Issuu on Google+

Boletim do CampusSanto Amaro Informativo do IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Retrospectiva 2012 o tempo não pára... O mundo não acabou, mas o Ano letivo de 2012 IFBAcampus Santo Amaro chegou ao seu fim. E, sendo assim, como é de costume fazer em toda “virada” de ano, ainda que seja letivo, vamos fazer nossa retrospectiva e relembrar os momentos que marcaram o campus em 2012. O ano letivo foi iniciado no mês de abril, o que já o tornava atípico, e, em junho, foi iniciada uma greve de dimensão nacional, com adesão dos servidores públicos das Universidades e Institutos Federais de todo o Brasil. Os estudantes também empreenderam sua luta e se mobilizaram. O processo de luta e negociações perdurou até setembro, quando a greve foi suspensa. Coletivamente, em discussão com toda a comunidade, foi elaborado um novo calendário para a continuidade do ano letivo de 2012. O ano letivo foi retomado em setembro, e o campus retomou também seu fôlego para dar continuidade às suas atividades, projetos e eventos. E apesar de todas as “turbulências”, o campus Santo Amaro deu um show nesse ano letivo, com a realização de eventos e a participação de docentes em projetos e congressos importantes. Então, convidamos a todos a fazer essa viagem no tempo...

Julho de 2013 - Ano 1, Nº 1

Boas Vindas aos Calouros! Desejamos Boas Vindas a todos os Estudantes do campus Santo Amaro. Que o caminhar no IFBA contribua para a formação de vocês como sujeitos histórico-críticos, cidadãos ativo-participativos e seres humanos éticos, e que as dificuldades sejam transformadas em oportunidade de crescimento. Fiquem atentos às oportunidades oferecidas pelos programas de assistência estudantil, tais como PAAE, PINA, dentre outros; bolsas de Iniciação Científica para nível médio e superior; bolsas de iniciação à docência e Projetos de extensão. Informese, comunique-se, procure os setores que podem orientar e esclarecer as dúvidas. O Campus Santo Amaro foi inaugurado no dia 25 de setembro de 2006 e está próximo de completar sete anos. Em sua estrutura administrativa está a Direção Geral - Marcos Andrade; DEPEN (Departamento de Ensino) - Andrea Amazonas; Assistente do DEPEN Márcio Estevam; Coordenação de Estágio - Marcos César Ferreira; COTEP (Coordenação Técnico Pedagógico)- equipe multidisciplinar com pedagogas, psicóloga e assistentes sociais; Coordenação de Extensão - Jurema Castro; Coordenação de Pesquisa - Adriana Santos; Coordenação de Comunicação - Soraia Brito. Para conhecer as outras coordenações e os diversos setores do campus, como também acessar as notícias e eventos, acesse o site:

www.santoamaro@ifba.edu.br Eventos ocorridos no Campus em 2012

Estudantes e Docentes em destaque

Ampliação e estruturação do Campus 1


V SEMAD Após o início do ano letivo nosso primeiro evento foi o V SEMAD, que teve como tema «Energia, Sustentabilidade e Democracia: novos desafios para o século XXI». O evento foi apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Essa edição inovou com as saídas à campo, realizadas entre os dias quatro e seis de julho. As atividades aconteceram no Teatro D. Canô, no campus do IFBA e na comunidade local, com quatro frentes principais: mesa redonda, minicursos, oficinas e saídas a campo.

visão ampliada de meio ambiente, tendo como centro o ser humano e sua qualidade de vida, indo do técnico ao prazeroso. Foram realizadas oficinas de Maculelê, com o Mestre Bendengo do NICSA (Núcleo de Incentivo Cultural de Santo Amaro); de Fotografia; de DJ; sobre o papel da química na sustentabilidade; de materiais recicláveis; minicurso de geotecnologia e meio ambiente; primeiros socorros; o mercado do biodiesel no Brasil e na Bahia, os Espaços Públicos do Recôncavo da Bahia, dentre outros. Diversificado!!!

Buscou-se oportunizar à comunidade do IFBA os múltiplos olhares, perspectivas e experiências sobre o tema. Os discursos e experiências que compuseram o evento, advindos de “lugares” distintos (acadêmico/cientifico, comunidade local, u r b a n o, r u ra l , t ra d i c i o n a l e m o d e r n o ) , intercruzaram-se no SEMAD. Estiveram presentes, durante todo o evento, os estudantes do IFBA e de outras escolas locais, representantes de organizações governamentais e não governamentais.

