__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

IESLA-ESJUS

NEWS // INFORMATIVO | SETEMBRO DE 2019


//INFORMATIVO IESLA-ESJUS NEWS - SETEMBRO 2019

EDITORIAL O IESLA e o Brasil. O IESLA e o MERCOSUL. O IESLA e a União Europeia. O IESLA e os países Asiáticos. O IESLA e Israel. O IESLA e as Américas. O IESLA e o mundo! Essa edição do nosso News corporifica a singularidade do IESLA: ser uma instituição diferenciada e global. Singularidade essa evidenciada na hibridização do nosso povo brasileiro: somos a nação mais miscigenada do planeta. A cientista Lygia da Veiga, ao liderar esforços para criação de uma biblioteca de genomas do país, comprovou cientificamente o que já imaginávamos. O IESLA-ESJUS reflete essa diversidade em suas salas de aulas, em seu Corpo Técnico Administrativo, Equipes de Docentes e Diretivos. Porque aqui, todos, indistintamente, recebem oportunidades de desfrutar intensamente - o hoje, enquanto constrói o futuro. Aqui se leva muito a sério a missão de formação integral do ser humano e as pesquisas científicas como contributo para a melhoria na qualidade de vida de todos. Vê-se por aí que é mais fácil para o ser humano colocar um robô em Marte do que resolver problemas e até mesmo proteger o meio ambiente na Terra. Nada obstante, o IESLA-ESJUS segue guiando o destino de milhares de brasileiros e mediando, solidariamente, diversos dilemas sociais enfrentados pela comunidade. Em um caminho de inclusão, amor incondicional e excelência na educação - gratidão, é o meu sentimento enquanto líder de tão pujante instituição. E quer saber o que temos de melhor? A miscigenação. A diversidade. Shaná Tová para todos.

Profa. Dra. Sara M. A. G. Bernardes

Presidente, Reitora e Founder do Grupo Educacional IESLA-ESJUS

2

Profa. Dra. Sara M. A. G. Bernardes

Presidente, Reitora e Founder do Grupo Educacional IESLA-ESJUS

QUEM É QUEM Presidência: Dra. Sara Bernardes Vice-presidência: Dr. Cilas Rosa Diretor Acadêmico: Dr. Joaquim Miranda Diretor Comercial: Sear Jasube Gouveia Direção de Pesquisas Científicas: Dra. Sara Bernardes Diretores Acadêmicos de Pós-graduação Internacional: Dra. Sara Bernardes e Dr. Joaquim Miranda Coordenador Acadêmico de Graduação: Dr. Cilas Bernardes Rosa Conselho Superior Acadêmico: Dra. Sara Bernardes, Dr. Joaquim Miranda e Dr. Cilas Rosa

FALE CONOSCO

Telefones +55 (31) 2513-8800 | 0800 052 8800 Endereço Av Miguel Perrela, 698, 2° Piso. Castelo Belo Horizonte/MG - CEP: 31.330-290

//iesla.com.br


//iesla.com.br

3


//Informativo IESLA-ESJUS News - SETEMBRO 2019

IESLA APRESENTA O CURSO DE MBA EM GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

O maior Instituto das Américas – IESLA, focado em programas de Mestrado, MBA’s, Doutorados e Pósdoutorados, apresenta à comunidade acadêmica o seu novo curso de MBA em Gestão do Agronegócio. Projetado para profissionais egressos nas áreas de Administração, Medicina Veterinária, Agronomia, Direito, dentre outros, o curso trás à realidade educacional uma grade inovadora e perfeitamente apta a atender as demandas do mercado. Além de aprimorar as competências relacionadas à gestão, o curso tem por objetivo capacitar o profissional para o uso de ferramentas empresariais de ponta, controle, organização, direção e avaliação aplicadas ao agronegócio. Com um corpo docente formado 100% por mestres e doutores, o IESLA dispõe ainda de uma

4

infraestrutura completa com salas de aula modernas e customizadas , recursos audiovisuais, biblioteca física e virtual e muito mais. Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição no site e solicitarem matrícula no curso. Todas as informações como valores, corpo docente, módulos e disciplinas, investimento e também mais detalhes sobre o curso, constam no site do Instituto: iesla.com.br.

