do Pará em Revista é muito grande. Diariamente lidamos com histórias de pessoas. Somos responsáveis em aumentar o faturamento dos nossos clientes. É um desafio após o outro. Mas vale a pena. Foi o que sempre sonhei

52

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

53


Fotos: PHOTOART • Ricardo Bellochio

Belisa Gomides (AMAR), Marize Costa (Norte Piscinas) e Jacionita Feitosa (AMAR)

Camila Brangaça (Biomédica) e Aparecida (Enfermeira)

Cleides Mendes, Sisaliny (K&K Couros) e Jânia

Dra. Jane Nobre (Farmacêutica), Sisaliny (KeK Couros) e Mª Inês

Dra. Luane (Médica) e Dr. Ruy (Anestesiologista)

Isnália Torres e filhos

Elieana Queiros, Sisaliny e Marla Falcão

Gisele Weber e Marseleysandra Sousa

Kênia Medeiros e Dalva Oliveira

Leonira Ambrósio (HSBC), Geuza e Adriana Emilia (Pequeluxa)

54

Dra. Rafaella Simão (Odontóloga - Clinica de Odontologia Moderna)

TOP em Revista


Luciene Marinho (Pão da Vida) e filha Vitória

Mariane Crisitna e esposo Augusto Alves (Enfermeiros)

Rosilva (consultoria Mary Kay), Ticléia Milhomem (Posto Terra) e Rosângela Herenio (Advogada)

Sisaliny e Cleides Mendes

Luzinete Menezes (Vivasse), Jaqueline Poliana (Italinea) e Kellen (Persiana Carajás)

Sisaliny e Thabatan (Enfermeira)

Val Rodrigues e Talita Stelide (Esteticista da Clinica Butterfly)

ABRIL • JUNHO DE 2013

Lillian Batista (Sapeca Moda Infantil)

Sisaliny e Cicero Fidélis (Esposo Médico Veterinário)

55


56

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

57


Panqueca de Carne Moída

CULINÁRIA

Simples, Fácil e Deliciosa Super fácil de fazer... A panqueca de carne moída é boa pedida para quem quiser preparar uma prato rápido e saboroso.

Tempo de preparo: 40min Rendimento: 10 porções

Ingredientes Massa • • • • •

1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de leite 2 ovos 4 colheres (sopa) de óleo Sal a gosto

Recheio • • • • • • • •

300 g de carne moída 2 colheres (sopa) de cebola picadinha ou ralada ½ tomate cortado em cubos ½ lata de extrato de tomate 1 caixinha de creme de leite Sal a gosto 400g de mussarela fatiado Queijo ralado a gosto

Modo de Preparo Coloque no liquidificador os ovos, o leite o e óleo, bata durante alguns minutos, acrescentando aos poucos a farinha de trigo

Despeje no meio da frigideira e vá girando, espalhando a massa de uma forma uniforme por todo o fundo da frigideira

9.

Você irá reparar que as bordas da massa irão se soltando, quando toda a massa se soltar da panela está no ponto de virar

10. Cuidado para que a massa não fique grossa 11. Quanto mais fina mais gostosa ela fica

Recheio

muito quente pois pode cortar o creme de leite e estragar todo o molho, por isso não esqueça de deixa esfriar um pouco 11. Após esfriar o molho acrescente o creme de leite e misture bem 12. Quando estiver bem homogêneo leve novamente ao fogo e deixe cozinhar em fogo baixo por mais uns 5 minutos 13. O molho ficará meio fino, com impressão que tem muita água, mas é assim mesmo que tem que ficar 14. Depois você vai perceber porque que tem que ficar assim

1.

Doure a cebola com o óleo e depois acrescente a carne

Preparo

2.

Deixa a carne dar uma “fritadinha”

1.

3.

Você irá notar que da carne sairá água, quando isso acontecer, tampe a panela e deixa cozinhar ate que a água diminua

Pegue as panquecas, coloque uma fatia de mussarela e uma porção de carne e enrole

2.

Faça esse processo com todas as panquecas

4.

Acrescente então o tomate picadinho e tampe novamente, deixe mais uns 3 minutos e depois mexa um pouco

3.

Jogue um pouco de caldo no fundo de um refratário para untar

5.

Lembre-se sempre que o fogo tem que estar em temperatura média

4.

Coloque as panquecas já prontas no refratário e despeje sobre elas o resto do molho

6.

Acrescente o extrato de tomate e seus temperos

5.

Polvilhe sobre as panquecas queijo ralado

6.

Leve ao forno pra gratinar em fogo médio por mais ou menos 15 a 20 minutos ou até ferver o molho e derreter o queijo

Massa 1.

8.

2.

Após colocar toda a farinha de trigo coloque sal a seu gosto

3.

A massa deve ficar pastosa não muito grossa

7.

4.

