Issuu on Google+

DESENVOLVIMENTO & EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE CONSULTORES DE TD&E


PROGRAMA DE FORMAÇÃO

I - A AUTOCONSCIÊNCIA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL Autoconhecimento. Motivação. Valores. Modelos mentais. O Perfil e o Papel do Consultor de TD&E. Autoavaliação e construção da visão pessoal.

II – LIDERANÇA DE PROCESSOS GRUPAIS Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal. Dinâmica e leitura de pequeno grupo. Cultura e mudança. Coordenação e observação de grupos. Modelos de coordenação. Coordenação supervisionada: Atividades Práticas.

III – FORMAÇÃO DE INSTRUTORES A Aprendizagem de Adultos. O Perfil e o Papel do Instrutor de Treinamento. As Relações Interpessoais e o Processo de Comunicação. Comunicação verbal. Estilos do apresentador. Recursos técnicos e de multimídia. Planejamento, Prática e Avaliação de Ensino.

IV – FORMAÇÃO DE AGENTES INTERNOS DE TD&E O agente interno de TD&E: processo de atuação (contato, diagnose, planejamento, ação e desengajamento).Estilo, papéis e competências do agente interno de TD&E. Dilemas, desafios e conquistas. Contexto de atuação. O agente como coach. Metodologias, técnicas e ferramentas (reuniões, entrevistas, levantamento de dados, diagnóstico, resolução criativa de problemas, grupo focal, grupo tarefa).


DE CONSULTORES DE TD&E®

VII – AVALIAÇÃO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E). Avaliação de Necessidades. Métodos e ferramentas para identificar competências e gaps de desempenho.

VI – ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE TD&E A definição do Projeto. A estrutura de um projeto de TD&E. O orçamento do Projeto. O desenvolvimento do Projeto. Os check-lists indispensáveis. A avaliação do Projeto.

V – MARKETING DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA Comunicação e Educação Corporativa. Identidade e imagem. Marketing aplicado a TD&E. Os apelos de venda. Criando oportunidades de venda. Planejando o mix de comunicação. Como gerar ideias criativas e pertinentes. Persuasão. Plano pessoal de aplicação.


EDUCADORES GERSON BONANI - 40 anos na área de TD&E e de Comunicação, como técnico, consultor, instrutor e dirigente. Dirigiu o Centro de Treinamento do Banco Central. Pós-graduado em Recursos Humanos, especializado em criatividade pela Creative Education Foundation. Hoje é o Diretor Executivo do Instituto FENASBAC .

ISABEL HERMINIA EGLER - Especialista em Administração de Recursos Humanos e Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Dinâmica de Grupo pela SOBRAP. Servidora aposentada do Banco Central do Brasil. Desde 1995, atua como consultora em organizações públicas e privadas nas áreas relacionadas a Desenvolvimento intra e interpessoal, Gerencial, de Equipes e Organizacional.

PAULO FLÔRES - Servidor aposentado do Banco Central do Brasil, onde foi Consultor de Comunicação da Secretaria de Relações Institucionais. Ministra há mais de 25 anos cursos de Oratória e Comunicação. MBA em Programa de Gestão Avançada, pela Amana-Key. Especializado em criatividade pela Creative Education Foundation. Artigos publicados na “Gazeta Mercantil” e na revista “Comunicação”.


JOSE ANDERSON MONTALVAO SOUSA - Exchefe de departamento e consultor especial da diretoria do Banco Central. Professor e coordenador da equipe de consultores de projetos sobre contabilidade e câmbio para o no Banco Nacional de Angola. Integrou, pela UnB, a equipe professores para a implantação da UniBacen. Professor de expressão escrita para empresas. Responsável pela produção de material didático e relançamento do Projeto Escreva. MARTHA DO BANHO COSAC - Psicóloga clínica e bacharel em ciências jurídicas. Funcionária aposentada do Banco do Brasil, onde atuou na área de gestão de pessoas. Consultora em treinamento, formação de educadores, coordenação de eventos, gestão de equipes, comunicação oral e oficina de palestras. Foi professora de Gestão de Equipes na UNIP, Faculdade de Direito. Consultora pedagógica de programas de TV para funcionários do BB. CORINA CASTRO E SILVA BRAGA DE OLIVEIRA Especializações em Gestão do Conhecimento e Marketing . Mestre em Administração pela UnB. Professora da UNIVERSA e UPIS. Tutora na FGV. Ministra cursos nas áreas de gestão de pessoas; gestão estratégica, gestão por competências, gestão da mudança, formação de instrutores, EAD, aprendizagem organizacional, e educação corporativa. Chefia o Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas na Câmara dos Deputados. EMANOELLI FALCÃO - Formada em gestão de Recursos Humanos, diretora e fundadora da Diferencial Consultoria. Consultora de desenvolvimento organizacional e de pessoas, em organizações públicas e privadas, com experiência de 10 anos em todos os subsistemas de RH, com maior atuação em TD&E.


PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE CONSULTORES DE TD&E® Você sabe qual é a diferença entre T, D e E? Treinamento pode ser entendido como um conjunto de atividades que propicia à pessoa a aquisição do know-how para, tão somente, a realização da tarefa. Desenvolvimento refere-se às ações de aprendizagem voltadas para o crescimento individual, sem relação com um trabalho específico. Educação consiste na aplicação dos métodos próprios para assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano. Responda agora. O TD&E que você produz : •

Espelha práticas inovadoras e que funcionam ?

Está vinculado plenamente ao contexto de trabalho, ao desempenho competente e às reais necessidades de TD&E ?

Está estruturado em bases conceituais apropriadas?

É reconhecido internamente?

Faça aqui um breve diagnóstico, respondendo a dez perguntas essenciais. Na organização em que você trabalha: 1•

Existe uma política definida de TD&E?

2•

A área de TD&E investe na experimentação e aperfeiçoamento de educadores, professores, instrutores ou multiplicadores?

3•

O TD&E contribui para a formação de sucessores?

4•

A área de TD&E de sua organização divulga eficazmente os resultados obtidos com as ações sob sua responsabilidade? Esses resultados são mensurados?


5•

O TD&E é realizado para solucionar problemas de desempenho , ou apenas para maquiá-los?

6•

O plano de treinamento e desenvolvimento de pessoas é mais do que meramente satisfatório ?

7•

É feita avaliação das necessidades de TD&E ? Quem faz? Quando faz? Como faz?

8•

Os benefícios das ações de TD&E são claramente percebidos e avaliados?

9•

Os profissionais da área de TD&E são continuamente atualizados com as mais modernas teorias e técnicas?

10 •

Os colaboradores possuem o conhecimento técnico, as habilidades e as atitudes que contribuam de fato para a implementação das diretrizes estratégicas?

Um grupo de profissionais com larga experiência no ramo reuniu, em um só PROGRAMA DE FORMAÇÃO, tudo o que você precisa para refinar seu desempenho! A abordagem metodológica é centrada na experiência e no perfil do participante. O Programa de Formação de Consultores de TD&E® pode ser desenvolvido em seu formato modular, com duração total de 180 horas/aula ou, ainda, customizado de acordo com as diferentes exigências organizacionais. Tem como seu público alvo os profissionais que desempenham ou se interessem em desempenhar a função de consultores de TD&E.


O Instituto FENASBAC de Excelência Profissional, ligado à Federação Nacional das Associações dos Servidores do Banco Central, foi criado para promover cursos, palestras e seminários em três áreas: gestão corporativa, econômica e financeira. Conta com docentes pós-graduados experientes de instituições públicos e privados, com alta qualificação em suas especializações acadêmicas e profissionais. Parceiro A Diferencial Consultoria em RH busca formar parceria com seus Clientes, oferecendo soluções em Consultoria Estratégica de Recursos Humanos, Treinamento, Desenvolvimento e Educação, Recrutamento e Seleção por Competências, Gestão de Desempenho, Gestão por Competências, Plano de Cargos e Salários, Recolocação Profissional e Coaching Executivo. Carteira de clientes:

Informações: 61 3323-1055 | 0800 646 1055 ifenasbac@ifenasbac.com.br www.ifenasbac.com.br


Programa de Formação de Consultores de Treinamento, Desenvolvimento & Educação