Page 1

RETROSPECTIVA IFSP CAMPINAS

2017 Retrospectiva refere-se ao relato de uma série de acontecimentos decorridos durante certo período; retrospecto, perspectiva histórica que demonstra evolução. Com esse sentido, o Câmpus Campinas apresenta um breve resgate dos fatos que marcaram 2017, ano que será lembrado pelo fortalecimento da comunicação institucional, divulgação das ações de ensino, pesquisa e extensão, além da reformulação do Portal e atividades em redes sociais.


Retrospectiva IFSP Campinas

Reveja os fatos que marcaram o ano!

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Câmpus Campinas Coordenadoria de Apoio à Direção Comunicação Social 2017 http://www.cmp.ifsp.edu.br

Página 1


Retrospectiva IFSP Campinas

Pรกgina 2


Retrospectiva IFSP Campinas

Janeiro A Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) dá início à convocação dos candidatos aos cursos técnicos e superiores, com início no primeiro semestre do ano de 2017.

A Coordenadoria de Extensão divulgou o processo seletivo e abriu as inscrições para cursos de extensão de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Fevereiro Foi publicado o edital de seleção de alunos para atuar como bolsistas nos projetos de bolsa ensino.

Em fevereiro, o câmpus comemorou uma conquista importante, a ampliação da iluminação externa, em especial, entre os prédios IV e VI, possibilitando maior segurança para toda a comunidade acadêmica. Foram instalados 17 postes com iluminação fotovoltaica.

Março Foi dada a largada para o processo eleitoral para escolha dos novos representantes dos estudantes, dos servidores e dos egressos no Conselho Superior (Consup), a instância máxima do IFSP. Os representantes de cada um dos segmentos foram escolhidos por seus pares em eleição no dia 11 de abril, em todos os câmpus do Instituto.

No dia 12 de março, Dia do Bibliotecário, o IFSP comemorou a aquisição da Classificação Decimal de Dewey, do sistema Pergamum de automação de bibliotecas, com o acesso à coleção ABNT e Portal de Periódicos da CAPES, com a assinatura de revistas mensais. Página 3


Retrospectiva IFSP Campinas

Abril Após a nomeação como diretor-geral, no dia 11, foi realizada a cerimônia de transição de gestão com a posse de Eberval Oliveira Castro, no dia 17 de abril. A mesa de honra teve a presença do então diretor-geral do Câmpus Campinas, Daniel Saverio Spozito; diretor do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Victor Pellegrini Mammana; do pró-reitor de Extensão, Wilson de Andrade Matos; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, André Von Zuben e dos representantes o reitor do IFSP, professores Crounel Marins e Newton Lima. Entre discursos e homenagens, a entrega de uma placa de agradecimento ao diretor Daniel Spozito.

Cerimônia de posse do cargo de diretor-geral do câmpus Campinas, no dia 25 de abril, em São Paulo. O termo foi assinado com a presença do reitor, Eduardo Antonio Modena

Página 4


Retrospectiva IFSP Campinas

Maio Evento organizado pelo Curso de Pós-Graduação em Educação para Inserção Social, a "Educação, Cidadania e Emancipação Humana" foi realizado no Câmpus Campinas com o autor do livro, professor Ivo Tonet. O evento foi realizado no auditório do CTI Renato Archer, com a presença de estudantes, professores e pesquisadores.

Em maio foi publicado o edital do processo seletivo para a segunda turma do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em “Educação para Inserção Social". Foram ofertadas 30 vagas, para ingresso no 2º semestre do ano letivo. A formação visa a propiciar instrumental teórico aos docentes e administrativos do Ensino Básico, de forma que os capacite a refletir, apropriar-se e constituir criticamente o conhecimento educacional voltado à melhoria da qualidade de ensino.

No dia 12/5, o IFSP Campinas foi um dos locais de aplicação da primeira fase da XIX Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). O desafio foi enfrentado por 14 estudantes, em duas modalidades distintas: Programação nível 2 - para alunos até o terceiro ano do Ensino Médio; e Programação Universitária - para os alunos que cursam, pela primeira vez, o primeiro ano de graduação. Focada em lógica de programação, a participação na OBI prepara o estudante para os desafios do mercado de trabalho. Página 5


Retrospectiva IFSP Campinas

Em reunião no dia 17 de maio, o IFSP Campinas e o CTI aderiram à agenda e-Planning – pesquisa tecnológica com sensibilidade social. O objetivo é fortalecer as pesquisas e ações que colocam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) a serviço da construção de uma sociedade melhor. Esse é o ponto central de uma agenda que vem sendo reconhecida cientificamente como e-Planning, defendida por um grupo de pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT e apoiada pelo Centro de Investigação de Tecnologias da Informação para uma Democracia Participativa (CITIDEP).

O curso superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial passa a ser opção de graduação no Câmpus Campinas. Foram ofertadas 40 vagas e as aulas tiveram início no segundo período letivo de 2017. O Curso tem duração de três anos, no período vespertino. O curso está estruturado com disciplinas teóricas e práticas, de forma interdisciplinar, que desempenham papel importante na formação do futuro profissional.