Início em : 19 de outubro de 2019 Aulas quinzenais aos sábados das 8h às 18h. Aulas presenciais na sede do IESLA: Av. Miguel Perrela, 698, Castelo, Belo Horizonte – MG.

//iesla.com.br


GRUPO EDUCACIONAL IESLA-ESJUS ASSINA E RENOVA ACORDOS E ALIANÇAS COM DIVERSAS UNIVERSIDADES ESTRANGEIRAS

O Grupo Educacional IESLA-ESJUS, através de sua fundadora e presidente, em seu anseio de contribuir ao desenvolvimento e fortalecimento das relações educacionais e culturais entre Brasil e Europa, considerando os tratados de cooperação bilaterais entre os países europeus e o Brasil, assina e renova acordos e alianças em diversas universidades. Durante esta semana, a professora Drª Sara Bernardes, foi recebida pelas reitorias e pró-reitorias de pósgraduação de distintas universidades localizadas em Portugal e na Espanha. A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, através de suas autoridades acadêmicas superiores, representadas pelo professor, Dr. Gonçalo Cansado, vice-reitor da instituição, declarou sua elevada satisfação em renovar aliança com o IESLAESJUS, sobretudo pelo aspecto inovador proposto pela presidente, Drª Sara Bernardes.

//iesla.com.br

“Abre-se um leque de possibilidades e oportunidades, em todas as áreas do conhecimento, aos alunos que desejarem vivenciar a experiência educacional internacional. Seja através dos Módulos de Imersão Global ou a realização de um dos distintos programas de mestrado”, lembrou a presidente. Em diálogo com o diretor, Óscar Sousa, que ressaltou a importância da colaboração entre as duas instituições de ensino superior, a presidente o cumprimentou por sua significativa atuação como orientador de diversos brasileiros e por tê-los conduzido de maneira eficiente nas produções de suas dissertações de mestrado na área da Educação. Em visita a outras distintas universidades de Portugal, como o Instituto Piaget e Universidade de Lisboa, foram entabulados acordos de mobilidade acadêmica e cooperação acadêmico-científica.

5


//Informativo IESLA-ESJUS News - SETEMBRO 2019

Entrevista com dr. Elder MOREIRA Qual foi o papel do IESLA contexto? R= Ampliar meus conhecimentos tornou-se mandatório e não opção para atender mais as exigências do mercado de trabalho na careira jurídica e acadêmica. A área do saber é constante e prazerosa quando se é intermediado por uma instituição que possui expertise, know how e confiabilidade, como o Instituto de Ensino Superior Latino Americano - IESLA, onde fui muitíssimo bem recebido, orientado, e satisfeito em todas as minhas dúvidas e necessidades. Eu já havia cursado graduação em Direito, e, aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/MG, e adicionado uma Pós-graduação no meu currículo, em Direito do Trabalho. Certamente, foi um curso que ajudou a alavancar minha carreira profissional. A captura de novos conhecimentos, porém serviu para descobrir uma nova literatura que eu não conhecia e que auxiliou o meu desempenho profissional e também no meio acadêmico/científico através da pesquisa. Em 2014, comecei a amadurecer a ideia de voltar a estudar novamente, mas dessa vez, queria algo mais robusto e comecei a pesquisar cursos de mestrado internacional. A ideia era aprofundar a discussão de alguns temas que eu sabia que seriam ministrados em sala de aula e adquirir conhecimento de outras culturas. Depois de pesquisar e falar com pessoas que já haviam cursado o mestrado acadêmico internacional pelo IESLA, eu resolvi me inscrever. E aqui eu destaco um ponto importante: o Instituto de Ensino Superior Latino Americano - IESLA, acompanhou todo o processo de perto, desde a matrícula na Universidade de Gigora UdG, Espanha, até o processo de solicitação de reconhecimento e convalidação do curso no Brasil . Isso deu a real noção do grau de dedicação mútuo que tive durante o curso.