Com um papel toalha espalhe óleo por toda a frigideira

Fica a seu critério, podendo usar qualquer tipo de tempero

8.

Se tiver uma frigideira antiaderente melhor

Deixe então cozinha por mais ou menos uns 10 minutos mexendo de vez em quando

7.

5.

Nessa etapa de gratinar você irá notar q a massa vai absorver o molho e vai ficar ainda mais gostosa

6.

Pegue uma concha (essas conchas de servir feijão) ela vai servir como medida

9.

8.

7.

Cada concha vai equivaler a uma panqueca

Quando você perceber que o molho estiver engrossando desligue e deixe esfriar um pouco

Por isso que o molho não pode ficar muito grosso, por que se ficar a massa irá absorver todo o molho e o prato vai ficar com um aspecto de seco

10. Importante lembrar que não pode acrescentar o creme de leite com o molho

Diversos sabores

esperam por você.

3424-7726 9133-6880 / 9151-0404

Av. Brasil, esq. c/ Santa Tereza, Redenção-PA 58

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

59


COMPORTAMENTO

Compreendendo o comportamento

impulsivo das crianças Lidar harmoniosamente com as crianças, mesmo quando elas apresentam comportamento impulsivo, requer conhecimento sobre o desenvolvimento infantil. Quando a criança atinge os 2 anos, ela apresenta certo grau de autonomia, passando a desafiar os pais em suas atividades exploratórias, o que torna estressante a relação entre eles. De 0 aos 2 anos, quando batem, empurram, fazem birra e mordem não existe intencionalidade e, sim, reações próprias do seu estágio de egocentrismo. É necessário compreender o desenvolvimento infantil nestes primeiros anos. As crianças agem sobre fortes impulsos, buscam explorar os espaços e brinquedos de modo muito próprio e egocêntrico. Estão explorando o próprio corpo, os objetos, conhecendo, relacionando-se com o mundo e estruturando seu próprio ego. Ao mesmo tempo, sofrem as pressões das pessoas com quem convivem, são sobrecarregadas pelo excesso de cobrança, o que resulta em uma alta incidência de estresse e solidão da criança. A criança nessa fase compreenderá e acatará melhor uma orientação, quando esta vem de forma afetiva e proativa, indicando uma atividade prazerosa. A criança só terá condição de entender uma repreensão e fazer uma crítica dos seus erros a partir dos 8 ou 9 anos. Quando algo vem tirá-la do seu momento lúdico, reage se defendendo, às vezes mordendo ou agindo fortemente com agressividade. Frente a essas reações, temos que saber que estão em evidência diferentes fatores: o desenvolvimento infantil propriamente dito, o meio físico, espaços restritos, rotinas, estímulos em excessos, pressão social de repreensão e autoritarismo do adulto. Se entendermos que a criança está estruturando o seu eu interno, temos que optar por algo que diga respeito à formação de sua autonomia. Organize a rotina para que relações mais harmoniosas ocorram: •

Comunique-se de forma lúdica, usando os personagens favoritos das crianças. É mais divertido do que sermões para que a criança identifique o certo e o errado.

Procure propor novas ações e elogiar mais que repreender.

Os conflitos diminuem quando os pequenos brincam em espaços mais amplos e com materiais grandes, como caixas, bolas, parquinho e cabaninhas.

Mantenha uma boa relação, dando oportunidade de escolher: exemplificando sapato ou roupa, indicando algumas opções, sugerindo de acordo com clima e ambiente, respeitando o seu gosto pessoal.

Ensine a escolher e cuidar das roupas e objetos pessoais dela e dos outros de forma lúdica, ensinando a classificar objetos, brinquedos e roupas por cores, espécies, tamanhos etc.

Estabeleça horários reduzidos para assistir a programas infantis na TV e tempo para brincadeiras livres, de preferência em espaços mais abertos.

A partir dos 4 anos, inicia-se, gradativamente, a aprendizagem de regras sociais simples, como esperar a vez, brincar socializando seus brinquedos. A linguagem permite este entendimento e compreensão. Importante é que observemos que as atitudes e os gestos agressivos das crianças são uma linguagem que, como qualquer outra, precisa ser compreendida. Lembrar que as crianças têm os adultos como referência, nossas atitudes são modelos. Um ambiente e um tempo livre para o lúdico, com menos gerenciamento das brincadeiras, permite que a criança democraticamente apreenda a conviver e estabelecer as primeiras relações interpessoais. O diálogo, as negociações e as regras contribuirão para uma vivência em harmonia.