Junho O professor Tiago José de Carvalho foi um dos autores agraciados com o prêmio da editora Elsevier - "Best Paper" do periódico internacional Journal of Visual Communication and Image Representation (JVCI). O trabalho intitulado "Going deeper into copy-move forgery detection: Exploring image telltales via multi-scale analysis and voting processes" propõe um método para a detecção de falsificações em imagens digitais, do tipo “cópia e cola”, na qual uma parte da imagem é replicada dentro da mesma imagem.

Página 6


Retrospectiva IFSP Campinas

Em junho, o Câmpus Campinas passou a oferecer uma oportunidade de formação técnica em Eletroeletrônica. O curso Técnico em Eletroeletrônica tem duração de dois anos e atende a duas modalidades: concomitante e subsequente. Foram ofertadas 40 vagas, e as aulas tiveram início no segundo período letivo de 2017, no período noturno. A seleção foi realizada por meio de análise de histórico escolar, sem provas.

Atenta ao contexto contemporâneo, no dia 13 de junho, o Câmpus Campinas proporcionou aos estudantes, técnicos e professores, uma explanação e debate sobre as conjunturas e perspectivas da crise política e institucional no Brasil. Com a mediação da professora Wânia Tedeschi, a mesa-redonda teve como convidados os professores Hélio Sales Rios (IFSPCâmpus São Miguel Paulista), Valério Arcary (IFSP - Câmpus São Paulo) e Vânia Games (IFSP - Câmpus Salto). O evento apontou diferentes posições sobre aspectos ligados à situação socioeconômica do Brasil, os desdobramentos do cenário político atual, a força dos movimentos sociais e o papel da educação neste contexto.

Pensando no desafio hídrico nacional, os professores Edson Anício Duarte e João Alexandre Bortolotti orientaram os estudantes Beatriz Ruscetto da Silva, Matheus Henrique Cezar da Silva e Gabriel Gertrudes Trindade, do Ensino Médio da Escola Técnica Bento Quirino, no desenvolvimento de um projeto de Iniciação científica. Intitulado “STACIBR: Solução para o Tratamento de Água nas Cisternas Instaladas no Brasil”, o projeto foi um dos cinco projetos finalistas do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize - SJWP). Com o aporte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o projeto foi desenvolvido no âmbito do WASH! – Workshop para Aficionados em Software e Hardware, iniciativa do Centro de Tecnologia da Informação CTI Renato Archer em parceria com o IFSP Campinas. Página 7


Retrospectiva IFSP Campinas

“A minha missão é conectar pessoas, ajudando a se sentirem em casa e a encontrar novas oportunidades”. Essas palavras marcaram o relato de Joanna Ibrahim, refugiada síria, durante evento realizado no Câmpus Campinas, no dia 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado. A questão da acolhida e as barreiras interculturais do novo ambiente estiveram em debate, com a presença de convidados, servidores e estudantes. Em um tempo onde a violência e a fome forçam centenas de famílias a fugir de seus países, diariamente, em busca de sobrevivência, o evento no IFSP Campinas foi uma forma simbólica de mostrar que está sensível para a questão humanitária dos refugiados.

Em junho, o Câmpus Campinas abriu o processo seletivo para professores substitutos nas áreas de Eletrotécnica e Informática. Nesse processo, foram selecionados os professores Maurício Tadeu Teixeira, Draylson Micael de Souza e Regina Paiva Melo Marin.

No dia 21, o diretor-geral do Câmpus Campinas, Eberval Castro, realizou a primeira reunião com os servidores, marcando o primeiro trimestre da nova gestão. Na oportunidade, foi apresentada a nova equipe de gestão - diretores adjuntos e coordenadores, reforçando o espírito institucional e coletivo que devem continuar norteando as ações nos próximos anos. Foram pontuadas algumas ações estratégicas realizadas no período, em especial, os esforços empreendidos para ampliar a rede de parcerias e as oportunidades com instituições de referência.

Página 8


Retrospectiva IFSP Campinas

Para romper o círculo vicioso do crime, que tem início geralmente pela falta de oportunidades, a educação e a qualificação profissional são vistos como alterativas efetivas para amparar o egresso do sistema prisional e a sua inserção no mundo do trabalho. Essa é a essência do Projeto Alvorada - Inclusão Produtiva de Pessoas Egressas do Sistema Prisional, lançado oficialmente no dia 29 de junho, com a presença da comunidade acadêmica e autoridades. A articulação de uma rede de instituições em diferentes esferas é o grande diferencial do Projeto Alvorada, que além dos esforços do IFSP, nasceu amparado pelo Departamento Penitenciário Nacional – Depen, pela Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo – SAP, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo CTI Renato Archer. A união de esforços e o engajamento da equipe do IFSP Campinas foram pontos destacados como diferenciais pelas autoridades presentes na cerimônia de lançamento.

