Issuu on Google+

INFORMATIVO DO IFRJ CAMPUS VOLTA REDONDA

Nº 02 - 13 de agosto de 2013 IFRJ POR AÍ

Implementar o que foi discutido no 'Curso Liderança Servidora'

1

Uma reunião para avaliar e discutir conjuntamente as possibilidades de implementação de ações a partir do que foi conversado no curso Liderança Servidora aconteceu no dia 6 de agosto. O debate teve como norte o relatório produzido por Monica Alessandra Eickhoff Cortopassi, da Passus Capacitação em Gestão, empresa que realizou o curso. Nos dias 5, 6 e 7 de julho a direção do Instituto Federal campus Volta Redonda organizou o Curso Liderança Servidora, que tinha como objetivo discutir o potencial de liderança de cada técnico servidor da instituição. 41 técnicos servidores participaram de dinâmicas e discussões sobre liderança no Mara Hotel Fazenda, em Vassouras.

IFRJ POR AQUI

Exposição “Olhar 180 Graus” chega ao Instituto Federal campus Volta Redonda

2

Foi aberta, na primeira semana de agosto, a exposição “Olhar 180 Graus – Resgatando o passado e contemplando o futuro” no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Volta Redonda. A mostra apresenta Volta Redonda contada por meio de seus monumentos históricos tombados, utilizando 15 painéis que resgatam suas histórias. Além disso, 4 painéis falando sobre os sítios geológicos do município também participam da exposição. A exposição foi organizada pela diretora de informações do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU) Juliene de Paula e aberta em março no Espaço das Artes Zélia Arbex e contou, na ocasião, com o lançamento das publicações “Cadernos dos Bairros” e “Monumentos Obras de Arte e Fontes no espaço público”. Segundo Juliene, a mostra tem como objetivo registrar e proporcionar uma visão panorâmica da evolução da cidade.

PERFIL

Mapeando as preferências culturais do campus Volta Redonda

3

O Projeto Literatura, Cinema e Música no campus Volta Redonda: tendências e perfis, orientado pela professora de língua portuguesa Solange Nascimento da Silva, será apresentado na V Sematec Sul e vai mostrar de que alunos, técnicos e professores do campus Volta Redonda gostam no que tange a literatura, cinema e música. 9 alunos do curso de técnico de Automação Industrial participam do projeto. Cerca de 300 pessoas responderam o questionário, e o resultado será apresentado em gráficos na Sematec. Sobre os resultados, é uma surpresa até mesmo para a professora. “Ainda não sei quais são os resultados da pesquisa, os alunos estão fazendo os gráficos. A motivação do grupo é muito grande, e o tema é atraente para eles, principalmente sobre cinema e música” - afirma. Segundo Solange, o principal desafio que enfrenta em sala de aula é aproximar os alunos da leitura literária. «Despertar o interesse dos alunos, principalmente pela literatura, é um processo. Não é algo que acontece de uma hora para outra, mas diminuir ou acabar com preconceitos e resistências em relação à leitura é primordial.», acredita.

Envie sua sugestão:

ascom.cvr@ifrj.edu.br

Entre em contato:

24 3356 9148

Faça uma visita:

ifrj.edu.br/voltaredonda facebook.com/ifrjvoltaredonda


Informativo 02 13/08/2013