60

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

61


MULHER

A gravidez e seus acontecimentos Durante a gravidez, diversas transformações ocorrem no corpo da mulher que se prepara para receber uma nova vida. A gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento de um ou mais embriões Chamamos de gravidez o período de crescimento e desenvolvimento de um ou mais embriões no interior do útero. Para que ocorra a gravidez é necessário que o óvulo, gameta feminino, seja fecundado pelo espermatozoide, gameta masculino. O resultado dessa fecundação dá origem ao zigoto, que após várias mitoses se transforma no embrião. Quando esse embrião chega ao útero, ele se fixa na parede uterina em um processo que conhecemos como nidação, que ocorre geralmente no 7º dia após a fecundação. Assim que ocorre a nidação, tem-se o início da gravidez, também chamada de gestação. Na espécie humana, a gravidez dura aproximadamente nove meses ou cerca de trinta e nove semanas. Durante as primeiras semanas após a fecundação, a futura mamãe ainda não sente os efeitos da gravidez, mas isso não quer dizer que seu bebê não esteja se desenvolvendo, pelo contrário, ele continua crescendo a cada segundo. Como o corpo da mulher está se preparando para abrigar um novo ser, ele também sofrerá diversas transformações. A primeira delas é a ausência de menstruação, que se dá pela produção de determinados hormônios que impedem a descamação do endométrio. A partir da quarta semana após a fecundação, o embrião começa a produzir o hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana beta ou beta-HCG, sigla em inglês, que causa sintomas como náuseas,

62

cansaço e dores nos seios. Nesse período, os testes de gravidez comercializados em farmácias podem não conseguir detectar o hormônio presente na urina, mas um exame de sangue certamente conseguirá detectar a gravidez. Assim que a mulher souber que está grávida, é extremamente importante que ela inicie o pré-natal com um médico de sua confiança. Esse acompanhamento é importante tanto para a saúde da mãe, como para a saúde do bebê. A futura mamãe também deverá se preocupar com os alimentos que ingere, pois alimentos crus ou mal cozidos podem transmitir doenças como a toxoplasmose, que podem atingir o embrião causando sérios prejuízos e até mesmo a morte do bebê. Aproximadamente na sétima semana de gestação, um tampão de muco com a função de impedir o contato do útero com o meio externo se desenvolverá no colo uterino, dando ao bebê uma maior proteção. É provável que a gestante sinta cólicas leves à medida que o embrião se implanta no útero. É muito importante lembrar que cólicas fortes e sangramentos não são normais e que ocorrendo qualquer um desses sintomas, a mulher deverá entrar em contato com seu médico imediatamente.

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

63


Top’s Indicam

Eles acreditaram e aprovaram

Estamos muito satisfeitos como anunciantes da top em revista, pois o resultado mais que satisfatório está nas nossas vendas.

Auricéia Jordão proprietária da Ótica Central e Dr. Jordão Oftalmologista.

É com muito orgulho que anuncio na Top em Revista. Acompanho o trabalho da Nelbia Gomes, diretora geral, há três anos. Só tenho a parabenizar! Que Deus continue abençoando muito!

Carla Nascimento Proprietária do salão Espaço Láh Belly

Que a Top em Revista sirva de luz para todos os profissionais e empreendedores de Redenção Dra. Kátia Milhomem Proprietária da Clínica Lorena

É com satisfação que a K&K Couros Redenção agradece toda atenção que a Revista TOP nos concedeu nesta primeira edição. Parabenizamos todos aqueles que contribuíram na construção deste veículo de mídia importantíssimo para nossa região e desejamos mais sucesso nessa caminhada de vitórias

Sialiny Maciel k&k Couros

64

TOP em Revista


Quem melhor do que nossos clientes para falar sobre o nosso trabalho? A Top em Revista só tem a agradecer aos empresários, colaboradores e amigos por todas as mensagens de sucesso referente ao lançamento da Edição 01 da nossa revista e por continuarem nesta segunda edição feita com muito carinho.

Ler é muito bom. Melhor ainda quando o conteúdo tem relevância. A Top em Revista tem isso. Parabéns!

Vanderlei Coimbra Prefeito de Redenção

Parabéns à equipe Top em Revista pelo esforço

e profissionalismo! Divulgar a Lili Castro foi retorno garantido! SUCESSO!