Página 9


Retrospectiva IFSP Campinas

Ainda em junho, o diretor-geral do Câmpus Campinas, professor Eberval Castro, reuniuse com representantes de associações de bairro, no distrito Campo Grande, para apresentar as diretrizes da nova gestão (2017-2020) e as perspectivas das obras do novo câmpus. Participaram da reunião os representantes das associações dos moradores dos bairros Satélite Íris IV (local da obra), Sul América, São Francisco e Jardim Nova Esperança, além de professores, assessores e membros da paróquia local. Essas entidades compõem uma comissão especial criada para acompanhar as obras do IFSP em Campinas, dada a importância do empreendimento para a região do Campo Grande.

“Não é só a escola, junto com ela também vem o desenvolvimento, parcerias... Para nossos jovens, representa um olhar além da fronteira. Eles podem descobrir que têm potencial e condições de superar as dificuldades”, reforça Cecílio Serafim dos Santos, presidente da Associação dos Moradores Satélite Íris IV.

Página 10


Retrospectiva IFSP Campinas

Ainda em junho, o Câmpus Campinas e o CTI Renato Archer receberam a visita de uma delegação da China para apresentação das linhas prioritárias de pesquisa e articulação em um futuro acordo de cooperação. A delegação reuniu representantes governamentais e da Sanmenxia Polytechnic College, universidade que mantém 13 institutos e 22 mil estudantes, na província de Henan, região central da China. O IFSP e o CTI foram as primeiras instituições da América Latina a receber a visita do grupo, que já mantém acordos de cooperação com entidades na Europa, Ásia, África, Estados Unidos e Canadá.

Julho A Coordenadoria de Extensão abriu a inscrição para nove cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Foram ofertadas 255 vagas para cursos ministrados na modalidade presencial, com aulas no Câmpus Campinas. Entre as opções: Utilização de Aplicativos e Software na Educação; Princípios básicos para sistemas de áudio; Eletrônica analógica para sistemas de áudio; Xadrez Básico; Introdução à Automação Eletrônica; Formação em Informática Básica e Aplicativos de Escritório para o mercado corporativo; O sabor do saber - a bioquímica dos alimentos; FPGA para Todos e Preparatório para Enem e Vestibulares.

Página 11


Retrospectiva IFSP Campinas

O professor Everton Silva foi anunciado um dos finalistas da competição internacional Data Science Game 2017. A primeira fase online, de caráter eliminatório e classificatório, contou com a participação de 145 equipes de todo o mundo. Everton Silva é o capitão da equipe “We are Sherlocked”, que obteve a 6ª colocação na fase online, à frente de países como Estados Unidos, Reino Unido, Rússia e Alemanha.

Nos dias 22, 29/6 e 6/7, participantes do curso de extensão “Utilização de Aplicativos e Softwares na Educação” fizeram a apresentação final dos trabalhos. Dos concluintes, a maioria é da área de educação com atuação em escolas públicas municipais de Itatiba. A capacitação dos gestores e professores faz parte de um ousado programa para tornar o município um polo regional e exemplo de utilização das tecnologias na educação. Em visita ao Instituto, no dia 6/7, o secretário municipal de Educação de Itatiba, professor Anderson Wilker Sanfins, fortaleceu a parceria existente, incluindo o apoio para que outros profissionais participem da nova turma do curso, além de apontar novas demandas de capacitação.

Página 12


Retrospectiva IFSP Campinas

A 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior evento de divulgação científica da América Latina, será especialmente lembrada pelos estudantes do IFSP Campinas: Celso Matias dos Santos Filho, Pablo Cavalcante dos Santos, Giovanna Cássia Bernardino Cardoso e João Pedro Amaro Silva Vieira Alves, do Curso Técnico Integrado em Eletroeletrônica. Com o convite do Ministério da Educação (MEC) e acompanhados pelo professor Edson Anicio Duarte, os estudantes apresentaram os trabalhos resultantes da chamada CNPq-SETEC/MEC n° 017/2014 e do projeto WASH! (Workshop para Aficionados em Software e Hardware), desenvolvido no CTI Renato Archer, em parceria com o IFSP Campinas.

Realizada de 16 a 21 de julho, em Belo Horizonte, com o tema “Inovação – Diversidade – Transformações”, a edição da SBCP recebeu aproximadamente 15 mil pessoas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Página 13


Retrospectiva IFSP Campinas

No dia 28, para marcar o início do segundo semestre letivo, o Câmpus Campinas realizou aula inaugural com o tema “Holismo e Evolução: a origem de um paradigma”, ministrada por Crounel Marins. Docente do IFSP e doutor em Administração, Marins é autor da tradução em língua Portuguesa da obra "Holismo e Evolução", de Jan Christiaan Smuts, que teve o lançamento da versão digital durante o evento. Na fronteira do conhecimento entre ciência e filosofia, o holismo foi apresentado como um fator que orienta a evolução de todo o Universo, com a formação de estruturas que só podem ser devidamente tratadas como totalidades, numa sequência que entrelaça matéria, vida e mente.