Os alunos recém-formados do curso de eletromecânica expuseram os trabalhos de conclusão de curso, que compuseram o projeto integrador, evidenciando todo o seu potencial, qualidade e criatividade (a cadeira de rodas manual motorizada e adaptada e a máquina de caldo de cana, compacta, mais higiênica e elétrica). O Evento também publicou os artigos que foram apresentados durante o evento na forma de CD.

O V SEMAD levou turmas de 20 alunos a lugares como Acupe, para discutir a questão da pesca. A vivência contou com a presença do professor George Olavo, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e do Sr. Raimundo da Associação de Pescadores de Acupe. Os estudantes também visitaram a Bahia Pesca e o Cais de Acupe, problematizando diferentes leituras sobre a questão da pesca no local. Além de visitarem e analisarem os Solos do Recôncavo com o Prof. Drº André Estevam, o Aterro Sanitário de Feira de Santana, com a professora Agda Oliveira, da UEFS, e a compostagem da UEFS. Durante as Oficinas e minicursos revelou-se uma

2

O IFBA Parabeniza a toda a equipe organizadora, à coordenação do evento, aos monitores e a todos os participantes. Parabéns! E até a próxima edição do SEMAD.

Foto: Coordenação de Comunicação

As mesas redondas foram compostas pelos olhares da comunidade local (Assentamento Eldorado de Santo Amaro e a comunidade do Quilombo do Boqueirão); do discurso acadêmico (UEFS, UNEB entre outras), como também compartilhamos o conhecimento e experiências de instituições como a EMBASA, ONG PANGEA e o IBAMA. As saídas a campo oportunizou experienciar o tema a partir de uma vivência direta com a realidade.

Nas apresentações culturais contamos com a participação dos estudantes do campus, Nasla e Emerson, e da dupla Lívia Milena e Márcio Valverde, que cantaram e animaram o público; do Grupo de Teatro da Polícia Militar e do Grupo de Dança Ufa (NICSA) que emocionaram a plateia, com muita troca, interação e aprendizagem. O evento foi encerrado com o Forró no Campus.

Estudantes monitores no credenciamento.


I WRTP

A coordenação do Evento, conjuntamente com uma equipe de apoio, realizou uma programação que incluiu: exposição de protótipos desenvolvidos por estudantes e profissionais de diferentes áreas; palestras sobre a construção e a aplicação de tecnologias em protótipos; e atividades culturais, promovendo a troca de saberes entre instituições de ensino. Para além da comunidade IFBA local, o evento contou com a participação da Caravana dos Campi do IFBA de Porto Seguro, de Jequié e Simões Filho, de alunos e professores da UFBA, da UFRB, e da UNIFACS, além de professores do IFTM. Compartilhamos os saberes com os palestrantes Prof. Dr. Jés de Jesus Cerqueira (UFBA), com o tema Prototipagem Robótica; com o Prof. Msc. Diniz A. de Sant’Ana Silva coordenador do curso de Engenharia Química da UNIFACS, com o tema Projetos Acadêmicos Interdisciplinares: construção de protótipos aplicados na indústria química; e do Daniel Veiga (Vitae-Soluções em Acessibilidade), com o tema Desenvolvimento de Protótipos em Universidades e suas Características Técnicas. Através das palestras pudemos compreender melhor o universo da inovação e da tecnologia e os diversos caminhos e processos que envolvem a sua efetivação. Os diversos discursos que envolveram esse momento configuraram-se em um incentivo para os participantes ousarem, acreditarem e se dedicarem aos seus projetos de inovação. Foram mais de 300 inscritos, além do público que participou sem inscrição, e mais de 10 expositores do Campus IFBA – Santo Amaro, da UFBA, da UFRB e do IFTM. Assim, com os protótipos dos alunos do 4 ano de TI do Campus Santo Amaro, pudemos nos imaginar pedindo um acarajé quentinho em casa, através do Sistema Gerenciador de Vendas de Acarajé, enquanto verificamos os melhores preços para fazer

Foto: Coordenação de Comunicação

Reabrindo o ano letivo de 2012, o I WRTP (Workshop Regional de Tecnologia em Protótipos) oportunizou aos corpos discente e docente apresentar suas potencialidades e criatividade. Realizado em 9 de outubro de 2012, no Teatro D. Canô, o evento contou com a participação maciça de toda comunidade IFBA. Protótipo - Processo de fabricação de baixo custo de uma máquina ferramenta fresadora CNC.

