Page 1

INFORMATIVO Nº 1 • MAIO de 2013

CAMPUS MANAUS CENTRO Editorial

Informar

Alunos de Tecnologia em Produção Publicitária conquistam prêmios

é preciso Em 1º de maio, comemoramos o Dia do Trabalho. No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e passou a ser feriado nacional em setembro de 1925, por Decreto do então presidente Artur Bernardes. Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, expressava-se especialmente pelo costume que os governos tinham de anunciar, neste dia, o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto importante atribuído ao Dia do Trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1º de maio de 1943. Nosso reconhecimento a todos os trabalhadores, principalmente, aos que aqui exerceram e exercem suas atividades desde a Escola de Aprendizes Artífices a Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. No segundo domingo de maio, comemora-se o Dia das Mães. Celebrar as mães é celebrar a vida, é celebrar sua presença amorosa no lar, presença que acolhe, cuida, educa e ajuda a crescer. As nossas mais afetuosas homenagens às mães. Num mês com datas importantes, lançamos a primeira edição do Informativo do Campus Manaus Centro, como mais uma alternativa de disseminação de informações das atividades administrativas e pedagógicas desenvolvidas pela nossa gestão. Este é o primeiro trabalho que apresentamos à comunidade, com a contribuição dos diversos setores deste Campus.

Programas de Iniciação Científica e Tecnológica

Mulheres na Construção Civil

Qualificação de profissionais no segmento industrial do petróleo e gás natural

Nossa homenagem

a quem nos ensina a ver a vida com

alegria Trote solidário

Uma boa leitura! Diretoria Geral do Campus Manaus Centro.

Visite o site do campus>

www.cmc.ifam.edu.br

p. 1


Nº 1 • MAIO de 2013 CAMPUS MANAUS CENTRO INFORMATIVO

QUALIFICAÇÃO

GRADUAÇÃO

Centro Acadêmico do Curso de Engenharia Mecânica realiza trote solidário No início de abril, alunos do curso de Engenharia Mecânica promoveram o Trote Solidário 2013, na Capela Carismática da Igreja de Deus Pentecostal do Brasil da Comunidade Riacho Doce, bairro Cidade Nova, na Zona Norte de Manaus. Foram doados 180 quilos de alimentos não perecíveis, além de livros, brinquedos e roupas para cerca de 15 famílias carentes da comunidade.

GRADUAÇÃO

Mulheres na Área da Construção Civil

Alunos de Tecnologia em Produção Publicitária são premiados no Intercom Norte

No dia 22 de abril, teve início o curso de qualificação Mulheres na Área da Construção Civil, uma parceria entre o IFAM e a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM). Com duração de 3 a 4 meses, o curso pretende capacitar 100 mulheres de baixa renda da cidade de Manaus. “O polo de construção civil está muito aquecido, o instituto tem certeza que essas mulheres depois de capacitadas serão inseridas no mercado de trabalho”, disse a pró-reitora de Extensão, Sandra Darwich. As aulas acontecem no Campus Manaus Centro, das 14h às 18h. De acordo com a coordenação do curso, a terceira turma terá início em agosto deste ano.

Nos dias 1º a 03 de maio, os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária – Campus Manaus Centro representaram o Instituto Federal do Amazonas no XII Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom Norte), na Faculdade Martha Falcão, em Manaus. Os estudantes foram premiados em dois trabalhos submetidos à XX Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), nas modalidades Agência Jr. de Publicidade e Propaganda e Outdoor. Os trabalhos foram orientados pela professora Urçula Fernandes, de Língua Portuguesa.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Seminário de Avaliação Parcial dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica Nos dias 8 a 19 de abril, foi realizado o Seminário de Avaliação Parcial dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica do Campus Manaus Centro (PAIC, PIBIC, PIBICjr, PIBITI e PIBIC-EM). Os projetos realizados fomentam o interesse dos alunos em diversas áreas de conhecimento. Uma das pesquisas apresentadas durante o evento foi ´Tons da Terra´. Coordenada pela professora Fernanda Villani, o projeto tem como objetivo simular a terra preta de índio, bastante fértil e diferente do solo existente. “Esse experimento tenta fabricar a terra que o índio desenvolveu ao longo de sua cultura”, disse a pesquisadora. Alunos do Ensino Médio Integrado e Graduação em Química participam do projeto desenvolvido no Campus Manaus Centro e no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Em agosto, está prevista a realização do seminário para avaliação de conclusão de trabalhos de pesquisas do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica. DIRETORIA GERAL - CMC Júlio César Araújo de Freitas

QUALIFICAÇÃO

Qualificação de profissionais no segmento industrial do petróleo e gás natural Teve início o 6º ciclo para qualificação de profissionais do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), em parceria com a Petrobrás e entidades empresariais da indústria e operadoras de petróleo. As aulas iniciaram no mês de abril, com término previsto em maio deste ano para os 180 alunos que estão divididos em dois períodos: integral e noturno. Com o aumento expressivo no segmento de petróleo e gás natural, vem crescendo a necessidade de qualificar profissionais na construção civil, montagem, engenharia e manutenção da operação. Para atender às demandas são ofertados os cursos: Instrumentista Montador, Eletricista Montador, Eletricista Força e Controle, Apoio Administrativo e Projetista Civil. Todos os cursos possuem carga horária de 240h. O Prominp é um programa do Governo Federal coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, que visa qualificar profissionais da indústria nacional com fornecimento de bens e serviços com bases competitivas e sustentáveis, em projetos de investimentos em geração de emprego e renda no setor de Petróleo e Gás Natural no País e no exterior.

Rosiene Sena

COMUNICAÇÃO SOCIAL - CMC Josemar Antunes

COLABORAÇÃO Vanessa Sena

Diretor-Geral do Campus Manaus Centro

Secretária

Estagiário de Jornalismo

Jornalista - MTB 331/DRT-AM

Pedro Soares

Kriscila Almeida

Anderson Alves

Chefe de Gabinete

Apoio Administrativo

Envie sua sugestão de pauta para>

Estagiário de Produção Publicitária

Erlison Soares Lima

Designer

ccs_cmc@ifam.edu.br

Não jogue este impresso em via pública.

Descarte corretamente.

p. 2

Informativo CMC - Maio 2013 (Edição 1)  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you