Página 14


Retrospectiva IFSP Campinas

Agosto

Impacto, nível empreendedor e grau de inovação. Esses foram os critérios utilizados pela comissão julgadora para anunciar os trabalhos vencedores da Mostra de Tecnologias da Expo Ensino 2017, que aconteceu no Shopping Iguatemi Campinas. O Câmpus Campinas obteve a primeira colocação, com o equipamento de monitoramento contínuo de temperatura corpórea e, o terceiro lugar, com a tecnologia assistiva que auxilia na alfabetização de pessoas cegas ou de baixa visão. Destacada a qualidade dos 16 trabalhos apresentados, o projeto vencedor foi anunciado como uma tecnologia inovadora, com alto impacto e capaz de salvar muitas vidas. Os projetos do IFSP Campinas concorreram com trabalhos de instituições de ensino de Campinas e região.

Página 15


Retrospectiva IFSP Campinas

No dia 5 de agosto, estudantes e professores do Câmpus Campinas participaram do 10º Fórum de Profissões – no Centro de Exposições do Shopping Parque Dom Pedro. O Instituto estava representado em dois espaços distintos: no estande institucional e na área destinada aos cursos de Eletrônica. Os estudantes atraíram a atenção do público para o ensino público e de qualidade, por meio da apresentação de projetos e protótipos de tecnologias. Mais uma vez, demonstram que aliar ensino, pesquisa e extensão, desde o Ensino Médio, é um caminho exitoso para a formação de jovens para o mundo acadêmico ou o mercado de trabalho.

Página 16


Retrospectiva IFSP Campinas

No início de agosto, programadores, designers e profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares se reuniram para uma maratona voltada para o desenvolvimento de tecnologias para a detecção e prevenção da corrupção e da pedofilia. Durante o 6º Hackathon, o desafio era criar um aplicativo com código aberto que integrasse conceitos de análise de big data e o uso de novas tecnologias, especialmente a inteligência artificial, para o combate a esses crimes. O professor Tiago Carvalho participou da comissão organizadora e, durante o evento, atuou como mentor, auxiliando as equipes nas questões ligadas à inteligência artificial. Dada a importância do evento e sua temática, o Hackathon foi destaque na mídia impressa e televisiva, incluindo o Jornal Nacional.

Para conhecer de forma mais aprofundada a metodologia do projeto WASH! e entender qual a receita de sucesso para atrair os jovens estudantes, profissionais da Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (FPTI) fizeram uma visita ao CTI e IFSP Campinas. Eles querem utilizar o WASH como modelo para um projeto de educação, com foco na popularização da ciência e tecnologia, envolvendo alunos e professores do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

Página 17


Retrospectiva IFSP Campinas

Em agosto, estudantes do programa de pós-graduação “Educação para Inserção Social” tiveram uma aula especial com o professor do Departamento de Linguística da Unicamp, Wilmar da Rocha D'Angelis, indigenista e doutor em Linguística, referência em história indígena no Brasil. O professor estava acompanhado do índio Kaingang Selvino Amaral, professor-visitante que apresentou sua cultura e a história de um dos cinco mais numerosos povos indígenas do Brasil. A aula faz parte da disciplina Tópicos Especiais em Educação, ministrada pela professora e coordenadora do Programa, Wania Tedeschi.

No dia 9, o Câmpus Campinas recebeu a visita do presidente da Comissão de Cooperação Nacional e Internacional da Faculdade de Educação (CCInt-FE) da Universidade de São Paulo (USP), professor Valdir Heitor Barzotto, que apontou sinergias entre as instituições para a formalização de um futuro acordo de cooperação. Entre as pautas em debate, a articulação de esforços para o atendimento de demandas internacionais, sobretudo países da América Latina e África, a possibilidade de projetos colaborativos de pesquisa e a realização conjunta de eventos de extensão.

Página 18


Retrospectiva IFSP Campinas

Do campo para a cesta: servidores do IFSP Campinas formalizam grupo de consumo de produtos agroecológicos. Em agosto, 14 servidores do Câmpus Campinas receberam as primeiras cestas com produtos orgânicos da Cooperativa da Agricultura Familiar de Americana, Cosmópolis, Limeira e Piracicaba – Cooperflora. São produtos entregues diretamente por agricultores familiares e assentados da reforma agrária do assentamento Milton Santos, articulado ao movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O Grupo de Consumo como ação do projeto de extensão "Sustentabilidade, Agroecologia e Educação no âmbito da economia política para produção de alimentos" e do Núcleo de Estudos em Agroecologia, Educação e Sociedade – Neaes, sob a coordenação da professora Erika Batista.

Gestores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (SETEC/MEC) participam, em Brasília, da primeira fase do programa Líderes do Futuro. A iniciativa de capacitação é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o LH Martin Institute, instituição australiana vinculada à Universidade de Melbourne – Austrália, mundialmente reconhecida pelo treinamento de dirigentes no setor. O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) participou com oito gestores, entre eles, o diretor do Câmpus Campinas, professor Eberval Oliveira Castro.