6

Quais foram os desafios? R= Mestrado acadêmico Nacional ou Internacional é exigente desde a primeira aula. Tentando comparar as experiências anteriores, percebi que a graduação ajuda a te formar em determinado campo do conhecimento. Cursos de pós-graduação e especializações te informam sobre determinados assuntos, abrindo horizontes para busca de conhecimento. E o mestrado, seja nacional ou internacional, você discute e aprofunda vários

//iesla.com.br


temas. E claro, também aprende novos temas, porém com uma perspectiva muito diferente. O aluno passa a ser, com a ajuda do professor, o protagonista no processo de aprendizado. Em quase 100% das disciplinas ministradas o professor é tão somente o “ponto de referência” no assunto abordado. O mestrando é o principal responsável por apresentar o tema que será discutido em sala de aula, aprofundando e entrelaçando a visão de vários autores que abordam o assunto. Esqueça aquelas apresentações em que você joga um monte de texto nos slides e mais lê do que discute. Se for para o mestrado com esse espírito, é melhor repensar a escolha.

expressar de forma escrita e oral e divergir em debates com espírito de agregar são uma das situações vivenciadas e que, certamente, auxiliam qualquer escolha profissional. Certamente, eu recomendo vivenciar essa experiência. Fale um pouco mais sobre sua área de estudo.

Quais os planos para agora?

O Mestrado em Cultura Jurídica: Segurança, Justiça e Direito – É uma titulação oferecida pela Universidade de Girona - UdG - Espanha, com tripla titulação; Universidade Austral de Chile, Universidade de Gênova - Itália. E também conta com o reconhecimento de cursos para o grau de Juris Doctor pela Universidade Interamericana de Porto Rico.

R= Com muito orgulho, eu sou o primeiro Mestre da minha turma, em razão da dedicação exclusiva e seriedade que conduzi o curso, com 100% de presença nas aulas, além de ter sido o primeiro a defender a minha tese. Embora o curso proporcione uma qualificação excelente para quem tem o desejo de lecionar, penso que a escolha do mestrado acadêmico internacional, não tem apenas esse viés. O curso realmente estimula uma forma de pensar mais crítica e holística. A disciplina de metodologia de pesquisa é ótima para auxiliar nesse processo. Em sala de aula, discutimos pesquisas reais, realizadas por órgãos reconhecidos, mas que apresentam falhas que não nos eram perceptíveis antes de conhecer um pouco mais dos métodos. Pensamento crítico aguçado, capacidade de se

O meu objetivo como docente é fortalecer a formação de profissionais conhecedores da cultura jurídica hispânica e ocidental em geral, que sejam capazes de compreender em profundidade o seu desenvolvimento histórico, problemas atuais e futuras possibilidades de desenvolvimento nas principais áreas do conhecimento jurídico e formar os alunos a partir de uma perspectiva teórica que lhes permita enfrentar qualquer desafio de natureza prática, com uma base ampla e sólida que lhes permitirá desenvolver soluções inteligentes e originais. É uma formação continuada, pois além que estudar as normas, que mudam permanentemente, no mestrado pretendemos estudar como se originaram, porque elas ocorrem e para onde vão as mudanças normativas e culturais.

//iesla.com.br

7


//INFORMATIVO IESLA-ESJUS NEWS - SETEMBRO 2019

CONVENIADA IESLA, ANOREG/MT DESENVOLVE ATIVIDADES JUNTO À UfMT

Na manhã de 18.09, no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso, foi realizada uma reunião coordenada pelo Dr. José de Arimateia Barbosa, Presidente da Anoreg, com a participação do Consultor Internacional Richard Torsiano, e dos Grupos de Pesquisa Terra e Meio Ambiente, liderado pela Profa. Dra. Vera Lúcia Marques Leite, e Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade, liderado pela Profa. Dra. Giseli Dalla Nora. Na oportunidade, foram discutidos os projetos e parcerias existentes e em curso nos estados de Mato Grosso e do Piauí, que envolvem a regularização de terras e a governança fundiária. Os participantes da reunião destacaram que os referidos estados possuem

experiências exitosas e podem avançar mais nas parcerias para fortalecer a política de regularização fundiária, reduzir os conflitos agrários e sociais, promover a segurança jurídica, aumentar a produtividade agropecuária e contribuir para o desenvolvimento regional sustentável, humano e social. As instituições envolvidas se comprometeram a estreitar os laços e as relações interinstitucionais e apoiar a construção de projetos comprometidos com a produção do conhecimento e análises das políticas públicas para o campo, formação e capacitação para estudantes e profissionais na área, modernização da gestão fundiária e efetividade das ações de regularização fundiária de imóveis.

