Page 1

Boletim do CampusSanto Amaro Informa vo do IFBA - Ins tuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

outubro de 2013 - Ano 6, Nº 2

O campus Santo Amaro comemora sete anos

Inaugurado em 25 de setembro de 2006, o campus Santo Amaro comemorou seu aniversário de sete anos. A trajetória do campus foi marcada por lutas, desafios e vitórias, as quais foram conquistadas com o trabalho, o comprometimento, a paixão e alegria de todos aqueles (professores, estudantes, técnicos administrativos e terceirizados) que se empenharam em fazer acontecer essa história. Em comemoração a essa data tão emblemática, a comunidade do campus elaborou uma festa repleta de

Estudantes em destaque

atrações culturais. Participaram das comemorações o Coral IFBA, a IFBAnda (banda formada por servidores) e o show voz e violão da estudante Carol Soares. Regada a bolo e refrigerante, a comemoração nos fez relembrar alguns momentos que marcaram a história do campus. O campus iniciou suas atividades com os cursos de Tecnologia da Informação e Eletromecânica, na modalidade subsequente e com funcionamento apenas no turno vespertino.

Aconteceu no Campus

IFBA em ação

1


Sete anos de anos de muitas conquistas A estrutura administrativa começou com quatro professores e seis técnicos-administrativos. No ano de 2007, o campus inseriu a modalidade integrada, passou a funcionar nos três turnos e triplicou o número de estudantes, e não parou de crescer. Com os cursos de Segurança do Trabalho e a Licenciatura da computação passamos a atender cerca de 470 estudantes. Atualmente contamos com a colaboração de mais de 72 servidores (docentes e técnico-administrativos). Foram formadas as coordenações de cursos, as áreas de conhecimento, como também as coordenações de pesquisa, extensão e comunicação, o que facilitou a estruturação das múltiplas funções organizacionais. Foram constituídos diversos grupos de pesquisa, que vem produzindo conhecimento, os quais possuem bolsas de iniciação científica e que efetivamente contribuem para que o IFBA cumpra com a sua missão que é “promover a formação do cidadão históricocrítico, oferecendo ensino, pesquisa e extensão com qualidade socialmente referenciada, objetivando o desenvolvimento sustentável do país”. E visando caminhar nessa direção o campus busca cada vez mais: integrar a comunidade interna e externa através da extensão e dos diversos eventos como SEMAD, CONLOCUS, SNCT, Semana da Consciência Negra; imprimir processos democráticos para a elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); e ampliar sua estrutura física (salas, ginásio de esportes, laboratórios) que está a todo vapor. Enfim, esses foram alguns dos desafios que vencemos. Agora temos tantos outros pela frente, que enfrentaremos juntos. Hoje o campus é um pouco de cada pessoa que aqui está e que aqui passou. Todos deixaram suas marcas e contribuições. Afinal, é das ações e interações dos sujeitos que aqui convivem que a instituição é constituída. Parabéns campus Santo amaro.

2

Fotos de Nino Gonçalves


Estudantes em destaque

Estudantes promoveram o I Torneio de Futsal do campus Santo Amaro Os estudantes do 4º ano da turma de Eletromecânica realizaram, no dia 3 de setembro, no Ginásio de Esportes Santo Amaro (antigo SESI), o I Torneio de Futsal do Campus Santo Amaro. A competição teve como objetivo integrar os estudantes, promover o lazer e incentivar a prática de esportes. O campeonato também contou com mostras esportivas e apresentações musicais. Participaram do torneio os times Eletrobarca, Os burocratas, Apertadores de Mente, Noite, La Fúria, Robauto, Real Madri FC, La Puterie. Todas as equipes foram compostas por estudantes, servidores e professores.

A equipe Robauto venceu o torneio. Alexandre Pinho foi eleito o melhor jogador, Ricardo Alves o melhor goleiro e Lailson dos Santos foi artilheiro da competição. Segundo o estudante Victor Araujo, “a integração que o torneio causou é muito importante para o crescimento do campus porque aproxima os estudantes dos diversos cursos da instituição”. Para ele, o apoio da instituição é fundamental para a realização dos eventos, “sem o incentivo dos professores, servidores e diretores o torneio não teria sentido”. A segunda edição do torneio está sendo elaborada para o ano de 2014.