Página 19


Retrospectiva IFSP Campinas

Ainda em agosto, cerca de 150 jovens e adultos passaram a fazer parte da comunidade acadêmica IFSP Campinas, em nove cursos de extensão - Formação Inicial e Continuada (FIC). Entre as oportunidades, o curso de Xadrez, ministrado pelo professor André Willik Valenti, conta com a presença de professores do Instituto, que dão os primeiros passos no jogo de lógica e raciocínio.

No dia 31 de agosto, a comunidade acadêmica reuniu-se para um ato simbólico – a fixação de uma placa de sinalização na Portaria II do Centro de Tecnologia da Informação "Renato Archer", na avenida Aladino Selmi – Bairro Amarais. Diferente das demais unidades do IFSP, o Câmpus Campinas faz parte de um arranjo estratégico: o Complexo Tecnológico Educacional (CTE), que visa fomentar e impulsionar processos de inovação e formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento social e econômico.

Página 20


Retrospectiva IFSP Campinas

O modelo de sala de aula invertida, ou flipped learning, foi apresentado no dia 31 de agosto pelo próprio idealizador, o educador norte-americano Jonathan Bergmann, na FlipCon Brasil. O evento, no auditório do Universia Brasil, em São Paulo, reuniu gestores e educadores para debaterem sobre os benefícios dessa inovadora proposta no ensino. Entre os participantes, o professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Câmpus Campinas - Pedro Augusto Pinheiro Fantinatti e o estudante do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, André Jonas da Silva.

Setembro Assistir a um bom filme e ter a possibilidade de debater seu contexto já torna o projeto de extensão do IFSP Campinas – Cine Debate – de grande relevância na formação dos estudantes. Mas participar de uma apresentação de curtas-metragens, no Museu da Imagem e do Som (MIS), com a explanação do premiado e consagrado diretor Sávio Leite, fez desta ação do Cine Debate ainda mais especial. A edição especial do Cine Debate contou com a participação dos alunos do projeto alvorada e a apresentação de três curtasmetragens: Terra (2008), Saturno (2013) e Vênus (2017).

Página 21


Retrospectiva IFSP Campinas

O projeto Ciclovia Virtual, desenvolvido por estudantes do Câmpus Campinas – do curso Integrado em Eletrônica (Ensino Médio): Felipe Liberato da Silva, Anderson Matheus Ventura e Ruan de Paiva Leopoldo, sob a orientação do professor Edson Anício Duarte e coorientação do professor Evandro Rech, foi selecionado como um dos 10 melhores projetos da Rede IFSP, tendo sido apresentado no II Desafio da Inovação.

No dia 14, o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, fez uma visita ao CTI Renato Archer e ao Câmpus Campinas, atendendo ao convite para apresentação de projetos em desenvolvimento e para a prospecção de novas formas de interação entre as instituições. A reunião teve como proposta reforçar os vínculos de parcerias já existentes e ampliar as relações interinstitucionais, possibilitando um modelo diferenciado de trabalho colaborativo, com maior mobilidade docente e discente, cooperação em pesquisas e uso compartilhado de infraestrutura e equipamentos.

Página 22


Retrospectiva IFSP Campinas

A padronização e a uniformização da linguagem utilizada nos atos administrativos internos representam significativo avanço no modelo de gestão adotado pelo Câmpus Campinas. Com a finalidade de orientar e padronizar a elaboração dos atos oficiais, a técnica em assuntos educacionais, Luciana Camargo ministrou minicurso sobre Redação Oficial para todos os servidores que ocupam cargo de coordenação.

No dia 20, o CTI Renato Archer recebeu a visita de uma delegação de pesquisadores do Centre for Development of Advanced Computing (CDAC), Pune Índia, para alinhar um acordo que vai possibilitar a transferência de tecnologia para a construção de um supercomputador. O projeto terá a execução coordenada pelo CTI Renato Archer e desenvolvido no âmbito de uma cooperação com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu – Paraná. Na programação, a apresentação do projeto, com a participação do CTI e das instituições que compõe o Complexo Educacional Tecnológico (CTE) – o IFSP Campinas - instituição parceira, e a Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Inovação – Facti, que fará a gestão do projeto.

Página 23


Retrospectiva IFSP Campinas

A cerimônia de apresentação do livro “Aqui tem Racismo”, com a presença da autora Caroline Felipe Jango, reuniu a comunidade acadêmica e convidados em um evento especial no Câmpus Campinas. Pedagoga, diretora adjunta de Desenvolvimento Comunitário do IFSP – Reitoria e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – Neabi, Caroline foi além da apresentação de sua obra; seu relato atraiu a atenção dos presentes para uma temática que merece reflexão: o ambiente escolar como espaço que também discrimina.