MEC ANUNCIA RETOMADA DE 3.182 BOLSAS PELA CAPES E WEINTRAUB IRONIZA CRÍTICOS O Ministério da Educação (MEC) anunciou hoje a retomada de 3.182 bolsas de pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado de cursos com as melhores notas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A retomada das bolsas foi anunciada pelo Ministro da Educação, Abraham Weintraub, ao lado de Anderson Ribeiro Correia, presidente da CAPES. Segundo Weintraub, a fonte desse recurso veio dos impostos pagos pela população, sem dar mais detalhes. Fonte: UOL

8

//iesla.com.br


//iesla.com.br

9


//INFORMATIVO IESLA-ESJUS NEWS - SETEMBRO 2019

ANO NOVO JUDEU No dia 30 de setembro, foi celebrado a entrada do ano 5.780 de acordo com o calendário hebraico, chamado pelos judeus de Shaná Tová. A data corresponde aos dois primeiros dias do sétimo mês do calendário hebraico. Em sua tradução literal, Shaná Tová significa “ano bom e doce”. De acordo com a tradição, nestes dois dias, vários rituais são feitos, desde o consumo de alimentos doces, até longas orações e leituras versículos da Torá, que corresponde a bíblia usada pelos judeus.

IESLA CONCEDERá MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO AO DOUTOR ÓSCAR SOUSA É com muito orgulho que o IESLA concederá a sua Medalha de Honra ao Mérito ao doutor Óscar Sousa – professor e diretor geral da Faculdade de Humanidades da Universidade Lusófona – e doutor Robson Maria Lins, Conselheiro membro do Conselho Nacional de Educacional. O merecido reconhecimento reforça nossa gratidão pela parceria frutífera e lisonjeira.

10

//iesla.com.br


//iesla.com.br

11


//Informativo IESLA-ESJUS News - SETEMBRO 2019

Entrevista com Bruno Stefani Professor do IESLA ministrará a palestra Mindfulness para Intelectuais nos Seminários Internacionais que acontecerão de 7 a 9 de Novembro

O IESLA é pioneiro na introdução do tema MIndfulness no Brasil. Como coordenador, qual é sua percepção?

Você percebe no público o interesse pelo tema?

mais. Por isso mesmo quis reforçar a proposta do curso livre por ver um grande potencial nesse projeto. Tem sido uma oportunidade única falar sobre o tema no IESLA. Pelo que tenho observado, a maior parte das pessoas desconhece o tema, apesar de tanto difundido em países de primeiro mundo. Pra mim, é sempre uma experiência gratificante, pois nós sabemos do potencial de mudança na qualidade de vida que a prática produz. Esta é a principal razão de eu ser um entusiasta de tornar o IESLA uma referência no assunto.

Apenas como um feedback, no último sábado eu ministrei a disciplina Mindfulness nas organizações no MBA em Negócios do IESLA e a turma ficou bastante empolgada com o tema e ficaram pedindo

E para quem deseja saber mais do assunto, o professor Bruno ministrará a palestra Mindfulness para Intelectuais nos Seminários Internacionais que acontecerão de 7 a 9 de Novembro. Não perca.

Que ótimo, Dra. Sara. Parabenizo sua iniciativa vanguardista, que, aliás, é seu perfil como líder. Essa pós em Mindfulness realmente será mais um dos grandes diferenciais do IESLA, uma vez que será a primeira em Belo Horizonte.