aquela “compra de mês” no Aplicativo Lista de Mercado para Android para compartilharmos essas informações com nossos amigos com o Aplicativo Socialbook, e tudo isso em casa ao som de um Berimbô - Berimbau Robotizado. Mas, se a situação fosse o corre-corre do dia a dia, você poderia fazer o seu pedido de qualquer lugar em que estivesse, através do USQUAM, um gerenciador de compras e entrega de produtos realizadas por dispositivos móveis. Vislumbramos como a dinâmica de uma Lousa Eletrônica de Baixo Custo pode tornar dados gerados pelo protótipo para análise do salto vertical, algo bem dinâmico, ou a simulação parcial de um campo de produção de petróleo podem ficar ainda mais interessantes. Podemos ver como a nossa vida pode ficar mais fácil com um Fechadura Inteligente, ou, ainda, a vida de pessoas com restrições de mobilidade e comunicação, com maior interação e autonomia, com o maravilhoso projeto intitulado Projeto de Acessibilidade com Baixo Custo, Minha Enfermeira. Foi um evento que despertou bastante o interesse dos alunos, pois foi possível vivenciar, na prática, a inovação e tecnologia, principalmente através dos projetos dos seus pares, dos seus colegas do IFBA que estavam ali,ousando e acreditando em seus projetos. Houve a participação cultural da IFBanda e do Grupo de teatro Polissêmicos do Campus. Por fim, podemos escrever com letras garrafais com auxílio do protótipo «Processo de fabricação de baixo custo de uma máquina ferramenta fresadora CNC – O I WRTP» foi um sucesso!!! Obrigada a todos que proporcionaram e colaboraram para a realização desse evento!!! Aguardamos o II WRTP.

3


I CONLOCUS E o Campus não parou por ai. Em 29 de Novembro aconteceu, no teatro D. Canô e no campus do IFBA, a primeira Conferência de Jogos do Campus Santo Amaro (CONLOCUS), um evento no qual a “aventura” dos jogos esteve ao nosso lado durante os três dias de sua realização. Durante o conferência foi possível cruzar pelos corredores com os personagens de vários jogos, como o Super Mario, sua princesa e o Luigi, Tomb Raider, “as Piritas” do Caribe, e os clássicos Capitã América (era a versão feminina), a Batgirl, a Mulher Maravilha. Mais uma vez um destaque para os Monitores. O I CONLOCUS foi um evento realizado com total coparticipação dos estudantes. O nome do evento foi inspirada na origem latina do termo – jogos = jocus que significa brinquedo, divertimento, passatempo sujeito a regras. Nos remetemos logo à ludicidade, à imaginação e criatividade. O objetivo do evento foi o “treinamento, a reciclagem, a avaliação, o entrosamento, a troca de experiências e informações entre os participantes”.

O evento contou com a palestra de Moacyr Avelino Alves Junior da Acigames da Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games, que apresentou o mercado dos games no Brasil e no mundo, e suscitou um debate com olhares e perspectivas diversas sobre o tema, envolvendo diferentes visões de mundo. Nos dias que se seguiram, houve a palestra de O Lúdico e Avaliação da Aprendizagem: possibilidade para o ensino das ciências. O evento ofereceu minicursos, oficinas e mostra de Jogos. Houve apresentação de trabalhos e publicação. Dentre as muitas oficinas e minicursos, podemos citar: o RPG como estratégia de problematização e avaliação no ensino de química; Futebol de Robôs: um desafio para a inteligência Artificial; Gotoantplay: desenvolvendo jogos na plataforma flash; Dramaturgia para o desenvolvimento de games. As Mostra de jogos fizeram sucesso, uma manifestação da criatividade, qualidade e empenho dos estudantes do campus. O Grupo Polissêmico, coordenado pelo professor Marcos Moisés também participou do evento com o trabalho Jogos TeatraisAdaptação de Tenda dos Milagres de Jorge Amado, O Evento nos relembra como aprender pode ser divertido, criativo e lúdico.

Foto: Coordenação de Comunicação

O CONLOCUS abordou a relação dos jogos com o mercado nacional e internacional, e a educação e no desenvolvimento de jogos. O Evento contou com uma conferência de abertura, que ficou marcada pela presença musical, quando tivemos um momento de arrancar arrepios, ao ouvirmos o Hino Nacional tocado pelo nosso Aluno Edilson Junior, no violino e a professa Poliana Almeida, no piano e a participação do coral do campus Santo Amaro,

regido também por Poliana. Ouvimos também as falas do Diretor do campus Marcos Andrade e da a Diretora de Ensino Marcele Almeida. Foi um momento mobilizador das emoções.

Cosplay das personagens de Jogos pelos estudantes.