A Comissão Eleitoral para Composição da Comissão Local de Elaboração o PDI 20192023 realizou no dia 27/9, através do sistema Aurora, a eleição para escolha de representantes em diferentes segmentos. Como resultado, foram eleitos: Adilson Soares (discentes), Andréa Cristina Zoca (técnicos-administrativos) e Marcelo Garcia Bonfim (docentes).

Página 24


Retrospectiva IFSP Campinas

O Câmpus Campinas ganhou destaque na premiação da Feira de Ciência e Tecnologia do IFSP VII Bragantec, realizada no sábado 23/9, no Câmpus Bragança Paulista. Das seis equipes do IFSP Campinas classificadas, quatro conquistaram premiações: medalha de ouro na categoria Empreendedorismo; medalha de prata e bronze na categoria Ciências Exatas e da Terra e medalha de bronze na categoria Engenharia. Um dos projetos, que prevê a implantação e monitoramento via SMS de volume em coletores de pilhas e baterias, conquistou o Prêmio Conexão Indústria. Além das premiações, o professor Edson Duarte recebeu uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e a indicação do projeto “Medidor de Salto Vertical para Teste de Impulsão Destinado a Disciplina de Educação Física de Baixo Custo” para participar da Mostra Paulista de Ciências e Engenharia (MOP).

Página 25


Retrospectiva IFSP Campinas

Incentivar a inserção de estudantes na pesquisa é uma missão que tem gerado resultados no Câmpus Campinas. Por meio de diferentes programas e grupos de pesquisa, alunos do ensino médio e da graduação desenvolvem o pensamento científico, sob orientação de docentes e técnicos administrativos, com oportunidades de bolsas. No dia 27/9, em reunião técnica para apresentação dos grupos e de projetos de pesquisa, o coordenador Andreiwid Sheffer Corrêa destacou a importância de novas articulações e parcerias. Em 2017, estão registrados 15 projetos de Iniciação Científica e seis grupos de Pesquisa certificados pelo IFSP, com a participação de 11 bolsistas e seis estudantes voluntários.

Outubro O IFSP divulgou o Edital que regulamenta o processo seletivo para ingresso, no primeiro semestre de 2018, nos cursos técnicos de nível médio integrados, concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio. Em Campinas, foram ofertados três cursos, com um total de 120 vagas. Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Eletroeletrônica Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio Técnico em Informática Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio. No dia 17 de outubro, o tema foi abordado em matéria ao vivo, na 1ª edição do Jornal da EPTV.

Página 26


Retrospectiva IFSP Campinas

O Câmpus Campinas foi tema de audiência com o prefeito municipal, Jonas Donizette, no dia 2, na Prefeitura de Campinas. A reunião contou com a presença do reitor do IFSP, Eduardo Antonio Modena; do diretor-geral do Câmpus Campinas, Eberval Castro; do assessor do reitor, Newton Lima e do secretário municipal de Relações Institucionais, Wanderley Almeida. A audiência teve como pauta o apoio do prefeito municipal para a implantação da Unidade do IFSP Campinas na Região do Campo Grande – bairro Satélite Íris, e a formalização da segunda Unidade, já em atuação no CTI Renato Archer – bairro Amarais.

Os câmpus Campinas, Jundiaí e Presidente Epitácio foram contemplados na chamada para sediar o Conexão Inovação no primeiro semestre de 2018. O evento organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PRX) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRP) tem como objetivo aproximar o IFSP com o arranjo produtivo local, de forma a incentivar a pesquisa aplicada e a extensão.

Página 27


Retrospectiva IFSP Campinas

A Comissão Local do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI - 2014/2018) propôs alterações e teve a proposta de revisão aprovada na reunião do Conselho do Câmpus (Concan), realizada no dia 3/10. A proposta também foi apresentada em discussão pública, com a participação da comunidade interna e externa, no auditório. A principal motivação para a revisão foi o melhor aproveitamento do espaço físico destinado ao IFSP Campinas, possibilitando a expansão da oferta de vagas. A proposta de alteração apresenta soluções discutidas com todas as áreas, prevendo a realocação de cursos nos períodos matutino e vespertino, refletindo no menor impacto possível do ponto de vista pedagógico.

Na quinta-feira (5/10), estudantes e professores do Câmpus Campinas participaram de um evento singular. Denominado Tarde Croata - Diálogos em Internacionalização, essa foi a primeira edição de um programa de extensão que tem como objetivo trazer oportunidades de interação com outras culturas, ampliando as fronteiras do conhecimento e valorizando a diversidade. Um dia dedicado à cultura geral, com direito ao resgate histórico do país que serviu de cenário para filmagens da série Games of Trones, informações sobre imigração croata no Brasil e degustação de comidas típicas.