Estudantes do campus são destaques em eventos Os estudantes Luan Jackson e Luana Boudoux, do 3º ano de Eletromecânica e bolsistas do Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH), participaram do II Seminário Nacional de Inovação Tecnológica dos Institutos Federais (SENITIF), realizado em setembro, no Maranhão. Os alunos fizeram a exposição do trabalho sobre motores a combustão que desenvolveram no campus sobre a orientação da professora Adriana Vieira. O IFBA teve um estande para expor suas tecnologias e protótipos, com o objetivo de compartilhar experiências, trocar informações e conhecimentos sobre os produtos dos demais Institutos. Já os alunos José Fernandez e Marcelo Sant'anna, do

Estande do IFBA no SENITIF

1º ano, se destacaram sendo classificados na Olimpíada Baiana de Química e o estudante Kaio Max, do 3º ano de Eletromecânica, recebendo menção honrosa. A solenidade de premiação será no dia 31 de outubro, às 19h, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O campus também marcou presença na premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), com a participação dos estudantes Erik Cerqueira, Moisés Almeida, Victor Araujo e Almir Teixeira, que receberam menção honrosa. O aluno Erik Cerqueira e os ex-alunos David Gonçalves e Raul Alves foram medalhistas. Parabéns a todos!

Premiação da Obmep 2012

3


Aconteceu no campus

O campus realizou o primeiro Ciclo de Apresentações de Projetos A Coordenação de Pesquisa do campus Santo Amaro realizou, de 9 a 11 de setembro, no campus, o I Ciclo de Apresentações dos Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão. O evento teve como objetivo apresentar e compartilhar com a comunidade todo o conhecimento desenvolvido pela instituição e contou com a parceria do Departamento de Ensino (DEPEN) e da Coordenação de Extensão. Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos nos campos da informática, da química, do petróleo, da memória e das ciências sociais. Durante o ciclo foi apresentados cerca de 10 trabalhos produzidos por estudantes da Licenciatura em computação e dos cursos integrados de Eletromecânica, Informática. Estudantes participantes do programa PIBIC foram submetidos a uma banca avaliadora como processo de conclusão da bolsa. Segundo a coordenadora de pesquisa Adriana Vieira,

4

“o ciclo surgiu para que haja um momento de troca de experiências entre o ensino, a pesquisa e a extensão dentro do campus”. Para ela, o evento é importante porque os estudantes têm a chance de refletir sobre a importância da pesquisa e receber contribuições dos avaliadores, que ajudarão na pesquisa e no amadurecimento pessoal e profissional. Para as estudantes Mariana Oliveira e Sâmya Bezerril, o ciclo “é realmente interessante porque possibilita o contato com o conteúdo de sala de aula, de forma prática...e a experiência de expor o trabalho contribui para a formação acadêmica e profissional, sendo um a mais no nosso currículo”. Os trabalhos apresentados fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Programa de Formação em Recursos Humanos da Petrobras (PFRH) e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).


IFBA em ação

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é promovida pelo campus O campus Santo Amaro realizou, nos dias 23 e 24 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Com o tema, Ciência, Saúde e Esporte, o evento discutiu a importância da prática de esportes, a popularização das ciências e o cuidado com a saúde. O evento foi realizado no Teatro do Canô, no IFBA e no Ginásio de Esporte Santo Amaro (antigo Sesi). A SNCT contou com um programação ampla e diversificada de palestras, oficinas e mini cursos. A semana recebeu diversos convidados para debater o eixo temático desta edição. A nutricionista Tamara de Oliveira e o enfermeiro Manoel Paixão, ambos do campus Santo Amaro, e a fisioterapeuta Giovanna Almeida e discutiram diversos temas relacionados a saúde. O engenheiro Márcio Figueiredo, da

Faculdade Área 1, trouxe a palestra e a demostração “Sumô de Robôs”. Os alunos se destacaram com a feira de ciências, despertando a curiosidade dos expectadores. Para ativar o corpo, compreendendo-o como um elemento integrado à mente tivemos oficinas de dança (Salsa, Ventre e Forró) e a prática de esportes (Karatê, Futsal) com atuação de alunos e convidados. Para a coordenadora de pesquisa Adriana Vieira, “a semana é importante porque desperta nos jovens o espirito cientifico”. Um dos objetivos do evento é popularizar a ciência nas escolas do município através do olhar crítico e da instrumentação que o IFBA possui. .