4


IFBArte O IFBArte 2012 foi um espetáculo! Com descontração, qualidade e espontaneidade os estudantes do Campus deram um show de irreverência e criatividade. Organizado pela área de linguagem, mas com a participação de professores das diversas áreas, o evento reuniu artes plásticas, dança, teatro, artes visuais e música integrando conteúdo de sala de aula, atualidade e expressão artística. O IFBArte, momento de culminância artístico/cultural, que nasceu como momento de apresentação final dos projetos da área de música e educação física, hoje congrega projetos de diferentes áreas e as diversas linguagens artísticas.

orientadas pela professora Adriana, e muita dança, com muita expressão corporal com direção dos próprios alunos, que resgataram os ritmos que foram sucesso e as coreografias que “pegaram” no ano de 2012. O IFBArte 2012 foi muito divertido e descontraído, evidenciou o potencial dos estudante e consagra a perspectiva das múltiplas formas de aprendizagem, evidenciando como as artes, a sensibilidade e o corpo são caminhos para o desenvolvimento de habilidades e competências.

Foto: Coordenação de Comunicação

O Evento, que visa trabalhar a formação de plateia e proporcionar aos estudantes da área técnica o acesso à arte e a outras formas de expressão, em 2012 contou com o Coral do campus com a direção da professora Poliana Almeida que, como sempre arrancou do público muita emoção; o teatro inquietador com orientação do professor Ginaldo e a auto direção dos alunos; o teatro questionador, que resgatou Gregório de Matos, com direção do prof. Marcos Moisés, fez a plateia participar efetivamente da apresentação; a beleza e sensibilidade das telas orientadas pela profª Claudia; o recital orientado pela professora Tânia, as paródias de química

Coral do campus Santo Amaro

5


Estudantes em Destaque Os alunos do campus Santo Amaro tiveram uma atuação significativa em todos os eventos realizados. Da monitoria até a própria realização do evento. É a expressão da qualidade e do compromisso dos discentes. E o brilho dos estudantes do campus não se restringiu aos limites dos seus muros, nem da cidade, reluz para o mundo. O campus, com seus estudantes marcou presença no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica em Florianópolis. Vários alunos participaram com posteres temáticos e com apresentação cultural. 23 estudantes participaram ativamente do I Fórum Regional de Licenciaturas, realizado em Juazeiro, com apresentação de trabalhos orais e posteres, participando também do I seminário Regional do PIBID, que aconteceu em paralelo ao Fórum. Os discentes de licenciatura , Fernando Moreira e Luis Gutavo, marcaram a presença no Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre (FLISOL 2013), o evento acontece simultaneamente no mundo todo, com o objetivo de promover o uso e divulgação de software livre. Os alunos do integrado, Almir Teixeira, Erick Cerqueira, Moisés Almeida e Victor Araújo foram premiados com Menção Honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2012). A aluna da licenciatura da computação, Jackeline Barbosa Moreira, foi selecionada para o Programa Ciência sem Fronteiras, com uma bolsa de estudo de

12 meses, para intercâmbio na Universidad de Alcala, em Madrid, Espanha. O programa tem o objetivo de promover a consolidação, expansão da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. E olha ele aí novamente, o Fernando Moreira foi duplamente premiado com o 2º e 3º lugar no III Concurso Uma Ideia na Cabeça, Uma Inovação na Mão, o estudante concorreu com 17 projetos. E não para por aí, o Campus se destacou no VII Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação 2012 (CONNEPI 2012) em Palmas/Tocantins, estudantes e servidores participaram de atividades como palestras, minicursos, standes, sessões orais e apresentações em pôsteres. As estudantes de licenciatura, Creidiane Brito, Josilda Santos, Lilian Silva Santos e Silvelane Pereira tiveram aprovação de poster no II Seminário Nacional de Inclusão Digital - SENID 2013. Ufa, que SUCESSO!!!! parabéns A TODOS VOCÊS, e a todos que, direta e indiretamente, contribuíram para essas realizações. VOCÊS TRAZEM ORGULHO PARA TODA A COMUNIDADE IFBA e são exemplo para motivar outros estudantes, estimulando o envolvimento com o seu processo de aprendizagem, fortalecendo a autoestima e a autoconfiança estudantil. Essa é a maior expressão da qualidade do Campus Santo Amaro.

aguardando fotos Moisés Almeida e Victor Araújo honra ao mérito nas Olimpíadas de Matemática Jéssica

6


Semana da Consciência Negra Integrando a Semana da Consciência Negra, a área de Filosofia e Ciências Humanas do IFBA-Campus Santo Amaro realizou 2ª edição do «Projeto Cinema e Política em Debate», com a exibição do filme "Jardim das Folhas Sagradas", do diretor Pola Ribeiro, que discute preconceito racial, intolerância religiosa e questão ambiental. Depois da exibição do filme, houve um debate com a presença do protagonista do filme e professor da UEFS Antônio Godi, e do antropólogo, professor da UFBA e especialista em estudos afro Eduardo Oliveira. O Evento ocorreu no dia 22 de novembro , no Teatro D. Canô. O destaque do evento foi a participação dos alunos do campus Santo Amaro que, com suas inquietações e questionamentos, aqueceram e dinamizam as discussões. Agradecemos ao diretor Pola Ribeiro pela concessão do filme.