Página 28


Retrospectiva IFSP Campinas

A consolidação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica enfrenta um dos maiores desafios – os cortes crescentes no orçamento para custeio e investimentos. Em 2018, acompanhando os cortes previstos, o Câmpus Campinas teve um orçamento aprovado no valor de R$ 1.135.308,80, que descontada a retenção da Reitoria (12.7%) para pagamento de contratos sistêmicos, terá o valor de R$991.124,58. Esse orçamento representa uma redução de 11% comparado ao orçamento de 2017 (R$1.111.855,92) e 31% em relação ao ano de 2016 (R$1.431.544,88).

De 23 a 28 de outubro, foi realizada uma das semanas mais importantes para a democratização da ciência brasileira. A cerimônia de abertura da 14ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia - SNCT 2017, com programação organizada pelo Centro de Tecnologia da Informação – CTI Renato Archer, com o apoio do Câmpus Campinas, foi realizada no auditório do CTI, com a presença de autoridades, profissionais e comunidade acadêmica. Com o tema "A matemática está em tudo", a programação incluiu oficinas, workshops, palestras, minicursos, seminários, congresso, visita guiada e exposições. Página 29


Retrospectiva IFSP Campinas

Entre as atividades da SNCT, foi realizada a exposição Retratos Paisagísticos do Câmpus Campinas, organizada pela professora Andrezza Moretti. Com 60 telas, acompanhadas das fotos que serviram de inspiração para a pintura, a exposição chamou a atenção da comunidade acadêmica, pesquisadores e visitantes. A exposição representou o olhar dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio acerca do ambiente em que o Instituto está inserido.

Página 30


Retrospectiva IFSP Campinas

Na programação da SNCT 2017, o Câmpus Campinas realizou a mesa-redonda “A Matemática das Reformas – conheça a matemática das propostas de mudanças”. Com ênfase nas esferas trabalhista e previdenciária, cujas reformas tramitam no Congresso Nacional, a temática foi abordada pelo professor Nélio Fernando Reis (IFSP/São Roque) e pelo secretário-geral da OAB/Campinas, Paulo César Braga, com a mediação do professor Marcelo Bonfim.

Em outubro, ocorreu o evento Inova Campinas, realizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora e pela Agência de Inovação da Unicamp, com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas. O evento reuniu, em um mesmo espaço, empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras, aceleradoras e parques científicos e tecnológicos da região. O IFSP participou do evento por meio da Rede Inova São Paulo, rede de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do Estado de São Paulo. Foi uma oportunidade de expor o Instituto e conversar com representantes de empresas sobre possibilidades de acordos de pesquisa e inovação. Estiveram presentes o professor Adalton Ozaki e Camilo Bogado, do NIT-IFSP, e os professores Andreiwid Correa e Diego Martins, do Câmpus Campinas.

Página 31


Retrospectiva IFSP Campinas

O Câmpus Campinas foi a instituição de destaque na cerimônia de premiação da Mostra Paulista de Ciências e Engenharia – MOP 2017, realizada de 25 a 27 de outubro, no Museu Catavento, em São Paulo. Dos quatro projetos finalistas, três foram premiados com certificados e medalhas de ouro, prata e bronze. Além disso, o professor Edson Anicio Duarte recebeu o prêmio “Professor Destaque”, dentre todos os orientadores participantes. Ao todo, o evento reuniu 69 escolas públicas e privadas, com 105 projetos nas áreas de Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.

Com o tema “Estratégia Nacional para a Ciência, Tecnologia e Inovação”, o jornalista, político e ex-ministro Aldo Rebelo traçou um resgate histórico da ciência brasileira, desde as grandes navegações, considerada por ele como “globalização à vela”, até os dias atuais, de baixa valorização. A apresentação foi durante a programação da 14ª SNCT, realizada no CTI Renato Archer. Com discurso apartidário e postura nacionalista, apresentou dados concretos da relação entre ciência e economia, destacando que o custo da pesquisa e inovação não é gasto, mas investimento.

Página 32


Retrospectiva IFSP Campinas

Em ação conjunta com o CTI, a OpenCon 2017 Campinas reuniu, no dia 27 de outubro, estudantes e profissionais para debater iniciativas em três temas de destaque: Acesso Aberto, Dados Abertos e Educação Aberta. Ao todo, foram oito horas de programação, 20 palestrantes convidados (speakers), 250 conferencistas, 13 pessoas na Comissão Organizadora, 50 voluntários e 30 avaliadores. Entre as atividades, cinco oficinas, duas mesas-redondas, cinco palestras, um encontro aberto com a comunidade, uma sessão plenária (Keynote), apresentação de pôsteres e premiações dos melhores trabalhos. A edição 2017 da OpenCon Campinas recebeu 144 trabalhos técnicos/científicos sobre a temática Open, tendo sido 76 aceitos e expostos durante o evento.

Página 33


Retrospectiva IFSP Campinas

De 17 a 20 de outubro, os professores Samuel Martins e Tiago Carvalho participaram da 30ª edição da Conference on Graphics, Patterns and Images (Sibgrapi), uma das mais relevantes e conceituadas conferências de Computação da América Latina. O evento foi realizado em Niterói, Rio de Janeiro. O IFSP Campinas foi representado na conferência com trabalhos interinstitucionais realizados em parceria.