Palestra Sumô de Robôs Feira de ciências

Você sabia? Que o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o documento que direciona as ações do campus nos próximos 5 (cinco) anos? E que o processo de construção do PDI é participativo, e que toda a comunidade (estudantes, técnicos administrativos, professores e pais e/ou responsáveis) pode e deve participar das discussões? É o momento no qual toda a comunidade pode dizer o que pensa e o que deseja

Oficina de Salsa

para o futuro, definir prioridades, planejar o crescimento/ampliação (salas, laboratórios, biblioteca etc) do campus, de alinhar as diversas esferas da instituição visando possibilitar uma gestão mais eficaz e eficiente. A construção do PDI acontece a partir de debates promovidos em seminários e reuniões, os quais vem se intensificando nesse segundo semestre, pois o documento deverá estar concluído em novembro. Fique ligado nas datas das próximas reuniões pois a sua participação é muito importante!

5


Agenda

Campus Santo Amaro promove o I seminário de Licenciatura em Computação O curso de Licenciatura em Computação, do campus Santo Amaro, vai promover o I Seminário de Licenciatura em Computação (I SELIC), nos dias 5 e 6 de novembro, no Teatro Dona Canô. O evento tem como objetivo integrar estudantes e profissionais das áreas de educação e computação para debater a formação de professores de informática para Educação Básica. Dentro dessa perspectiva, o seminário vai discutir o cenário das licenciaturas técnicas e tecnológicas na contemporaneidade, com seus desafios e possibilidades, dando ênfase nas relações entre tecnologias e educação. Inscrição e mais informações pelo site www.selic.net46.net

Semana da Consciência Negra será comemorada com gincana Em comemoração a semana da Consciência Negra, o campus Santo Amaro vai realizar a Gincana da Consciência Negra. A proposta é compor a Gincana com tarefas que envolva e problematize o tema. As tarefas serão realizadas durante todo o mês de novembro, com culminância no período de 18 a 23 de novembro com atividades no campus e no Teatro D. Canô. Durante a semana serão discutidos diversos temas que envolvem a questão étnico-racial, como a estética afrobrasileira, religiosidade, sistema de cotas na educação e a lei 11.645/2008. O objetivo da semana é criar um espaço de discussão que propicie a troca de experiências e conhecimentos entre toda a comunidade. Para participar da gincana as equipes, que serão definida por série, deverão realizar a sua inscrição junto a comissão organizadora, com o nome, o grito de guerra e o padrinho definidos. Acompanhe as informações nos murais e no site do campus.

Participe da próxima edição enviando sugestões de pauta e produções próprias. comunicacaoifba.stoamaro@ifba.com

6

Reitora Aurina Santana

Projeto Gráfico Laís Andrade / Tamires Lima

Tiragem: 100 - Circulação Campus de Santo Amaro Periodicidade: Bimensal- Impressão: CEGRAF

Diretor Geral do Campus Santo Amaro Marcos Andrade

Diagramação Laís Andrade

1ª Travessa São José, s/n - Bonfim - CEP: 44.200-000 Santo Amaro - Bahia. Tel: (55) 75 3241-0670

Coordenadora de Comunicação do Campus Santo Amaro Soraia Brito Estagiário Alissandro Lima

Revisão Jecilma Lima / Tania Flores

www.santoamaro.ifba.edu.br|comunicacao-samaro@ifba.edu.br

Coordenação de Comunicação

BAHIA

Ministério da Educação

IFBA - Boletim Campus Santo Amaro  

Edição: outubro de 2013. Ano 6, n° 2.