Cartaz do filme exibido durante a semana

Docentes em Ação Para além da grande contribuição que os docentes do campus Santo Amaro tiveram no processo de acompanhamento, estímulo e orientação de todos os alunos, como também na idealização e realização dos diversos eventos. Podemos destacar algumas outras conquistas dos docentes do campus. O professor Eduardo Ferreira, de inglês, foi selecionado e participou do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa nos EUA, o Fulbright, que é parte do intercâmbio estabelecido pelo Acordo para Financiamento de Atividades Educacionais entre a República Federativa do Brasil e os Estados Unidos da América. O Grupo de Informática Aplicada (GIA), em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana, aprovou um projeto para o desenvolvimento de aplicativo móvel para smartphones com foco na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. Os professores Renato Novais, Herbert Monteiro, Thiago Souto e Jorge Leite, através desse projeto, que também terá a participação de estudantes, estão estreitando a parceria e o intercâmbio de saberes.

Recursos Humanos (PRH), programa de bolsa de estudo da Petrobrás, trabalhando diversos temas e sua relação com o petróleo (gênero, meio ambiente, espaço sociogeográfico, química, entre outros), com orientação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e com o PIBIC-EM 2012 (Programa de Iniciação Científica Junior). A atuação dos professores foi impecável com as visitas técnicas, oportunizando aos estudantes experiências para além da sala de aula. Conhecer novos lugares/ambientes e pessoas. E o campus ter seu próprio ônibus facilitou muito esse processo, mais uma conquista! LEMA -UFBA Laboratório de Ensino de Matemática (Andréa), Laboratório de Informática da UFBA, com um tur pelo Zoológico de Salvador (Jurema), Cinema (Pedro), Projeto Rota dos Engenhos Santo Amaro (Odete), Museu de Ciência e Tecnologia de Camaçari, no espaço da Cidade do Saber - Universo da Criança e do adolescente (única) (Adriana). Parabéns a todos pelas realizações.

Também temos que destacar a atuação dos diversos professores com a orientação do Programa de

7


Ampliação e Estruturação do Campus Com quase sete anos de história, o campus de Santo Amaro vai ganhar um novo pavilhão de aulas e um ginásio poliesportivo. A primeira etapa da construção já foi concluída com a terraplanagem.

física impacta diretamente na qualidade do processo ensino/aprendizagem. A ideia é proporcionar conforto e lazer a comunidade do IFBA para melhorar a convivência e a vivência dentro do campus.

A estrutura do novo pavilhão de aulas terá 12 salas e um refeitório com capacidade para 200 pessoas. O projeto do ginásio de esportes prevê a construção de vestiários, salas, academia, arquibancada e uma quadra poliesportiva coberta.

O nosso jornal estará de volta com tiragem bimestral. Participem das próximas edições com sugestões de pauta, artigos, poesias e curiosidades. O nosso Jornal está de volta com tiragem bimestral. Participem das próximas Edições com sugestão de pauta, artigos, poesias e curiosidades.

Foto: Nino Gonçalves

O IFBA acredita que uma qualidade na estrutura

Terraplanagem para construção do ginásio poliesportivo.

Reitora Aurina Santana

Projeto Gráfico Laís Andrade / Tamires Lima

Tiragem: 200 - Circulação Campus de Santo Amaro Periodicidade: Bimensal- Impressão: CEGRAF

Diretor Geral do Campus Santo Amaro Marcos Andrade

Diagramação Laís Andrade

1ª Travessa São José, s/n - Bonfim - CEP: 44.200-000 Santo Amaro - Bahia. Tel: (55) 75 3241-0670

Coordenadora de Comunicação do Campus Santo Amaro Soraia Brito

Revisão Jecilma Lima / Tania Flores

www.santoamaro.ifba.edu.br|comunicacao-samaro@ifba.edu.br

Coordenação de Comunicação

8

BAHIA

Ministério da Educação


IFBA - Boletim Campus Santo Amaro