12

//iesla.com.br


Diretor acadêmico do IESLA-ESJUS participa de live em outubro O Diretor Acadêmico do IESLA-ESJUS, Dr. Joaquim Miranda, participou de uma live realizada no dia 03 de outubro nas redes sociais da instituição. Na oportunidade, o diretor discutiu e trouxe a tona um questionamento instigante: “Existem limites para a violação da intimidade e da vida alheia?”. Os espectadores interagiram e sanaram dúvidas pertinentes ao assunto. Diretor Acadêmico do IESLAESJUS, Dr. Joaquim Miranda, participou de uma live realizada no dia 03.

panorama iesla Segundo o Diretor do Departamento Comercial de Pós-graduação Stricto Sensu, Dr. Sear Jasube Gouveia, as matrículas cresceram cerca de 70% em relação ao mesmo período de 2018.

//iesla.com.br

13


//Informativo IESLA-ESJUS News - SETEMBRO 2019

PRESIDENTE DO IESLA-ESJUS É RECEBIDA POR REITORES E DECANOS DAS MAIS DISTINTAS UNIVERSIDADES ESPANHOLAS

Em sua agenda internacional, a reitora do IESLA, Dra. Sara Bernardes, foi recebida por reitores e decanos das mais distintas universidades espanholas, os quais organizaram cafés acadêmicos, visitas guiadas, reuniões presidenciáveis e muitos outros cafés. Na Universidad Complutense de Madrid, Dra. Sara realizou uma visita às instalações, gentilmente guiada pela vice-reitora. A UCM é uma cidade universidade renomada mundialmente, sendo a única europeia a possuir campus na Harvard University. A calorosa acolhida da comunidade acadêmica de Madrid se fez perceptível na UNED. A Universidad Nacional de Educación a Distancia – UNED é a maior universidade da Europa em número de alunos, são mais de 200 mil de todos os seis continentes. O Exmo. Sr. Reitor Ricardo Mairal Usón fez questão de receber

14

a nossa reitora e lhe apresentou uma proposta de acordo bilateral para mobilidade acadêmica e docente entre a UNED e o IESLA. O fortalecimento da aliança internacional em consonância com a leis educacionais brasileiras e o Tratado de Bolonha, foi um dos temas abordados pela reitora em suas reuniões. Foram desenvolvidas pela Exma. Reitora do IESLA, mais de 100 opções de Módulos Acadêmicos e Culturais de Imersão Internacional em todas as áreas do conhecimento. A Espanha ostenta a posição mais elevada em números de habitantes com títulos superiores em toda a Europa. E isso, é motivo de orgulho nacional. Mais uma vez, IESLA-ESJUS cumpre a sua missão global, abrindo infinitas novas oportunidades à comunidade acadêmica, ao corpo docente e à população brasileira de modo geral.

//iesla.com.br


DRA. SARA bernardes se reúne com REITORES espanhóis

Em sua agenda internacional, a reitora do IESLA, Dra. Sara Bernardes, foi recebida por reitores e decanos das mais distintas universidades espanholas, os quais organizaram cafés acadêmicos, visitas guiadas, reuniões presidenciáveis e muitos outros cafés. Na Universidad Complutense de Madrid, Dra. Sara realizou uma visita às instalações, gentilmente guiada pela vice-reitora. A UCM é uma cidade universidade renomada mundialmente, sendo a única europeia a possuir campus na Harvard University. A calorosa acolhida da comunidade acadêmica de Madrid se fez perceptível na UNED. A Universidad Nacional de Educación a Distancia - UNED é a maior universidade da Europa em número de alunos, são mais de 200 mil de todos os seis continentes. O Exmo. Sr. Reitor Ricardo Mairal Usón fez questão de receber a nossa reitora e lhe apresentou uma proposta de

//iesla.com.br

acordo bilateral para mobilidade acadêmica e docente entre a UNED e o IESLA. O fortalecimento da aliança internacional em consonância com a leis educacionais brasileiras e o Tratado de Bolonha, foi um dos temas abordados pela reitora em suas reuniões. Foram desenvolvidas pela Exma. Reitora do IESLA, mais de 100 opções de Módulos Acadêmicos e Culturais de Imersão Internacional em todas as áreas do conhecimento. A Espanha ostenta a posição mais elevada em números de habitantes com títulos superiores em toda a Europa. E isso, é motivo de orgulho nacional. Mais uma vez, IESLA-ESJUS cumpre a sua missão global, abrindo infinitas novas oportunidades à comunidade acadêmica, ao corpo docente e à população brasileira de modo geral.

