Issuu on Google+

Falar Verdade a Mentir de


Cena I e II 1. Indica os locais (cidades) onde trabalham Joaquina e José Félix. 2. Refere a relação entre os dois e o período de tempo de afastamento, 3. José Félix faz uma declaração apaixonada a Joaquina. 3.1. Quais os nomes que lhe chama? 3.2. Ela entende-o? Justifica. 3.3. Parece-te que José Félix amava deveras Joaquina? Justifica. 4. Qual a condição necessária para Joaquina receber o dote? 5. Na cena II, fica-se a saber qual o obstáculo que poderá impedir que haja casamentos. Resume-o. 6. Qual a solução apresentada por Joaquina para resolver a situação? 7. Irá esta pôr em prática essa solução? Porquê? 8. Imagina, em forma de texto dramático, a continuação desta comédia. 9. Transforma, no discurso indirecto, a segunda frase da última fala de Amélia

CENA III e IV 1. Enumera as mentiras contadas por Duarte, nestas cenas. 2. Brás Ferreira afirma: «estou bem persuadido que te não hás-de ver aflito por me dares quantas eu queira daqui até à noite.» 2.1 . A que se refere? Atenta na palavra sublinhada.


3. Dá um exemplo de nota cénica. 4. Na tua opinião, como se sente Duarte no final deste excerto? Justifica. 5. Imagina a resposta de Duarte à questão final de Brás Ferreira.

Cena V e VI 1. Quem vem salvar a situação e como? 2. Qual a reacção de Duarte e o que pensa sobre esta situação?

Cena VII 1. Brás Ferreira pede desculpa a Duarte por ter duvidado, mas este torna a mentir. Resume as novas mentiras. 2. Em que momento do texto Duarte deixa transparecer a sua aflição perante as insistências do sogro? 3. Imagina a mentira seguinte de Duarte à afirmação de Brás Ferreira.

Cena VIII, IX, X, XI e XII 1. Quem é, realmente, Milord Coockimbroock? 1.1. Onde é dada essa informação? 2. Em que consiste o cómico relativo à nova personagem? 3. Na cena XI, Joaquina anuncia o almoço, tal como Duarte o descreveu. Como foi possível?


Cena XIII, XIV e XV 1. Surge uma nova personagem. Quem? 2. O que revela de importante e que põe em perigo a situação de Duarte? 3. Perante tal facto, qual a resolução de Brás Ferreira? 4. Parece-te que o general concorda com essa resolução? Justifica.

Cena XVI e XVII 1. No final da cena XVI, o General Lemos parece decidido a continuar a ajudar Duarte. Refere o que ele diz de positivo, sobre Duarte, a Brás Ferreira. 2. Na tua opinião, qual o ponto culminante dessa cena? 3. No entanto, Duarte não se dá por vencido. O que diz? 4. Essa nova mentira poderia ter fundamento? 5. Enumera as personagens que estão presentes na cena XVII. 6. Quem vem salvar, de novo, a situação? Como? 7. No entanto, é a ajuda de outra personagem que é decisiva. De quem e porquê? 8. Relata o desfecho da acção. 9. Caracteriza Duarte, Amália, Brás Ferreira e José Félix. 10. Justifica o título desta comédia.


4.2.Falar a Verdade a Mentir_Compreensão