Eliene Borges Castro Oliveira Lili Casttro

Fabrício Romero

Iodete Ribeiro

Renato Vieira e Adriana Rodrigues

Pr. Russel Prata JUNHO • AGOSTO DE 2013

Márcio Borges 65


66

TOP em Revista


JUNHO • AGOSTO DE 2013

67


JURÍDICO

O impacto financeiro causado pela nova Lei das Domésticas

Com a promulgação da Emenda Constitucional n.º 72/2013 os trabalhadores domésticos tiveram os direitos trabalhistas equiparados aos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais. Todavia, as recentes conquistas desses trabalhadores têm gerado muitas preocupações, especialmente, como já se tem indicado na mídia, a grande quantidade de dispensa, motivada pelo impacto financeiro que atinge diretamente as famílias brasileiras. O Instituto Doméstica Legal estima que 815 mil trabalhadores domésticos poderão ser dispensados, caso não haja a aprovação do projeto de Lei que prevê a redução dos custos para os empregadores domésticos. Os gastos despendidos com os trabalhadores domésticos têm feito as famílias optarem por substituírem os obreiros contínuos por empregados eventuais, como os diaristas. As famílias que contam com os serviços de trabalhadores domésticos estão sentindo um impacto financeiro significativo com a obrigatoriedade de pagamento dos novos direitos trabalhistas assegurados a referida categoria. O impacto mínimo no bolso das famílias que contam com mensalistas será de 8%, valor relativo à obrigatoriedade de pagamento do FGTS. O cálculo, contudo, pode aumentar consideravelmente, já que depende da jornada de trabalho combinada entre empregador e empregado. Para termos uma noção do impacto que os novos direitos assegurados aos domésticos causarão, vejamos a tabela ao lado: 68

VERBAS

ANTES DE 02/04/13

A PARTIR DE 03/04/13*

Salário médio

R$ 678,00

R$ 678,00

Horas Extras (30h por mês)

zero (facultativo)

R$ 138,68

Reflexo das H.E. no DSR**

zero (facultativo)

R$ 27,74

INSS ***

R$ 81,36

R$ 101,33

FGTS ****

zero (facultativo)

R$ 67,55

1/12 do 13º salário

R$ 56,50

R$ 70,37

1/12 do INSS sobre o 13º salário

R$

R$ 8,44

1/12 do 1/3 de férias

R$ 18,83

R$ 23,46

1/12 de FGTS sobre o 13º salário

zero (facultativo)

R$ 5,62

1/12 do FGTS sobre o 1/3 de férias

zero (facultativo)

R$ 1,88

Custo mensal: Custo anual:

6,78

841,47

R$ 1.123,07

R$ 10.097,64

R$

R$ 13.476,84

DIFERENÇA MENSAL: R$

281,60

DIFERENÇA ANUAL: R$ 3.379,20 * Data em que foi publicada a Emenda Constitucional n.º 72/2013 ** Consideramos 25 dias úteis e 05 dias; *** 12% sobre a remuneração; **** Incluímos as horas extras

Percebemos que os maiores custos advêm das horas extras, portanto, é necessário analisarmos cautelosamente as necessidades familiares e, ajustarmos a jornada de trabalho de maneira que o trabalhador doméstico se ative o mínimo possível em jornada extraordinário, o que de fato evitará gastos excedentes. Fernanda Teodoro OAB/PA 12.069 Matéria elaborada em 10/05/2013 TOP em Revista


PROFISSIONAIS BENEFICIADOS (rol exemplificativo) Empregada Doméstica

Babá

Cozinheira

Jardineiro

Cuidadora

Motorista Particular

Mordomo

Governanta NOVOS DIREITOS ASSEGURADOS AOS TRABALHADORES DOMÉSTICOS

Proteção contra despedida arbitraria ou sem justa causa – Indenização Compensatória

Seguro desemprego

FGTS obrigatório

Adicional Noturno

Proteção ao salário, constituindo crime a retenção dolosa

Salário família para dependentes do trabalhador de baixa renda

Jornada máxima de 08 horas diárias e 44 horas semanais

Pagamento de horas extras (mínimo de 50% a mais do valor da hora normal)

Redução dos riscos inerentes ao trabalho

Auxilio creche e pré-escola para filhos e dependentes até seis anos de idade

Reconhecimento de acordos e convenções coletivas

Seguro contra acidentes de trabalho

Proibição de diferença de salário, de exercício de funções e de critérios de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil

Proibição de qualquer discriminação no tocante a salário e critérios de admissão do trabalhador por deficiência física

Proibição de contratação de menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz

Garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que recebem remuneração variável

Direitos que já eram garantidos •

Salário Mínimo;

Irredutibilidade de salário;

13º salário

Repouso semanal remunerado;

Férias + 1/3

Licença maternidade;

Licença paternidade;

Aviso prévio;

Aposentadoria.

Direitos que precisam ser regulamentados •

Indenização em caso de despedida arbitraria ou sem justa causa;

Seguro desemprego;

FGTS;

Adicional noturno;

Salário família;

Auxilio creche e pré-escola para filhos e dependentes até seis anos de idade;

Seguro contra acidentes de trabalho;

Redução dos riscos inerentes ao trabalho.

JUNHO • AGOSTO DE 2013

69


CLASSIFICADOS 70

Muito mais...

produtos e serviรงos

TOP em Revista


Temporada de praia chegando.

É hora de se preparar para a melhor época do ano.

Venha conferir as

nossas promoções!

JUNHO • AGOSTO DE 2013

71


72

TOP em Revista


Top em Revista - Ed. 002  

Top em Revista - Redenção/Pará / Brasil

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you