15


//Informativo IESLA-ESJUS News - SETEMBRO 2019

cONFIRA COMO FOI A SEMANA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NO IESLA

O Instituto de Educação Superior Latino-Americano – IESLA, participa da 15ª Semana de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Aberto ao público, o evento começou no dia 23/09 e foi até o dia 28 de setembro. Durante toda a semana, a comunidade poderá conhecer os projetos e ações sociais desenvolvidas pelo instituto, além de participar de palestras, atendimento psicológico e também de aulas com as academias parceiras. As inscrições são gratuitas e os interessados deverão doar 1kg de alimento não perecível. Toda doação será entregue a ONG ChildFound. A presidente do Grupo IESLA-ESJUS, Drª. Sara Bernardes, enfatizou a vocação de sua instituição no âmbito da responsabilidade social, “O Grupo Educacional IESLAESJUS em 2007 nasceu com uma vocação muito forte para a responsabilidade social. Ao longo destes 14 anos de história, acumulamos centenas de bolsas oferecidas à comunidade para os nossos diversos cursos. ”, disse. A presidente ressaltou ainda sobre a importância da expansão destes projetos sociais para o continente africano, “Em 2009, criamos o projeto Conhecimento Gera Vida, que envolveu mais de quinhentas crianças de Guiné Bissau, oferecendo educação, alimentação e vestuário. ” A presidente do IESLA-ESJUS afirmou que o SIEPSC é o braço social do IESLA estendido à comunidade. “O Setor Interdisciplinar de Estágio e Prestação de Serviços à Comunidade (SIEPSC) é um espaço dedicado a promover a interação entre o IESLA e os diversos setores da sociedade, através de ações transformadoras que visem à integração do ensino, pesquisa e extensão. Este setor será responsável por coordenar e apoiar projetos, estágios

16

curriculares, eventos, cursos, prestações de serviço e demais atividades relacionadas, fundamentando-se no compromisso social do IESLA. Dessa forma, o programa visa estabelecer uma relação entre ensino e prática, oferecendo um ambiente onde alunos, professores e técnicos do IESLA possam criar uma relação de diálogo e de troca de saberes com a comunidade. Inicialmente, o SIEPSC será composto por três núcleos: Núcleo de Mediação e Conciliação; Clínica de Psicologia; e Núcleo de Práticas e Palestras Interdisciplinares. No primeiro dia de evento (23/09 – segunda-feira), ocorreu o lançamento do Núcleo de Mediação e Conciliação com o coordenador do Núcleo, Profº Anderson Alcântara, e também a palestra sobre Carreiras em Marketing e Mentoria de Carreiras Digitais e Inovação com o professor Gutemberg Almeida. Sobre a Semana de Responsabilidade Social A Semana da Responsabilidade Social é uma iniciativa do IESLA em articulação com a Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES), com o propósito de oferecer ações voluntárias para a sociedade, realizadas pelas instituições de ensino superior particulares. As ações englobam as áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outras. Serviço 15ª Semana de Responsabilidade Social Data: 23 a 28 de setembro

//iesla.com.br


Responsabilidade Social: IESLA promove palestra sobre o Setembro Amarelo Foi realizada, no dia 24 de setembro, a palestra sobre o Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio. Apresentada pelo professor e psicólogo, Dr. Bruno Oliveira, a apresentação fez parte da Semana de Responsabilidade Social promovida pelo Instituto de Educação Superior Latino-Americano – IESLA. De acordo com a aluna, Débora, é importante as pessoas saberem sobre o que ocorre antes de alguém cometer o suicídio, “a palestra foi super importante para entendermos e nos atualizarmos sobre a prevenção do suicídio.”, disse. Para o Dr. Bruno Oliveira, a semana de Responsabilidade Social é de grande importância para a comunidade, “O IESLA demonstra ser, mais uma vez, uma intuição que preocupa com a sociedade, buscando por melhorar as questões sociais do nosso país.”, disse.