Para marcar o Dia Nacional do Livro (29 de outubro), o Câmpus Campinas realizou uma programação em homenagem aos livros que viraram filmes. Foram três sessões de ‘Café Literário’, nos dias 30, 31/10 e 1º de novembro, na Biblioteca do IFSP Campinas. As atividades foram mediadas pelos professores Diego Figueira, Andrezza Moretti, Daniela Mattos e Solange Lima.

Página 34


Retrospectiva IFSP Campinas

Novembro No dia 11/11, o Câmpus Campinas promoveu uma atividade multidisciplinar desportiva com os estudantes dos cursos técnicos integrados em Eletrônica (1º ano) e Eletroeletrônica (2º ano). A ação permitiu uma integração entre professores e alunos em diferentes atividades: futebol, vôlei, basquete, jogos de cartas, xadrez e até quis – que colocou à prova o conhecimento geral dos alunos.

Identidade, pertencimento e cuidado. Esse é o tripé que deverá orientar as ações da Comissão para Práticas Sustentáveis, criada em outubro, com o objetivo de propor campanhas que envolvam toda a comunidade acadêmica (professores, técnicos e estudantes), assim como instituições parceiras e a sociedade, para a valorização e proteção das estruturas compartilhadas pelo câmpus. O primeiro desafio foi a escolha de uma hashtag com a cara do câmpus – a escolhida foi #IFUTURO, do estudante do estudante Henrique Grasso Teixeira de Oliveira, do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Página 35


Retrospectiva IFSP Campinas

Para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20/11, o Câmpus Campinas e o CTI Renato Archer realizaram ampla programação com o intuito de refletir sobre a diversidade étnico-racial. Ao longo desta terça-feira, diversas atividades atraíram a participação de estudantes, técnicos, professores e pesquisadores. Roda de conversa, oficinas e cine-debate especial oportunizaram diferentes formas de participação.

A 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Neste ano, seis estudantes do Câmpus Campinas foram selecionados para a segunda fase, sendo dois premiados com certificados de menção honrosa: Gabriely da Cruz Camilo - 2° ano do curso integrado ‘Técnico em Eletroeletrônica’ e Samuel Vicente Dias de Freitas - 1° ano do curso integrado ‘Técnico em Eletrônica’.

Página 36


Retrospectiva IFSP Campinas

Com alegria característica e trajes típicos da cultura capulana, professores de Moçambique convidados pelo Câmpus Campinas compartilharam, no dia 24, um pouco de sua identidade no evento denominado “Tarde Moçambicana”. A atividade faz parte do programa “Diálogos em Internacionalização”, criado pela Coordenadoria de Extensão, e está em sua segunda edição. O objetivo desta vez foi promover a troca de informações sobre as políticas de educação e sobre a cultura de Moçambique, país africano que conquistou a independência em 1975 e que vem lutando pela preservação de suas tradições.

Dezembro No dia 2/12, o Câmpus Campinas reuniu estudantes, professores e técnicos administrativos na II Mostra de Trabalhos Acadêmicos. O evento foi destinado à divulgação dos projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos no Câmpus, com a coordenação do professor Ramiro Romankevicius Costa.

Página 37


Retrospectiva IFSP Campinas

Ao todo foram inscritos 25 trabalhos, sendo 18 apresentados em forma de pôster durante o evento. Participaram estudantes do Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação.

Dois projetos do Câmpus Campinas, uma na área de Física e outro na área de Química, ambos kits educacionais com o objetivo de facilitar a aprendizagem com protótipos acessíveis e de baixo custo, foram premiados na V Mostra de Ciência e Tecnologia Instituto 3 M. A apresentação e premiação dos melhores trabalhos aconteceram nos dias 29 e 30 de novembro, no Centro de Atividades "Fuad Assef Maluf" - Sesi - Sumaré. Sete projetos do Câmpus foram finalistas da Mostra.

Página 38


Retrospectiva IFSP Campinas

No dia 6/12, o Câmpus Campinas realizou a última reunião geral do ano com a presença de servidores. Na oportunidade, algumas novidades foram apresentadas: o novo site da instituição, a criação do Núcleo de Línguas, o status da construção da Unidade Campo Grande e a conquista de emendas parlamentares para compor o orçamento de 2018. A reunião contou com a presença do professor Newlton Lima, assessor do reitor Eduardo Antonio Modena.

O professor Tiago Carvalho, do Câmpus Campinas, entrou para a história da recém-criada Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/IFSP). O professor é autor do primeiro projeto de pesquisa desenvolvido com contrapartida financeira de uma empresa privada e com a gestão de uma fundação de apoio. O projeto foi aprovado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no âmbito do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas/Fapesp (Pipe).

Página 39


Retrospectiva IFSP Campinas

Desejamos que 2018 seja um ano repleto de boas notĂ­cias!

PĂĄgina 40

Retrospectiva final3  
Retrospectiva final3  
Advertisement