Educação Fiscal para Microempresários No dia 25 de setembro, ocorreu na sede do Instituto de Educação Superior Latino-Americano – IESLA, a palestra: ‘Educação Fiscal para Microempresários”, ministrada pelo professor Carlos Eduardo. Questões tributárias, prestação de contas e serviços, foram os assuntos tratados durante a apresentação. O aluno do IESLA, Gabriel Souza, disse que o tema também é de grande relevância os jovens empreendedores, “Podemos aprender de uma forma mais descontraída, os princípios básicos que devemos nos atentar para gerirmos uma microempresa, disse.

Água, design e sustentabilidade A palestra “Água, Design e Sustentabilidade” foi realizada no dia 24 de setembro e apresentada pela professora, Drª. Cristiane Giroletti. A exposição tembém fez parte da Semana de Responsabilidade Social, promovida pelo Instituto de Educação Superior Latino-Americano – IESLA. Foram destacados pontos como a importância de se desenvolver processos e produtos que minimizem os impactos ambientais. Após a palestra, houve a apresentação do Coral Infantojuvenil do Salão do Encontro, composto por alunos de 6 a 14 anos. O coral emocionou a todos os presentes com várias canções marcantes.

//iesla.com.br

17


//Informativo IESLA-ESJUS News - SETEMBRO 2019

depoimentos e fotos Sobre o grupo IESLA/ESJUS, graças a Deus e ao esforço capitaneado pela Dra. Sara, temos comemorado um significativo crescimento e seguimos no mesmo ideal: colaborar para a melhor formação educacional dos nossos compatriotas.”

Dr. Joaquim Miranda Diretor Acadêmico IESLA-ESJUS

A Pós-Graduação em Direito público do IESLA foi fundamental para minha evolução profissional possibilitando compreender não só as implicações legais, mas também os reflexos jurídicos de tudo o que se passa à nossa volta, que dentre outros aspectos jurídicos é essencial a qualquer profissional engajado e consciente.”

Vaneide Sousa Aluna de Pós-Gradução em Direito Público IESLA

“Tenho frequentado o doutorado na UMSA e aproveitei o período de férias para vir até Girona ursar o Master em Cultura Jurídicas. Temos desfrutado da cultura, da qualidade de ensino. Gostaria de dizer que a universidade é de ponta e todos aqueles que queiram estudar aqui, podem e devem consultar o IESLA que possui sede em Belo Horizonte. Conhecimento é Poder”

18

Manoel Antônio Dias

Aluno de doutorado na UMSA em Girona

//iesla.com.br


“Estou cursando o Mestrado em Cultura Jurídica por meio do IESLA em Belo Horizonte. Tenho vivido momentos maravilhosos, não só em relação a cultura europeia mas também em poder viver dentro de uma universidade que possui muitos anos de existência (...). Os professores são excelentes e tenho o apoio integral do IESLA que faz o link com a faculdade”

Dr. Leonardo Girundi Aluno de mestrado do IESLA

Realizo o curso de Mestrado em Girona por meio do IESLA. Realizo ainda o curso de mestrado e doutorado na Argentina pela UMSA, também por meio do IESLA que me presta toda a assessoria. È uma boa oportunidade. Tenho aproveitado cada minuto. Agradeço a participação do IESLA e dos docentes aqui presentes - pessoas comprometidas e sérias. Levarei para toda minha vida acadêmica”.

Dr. Luiz Cleto Rocha

Aluno de mestrado na UMSA em Girona

Autoridades acadêmicas da UDE, Uruguai realiza visita à ilustríssima reitora da Faculdade IESLA.


INFORMATIVO IESLA-ESJUS NEWS SETEMBRO DE 2019

iesla.com.br +55 (31) 2513-8800 | 0800 052 8800 Avenida Miguel Perrela, 698, 2° Piso. Castelo – Belo Horizonte – MG CEP: 31.330-290

Profile for IESLA

14 ª Edição - NEWS INFO - IESLA  

14 ª Edição - NEWS INFO - IESLA - SETEMBRO 2019

14 ª Edição - NEWS INFO - IESLA  

14 ª Edição - NEWS INFO - IESLA - SETEMBRO 2019

Profile for iesla
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded